Sei sulla pagina 1di 20

NIETZSCHE E A INVENO DA PSICANLISE (textos da primavera de 1884) 25 (341) Tese bsica.

Com todas as foras, derrubar os eternos juzos de valor! Grande tarefa. 25 (342) A revoluo, desconcerto e necessidade dos povos, , na minha viso, algo menor diante da necessidade dos grandes indivduos em seu desenvolvimento. preciso no se deixar enganar: as muitas necessidades de todos esses pequenos no constituem juntas nenhuma soma, exceto no sentimento de homens poderosos. Pensar em si nos momentos de grande perigo: tirar vantagem do prejuzo de muitos: isso pode ser, num grau muito alto de desvio, um sinal de grande carter, o que se torna senhor sobre as suas sensaes compassivas e justiceiras. 25 (346) preciso aprender a altivez do infortnio 25 (355) Hierarquia: aquele que define os valores e dirige a vontade de milnios, dirigindo as naturezas mais elevadas, o ser humano supremo. 25 (359) A maior parte das nossas vivncias inconsciente, insabida, e atua. 25 (360) O domnio sobre si o equilbrio de muitas recordaes e motivos acumulados uma espcie de paz entre foras inimigas. voluntas uma preponderncia, em ltima instncia mecnica e incondicional, uma vitria que penetra na conscincia. 25 (361) O treinamento do olho em formas: suponvel tambm do ouvido e do tato. Do mesmo modo, o sonho nos mostra o quanto poderamos ser outras pessoas ns imitamos isso muito bem. 25 (362) A fora criativa imitativa, constitutiva, formativa, exercitando-se o tipo por ns representado uma das nossas possibilidades ns poderamos representar ainda muitas pessoas ns temos o material para isso em ns. Encarar o nosso

modo de viver e agir como um papel inclusive as mximas e os princpios - - ns procuramos representar e encenar um tipo, instintivamente ns escolhemos em nossa memria, conectamos e combinamos os facta da memria. 25 (363) O indivduo contm muito mais personas do que ele acredita. Persona/pessoa apenas uma nfase, sntese de traos e qualidades. 25 (364) O mau entendimento da ao por motivos falsos e sub-postos. 25 (365) NB At que ponto a nossa vida consciente completamente falsa, e um vu. 25 (366) Mentir por mentir a propenso primitiva: em todas as eras plebias. Mandar por mandar, e no, como pensa Helvtius, para ter os prazeres. 25 (367) falta generalizada de conhecimento da natureza 25 (368) O filsofo no sabe quais motivos o empurram para a pesquisa. 25 (369) Sobre a superficialidade da conscincia 25 (370) Pessimismo do sculo XIX como decorrncia do domnio da plebe. Le plaisir no sculo XVIII. 25 (371) Causa e efeito no so nenhuma verdade, porm uma hiptese e de fato uma com que ns nos antropomorfizamos o mundo, trazemos mais perto o nosso sentimento (vontade projetada) com a hiptese atomstica, ns tornamos o mundo acessvel ao mesmo tempo ao nosso olho e ao nosso clculo a medida do esprito cientfico forte o quanto ele agenta rejeitar ou ainda necessitar a loucura dos juzos absolutos e das avaliaes. Ou seja, no ficar inseguro! E manter tal hiptese com uma vontade persistente e viver para isso!

25 (372) A questo principal foi sempre esquecida: por que, afinal, o filsofo quer conhecer? Por que considera ele a verdade superior aparncia? Essa avaliao mais antiga do que qualquer cogito, ergo sum: mesmo pressupondo o processo lgico, h algo em ns que o confirma e nega o seu oposto. De onde a vantagem? Todos os filsofos esqueceram de explicar por que eles apreciam a verdade e o bem, no tendo ningum fazer o avesso. Resposta: o verdadeiro mais til (sustentando mais o organismo) mas no mais agradvel enquanto tal Basta, logo no comeo encontramos o organismo como um todo, com finalidades por assim dizer portanto avaliando 25 (373) o gosto agradvel de uma comida decorrncia de sua serventia 25 (375) Temos muitos tipos em ns. Coordenamos os nossos estmulos interiores assim como os exteriores para uma imagem ou para uma seqncia de imagens: como artistas. A superficialidade dos nossos tipos, assim como dos nossos juzos, conceitos, imagens. 25 (388) A crena no carter terrvel do aps a morte clssica e base do cristianismo. As congregaes de pobres com o seu amor fraternal, o outro fundamento. Implorar vingana em relao a tudo o que tenha poder, a terceira. Uma forma popular do sbio estico que est feliz na maior infelicidade: a cura sbita de histricos, a ausncia de dor em ferimentos 25 (389) Vontade um comando: mas na medida em que a esse ato consciente subjaz um no-consciente, ns tambm s precisamos pensar este como agindo efetivamente. Mas no caso de um comando a algum que obedece? A palavra de comando no atua como palavra, no como som, porm como aquilo que se esconde por trs do som: e devido a essa ao algo levado adiante. Mas a reduo das sonoridades a vibraes to-somente a expresso do mesmo fenmeno para um outro sentido nenhuma explicao. Por trs da vibrao visvel esconde-se novamente o processo propriamente dito.

A cincia est direcionada no sentido de interpretar os mesmos fenmenos por meio de diferentes sentidos e reduzir tudo ao sentido mais ntido, o tico. Assim aprendemos a conhecer os sentidos o mais obscuro iluminado pelo mais claro. Os movimentos de molculas so uma conseqncia dos sentidos do rosto e do tato. Refinamos os sentidos no explicamos nada. Por trs de cada querer sentir ns pressupomos um processo dinmico que seria o mesmo para o olho. 25 (396) O passado um outro para cada um de ns: medida que ele perpassa uma linha, uma simplificao (com em meios e fins). 25 (397) Juzos de valor surgem daquilo que ns acreditamos como condies de existncia: mudando as condies de existncia e a nossa crena nelas, ento tambm os juzos de valor. 25 (398) Sobrevivncia da comunidade (do povo) minha correctura em vez de sobrevivncia da espcie. 25 (399) Medo diante da morte talvez mais antigo do que prazer e dor, e talvez causa de dor. 25 (400) Dor um antecipar as conseqncias de um ferimento que traz consigo a sensao de diminuio da energia? No, uma comoo. 25 (401) Do consumo de haxixe e do sonho se sabe que a velocidade dos processos espirituais enorme. evidente que a maior parte deles nos poupada, sem que se torne consciente. preciso haver uma imensidade de conscincia e de vontade em cada ente orgnico complicado: a nossa conscincia mais elevada 25 (508) impossvel provar a existncia de indivduos. No h nada fixo na personalidade. 26 (34)

Durante o dia, o intelecto de baixo est fechado conscincia. Durante a noite, dorme o intelecto de cima, o de baixo entra na conscincia (sonho)

26 (35) Assim como, no sonho, ao tiro de canho se busca a causa e s depois o tiro escutado (portanto, ocorre uma inverso: essa inverso temporal ocorre sempre, mesmo ao se estar acordado. As causas so imaginadas depois do fato e de acordo com ele; quero dizer, nossos fins e meios so decorrncias de um evento??) Como certamente estamos treinados em nada acreditar sem causa, isso mostra o fenmeno recm aventado: aceitamos o tiro de canho s quando ns nos elocubramos a possibilidade de como ele teria ocorrido, ou seja, a toda vivncia propriamente dita precede um tempo em que o fato a ser vivenciado motivado. isso poderia ser o caso no movimento de cada nervo, de cada msculo. Portanto, em cada assim chamada percepo sensorial h um julgamento que afirma ou nega o processo antes que ele ingresse na conscincia. Toda vida orgnica , como movimento visvel, coordenada com um acontecer espiritual. Um ente orgnico a expresso visvel de um esprito. 26 (36) O sistema nervoso e o crebro so um sistema condutor e um aparelho de centralizao de inmeros espritos individuais de diversificada hierarquia. O prprio eu-espiritual j est dado com a clula. Antes da clula no h nenhuma ego-espiritualidade, mas a tudo o que obedece a leis, ou seja, ao carter relacional de todo acontecer, corresponde somente um processo mental (memria e concluso) 26 (44) A inverso do tempo: acreditamos ser o extramundo a causa de sua ao sobre ns, mas ns apenas transformamos em extramundo a sua ao que transcorre efetiva e inconscientemente: isso, que se posiciona como contraposto a ns, obra nossa, que retroage sobre ns. Precisa tempo para ficar pronto: mas esse tempo to curto. 26 (45) Nossos juzos de valor se relacionam com as condies de vida que cremos ter: se elas se modificam, tambm se modificam os nossos juzos de valor. 26 (49)

NB. Conscincia at que ponto a concepo proposta, a vontade proposta, a afetividade proposta (s conhecida por ns) totalmente superficial, preposta! Apario de aparncia tambm o nosso mundo interior! 26 (108) No h hoje nenhuma diferena essencial de juzo quanto ao que bom e mau. S se pergunta por que no h nenhuma diferena essencial. Que isso seja assim e assado, no se tem dvidas. Scrates pergunta por que?, mas tambm ele no duvida e at agora faz parte da vaidade do ser humano achar que ele saberia por que ele faz algo que ele agiria por motivos conscientes. Desde Plato qualquer um cr que bastaria definir bem justo, etc., da j se saberia isso, sendo preciso agir de acordo. 26 (109) NB. Ser que pessoas boas, justas, so louvadas com justia? 1) Ter o que louva sequer um direito de louvar? 2) Estar correto o seu juzo e correto de acordo com que padro? 26 (370) -se mais rico do que se pensa, carrega-se no corpo o material para vrias pessoas, a gente considera carter o que pertence pessoa, a uma s de nossas mscaras. A maioria de nossas aes no se origina das profundezas, mas so superficiais: como a maioria das erupes vulcnicas: a gente no deve se deixar enganar pelo barulho. O cristianismo tem razo nisso: possvel criar um novo ser humano: claro, ento, um ainda mais novo. A gente se engana quando julga um ser humano de acordo com aes isoladas: aes isoladas no permitem nenhuma generalizao. 27 (10) O homem extraordinrio aprende por meio da infelicidade quo pouco valor tem toda a pose de virtude e dignidade daqueles que o julgam. Eles estouram se a gente fere a sua vaidade , um gado intolerante e limitado aponta. 27 (12) No nada ser duro feito um estico, com o embotamento da sensibilidade a gente se distancia. preciso ter a contradio em si a delicadeza de percepo e a fora contrria de no sangrar, mas plasticamente transformar no melhor de novo cada desgraa. 27 (51)

Falsa interpretao do amor materno por aqueles que tm a vantagem dele e pelas prprias mes. 27 (52) Um tigre que d um salto desastrado fica envergonhado de si mesmo. 27 (53) Prazer um sentimento de relao com diversos graus de desprazer portanto ligado a recordao e comparao! 27 (54) Bem-querer de primeiro grau: no-querer-machucar. 34 (30) A percepo dos sentidos nos ocorre inconscientemente: tudo o que se torna consciente para ns so percepes j elaboradas. 34 (123) Que o ser humano uma multiplicidade de foras que esto em uma hierarquia, de maneira que h comandantes, mas que o mandante tambm deve fazer tudo para os subalternos que sirva para a sua sobrevivncia e manuteno, sendo com isso ele prprio condicionado pela existncia deles. Todos esses entes vivos precisam ser de espcie aparentada, pois se no eles no poderiam servir e obedecer assim entre si: os servidores precisam, em algum sentido, tambm ser obedecedores e, em alguns casos mais refinados, o papel precisa ser provisoriamente cambiado entre eles, fazendo com que uma vez obedea aquele que costumava mandar. O conceito indivduo falso. Essas entidades nem sequer existem isoladamente: o centro de gravidade algo mutante; a gerao contnua de clulas, etc. redunda em uma variao contnua do nmero desses entes. E com adicionar nem se comea nada a. A nossa aritmtica algo demasiado grosseiro para essas relaes e apenas uma aritmtica de unidades isoladas. 34 (124) A lgica de nosso pensamento consciente apenas uma forma grosseira e simplificada daquele pensamento que tem necessidade o nosso organismo, sim os rgos singulares do mesmo. Um pensar-simultneo , p. ex., necessrio, do qual ns mal temos uma noo. Talvez um artista da linguagem: o clculo retroativo quanto ao peso e leveza das slabas, o clculo antecipador, ao mesmo tempo a busca de analogias quanto ao peso do pensamento com as condies fonolgicas, a

respeito da fisiologia da laringe, acontece simultaneamente mas por certo no como algo consciente. A nossa sensao-causal algo bem grosseiro e individualizado em comparao com as verdadeiras sensaes causais do nosso organismo. Literalmente, o antes e depois uma grande ingenuidade. Por fim: precisaramos primeiro conquistar tudo para a conscincia, um senso-detempo, um senso-de-espao, um senso-causal: aps isso j ter existido longamente sem conscincia de um modo mais rico. E isso de uma certa forma mais simples mais ingnua mais reduzida: nosso querer, sentir, pensar consciente est a servio de um querer, sentir, pensar muito mais amplo. Realmente? Ns ainda estamos crescendo continuamente, nosso senso de tempo-espao, etc. ainda est se desenvolvendo. 34 (131) Assim como um general no quer e no deve tomar conhecimento de muitas coisas para no perder a viso global: assim tambm no nosso esprito consciente precisa haver, antes de tudo, uma pulso exclusora e repelidora, uma pulso seletiva a qual s permite que se apresentem deteminados facta. A conscincia a mo com que o organismo agarra mais longe em torno de si: precisa ser uma mo firme. Nossa lgica, nosso senso de tempo, senso de espao so tremendas capacidades de abreviao com a finalidade de comandar. Um conceito uma inveno que no corresponde plenamente, mas um pouco a muito: uma frase como duas coisas iguais a uma terceira so iguais entre si pressupe 1) coisas e 2) igualdades: ambas no existem. Mas, com esse mundo inventado de rgidos conceitos e nmeros, o ser humano consegue um meio de se apoderar de imensas quantidades de fatos e inscrev-los na memria como que com signos. Essa aparelhagem sgnica a sua superioridade, justamente por ficar to longe quanto possvel dos fatos individuais. A reduo das experincias a signos e a quantidade cada vez maior de coisas que pode, portanto, ser captada: a sua fora suprema. Espiritualidade como capacidade de ser senhor sobre uma imensa quantidade de fatos em signos. Esse mundo espiritual, esse mundo dos signos todo aparncia e engodo, assim como toda coisa que aparece e o ser humano moral ainda fica indignado! (assim como para Napoleo apenas os instintos essenciais do ser humano eram levados em conta nos seus clculos e ele tinha o direito de no tomar conhecimento das excees, p. ex. da compaixo sob o risco de errar aqui e ali os clculos) 34 (187) O desenvolvimento da conscincia como um aparelho de governo: s acessvel s generalizaes. J aquilo que o olho mostra vem conscincia de um modo generalizado e preparado.

34 (250) Que ns somos entes atuantes, foras, nossa crena fundamental. Livre: significa no coagido e empurrado, sem sensao de coero. NB. Onde nos deparamos com uma resistncia e temos de ceder, ns nos sentimos no-livres: onde ns no cedemos a ele, mas o obrigamos a ceder a ns, livres. I. , a sensao do nosso a mais de fora que ns designamos como liberdade da vontade, a conscincia de que a nossa fora obriga em relao a uma fora que obrigada. 34 (251) No querer h um afeto. 34 (252) Conhecimento: a possibilitao da experincia, de maneira que o acontecer efetivo venha a ser tremendamente simplificado, tanto do lado das foras atuantes quanto do lado das nossas foras constituintes: de maneira que parea haver coisas semelhantes e iguais. Conhecimento falsificao do diversificado e incontvel na direo do igual, do semelhante, do contvel. Portanto, vida s possvel por meio de tal aparelho de falsificao. Pensar transformar falsificando, sentir transformar falsificando, querer transformar falsificando : em tudo isso subjaz a fora da assimilao: a qual pressupe um querer fazer igual a ns. 34 (253) Verdade a espcie de erro sem a qual uma determinada espcie de ente vivo no poderia viver. O valor para a vida decide em ltima instncia. H[umanos] muito calhordas e virtuosos 35 (31) preciso no ostentar cientificidade onde ainda no hora de ser cientfico; mas tambm o verdadeiro pesquisador tem a vaidade de fazer de conta que ele tem uma espcie de mtodo cuja hora ainda no tenha chegado. Assim tambm, com um arranjo falso de deduo e dialtica, falsificar coisas e pensamentos a que ele chegou de outros modos. Assim, Kant falsifica em sua moral o seu pendor psicolgico ntimo; um exemplo mais recente a tica de Herbert Spencer. preciso no encobrir e nem estragar o fato de como os nossos pensamentos nos ocorreram. Os livros mais profundos e inesgotveis tero sempre algo do carter aforstico e sbito dos Penses de Pascal. As foras e as apreciaes axiolgicas motrizes esto longamente abaixo da superfcie: o que aflora efeito.

35 (37) A falsidade de um conceito ainda no , para mim, nenhuma objeo contra ele. A a nossa nova linguagem ressoa talvez mais estranha: a questo saber se ele estimulador da vida, mantenedor da vida, mantenedor da espcie. Admito inclusive fundamentalmente a crena de que as suposies mais falsas so justamente as que nos so mais indispensveis, de que o ser humano no consegue viver sem um deixar vigente a fico lgica, sem um mensurar a realidade no mundo inventado do incondicional, sem um igualar-a-si-mesmo, e que um renegar essa fico, uma desistncia prtica quanto a ela iria significar tanto quanto uma negao da vida. Admitir a inverdade como condio vital: isso significa por certo arrancar de si, de um modo terrvel, os sentimentos habituais de valor e a, se em algum lugar, vlido no ficar sangrando na verdade reconhecida. preciso logo, nessa mxima periculosidade, evocar e conclamar os bsicos instintos criativos do ser humano, os quais so mais fortes do que todos os sentimentos axiolgicos: aqueles que so a me dos prprios sentimentos de valor e que, no eterno parir por sobre o eterno submergir de seus filhos gozam o seu sublime consolo. E por fim: que violncia foi essa ento que nos obrigou a abjurar daquela crena na verdade se no foi a prpria vida e todos os seus instintos criativos bsicos? de maneira que, portanto, ns no temos necessidade de conclamar para o alto essas mes: elas j esto em cima, os seus olhos nos contemplam, ns realizamos justamente aquilo a que o seu feitio nos convenceu. 37 (4) Moral e fisiologia. Consideramos ser apressado que justamente a conscincia humana tenha sido vista como o nvel supremo do desenvolvimento orgnico e a mais espantosa de todas as coisas terrestres. O mais espantoso antes o corpo: no se consegue admirar suficientemente como o corpo humano se tornou possvel: como uma to imensa unificao de entes vivos, cada um dependente e subalterno e, no entanto, em certo sentido por sua vez dando comandos e agindo por conta prpria, possa viver como um todo, crescer e existir por algum tempo: e isso acontece visivelmente no atravs da conscincia! Para essa maravilha das maravilhas, a conscincia justamente apenas um instrumento e no mais no mesmo entendimento, pelo qual o estmago um instrumento para isso. A imponente constituio conjunta da vida mais mltipla, a ordenao e hierarquizao das atividades mais elevadas e mais baixas, da obedincia mltipla que no uma obedincia cega, e menos ainda mecnica, mas seletiva, inteligente, respeitosa e at mesmo com resistncia todo esse fenmeno corpo , se mensurado por padres intelectuais, to superior nossa conscincia, ao nosso esprito, ao nosso pensar, sentir, querer conscientes como a lgebra em relao ao um vez um. O aparelho dos nervos e do crebro no est construdo de modo to fino e divino para

produzir pensamentos, desejos, vontades: antes me parece que para pensar, sentir, querer no necessrio nenhum aparelho, mas que isso, s isso, a prpria coisa. Muito mais s poder viver uma to imensa sntese de entes vivos e intelectos que se chama ser humano quando tiver sido gerado esse sistema de finas conexes e refinadas mediaes, gerando atravs disso um entendimento rpido como o raio de todos esses entes superiores e inferiores e isso por via s de mediadores vivos: esse , no entanto, um problema moral, e no mecnico! Fabular sobre a unidade, sobre a alma, sobre a pessoa, isso ns hoje nos proibimos: com tais hipteses o problema dificultado, isso est claro. E tambm aqueles mnimos entes vivos que constituem o nosso corpo (mais corretamente: de cuja interao aquilo que ns chamamos de corpo a melhor comparao ) no valem para ns como tomos da alma, e sim muito mais como algo que cresce, luta, se multiplica e volta a morrer: de maneira que o seu nmero muda de modo inconstante, e a nossa vida, como qualquer vida, ao mesmo tempo um morrer permanente. H no ser humano, por conseguinte, tantas conscincias quanto h entes em cada instante de sua existncia que constituem o seu corpo. O marcante na conscincia que habitualmente pensada como nica, no intelecto, justamente que ela permanece protegida e isolada diante da inumervel multiplicidade nas vivncias dessas muitas conscincias e, como uma conscincia de nvel mais elevado, como uma multiplicidade governante e aristocracia, acaba tendo disposio apenas uma seleo de vivncias e, alm disso, vivncias todas elas ainda simplificadas e supervisionveis, portanto falsificadas para que ela, por sua vez, continue nesse simplificar e tornar previsvel, portanto continue a falsificar, preparando o que comumente se chama de uma vontade todo ato tal de vontade pressupe como que a nomeao de um ditador. Mas isso que tal seleo apresenta a nosso intelecto j era uma simplificao, uma assemelhao, uma interpretao de vivncias anteriores, e no exatamente esse intelecto: assim como tampouco ele aquilo que a vontade executa, o que capta uma concepo de valor e fora plida, esparsa e extremamente inexata, traduzindo-a para fora viva e exata medida de valor. E justamente a mesma espcie de operao que ocorre a precisa ocorrer continuamente em todos os nveis inferiores, no comportamento entre si de todos esses entes mais elevados e mais baixos: esse mesmo escolher e apresentar vivncias, esse abstrair e conjugar pensamentos, esse querer, essa retrotraduo do querer sempre muito indeterminado em atividade definida. No fio condutor do corpo, como foi dito, aprendemos que nossa vida possvel mediante uma conjuno de muitas inteligncias de valor bastante desigual e, portanto, s mediante um constante e diversificado obedecer e mandar falando em termos de moral: mediante o exerccio incessante de muitas virtudes. E como se poderia parar de pensar em termos morais! Falando fiado desse jeito, entreguei-me sem reservas ao meu instinto didtico, pois eu estava feliz em ter algum que suportasse me

escutar. Justamente nessa passagem, no entanto, Ariadne no suportou mais a histria aconteceu bem na minha estadia em Naxos : mas meu senhor, disse ela, o senhor fala alemo porco! Alemo, respondi eu bem-humorado, simplesmente alemo! Deixe o porco fora, minha deusa! A senhora no avalia bem a dificuldade de dizer coisas finas em alemo! Coisas finas! gritou Ariadne indignada: mas isso era s positivismo! Filosofia de tromba! Misturalha conceitual e bosta de cem filosofias! Onde isso quer chegar! e nisso ela brincava impaciente com o famoso fio que outrora conduziu o seu Teseu atravs do labirinto. Ficou, portanto, bem claro que Ariadne estava dois milnios para trs em sua formao filosfica.

38 (8) A vontade. Em cada querer est reunida uma variedade de sentimentos: o sentimento da situao de que se sai, o sentimento da situao para onde se vai, o sentimento desse prprio ir e vir, o sentimento da durao nisso, enfim ainda um sentimento muscular acessrio que, mesmo que no coloquemos braos e pernas em movimento, comea o seu jogo, por meio de uma espcie de hbito, assim que ns queremos. Portanto, assim como o sentimento, ou seja, muitas espcies de sentir, precisa ser reconhecido como ingrediente do querer, assim tambm, em segundo lugar, tambm ainda o pensar: em cada ato de vontade comanda um pensamento e no se deve acreditar que se possa separar esse pensamento do prprio querer, como se ainda restasse ento um querer. Em terceiro lugar, a vontade no apenas um complexo de sentir e querer, mas sobretudo um afeto: e de fato o tal afeto do comando. O que se tem chamado de liberdade da vontade essencialmente um sentimento de superioridade em relao a quem deve obedecer: eu sou livre, ele tem de obedecer essa conscincia est contida em cada querer, e justamente aquela tenso da ateno, aquele claro olhar que tem olhos somente para uma coisa, aquele juzo exclusivo de valor: agora isso se faz necessrio e nada mais, aquela certeza ntima de que se obedecido, como tudo isso faz parte das circunstncias de quem manda. Um ser humano que quer comanda nele algo que obedece ou do qual ele creia que h de obedecer. Agora se observe, porm, que o mais essencial no querer , nessa coisa to complicada, algo para o qual o povo tem uma nica palavra. medida que, em determinados casos, somos ao mesmo tempo os mandantes e os mandados, e como obedecentes conhecemos os sentimentos do resistir, do pressionar, do oprimir, do movimentar que costumam se desencadear logo aps o ato da vontade; medida que, no entanto, tendemos a nos colocar alm, a continuar a enganar, ento acaba se pendurando no querer ainda uma seqncia inteira de concluses errneas e, portanto, de falsos juzos de valor da prpria vontade: de maneira que aquele que quer acredita ingenuamente que a sua prpria

vontade seja o mobilizador autntico e suficiente para toda a ao. E porque na maioria dos casos somente se quer onde se pode esperar a eficcia do comando, a obedincia, portanto a ao, como se a houvesse uma necessidade do efeito: basta, o volitivo cr, com um alto grau de certeza, que a vontade e a ao sejam de algum modo unas ele ainda contabiliza o xito da execuo da vontade ao prprio querer, usufruindo assim de uma ampliao daquela sensao de poderio que todo comandar traz consigo. Liberdade da vontade: essa a neblina que aquele estado muito complexo do volitivo, que comanda e, ao mesmo tempo, goza como executor o triunfo da superioridade sobre resistncias: ele acrescenta os sentimentos de prazer do vitorioso instrumento executor da vontade e da sub-vontade a servio ao sentimento de prazer como mandante. Esse emaranhado ninho de sentimentos, circunstncias e falsas suposies, o qual designado pelo povo como uma s palavra e como uma s coisa, porque ele de repente est a de uma vez e pertence s vivncias mais freqentes, portanto, s mais conhecidas: a vontade, assim como eu o descrevi aqui ser que se deveria acreditar que ela nunca foi at hoje descrita? Que o simplrio preconceito do povo tenha se mantido at agora em toda filosofia, sem ter sido questionado direito? Que sobre o que seja querer no tenha havido divergncia de opinio entre os filsofos, porque todos acreditavam que justamente a se tivesse uma certeza imediata, um fato basilar, que a opinar nem sequer caberia? E que todos os lgicos ainda ensinam a Santssima Trindade Pensar Sentir Querer como se querer no contivesse um sentir e um pensar? Depois de tudo isso, aparece o grande engano de Schopenhauer ao considerar a vontade como a questo mais conhecida do mundo, sim como a questo autntica e a nica j conhecida , como um pouco menos maluco e arbitrrio: ele apenas assumiu um monstruoso preconceito de todas as filosofias anteriores, um preconceito popular, e, como todos os filsofos fazem, exagerou. 39 (4) O auto-espelhamento do esprito, o rangido da maquinaria lgica, o desembrulhar dos instintos Digamos que voes tivessem resolvido tudo em frmulas: o que seria ento? Deveramos viver com m conscincia? Admiro as grandes falsificaes e ms-interpretaes: elas nos erguem acima da felicidade do animal. A valorizao exagerada da veracidade, nos crculos do animal de rebanho, tem um bom sentido. No se deixar enganar e, portanto, no enganar Que o veraz tenha como tal mais valor do que o mentiroso no se pode demonstrar a partir de nada: pressupondo-se que a vida se baseie num conseqente ser enganado, ento um mentiroso conseqente poderia, em certas circunstncias, chegar s mximas honrarias. Que se seja prejudicial ao no dizer a verdade uma

ingenuidade. Se o valor da vida repousa em enganos bem acreditados, ento o prejudicial reside em dizer a verdade. 39 (5) A vida no alm desaparecida? tirou-se a graa da vida. 39 (6) Como o covarde matador persegue o seu alvo, o arruinante, o que apenas lhe quer como apoio: assim a razo o filsofo. O que significa cada uma das filosofias para a vida dos humanos? Seja como elevao da sensao de poder: Ou como meio de mascarar uma existncia insuportvel? Por trs da conscincia trabalham os instintos. 40 (42) A hiptese de um s sujeito talvez no seja necessria; talvez seja igualmente permitido supor uma multiplicidade de sujeitos, cuja conjuminao e cuja luta estejam jazendo no fundo do nosso pensamento e, sobretudo, da nossa conscincia? Uma espcie de aristocracia de clulas, nas quais repousa a dominao? Certamente de pares que esto acostumados entre si a governar e sabem como mandar? Minhas hipteses: o sujeito como multiplicidade a dor como intelectual e dependente do juzo prejudicial: projetada o efeito sempre inconsciente: a causa descoberta e proposta projetada, sendo seqente no tempo o prazer uma espcie de dor a nica fora que existe da mesma espcie que a vontade: um comandar outros sujeitos, que se modificam em seguida a constante transitoriedade e fugacidade do sujeito, alma mortal o nmero como forma perspectivista. 40 (44) Posto que o mundo seja falso, vida s de se entender sobre o solo da loucura, sob o abrigo da loucura, nos fios condutores da loucura: o que significaria ento viver de acordo com a natureza? Ser que a prescrio no poderia ser justamente a seguinte: sejas um enganador? Sim, at mesmo como se poderia evitar que se enganasse? Ns nos enganamos sobre ns mesmos e somos incompreensveis para ns: quanto mais no o seremos para os prximos! Mas eles no acreditam estar sendo enganados por ns e em cima disso que se baseia todo o trnsito como direitos e deveres recprocos. Que o enganar no esteja em minha inteno,

concedido! Mas observando mais sutilmente: eu tambm no fao nada para explicar aos meus prximos sobre eles se enganarem quanto a mim. Eu no impeo o seu engano, eu no lhe dou combate, eu deixo que acontea : nessa medida sou sim, em ltima instncia, o enganador com vontade. Mas exatamente assim que eu ajo em relao a mim mesmo: o conhecimento de si mesmo no faz parte dos sentimentos da obrigao; mesmo quando eu procuro me conhecer, isso acontece por razes utilitrias ou por uma curiosidade mais refinada no, porm, por uma vontade de ser sincero. Que o sincero tenha mais valor que o mentiroso na economia domstica da humanidade, isso ainda precisaria primeiro ser demonstrado. Os bem grandes e poderosos foram at hoje enganadores: a sua tarefa exigia isso deles. Supondo-se que resultasse que a vida e o ir adiante s fossem possveis base de um conseqente deixar-se-enganar: ento o enganador conseqente poderia chegar mxima honraria, como condicionador e estimulador da vida. Que se prejudique ao no se dizer a verdade, a crena dos ingnuos, uma espcie de perspectiva randea da moral. Se a vida e o valor da vida se baseia em enganos bem acreditados, ento justamente o dizedor-da-verdade, o querente-da-verdade poderia ser o prejudicador (como o desenrolador das iluses). 40 (50) Sob o ttulo no imperigoso de a vontade de poder, deve chegar palavra aqui uma nova filosofia, ou, para falar mais claramente, a tentativa de uma nova interpretao de todo acontecer: no barato, s de um modo provisrio e ensastico, s preparatrio e propedutico, s fazendo teatrinho na direo de uma seriedade para a qual so necessrios ouvidos iniciados e selecionados, como alis por si evidente em tudo o que um filsofo afirma publicamente , ou ao menos deveria ser evidente. Mas hoje, graas ao esprito superficial e massificado de uma era que acredita na igualdade de todos os direitos, chegou-se ao ponto de completamente no mais Pois todo filsofo deve ter, nessa medida, a virtude do educador, no sentido de, antes de se pr a convencer, ele precisa primeiro aprender a passar na conversa. Sim, o sedutor precisa antes de mais nada minar e destruir provas, sobretudo s tentar comandos e ir em frente na medida em que ele consegue tambm seduzir. 40 (53) contra a palavra aparies NB. Aparncia, como eu a entendo, a verdadeira e nica realidade das coisas , aquilo a que todos os predicados disponveis primeiro se achegam e que, proporcionalmente, melhor ainda se pode designar com tudo, portanto tambm os predicados antitticos. Com a palavra no fica, porm, nada mais designado que a sua inacessibilidade para os procedimentos e as distines lgicas: portanto, aparncia em relao verdade lgica sendo ela prpria possvel, no entanto, apenas em um mundo imaginrio. No coloco,

portanto, aparncia em anttese realidade, mas tomo, pelo contrrio, aparncia como a realidade, a qual se contrape metamorfose em um imaginativo mundo-da-verdade. Um nome mais exato para essa realidade seria a vontade de poder, ou seja, designando desde dentro e no a partir de sua fugidia e fluida natureza protica. 40 (54) A intencionalidade das aes no nada decisivo na moral (pertence mope tendncia individualista). Fins e meios so, em relao a toda a espcie de onde eles afloram, apenas sintomticos, plurvocos em si e quase incompreensveis. O animal e a planta mostram o seu carter moral de acordo com as condies de vida em que eles esto colocados. Por trs da intencionalidade que se encontra primeiro o decisivo. Jamais se dever poder isolar o indivduo: Aqui, preciso dizer, h uma criatura com tal histria anterior. 40 (57) NB! Mas ser que algo em repouso realmente mais feliz do que tudo que se move? Ser que o imutvel real e necessariamente mais valioso do que uma coisa que muda? E se algum se contradiz mil vezes e percorre muitos caminhos e usa muitas mscaras e no encontra em si mesmo nenhum fim e nenhuma ltima linha do horizonte: ser provvel que algum assim capte menos da verdade do que um virtuoso estico que, de uma vez por todas, se colocou em seu posto como uma pilastra, com a casca dura de uma pilastra? Mas preconceitos dessa ordem residem no limiar de todas as filosofias at hoje: e particularmente que certeza seja melhor do incerteza e mares abertos, e que a aparncia seja o que um filsofo teria de combater como seu autntico inimigo. 40 (65) Prefcio Quem tiver as aspiraes de uma alma elevada e seletiva, o perigo que corre h de ser grande em todas as pocas: hoje ele , no entanto, excepcional. Jogado em uma poca ruidosa e plebia, com a qual ele no consegue comer da mesma bacia, facilmente ele poder fenecer de fome e sede, ou, se ele apesar de tudo acaba por fim metendo a mo, de nojo. A um tal ser humano j precisam na hora certa vir em auxlio alguns auxlios, que de algum modo ainda compensem aquilo em que ele acabou sendo prejudicado atravs de uma juventude insatisfeita, ansiosa e solitria: por exemplo, que se encontre para ele uma profisso exigente, a cujo servio ele temporariamente se afaste de si mesmo e de sua doena, tendo de vivenciar de modo integral as exigncias de uma corajosa espiritualidade. Ou que ele abra os ouvidos a um filsofo que o afaste de tudo o que adequado poca e de agrado poca, levando-o e desviando-o para metas mais duradouras do que o presente, sem que ele chegue, no entanto, a prejudicar, por um excesso de negao, o sentido do respeito at mesmo junto ao seu discpulo; que ele

mesmo se torne amigo da boa msica e, de preferncia, tambm de bons msicos um grande refrigrio (pois os bons msicos so todos solitrios e fora de poca) e um bom antdoto contra um corao demasiado guerreiro e raivoso, que tem prazer em se lanar sobre os seres humanos e as coisas de hoje. Aconteceu tarde eu j tinha ultrapassado os vinte anos , quando cheguei a perceber o que de fato ainda me faltava de cabo a rabo: ou seja, a justia. O que justia? E ser ela possvel? E se no pudesse ser possvel, como a vida poderia ser ento suportvel? nesse sentido eu me perguntava sem cessar. Assustava-me profundamente, por toda parte, onde eu cavava em mim mesmo, s encontrar paixes, s perspectivas retorcidas, s a falta de reflexo daquele a quem j faltavam as condies prvias para o esprito de justia e para a justia: mas onde estava a lucidez? ou seja, a lucidez a partir de uma viso mais abrangente. O que concedi somente a mim foi a coragem e uma certa dureza, que so o fruto de um longo autocontrole. De fato, coragem e dureza eram j necessrias para se dispor a tanto e, ainda por cima, to tarde. Basta, eu encontrei razes e sempre melhores razes para desconfiar tanto da minha louvao quanto da minha vituperao e para rir da dignidade judicativa que eu me havia adjudicado, sim, envergonhado eu me proibi, por fim, todo direito a sim e no; ao mesmo tempo, foi despertada em mim uma curiosidade sbita e intensa em relao ao mundo desconhecido em mim em suma, eu decidi ir para uma nova escola longa e dura, to longe quanto possvel do meu ngulo. Talvez a prpria Justia viesse a se encontrar novamente comigo no caminho! Por isso, comeou para mim uma era de peregrinao. O que se passou realmente comigo ento? Eu no me entendia, mas a pulso era como um comando. Parece que a nossa distante determinao de outrora dispe sobre ns; por longo tempo vivemos apenas enigma. A seleo dos acontecimentos, o avanar e o sbito desejar, o repelir do mais agradvel, freqentemente do mais reverenciado: algo assim nos assusta, como se de dentro de ns saltasse aqui e ali um arbtrio, um mero capricho, algo maluco, vulcnico. Mas apenas a mais elevada razo e a cautela da nossa tarefa futura. A longa orao da minha vida talvez queira assim eu me perguntava inquieto ser lida de frente para trs? Para a frente, quanto a isso no h dvida, eu lia outrora apenas palavras sem sentido. Uma grande separao, uma separao cada vez maior, um arbitrrio ir-para-o-estranho, um estranhamento, um esfriamento, um ficar mais lcido s isso, nada mais, era naqueles anos a minha aspirao. Eu punha em prova tudo aquilo em que at ento o meu corao havia se apegado, virei pelo avesso as coisas melhores e mais amadas, olhando os seus lados contrrios, fiz o contrrio com tudo aquilo em que at ento a arte humana da difamao e da calnia havia se exercitado do modo mais refinado. Naquela poca andei rodeando muita coisa, que at ento me havia ficado estranha, com uma curiosidade cautelosa, at mesmo amorosa, aprendi a encarar como barata toda a nossa poca e toda a modernidade. Pode bem ter sido, no todo, um jogo desagradvel e malvolo; com freqncia fiquei doente nele. (Aquela separao ocorre de modo sbito como um

terremoto: a alma jovem precisa ver o que ocorre com ela. Equivale a uma doena que pode destruir o ser humano essa primeira erupo de energia e vontade no sentido da autodeterminao: e muito mais doentias so as primeiras tentativas, singulares e selvagens, do esprito de colocar em ordem, com o prprio punho, o mundo de ora em diante; e, mesmo doente, eu ainda fazia a melhor fisionomia aos meus jogos, resistindo furiosamente contra qualquer concluso que pudesse ter a participao de doena ou solido ou do cansao da peregrinao. Em frente, dizia eu para mim mesmo, amanh estars saudvel, hoje basta fazer de conta que ests saudvel. Naquela poca eu passei a me tornar senhor de tudo o que fosse pessimista; o meu remdio era a prpria vontade de ficar saudvel, a encenao da sade. O que eu ento entendia e queria como sade expresso de modo bastante claro e revelador por essas frases (p. 37 da primeira edio): uma alma firme, suave e alegre no fundo, um estado de nimo que no precisa subir pelas paredes por causa de perfdias e exploses sbitas e que em suas manifestaes no est em si j carregada por rosnados e irritaes ferozes conhecidas caractersticas negativas de velhos ces e seres humanos velhos que por muito tempo ficaram presos a correntes , e como o estado mais desejvel, aquele estar flutuando livremente e sem temor acima de humanos costumes leis e das maneiras tradicionais de avaliar as coisas. De fato, uma espcie de liberdade de pssaro e uma viso panormica de pssaro, algo como curiosidade e menosprezo ao mesmo tempo, como bem sabe qualquer um que contempla de cima e de modo no-partidrio uma multiplicidade imensa. Um esprito livre essa expresso fria faz bem naquela situao, ela quase aquece; o ser humano se tornou a contrapartida daqueles que se preocupam com coisas que no so de sua conta; ao esprito livre a ele s preocupavam coisas que no mais causavam preocupao. De nada adianta que seja logo uma noz bem dura que a precisa ser quebrada: o ser humano superior, o ser de exceo, precisa, se ele diferentemente O resultado pessoal de tudo isso foi naquela poca (Humano, demasiado humano, p 31), como eu designei, a negao lgica do mundo, ou seja, o julgamento de que o mundo, o mundo que a ns de algum modo importa, seria falso. No o mundo como coisa em si esse vazio, vazio de sentido, e digno de risadas homricas! porm o mundo como engano e erro to significativo, profundo, maravilhoso, carregando no colo felicidade e infelicidade: assim decretava eu outrora . A superao da metafsica, uma questo de mxima exigncia da lucidez humana, p. 23, eu a considerava como alcanada: e ao mesmo tempo eu colocava a exigncia para mim, para esses metafsicos superados, na medida em que deles teria surgido a mxima exigncia da humanidade, assegurar um grande sentido grato. Nos bastidores estava, porm, a vontade voltada para uma curiosidade muito mais ampla, sim, para uma tentativa enorme: aflorou em mim o pensamento de saber se todos os valores no poderiam ser invertidos, e sempre de novo vinha a pergunta: o que significavam, em suma, todos os juzos humanos de valor? O que revelavam eles das

condies de vida, de tua vida, e alm disso da vida humana, enfim da vida humana em geral? 40 (69) Nosso esprito, junto com sentimentos e sensaes, um instrumento que est a servio de um senhor de muitas cabeas e muitas facetas: esse senhor so os nossos juzos de valor. Mas os nossos juzos de valor revelam algo do que so as nossas condies de vida (numa parte mnima as condies da pessoa, alm disso as da espcie ser humano, na maior e mais ampla parte as condies em que em geral possvel a vida.) 43 (1) Esboo O primeiro problema : quo fundo nas coisas vai a vontade voltada para a verdade? Mea-se todo o valor do no-saber na conjuno dos meios para a manuteno do vivente, do mesmo modo o valor das simplificaes em geral e o valor das fices regulativas, p. ex., das fices lgicas, avente-se sobretudo o valor das exegeses, e em que medida tal no , porm tal significa assim se chega a essa soluo: a vontade voltada para a verdade se desenvolve a servio da vontade voltada para o poder: para ser mais exato, a sua tarefa legtima ajudar uma determinada espcie de inverdade a ser vitoriosa e a perdurar, tomar um todo conexo de falsificaes como base para a sobrevivncia de uma determinada espcie de ser vivo Problema: at que fundura desce essncia das coisas a vontade voltada bondade. Vse por toda parte, em plantas e animais, o contrrio disso: indiferena ou a dureza ou crueldade. A justia a punio. O desenvolvimento da crueldade. Soluo. A compaixo s existe em formaes sociais (s quais pertence o corpo humano, cujos entes vivos individuais sentem uns com os outros) como conseqncia de que um todo maior quer sobreviver contra um outro todo, e novamente porque na economia domstica global do mundo, na qual no haveria possibilidade de aniquilamento e perda, bondade seria um princpio suprfluo. Problema: quo profundamente a razo se acresce ao fundamento das coisas. Aps uma crtica de fins e meios ( no uma relao ftica, porm sempre uma projeo de verses), o carter do desperdcio, da loucura normal na economia domstica global. A inteligncia aparece como uma forma especial da no-razo, quase como sua caricatura mais malvola. Problema: at que ponto chega a vontade voltada para o belo. Desenvolvimento desatrelado das formas: as mais belas so apenas as mais fortes: como vitoriosas, elas se garantem, afirmam o seu tipo, reproduo. (A convico de Plato de que mesmo filosofia fosse uma espcie de sublime instinto sexual e procriador.)

Portanto, as coisas que at agora ns mais temos valorizado: como verdadeiro, bondade, racional, belo, demonstram ser casos isolados dos poderes contrrios apenas aponto o dedo para essa monstruosa falsificao perspectivista, por meio da qual a espcie humana impe a si mesma. sua condio existencial ter por isso prazer em si mesma (o ser humano tem alegria nos meios de sua sobrevivncia: e a eles pertence que o ser humano no quer se deixar enganar, que seres humano se ajudem mutuamente, que eles esto dispostos a se entender; que no todo os tipos que deram certo saibam viver s custas dos que deram errado). Em tudo isso se expressa a vontade de poder, com a sua falta de escrpulos em se servir dos meios do engodo: pode-se pensar num prazer malvolo que um deus sinta com a viso do ser humano que esteja admirando a si mesmo. Portanto: a vontade de poder. Conseqncia: se essa concepo nos hostil, por que cedemos a ela? Em frente com as belas imagens enganosas! Sejamos ns enganadores e embelezadores da humanidade! De fato, o que um filsofo efetivamente .

Potrebbero piacerti anche