Sei sulla pagina 1di 25

gallery of art and interactivity

DOCUMENTAO - GAI

gallery of art and interactivity

Documentao

DOCUMENTAO - GAI

Introduo
Este documento tem como objetivo apresentar todo o processo de planejamento, criao e produo do projeto final do 3 semestre do curso de Interface Digital do Centro Universitrio Senac. O projeto foi implementado pela disciplina Projeto Informar Compartilhar e Armazenar e contou com a integrao de todas as disciplinas do semestre.

DOCUMENTAO - GAI

Sumrio
Briefing..................................................................1 Solucionando.........................................................2 Proposta................................................................3 Etapas de Produo Pesquisa................................................................4 Contedo..............................................................6 Arquitetura da informao........................................9 Wireframe............................................................10 Criao da Marca..................................................11 Layout.................................................................14 Pesquisa de contudo............................................15 Acessibilidade......................................................16 Mdia Offiline Proposta..............................................................17 Especificaes......................................................18 Localizao.........................................................20 Crditos..............................................................21

DOCUMENTAO - GAI

Briefing
O briefing proposto pelos professores foi criar uma mdia online e uma mdia offline dentro do tema: Cidade do Futuro.

DOCUMENTAO - GAI

Solucionando
Aps um brainstorm que incluiu desde anomalias genticas at um site de criao do seu prprio parceiro sexual, optamos por um tema mais prximo ao nosso conhecimento para facilitar e potencializar o desenvolvimento do contedo. Em um primeiro momento escolhemos a rea da arte urbana por estar conectado diretamente cidade e por ser um tema visualmente bom de se trabalhar. Partindo dessa idia comeamos a desenvolver melhor a proposta e optamos por abranger mais nosso plano e trabalhar no diretamente com arte urbana mas com a arte em geral, dentro do cenrio urbano. Acreditamos que futuramente a concatenao das reas da arte, cidade e tecnologia ser ainda mais explcita do que hoje em dia e por este motivo seria interessante pensar como ser a relao dessas reas no futuro.

DOCUMENTAO - GAI

3
GAI Gallery of art and Interactivity Galeria dinmica e adaptvel que procura explorar as possibilidades tecnolgicas tanto na arte quanto na forma de exibio da mesma. Composta de distintos espaos expositivos que carregam desde sua essncia o uso do que h de mais novo na rea tecnolgica, as galerias esto espalhadas pelas principais cidades ao redor do globo mas mantm a conectividade entre si em tempo real assim como a conectividade entre o pblico, a arte e todas as galerias existentes. O principal intento da galeria promover o entendimento, a interao e imerso do pblico com a arte produzida e exposta dentro dos espaos fsicos e digitais da GAI. Objetivos GAI:

Proposta

- No apenas expor mas informar - Trazer a participao do pblico - Dar voz ao pblico - Incentivar a arte e o conhecimento - Expor o real significado das obras - Explorar as possibilidades tecnolgicas tanto na arte Oquanto na exibio da mesma e as possibilidades de Ointer-conexo com outros pases

DOCUMENTAO - GAI

4
Pesquisa
Aps a definio do nosso tema passamos a definir os possveis contedos e funcionalidades do site. Nossa primeira etapa foi procurar referncias para fundamentao e embasamento do projeto, para isso fizemos uma pesquisa sobre museus e galerias j existentes, depois passamos a uma pesquisa mais especfica na qual cada integrante pesquisou uma rea distinta. Pesquisas realizadas em um primeiro momento: - Manifestaes Populares - Formas de manifestao - Tecnologia para a construo da galeria (Materiais, Inovao, Novas plataformas) - Tecnologias emergentes como plataforma para exibio Odas obras - Tendncias artsticas e panorama da arte na sociedade Ocontempornea - Tecnologia na arte - Arte Eletrnica *Segue em anexo a esse documento um resumo da pesquisa de cada integrante e a anlise de similares.

Etapas de Produo

Anlise de similares

DOCUMENTAO - GAI

5
Pesquisa

Etapas de Produo

Discusso e anotaes da pesquisa

DOCUMENTAO - GAI

6
Contedo
Nesta etapa reunimos nossa pesquisa e discutimos as possibilidades de contedo e ferramentas das mdias offline e online.

Etapas de Produo

Primeiro esboo do contedo

DOCUMENTAO - GAI

7
Contedo
Em um primeiro momento optamos por dividir o site em quatro sees, alm da rea privada do usurio. Cada seo teria sua sub-diviso, aps desenvolver mais profundamente o projeto decidimos retirar algumas funcionalidades por questes como limite de tempo e sobrecarregamento do site.

Etapas de Produo

Definio de sees e sub-sees

DOCUMENTAO - GAI

8
Contedo
Ao final desta etapa decidimos as seguintes funes e sees para nossa mdia online: - Sobre ns: - Objetivo do Projeto - Tecnologia Utilizada - Localizao - Exposies: - Exposio em cartaz - Participe - Edices Anteriores - Contedo: - Artigos / Matrias / Tutoriais - Novidades - Galeria Comunitria: - Enviar Trabalhos - Ver Trabalhos - rea privada: - Enviar trabalhos - Criar galerias online - Favoritar artstas, contedo ou obras
Definio de sees e sub-sees

Etapas de Produo

DOCUMENTAO - GAI

9
Arquitetura da Informao

Etapas de Produo

DOCUMENTAO - GAI

10
Wireframe

Etapas de Produo

DOCUMENTAO - GAI

11
Criao da Marca
Nesta etapa trabalhamos na criao da marca e definio da paleta de cor. *Segue em anexo a esse documento o Manual da Marca com explicaes detalhadas sobre essa etapa de produo.

Etapas de Produo

Estudo de cores

DOCUMENTAO - GAI

12
Criao da Marca

Etapas de Produo

Estudo de marca

DOCUMENTAO - GAI

13
Criao da Marca

Etapas de Produo

Estudo de tipografia

Estudo de marca

DOCUMENTAO - GAI

14
Layout
Comeamos a produo do layout a partir dos wireframes, fazendo testes de usabilidade e as correes que julgamos necessrias.

Etapas de Produo

Exemplos do layout

DOCUMENTAO - GAI

15
Pesquisa de Contedo
Nessa etapa iniciamos a procura por contedos especficos para o site, como matrias, tutoriais, imagens e partimos para a criao das exposies fictcias e o contedo textual do site.

Etapas de Produo

Lista de contedo a ser preparado

DOCUMENTAO - GAI

16
Acessibilidade
Para garantir o acesso do maior nmero possvel de pessoas independente de suas limitaes pensamos em criar alguns mecanismos a fim de garantir o acesso por todos. Alguns dos elementos pensados foram: Possibilidade de mudana do tamanho da fonte na mdia online, filmes na lngua de sinais para todo o contedo da mdia online, nomes nas imagens para garantir a eficincia dos programas de leitura de tela, rampa e elevador nas construes da mdia offline. Infelizmente, devido a falta de tempo no pudemos botar em prtica a criao dos filmes nas lnguas de sinais.

Etapas de Produo

Elevador em um GAI

DOCUMENTAO - GAI

17
Proposta
Nossa proposta para a mdia offline a construo da galeria fsica. GAI funcionaria como uma rede de galerias presentes nos principais plos de cultura do mundo sendo que em cada cidade estaria presente em trs pontos especficos. Tomamos como um importante aspecto o fato de que apenas uma galeria na cidade limitaria o acesso e elitizaria o pblico. Fazendo aluso ao tringulo presente em nossa marca definimos que em cada cidade GAI deveria estar presente em pelo menos trs pontos estratgicos delimitando uma rea de difuso de cultura e conhecimento assim como propondo abranger diferentes pblicos e espaos da cidade. Outro aspecto importante da GAI a proposta de interao com o pblico, alm de desenvolver aplicativos para celular que avisa o usurio quando ele se encontra prximo a uma GAI e informa qual a exposio em cartaz e o que mais ele poder encontrar na galeria, o aplicativo d a possibilidade do usurio mandar mensagens, fotos ou vdeos para qualquer GAI e ter essa informao sendo projetada nas paredes da galeria ou em tubos informacionais.
Fachada GAI

Mdia Offline

Aplicativo GAI

DOCUMENTAO - GAI

18
Especificaes
De uma maneira geral, toda galeria GAI deve conter: Sala de administrao Sala de segurana Banheiros Loja Lanchonete Auditrio Espao para exposio Lounge para Interao real time Acesso para deficientes

Mdia Offline

DOCUMENTAO - GAI

19

Mdia Offline

Fachada GAI

Tubos Informacionais - Real Time

Salas de imerso 3D

DOCUMENTAO - GAI

20
Localizao
Os locais foram pesquisados e escolhidos com base em rankings de IDH e nos conceitos de cidade global. Amrica Latina: So Paulo, Buenos Aires, Mxico Amrica do Norte: New York, Washington, Vancouver Europa: London, Paris, Berlin, Venezia sia: Hong Kong, Tokyo, Seoul

Mdia Offline

Trs pontos principais em atividade cultural de So Paulo: Parque do Ibirapuera; MASP; Estao da Luz. Estes trs pontos que contornam e agregam o centro principal de atividade artstica e econmica da cidade. O Parque do Ibirapuera um local de intensa atividade cultural, onde localizam-se espaos como o MAM, o MAC e a Fundao Bienal; Os arredores do MAM, na Av. Paulista, que representa um centro financeiro e cultural significativo na cidade; E o espao da estao da Luz, onde encontram-se a Pinacoteca do Estado e o Museu da Lngua Portuguesa. A ligao entre esses trs pontos abrangem o circuito principal de atividades culturais, artsticas e econmicas da cidade, circundando os arredores da Av. Paulista, dos Jardins e do centro, que alojam os principais espaos de exibio e produo artstica da cidade. Como os diversos museus e galerias da regio da Cidade Jardim, proximidades dos espaos da Av. Rebouas, como o MIS, o MUBE; a Fundao Cultural Ema Gordon Klabin e o MCB nos Jardins; os espaos da Casa Das Rosas, do Ita Cultural e do Sesc na Av. Paulista.

DOCUMENTAO - GAI

21
Caio Simon Daniella Parra Daniella Tanaka Julia Aurea Pagu Senna Rafael Oliveira Com o apoio dos professores: Beatriz de Almeida Pacheco Eduardo Cardoso Braga Elisangela Botelho Franceli Guaraldo Joo Cesar Lopes Toledo Nelson Jos Urssi Pricles Eugnio Martins Polise Moreira de Marchi Rodolfo Prata

Crditos
Este trabalho foi uma realizao dos alunos:

Centro Universitrio Senac 3 Semestre de Design de Interface Digital

DOCUMENTAO - GAI

Potrebbero piacerti anche