Sei sulla pagina 1di 2

Dirio da Repblica, 1. srie N.

81 27 de Abril de 2010

1393
b) 30 dias aps a data de recepo efectiva dos bens ou da prestao dos servios quando a data de recepo da factura ou de documento equivalente seja incerta; c) 30 dias aps a data de recepo efectiva dos bens ou da prestao dos servios quando o contraente pblico receba a factura ou documento equivalente antes do fornecimento dos bens ou da prestao dos servios; d) 30 dias aps a data de aceitao ou verificao quando esteja previsto um processo mediante o qual deva ser determinada a conformidade dos bens ou servios e o contraente pblico receba a factura ou documento equivalente em data anterior. 2 O perodo mximo de durao do procedimento de aceitao ou verificao referido na alnea d) do nmero anterior no pode exceder os 30 dias, salvo disposio em contrrio devidamente justificada no contrato. 3 Constando do contrato data ou prazo de pagamento, os pagamentos devidos pelo contraente pblico devem ser efectuados no prazo de 30 dias aps a entrega das respectivas facturas, as quais s podem ser emitidas aps o vencimento da obrigao a que se referem. 4 (Anterior n. 2.) Artigo 326.
[...]

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 3/2010
de 27 de Abril

Estabelece a obrigatoriedade de pagamento de juros de mora pelo Estado pelo atraso no cumprimento de qualquer obrigao pecuniria

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Juros de mora

1 O Estado e demais entidades pblicas, incluindo as Regies Autnomas e as autarquias locais, esto obrigados ao pagamento de juros moratrios pelo atraso no cumprimento de qualquer obrigao pecuniria, independentemente da sua fonte. 2 Quando outra disposio legal no determinar a aplicao de taxa diversa, aplica-se a taxa de juro referida no n. 2 do artigo 806. do Cdigo Civil. 3 O disposto no presente artigo no aplicvel administrao fiscal, no contexto das relaes tributrias, que se regem por legislao prpria. Artigo 2.
Alterao ao Decreto-Lei n. 32/2003, de 17 de Fevereiro

1 alterado o artigo 4. do Decreto-Lei n. 32/2003, de 17 de Fevereiro, que passa a ter a seguinte redaco: Artigo 4.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . d) 30 dias aps a data de aceitao ou verificao quando esteja previsto um processo mediante o qual deva ser determinada a conformidade dos bens ou servios e o devedor receba a factura ou documento equivalente em data anterior. 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 3.
Alterao ao Cdigo dos Contratos Pblicos

1 .................................... 2 A obrigao de pagamento de juros de mora vence-se automaticamente, sem necessidade de novo aviso, consoante o caso, uma vez vencida a obrigao pecuniria nos termos do n. 1 do artigo 299. ou decorrido o prazo previsto nos n.os 3 e 4 do mesmo artigo. 3 So nulas as clusulas contratuais que excluam a responsabilidade pela mora, bem como as clusulas contratuais que, sem motivo atendvel e justificado face s circunstncias concretas, limitem a responsabilidade pela mora. 4 (Anterior n. 2.) 5 (Anterior n. 3.) 6 (Anterior n. 4.) Artigo 4.
Aditamento ao Cdigo dos Contratos Pblicos

1 So alterados os artigos 299. e 326. do Cdigo dos Contratos Pblicos, aprovado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de Janeiro, que passam a ter a seguinte redaco: Artigo 299.
[...]

aditado o artigo 299.-A ao Cdigo dos Contratos Pblicos, aprovado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de Janeiro, com a seguinte redaco: Artigo 299.-A
Vencimento das obrigaes pecunirias

1 Sempre que do contrato no conste data ou prazo de pagamento, a obrigao pecuniria vence-se, sem necessidade de novo aviso: a) 30 dias aps a data em que o contraente pblico tiver recebido a factura ou documento equivalente;

1 So nulas as clusulas contratuais que, sem motivo atendvel e justificado face s circunstncias concretas, estabeleam prazos superiores a 60 dias para o vencimento das obrigaes pecunirias.

1394
2 No caso previsto no nmero anterior, a clusula tem-se por no escrita e a obrigao considera-se vencida de acordo com as regras do artigo anterior. Artigo 5.
Entrada em vigor

Dirio da Repblica, 1. srie N. 81 27 de Abril de 2010 ligao ferroviria de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. Deste modo, impe-se a alterao dos traados preliminares previstos para o troo compreendido entre Vila Franca de Xira e Alenquer da ligao Lisboa-Porto da rede ferroviria de alta velocidade, tendo em ateno a respectiva declarao de impacte ambiental, e a redelimitao das reas abrangidas pelas medidas preventivas. Foram ouvidos os municpios de Alenquer e Vila Franca de Xira, tendo ainda sido promovida a consulta do municpio da Azambuja. Assim: Nos termos do n. 9 do artigo 107., do n. 2 do artigo 109. e do n. 1 do artigo 112. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 53/2000, de 7 de Abril, pelo Decreto-Lei n. 310/2002, de 10 de Dezembro, pela Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro, pela Lei n. 56/2007, de 31 de Agosto, pelo Decreto-Lei n. 316/2007, de 19 de Setembro, e pelo Decreto-Lei n. 46/2009, de 20 de Fevereiro, e da alnea g) do artigo 199. da Constituio, o Conselho de Ministros resolve: 1 Definir que, para efeitos do disposto na Resoluo de Conselho de Ministros n. 12/2009, de 27 de Janeiro, os traados do troo Vila Franca de Xira-Alenquer da ligao ferroviria de alta velocidade entre Lisboa e o Porto so os que constam das plantas constantes do anexo presente resoluo, da qual faz parte integrante. 2 Determinar que as reas sujeitas s medidas preventivas so as constantes das plantas anexas presente resoluo e identificadas pelos desenhos com os nmeros de ordem 01-004 a 04-004, as quais alteram e substituem as plantas anexas Resoluo do Conselho de Ministros n. 12/2009, de 27 de Janeiro, e identificadas com os nmeros de ordem 01-004 a 04-004. 3 Depositar junto da Rede Ferroviria Nacional REFER, E. P. E., da Direco-Geral do Ordenamento do Territrio e Desenvolvimento Urbano, das comisses de coordenao e desenvolvimento regional territorialmente competentes e dos municpios abrangidos os elementos cartogrficos que permitam a identificao das reas delimitadas nas plantas constantes do anexo presente resoluo, incluindo o respectivo levantamento aerofotogramtrico do territrio. 4 Determinar que o empreendimento pblico projectado que a presente resoluo visa salvaguardar deve desde j ser tido em conta na elaborao, alterao ou reviso de todos os instrumentos de gesto territorial com incidncia nas reas delimitadas. 5 Estabelecer que a presente resoluo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Presidncia do Conselho de Ministros, 15 de Abril de 2010. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

A presente lei entra em vigor no dia 1 de Setembro de 2010. Aprovada em 12 de Maro de 2010. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 13 de Abril de 2010. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 14 de Abril de 2010. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Resoluo do Conselho de Ministros n. 32/2010 A Resoluo do Conselho de Ministros n. 12/2009, de 27 de Janeiro, sujeitou a medidas preventivas as reas abrangidas pelos troos Vila Franca de Xira-Alenquer e Pombal-Oliveira do Bairro do empreendimento pblico relativo ao eixo Lisboa-Porto da rede ferroviria de alta velocidade, com o objectivo de assegurar a manuteno das condies necessrias para a programao e a execuo do projecto e de forma a evitar a alterao das circunstncias e das condies existentes que tornassem a execuo do referido empreendimento mais difcil ou onerosa. Os traados preliminares previstos para a ligao ferroviria de alta velocidade entre Lisboa e o Porto foram entretanto objecto dos respectivos procedimentos administrativos de avaliao de impacte ambiental, os quais, no troo compreendido entre Vila Franca de Xira e Alenquer, concluram com a seleco de uma das alternativas de corredor propostas e a emisso da respectiva declarao de impacte ambiental. Consequentemente, algumas das reas includas nos traados preliminares constantes das plantas anexas Resoluo do Conselho de Ministros n. 12/2009, de 27 de Janeiro, referentes ao troo identificado, tornaram-se desnecessrias para assegurar a manuteno das condies exigidas para a programao e execuo da

Potrebbero piacerti anche