Sei sulla pagina 1di 32

Agrupamento de Escolas Romeu Correia Ano Lectivo 2010/2011 Escola Secundria Romeu Correia Feij

Energia Nuclear

Ana Beatriz Gonalves n1 Marisa Milhano n22 Pedro Lopes n24 Qumica A Professora Ana Paula Silveiro

4 de Fevereiro de 2011

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

NDICE
Introduo Energia Nuclear Tipos de Reaces Nucleares Reaco de Fisso Reaco de Fuso Prs e Contras da Energia Nuclear Centrais Nucleares versus Centrais Termoelctricas Aplicaes da Energia Nuclear Energia Nuclear em Portugal? Concluso Bibliografia Webgrafia Anexos Anexo A Centrais Nucleares no Mundo Anexo B Geografia da Matria-Prima 29 31 6 8 10 16 18 22 25 26 26 3 4

Anexo C Geografia da Produo de Electricidade de Origem Nuclear 32

Copyright Marisa Milhano 2011

2|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

INTRODUO
Desde que surgiu o Homem, que este depende totalmente do meio ambiente e dos seus recursos. O Homem tem vindo a consumir estes recursos, e nos ltimos tempos de uma forma bastante excessiva, encontrando-se assim cada vez mais dependente destes. Actividades como por exemplo o desenvolvimento industrial, a expanso dos transportes e o crescimento demogrfico, no tm parado de aumentar, o que por sua vez tem causado um contnuo aumento dos consumos energticos mundiais. Isto faz com que se recorra, de forma cada vez mais precipitada e irreflectida, quer aos recursos energticos renovveis quer aos recursos no renovveis. Contrariamente ao que devia ser feito, o Homem serve-se hoje em dia muito mais dos recursos no renovveis, devido aos elevados custos e pouca rentabilidade dos recursos renovveis. A Energia Nuclear e a sua possibilidade de utilizao possuem elevados riscos, mas tambm muitas vantagens ao nosso desenvolvimento, o que faz com que esta esteja a gerar variadas discusses a nvel mundial. vista como uma possvel fuga ao alto consumo, e dependncia do petrleo, mas como todas as outras energias no renovveis, finita e trs consigo responsabilidades, responsabilidades estas que talvez o Homem no consiga suportar. Este trabalho possui ento como principais objectivos compreender o que a energia nuclear e em que conhecimentos cientficos se baseia, que tipo de reaces nucleares ocorrem numa central nuclear, quais as principais vantagens e desvantagens do seu uso e as suas actuais aplicaes, e tentar perceber por fim em que ponto da situao se encontra actualmente Portugal em relao a este tema.

Copyright Marisa Milhano 2011

3|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear baseia-se no princpio de equivalncia de energia e massa verificado por Einstein, que relaciona estas duas variveis como mostra a frmula: E = mc2 Em que: E energia, m massa, c velocidade da luz no vcuo (9x108 m/s)

Esta energia libertada numa reaco nuclear (energia electromagntica) associada a ligaes entre tomos, electres ou protes, ou seja, em processos de transformao de ncleos atmicos, em que ocorre a converso de massa da matria em energia (relacionadas pela frmula apresentada anteriormente). Esta energia produzida e controlada por reaces nucleares.
Figura 1: Reaco no interior de um reactor nuclear.

Recordando a definio de istopo, que diz que Istopos so tomos que contm o mesmo nmero de protes mas diferente nmero de neutres, sabe-se que alguns istopos de determinados elementos demonstram a capacidade de se transformarem em outros istopos ou elementos atravs de reaces nucleares, emitindo energia durante esse processo (mais uma vez, baseando-se no princpio de equivalncia de Einstein). Assim a tecnologia nuclear explora esta mesma energia que libertada, tentando ao mximo aproveit-la, ao tentar converter o calor emitido na reaco em energia elctrica. Este processo de obter electricidade atravs da energia nuclear comeou pouco depois da descoberta, no incio do sculo XX, que determinados elementos, como o rdio, libertavam quantidades exorbitantes de energia, de acordo com o princpio de massa energia. Esta libertao de energia pode ser devidamente controlada num reactor nuclear, ou pode ser descontrolada no caso de uma bomba atmica. A energia nuclear, apesar das suas grandes potencialidades energticas, tem estado associada a grandes desastres mundiais, como o fogo de Chernobly (a 26 de Abril de 1986) ou ao das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki (6 de Agosto de 1945 e 9 de Agosto de 1945, respectivamente).

Copyright Marisa Milhano 2011

4|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

O conceito da energia nuclear surgiu com Ernest Rutherford, fsico conhecido por ter descoberto o ncleo atmico, e que acreditava que os ncleos podiam ser modificados atravs de bombardeamento com partculas rpidas. Com a descoberta do neutro percebeu-se ento que existiriam diversas possibilidades para estas modificaes. Ida Noddack foi a primeira a suspeitar que durante o bombardeamento de ncleos pesados com neutres, esses poderiam quebrar-se em pedaos grandes, que so istopos de elementos conhecidos, mas no vizinhos dos originais na tabela peridica. Mas foi apenas em 1938, na Alemanha, por Otto Hahn e Fritz Stramann, que a fisso nuclear foi descoberta, atravs de uma reaco que pode ser escrita da seguinte forma:

Esquema de uma reaco de fisso; em que os fissionable nucleus correspondem ao 23592U, que se separa em dois ncleos 13956Ba e o 9536Kr com libertao de energia e de neutres, que por sua vez iro bombardear outros ncleos de 23592U

Figura 2: Esquema duma reaco de fisso.

Contudo, a fisso nuclear foi apenas depois explicada por Lise Meitner e Otto Frisch, ao realizarem a primeira reaco em cadeia, no mbito do projecto Manhattan para a construo da primeira bomba atmica.

Copyright Marisa Milhano 2011

5|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

TIPOS DE REACES NUCLEARES


As reaces nucleares consistem essencialmente na modificao da composio do ncleo atmico de um elemento, o que o pode fazer tornar-se noutro elemento completamente diferente. Este fenmeno pode ser espontneo ou desencadeado pelo Homem. Existem duas formas de reaces nucleares: a fisso nuclear, onde o ncleo atmico se divide em duas ou mais partculas (ciso de ncleos pesados para obter ncleos mais pequenos); e a fuso nuclear, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para formar um novo ncleo maior, ou seja, com um maior nmero de massa. FISSO NUCLEAR A reaco mais utilizada pelas fbricas a de fisso nuclear, que aproveita a energia libertada para a produo de energia elctrica. O combustvel utilizado o 235U, que bastante raro na natureza, sendo por isso utilizado o seu istopo
238

U para formar 235U, visto que o 238U


235

apesar de ser muito mais abundante, sofre fisso com muito menos frequncia que o

Ue

liberta uma quantidade de energia pequena (da ter se ser enriquecido). Ele passa de uma percentagem de 0,7% na natureza para 3% nas centrais nucleares (consultar Anexo B Geografia da
Matria-Prima).

Esta percentagem a utilizada, visto que de outra forma a reaco no seria autosustentada, o que significa que dos neutres, libertados aquando da reaco, capturado outra vez por um 235U, e no por 238U, de forma a existir sempre 235U e a reaco poder continuar.

Circuito Secundrio

Circuito Primrio

Figura 3: Reactor de fisso nuclear esquematizado.

Copyright Marisa Milhano 2011

6|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Na imagem anterior podemos observar um reactor de fisso nuclear esquematizado, que mostra o seu funcionamento e a sua finalidade (electricidade). No ncleo do reactor as fisses nucleares que ocorrem no 235U aumentam a temperatura da gua, que por se encontrar em alta presso no evapora. Esta gua funciona como controladora dos neutres de forma a evitar que estes se fundam com o sistema primrio. Assim, a gua quente que se encontra no reactor bombeada pelo permutador de calor para as paredes de tubagem para a gua do sentido secundrio. Esta passa para o estado gasoso e vai accionar a turbina que est ligada ao gerador, formando corrente elctrica. O vapor de gua por sua vez vai para um condensador onde a sua temperatura desce, passando outra vez para o estado lquido condensao. Depois a gua volta a ser reintroduzida no circuito primrio. Existem vrios tipos de reactores de fisso: reactores de gua leve, reactores de gua pesada e reactores de rpido enriquecimento, que variam consoante a substncia moderadora utilizada (no caso explicado anteriormente o reactor era o de gua leve o mais simples). Um fenmeno que observado em reactores nucleares de cisso moderados com gua a Radiao de Cherenkov (ou Efeito Cherenkov). Esta ocorre quando uma partcula electricamente carregada atravessa um meio denso,
238

U. Isto ocorre no

deslocando-se a uma velocidade superior da luz neste meio, fazendo com que seja emitida radiao electromagntica que
Figura 4: Visualizao do efeito de Cherenkov.

pode estar na faixa do visvel, provocada pela onda de choque que marca a passagem da velocidade da luz no meio.

A intensidade total da radiao de Cherenkov proporcional velocidade da carga excitada e ao nmero destas partculas. Alm disso, a intensidade relativa de uma frequncia proporcional prpria frequncia. Assim, altas frequncias so mais intensas na radiao Cherenkov, o que justifica o facto de esta radiao apresentar uma luminosidade azul. Na verdade, a maioria da radiao Cherenkov encontra-se na regio ultravioleta do espectro.

Copyright Marisa Milhano 2011

7|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011 REACES DE FUSO Os reactores nucleares que utilizam as reaces de fuso ainda esto em fase

- ENERGIA NUCLEAR -

experimental, pois ainda existem dvidas acerca da sua viabilidade tcnica e econmica, devido por exemplo s temperaturas altssimas a que as reaces ocorrem. Estes reactores utilizam reaces de fuso nuclear que transformam hidrognio em hlio, como mostra a equao:
3 1H

+ 21H 42He + 10n

Figura 5: Reactor nuclear de fuso (Tokomak).

Figura 6: Reaco de fuso.

Esta reaco s ocorre espontaneamente em locais como o nosso Sol, a temperaturas por volta dos 108 K. Isto torna muito complicada a construo dos reactores, por no haver a possibilidade da existncia de matria slida a estas temperaturas, apenas um estado a que se denomina plasma. Este estado considerado o quarto estado da matria, o chamado gs ionizado, em que os ncleos e os electres esto livres, numa distribuio quase neutra (em que as

concentraes de ies positivos e negativos so quase iguais). A mais pequena diferena de cargas torna-o electricamente condutvel, fazendo com que seja muito electromagntico.
Figura 7: Plasma.

Assim o processo baseia-se em aquecer o suficiente os ncleos de deutrio ( 21H) at se chegar a este estado de plasma. Visto que assim que se alcana esse estado, os tomos de hidrognio se desagregam, isto permite que se chocarem, ocorra entre eles uma fuso, produzindo tomos de hlio.
Copyright Marisa Milhano 2011 8|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

A diferena energtica entre dois ncleos de deutrio e um de hlio ser emitida na forma de energia que manter o estado plasmtico com sobra de grande quantidade de energia til. As experincias realizadas para obter esta reaco, tm sido feitas em reactores espaciais utilizando tcnicas de confinamento, especialmente a de confinamento electromagntico e de confinamento inercial, que permitem suportar a massa do material no estado plasmtico (visto que no existem reservatrios capazes de suportar as elevadas temperaturas a ele associadas). O confinamento electromagntico aplica campos magnticos que aprisiona as partculas elctricas do plasma, enquanto que o confinamento inercial bombardeia pequenas quantidades de combustvel no ncleo com radiao laser vinda de quase todos os ngulos de forma a manter o plasma contido a uma distncia considervel das paredes do reactor. As paredes do reactor recebem os neutres libertados na reaco e que, por no terem carga no podem ser confinados pelos mtodos referidos anteriormente. Estes neutres transportam uma grande quantidade da energia libertada na reaco nuclear, na forma de energia cintica. Para se conseguir capturar essa energia utiliza-se habitualmente o ltio fundido, que captura os neutres atravs da reaco:
6 3Li

+ 10n 31H + 42He


4 2He

Assim, a energia cintica do

3 1H

(trlio) e de

convertida em energia interna do ltio fundido, que depois serve para aquecer a gua ligada a uma turbina (processo semelhante das reaces de fisso, nomeado anteriormente). Outro motivo que nos leva a utilizar o ltio, que o trtio depois de separado (algo que facilmente se realiza) permite a sua reutilizao como combustvel. Os cientistas do projecto Iter, do qual participam o Japo e a Unio Europeia, pretendem construir uma central experimental de fuso para comprovar a viabilidade econmica do processo como meio de obteno de energia.
Figura 8: Cartaz publicitrio do projecto ITER, desenvolvido no sul de Frana, que tem como objectivo demonstrar como a energia nuclear de fuso a fonte de energia nuclear do futuro.

Copyright Marisa Milhano 2011

9|P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR

Figura 9: Central Nuclear na Repblica Checa.

Na Unio Europeia, a energia nuclear gera um tero da energia elctrica que produzida
(consultar Anexo C),

evitando por este motivo, a emisso de 700 milhes de toneladas de CO2, por

ano para a atmosfera (consultar tabela 2, Centrais Nucleares versus Centrais Termoelctricas). Este nmero equivalente retirada de circulao de todos os carros que existem na Europa, aproximadamente 200 milhes. Graas energia nuclear, (em 1996) foi evitada escola global a emisso de 2,33 milhares de milhes de toneladas de CO2 para a atmosfera, emisses essas que seriam maioritariamente de combustveis fsseis. Uma central nuclear normal evita em mdia a emisso de 90 milhes de toneladas de CO2, 312 000 toneladas de xidos de azoto (NOx), 650 000 toneladas de SO2, bem como 170 000 toneladas de cinzas, que conteriam mais de 5200 toneladas de arsnio, cdmio, mercrio e chumbo. Os derrames de uma central nuclear a funcionar adequadamente so mnimos e so expelidos essencialmente sob forma gasosa pela chamin da central, sendo que a grande maioria dos gases emitidos so constitudos por vapor de gua. Por outro lado, a componente lquida associada refrigerao da central, tem emisses muito baixas de radiao.

Copyright Marisa Milhano 2011

10 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

No entanto, as centrais nucleares no esto isentas de perigos. Distinguem-se pelo menos cinco tipos de problemas que podem pr em causa a segurana das centrais nucleares e, por consequncia, a segurana das populaes e do planeta: os desastres naturais, os erros humanos, as limitaes da tecnologia, os atentados terroristas e a corrida s armas atmicas. Evidentemente que, excepo do problema da corrida s armas atmicas, todos os outros tambm se colocam nas centrais trmicas a combustveis fsseis ou noutro tipo de infraestruturas civis e militares de natureza estratgica. S que os efeitos de um acidente ou de um atentado num reactor nuclear so potencialmente muito mais perigosos para as populaes e para o ambiente.

Mesmo assim, o maior perigo duma central nuclear est relacionado com a contaminao radioactiva, por erros humanos, das pessoas que nelas trabalham ou do meio ambiente. As centrais nucleares utilizam e produzem materiais radioactivos, que tm de ser transportados e manipulados em condies de segurana extrema, a fim de no contaminarem a atmosfera, os solos e as guas.
Figura 10: Resduos de baixa radiao.

Este acontecimento poderia levar a alteraes gravssimas nos ecossistemas afectados, visto que os efeitos a longo prazo de pequenas doses de radiao constantes so ainda pouco conhecidos. Especula-se apenas que podero levar a uma maior incidncia de cancros e de mutaes nos organismos. Assim, o armazenamento dos resduos radioactivos tem de possuir o maior nvel de segurana possvel, de modo a assegurar que nunca haver contaminao do meio ambiente. O que implica que os recipientes sero necessariamente caros.

Os resduos radioactivos podem ser divididos em dois tipos, quanto ao tratamento que tero de sofrer: - de baixa radiao, quando a sua radiao baixa e tm tempos de vida relativamente pequenos; - de alta radiao, quando produzem elevados nveis de radioactividade e/ou tm tempo de vida muito longos.
Figura 11: Resduos de baixa radiao.

Copyright Marisa Milhano 2011

11 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Os resduos de baixa radiao podem ser armazenados em aterros prximos da superfcie, desde que encerrados em

contentores estanques e resistentes corroso, pois, no mximo, dentro de 100 anos deixaro de ser perigosos para o meio ambiente.
Figura 12: Aterro de resduos de baixa radiao no Texas, EUA.

Os resduos de alta radiao, gerados durante o processo de fisso, requerem um tratamento distinto, dada no s a sua alta radioactividade, mas tambm o facto de a mesma ainda se manter elevada por milhares de anos. Para este tipo de resduos, so necessrios aterros muito abaixo na biosfera, longe de
Figura 13: Esquema dum contentor de confinamento de resduos radioactivos.

aquferos e completamente estanques em relao ao meio geolgico envolvente.

As estaes colectoras at agora construdas para resduos de alta radiao foram todas construdas a profundidades de vrias centenas de metros e com o cuidado de escolher camadas geolgicas mais ou menos estanques (normalmente de granito). So centrais que tm grandes encargos na sua concepo e com a sua construo, pois tm de garantir que o sistema continua a ser estanque por dezenas de milhares de anos, numa altura em que a nossa espcie j ter sido extinto ou ter evoludo para uma mais avanada.

Outro perigo no menos importante o de exploso. No h razes tcnicas para a existncia deste perigo, pois hoje em dia os mecanismos de controlo so aquilo que de mais avanado existe ao nvel da tecnologia instrumental de controlo. No entanto, nos diversos acidentes existentes at hoje mostram-nos que os mesmos aconteceram devido a falhas nos sistemas de segurana por investimento insuficiente nos mecanismos de controlo.
Figura 14: Pormenor dum reactor nuclear.

Copyright Marisa Milhano 2011

12 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

De facto, o perigo de medidas administrativas de conteno de despesas a qualquer nvel constitui o maior risco para a segurana de uma central nuclear, sendo tambm este o maior risco quando se pensa nos perigos de armazenamento indevido de resduos nucleares. Uma central nuclear no pode, em caso algum, sofrer cortes administrativos no seu funcionamento, pois os perigos que da advm podem sofrer-se no apenas localmente, mas tambm escola global. Para minimizar o risco de acidente, so usados normalmente trs nveis de segurana: - O prprio reactor, para alm de todos os mecanismos de automao e controlo, fabricado com paredes grossas de material refractrio que impede a passagem de radiao para o exterior. - A prpria central, que igualmente construda com paredes blindadas de material refractrio. - E como ltimo nvel de segurana, as centrais nucleares so tambm construdas em regies muito distantes de aglomerados populacionais, de modo a garantir que, no caso de fuga de radiao, os riscos para os seres humanos so os menores possveis.

Com todas estas medidas, o registo histrico do impacto ambiental e do nmero de mortos e feridos em acidentes nucleares civis d uma grande vantagem a esta fonte de energia, por comparao com o carvo, onde todos os anos h centenas de vtimas na actividade mineira; com o petrleo e o gs natural, onde os rebentamentos de pipe-lines, as exploses de refinarias e os derrames de navios so relativamente frequentes; ou mesmo na hidroelectricidade, em que as rupturas de barragens podem ser muito destrutivas. A excepo chama-se Chernobil, uma catstrofe em 1986 que resultou de uma falha humana e da confiana cega na tecnologia pelos soviticos. Contudo, no h dvida de que a indstria nuclear aprendeu imenso com os erros de Chernobil, o que levou a um grande investimento na investigao e desenvolvimento das centrais, que tm aumentado continuamente a sua segurana e do transporte de materiais radioactivos.
Figura 15: Destruio de Chernobil.

Copyright Marisa Milhano 2011

13 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Por fim, o consumo de gua de uma central nuclear condiciona fortemente a sua construo e manuteno. A construo de uma barragem pode contribuir para a soluo do problema, como acontece na central espanhola de Almaraz, junto do rio Tejo. Mas agrava obviamente os custos do investimento. Outra alternativa para contornar as limitaes no fornecimento de gua o recurso a torres de refrigerao (sistema de circuito fechado), mas estas aumentam os custos do projecto e o efeito de estufa local, provocado pela emisso de grandes quantidades de vapor de gua para a atmosfera, considervel.

Figura 16: Central Nuclear de Almaraz, Espanha.

Entretanto, a corrida s armas atmicas ganhou um novo flego com as ambies de pases politicamente mais instveis e imprevisveis, como o Iro ou a Coreia do Norte. O uso do plutnio dos resduos perigosos, em vez do urnio enriquecido, nos reactores mais avanados de hoje em dia, tem a vantagem de permitir a reutilizao de combustveis, mas o plutnio serve para fabricar armas nucleares, o que pode criar novos problemas de segurana.

Figura 17: Resultado duma bomba nuclear.

Copyright Marisa Milhano 2011

14 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

VANTAGENS
- A energia nuclear a fonte mais concentrada de gerao de energia conhecida, pois um pequeno pedao de urnio pode abastecer uma cidade inteira. - um combustvel muito mais barato do que outros, como o caso do petrleo. - Comparativamente com o petrleo, o urnio um recurso de muito menor custo. - A energia nuclear no causa praticamente nenhum efeito de estufa ou produz chuvas cidas. - Permite reduzir o dfice comercial.

DESVANTAGENS
- As elevadas temperaturas da gua utilizada no aquecimento podem causar poluio trmica uma vez que esta lanada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilbrio destas mesmas. - O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou tcnica poder causar uma verdadeira catstrofe. - Os resduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos. - Necessidade de armazenar os resduos em locais isolados e protegidos. - Dificuldades no armazenamento dos resduos, principalmente em questes de localizao e segurana. - Elevado custo da fundao e manuteno das centrais. uma energia no renovvel.

- Permite aumentar a competitividade. - consideravelmente uma fonte de energia segura, visto terem acontecido poucos acidentes mortais. - fcil de transportar, pois o urnio ocupa pouco espao. - Causa pouco impacto sobre a biosfera.

- Pode ser utilizada para fiz blicos, como o caso da construo de armas nucleares. - Necessidade de isolar a central, aps o seu encerramento.

Tabela 1: Comparao entre as principais vantagens e desvantagens da Energia Nuclear.

Copyright Marisa Milhano 2011

15 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

CENTRAIS NUCLEARES VERSUS CENTRAIS TERMOELCTRICAS


Uma das grandes desvantagens da utilizao das centrais nucleares como soluo energtica o custo da instalao da central e de todas as infra-estruturas de armazenamento de resduos necessrias. No entanto, e considerando apenas a resoluo do problema energtico, as centrais nucleares podem ajudar a resolver a questo do desaparecimento dos combustveis fsseis. A tabela seguinte apresenta-se, de forma sucinta, alguns dados comparativos de prs e contras quantificveis associados s centrais nucleares, comparativamente com as centrais termoelctricas que usam combustveis fsseis. Combustvel Consumo mdio por kw.hora Consumo anual Transporte anual Carvo 380g 2,5 milhes de toneladas 66 cargueiros de 35 000 toneladas ou 23 000 vages de 100 toneladas 7,8 39 800 9 450 6 000 69 000 377 000 0,02 6 Zero Desprezvel Fuelleo 230g 1,52 milhes de toneladas 5 petroleiros de 300 000 toneladas + oleodutos 4,7 91 000 6 400 1 650 Desprezveis Zero 0,001 Zero Zero Nuclear 4,12 mg de Urnio 27,2 toneladas 3 ou 4 camies

CO2, milhes de toneladas SO2, toneladas NO2, toneladas Cinzas de filtros, toneladas Escrias, toneladas Cinzas volteis, toneladas Radiao: gases, Curie/ano Radiao: lquido, Curie/ano Resduos slidos (tipo de radiao)

Zero Zero Zero Zero Zero Zero 1,85 0,1 13,5 m3 (alta) 493 m3 (baixa)

FONTE: Nucleonor Tabela 2: Comparao de consumos e produo de resduos para centrais de 1000MW.

Copyright Marisa Milhano 2011

16 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Como se pode verificar, a grande vantagem da utilizao das centrais nucleares prende-se com o facto destas no emitirem praticamente nenhuma quantidade de CO 2, aquando do seu funcionamento, o que contribui para a diminuio das emisses de gases responsveis pelo aumento do efeito de estufa e pelas chuvas cidas. Claro que no podem ser esquecidas as emisses de gases nos processos de extraco, transporte e enriquecimento do urnio que alimenta as centrais nucleares, na sua construo e desmantelamento, e ainda no tratamento final dos resduos. Mesmo assim, o balano final, por comparao com as centrais que utilizam fontes de energia fssil (fuel, gs natural e
Figura 18: Transporte de materiais radioactivos.

carvo), muito mais favorvel utilizao da energia nuclear.

Contudo, a sua maior desvantagem so os resduos radioactivos que so produzidos e que requerem condies especiais de armazenamento. As tecnologias relacionadas com o tratamento destes resduos tm evoludo e os investimentos nesta rea tambm, mas ainda no foi encontrada nenhuma soluo definitiva e absolutamente segura. O principal problema que uma parte destes resduos (os resduos de alta radiao) liberta calor e radiao durante milhares de anos, necessitando de monitorizao e arrefecimento permanentes, o que constitui uma pesada herana para as geraes futuras. verdade que estes so produzidos em muito menor quantidade que os das centrais trmicas convencionais, e controlados de uma forma no comparvel a qualquer outro resduo industrial. Mas so, de longe, muito mais letais, e os seus efeitos duram mais tempo.

Figura 19: Reactor Nuclear, Chernobil.

Copyright Marisa Milhano 2011

17 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


A cada dia, novas tcnicas nucleares so desenvolvidas nos diversos campos da actividade humana, possibilitando a execuo de tarefas impossveis de serem realizadas pelos meios convencionais. Para alm do facto que se reveste da maior importncia da energia nuclear, poder gerar energia elctrica atravs dos reactores nucleares de potncia, a Medicina, a Indstria, principalmente a Farmacutica, e a Agricultura so as reas mais beneficiadas com a utilizao da energia nuclear. Os istopos radioactivos ou radioistopos, devido propriedade de emitirem radiaes, tm vrios usos. As radiaes podem at atravessar a matria ou serem absorvidas por ela, o que possibilita mltiplas aplicaes. Medicina Uma ferramenta importante no tratamento e diagnstico de doenas so os radiofrmacos. Estes so substncias qumicas (frmacos) que so associados a radioistopos produzidos em reactores nucleares ou em aceleradores de partculas. Na medicina nuclear, os radiofrmacos so injectados no paciente, concentrando-se no local a ser examinado e emitindo radiao, que, por sua vez, detectada no exterior do corpo por um detector apropriado, que pode transformar essa informao em imagens, permitindo ao mdico observar o funcionamento daqueles rgos. Os radiofrmacos so utilizados no diagnstico de diversas patologias.

Figura 20: Radiofrmacos produzidos pela CNEN. Entre parnteses encontra-se o nome do radioistopo em cada frmaco.

Copyright Marisa Milhano 2011

18 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Uma tcnica nova e importante na medicina nuclear a PET (sigla, em ingls, para tomografia por emisso de positres e electres), que utiliza radioistopos de meia-vida muito curta e que tm como caracterstica o decaimento com a libertao de positres. Esta tcnica considerada por muitos especialistas a melhor e mais precisa forma de radiodiagnstico por imagem disponvel hoje em dia. Esses radioistopos so produzidos em aceleradores de partculas especficos, os ciclotres, sendo o principal produto o Flor-18.

As

radiaes

nucleares

so

utilizadas

tambm em diversas terapias, principalmente no tratamento de cancro. Nesse caso, as clulas cancerosas so irradiadas, a fim de as eliminar e impedir a sua multiplicao. Uma das formas de aplicao da radiao consiste em se colocar uma fonte externa ao paciente, a uma certa distncia
Figura 21: Radioterapia.

do tumor a ser tratado (radioterapia).

Na maioria das vezes, usa-se uma fonte de cobalto-60 nesse tratamento. Hoje em dia este processo tem vindo a ser substitudo por aceleradores lineares, que produzem feixes de electres que, ao incidir num determinado alvo, geram fotes, que interagem com o tecido ou rgo.

Outro uso da radiao em medicina a irradiao de sangue com raios gama. Esse mtodo usado no sangue a ser administrado em pacientes que tm deficincia imunolgica. Este tratamento com a radiao diminui a quantidade de linfcitos T (clulas de defesa) no sangue, o que reduz em muito no paciente o risco de rejeio de um rgo ou tecido transplantado

Indstria As tecnologias nucleares nas indstrias so principalmente usadas na qualidade de processos de diversos sectores industriais.

Copyright Marisa Milhano 2011

19 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

As fontes mais utilizadas so o cobalto-60, o irdio-192, o csio-137 e o amercio-241. A facilidade de penetrao da radiao em diversos materiais, bem como a variao de sua atenuao com a densidade do meio que atravessa, tornam o seu uso conveniente em medidores de nvel, espessura e humidade.

Na indstria do papel, estes medidores so utilizados para garantir que todas as folhas tenham a mesma espessura.
Figura 22: Fabrico de papel.

Na indstria de bebidas, a radiao usada para controlo de enchimento de vasilhames.

Outro uso importante das radiaes nucleares est na aplicao de traadores radioactivos. Nesse mtodo, uma substncia com material radioactivo injectada num meio, e acompanha-se o seu comportamento nos processos que se deseja observar. Traadores radioactivos tambm tm sido cada vez mais utilizados para detectar problemas de vazamentos e mau funcionamento em grandes plantas da indstria qumica, permitindo economia de tempo e de dinheiro.

Na explorao de petrleo, fontes de neutres so utilizadas em processos para determinar o perfil do solo e outras podem auxiliar a distinguir a quantidade de gua, gs e leo existentes no material extrado, facilitando e economizando o processo de explorao.
Figura 23: Explorao de petrleo.

Cada vez mais utilizados hoje em dia so ainda os irradiadores industriais, que so instalaes com compartimentos onde o material a ser tratado exposto radiao, de forma a esteriliz-lo, eliminando bactrias e vrus. Existem no mundo hoje cerca de 160 irradiadores industriais a funcionar, existindo um na Unidade de Tecnologias de Radiao do Instituto Tecnolgico Nuclear, em Lisboa. O cobalto-60 o material mais utilizado como fonte de radiao. A exposio radiao gama no contamina os materiais irradiados nem os transforma em materiais radioactivos. Portanto, ao cessar o processo, no existe mais radiao nos materiais.
Copyright Marisa Milhano 2011 20 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Alguns exemplos de materiais esterilizados so: materiais cirrgicos, remdios, alimentos, materiais de valor histrico, etc.

Figura 24, 25, 26 e 27: Exemplos de materiais irradiados.

Agricultura Na Agricultura, as tecnologias nucleares so bastante utilizadas ao nvel da irradiao para preservao de alimentos, assim como tambm para estudos de solo e plantas, atravs da utilizao de traadores radioactivos.

Outra aplicao na agroindstria o uso da tcnica de macho estril para o combate a pragas nas culturas. Nesta tcnica, so produzidos machos esterilizados da praga a ser combatida e que depois so lanados na regio infestada, diminuindo a populao, ao afectar a sua capacidade de reproduo. Esse processo usado por pases como Estados Unidos, Mxico, Guatemala e Argentina no combate mosca da fruta.
Figura 28: Mosca da fruta.

Copyright Marisa Milhano 2011

21 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


Em Portugal, actualmente, no se produz energia nuclear, nem possumos projectos governamentais para que Portugal inicie a sua produo a curto prazo (consultar Anexo A Centrais
Nucleares no Mundo).

certo que a soluo nuclear seria interessante se se optar por iniciar um

programa prprio de minerao de urnio, visto que possumos reservas considerveis. O preo do xido de urnio (U3O8) triplicou desde 2000 (ano em que atingiu o valor mais baixo em duas dcadas). No incio de 2010, as cotaes chegaram aos 66,46/kg, o que quer dizer que s em xido de urnio, a jazida de Nisa (no Distrito de Portalegre) vale mais de 43 milhes de euros, jazida essa que uma empresa Australiana (Iberian Resources) est interessada em explorar; o estado Portugus prepara-se para dizer no a essa proposta por motivos ambientais.
Figura 29: Jazida de Urnio em Nisa, Portalegre.

Esta mina (que equivale a cerca de 60% do potencial do Alto Alentejo) tem o maior jazigo inexplorado alguma vez descoberto em territrio nacional, estando o seu potencial estimado em quase 6,3 milhes de toneladas de minrio no sujeito a qualquer tratamento, 760 mil toneladas de minrio seco e cerca de 650 toneladas de xido de urnio.

Na imagem esquerda esto representadas as regies portuguesas onde existe urnio, matria-prima fundamental para a obteno de energia nuclear. Pela observao do mapa conclui-se que o Alentejo a zona do pas onde este minrio predomina.

Figura 30: Distribuio de Urnio em Portugal.

Copyright Marisa Milhano 2011

22 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Uma central nuclear daria uma razovel contribuio para produzir energia elctrica em Portugal: cerca de 1700MW, 3,75% da produo nacional de energia elctrica em 2016 se o consumo final de electricidade atingir os 25% na prxima dcada. Esta produo no emite CO 2 e ajudaria Portugal a cumprir o Protocolo de Quioto, embora a meta de 2012 j parea inalcanvel, devido ao tempo de construo do(s) reactor(es) nucleares.

Figura 31: Envolvente do mercado energtico portugus e possveis solues.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Diminuio dos custos energticos Cumprimento do Protocolo de Quioto Aumento da competitividade econmica Exportao de energia

Inexistncia de autoridade licenciadora

Falta de especialistas Necessidade de investimento econmico elevado Custos de manuteno e desmantelamento elevados

Figura 32: Diagrama com algumas vantagens e desvantagens especficas implementao da Energia Nuclear em Portugal.

Copyright Marisa Milhano 2011

23 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

O nuclear tem provocado no nosso pas discusses pblicas, onde a emoo se sobrepe muitas vezes razo. Os problemas energticos so transversais a toda a sociedade, influenciando profundamente o nosso modo de vida. As decises que forem tomadas vo afectar as geraes futuras.

Figura 33: Cartoon alusivo ao assunto da Energia Nuclear em Portugal.

A populao no est, na grande maioria, dentro do assunto. Uma opinio pblica esclarecida e activa um pilar fundamental da democracia. Para os que tanto invocam a Finlndia como modelo, deve ser lembrado que as populaes locais tiveram sempre (e mantm) o direito de voto. Por um mnimo de seriedade poltica, o Governo no pode, sem convincentes explicaes, decidir sozinho. Os cidados precisam de ter acesso a esta informao e fazer uma avaliao sria, tendo conhecimento dos argumentos tcnicos e econmicos de uma forma clara e objectiva, com esprito aberto a todas as solues. No h hoje dvidas de que a energia e o ambiente vo estar no centro do novo modelo de desenvolvimento que Portugal precisa implementar, para alcanar as economias avanadas da Unio Europeia.

Copyright Marisa Milhano 2011

24 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

CONCLUSO
A Energia Nuclear , sem dvida, a energia do futuro, uma vez que so cada vez mais os projectos desenvolvidos pelos pases de forma a apostar nesta energia, e os que j produzem apostam cada vez mais nesta forma de energia rentvel (ver Anexo A Centrais Nucleares no Mundo). uma energia com inmeras vantagens, tanto a nvel energtico, como ambiental e econmico. Mas, se por um lado a soluo para a crise energtica do planeta, ainda h muitas desvantagens que precisam de ser minimizadas e controladas. Os avanos na tecnologia das centrais nucleares de fisso tm-nas tornado cada vez mais seguras, tal como a instrumentao de controlo. Cada dia que passa a tecnologia nuclear est cada vez mais dominada. Se com as centrais de energia nuclear de fisso j se consegue produzir uma quota-parte da energia mundial, com as centrais de energia nuclear de fuso que esto ser desenvolvidas, so inmeras a possibilidades energticas que este de energia poder vir a dar. Combustveis fosseis, mais poluidores que a energia nuclear, como o petrleo podero perder terreno graas a esta inovadora tecnologia. Contudo, um dos grandes receios a nvel mundial, que a Energia Nuclear seja utilizada para fins blicos, como em Hiroshima, causando assim danos irreversveis no planeta, ou ento que seja utilizada negativamente numa guerra nuclear a nvel mundial. Na nossa opinio a Energia Nuclear poder ser uma possibilidade a pr em uso, mas o pas que o fizer, tem de estar disposto a carregar um pesado fardo em caso de acidente, tal como a populao desse pas, caso aprove a sua utilizao. No entanto no h dvida que a energia nuclear o caminho a seguir.

Copyright Marisa Milhano 2011

25 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

BIBLIOGRAFIA
COSTA, Alexandre, FERREIRA, Ana Margarida, COSTA, Ana Maria, Qumica 12Ano volume 2, Pltano Editora, 2edio, Agosto de 2009. ISBN: 978-972-770-676-1 Pginas: 159 a 168.

RODRIGUES, Jorge Nascimento, AZEVEDO, Virglio, Nuclear - O Debate sobre o novo modelo energtico em Portugal, Centro Atlntico, Coleco Desafios, 1 edio, Novembro de 2006. ISBN: 989-615-034-6 Pginas: 99 a 134 e 243 a 274.

WEBGRAFIA
BIODIESEL BR, Energia Nuclear, Biodiesel Br, http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energianuclear.htm BIODIESEL BR, Aplicaes da Energia Nuclear: Indstria, http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear-industria.htm BIODIESEL BR, Aplicao da Energia Nuclear: Na http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear-saude.htm sade, Biodiesel Br,

Biodiesel

Br,

CARDOSO, Eliezer de Moura, Aplicaes da Energia Nuclear, CNEN, http://www.cnen.gov.br/ensino/ apostilas/aplica.pdf COLA DA WEB, Energia Nuclear 2, Cola da Web, http://www.coladaweb.com/quimica/quimicanuclear/energia-nuclear-2 ENERGIA E AMBIENTE, Energia Nuclear vantagens e desvantagens, Energia e Ambiente, http:/energia eambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/ GRANJEIRO, Carlos, EUSTQUIO, Joo, Portugal e o Nuclear, http://nuclear.com.sapo.pt/ index_ficheiros/Page2910.htm

Copyright Marisa Milhano 2011

26 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

IRD, Quais so as principais aplicaes da energia nuclear?, IRD Instituto de Radioproteco e Dosimetria, http://www.ird.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22&catid=7& Itemid=29, ITER, The way of new energy, ITER , http://www.iter.org/ MONTEIRO, Joana, DVO, Andreia, Energia Nuclear, NotaPositiva, http://www.notapositiva. com/trab_ estudantes/trab_estudantes/geografia/10energianuclear.htm WIKIPDIA, Energia Nuclear, Wikipdia A enciclopdia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/ Energia_nuclear WIKIPDIA, Hiroshima, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Hiroshima WIKIPDIA, Isotope, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Isotope WIKIPDIA, Nagasaki, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Nagasaki WIKIPDIA, Nuclear /wiki/Nuclear_ene rgy Power, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org

WIKIPDIA, Plasma, Wikipdia A enciclopdia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma


NOTA: Todos os sites encontram-se operacionais na data de entrega do trabalho.

Figura 1 - http://www.cksinfo.com/clipart/science/physics/energy/nuclear/nuclear-reactor.png Figura 2 - http://visual.merriam-webster.com/images/science/chemistry/matter/nuclear-fission.jpg Figura 3 - http://pictures.deadlycomputer.com/d/33961-1/pwr.gif Figura 4 - http://www4.nau.edu/meteorite/Meteorite/Images/Cherenkov.jpg Figura 5 - http://jammit.com.au/wp-content/uploads/2008/01/tokamak_large.jpg Figura 6 - http://www.lancs.ac.uk/ug/hussainw/fusion.jpg Figura 7 - http://www.physics.ox.ac.uk/pp/images/PlasmBall.jpg Figura 8 - http://terresacree.org/images/ITER4.jpg Figura 9 -http://browse.deviantart.com/?qh=&section=&q=Energy+Plant+Detmarovice+CZ#/ d1xcxhb Figura 10 - http://amacedofilho.blogspot.com/2010/10/o-renascimento-da-energia-nuclear.html Figura 11 - http://kutnews.org/post/texas-consider-accepting-low-level-radioactive-waste-across-us Figura 12 -http://www.bellona.org/english_import_area/international/russia/navy/northern_ fleet/decommissioning/26009 Figura 13 - http://www.esmeraldanvnuke.com/yucca.html

Copyright Marisa Milhano 2011

27 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

Figura 14 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset= 72#/d13lr0w Figura 15 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset= 48#/d1xc61a Figura 16- http://www.efeverde.com/esl/contenidos/mediateca/fotos/20-enero-2011-19-44-00-centralnuclear-almaraz Figura 17 - http://www.elpueblosoberano.net/2010/08/objetivo-iran-preparando-la-iii-guerra-mundiali/ Figura 18 - http://www.csmonitor.com/Environment/2010/0809/Global-warming-heats-up-a-nuclearenergy-renaissance Figura 19 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset=24# /d21w3h7 Figura 20 - http://www.biodieselbr.com/i/energia/nuclear/radiofarmaco-radioisotopo.jpg Figura 21 - http://allvitalpoints.com/wp-content/uploads/2010/07/radiotherapy1.jpg Figura 22 - http://www.solvaychlorinatedinorganics.com/docroot/chlo_inorg/static_files/images/paper _roll_1.jpg Figura 23 - http://4.bp.blogspot.com/_GbdBrEceVG4/TSRiT-cwVII/AAAAAAAABsE/-YTdHe4Blnc/s1600 /oil-rig1.jpg Figura 24 - http://excellency-service.com/loja/images/cabosbisturi.jpg Figura 25 - http://listverse.files.wordpress.com/2010/04/medicine.jpg Figura 26 - http://img.pai.pt/mysite/media/46202/a23dfd77-7361-4cfa-b12d-eddad2fe018a_BANNER .jpg Figura 27 - http://www.batalhaosuez.com.br/HISTORIA%20Egito%20e%20o%20farao%20-%20mumia. jpg Figura 28 - http://farm3.static.flickr.com/2582/3978163518_6f7c4faeae.jpg Figura 29 - http://portalegre.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=1 Figura 30 - http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/10 energianuclear.htm Figura 33 - http://jobforhumberto.blogspot.com/ Figura 34 - http://turmadafissao.blogspot.com/2010_06_01_archive.html Figura 35 - http://blogs.freshminds.co.uk/research/?p=666

Copyright Marisa Milhano 2011

28 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

ANEXO A - CENTRAIS NUCLEARES NO MUNDO


Reactores em Operao Total Mundial: 442 Unio Europeia 147 Frana 59 Reino Unido 23 Alemanha 8 Amrica Estados Unidos 103 Canad 18 Eursia Japo 55 Rssia 31 Coreia do Sul 20 ndia 16 China 10 Ucrnia 15

FONTE: World Nuclear Association (www.world-nuclear.org), Setembro de 2006. Tabela 3: Reactores actualmente em operao.

Segundo a World Nuclear Association, h 442 reactores em operao (2006), sendo a Unio Europeia (com 33%) e os Estados Unidos (com 23%) os dois espaos mais nuclearizados. A terceira potncia o Japo (com 12%). Reactores Futuros Total em construo e planeados: 90 Em construo: 28 ndia 7 China 5 Rssia 3 Iro 1 Na Europa: Unio Europeia: 1 (Finlndia) Romnia: 1 Planeados *: 62 China 13 Japo 11 Rssia 8 Coreia do Sul 7 ndia 4 Iro 2 Coreia do Norte 1 Na Europa: Bulgria 2 Ucrnia 2 Frana 1
Nota (*): Planeados significa aprovados e com financiamento ou ento em construo avanada mas suspensos por razes polticas. Tabela 4: Reactores Futuros - FONTE: World Nuclear Association (www.world-nuclear.org), Setembro de 2006. Copyright Marisa Milhano 2011 29 | Pgina

Copyright Marisa Milhano 2011 O maior esforo na construo em curso e de reactores planeados encontra-se na Eursia, com a China a ocupar 14% e o Japo, a Rssia e a ndia 12% cada um. Apesar deste esforo asitico, o padro de distribuio geogrfica pelas grandes potncias no se alterar substancialmente.

- ENERGIA NUCLEAR -

Figura 34: Reactores Nucleares.

Figura 35: Esquema de Europa, indicando quais os pases onde ir aumentar o uso da Energia Nuclear, onde o seu uso ir estabilizar, e onde a sua utilizao vai continuar sem efeito.

Copyright Marisa Milhano 2011

30 | P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

ANEXO B - GEOGRAFIA DA MATRIA-PRIMA


Dois pases desenvolvidos e democrticos o Canad e a Austrlia detm mais de 50% da produo de urnio e mais de 1/3 das reservas conhecidas e explorveis. No entanto, mais de 1/3 da produo actual da matria-prima e cerca de 30% das reservas conhecidas e explorveis situam-se em regies euro-asiticas e africanas que atravessam ou podero atravessar perodos de instabilidade poltica. Principais produtores de Urnio Canad 29% Austrlia 23% Cazaquisto 10% Rssia 8% Nigria 8% Nambia 8%
FONTE: World Nuclear Association, dados para 2005. Tabela 5: Principais produtores de urnio.

Principais detentores de reservas de Urnio Austrlia 24% Cazaquisto 17% Canad 9% Estados Unidos 7% frica do Sul 7% Nambia 6% Brasil 6% Nigria 5%
FONTE: Red Book, OCDE/NEA/IAEA, dados para 2005. Tabela 6: Principais detentores de reservas de Urnio.

Copyright Marisa Milhano 2011

31 | P g i n a

Copyright Marisa Milhano 2011

- ENERGIA NUCLEAR -

ANEXO C - GEOGRAFIA DA PRODUO DE ELECTRICIDADE DE ORIGEM NUCLEAR


(% da electricidade gerada em cada pas e nmeros de percentagens de reactores em funcionamento, 2005)

Os 442 reactores em actividade fornecem apenas 16% da electricidade mundial. As maiores percentagens de uso da energia electronuclear centram-se na Europa, com 14 pases acima dos 30% da gerao de electricidade. Apenas um pas asitico a Coreia do Sul ultrapassa a barreira dos 30%. Com excepo da Frana e da Alemanha, apenas pequenos pases da Europa (Unio Europeia e Europa de Leste) optaram por um nvel de gerao de energia electronuclear superior a 30%. Total mundial: 16%, 442 reactores Frana: 79% - 59 reactores Litunia: 70% - 1 reactor Blgica: 56% - 7 reactores Eslovquia: 56% - 6 reactores Ucrnia: 49% - 15 reactores Coreia do Sul: 45% - 20 reactores Sucia: 45% - 10 reactores Bulgria: 44% - 4 reactores Armnia: 43% - 1 reactor Eslovnia: 42% - 1 reactor Hungria: 37% - 4 reactores Finlndia: 33% - 4 reactores Sua: 32% - 5 reactores Alemanha: 31% - 17 reactores Repblica Checa: 31% - 6 reactores Japo: 29% - 55 reactores
FONTE: World Nuclear Association, Setembro de 2006. Tabela 7 - % da electricidade gerada em cada pas e nmeros de percentagens de reactores em funcionamento, 2005 Copyright Marisa Milhano 2011 32 | P g i n a

Espanha: 20% - 8 reactores Taiwan: 20% - 6 reactores Reino Unido: 20% - 23 reactores EUA: 19% - 103 reactores Rssia: 16% - 31 reactores Canad: 15% - 18 reactores Romnia: 8,6% - 1 reactor Argentina: 6,9% - 2 reactores frica do Sul: 5,5% - 2 reactores Mxico: 5% - 2 reactores Holanda: 3,9% - 1 reactor ndia: 2,8% - 16 reactores Paquisto: 2,8% - 2 reactores Brasil: 2,5% - 2 reactores China: 2% - 10 reactores

Potrebbero piacerti anche