Sei sulla pagina 1di 3

Explorao das Potencialidades da Biosfera - Controlo de Pragas

Controlo de Pragas Praga abundncia de indivduos de uma espcie indesejvel para o ser humano. As pragas disseminam doenas, competem pelo alimento, invadem campos de cultura e jardins ou so, simplesmente, incmodas. Em ecossistemas naturais e agrossistemas de policultura, as populaes das espcies consideradas como pragas encontram-se em equlibrio dinmico com as populaes de predadores e de espcies patognicas e os danos que causam a estes sistemas no so muito graves. Em agrossistemas de monocultura, a falta de biodiversidade limita as interaces entre diferentes populaes e as pragas tornam-se um problema grave que tradicionalmente combatido pela aplicao de agentes biocidas.

Pesticida produto qumico utilizado no controlo de pragas. Os biocidas, dependendo da sua composio, actuam a diferentes nveis: reguladores de crescimento, inibindo-o; inibidores de biossntese de cidos nuclecos, lpidos ou pigmentos; inibidores do desenvolvimento de plntulas; inibidores de fotossntese; desorganizadores da membrana plasmtica. Os pesticidas caracterizam-se pelo seu espectro de aco e persistncia. Espectro de aco est relacionado com a quantidade de espcies para as quais txico. Persistncia dada pelo intervalo de tempo que permanece activo. Pesticidas com grande persistncia podem permanecer activos durante alguns anos e pesticidas com baixa persistncia so activos durante algumas horas. A utilizao de pesticidas, embora permita aumentar a produtividade agrcola e combater a expanso de certas doenas, apresenta desvantagens: leva ao desenvolvimento de variedades resistentes por um mecanismo de seleco natural dirigida. O desenvolvimento destas variedades resistentes tanto mais rpido quanto mais curto for o ciclo reprodutor da espcie; afecta outros organismos, incluindo, por vezes, os predadores naturais das pragas, introduzindo desiquilbrios nos ecossistemas que se podem traduzir por um agravamento das pragas; pode originar: bioacumulao absoro e armazenamento das molculas do pesticida , em tecidos ou rgo especficos, numa concentrao mais elevada do que aquela que seria de esperar. bioampliao aumento da concentrao do pesticida, de nvel trfico para nvel trfico, ao longo das cadeias alimentares. Ameaa a sade humana de forma directa, por envenenamento, e de forma indirecta, por bioacumulao e bioampliao.

Mtodos alternativos de controlo de pragas:

Prticas de cultura alternativas: o Certas prticas agrcolas permitem reduzir os danos causados pelas pragas, entre as quais: rotao de culturas;

Pgina 1 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

plantao de sebes em redor das culturas, o que cria habitats para os inimigos naturais das pragas; cultivo de espcies em locais onde no existam as pragas que as atacam; ajuste dos ciclos de cultura, de forma a fazer coincidir a altura de maior produo com a fase do ciclo de vida em que a praga menos activa; culturas marginais, que desviam as pragas.

Controlo Biolgico: o Regulao das populaes de pragas pelos seus inimigos naturais, como predadores, parasitas e agentes patognicos. o um mtodo de regulao selectivo e no txico. o Desvantagens: a tarefa de seleccionar o melhor inimigo natural e produzi-lo em grande quantidade complexa e demorada; a aco dos inimigos naturais sobre as pragas mais lenta do que a dos pesticidas qumicos; na falta de um controlo rigoroso, as populaes dos inimigos naturais podem aumentar e transformar-se numa nova praga. Esterilizao de insectos: o Machos de insectos criados em laboratrio e tornados estreis so libertados numa zona infestada. O seu acasalamento com as fmeas no produz descendncia e a populao da praga diminui. o Desvantagens: funciona apenas com algumas espcies; dispendioso; requer uma aplicao continua, o que se traduz na necessidade de grandes quantidades de machos.

Utilizao de feromonas: o As feromonas so substncias produzidas pelos animais e que lhes permitem estabelecer comunicao. Nos insectos, so libertadas na altura do acasalamento para atrair o parceiro. o As feromonas podem ser colocadas em armadilhas, atraindo os insectos e desviando-os das culturas. Podem, tambm, ser utilizadas para atrair os predadores ou parasitas naturais. o Vantagens: tm uma aco muito especfica; so totalmente incuas para o homem e animais domsticos; servem para detectar precocemente as pragas; respeitam o equilbrio ecolgico; no incorporam resduos txicos nos alimentos; no desencadeiam nenhum mecanismo de resistncia nas pragas. o Desvantagens: a identificao, o isolamento e a produo de uma feromona um processo demorado e dispendioso. Utilizao de hormonas: o As hormonas juvenis e de muda controlam o desenvolvimento e a reproduo dos insectos em diferentes momentos do seu ciclo de vida. A aplicao de hormonas sintticas ou outras substncias que interfiram com as hormonas naturais pode impedir que se complete o ciclo de vida do insecto.

Pgina 2 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

A utilizao de auxinas em campos de cultivo de monocotiledneas permite controlar a proliferao de ervas daninhas. Como essas plantas so menos sensveis s auxinas que as dicotiledneas, a aplicao de grandes quantidades dessa hormona impede o crescimento de dicotiledneas indesejveis, sem afectar o desenvolvimento das monocotiledneas

Biopesticidas: o Alguns microorganismos produzem toxinas, especficas e biodegradveis, que podem ser utilizadas como pesticidas biolgicos. o As toxinas Bt so aplicadas s culturas, protegendo-as das pragas de insectos, sem afectar os organismos de outros grupos. Engenharia Gentica: o A tecnologia do DNA recombinante pode ser usada para a introduo nas plantas de genes que codificam a produo de toxinas ou outras substncias com aco pesticida. As toxinas Bt, quitinases e lisozima so algumas dessas substncias. o A transformao gentica permite aumentar a especificidade, eficincia e estabilidade dos biopesticidas e j foi testada em vrias espcies de plantas. Controlo Integrado: o O controlo integrado no tem como objectivo a erradicao das pragas, mas a sua reduo e manuteno em nveis economicamente aceitveis. o Os programas de controlo integrado de pragas baseiam-se no conhecimento e na avaliao do sistema ecolgico formado pela cultura, pragas que a atacam, inimigos naturais, condies ambientais e outras, e associam diferentes mtodos com o objectivo de aliar a produtividade das culturas reduo dos riscos ambientais. o A aplicao destes programas complexa e demorada
Retirado de: http://biohelp.blogs.sapo.pt/

Pgina 3 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

Potrebbero piacerti anche