Sei sulla pagina 1di 19

1

SUMRIO
SUMRIO................................................................................................................ 3 OBJETIVO................................................................................................................ 4 VIDRARIAS.............................................................................................................. 4 ACESSRIOS.........................................................................................................11 EQUIPAMENTOS....................................................................................................16 REFERNCIA BIBLIOGRFICA:...............................................................................19

OBJETIVO

Conhecer as vidrarias e equipamentos bsicos de um laboratrio de Qumica, bem como aprender a manuse-los corretamente tornando-os aptos a desenvolverem quaisquer procedimentos experimentais futuros. VIDRARIAS Uso: de uso geral em laboratrio. Serve para fazer reaes entre as solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. No serve para fazer medies exatas e sim volumes aproximados. Bquer Uso: Utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues, ou mesmo, realizar reaes com desprendimento de gases. Balo de Fundo Chato Uso: Utilizado principalmente para reaes em sistemas de refluxo e evaporao a vcuo. Balo de Fundo Redondo

Uso: Utilizado no aquecimento de lquidos, na dissoluo de substncias e para proceder reaes entre solues, tais como as titulaes. Erlenmeyer

Uso: Recipiente calibrado com volume definido. utilizado para o preparo de solues de concentrao conhecida

Balo Volumtrico Uso: Utilizada para escoar volumes definidos de lquidos. Pipeta Volumtrica

Uso: So usadas no laboratrio para medir e transferir lquidos, mais exatido que a proveta.

Pipeta Graduada

Uso: So usadas para fazer medidas no exatas. Serve para medir e transferir volumes de lquidos. No pode ser aquecida.

Proveta

Uso:

um equipamento calibrado para medir o volume de lquidos precisamente. Ela graduada em dcimos de milmetro e muito utilizada em titulaes.

Bureta

Uso: Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na extrao lquido/lquido.

Funil de Separao

Uso: Empregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bunsen.

Tubo de Ensaio

Uso: Recipiente cilndrico, achatado, de vidro ou plstico que os bilogos utilizam para a cultura de micrbios. Placa de Petri

Uso: Utilizado em conjunto com o funil de Buchner em filtraes a vcuo.

Kitasato

Uso: Possvel realizar a separao de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulio, presentes em uma mistura.

Coluna de Fracionamento

Uso: Utilizado na transferncia de substncias entre recipientes e na filtragem de substncias como o auxlio de um filtro de papel.

Funil

Uso: Usado em destilaes. Possui sada lateral para adaptao de um condensador.

Balo de Destilao

Uso: Recipiente utilizado para manter misturas refrigerantes e para finalidades diversas.

Cuba de Vidro ou Cristalizador

Uso:

10

Tal sistema comumente utilizada na determinao do ponto de fuso de uma substncia. Tubo de Thiele

Uso: Mede a temperatura de substncias

11

ACESSRIOS

Uso: Serve para agitar ou transferir lquidos de um recipiente a outro. Ela feita de vidro para no causar uma reao qumica na substncia em questo.

Basto de Vidro

Uso: Pea de Vidro de forma cncava, usada em anlises e evaporaes em pequena escala, alm de auxiliar na pesagem de substncias no volteis e no higroscpicas. No pode ser aquecida diretamente.

Vidro de Relgio

Uso: Pea de porcelana usada para evaporar lquidos.

12

Capsula de Porcelana

Uso: usada para suporte dos tubos de ensaio.

Estante para Tubo de Ensaio

13

Uso: Utenslio que acoplado na extremidade da pipeta para sugar o lquido necessrio. Os pipetadores podem ser do tipo roldana ou as pras.

Propipete ou Pipetador

Uso: Usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.

Pina de Madeira

Uso: Usada para manipular objetos aquecidos.

Pina Metlica

14

Uso: Usada para transferir substncias slidas. Podem ser feitas de diversos materiais e apresentar diversos formatos. Esptula

Uso: a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. Mas contemporaneamente tem sido substitudo pelas mantas e chapas de aquecimento. Deve-se evitar seu uso quando utilizamos substncias inflamveis dentro do recipiente que se quer aquecer. Bico de Bunsen

Uso: Sustentculo para efetuar aquecimentos de solues em vidrarias diversas de laboratrio. utilizado em conjunto com a tela de amianto.

Trip

Uso:

15

Suporte para as peas a serem aquecidas. A funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen.

Tela de Amianto

16

EQUIPAMENTOS

Uso: Com controle de temperatura atravs de termostato utilizada para secagem de material, costuma alcanar at 300C.

Estufa

Uso: Usada para a medida de massa de slidos e lquidos no volteis.

Balana Digital

Uso: um gabinete ventilado, que est dentro de um ambiente laboratorial cuja ventilao tambm deve estar corretamente projetada, para que o sistema leve para fora do edifcio os efluentes indesejveis provocados por um procedimento efetuado no interior da capela.

17

Capela de Exausto

Uso: Usada para separar usando fora centrfuga relativa gerada pela rotao da amostra usada para sedimentar slidos em lquidos, ou lquidos imiscveis de diferentes densidades, separando-os.

Centrfuga

18

Uso: Usado para o resfriamento de matrias manipulados ou no.

Refrigerador

19

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: UNESP. Apresentao das Principais Vidrarias de Laboratrio. Disponvel em: <http://www.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm> Acesso em: 26/Mar/2010. CATALOGO ELETRNICO. Casa Americana. Disponvel em:

<www.casaamericana.com.br> Acesso em: 26/Mar/2010 FELICSSIMO, A. M. P. et al. Experincias de Qumica: Tcnicas e Conceitos Bsicos. PEQ Projetos de Ensino de Qumica. So Paulo: Moderna, 1979. USBERCO e SALVADOR. Quimica: Volume nico. 5.ed. So Paulo: Saraiva, 2002

Potrebbero piacerti anche