Sei sulla pagina 1di 6

PONTFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BRUNO FIORI GABRIELA F. VARELA LEONARDO OLIVET LUIZ FELIPE NICOLA MARIANE SALVARO MAFALDA CARVALHO VANESSA PICCOLI

URBANISMO

CURITIBA 2011 BRUNO FIORI GABRIELA VARELA LEONARDO OLIVET LUIZ FELIPE NICOLA MARIANE SALVARO MAFALDA CARVALHO VANESSA PICCOLI

RESENHA REINVENTE SEU BAIRRO

Pesquisa apresentado ao curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo da Pontifcia Universidade Catlica, como requisito de avaliao da disciplina de Urbanismo Planejamento Urbano.

Professoras: Gilda, Gisela e Sylvia

CURITIBA 2011 RESENHA REINVENTE SEU BAIRRO

O autor Cndido Malta Campos Filho, diretor da URBE Planejamento, Programao e Projetos SC/Ltda., professor em exerccio de Planejamento Urbano da FAU-USP, foi secretrio de planejamento da prefeitura de So Paulo de 1978 a 1980, presidente da SAJEP Sociedade de Amigos dos Jardins Europa e Paulistano e atual diretor o planejamento do movimento defenda So Paulo. No livro, Reinvente seu Bairro o autor cria um manual de boas prticas comunitrias para moradores das cidades em geral e de So Paulo em particular. Partindo do nvel mais prximo dos cidados - o do bairro - e tendo como pano de fundo o novo Plano Diretor de So Paulo, o autor apresenta os processos que regem a configurao dos tecidos urbanos e explica como o cidado comum pode intervir na formao e transformao da cidade em que vive. Dessa forma foi realizada uma leitura especfica do Apndice onde o autor anexa textos publicados sobre a temtica abordada no livro. 1. Burguesia Ambientalista x Burguesia Predatria
(Texto publicado em O Estado de S. Paulo, 28/08/2002)

Segundo Cndido Malta existe uma pequena parcela da nova burguesia em ascenso que est mais preocupada com o humanismo que se ope ao imediatismo da sociedade contempornea. Porm grande parte desta burguesia mostra-se presa ainda aos conceitos individualistas, h, portanto uma inverso de valores onde o ter vale muito mais que o ser criando o que o autor chama de predadores hedonistas, que apenas vem o ganho imediato e valores pessoais. Entretanto o que ele chama de Burguesia Ambientalista percebe cada vez mais a necessidade de interligar o social ao natural, ou seja, a vida em sociedade e o meio ambiente. Estes ambientalistas tambm tentam combater a especulao imobiliria como modo de contribuir para uma sociedade mais justa. Malta, acredita ainda que a burguesia ambientalista deve unir foras para direcionar a sociedade para uma produo mais sustentvel e conseqentemente mais igualitria.

O autor coloca que existem vrios tipos de predadores urbanos, os desinformados que acabam ocupando reas publicas que deveriam ser destinadas a instalar uma rea verde ou quem sabe uma escola. Diferentemente daqueles que so instrudos e continuam a desrespeitar as leis urbansticas para lucrar posteriormente. As especulaes imobilirias acabam se beneficiando com tais atos e prejudicando o espao urbano. 2. A mais grave lacuna do Plano Diretor Estratgico
(Texto publicado no Jornal da Tarde, 03/09/2002)

No texto Cndido Malta, aponta os principais problemas do Plano Diretor para cidade de So Paulo. 1- Trata-se do congestionamento crescente e cuja soluo estaria no metr. 2- Relaciona-se com as enchentes recorrentes e cuja soluo dependem dos piscines. 3- Aborda o problema de moradias, sobretudo o desenvolvimento habitacional. 4- A invaso dos mananciais, sobretudo em reas pobres. A concluso dada pelo autor que imprescindvel o vnculo entre o garantidor e as solues tcnicas e que a lei do Plano Diretor dever, sobretudo estarem ligado s leis complementares para que haja uma comunicao e conseguintemente uma viso mais abrangente de toda a cidade e seu comportamento. 3. Diretrizes para uma nova lei de proteo aos mananciais: A questo dos limites da ocupao do solo para fins urbanos.
(Texto apresentado em reunio do Conselho Estadual do Meio Ambiente que discutiu o projeto da lei de Proteo aos Mananciais da Bacia do Guarapiranga do Alto Tiet 16/05/2002)

Candido Malta neste texto apresenta diretrizes para uma nova lei de proteo aos mananciais que, ao seu ver, resultaram em uma melhoria da situao em que se encontra o Guarapiranga. Ele diz que deveria haver um monitoramento da represa, com medies peridicas, que correspondessem, em um modelo matemtico, de um lado, o aumento do territrio urbanizado atravs de cada tipologia de tecido urbano adotado, e de outro, a produo, atravs de cada uma dessas tipologias de tecido urbano levantadas, dos nveis de poluio difusa no controlvel pla coleta de esgoto, alm dos nveis de assoreamento correspondente a cada tipo de tecido urbano por hectare de territrio urbanizado. Deste modo, para ele teramos um instrumento cientfico para prever o momento em que ira ocorrer a toxidade crtica que faria-nos perder o Guarapiranga.

Com essa data prevista com antecedncia de muitos anos, seria possvel que se revertesse o processo de ocupao e degradao desse manancial a tempo de salvlo. Para o autor, tambm preciso termos muitos anos pela frente para a reverso do processo social em curso, pois o poderio poltico de tais foras gigantesco, e s uma mobilizao efetiva da opinio pblica produzida pela definio de uma data fatal, com vrios anos de antecedncia, seria capaz de det-lo a tempo.

Potrebbero piacerti anche