Sei sulla pagina 1di 10

Relatrio de Aplicao UW-002

DBO - um parmetro global


observado de perto
Petra Funk Peter Wochnik Adaptao: Dr. Jrg H. Saar

UMWELT Ltda Assessoria Ambiental

Contedo:
P. 3 P. 4 P. 5 P. 7 P. 8 P. 9 Como definida a DBO? Como se faz a leitura da DBO? Como medida a depleo de Oxignio? Quais so as principais diferncias entre a depleo de O2 e a metodologia da DBO ? A DBO por Teste em Cubeta vs a Tcnica de Diluiluio Os valores obtidos da DBO so confiveis? Reviso das Metodologias

P. 10 Resumo e Literatura

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 2

Como definida a DBO?


Uma srie de processos consumidores de oxignio ocorrem em guas servidas: respirao oxidativa = DBO ( respirao de microorganismos envolvendo a degradao de substncias orgnicas dissolvidas) respirao endognica ( respirao de microorganismos envolvendo a degradao de suas reservas prprias) nitrificao reaes qumicas A Depleo Total de Oxignio a soma de todas estas reaes:

Respirao oxidativa DBO Respirao endognica

Depleo

Reaes qumicas

Nitrificao

de

oxignio

Fig. 1: Processos de depleo de oxignio Desta maneira, a DBO apenas um processo bem definido de depleo de oxignio - . Por isso, importante de inibir todos os outros processos de depleo de oxignio .na amostra, caso que queira-se medir a DBO de maneira adequada. A Demanda de Oxignio de n dias DBOn a medida dos poluentes orgnicos biodegradveis na gua. Junta com a DBO, ela considerada na legislao ambiental nacional e internacional como o parmetro mais importante para a avaliao de efluentes (Diretrizes da Unio Europia [1]).

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 3

Como se faz a leitura da DBO?


Mtodos padronizados internacionais, como por exemplo a ISO 5815 e a EN 1899-1 definam o procedimento padro para a DBOn, a chamada DBO por tcnica de diluio . Na maioria dos paises, a DBO deve ser determinada como DBO5, isto , aps 5 dias. A determinao da demanda bioqumica de oxignio difere da determinao da depleao de oxignio com relao otimizao dos fatores chaves (no somente oxignio)" [2], [3], [4] [5]. Isto significa: exesso de microorganismos totalmente depletos, p.e. microorganismos cujas reservas para a respirao endognica foram totalmente exaustas, garantindo que ocorrer apenas uma respitao oxidativa; exesso de oxignio dissolvido; exesso de sais nutrientes adio de um inibidor de nitrificao para inibir a ocorrncia de processos de nitrificao. Desta maneira, o consumo de oxignio, expresso pela DBO de diluio, depende unicamente da quantidade de substncias orgnicas dissolvidas e biologicamente utilizveis na amostra.
Procedimento (simplificado) gua de diluio, inoculada em condies definidas (geralmente com efluente decantado, aps sedimentao, da sada de uma estao de tratamento de esgoto, com uma DQO de 200 a 250 mg/l O2) e com a microbiota depleta de nutrientes, preparada e utilizada na diluio da amostra em, no mnimo, 3 passos aps a adio de um inibidor de nitrificao.. A amostra preparada em garrafas especficos para DBO, as quais so incubadas por 5 dias a 20 C, na ausncia da luz. O teor de oxignio determinado atravs de tcnica qumica ou eltro-qumica.no incio e no final do perodo de incubao. A diferncia utilizada para calcular estatisticamente a DBO5, considerando o fator de diluio.

- bvio o fato, que a determinao da DBO por este mtodo complexo e pode ser feito apenas por mo-de-obra especializada e treinada.

Como medida a depleo de oxignio?


Considerando estes fatos, uma tcnica diferente de medio chegou a ser utilizada em laboratrios de anlises operacionais, a qual no somente mais simples, mas tambm pode ser realizada por qualquer pessoa: trata-se do mtodo manomtrico de depleo de oxignio, baseada em padres nacionais individuais. Porm, uma norma internacional vlida desta metodologia monomtrica de depleo de oxignio no existe.

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 4

Procedimento (simplificado) No mnimo 3 respirmetros (garrafas seladas, conectadas a um manmetro) so enchadas pela metade com a amostra de gua no diluida. Um inibidor de nitrificao adicionado. Na parte do respirmetro que no contm a amostra, encontra-se um recipiente contendo uma soluo de hidrxido de potssio, que reage quantitativamente com o gs de dixido de carbono liberado, o qual equivalente quantidade de oxignio consumido. Como resultado, cria-se um vcuo parcial, dependendo da quantidade de oxignio consumido. A presso parcial medida manometricamente [6]. Aps 5 dias de incubao a 20 C, a depleo de oxignio pode ser lida na coluna de mercrio do manmetro

Quais so as principais diferncias entre o mtodo de depleo de O2 e o mtodo da DBO por diluio?
Medidas de depleo no fornecem indicaes sobre os processos que foram responsveis para a depleo. Por outro lado, a DBO por diluio medida em condies controladas e, consequentemente, fornece informaes definidas com relao carga orgnica do efluente. As consequncias das diferncias das duas metodologias depende do tipo da amostra. No caso da DBO por diluio so possveis trs situaes: 1. A medida da depleo fornece um valor muito baixo de consumo de oxignio p.e.no caso de efluentes industriais e afluentes de ETEs domsticos com poucos microorganismos substncias biodegradveis no so degradadas; com teor muito baixo de sais substncias biodegradveis no so degradadas; com oxignio insuficiente para cargas altas substncias biodegradveis no so completamente degradadas e gases liberadas (processos de fermentao) masqueram a produo de CO2.

2. A medida da depleo fornece um valor muito alto de consumo de oxignio p.e.no caso de efluentes industriais, afluentes de ETEs domsticos e sadas de ETEs domsticos ineficientes com cargas cuja reatividade qumica simula um consumo biolgico de oxignio; com microorganismos cujas reservas endognicas no foram totalmente gastas aps a degradao total das substncias orgnicas ocorre uma respirao endognica.

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 5

3. A medida de depleo aproxima-se DBO por diluio apenas na sada de ETEs domsticos eficientes com poucos microorganismos, cuja atividade de respirao endognica fica insignificante aps degradao das substncias orgnicas. Os problemas das condies de reao no definidas nas medidas de depleo .so enfatizadas, quando devem se medir efluentes poluidos (afleuntes de ETEs domsticos, efluentes industriais): contrariamente tcnica da DBO por diluio, podem se obter no apenas resultados com desvio acima do valor real (p.e. devido presena de microorganismos com reservas no totalmente depletas para a respirao endognica), mas tambm desvios abaixo do valore real (p.e. devido degradao incompleta de substncias orgnicas). Fica bvio, tambm, que no faz sentido de usar medidas de depleo para balanos de entrada e sada. Em ambos os casos, o resultado expresso como mg/l O2, portanto os valores no podem ser comparados entre se, pois eles so resultado de combinaes diferentes e no reproduzveis de reaes de depleo do oxignio. Apenas no caso de medidas de sada (ETEs domsticos) pode a metodologia de depleo reproduzir resultados da DBO por diluio. Mesmo assim, a tcnica de medio monomtrica de depleo tem um limite inferior de deteo de cerca de 15 mg/l O2 (por razes tcnicas, inerentes .ao mtodo: medida da diferena de uma presso).

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 6

Teste da DBO em Cubetas como alternativa para a DBO de referncia


Anlises operacionais fornecem uma alternativa para a tcnica padronizada em forma do teste em cubeta da DBO5 LCK555 (faixa de leitura: 2 1400 mg/l O2). Baseada no mesmo princpio de medio, as anlises individuais so mais simples, na parte operacional, e requerem muito menos espao. Cubetas pequenas, contendo quantidades exactas de inibidores de nitrificao e de sais nutrientes, so utilizadas no lugar das garrafas relativamente grandes de DBO. Nas cubetas so adicionadas a amostra e gua de diluio. Elas so incubadas durante 5 dias a 20 C na ausncia da luz e, em seguida, avaliadas por fotometria. O fotmetro acusa imediatamente o valor da DBO5 em mg/l O2.
Preparar a gua de diluio com o kit da DBO5 por diluio Agitar 4 ml da amostra ou amostra mais gua de diluio por 1 minuto num tubo de reao Pipetar amostra e gua de diluio numa cubeta

Garrafa 1 l, opaco

LCK 555

Bomba

Fechar a cubeta, sem deixar bolhas de ar no interior, incubar 5 dias a 20 C em durante incubador com controle de temperatura

Adicionar pastilhas de de reativo e bilhas de vidro na cubeta

Fechar a cubeta, sem deixar bolhinas de ar. Inverter cubeta at dissoluo total dos reagentes e fazer a avaliao fotomtrica aps 3 minutos.

L 555 CK

LCK 555

LCK 555

DBO5

Fig. 2: Medio da DBO5-com o Teste em Cubeta da Dr. Lange LCK 555

Volumes muito pequenos da amostra e da gua de diluio so necessrios para a anlise: apenas 7 ml. Consequentemente no precisa-se preparar gua de diluio em recipientes
UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 7

grandes; basta uma garrafa de 1 litro com uma pequena bomba de aerao (kit de acessrios de DBO5).

Os valores obtidos da DBO so confiveis?


O resultado de uma anlise da DBO depende de uma srie de reaes bioqumicas e, por isso, difcil de ser padronizado. No pode ser to exacto e inevoquvel quanto o resultado de uma reao qumica nica e bem definida (TOC, DQO )" [7]. Deve se lembrar sempre, que a anlise da DBO5 envolve a medio de processos metablicos de diferentes microorganismos. Eles dependem da temperatura, da concentrao em substratos e do tipo e nmero de organismos [6]. Portanto, o resultado afetado significativamente pela composio da gua de diluio. Por esta razo, as instrues de preparo do volume e do tipo da biomassa a ser adicionada so padronizadas nos procedimentos de referncia [2], [3], [4], [5]. Sempre que possvel, descarregadores indiretos de efluentes deviam utilizar biomassa de uma estao de tratamento de esgotos domsticos no preparo da sua gua de diluio, para garantir valores de medio da DBO5 comparveis e, sobre tudo, razoveis.( uso de microorganismos de uma ETE domstica = condioes reais) Alm do mais, a qualidade da anlise da DBO afetada por uma srie de fontes de erros. Por exemplo: - o uso de recipientes de anlise inadequadamente limpos; - o uso de eletrodos de medio de oxignio danificados ou erroneamente calibrados; - vazamentos no recipiente de medio - ultrapassagens nos limites inferiores e superiores da faixa de leitura. Quando um valor no correto de medio, apurado desta maneira, multiplicado. por um fator de diluio elevado, fica claro que pode resultar um grau considervel de erro no resultado final. Resultados corretos de anlises da DBO5 :podem ser obtidos apenas em combinao com as medidas apropriadas de controle da qualidade analtica. Para a medio da DBO, isto significa: determinaes mltiplos da mesma amostra garantia para eliminao de erros randmicos controles de plausibilidade (preparar uma srie de diluies) medio confivel dentro da faixa de leitura e controle de substncias txicas na amostra medidas paralelas com solues de DBO padronizadas controle do sistema completo analtico, incluindo procedimentos operacionais. Conforme procedimento de referncia, a soluo padro comum para DBO5 uma soluo (preparada recentemente) de glicose/cido glutmico, a qual deve ser analizada conjuntamente com cada srie de anlises da DBO.
UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 8

No caso do teste da DBO5 em cubetas, controles similares esto sendo feitos com solues prontas para uso, disponibilizados pelo fornecedor. No existe prviso de uso de solues padronizadas, quando a DBO determinada pelo mtodo respiratrio da depleo de oxignio

Reviso das diferentes metodologias para a determinao da DBO


Procedimento Procedimento de Referncia DIN 38409 H51, EN 1899-1* ISO 5815, ASTM 5210 B Princpio Informao referente a Mtodo de Diluio Consumo de O2 atravs de degradao microbiana de substncias dissolvidas (orgncias) em efluentes em condies definidas Medio da Depleo Teste em Cubetas LCK 555 Procedimento Respiromtrico DIN 38409 H52

Consumo de O2 atravs de processos de depleo de oxignio na amostra em condies amplamente no definidas Oxignio Dixido de carbono Determinao de (mtodo indireto) Eltro-qumica ou qumica Respiromtrico Avaliao Fotomtrica (manomtrico) MO** totalmente depletos MO** totalmente depletos MO** da amostra Microorganismos da gua de diluio contendo da gua de diluio (no definidos) biomassa contendo biomassa 5 dias, 20 C 5 dias, 20 C 5 dias, 20 C Tempo de reao Implementao Resultado Reprodutibilidade CAQ
***

Complexo requer grande rea de trabalho DBO5 20 %

simples requer rea de trabalho pequena DBO5 20 %

simples - requer grande rea de trabalho Taxa de depleo de O2 pode ser DBO5 impossvel de quantificar No previsto Avaliao da demanda de oxignio da amostra como flash de todos os processos consumidores de oxignio

Controles com solues padronizadas Avaliao da carga orgnica biodegradvel total em gua Balanceamento da eficincia de plantas de tratamento de efluentes

Aplicaes

*) Quando ratificado, os proceimentos padro nacionais Europus sero substituidos pela EN 1899-1 **) MO = Microorganismos *** ) CAQ = Controle Analtica da Qualidade

UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 9

Resumo No Brasil, como na Alemanha, a BOD5 a demanda bioqumica de oxignio em 5 dias - o parmetro global para a .avaliao da poluio orgnica e biodegradvel em guas servidas. De todas as reaes consumidoras de oxignio em efluentes (depleo de oxignio), a DBO apenas uma frao definida, envolvendo a degradao de substncias orgnicas dissolvidas. Quando a DBO5 de diluio medida atravs do procedimento padro EN 1899-1 [3], ISO 5615 [4], ou ASTM 5210 B [5], os demais processos consumidores de oxignio so inibidos, da melhor maneira possvel, atravs da otimizao direcionada dos fatores relevantes. Isto significa, que a metodologia intensa em termos de mo-de-obra. Por causa deste fato, um outro procedimento de medio chegou a ser estabelecido em laboratrios de anlise operacional: a medida da depleo respiratria conforme a norma DIN 38409 H52. Porm, deve se lembrar, que a medida da depleo corresponde DBO5 apenas no caso de efluentes de sada de estaes de tratamento de esgotos com boa eficincia. Em todos os demais tipos de efluentes, existem diferncias considerveis entre as duas tcnicas. O teste da DBO5 em cubetas apura a verdadeira DBO5. Portanto, ele uma alternativa para o * mtodo da DBO de diluio, conforme DIN, EN, ISO e ASTM . Precisa-se de pouco espao fsico e pouca mo-de-obra para determinar a DBO5 no contexto da anlise operacional convencional (fotmetro, teste em cubetas).

DIN Sistema de padronizao utilizado na Alemanha EN - Sistema de padronizao uniformizado para a Unio Europia ISO Sistema de Normas Internacionais (Estados Unidos, Europa, Americas) ASTM Sistema de padronizao dos Estados Unidos

Bibliografia [1] Council directive on the treatment of municipal waste water; 21 May 1991 [2] Deutsche Einheitsverfahren DIN 38409 H51 Determination of biochemical oxygen demand in n days based on the dilution principle [3] Determination of biochemical oxygen demand after n days (BODn) - Part 1: Dilution and seeding method with allylthiouric acid addition; German version prEN 1899-1 : 1995 [4] ISO 5815 Determination of biochemical oxygen demand after n days (BOD5) - Dilution and seeding method (International Organisation for Standardisation ISO) [5] ASTM 5210 B Biochemical Oxygen Demand, American standard methods [6] Mudrack, K. and Kunst, S.: Biologie der Abwasserreinigung, Gustav Fischer Verlag Stuttgart, 3rd edition [7] Moser, D. and Kreuzinger, N.: Summenparameter in der Abwassertechnik - Eine kritische Betrachtung, from Wiener Mitteilungen volume 117
UMWELT Ltda - Rua Quixabs, 245 BLUMENAU SC 89040-290 Tel/Fax: (47) 326 7131 falecom@umwelt-sc.com.br 10

Potrebbero piacerti anche