Sei sulla pagina 1di 31

1

CURSO DE HOSPEDAGEM TURMA: 2 E 3 PROF: DURVALINO FLORENTINO

INTRODUO
O objetivo deste trabalho orientar aluno sobre a Trabalho de Concluso de Curso. O TCC um tipo especial de trabalho cientfico escrito sobre um tema e, uma vez que elaborada no processo de ensino e aprendizagem, tem o sentido de estimular a curiosidade e o prazer da busca do conhecimento. A caracterstica bsica do TCC que seu contedo o resultado de um processo de pesquisa. O aluno vai anotando e organizando seu pensamento, durante os anos de graduao. Vai tornando evidente o processo de construo do conhecimento e no apenas a valorizao do produto final que o trabalho pronto. Neste sentido o aluno estar caminhando na direo de sua autonomia de aprendizagem. O TCC apresenta uma ao prtica na construo do conhecimento pelo sujeito, enquanto estudante de graduao e ps-graduao. uma possibilidade que o estudante tem de superar-se no processo de aprendizagem e libertar-se da dependncia do professor de quem, tradicionalmente, foi feito refm. Elaborar o TCC no decorrer das aulas implica metodologia de estudo visando autonomia como proposta de aprender a aprender. O ensino est profundamente enraizado no princpio pedaggico da relao linear entre ensinar e aprender como uma via de mo nica na qual o professor ensina e o aluno aprende. O aluno sente-se limitado e condicionado quele saber que o professor lhe passa. Por tradio e por comodismo, tanto ensino quanto aprendizagem, repetem-se numa enfadonha sintonia de dar e receber conhecimento. Procurar, descobrir e aprender conhecimento faz parte de uma nova perspectiva em educao, que est estreitamente vinculada pesquisa como possibilidade de ensino e aprendizagem. Nessa proposta, h uma relao do sujeito com os contedos e no o contrrio. O sujeito vai buscando os conhecimentos que lhe interessam sem submeter-se aos contedos, pois se trata de um procedimento de reflexo e de construo do pensamento e no de memorizao. Trata-se de uma autoconstruo de

conhecimento na qual o sujeito o agente dinmico e vai escolhendo os contedos que mais servem para a elaborao do tema. Com essa prtica o estudante supera a memorizao e passa a exercitar a reflexo sobre os conhecimentos adquiridos.
Em nossa cultura consideramos espontaneamente que o observador gira em torno do objeto, sendo este considerado como o que produz a observao, ao passo que o sujeito observante como essencialmente receptivo. A revoluo copernicana consiste em deslocar o acento e dizer que a observao ser antes de mais nada a construo do sujeito.... (Fourez,1995:59)

Neste sentido de revoluo copernicana colocamos que a importncia da monografia a de contribuir para que o estudante deixe de ser um observador passivo, que gira em torno dos contedos, como ser essencialmente receptivo, incapaz de criar, para tornar-se sujeito do seu caminho de conhecimento com autonomia e segurana, capaz de dizer que rumo tomar no processo de aprendizagem. O TCC torna-se assim, tambm, uma proposta de metodologia de ensino, tendo em vista que, na aula, o professor apresenta sua exposio sobre o assunto, ou o tema, e cabe ao estudante ir mais alm buscando outros dados e novos argumentos para construir seu conhecimento sem depender do professor. Este, na verdade, far o papel de orientador mostrando quele os caminhos do saber. tambm uma possibilidade para o aluno aprender a organizar o conhecimento, juntando, sistematizando, questionando e reconstruindo o saber fragmentado que lhe foi ensinado. A elaborao do TCC pressupe, portanto, uma pesquisa para construo do conhecimento.
No se produz cincia, como a entendemos academicamente, mas produz-se saber, entendido como conscincia crtica. Pelo menos reconstri-se o conhecimento, evidenciando nisto autonomia crescente. O centro da pesquisa a arte de questionar de modo crtico e criativo, para, assim, melhor intervir na realidade. Por isso, principio educativo tambm. Como tal constitui-se na mola mestra de aprender a aprender. Em vez de decorar, saber pensar. No se restringe acumulao de mecnica de pedaos de conhecimentos, que permitem transitar

respectivamente no cotidiano, mas gera a ambincia dinmica do sujeito capaz de participar e produzir, de ver o todo e deduzir logicamente, de planejar e intervir. (DEMO, 1993, p. 99)

A partir dessa atitude, o estudante estar iniciando sua experincia na metodologia da pesquisa e da reflexo, pois na graduao que a explorao do patrimnio cultural e da realidade contextualizada torna-se uma exigncia imprescindvel ao processo pedaggico do ensino superior (Severino, 1996:105). tambm uma possibilidade de elaborao de melhores trabalhos acadmicos que por falta de orientao adequada no passam de colagens malfeitas de textos alheios. Com essa prtica, a metodologia de ensino, sugerida pelo uso do TCC, possibilitar ao estudante a organizao do seu conhecimento. Atravs da pesquisa ele abrir caminhos para novas aprendizagens. A elaborao do TCC pressupe, portanto, uma pesquisa para construo do conhecimento. esta ao que diferencia o TCC de outros textos elaborados por alunos, que em geral so simples cpias de autores. Na sua ao de orientador o professor acompanhar o trabalho do aluno, lendo seus escritos e levantando sugestes para que avance cada vez mais. Como mediador atuar entre o aluno, a realidade a ser compreendida e o saber historicamente acumulado, sugerindo e encaminhando a construo do conhecimento. O TCC torna-se, assim um trabalho didtico de parceria entre professor e aluno. Da mesma forma, adquire um sentido interdisciplinar na medida em que o aluno busca aprender, a partir da pesquisa, com a contribuio de diversas reas do conhecimento. A assimilao do conhecimento, como um todo, vai acontecendo durante a realizao do processo de investigao.

1. PERCURSO DO TCC
A elaborao do TCC segue um percurso metodolgico que so os procedimentos iniciais do processo. 1 Passo: Para elaborar um TCC preciso ter um Tema interessante para estudar, um problema a ser compreendido. O tema/problema retirado da realidade natural ou social. sempre fato do nosso ambiente familiar, profissional, escolar ou da nossa relao com a natureza. na verdade, uma preocupao que temos e para resolv-la precisamos buscar respostas mais fundamentadas, alm daquelas que o senso comum oferece de imediato. Para encontrar respostas mais convincentes preciso realizar um estudo mais profundo do tema/problema, ou seja, temos que realizar uma pesquisa. 2 Passo: Proposto o tema, o estudante deve fazer o levantamento da bibliografia bsica e complementar e, a seguir, dever ler os livros, ou os captulos dos livros, ou artigos que mais despertaram sua curiosidade, a partir dos ttulos. Com essa leitura, ir incorporando as idias dos autores e criando oportunidades para que a mente v construindo suas prprias idias. A bibliografia poder ser indicada pelo professor, mas ao avanar na leitura, o estudante vai criando autonomia de busca de novas fontes de conhecimento e assim construir, por si mesmo, um processo de formao com autonomia de aprendizagem. 3 Passo: medida que a leitura caminha, importante fazer resumos, fichamento e snteses pessoais dos textos para que as idias dos autores sejam aprendidas e sirvam de ponto de partida para suas prprias idias. Recomenda-se que sejam guardadas todas as anotaes, pois sempre haver o momento certo de serem utilizadas. 4 Passo: Feita a leitura e anotaes, o estudante elabora o projeto da monografia, que fundamental para a construo desta.

2. PROJETO DO TCC
O projeto do TCC contem as seguintes partes: A) Ttulo do TCC; B) Justificativa do estudo do tema; C) Reviso bibliogrfica ou O Estado da Questo; D) Objetivos; E) Metodologia da pesquisa; F) Cronograma de desenvolvimento; G) Referncias bibliogrficas bsicas. A seguir, veremos o significado de cada parte. A) TTULO DO TCC O ttulo indica o assunto do trabalho e com ele nomeia-se o tema do TCC e o problema a ser compreendido. Considera-se sempre um ttulo geral e um subttulo. O ttulo geral demonstra a amplitude do assunto e considera genericamente o trabalho. O subttulo indica com clareza a temtica que ser abordada. Atribui-se ao subttulo maior especificidade indicando o problema que ser estudado. A escolha do tema deve atender a algumas orientaes tais como: Estar de acordo com a rea de interesse de estudo e relacionado realidade vivida pelo estudante no seu trabalho, na famlia, na escola, etc. Ser devidamente delimitado, pois quanto mais se reduz o tema mais segurana se tem para pesquis-lo.

Possuir bibliografia a respeito, ser acessvel e de fcil manuseio. Demonstrar importncia para ser estudado. Estar devidamente problematizado, o que significa submeter o tema a perguntas (Quem? O qu? Quando? Como? Por qu? Onde?) para verificar todos os ngulos da questo e assim perceber todas as implicaes que poder propiciar.

B) JUSTIFICATIVA DO ESTUDO DO TEMA Dizer o porqu de se estudar este tema, considerando: Atualidade do tema. A relevncia do estudo para compreenso do problema que o tema prope. De onde partiu o interesse pelo estudo do Tema. A importncia do estudo do tema para a rea de conhecimento em referncia.

C) REVISO DA LITERATURA OU O ESTADO DA QUESTO Neste item preciso fazer uma leitura e anlise de todas as obras que j tratam da temtica. Assim, saberemos o que outros autores j disseram sobre o tema e por isso evitaremos repeti-los. O Estado da Questo saber o que j existe produzido sobre o tema. D) OBJETIVOS Indicam O que ser estudado e so de dois tipos: a) Objetivo Geral Define a viso geral e abrangente que se quer alcanar com a elaborao da pesquisa e do TCC.

a questo principal do estudo. Refere-se ao problema a ser resolvido. b) Objetivo Especficos Indicam caractersticas especficas do problema. So a real delimitao do tema. Representam um detalhamento do que se pretende estudar. Obs: Os objetivos so escritos com frases curtas, comeando com o verbo no infinitivo e demonstrando uma aa de realizao do estudo. (perceber, investigar, compreender, buscar subsdios, procurar).

E) METODOLOGIA So os procedimentos que sero tomados para realizar a pesquisa sobre o tema. a maneira como vai ser elaborada a pesquisa. Para isso preciso dizer o tipo de pesquisa e os instrumentos com os quais o estudo vai ser realizado. Indicar as fontes empricas, documentais e bibliogrficas; Indicar o pblico-alvo. Dizer como se vai proceder para fazer a coleta de dados.

F) CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO a distribuio das atividades de pesquisa, da coleta dos dados e da elaborao Do TCC no tempo disponvel para realizao do trabalho. O cronograma deve conter todas as atividades a serem desenvolvidas desde a proposta e delimitao do tema at a entrega da monografia.

Exemplo de cronograma: Ms/Ano Fevereiro/03 Atividade _Proposio do tema/ problema. _Levantamento bibliogrfico. Maro/03 Abril/03 Maio/03 Junho/Julho/03 Agosto/03 Setembro/03 Outubro/03 _Apontamentos Confeco de fichas. _Elaborao do projeto do TCC e dos instrumentos de pesquisa _Aplicao dos instrumentos de pesquisa e coleta dos dados. _Anlise dos dados. -Elaborao da

introduo

preliminar

desenvolvimento dos captulos. _Elaborao dos captulos I e II. _Elaborao dos captulos III e IV. _Concluso pessoal. _Reviso do texto e entrega final do trabalho.

G) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BSICAS A bibliografia corresponde ao conjunto das fontes escritas que sero utilizadas para a pesquisa. Indica-se uma bibliografia para incio de estudo, ou preliminar. No decorrer da pesquisa outras fontes sero consultadas e devero constar da bibliografia final.

10

3. TIPOS BSICOS DE PESQUISA


So trs os tipos bsicos de pesquisa: De campo; Experimental; Bibliogrfica. A pesquisa de campo (ambiente natural) caracteriza-se por buscar os dados diretamente no universo de estudo, pelo fato de que a fonte de dados desconhecida. especfica das Cincias Sociais. A pesquisa experimental (ambiente controlado) aquela em que o estudante utiliza experincias de laboratrio como no caso das cincias da natureza. entendida tambm como levantamento de dados com finalidades explicativas, avaliativas e interpretativas, tendo como objetivos a aplicao, a modificao e/ou mudana de alguma situao ou fenmeno. (MARCONI E LAKATOS, 1988, p.19). A pesquisa bibliogrfica a mais comum nos estudos acadmicos, pois utiliza fontes escritas como livros, jornais, revistas, relatrios, e outros documentos. Est presente em todos os tipos de pesquisa, mas com mais especificidades nas cincias humanas. No apenas a reunio de citaes e parfrases das idias de diferentes autores. uma investigao crtica de idias e conceitos; uma anlise comparativa de diversas posies acerca de um problema, a partir das quais o pesquisador defender, de forma lgica e criativa, a sua tese. um levantamento bibliogrfico comparando os aspectos positivos e negativos de determinado fato.

11

3.1. MODALIDADES DE PESQUISA A) ESTUDO DE CASO um estudo intensivo, exaustivo e profundo sobre um indivduo, evento, instituio ou comunidade, visando identificar variveis relacionadas com o evento e que possa sugerir hipteses explicativas para o fenmeno. Tambm usado para auxiliar no aperfeioamento de modelos e hipteses. Utiliza-se da pesquisa descritiva e usa tcnica de observao, sem a preocupao de generalizar os resultados encontrados.
O caso tomado como unidade significativa do todo e, por isso, suficiente tanto para fundamentar um julgamento fidedigno quanto propor uma interveno. considerado tambm como um marco de referncia de complexas condies socioculturais que envolvem uma situao e tanto retrata uma realidade quanto revela a multiplicidade de aspectos globais, presentes em uma dada situao. (CHIZZOTTI, 2000:102)

C) PESQUISA HISTRICA Est interessada na determinao, avaliao e compreenso de eventos passados com o propsito primordial de obter compreenso mais clara sobre o presente e melhor previso do futuro. uma investigao crtica de eventos, desenvolvimentos e experincias do passado, anlise cuidadosa da validade das fontes de informao sobre o passado e interpretao da evidncia luz de pressupostos tericos. Os fatos com que lida so eventos nicos e no podem ser repetidos em condies de laboratrio. A comparao dos fatos se d por nos apresentar aproximaes possveis (e no provveis) dos comportamentos, antecipaes (e no predies) permitem a tomada de precaues (e no de controle). C) PESQUISA-AO um diagnstico que visa a resoluo de problemas. Observa-se uma atitude dinmica, onde a soluo de um problema leva resoluo dos problemas subseqentes, que se criam pela resoluo do primeiro.

12

A pesquisa-ao se prope a uma ao deliberada visando uma mudana no mundo real, comprometida com um campo restrito, englobado em um projeto mais geral e submetendo-se a uma disciplina para alcanar os defeitos do conhecimento. A tendncia das pesquisas ativas procura ultrapassar a pesquisa-ao para assumir uma interveno psicossociolgica no nvel da terapia de grupo ou no nvel da mudana organizacional de empresas ou departamentos... (CHIZZOTTI, 2000, p.100)

13

4. INSTRUMENTOS DE PESQUISA
Observao Questionrio; Entrevista; Dirio de campo. Estes instrumentos so bsicos da pesquisa de campo, podendo-se usar um ou mais, conforme a necessidade de coleta de dados. A observao o instrumento que serve a todos os tipos de pesquisa, pois trata de uma ao inicial do pesquisador para encontrar seu tema e construir seu objeto de estudo. Portanto toda prtica de pesquisa comea com a observao da realidade social ou natural. O Questionrio consiste em uma srie de questes escritas para serem respondidas pela populao ou amostra da pesquisa, em impresso prprio, via correio, meios eletrnicos ou pessoalmente. Decidindo-se pelo uso do questionrio como instrumento de pesquisa voc dever tomar alguns cuidados para que ele seja realmente til na obteno de dados necessrios: Propor questes simples e fceis de entender e responder. Conforme o tipo de pesquisa, as perguntas sero elaboradas de forma aberta (dando possibilidade para livre resposta pelo pesquisador) ou mista, propostas de forma fechada, mas abrindo para justificativas, explicitao das razes da escolha; No existe um nmero predeterminado de questes para um questionrio, mas elas devem possibilitar o alcance dos objetivos propostos, dar informaes sobre o seu problema da pesquisa, sua questo central e para as questes de investigao propostas;

14

As questes devem ser elaboradas de forma simples e em nmero que no canse o respondente ou favorea que perguntas possam ficar sem respostas ou serem respondidas de forma pouco clara ou incompleta;

Colocar apenas um questionrio em cada pergunta. A entrevista consiste de uma srie de questes feitas oralmente ao

pesquisado e podem ser: abertas, semi-estruturadas ou fechadas. Abertas, quando possibilitam respostas livres a respeito do tema definido. Semi-estruturadas, quando as perguntas so feitas a partir de um roteiro flexvel preparado pelo entrevistador, possibilitando as ampliaes e enriquecimentos que se fizerem necessrios. Fechadas, quando seguem um roteiro definido previamente e em no permitir aberturas para outras consideraes pelos entrevistados. O dirio de campo consiste em um caderno ou livro de anotaes, onde o pesquisador registra tudo o que observa, pensa, l, pesquisa, entre outros dados. o seu companheiro fiel, onde o pesquisador pode se basear para esboar as suas idias, os seus preceitos, as suas hipteses. Deve-se sempre fazer novas observaes, hipteses, mas nunca apagar as existentes. Ao pesquisador permitido riscar, sobrescrever, desenhar, colar fotos, imagens, coleta de materiais, etc.

15

5. PASSOS PARA TCC


Com o Projeto de TCC pronto e apoiado na bibliografia preliminar com as devidas anotaes, o estudante comear a redigir a monografia, atento s suas partes bsicas e ao significado de cada uma, que so: Sumrio Introduo Desenvolvimento Concluso Bibliografia

5.1. Sumrio O sumrio uma relao das partes do TCC apresentadas na ordem em que se sucedem no texto e com indicao da pgina inicial. Deve figurar, logo aps a pgina de rosto, folhas de dedicatrias ou agradecimentos. Sua composio sempre provisria, pois ao longo da elaborao do trabalho, os captulos podero desdobrar-se em ttulos e subttulos ou em outros captulos. Ou ento, o estudanteautor achar conveniente acrescentar apndices e at anexos. Nesses casos, o Sumrio dever ser refeito. Obs: no se deve confundir sumrio com ndice e com lista. ndice uma enumerao detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geogrficos, acontecimentos, etc, com a indicao de sua localizao no texto. O ndice aparece no final da obra. Lista uma enumerao de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustraes, exemplos, tabelas, etc., na ordem de sua ocorrncia (ABNT, NBR6027).

16

5.2. Introduo A introduo contm o que se pretende com o TCC. Por isso deve comear com uma frase de apresentao do trabalho e a seguir contar com elementos retirados do projeto do TCC, como: A justificativa do estudo do tema: Apresentao de nova compreenso do tema; interesse pelo estudo do tema etc. Os objetivos que pretende alcanar com a compreenso da problemtica que o tema contm e com a elaborao da monografia. A metodologia utilizada para construo do TCC. Inicialmente, indica-se o tipo de pesquisa utilizado, as fontes investigadas, as dificuldades encontradas, enfim, descreve-se os procedimentos metodolgicos desenvolvidos. Com o avano dos estudos o estudante acrescentar metodologia a corrente terica na qual o estudo est fundamentado ou o paradigma de conhecimento que serve de suporte terico para suas anlises. Ao final da exposio da metodologia deve-se colocar uma indicao do que contm cada captulo. Por exemplo: No captulo I farei a descrio do tema percebido no cotidiano. No captulo II tecerei consideraes sobre a conceituao do tema segundo a opinio de diversos autores... E assim por diante. Depois de elaborados os captulos, retorna-se Introduo para verificar se o que foi proposto est contemplado no desenvolvimento do tema, em cada captulo. Por esse motivo, dizemos que a Introduo provisria, pois estar em constante reelaborao at estar coerente com os captulos e dizer claramente o que o TCC pretende esclarecer. na introduo que o autor chama a ateno do leitor para o seu trabalho, despertando-lhe o interesse para leitura do mesmo. Por isso precisa ser um texto claro e objetivo.

17

5.3. Desenvolvimento do tema O desenvolvimento do tema realizado em captulos e nestes pode-se considerar itens e subitens, a critrio do autor, conforme queira dar uma explicao mais minuciosa, ou se o captulo exigir uma subdiviso. Proposta de captulos para desenvolvimento do tema. I. O tema percebido no cotidiano. II. O estado atual da teoria sobre o tema: estudos j realizados. III. Consideraes da pesquisa realizada para compreenso do problema anlise e discusso. IV. Sntese crtica do tema. 5.3.1. Elaborando o Captulo I: o tema est no cotidiano O Captulo I escrito a partir da Observao da realidade natural, e social e demonstra a maneira como vemos a realidade proposta pelo tema. Esta vista com nosso conhecimento de senso comum que formado pela quantidade de informaes que possumos adquiridas da leitura de jornais, revistas, das que so veiculadas pelo radio e TV e pela experincia de vida. Neste captulo fazemos uma descrio do que percebemos da realidade. Descrever dizer a respeito das coisas tais como so. A descrio do fato percebido feita utilizando nosso cdigo restrito, mas devemos faz-lo de forma que se tenha uma imagem clara do fato a partir do texto escrito. O cdigo restrito, segundo Fourez (1995:18), a linguagem do dia-a-dia, til na prtica e que no leva adiante todas as distines que se poderia fazer para aprofundar meu pensamento... fala do como das coisas, do mundo e das pessoas... Pelo cdigo restrito no se faz reflexo para compreender o mundo, a realidade que nos cerca, por isso descrevemos o fenmeno como o vemos, sem preocupao com a ordem histrica (Bachelard, 1996:10), pois assumido o estado concreto,

18

que o esprito se entretm com as primeiras imagens do fenmeno... (Bachelard, 1996:11). O Captulo I uma preparao para os Captulos II, III, IV, pois nestes vamos nos apropriar do conhecimento cientfico para sairmos do conhecimento de senso comum, da observao vulgar. Ou seja, na construo do conhecimento, o ponto de partida o cotidiano, o senso comum, e o avano a busca de conhecimento cientfico para mudarmos nossa maneira de compreender o mundo. 5.3.2. Elaborando os Captulos II: o estado da questo Neste captulo, far-se- o entendimento do tema. Para isso ser preciso realizar uma pesquisa bibliogrfica para nos apropriarmos do saber elaborado a respeito do tema. Nesse processo, ser possvel criar itens e subitens aos captulos para melhor compreender o tema. importante lembrar que cada captulo no pode ser apenas mais um ajuntamento de dados sobre o tema, mas preciso que todos estejam concatenados numa relao lgica e dialtica, garantindo a organicidade entre as idias que explicam o tema. O captulo II tem contedo prprio, mas integrado e complementares aos demais. No exemplo dado, cada captulo apresenta uma caracterstica especfica do tema. O fio condutor que caracteriza este captulo o sentido explicativo que cada autor prope para compreenso do tema, atravs dos conceitos, princpios e teorias que constituem o conhecimento cientfico. Os autores oferecem possibilidades crticas de percebermos a realidade, diferente daquela que descrevemos com conhecimentos de senso comum. Podero ser citados frases e pargrafos indicados para reforar as idias de cada um. Ao utilizar este recurso, devemos estar atentos para a forma tcnica estabelecida. No captulo II absolutamente necessrio fazer citao de autores para caracterizar a teoria existente a respeito do fato. Neste caso, segue-se os modelos de citaes. Utilizam-se tambm citaes nos demais captulos desde que seja necessrio lanar mo de outros autores.

19

Ao citar autores, o estudante dever desenvolver um dilogo intelectual com eles. Isto significa que no se trata de copiar os textos, mas de expor as idias dos autores de forma a clarear a compreenso sobre o tema. As idias dos autores servem para nos possibilitar a superao do senso comum que utilizamos para ver as coisas e os fatos. No se trata, pois, de copiar, mas de refletir sobre o que os autores tm a dizer. Com isso, se vai dando a direo que se quer imprimir ao trabalho. Na medida em que se habita o texto, este vai adquirindo personalidade e mostrando o sentido crtico que o estudante-autor quer lhe imprimir. Citar autores uma demonstrao de que houve leitura e assimilao do texto, alm do que o uso de palavras e frases dos autores representam rigor acadmico e motivao para o avano do conhecimento. tambm a maneira de garantir a fundamentao terica do trabalho. 5.3.3. Elaborando o Captulo III: pesquisa bibliogrfica, de campo ou de laboratrio A compreenso do problema pode exigir um estudo mais profundo, para isso realiza-se uma pesquisa de campo ou de laboratrio e esta dever constar do captulo III, pois trata de um avano do estudante pesquisador na busca de novos dados sobre a temtica em estudo, alm daqueles j referenciados pelos autores estudados. Este captulo, portanto, fica reservado para a descrio da pesquisa e anlise dos dados coletados na investigao. 5.3.4. Elaborando o Captulo IV: Posicionamento crtico em relao ao tema O captulo IV refere-se aos anteriores. Seu contedo ter o sentindo de uma sntese crtica sobre o tema. Partindo das afirmaes expostas nos captulos anteriores ser proposta uma nova compreenso da realidade que era vista atravs do senso comum e que comeou a mudar com a pesquisa realizada. A sntese a demonstrao do surgimento do novo sujeito conhecedor.

20

A leitura inicial do mundo ingnua. Com a busca do conhecimento e com a construo do pensamento, adquirimos a possibilidade de ter uma viso crtica do mundo. Nesse sentindo, realiza-se um movimento de mudana do senso comum para a conscincia filosfica. Entendendo-se o filosfico como ato de pensar, de refletir, de aprender a aprender, de evoluir da conscincia ingnua para a conscincia crtica. Ou seja, de como o tema ser entendido, aps a leitura de vrios autores e das anlises feitas. Pretende-se com este captulo que o estudantepesquisador seja capaz de demonstrar a evoluo do seu pensamento a respeito do tema estudado. Este captulo no , portanto, a concluso do trabalho, mas a demonstrao do avano cientfico e acadmico do estudante. 5.4. Elaborando a Concluso a parte final do trabalho, nela se condensa a essncia do contedo. Aqui, o autor deve reafirmar seu posicionamento exposto nos captulos precedentes. preciso perceber que a concluso do TCC e no do tema. Por isso, tem como contedo um texto que chame a ateno do leitor para que ele perceba que a proposta da introduo ficou garantida nos captulos e que as idias no esto fechadas, mas apresentam aberturas para continuidade do estudo. Na concluso apresenta-se a resposta indignao inicial, ou seja, pergunta problema e se os objetivos propostos foram alcanados. 5.5. Referncias As referncias so uma relao das obras que foram utilizadas para elaborao do TCC. Devem ser indicadas segundo as normas tcnicas em ordem alfabtica.

21

6. ASPECTOS TCNICOS DA FORMATAO DO TCC


No captulo anterior consideramos a metodologia para a elaborao do TCC. Agora vamos indicar os aspectos tcnicos que mostram como o TCC deve ser apresentada. Os elementos propostos precisam ser utilizados em todos seus detalhes para que o TCC atenda ao rigor que se exige de todo trabalho acadmico e cientfico. As normas tcnicas, apresentadas adiante, seguem uma forma padro estabelecida pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). 6.1. FORMA BSICA DO TCC Os elementos componentes do TCC devem aparecer nesta ordem: Capa Pgina de rosto Pgina de dedicatria ou agradecimentos Epgrafe Lista de tabelas e/ou figuras (se existirem) Resumo Sumrio Corpo do trabalho com: _ Introduo _ Desenvolvimento (captulos) _ Concluso Apndices

22

Anexos Referncias

23

6.1.1. Capa (Padro)

FUNDAO DO INSTITUTO DE EDUCAO DE BARUERI (1) ITB BRASLIO FLORES DE AZEVEDO

Ttulo do TCC (2)

(CIDADE) 2011 (4)

(1)- letra 14 (2)- letra 16 (4)- letra 12, caixa alta, negrito

24

6.1.2. PGINA DE ROSTO (padro)

FUNDAO DO INSTITUTO DE EDUCAO DE BARUERI (1) ITB BRASLIO FLORES DE AZEVEDO

Ttulo da Monografia

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial de avaliao para concluso do curso de Tcnico de Hospedagem (denominao do curso), pela (denominao da Instituo), sob a superviso da orientador ..................... (5)

(CIDADE) 2011 (5)- letra 12, em espaos simples

25

6.1.3. PGINA DE DEDICATRIA Utilizada para dedicar a obra a outras pessoas, especialmente quelas que so do nosso convvio e que nos deram foras para realizao do trabalho. colocada aps a pgina de rosto e devidamente numerada. No consta do sumrio e facultativa. 6.1.4. PGINAS DE AGRADECIMENTOS utilizada para manifestar agradecimentos a outras pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a elaborao do trabalho. Vem logo aps a pgina de dedicatria, se houver. No consta do sumrio e facultativa. 6.1.5. RESUMO DO TCC uma apresentao concisa dos pontos relevantes do texto. Deve ser escrito em um pargrafo contendo aproximadamente 15 linhas. O texto deve ressaltar o objetivo do estudo, a metodologia usada para elaborao do trabalho e concluses. O texto deve ressaltar o objetivo do estudo, a metodologia usada para elaborao do trabalho e concluses. colocado antes da introduo. O resumo apresentado em lngua estrangeira como o nome de abstract. A lngua estrangeira mais usada a inglesa. 6.1.6. TABELAS, FIGURAS OU ILUSTRAES Se houver necessidade desses elementos, devem ser elaboradas listas que so colocadas aps o sumrio com a devida paginao. Devem constar do sumrio.

26

6.1.7. APNDICES Da mesma forma que os anexos, os apndices so documentos auxiliares, como tabelas, grficos, mapas, organogramas, cronogramas, formulrios, entrevistas, questionrios e outros. No entanto, devem ter sido elaborados pelo prprio autor. 6.1.8. ANEXOS So documentos auxiliares, no elaborados pelo autor, tais como: tabelas, grficos, mapas, organogramas, formulrios, entrevistas, questionrios e outros. Obs.: Dada a sua natureza, tanto os anexos como os apndices so facultativos, mas se forem necessrios para a compreenso do texto, so colocados aps a concluso e paginados. 6.1.9. EPGRAFE a frase ou pargrafo posta em pgina no incio da obra ou de um captulo para chamar a ateno para o assunto. Resume a idia principal do contedo. fundamental indicar o autor e a obra da qual a epgrafe foi retirada. Essa referncia deve ser colocada logo abaixo da frase ou pargrafo, escrita em itlico e com letra igual ou menor que a do corpo do texto. facultativa. 6.1.10. TAMANHO DAS FOLHAS As folhas a serem utilizadas devem ser de papel sulfite, tamanho A4 (medidas 21,5 x 29,7 cm). Usa-se apenas um lado. 6.1.11. MARGENS superior = 3 cm inferior = 2 cm esquerda = 3 m direita = 2 cm

27

6.1.12. TAMANHOS DAS LETRAS 6.1.12.a. Do corpo do trabalho = 12, Arial 6.1.12.b. Dos ttulos: captulos, introduo, sumrio, bibliografia, anexos e outras = 14, Arial, caixa alta e negrito. 6.1.12.c. Dos ttulos dos itens e subitens = 12, Arial, caixa alta, negrito. 6.1.13. ESPAO ENTRE AS LINHAS O texto deve ser digitado em espao 1,5. Obs: garantindo-se as margens (item 6.1.13) e os espaos entre as linhas de 1.5 (item 6.1.15) as pginas cheias tero aproximadamente 75 toques por linha e 33 linhas por pgina. 6.1.14. NUMERAO DOS CAPTULOS, ITENS E SUBITENS. A numerao dos captulos em algarismo Romano Ex.: Captulo I, Captulo II etc. A numerao dos itens dos captulos deve ser feita em algarismos arbicos: 1, 2, 3...; os subitens de cada captulo devem seguir a ordem progressiva: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2, 2.3, etc., por exemplo: Capitulo I 1. (item) 1.1 (subitem) 6.1.15. INCIO DOS PARGRAFOS Os PARGRAFOS devem ter incio com um avano de oito espaos para dentro, com relao margem esquerda. 6.1.16. INCIO DOS CAPTULOS Os ttulos dos CAPTULOS devem estar situados a partir de 8 cm do limite superior. So escritos em caixa alta, negrito e tamanho 14, a partir da margem esquerda com o avano de 1 cm. Podem tambm estar centrados na pgina.

28

Devem sempre ser iniciados numa nova pgina, mesmo que haja espao na pgina em que terminou o captulo anterior. Ao iniciar um captulo, devemos colocar uma introduo de um ou dois pargrafos dizendo do que trata o captulo. Seguindo o exemplo dos captulos podemos situar outros ttulos a 8 cm do limite superior como o Sumrio, a Introduo, a Concluso, a Bibliografia e outros. 6.1.17. INCIO DOS ITENS E SUBITENS Os itens de um captulo devem ser escritos a partir da margem esquerda com o avano de 1 cm, guardando uma distncia de oitos espaos da ltima linha do pargrafo anterior. Escreve-se o ttulo do item em caixa alta, em negrito e em tamanho 12, seguindo a numerao em nmeros arbicos. Os subitens, devem ser escritos a partir da margem esquerda com um avano de um pargrafo. Tambm devem estar em tamanho 12, caixa alta e negrito. 6.1.18. NUMERAO DAS PGINAS As pginas so numeradas a partir da pgina de rosto. O nmero s pode aparecer partir da introduo e pode ser colocado no alto da pgina, no meio ou no canto direito, mantendo uma distncia de 2 cm da borda da folha e da primeira linha do texto. 6.1.19. CITAES Devem ser feitas no tamanho 10, num espao de 2cm da borda esquerda, separado do texto por um espao anterior e posterior. Se esta citao tiver mais de 3 linhas, precisa estar em itlico, com aspas, seguido no final, entre parnteses, do sobrenome do autor, ano de publicao e pgina. Para as demais citaes, devem ficar no corpo do texto entre aspas, seguida de sobrenome do autor, ano de publicao e pgina.

29

6.1.20. REFERNCIAS colocada no final da Monografia. A referncia Bibliogrfica deve seguir rigorosamente a norma tcnica. (ABNT NBR 6023). Exemplos: Livros: FOUREZ, G. A construo das cincias: introduo filosofia e tica das cincias. So Paulo: Editora da UNESP, 1995. FREIRE, P. Educao como prtica de liberdade. 17. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1986. Traduo: LYITARD, J.F. O ps-moderno. 4 ed. Trad. Ricardo Corra Barbosa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1993. Artigos de Revista: MOURA, Alexandrina Sobreira de. Direito de habitao s classes de baixa renda. Cincia & Trpico, Recife, v. 11. n. 1, p. 71-78, jan./jun. 1983. METODOLOGIA do ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC. Revista Brasileira de Estatstica, Rio de Janeiro, v. 41, n. 162, p. 323-330, Abr/jun. 1980. Dissertao ou tese NISHIAMA, L.A. O cotidiano do diretor de escola. Dissertao de Mestrado. So Paulo: Pontificia Universidade Catlica, 1991. SEKKEL, Maire Claire. A construo de um ambiente inclusivo na educao infantil: relato e reflexo sobre uma experincia. Tese de Doutorado. So Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, 2003. Artigos de Jornal:

30

ECONOMISTA recomenda investimento no Ensino. O Estado de So Paulo, 24 maio 1977, p. 21, 4-5 col. COUTINHO, Wilson. O Pao da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar.1985, Caderno B, p. 6. BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo, Rio de Janeiro, 4 mar. 1985, p. 11, c. 4. Partes de livro BARBOSA, D. A competncia do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.) Prticas Interdisciplinares na escola. So Paulo: Cortez, 1991. Autor com mais de um livro FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formao da famlia brasileira sob o regime de economia parcial. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2v. ________. Sobrados e mocambos: Decadncia do patriarcado rural no Brasil. So Paulo: Ed. Nacional, 1936. At 3 autores Quando a obra tem at trs autores mencionam-se todos na entrada, na ordem em que aparecem na publicao. Por exemplo: MAIA, Tom; CALMON, Pedro; MAIA, Thereza Regina de Camargo. Se h mais de trs autores, mencionam-se at os trs primeiros seguidos da expresso et al. Por exemplo: ALMEIDA, Jos da Costa et al. ALMEIDA, Jos da Costa, VARGAS, Feliciano et al. ALMEIDA, Jos da Costa, VARGAS, Feliciano, LOBATO, Maria Luisa et al.

31

Autor desconhecido Em caso de autoria desconhecida entra-se pelo ttulo. O termo annimo no deve ser substituto para o nome do autor desconhecido. Documentos Registrados em fontes eletrnicas So documentos obtidos atravs de suportes eletrnicos, como disquetes, CDs, base de dados, internet etc. Os meios tecnoeletrnicos e informticos s podem ser usados e citados como fontes de documentao cientfica quando produzidos de forma pblica. CD- ROM ALEIJADINHO. In: ALMANAQUE ABRIL: sua fonte de pesquisa. So Paulo: Abril, 1996. CD- ROM. Livro on-line SHAKESPEARE, W. Romeo and Juliet. The Webs first edition of the complete works of William Shakespeare. S. L.: The Internet Public Library, s.d. [on-line]. Disponvel em: <http://thetec.mit.edu/shakespear/Tragedy/romeoandjuliet/romeoandjuliet.html>. Acesso em: 28 nov. 1998. Banco de Dados BIRDS from Amap: Banco de dados. Disponvel em: <http://www.bdt/avifauna/aves>. Acessado em: 25 nov. 1998. Leis, Decretos, Portarias, etc.: Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. . Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Potrebbero piacerti anche