Sei sulla pagina 1di 37

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Regimento Interno
2a edio - agosto 2009

Coordenadoria de Gesto da Informao Seo de Publicaes Tcnico-Eleitorais

SUMRIO

REGIMENTO INTERNO, 7
Ttulo I - Organizao e Competncia do Tribunal (Arts. 1o a 29), 9 Captulo I - Organizao do Tribunal (Arts. 1o a 10), 9 Captulo II - Posse (Art. 11), 11 Captulo III - Licenas e Frias (Arts. 12 a 15), 12 Captulo IV - Convocao de Substitutos (Art. 16), 13 Captulo V - Eleio do Presidente e do Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral (Art. 17), 13 Captulo VI - Competncia do Tribunal (Arts. 18 e 19), 13 Captulo VII - Atribuies do Presidente (Art. 20), 18 Captulo VIII - Atribuies do Vice-Presidente (Art. 21), 20 Captulo IX - Corregedor Regional Eleitoral (Arts. 22 a 24), 21 Captulo X - Procurador Regional Eleitoral (Arts. 25 a 29), 21 Ttulo II - Ordem dos Servios no Tribunal (Arts. 30 a 51), 23 Captulo I - Distribuio, Registro e Classicao de Processos (Arts. 30 a 39), 23 Captulo II - Relator (Arts. 40 e 41), 29 Captulo III - Revisor (Art. 42), 30 Captulo IV - Sesses (Arts. 43 a 51), 31 Ttulo III - Processos no Tribunal (Arts. 52 a 106), 34
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina R. Esteves Jnior, 68 Centro - Florianpolis - SC - CEP 88015-130 Fone (048) 3251-3786 publicacoes@tre-sc.gov.br http://www.tre-sc.gov.br Compilao e editorao Coordenadoria de Gesto da Informao Seo de Publicaes Tcnico-Eleitorais Seo de Legislao, Doutrina e Jurisprudncia

Captulo I - Disposies Gerais (Arts. 52 a 69), 34 Captulo II - Audincias (Arts. 70 a 72), 37 Captulo III - Declarao de Inconstitucionalidade (Art. 73), 38 Captulo IV - Conitos de Competncia (Arts. 74 a 80), 38 Captulo V - Excees de Impedimento e de Suspeio (Arts. 81 a 91), 39 Captulo VI - Consultas (Art. 92), 41 Captulo VII - Reclamaes ou Representaes (Art. 93), 42

Captulo VIII - Ao de Impugnao de Mandato Eletivo (Art. 94), 42 Captulo IX - Agravo Regimental (Arts. 95 e 96), 42 Captulo X - Processos Criminais de Competncia Originria do Tribunal (Art. 97), 43 Captulo XI - Matria Administrativa (Art. 98), 43 Captulo XII - Processo Administrativo Disciplinar (Arts. 99 a 106), 43 Ttulo IV - Disposies Gerais (Arts. 107 a 119), 44

NDICE, 47

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 1 e 2

RESOLUO N. 7.357, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003


Os Juzes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, no uso das atribuies que lhes so conferidas pelo art. 96, I, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e pelo art. 30, I, da Lei n. 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral) RESOLVEM aprovar o seguinte

REGIMENTO INTERNO
TTULO I ORGANIZAO E COMPETNCIA DO TRIBUNAL CAPTULO I ORGANIZAO DO TRIBUNAL

Art. 1o O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, com


sede na Capital e jurisdio em todo o Estado, compe-se: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) de dois Juzes dentre os Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina; b) de dois Juzes, dentre Juzes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina; II - de um Juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 4a Regio; III - por nomeao, pelo Presidente da Repblica, de dois Juzes, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia do Estado.

Art. 2o Os substitutos dos Juzes do Tribunal sero escolhidos


pelo mesmo processo que os efetivos, em nmero igual ao de cada Categoria. Pargrafo nico. Ocorrendo vaga em um cargo de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral, o substituto permanecer em exerccio at que seja designado e empossado o novo Juiz Efetivo.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 3 a 5

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 6 a 11

Art. 3o No podem servir como Juzes no Tribunal cnjuges,


companheiros ou aqueles que tenham entre si parentesco consangneo ou por anidade, at o quarto grau, excluindo-se, no caso, o que tiver sido escolhido por ltimo. 10 1o O cnjuge, o companheiro ou o parente consangneo ou am, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo, estadual ou federal, estar impedido de servir como Juiz no Tribunal, desde a escolha do candidato em conveno partidria at a apurao nal da eleio. 2o O cnjuge, o companheiro ou o parente consangneo ou am, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo municipal estar impedido de manifestar-se nos processos relativos ao respectivo municpio.

Art. 6o Para o preenchimento das vagas destinadas a Magistrados, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral far a devida comunicao aos Presidentes dos Tribunais referidos no art. 1o, at 30 (trinta) dias antes da vacncia.

Art. 7o Para preenchimento das vagas da Categoria de Advogado, a comunicao ser feita at 90 (noventa) dias antes da vacncia. Pargrafo nico. A comunicao a que se refere o presente artigo dever indicar: I - o nome do Juiz que est completando o binio; II - se se trata do trmino do primeiro ou do segundo binio.

11

Art. 4 Os Juzes do Tribunal, salvo motivo justicado, serviro por dois anos, e, facultativamente, por mais um binio consecutivo, s podendo voltar a integr-lo, na mesma Categoria, aps transcorridos dois anos do trmino do segundo binio ou, em Categoria diversa.
1o Cada binio ser contado da data da posse e ininterruptamente, sem desconto de qualquer afastamento, nem mesmo o decorrente de licena ou frias, salvo na hiptese do 1o do art. 3o. 2o Poder o binio do Juiz encerrar-se antes de decorridos dois anos, desde que haja um motivo justicado, a ser apreciado pelo Tribunal. 3o Para efeito deste artigo, consideram-se tambm consecutivos dois binios quando entre eles houver interrupo por prazo inferior a dois anos. 4o Perder automaticamente a jurisdio eleitoral o Juiz do Tribunal que terminar o respectivo perodo, assim como o Magistrado que se aposentar, for promovido, for removido, atingir a compulsria, ou for afastado de suas funes de origem. 5o O intervalo de dois anos referido no caput deste artigo poder ser reduzido somente no caso de inexistncia de outros Juzes da mesma Categoria com os requisitos legais para a investidura.

Art. 8o Os Juzes do Tribunal, no exerccio de suas funes e no


que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero inamovveis, nos termos do art. 121, 1o, da Constituio Federal.

Art. 9o O Tribunal delibera por maioria de votos, com a presena


mnima de quatro de seus Juzes, alm do Presidente, salvo nos casos expressos na legislao e neste Regimento.

Art. 10. A Secretaria do Tribunal possui funes denidas em Regimento prprio.


CAPTULO II POSSE

Art. 11. A posse dos Juzes Efetivos dar-se- perante o Tribunal, e a dos Substitutos, perante a Presidncia, lavrando-se termo. Em ambos os casos, o prazo para a posse de 30 (trinta) dias, prorrogvel por mais 30 (trinta), a requerimento do interessado, contados da publicao ocial da nomeao ou da escolha, ou, se no houver a publicao, da data da sesso em que tomarem cincia os Juzes do Tribunal.
1o Suspende-se, automaticamente, durante o perodo de frias coletivas do Tribunal, o prazo estabelecido no caput deste artigo. 2o Quando a reconduo se operar antes do trmino do primeiro binio, no haver necessidade de nova posse, sendo suciente sua anotao no termo de investidura inicial. Tendo havido interrupo no exerccio, devero ser observadas as mesmas formalidades indispensveis primeira investidura.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 5o Ao Juiz Substituto, enquanto permanecer nessa categoria, aplicam-se as regras do artigo anterior, sendo-lhe permitido, entretanto, vir a integrar o Tribunal como efetivo.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 11 a 15

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 16 a 18

3o No caso de Juzes, de igual Categoria ou no, tomarem posse na mesma data, considerar-se- mais antigo, para os efeitos regimentais, nesta ordem: I - o que houver servido por mais tempo como efetivo; 12 II - o que houver servido por mais tempo como substituto; III - o que tiver mais tempo de servio pblico; IV - o mais idoso. CAPTULO III LICENAS E FRIAS

CAPTULO IV CONVOCAO DE SUBSTITUTOS

Art. 16. Durante as licenas e as frias dos Juzes Efetivos, bem como no caso de vaga desses cargos, sero convocados os Juzes Substitutos da mesma Categoria, obedecida a ordem de antigidade no Tribunal.
1o No caso de impedimento de algum de seus Juzes e no havendo quorum, ser convocado o respectivo substituto, conforme a ordem de antigidade no Tribunal. 2o Em qualquer dos casos previstos no presente artigo, no sendo possvel o comparecimento do Juiz Substituto mais antigo, ser convocado, para obteno do quorum, o outro Juiz Substituto da mesma Categoria. CAPTULO V ELEIO DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE E CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL

13

Art. 12. Os Juzes do Tribunal gozaro de licena na forma e nos casos regulados em lei e neste regimento. Art. 13. Os Juzes do Tribunal sero afastados:
I - automaticamente, e por igual prazo, em conseqncia de afastamento que hajam obtido na Justia Comum, hiptese em que dever haver prvia comunicao ao Tribunal; II - pelo Tribunal, mediante justicativa do interessado, quando se tratar de Juiz da Categoria de Advogado ou de Magistrado afastado da Justia Comum para servir exclusivamente Justia Eleitoral.

Art. 14. Os Juzes do Tribunal gozaro frias coletivas nos meses de janeiro e julho, exceto em ano eleitoral, quando, no ms de julho, haver sesses ordinrias.
1o O Presidente e o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, se a necessidade do servio lhes exigir a contnua presena no Tribunal, gozaro de 30 (trinta) dias consecutivos de frias individuais por semestre, sendo a remunerao dessas frias feita com base no total de sesses previstas para o perodo correspondente. 2o Os Juzes do Tribunal no podero afastar-se em gozo de frias individuais, num mesmo perodo, em nmero que possa comprometer o quorum de julgamento.

Art. 17. A Presidncia e a Vice-Presidncia sero exercidas por Juzes integrantes da Categoria de Desembargador, eleitos pelos Juzes do Tribunal, para o perodo de 1 (um) ano, em voto secreto, at 20 (vinte) dias antes do trmino dos mandatos vigentes, cabendo ao Vice-Presidente a Corregedoria Regional Eleitoral, cumulativamente.
1o Em caso de vaga do cargo de Presidente, o Vice-Presidente assumir a Presidncia pelo perodo remanescente do mandato. 2o Em caso de vaga do cargo de Vice-Presidente, o Juiz mais antigo da Categoria de Desembargador assumir a Vice-Presidncia e Corregedoria Regional Eleitoral, pelo perodo remanescente do mandato. 3o Se a vacncia de que tratam os pargrafos anteriores se der na primeira metade do mandato, ser convocada nova eleio, para o perodo remanescente do exerccio do cargo. CAPTULO VI COMPETNCIA DO TRIBUNAL

Art. 15. As frias dos Juzes do Tribunal podero ser interrompidas por exigncia do servio eleitoral, e, nesse caso, os dias restantes sero gozados oportunamente.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 18. Compete ao Tribunal, alm de outras atribuies que lhe so conferidas por lei federal:
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 18
I - processar e julgar originariamente:

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 18 e 19

II - julgar os recursos interpostos: a) contra atos praticados ou decises proferidas por Juzes Eleitorais, Juntas Eleitorais e/ou Comisso Apuradora do Tribunal; b) contra atos ou decises dos Relatores e do Corregedor Regional Eleitoral. 15

14

a) os habeas corpus e os mandados de segurana em matria eleitoral, contra ato de autoridade que responda perante o Tribunal de Justia por crime de responsabilidade, ou, ainda, os habeas corpus, quando houver perigo de se consumar a violncia antes que o Juiz competente possa prover sobre a impetrao; b) os mandados de segurana contra seus atos e os de seu Presidente; c) os mandados de injuno e habeas data, em matria eleitoral, ressalvada a competncia do Tribunal Superior Eleitoral; d) as excees de impedimento e de suspeio dos seus Juzes, do Procurador Regional Eleitoral e dos servidores de sua Secretaria, assim como dos Juzes, Promotores e Escrives Eleitorais e de quaisquer pessoas mencionadas nos itens I a IV, 1o e 2o, do art. 283 do Cdigo Eleitoral; e) os conflitos de competncia entre os Juzes Eleitorais do Estado; f) os crimes eleitorais atribudos a Juzes Eleitorais e a outras autoridades que, pela prtica de crime comum, respondam perante o Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina ou o Tribunal Regional Federal da 4a Regio; g) as prestaes de contas anuais dos rgos regionais dos partidos polticos e, nas eleies estaduais e federais, dos comits nanceiros dos rgos estaduais e dos candidatos tratados na alnea i do inciso I deste artigo; h) as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos quanto sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos; i) o registro de candidatos a governador, a vice-governador, a membros do Congresso Nacional e da Assemblia Legislativa; j) as investigaes judiciais eleitorais previstas em lei especca; l) as aes de impugnao de mandato eletivo estadual ou federal; m) os pedidos de desaforamento dos processos no decididos pelos Juzes Eleitorais em 30 (trinta) dias de sua concluso para julgamento, formulados por partido poltico, candidato, Ministrio Pblico Eleitoral ou parte interessada, sem prejuzo das sanes aplicadas pelo excesso de prazo;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 19. Compete, ainda, privativamente ao Tribunal:


I - elaborar seu Regimento Interno, reform-lo, emend-lo e interpret-lo, ressalvados os casos previstos no art. 20, XXV; II - organizar sua Secretaria e a da Corregedoria Regional Eleitoral, provendo-lhes os cargos e encaminhando ao Tribunal Superior Eleitoral a proposta de criao ou supresso destes, na forma da lei; III - autorizar a realizao de concursos para provimento dos cargos de sua Secretaria, homologando-lhes os resultados; III - autorizar a realizao de concursos pblicos para provimento dos cargos de sua Secretaria;
Redao dada pela Res. TRESC n. 7.746, de 22 de abril de 2009.

IV - requisitar servidores pblicos, na forma da lei especca; V - cumprir e fazer cumprir as decises e instrues do Tribunal Superior Eleitoral; VI - determinar providncias para o efetivo cumprimento da legislao eleitoral em sua circunscrio; VII - consultar o Tribunal Superior Eleitoral sobre matria eleitoral de alcance nacional; VIII - assegurar a preferncia do servio eleitoral sobre qualquer outro no Estado; IX - requerer ao Tribunal Superior Eleitoral qualquer medida necessria ao bom funcionamento do Tribunal ou el execuo da legislao eleitoral; X - requisitar a fora necessria ao cumprimento de suas decises e solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral idntica providncia em relao fora federal, quando necessrio; XI - expedir resolues para o exato cumprimento das normas eleitorais e as necessrias organizao e administrao de sua Secretaria e dos Cartrios Eleitorais;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 19

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Art. 19

XII - dividir a circunscrio em Zonas Eleitorais, submetendo essa diviso, assim como a criao de novas Zonas Eleitorais, aprovao do Tribunal Superior Eleitoral; 16 XIII - aprovar a designao dos Juzes de Direito aos quais incumbir o servio eleitoral nas comarcas onde o nmero de varas no coincidir com o de Zonas Eleitorais; XIV - atribuir competncia a outros Juzes de Direito para proverem o andamento regular dos servios eleitorais; XV - aprovar a designao de Chefes de Cartrio e Auxiliares Eleitorais, dentre os nomes indicados pelos Juzes Eleitorais; XVI - aprovar a designao do serventurio da Justia que deve responder pela Escrivania Eleitoral durante o binio; XVII - determinar aos Juzes Eleitorais a substituio dos Chefes de Cartrio, Escrives e Auxiliares Eleitorais, quando o interesse pblico assim o exigir; XVIII - apreciar as sindicncias procedidas pela Corregedoria Regional Eleitoral para apurar reclamaes ou representaes apresentadas contra Juzes Eleitorais, determinando a abertura de processo administrativo disciplinar, quando entender necessrio, e, nesse caso, devolver os autos ao Corregedor Regional Eleitoral para processamento; XIX - apreciar os processos administrativos disciplinares instaurados contra Auxiliares, Chefes de Cartrio e Escrives Eleitorais pelo Corregedor Regional Eleitoral, quando este entender pela destituio do servio eleitoral; XX - aplicar aos Juzes Eleitorais as penas disciplinares de advertncia, censura e suspenso de at 30 (trinta) dias, na forma da lei; XXI - solicitar ao Tribunal de Justia do Estado, no ano em que se realizar eleio, a suspenso de licena-prmio ou de frias dos Juzes de Direito que exeram funo eleitoral; XXII - solicitar Justia Comum o afastamento dos Juzes do Tribunal, de seus cargos efetivos, sem prejuzo de seus vencimentos, sempre que assim o exigir o servio eleitoral; XXIII - aprovar a constituio das Juntas Eleitorais; XXIV - constituir a Comisso Apuradora das Eleies;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

XXV - aprovar o relatrio geral de apurao elaborado pela Comisso Apuradora; XXVI - divulgar o quociente eleitoral e o partidrio; XXVII - proclamar os eleitos para os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, de membros do Congresso Nacional e da Assemblia Legislativa e de seus respectivos suplentes, expedir os diplomas e remeter ao Tribunal Superior Eleitoral cpia das atas de seus trabalhos, dentro do prazo de 10 (dez) dias aps a diplomao; XXVIII - determinar a realizao de novas eleies, nos casos e na forma prevista na legislao; XXIX - proceder ao registro dos comits nanceiros que movimentaro os recursos destinados s campanhas eleitorais dos candidatos tratados na alnea i do inciso I do art. 18 deste Regimento; XXX - noticiar s autoridades competentes a existncia de indcio de crime de que tiver cincia, devendo, nos casos de sua competncia exclusiva, disso dar conhecimento ao Procurador Regional Eleitoral; XXXI - decidir sobre representaes, reclamaes ou acerca de qualquer outro assunto pertinente matria eleitoral ou sua organizao e atividade; XXXII - conhecer das denncias e representaes para a apurao de irregularidades no servio eleitoral, ou das que possam viciar as eleies por abuso do poder econmico ou de autoridade; XXXIII - decretar, quando lhe couber, a suspenso de direitos polticos, nos casos previstos na Constituio Federal ou na lei; XXXIV - responder a consultas formuladas, em tese, sobre matria eleitoral, por Juzes Eleitorais, por autoridade pblica, por presidente, delegado ou representante legal de rgo regional de partido poltico que tenha anotao no Tribunal ou por diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral; XXXV - mandar riscar, a requerimento do interessado ou ex ofcio, as expresses injuriosas, difamatrias ou caluniosas encontradas nos papis ou processos sujeitos ao seu conhecimento, ociando ao Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil quando decorrerem de atos praticados por advogado; XXXVI - exercer outras atribuies decorrentes de lei e deste Regimento.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

17

Art. 20

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Art. 20

CAPTULO VII ATRIBUIES DO PRESIDENTE

Art. 20. Compete ao Presidente do Tribunal:


18 I - presidir as sesses, propondo e encaminhando as questes, e registrar os votos, proclamando o resultado dos julgamentos; II - participar da discusso e do julgamento nos processos em matria administrativa e nos incidentes de inconstitucionalidade e, em caso de empate, nas demais questes; III - fazer constar em ata as ausncias justicadas dos Juzes do Tribunal; IV - tomar compromisso dos Juzes Substitutos do Tribunal e dar-lhes posse, na forma da lei, convocando-os nos casos previstos na legislao e neste Regimento; V - comunicar ao Tribunal de Justia do Estado e ao Tribunal Regional Federal da 4a Regio a interrupo ou o trmino do binio de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral; VI - designar, mediante portaria, nas comarcas de vara nica ou naquelas em que o nmero de varas coincidir com o de Zonas Eleitorais, o(s) Juiz(es) de Direito titular(es) da comarca para exercer(em) as funes de Juiz Eleitoral; VII - responsabilizar-se pelos atos de gesto scal, nos termos da Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000; VIII - decidir sobre a concesso de vantagens nanceiras aos Juzes do Tribunal e aos servidores de sua Secretaria e autorizar o pagamento de diria, ajuda de custo e servio extraordinrio, na conformidade da legislao em vigor, podendo a referida autorizao ser delegada; IX - nomear, promover, exonerar, demitir e aposentar servidores da Secretaria do Tribunal, nos termos da lei; X - designar servidores para atuarem na Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, mediante indicao do Corregedor; XI - designar servidores para exercerem cargos em comisso ou funes comissionadas; XII - dar posse ao Diretor-Geral da Secretaria, aos Secretrios, Assessores e Coordenadores;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

XIII - supervisionar os servios da Secretaria, conceder Licena para Tratar de Interesses Particulares e Licena por Motivo de Afastamento do Cnjuge aos seus servidores e, ouvido o Tribunal, autoriz-los a afastar-se do Pas, nos casos previstos em lei; XIV - determinar a abertura de sindicncias e de processos administrativos disciplinares para apurar irregularidades cometidas por servidores da Secretaria; XV - impor pena disciplinar aos servidores da Secretaria, na forma da lei; XVI - decidir, quando couber, os recursos interpostos contra as decises administrativas do Diretor-Geral da Secretaria; XVII - encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral os recursos interpostos contra as decises do Tribunal, exercendo, quando for o caso, o juzo de admissibilidade; XVIII - despachar os processos de habeas corpus, habeas data e de mandado de segurana de competncia originria do Tribunal, decidir os pedidos de liminar e determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso, fora do horrio de expediente do Tribunal e durante as frias coletivas, podendo delegar essas atribuies a qualquer Juiz do Tribunal, em escala de planto, no perodo eleitoral; XIX - apreciar pedido de suspenso de execuo de liminar e de sentena em mandado de segurana, na forma da lei; XX - assinar os diplomas dos eleitos para os cargos de governador, vice-governador e membros do Congresso Nacional e da Assemblia Legislativa; XXI - assinar a ata de distribuio eletrnica dos processos aos Juzes do Tribunal; XXII - nomear, depois de aprovados pelo Tribunal, os membros das Juntas Eleitorais; XXIII - despachar o expediente do Tribunal, editando atos, ofcios, portarias e ordens de servio; XXIV - determinar a publicidade de seus atos e decises, bem como daqueles provenientes do Tribunal; XXV - resolver as dvidas que surgirem na classicao dos processos;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

19

Arts. 20 e 21

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 21 a 25

XXVI - visar os termos de abertura e de encerramento dos livros de atas dos rgos regionais dos partidos polticos, podendo delegar essa atribuio ao Diretor-Geral; 20 XXVII - determinar, mediante despacho, a anotao dos rgos regionais e municipais dos partidos polticos, comunicando-a aos Juzes Eleitorais; XXVIII - apresentar ao Tribunal, na ltima sesso ordinria que anteceder ao trmino de seu mandato, relatrio dos trabalhos efetuados no exerccio anterior; XXIX - xar o horrio do expediente da Secretaria do Tribunal; XXX - exercer o poder de polcia nas dependncias do Tribunal; XXXI - representar o Tribunal em solenidades e atos ociais; XXXII - rmar os convnios necessrios realizao dos servios de interesse do Tribunal; XXXIII - desempenhar quaisquer outras atribuies que lhe forem conferidas por lei. XXXIII - homologar o resultado de concursos pblicos para provimento dos cargos da Secretaria deste Tribunal;
Redao dada pela Res. TRESC n. 7.746, de 22 de abril de 2009.

V - exercer as atribuies que lhe forem delegadas pelo Presidente. 1o O cargo de Vice-Presidente no impede que seu titular seja contemplado na distribuio dos processos, salvo no caso do inciso II. 2o O Vice-Presidente, quando no exerccio eventual da Presidncia, participar do julgamento dos processos de que for Relator, transmitindo, nesses casos, a Presidncia ao Juiz que o seguir na ordem de antigidade. 3o Nas hipteses de seu impedimento, sua suspeio ou ausncia eventual, o Vice-Presidente ser substitudo pelo Juiz mais antigo da Categoria de Desembargador. CAPTULO IX CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL 21

Art. 22. Ao Corregedor Regional Eleitoral incumbe, alm das demais atribuies denidas no Regimento Interno da Corregedoria Regional Eleitoral, realizar inspeo e correio dos servios eleitorais no Estado e conhecer das reclamaes e representaes apresentadas contra Juzes Eleitorais, Chefes de Cartrio, Escrives e Auxiliares Eleitorais. Art. 23. Os provimentos expedidos pela Corregedoria Regional Eleitoral vinculam os Juzos Eleitorais do Estado. Art. 24. Nas correies realizadas em Zonas Eleitorais fora da Capital, o Corregedor Regional Eleitoral designar para atuar como Escrivo servidor da Corregedoria ou serventurio existente na comarca. No impedimento destes, a escolha dever recair, de preferncia, em servidor pblico federal, estadual ou municipal.
1o Se a correio for na Capital, servidor da Corregedoria funcionar como Escrivo. 2o Tomar-se- compromisso do servidor pblico designado para funcionar como Escrivo ad hoc. CAPTULO X PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

XXXIV - desempenhar quaisquer outras atribuies que lhe forem conferidas por lei.
Includo pela Res. TRESC n. 7.746, de 22 de abril de 2009.

CAPTULO VIII ATRIBUIES DO VICE-PRESIDENTE

Art. 21. Compete ao Vice-Presidente:


I - substituir o Presidente nos seus impedimentos, suspeies ou eventuais ausncias; II - suceder o Presidente que no completar o mandato, exceto na hiptese do 3o do art. 17; III - presidir a Comisso Apuradora das Eleies para governador, vice-governador, membros do Congresso Nacional e da Assemblia Legislativa; IV - autorizar o pagamento de dirias ao Presidente;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 25. Servir como Procurador Regional Eleitoral junto ao Tribunal o membro do Ministrio Pblico Federal que for designado pelo Procurador-Geral da Repblica.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 26 a 28

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 28 a 31

Art. 26. Substituir o Procurador Regional Eleitoral, em suas ausncias ou impedimentos, o seu substituto legal. Art. 27. O Procurador Regional Eleitoral ter as atribuies denidas em lei e neste Regimento.
22

XIII - designar, mediante indicao do Procurador-Geral de Justia, membro do Ministrio Pblico Estadual para exercer as funes de Promotor Eleitoral; XIV - expedir instrues aos Promotores Eleitorais; XV - defender a jurisdio do Tribunal. 23

Art. 28. Compete especialmente ao Procurador Regional Eleitoral:


I - assistir s sesses do Tribunal, bem como assinar as atas, acrdos e resolues; II - pedir a palavra para sustentar oralmente seu parecer, por 10 (dez) minutos, aps o relatrio, nos julgamentos de processos originrios ou de recursos; III - pedir a palavra, a qualquer tempo, pela ordem, para esclarecer dvida ou equvoco, relacionado a matria de fato, que possa inuir no julgamento; IV - pedir, antes de iniciada a votao, vista dos autos at a sesso seguinte, nos casos em que quiser apresentar parecer oral; V - requerer o arquivamento dos inquritos policiais quando no for caso de oferecer denncia, exercer a ao pblica e promovla at o nal, em todos os processos da competncia originria do Tribunal; VI - reclamar ou representar ao Tribunal sobre matria eleitoral; VII - acompanhar inquritos; VIII - dar parecer, no prazo de 5 (cinco) dias (quando outro prazo no estiver xado em lei ou resoluo), em todos os processos contenciosos e nos administrativos que envolvam ou no matria eleitoral; IX - pedir vista de processos sobre os quais entender que deve se pronunciar; X - acompanhar, no Tribunal, o exame de urnas, sistemas e programas eleitorais, opinando sobre o parecer dos peritos; XI - acompanhar, quando lhe for solicitado, diligncias realizadas pelo Corregedor Regional Eleitoral ou designar membro do Ministrio Pblico para faz-lo; XII - atuar junto Comisso Apuradora de Eleies, constituda pelo Tribunal, podendo essa atividade ser exercida por seu substituto legal ou por membro designado do Ministrio Pblico;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 29. Compete, ainda, ao Procurador Regional Eleitoral solicitar, se necessrio, servidores da Secretaria do Tribunal para auxili-lo nos trabalhos executados naquela Procuradoria.
TTULO II ORDEM DOS SERVIOS NO TRIBUNAL CAPTULO I DISTRIBUIO, REGISTRO E CLASSIFICAO DE PROCESSOS

Art. 30. Os processos e as peties sero imediatamente registrados, autuados e distribudos, mediante sorteio automtico, por meio de sistema informatizado, segundo a ordem de protocolizao na Secretaria do Tribunal.
1o O setor competente da Secretaria do Tribunal conferir e reticar a numerao das folhas dos autos e lavrar termo de recebimento, nele devendo constar a existncia ou a omisso de anexos. 2o As peties dirigidas ao Presidente, quando relacionadas com processos j distribudos, sero encaminhadas diretamente aos respectivos Relatores. 3o Sero tambm protocolizados, ainda que depois do despacho, os documentos apresentados diretamente ao Presidente ou ao Relator. 4o Em caso de no-funcionamento do sistema de que trata o caput deste artigo, far-se- manualmente a distribuio dos processos e das peties, mediante sorteio, na presena de, no mnimo, duas testemunhas, lavrando-se ata, a qual ser mantida na Secretaria Judiciria, e certicando-se, nos autos, tais procedimentos.

Art. 31. A distribuio ser registrada em livros especiais, por Classes, cabendo a cada uma delas numerao distinta, assegurando-se, por rodzio, a equivalncia dos trabalhos, no havendo compensao no caso previsto no art. 260 do Cdigo Eleitoral.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 32 e 33

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Art. 33

24

Art. 32. Da distribuio dos processos dar-se- publicidade mediante edital axado no mural da Secretaria Judiciria e publicado no Dirio da Justia do Estado de Santa Catarina, indicando o nmero e a espcie do processo, sua Classe, o nome do Relator, o do Revisor - se for o caso -, os das partes e os dos advogados, se houver.
Ver Res. TRESC n. 7.552, de 12 de novembro de 2007 - institui o Dirio da Justia Eleitoral de Santa Catarina.

Classe XIV Processos relativos a matria administrativa e recursos, ou sobre qualquer outro assunto que, por determinao legal ou regulamentar, ou a critrio do Presidente, deva ser distribudo para pronunciamento do Tribunal. (Inciso com nova redao dada pela Res. n. 7.551, de 5.11.2007) Pargrafo nico. O agravo de instrumento do despacho que denegar recurso especial ser autuado na mesma Classe do processo do qual se originou e distribudo ao Presidente para seu processamento e encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral. 25

Art. 33. Os processos obedecero seguinte classicao:


Classe I - Habeas corpus e recursos. Classe II - Mandados de segurana, habeas data, mandados de injuno e recursos. Classe III - Conitos de competncia. Classe IV - Excees de impedimento e de suspeio de Juiz do Tribunal, Procurador Regional Eleitoral, Juiz Eleitoral, Promotor Eleitoral, Escrivo Eleitoral, servidor da Secretaria ou quaisquer das pessoas mencionadas nos itens I a IV, 1 e 2, do art. 283 do Cdigo Eleitoral. Classe V - Recursos de decises dos Juzes Eleitorais. Classe VI - Processos relativos matria criminal. Classe VII - Prestaes de contas e recursos, registros de Comits Financeiros, quando assim determinado por lei, e inseres de programas poltico-partidrios. Classe VIII - Registros de candidatos, bem como as impugnaes e os recursos. Classe IX - Recursos de cancelamento de inscries e de excluses de eleitores. Classe X - Consultas eleitorais. Classe XI - Reclamaes, representaes e recursos. Classe XII - Apuraes de eleies e recursos sobre decises das Juntas Eleitorais. Classe XIII - Recursos contra a expedio de diploma, aes de impugnao de mandato eletivo e recursos. Classe XIV Processos relativos a matria administrativa e recursos, ou sobre qualquer outro assunto que, a critrio do Presidente, deva ser distribudo para pronunciamento do Tribunal.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 33. Os processos obedecero seguinte classicao:


Redao dada pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

Ao Cautelar - AC Ao de Impugnao de Mandato Eletivo - AIME Ao de Investigao Judicial Eleitoral - AIJE Ao Penal - AP Ao Rescisria - AR Apurao de Eleio - AE Conito de Competncia - CC Consulta - Cta Correio - Cor Criao de Zona Eleitoral ou Remanejamento - CZER Embargos Execuo - EE Exceo - Exc Execuo Fiscal - EF Habeas Corpus - HC Habeas Data - HD Inqurito - Inq Instruo - Inst Mandado de Injuno - MI Mandado de Segurana - MS
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 33
Pedido de Desaforamento - PD Petio - Pet Prestao de Contas - PC 26 Processo Administrativo - PA Propaganda Partidria - PP Reclamao - Rcl

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Art. 33

4o A classe Apurao de Eleio - AE engloba os respectivos recursos;


Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

5o A classe Conito de Competncia - CC abrange todos os conitos que ao Tribunal cabe julgar;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

27

Recurso contra Expedio de Diploma - RCED Recurso Eleitoral - RE Recurso Criminal - RC Recurso em Habeas Corpus - RHC Recurso em Habeas Data - RHD Recurso em Mandado de Injuno - RMI Recurso em Mandado de Segurana - RMS Registro de Candidatura - RCand Registro de Comit Financeiro - RCF Registro de rgo de Partido Poltico em Formao - ROPPF Representao - Rp Reviso Criminal - RvC Reviso de Eleitorado - RvE Suspenso de Segurana/Liminar - SS 1o Os projetos de resolues administrativas sero autuados na classe Instruo - Inst;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

6o A classe Correio - COR compreende as hipteses previstas no art. 71, 4o, do Cdigo Eleitoral;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

7o A classe Criao de Zona Eleitoral ou Remanejamento CZER compreende a criao de Zona Eleitoral e quaisquer outras alteraes em sua organizao;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

8o A classe Embargos Execuo - EE compreende as irresignaes do devedor aos executivos scais impostos em matria eleitoral;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

9o A classe Instruo - Inst compreende a regulamentao da legislao eleitoral e partidria, inclusive as instrues previstas no art. 8o da Lei n. 9.709, de 18 de novembro de 1998;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

10. A classe Propaganda Partidria - PP refere-se aos pedidos de veiculao de propaganda partidria gratuita na programao das emissoras de rdio e televiso;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

11. A classe Reviso de Eleitorado - RvE compreende as hipteses de fraude em proporo comprometedora no alistamento eleitoral, alm dos casos previstos na legislao eleitoral;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

2o A classe Ao de Investigao Judicial Eleitoral - AIJE compreende as aes que incluem o pedido previsto no art. 22 da Lei Complementar n. 64, de 18 de maio de 1990;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

12. O registro na respectiva classe processual ter como parmetro a classe eventualmente indicada pela parte na petio inicial ou no recurso, no cabendo sua alterao pelo servio administrativo;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

3o A classe Ao Rescisria - AR somente cabvel em matria no-eleitoral, aplicando-se a ela a legislao processual civil;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008. Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

13. No se altera a classe do processo:


Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008. Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 33 a 35

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 36 a 40

I - pela interposio de Agravo Regimental - AgR e de Embargos de Declarao - ED; II - pelos pedidos incidentes ou acessrios; III - pela impugnao ao registro de candidatura; 28 IV - pela instaurao de tomada de contas especial; V - pela restaurao de autos; VI - pelo pedido de reconsiderao; VII - pelo agravo retido. 14. Os recursos de Embargos de Declarao (ED) e de Agravo Regimental (AgR), assim como a Questo de Ordem (QO), tero suas siglas acrescidas s siglas das classes processuais em que forem apresentados;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

Art. 36. Ser mantida a distribuio ao Juiz afastado temporariamente por perodo que envolva mais de 2 (duas) sesses, porm, nesse caso, os autos sero conclusos ao seu substituto. Cessado o afastamento, os autos retornaro ao Juiz Efetivo.
1o Se o processo tiver sido includo na pauta de julgamento pelo Juiz Substituto, este poder, por despacho monocrtico, retir-lo da pauta, ou, em caso de urgncia, a juzo do Tribunal, nela mant-lo, cando, nesse caso, com competncia preventa para participar das sesses necessrias ao seu julgamento, fazendo jus respectiva graticao de presena. 2o No havendo substituto, sero redistribudos os processos em que era Relator o Juiz afastado, com a oportuna compensao. 29

15. Os expedientes que no tenham classicao especca, nem sejam acessrios ou incidentes, sero includos na classe Petio - Pet;
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

Art. 37. Nos casos de distribuio equivocada, bem como nos impedimentos ou suspeies do Relator, ser o processo redistribudo por determinao do Presidente, fazendo-se a devida compensao. Art. 38. Ocorrendo afastamento denitivo do Relator, os processos que lhe haviam sido distribudos passaro automaticamente ao seu sucessor.
Pargrafo nico. No havendo sucessor ou substituto, sero redistribudos os processos em que era Relator o Juiz afastado.

16. A criao de novas classes processuais, assim como suas siglas, para incluso nos bancos de dados, obedecer aos critrios previstos na Resoluo TSE n. 22.676, de 13 de dezembro de 2007, e far-se- mediante proposta ao Tribunal Superior Eleitoral.
Includo pela Res. TRESC n. 7.678, de 23 de abril de 2008.

Art. 34. Os autos restaurados tero a Classe e a numerao dos originais e sero encaminhados ao Relator do processo desaparecido, ou a quem o esteja substituindo ou sucedendo, sem necessidade de nova distribuio.
Pargrafo nico. Encontrados os autos originais, sero a eles apensados os da restaurao.

Art. 39. Quando houver afastamento do Relator, os processos que exijam apreciao urgente sero redistribudos para os demais Juzes, com oportuna compensao.
CAPTULO II RELATOR

Art. 40. O relator ter as atribuies que a legislao processual confere aos Juzes singulares, em especial:
I - dirigir o processo; II - presidir as audincias necessrias instruo do processo e nelas exercer o poder de polcia; III - delegar atribuies aos Juzes Eleitorais para as diligncias a serem realizadas fora da Capital; IV - nomear curador para o ru, quando for o caso;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 35. Distribudos os autos, sero eles, no prazo mximo de 2 (dois) dias, conclusos ao Relator, que, depois de ouvido o Procurador Regional Eleitoral, devolv-los- Secretaria com o visto e o pedido de dia para julgamento.
Pargrafo nico. Se o Procurador no emitir parecer no prazo xado em lei ou neste Regimento, poder a parte interessada requerer a incluso do processo em pauta, devendo, nesse caso, ser o parecer proferido oralmente na sesso do julgamento.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 40 a 42

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 42 a 45

V - assinar ordens de priso ou de soltura; VI - homologar as desistncias, mesmo que o processo se ache em mesa para julgamento; 30 VII - julgar os incidentes em matria no compreendida na competncia do Tribunal; VIII - indeferir, liminarmente, as revises criminais, nas hipteses previstas em lei; IX - determinar a abertura de vista dos autos ao Ministrio Pblico Eleitoral; X - examinar a legalidade de priso em agrante; XI - conceder e arbitrar ana, ou deneg-la; XII - decretar priso preventiva ou temporria; XIII - decidir sobre a produo de prova ou a realizao de diligncia; XIV - conceder liminares e apreciar medidas cautelares e antecipaes de tutela; XV - decretar, nos mandados de segurana, a perempo ou a caducidade da medida liminar, ex ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico ou dos interessados; XVI - admitir assistente nos processos criminais; XVII - redigir o acrdo ou a resoluo, quando proferir o voto vencedor.

II - em caso de substituio denitiva do Relator, ser tambm substitudo o Revisor, na forma do inciso anterior; III - nos casos de impedimento, suspeio ou afastamento do Revisor, este ser automaticamente substitudo pelo Juiz seguinte na ordem decrescente de antigidade; Pargrafo nico. Ao Revisor compete: a) conrmar, completar ou reticar o relatrio, no prazo de 4 (quatro) dias, a partir da concluso do processo; b) sugerir ao Relator medidas ordinatrias do processo; c) solicitar dia para o julgamento. CAPTULO IV SESSES

31

Art. 43. O Tribunal reunir-se- em sesses ordinrias, 2 (duas) vezes por semana, at o mximo de 8 (oito) por ms, salvo no perodo eleitoral, quando o limite mensal passar a ser de 15 (quinze) sesses. Por convenincia do servio, podero ser convocadas sesses extraordinrias pelo Presidente ou pelo prprio Tribunal.
1o As sesses sero pblicas, ressalvadas as hipteses previstas em lei e no presente Regimento. 2o As sesses extraordinrias sero convocadas com designao prvia de dia e hora. 3o Durante as frias coletivas, o Tribunal suspender as sesses ordinrias, podendo reunir-se apenas extraordinariamente.

Art. 41. O Relator, se outro prazo no estiver xado em lei, ter 8 (oito) dias para examinar o processo e redigir seu relatrio, devendo justicar a demora sempre que ultrapassado o prazo.
CAPTULO III REVISOR

Art. 44. As sesses ordinrias sero iniciadas em horrio estabelecido pelo Tribunal e realizar-se-o sempre com a presena do Procurador Regional Eleitoral.
1o No caso de no haver quorum para a abertura dos trabalhos, haver uma tolerncia de 10 (dez) minutos. 2o Transcorridos os 10 (dez) minutos sem o quorum necessrio, ser lavrado termo a ser assinado pelos Juzes presentes.

Art. 42. Nas aes de impugnao de mandato eletivo e nos


recursos correspondentes, nas aes rescisrias, nos processos criminais originrios, nos recursos criminais, nas revises criminais e nos recursos contra a expedio de diploma haver um Revisor, devendo ser observado o que segue: I - ser Revisor o Juiz que se seguir ao Relator na ordem decrescente de antigidade no Tribunal;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 45. Durante as sesses, o Presidente ocupar o centro da mesa; sua direita sentar-se- o Procurador Regional Eleitoral e, esquerda, o Secretrio da sesso; seguir-se-, do lado direito, o VicePresidente, sentando-se os demais Juzes, na ordem decrescente de antigidade, alternadamente, esquerda e direita do Presidente.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 45 a 49

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 49 a 51

1o Servir como Secretrio das sesses o Diretor-Geral da Secretaria ou, no seu impedimento ou falta, o servidor que for designado pela Presidncia, a quem caber lavrar o termo de que trata o 2o do artigo anterior. 32 2o Os Juzes Substitutos convocados ocuparo o lugar dos substitudos e conservaro a antigidade destes nas votaes.

IV - o registro da sntese das deliberaes acerca do expediente;


Revogado pela Res. TRESC n. 7.374, de 14 de abril de 2004.

V - os nmeros das resolues e dos acrdos nela publicados; VI - notcia sumria das deliberaes, indicando o processo e sua procedncia, os nomes das partes, o do Relator, o do Revisor - se houver -, o resultado da votao e o Relator designado, quando for o caso. 1o Durante a discusso da ata, podero os Juzes, o Procurador Regional Eleitoral ou as partes requerer sua reticao. 2o A ata, uma vez aprovada, ser assinada pelo Presidente e pelos demais Juzes presentes na respectiva sesso e pelo Procurador Regional Eleitoral. 33

Art. 46. Nas sesses, os Juzes do Tribunal, o Procurador Regional Eleitoral e os advogados usaro vestes talares.
Pargrafo nico. O Secretrio da sesso usar meia-capa.

Art. 47. Ser a seguinte a ordem dos trabalhos nas sesses:


I - vericao do nmero de Juzes presentes; II - leitura, discusso e aprovao da ata da sesso anterior; III - apreciao do expediente
Revogado pela Res. TRESC n. 7.374, de 14 de abril de 2004.

Art. 50. Por convocao do Presidente, de Juiz do Tribunal ou do Procurador Regional Eleitoral, poder o Tribunal reunir-se em Conselho, para tratar de assuntos administrativo. Art. 50. O Tribunal reunir-se-, em sesses administrativas, uma vez por semana, logo aps as sesses ordinrias de julgamento, com a presena do Procurador Regional Eleitoral, para apreciar e deliberar acerca das matrias enumeradas nos incisos IV, VI, X, XIII, XIV, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXII do art. 19 deste Regimento, bem como de qualquer outro assunto administrativo de interesse da Corte.
Redao dada pela Res. TRESC n. 7.374, de 14 de abril de 2004.

IV - publicao de resolues e acrdos; V - discusso e deciso dos processos em mesa, na seguinte seqncia, sem prejuzo das preferncias legais e obedecendo-se ordem de classicao: processos cuja vista tenha sido requerida em sesses anteriores; processos adiados; demais processos; VI - discusso e deciso dos processos em pauta, obedecida a ordem de classicao. Pargrafo nico. A juzo do Tribunal, poder ser modicada a ordem estabelecida para os trabalhos.

Art. 48. De cada sesso, lavrar-se- ata circunstanciada, para discusso e aprovao na sesso seguinte. Art. 49. O Secretrio da sesso far lavrar a ata, que ser
digitada e impressa em folhas soltas, para posterior encadernao, devendo ser mantida, tambm, em meio magntico. A ata dever conter os seguintes dados da sesso: I - a data e a hora de abertura; II - o nome do Juiz que a tiver presidido; III - os nomes dos demais Juzes e o do Procurador Regional Eleitoral nela presentes;
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

1o Servir como Secretrio das sesses o Diretor-Geral, a quem incumbir proceder s anotaes necessrias lavratura, pelo Coordenador do Gabinete da Presidncia, da ata circunstanciada dos trabalhos, que ser assinada por ele e pelo Presidente.
Includo pela Res. TRESC n. 7.374, de 14 de abril de 2004.

2o Poder o Tribunal, ainda, alm das previstas no caput deste artigo, reunir-se em sesses administrativas, por convocao do Presidente, de qualquer um dos Juzes da Corte ou do Procurador Regional Eleitoral.
Includo pela Res. TRESC n. 7.374, de 14 de abril de 2004.

Art. 51. Sero solenes as sesses destinadas a comemoraes, recepes a pessoas eminentes, posses do Presidente, do Vice-Presidente e dos Juzes, diplomaes dos eleitos e entregas de medalhas.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 52 a 55

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 55 a 57

TTULO III PROCESSOS NO TRIBUNAL CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

1o Em caso de recurso, havendo mais de um recorrente, os advogados de cada parte falaro uma s vez, na ordem de interposio do recurso, mesmo que gurem tambm como recorridos. 2o Quando se tratar de julgamento de ao de impugnao de mandato eletivo, recurso em ao de impugnao de mandato eletivo e recurso contra expedio de diploma, os advogados das partes e o Procurador Regional Eleitoral tero 20 (vinte) minutos, cada um, para a sustentao oral. 3o Nas aes penais de competncia originria, os prazos para sustentao oral sero os da Lei n. 8.038, de 28 de maio de 1990, na forma do disposto pela Lei n. 8.658, de 26 de maio de 1993. 4o Sendo a parte representada por mais de um advogado, o tempo ser dividido entre eles. 5o No podero ser aparteados os advogados nem o Procurador Regional Eleitoral. 6o No cabe sustentao oral em embargos de declarao, conitos de jurisdio, consultas, agravos de instrumento, nem em recursos de decises do Relator. 7o Encerrados os debates, no ser permitida a interferncia dos advogados das partes ou do Procurador Regional Eleitoral, salvo para esclarecer equvoco ou dvida com relao a matria de fato que possa inuir no julgamento. 35

34

Art. 52. O julgamento dos processos ocorrer de acordo com a pauta organizada pela Secretaria, que ser publicada no Dirio da Justia do Estado, com, no mnimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedncia da sesso.
Ver Res. TRESC n. 7.552, de 12 de novembro de 2007 - institui o Dirio da Justia Eleitoral de Santa Catarina.

1o Em caso de urgncia, a juzo do Tribunal, podero ser julgados processos independentemente da publicao de que trata o caput deste artigo, salvo processos criminais, recursos em processos criminais, mandados de segurana, recursos em mandados de segurana, aes de impugnao de mandato eletivo, recursos em aes de impugnao de mandato eletivo e recursos contra expedio de diploma. 2o Cpias da pauta, acrescida dos processos a serem apresentados em mesa, sero distribudas aos Juzes do Tribunal e ao Procurador Regional Eleitoral, axando-se 1 (um) exemplar no mural da Secretaria, alm da sua divulgao na pgina do TRESC na Internet, no mnimo 12 (doze) horas antes do incio da sesso. 3o Por convenincia do servio ou a requerimento do Relator ou dos advogados das partes, o Presidente poder modificar a ordem da pauta. 4o A requerimento do Relator, o Presidente poder autorizar o julgamento, em conjunto, de processos anlogos.

Art. 56. Havendo pedido de vista, o julgamento car adiado para a sesso seguinte, independentemente de incluso na pauta, votando, ento, em primeiro lugar, o Juiz que houver motivado o adiamento.
1o Na hiptese de o pedido de vista ser provocado por Juiz Substituto, este car com competncia preventa para participar das sesses necessrias ao julgamento do processo, com direito a perceber as respectivas graticaes de presena. 2o Reiniciado o julgamento, sero computados os votos j proferidos pelos Juzes, ainda que no tenham comparecido ou hajam deixado o exerccio do cargo.

Art. 53. O julgamento dos processos, salvo as hipteses mencionadas no caput do art. 42 deste Regimento, realizar-se- sem Revisor, podendo, entretanto, deles pedir vista qualquer Juiz, pelo prazo de uma sesso, assim como o Presidente, quando tiver de proferir voto.

Art. 54. Anunciado o julgamento, o Relator apresentar, inicialmente, o respectivo relatrio. Art. 55. Aps o relatrio, os advogados das partes e o Procurador Regional Eleitoral podero usar da palavra por 10 (dez) minutos cada um, para, a seguir, o Relator proferir seu voto, colhendo-se os dos demais Juzes.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 57. O Tribunal, ao conhecer de qualquer processo, se vericar que imprescindvel decidir sobre a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico, concernente a matria eleitoral, proceder na forma prevista no Captulo III deste Ttulo.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 58 a 65

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 66 a 70

Art. 58. Toda questo preliminar ou prejudicial ser julgada prioritariamente, observados os arts. 560 e 561 do Cdigo de Processo Civil.
36 Pargrafo nico. Sempre que suscitada preliminar, ser ela, antes de julgada, discutida pelas partes e pelo Procurador Regional Eleitoral, que podero usar da palavra pelo prazo de 10 (dez) minutos cada um.

Art. 66. O acrdo ou a resoluo conter a data da sesso em que se der a publicao, uma sntese das questes debatidas e decididas, bem como a identicao dos que tiveram seus votos vencidos, sendo facultado a qualquer Juiz declarar o seu voto.
1o O acrdo ou a resoluo ser apresentado para assinatura dentro de 5 (cinco) dias, excetuados os casos de registro de candidatos, as prestaes de contas de comits nanceiros de campanha e dos candidatos de que trata o art. 18, inciso I, i, deste Regimento, e a matria referente a propaganda eleitoral, quando ser publicado na mesma sesso em que for julgado. 2o Ressalvadas as previses legais, lavrado o acrdo ou a resoluo, sero sua concluso e ementa encaminhadas para publicao no Dirio da Justia do Estado, certicando-se, nos autos, a data da publicao, a partir da qual se iniciaro os prazos recursais. 37

Art. 59. O julgamento, uma vez iniciado, ultimar-se- na mesma sesso, salvo nos casos de pedido de vista ou de ocorrncia de fatos que tornem necessria a sua suspenso.
Pargrafo nico. facultado ao Relator pedir vista do processo, mesmo aps o relatrio ou a emisso de seu voto, bem como, pedir que o julgamento seja adiado por uma sesso.

Art. 60. Concedida a palavra pelo Presidente, cada Juiz s


poder falar duas vezes sobre o assunto em discusso, no devendo ser interrompido, salvo se nisso consentir. Pargrafo nico. Se algum Juiz pedir a palavra - pela ordem -, ser-lhe- permitido falar antes de chegar a sua vez.

Art. 67. Assinaro o acrdo o Presidente, o Relator e o Procurador Regional Eleitoral, salvo nas hipteses de declarao de inconstitucionalidade, processos criminais de competncia originria do Tribunal e processos disciplinares, que sero assinados por todos os participantes do julgamento, assim como as resolues de carter normativo. Art. 68. As inexatides materiais e os erros de escrita ou clculo contidos no acrdo podero ser corrigidos pelo Relator, de ofcio ou a pedido da parte interessada, formulado por petio ou pela oposio de embargos de declarao, quando for o caso.
Pargrafo nico. Procedida correo, o Relator dever submet-la apreciao do Tribunal.

Art. 61. O Presidente, encerrada a discusso, tomar o voto do Relator em primeiro lugar e, em seguida, o dos Juzes, respeitada a antigidade. Art. 62. Havendo empate na votao, o Presidente proferir voto. Art. 63. Proclamado o resultado da votao e feita a smula
pelo Presidente, no mais podero os Juzes modicar seus votos, cabendo ao Relator, ou ao Juiz que proferir o primeiro voto vencedor, fundamentar e redigir o acrdo. Pargrafo nico. Vencido parcialmente no mrito, o Relator continuar responsvel pela lavratura do acrdo.

Art. 69. Das decises sero extradas cpias para encadernao oportuna e remessa ao Juiz Eleitoral, quando for o caso.
Pargrafo nico. A deciso poder ser divulgada pelo Presidente, antes mesmo da lavratura do acrdo ou da resoluo. CAPTULO II AUDINCIAS

Art. 64. Proferida a deciso, o Secretrio da sesso certicar


o resultado do julgamento e far os autos conclusos ao Relator, para a lavratura de acrdo ou resoluo.

Art. 65. As decises do Tribunal constaro de acrdos, exceto as referentes a consultas e as de carter normativo, que sero lavradas sob a forma de resoluo.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 70. As audincias necessrias instruo de processo de competncia originria do Tribunal sero presididas pelo Relator e realizadas em qualquer dia til, cientes as partes, seus advogados e o Procurador Regional Eleitoral.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 70 a 75

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 76 a 82

Pargrafo nico. Servir como Escrivo o servidor que for designado pelo Relator.

38

Art. 71. As atas de audincias sero lavradas em duas vias, rubricadas e assinadas pelo Relator, pelo Procurador Regional Eleitoral, pelas partes e por seus advogados, juntando-se aos autos a primeira via e arquivando-se a segunda. Art. 72. As audincias sero pblicas, salvo quando o processo
tramitar em segredo de justia, podendo o Relator - se o interesse pblico assim o exigir - limitar a presena, em determinados atos, ao Procurador Regional Eleitoral, s partes e a seus advogados, ou somente a estes. CAPTULO III DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE

Art. 76. Quando negativo, o conito poder ser suscitado nos prprios autos do processo; se positivo, ser autuado em apartado, com os documentos necessrios. Art. 77. Recebido, registrado e distribudo o processo, no prazo de 2 (dois) dias, o Relator:
a) se o conito for positivo, ordenar o imediato sobrestamento do processo principal; b) mandar ouvir, no prazo de 5 (cinco) dias, os Juzes ou Juntas Eleitorais, caso no hajam declarado as razes do conito ou se insucientes os esclarecimentos apresentados. Pargrafo nico. Instrudo o processo ou ndo o prazo para as informaes solicitadas, o Relator dar vista ao Procurador Regional Eleitoral para emitir o parecer no prazo de 5 (cinco) dias. 39

Art. 73. Quando por ocasio do julgamento for argida, de ofcio ou por algum interessado, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico, concernente a matria eleitoral, o Tribunal, depois de ndo o relatrio e ouvido o Procurador Regional Eleitoral, suspender o julgamento para deliberar sobre a matria, como preliminar, na sesso seguinte, julgando-se depois a espcie que a motivou.
1o Na sesso de julgamento, os interessados podero fazer sustentao oral por 10 (dez) minutos, tambm podendo faz-lo o Procurador Regional Eleitoral. 2 Somente pelo voto da maioria absoluta dos Juzes do Tribunal poder ser declarada a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico. CAPTULO IV CONFLITOS DE COMPETNCIA
o

Art. 78. Emitido o parecer, os autos voltaro conclusos ao Relator, que, no prazo de 5 (cinco) dias, os apresentar em mesa para julgamento, independentemente de pauta. Art. 79. Julgado o conito e lavrado o acrdo, ser dado imediato conhecimento da deciso ao suscitante e ao suscitado. Art. 80. Da deciso do conito no caber recurso.
CAPTULO V EXCEES DE IMPEDIMENTO E DE SUSPEIO

Art. 74. Dar-se- o conito de competncia nos casos previstos nas leis processuais. Art. 75. Os conitos de competncia entre Juzes ou Juntas Eleitorais da circunscrio podero ser suscitados ao Presidente do Tribunal, por qualquer interessado, inclusive por membro do Ministrio Pblico, mediante requerimento, ou ainda pelas prprias autoridades judicirias em dissdio, por ofcio, especicando os fatos e fundamentos que deram lugar ao conito.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 81. Nos casos previstos na lei processual ou por motivo de parcialidade partidria, qualquer interessado poder argir a suspeio ou o impedimento dos Juzes do Tribunal, do Procurador Regional Eleitoral, dos servidores da Secretaria, dos Juzes, Promotores e Escrives Eleitorais e das pessoas mencionadas nos itens I a IV, 1o e 2o, do art. 283 do Cdigo Eleitoral.
Pargrafo nico. Ser ilegtima a suspeio quando o excipiente a provocar ou, depois de manifestada a causa, praticar ato que importe aceitao do excepto.

Art. 82. Independentemente de provocao da parte, as pessoas aludidas no artigo anterior podero declarar-se suspeitas ou impedidas se ocorrer qualquer das causas ali previstas.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 82 a 87

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 88 a 92

1o O Relator ou o Revisor, por despacho nos autos, devero rmar a declarao de que trata o caput deste artigo e remeter o processo ao Presidente, que o redistribuir ou designar outro Juiz para atuar como Revisor. 40 2o Os demais Juzes do Tribunal devero armar referida declarao oralmente em sesso, devendo haver o registro em ata. 3o O Procurador Regional Eleitoral, os servidores da Secretaria e as pessoas mencionadas nos itens I, II e IV, 1o e 2o, do art. 283 do Cdigo Eleitoral, em exerccio na Secretaria, devero declarar a suspeio ou o impedimento nos autos, devolvendo-os ao Relator, que os encaminhar ao Presidente, para que seja providenciada a respectiva substituio.

Art. 88. Deixando o excepto de responder, ou respondendo sem reconhecer a suspeio ou o impedimento, o Relator, aps abrir vista ao Procurador Regional Eleitoral pelo prazo de 2 (dois) dias, instruir o processo, inquirindo as testemunhas arroladas, e o apresentar em mesa para julgamento. Art. 89. Julgada procedente a exceo, restaro nulos os atos
que porventura tenham sido praticados pelo excepto. 1o Sero arquivados os autos da exceo julgada improcedente. 2o Intimar-se-o, em todos os casos, o excepto e o Relator do processo principal.

41

Art. 83. A exceo de suspeio ou de impedimento de qualquer dos Juzes do Tribunal, do Procurador Regional Eleitoral, dos servidores da Secretaria ou das pessoas mencionadas nos itens I, II e IV, 1o e 2o, do art. 283 do Cdigo Eleitoral, em exerccio na Secretaria do TRESC, dever ser oposta em petio dirigida ao Presidente do Tribunal, no prazo de 2 (dois) dias a contar da distribuio, ou da interveno no processo, quando se tratar de servidores, devendo o documento ser assinado pela parte ou por procurador com poderes especiais e conter os fatos e a indicao das provas em que se fundar. 1o O impedimento e a suspeio supervenientes podero ser alegados em qualquer fase do processo, dentro, porm, de 2 (dois) dias a contar da cincia do fato que os houver ocasionado. 2o Na hiptese de o Presidente ser o excepto, a exceo ser dirigida ao Vice-Presidente.

Art. 90. A exceo de suspeio ou de impedimento argida contra Juiz Eleitoral, Promotor Eleitoral, Escrivo Eleitoral ou qualquer das pessoas mencionadas nos itens I a IV, 1o e 2o, do art. 283 do Cdigo Eleitoral que estejam exercendo atividades nos Juzos Eleitorais, quando no reconhecida pelo excepto, dever ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, no prazo de 2 (dois) dias a contar da juntada da resposta, para o processamento denido neste Captulo.
Pargrafo nico. No caso de as pessoas aludidas no caput deste artigo declararem-se suspeitas ou impedidas, ou sendo reconhecida a exceo pelo excepto, o Juiz Eleitoral dever solicitar Presidncia, ou Procuradoria Regional Eleitoral - no caso de o excepto ser Promotor Eleitoral - a designao de substituto para atuar no respectivo processo.

Art. 84. O recebimento da exceo de suspeio ou de impedimento suspender o curso do processo principal. Art. 85. Recebida a petio, o Presidente determinar sua autuao e posterior remessa ao Relator do processo original, salvo se este for o excepto, hiptese em que haver a distribuio a outro Relator.

Art. 91. Nos processos criminais, ser observado o disposto no Cdigo de Processo Penal.
CAPTULO VI CONSULTAS

Art. 86. Logo aps receber os autos da exceo, o Relator, mediante ofcio protocolizado, conceder o prazo de 2 (dois) dias para que o excepto se pronuncie. Art. 87. Se o excepto reconhecer sua condio de impedido ou
suspeito, sero seguidos os procedimentos descritos na parte nal dos 1o e 3o do art. 82.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 92. O Tribunal responder s consultas formuladas, em tese, sobre matria eleitoral, por Juzes Eleitorais, por autoridade pblica, por presidente, delegado ou representante legal de rgo regional de partido poltico que tenha anotao no Tribunal ou por diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
1o Registrado, autuado e distribudo o processo e conclusos os autos, o Relator dar vista destes ao Procurador Regional Eleitoral, para que emita parecer no prazo de 3 (trs) dias.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 92 a 96

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 97 a 102
CAPTULO X

2o Os autos sero apresentados para julgamento na primeira sesso que se seguir ao parecer escrito do Procurador Regional Eleitoral. 42 3o No sero conhecidas as consultas que versarem sobre matria j respondida pelo Tribunal. 4o No caso do pargrafo anterior, o Relator poder dispensar o parecer escrito e, na primeira sesso que se seguir ao recebimento dos autos, apresentar o processo em mesa para julgamento. CAPTULO VII RECLAMAES OU REPRESENTAES

PROCESSOS CRIMINAIS DE COMPETNCIA ORIGINRIA DO TRIBUNAL

Art. 97. Nos processos criminais de competncia originria do Tribunal, sero observadas as disposies da Lei n. 8.038, de 28 de maio de 1990, na forma do disposto pela Lei n. 8.658, de 26 de maio de 1993.
CAPTULO XI MATRIA ADMINISTRATIVA

43

Art. 93. Admitir-se- reclamao ou representao do Procurador Regional Eleitoral ou de qualquer interessado em causa pertinente a matria eleitoral.
CAPTULO VIII AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO

Art. 98. Das decises administrativas do Tribunal cabe, por uma vez, pedido de reconsiderao no prazo de 2 (dois) dias, contados da cincia dada ao interessado.
CAPTULO XII PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

Art. 94. At a promulgao de lei regulamentando a sua tramitao, a ao de impugnao de mandato eletivo seguir o rito do procedimento comum ordinrio previsto no Cdigo de Processo Civil, exceto quanto aos recursos, cujos prazos sero os estabelecidos no Cdigo Eleitoral. CAPTULO IX AGRAVO REGIMENTAL

Art. 99. O Tribunal, ao apreciar as sindicncias procedidas pela Corregedoria Regional Eleitoral para apurar reclamaes ou representaes apresentadas contra Juzes Eleitorais, se entender necessria a abertura de processo administrativo disciplinar, devolver os autos ao Corregedor para esse m. Art. 100. O processo administrativo disciplinar ser conduzido pelo Corregedor Regional Eleitoral, na forma do Regimento Interno da Corregedoria Regional Eleitoral e das normas que regulamentam a matria. Art. 101. Para aplicar sanes aos Juzes Eleitorais, o Tribunal, por proposta do Corregedor Regional Eleitoral ou de qualquer um de seus Juzes, proceder de acordo com a Lei Orgnica da Magistratura e com o Cdigo Eleitoral. Art. 102. Aplicada a pena disciplinar, o Tribunal comunicar o fato ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ao Presidente do Tribunal de Justia e ao Corregedor-Geral da Justia do Estado, para os devidos ns.

Art. 95. A parte que se considerar prejudicada por despacho do Relator poder requerer que se apresentem os autos em mesa para ser a deciso conrmada ou alterada.
1o S ser admitido o agravo regimental quando, para o caso, no houver recurso previsto em lei. 2o O prazo para interposio desse recurso ser de 3 (trs) dias, contados da publicao no Dirio da Justia do Estado ou da intimao da parte.

Art. 96. Apresentada a petio com os fundamentos do pedido, o Relator, se mantiver o despacho recorrido, mandar junt-la aos autos para a designao de dia de julgamento e, na sesso, relatar o processo, tomando parte no julgamento.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 103 a 109

REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO

Arts. 110 a 117

44

Art. 103. As faltas atribudas a Chefes de Cartrio, Auxiliares e Escrives Eleitorais sero apuradas, mediante sindicncia, pelo Corregedor Regional Eleitoral, que, se entender necessrio, instaurar processo administrativo disciplinar, aplicando, quando couber, penalidade ao responsvel.
Pargrafo nico. Se o Corregedor Regional Eleitoral concluir que o servidor deva ser destitudo do servio eleitoral, remeter o processo, acompanhado do relatrio, ao Tribunal Regional Eleitoral.
Revogado pela Res. TRESC n. 7.454, de 3 de outubro de 2005.

Art. 110. As atribuies de Ordenador de Despesas do Tribunal so da competncia do Secretrio de Administrao, gurando como co-responsvel o Coordenador de Oramento e Finanas. Art. 111. Salvo disposio em contrrio, aplicam-se as regras comuns de Direito na contagem dos prazos a que se refere este Regimento. Art. 112. So isentos de custas os processos, certides e quaisquer outros papis fornecidos para ns eleitorais, ressalvadas as excees legais. Art. 113. As certides de documentos existentes no Tribunal sero fornecidas mediante requerimento, no qual constem esclarecimentos relativos aos ns e razes do pedido do interessado. Art. 114. As graticaes a que fazem jus os Juzes do Tribunal e o Procurador Regional Eleitoral so devidas por sesso a que efetivamente comparecerem.
Pargrafo nico. Ser devida graticao de presena ao Presidente, ou ao Juiz autorizado pelo Pleno a substitu-lo, quando representar o Tribunal em solenidades e atos ociais que o impossibilitem de comparecer sesso. 45

Art. 104. Salvo quando o interesso da instruo determinar em contrrio, a apurao das irregularidades atribudas aos Chefes de Cartrio, Auxiliares e Escrives Eleitorais processar-se- na sede do Tribunal, tramitando em segredo de justia.
Revogado pela Res. TRESC n. 7.454, de 3 de outubro de 2005.

Art. 105. A competncia do Corregedor Regional Eleitoral para aplicao de pena disciplinar a servidor de Cartrio Eleitoral no exclui a do respectivo Juiz.
Revogado pela Res. TRESC n. 7.454, de 3 de outubro de 2005.

Art. 106. Das decises disciplinares do Corregedor Regional Eleitoral caber recurso ao Tribunal, no prazo de 15 dias, contados da intimao pessoal do acusado.
Revogado pela Res. TRESC n. 7.454, de 3 de outubro de 2005.

Art. 115. O Tribunal usar o Dirio da Justia do Estado para a publicao de seus acrdos, decises, provimentos, resolues, atos, portarias e instrues, possuindo, tambm, seu veculo de divulgao prpria, para a publicao de atos administrativos de interesse interno.
Revogado pela Res. TRESC n. 7.527, de 25 de janeiro de 2007.

TTULO IV DISPOSIES GERAIS

Art. 107. As atribuies dos servidores lotados na Secretaria do Tribunal e as disposies de ordem interna necessrias ao bom andamento dos servios constaro do Regimento Interno da Secretaria, aprovado pelo Tribunal. Art. 108. A organizao administrativa do Gabinete e da Assessoria da Presidncia e respectivas atribuies sero estabelecidas por ato do Presidente. Art. 109. As atribuies dos servidores lotados na Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral constaro em regimento prprio.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Art. 116. Nos casos omissos, sero fontes subsidirias o Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, o do Supremo Tribunal Federal e o do Superior Tribunal de Justia, na ordem indicada. Art. 117. Qualquer Juiz do Tribunal poder apresentar emendas ou sugerir alteraes a este Regimento, mediante proposta por escrito, que ser distribuda, discutida e votada em sesso com a presena de todos os integrantes e do Procurador Regional Eleitoral.
1o Em se tratando de reforma geral, dever o projeto ser distribudo entre os Juzes do Tribunal pelo menos 30 (trinta) dias antes da sesso em que ser discutido e votado. 2o A emenda ou reforma do Regimento necessita, para ser aprovada, do assentimento da maioria absoluta dos Juzes do Tribunal.
Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

Arts. 118 e 119

REGIMENTO INTERNO

Art. 118. Este Regimento entra em vigor em 1o de fevereiro


de 2004.

Art. 119. Revogam-se as Resolues TRESC no 7.020, de 5


46 de maro de 1997, 7.123, de 24 de junho de 1999, e 7.269, de 12 de maro de 2002. Sala de Sesses do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Florianpolis, 17 de dezembro de 2003. Juiz JORGE MUSSI, Presidente. Juiz JOS GASPAR RUBIK Juiz SEBASTIO OG MUNIZ Juiz ALEXANDRE DIVANENKO Juiz OSWALDO JOS PEDREIRA HORN Juiz RODRIGO ROBERTO DA SILVA Juiz HILTON CUNHA JNIOR Dra. ANA MARIA GUERRERO GUIMARES, Procuradora Regional Eleitoral
Publicada no DJSC, de 23 de dezembro de 2003.

NDICE

Coordenadoria de Gesto da Informao / SPTE

NDICE

A
NDICE

A AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO Competncia para processar e julgar - art. 18, I, l Revisor - art. 42 Rito processual - art. 94 Sustentao oral (tempo) - art. 55, 2o ACRDOS E RESOLUES Contedo - art. 66 Correo - art. 68 Divulgao pelo Presidente - art. 69, pargrafo nico Encadernao - art. 69 Lavratura - arts. 63 e 64 Prazo para assinatura - art. 66, 2o Publicao - art. 66, 1o e 2o Remessa ao Juiz Eleitoral - art. 69 ADVOGADO ver tambm SUSTENTAO ORAL Expresses injuriosas, difamatrias ou caluniosas - art. 19, XXXV Nomeao para compor o Tribunal - art. 1o, III, e art. 7o Sesso de julgamento apartes - art. 55, 5o esclarecimento de matria de fato - art. 55, 7o preferncia de julgamento - art. 52, 3o uso de vestes talares - art. 46 AGRAVO DE INSTRUMENTO Contra despacho que denegar recurso especial - art. 33, pargrafo nico Sustentao oral - art. 55, 6o AGRAVO REGIMENTAL Cabimento - art. 95, 1o Julgamento - art. 96 Legitimidade - art. 95 Prazo para a interposio - art. 95, 2o ATA ver SESSES
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

49

A/C
AUXILIARES ELEITORAIS Designao (competncia) - art. 19, XV Reclamaes - art. 22 Substituio - art. 19, XVII

NDICE

NDICE Julgamento - arts. 78 Processamento - art. 77 se negativo - art. 76 se positivo - art. 76 sobrestamento do feito principal - art. 77, a Recurso - art. 80 Vista ao Procurador Regional Eleitoral - art. 77, pargrafo nico CONSTITUIO FEDERAL Garantias aos Juzes do Tribunal - art. 8o CONSULTA Competncia para responder - arts. 19, XXXIV, e 92 Julgamento prazo - art. 92, 2o sob a forma de resoluo - art. 65 sustentao oral (descabimento) - art. 55, 6o Processamento - art. 92, 1o Requisitos para a formulao - art. 92 Sobre matria j respondida pelo Tribunal - art. 92, 3o Vista ao Procurador Regional Eleitoral - art. 92, 1o CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL ver tambm CORREGEDORIA REGIONAL ELEITORAL Competncia - art. 22 Correio - arts. 22 e 24 designao de Escrivo - art. 24, caput, e 1o Dirias autorizao de pagamento ao Presidente - art. 21, IV Diligncias acompanhamento pelo Procurador Regional Eleitoral - art. 28, XI Eleio - art. 17 Exerccio cumulativo da Vice-Presidncia - art. 17 atribuies - art. 21, I a V impedimento, suspeio ou ausncia substituio - art. 21, 3o Exerccio eventual da Presidncia participao nos julgamentos - art. 21, 2o Provimentos - art. 23 Recurso contra atos e decises - art. 18, II, b Vacncia - art. 17, 2o CORREGEDORIA REGIONAL ELEITORAL ver tambm CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

50

C CANDIDATO Eleitos e suplentes assinatura e expedio dos diplomas - art. 19, XXVII e art. 20, XX Prestao de contas (competncia) - art. 18, I, g Registro de candidato competncia - art. 18, I, i publicao do acrdo em sesso - art. 66, 1o CARTRIO ELEITORAL ver ZONA ELEITORAL CDIGO DE PROCESSO CIVIL Observncia no julgamento de questo preliminar - art. 58 CDIGO DE PROCESSO PENAL Observncia no julgamento de processos criminais - art. 91 COMPETNCIA ORIGINRIA (PROCESSO) Assinatura do acrdo - art. 67 Audincias - art. 70 atas - art. 71 competncia para presidir - art. 70 designao de Escrivo - art. 70, pargrafo nico segredo de justia - art. 72 Ministrio Pblico Eleitoral competncia para exercer ao pblica - art. 28, V sustentao oral - art. 28, II Processos criminais - art. 97 Sustentao oral nas aes penais - art. 55, 3o CONCURSO ver TRIBUNAL CONFLITO DE COMPETNCIA Cabimento - art. 74 Competncia do Tribunal - art. 18, I, e Entre Juzes Eleitorais ou Juntas Eleitorais legitimidade para suscitar - art. 75
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

51

C/E
Provimentos - art. 23 Regimento Interno - art. 109 Secretaria organizao - art. 19, II servidores atribuies - art. 109 designao - arts. 20, X D DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE ver INCONSTITUCIONALIDADE E ELEIES Apurao de eleies Comisso Apuradora - art. 19, XXIV atuao do Ministrio Pblico - art. 28, XII competncia para presidi-la - art. 21, III Diplomas assinatura - art. 20, XX expedio - art. 19, XXVII sesso solene - art. 51 Proclamao dos eleitos - art. 19, XXVII Quociente eleitoral e partidrio divulgao - art. 19, XXVI Recursos sobre decises das Juntas, art. 18, II, a EMBARGOS DE DECLARAO Para a correo de erros materiais - art. 68 Sustentao oral (descabimento) - art. 55, 6o ESCRIVO ELEITORAL Apurao de faltas processo administrativo disciplinar - art. 19, XIX reclamaes e representaes - art. 22 Excees de impedimento e suspeio designao de substituto - art. 90, pargrafo nico encaminhamento ao Tribunal Regional Eleitoral - art. 90 legitimidade para argir - art. 81 Substituio competncia para determinar - art. 19, XVII EXCEES DE IMPEDIMENTO E DE SUSPEIO Cabimento - art. 81

NDICE

NDICE Competncia para processar e julgar - art. 18, I, d Do Presidente do Tribunal - art. 83, 2o Instruo do processo - arts. 85 e 86 suspenso do processo principal - art. 84 Julgamento (efeitos) improcedente - art. 89, 1o procedente - art. 89 Legitimidade para argir - art. 81 prazo - art. 83 Suspeio declarao espontnea - art. 82 e 1o ao 3o ilegtima - art. 81, pargrafo nico no reconhecida pelo excepto - art. 88 encaminhamento ao Tribunal Regional Eleitoral - art. 90 reconhecida pelo excepto - art. 87 superveniente - art. 83, 1o F FORA FEDERAL Requisio - art. 19, X H HABEAS CORPUS Competncia para despachar - art. 20, XVIII para processar e julgar - art. 18, I, a pedidos de liminar - art. 20, XVIII sustao de ordem de priso - art. 20, XVIII HABEAS DATA Competncia para despachar - art. 20, XVIII para processar e julgar - art. 18, I, c I INCONSTITUCIONALIDADE Argio de inconstitucionalidade suspenso do julgamento - art. 73 sustentao oral - art. 73, 1o vericao antes do conhecimento do processo - art. 57 Declarao de inconstitucionalidade - art. 73 assinatura do acrdo - art. 67 quorum para declar-la - art. 73, 2o
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

E/I

52

53

Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

J/M
J JUIZ DO TRIBUNAL Binio - art. 4o contagem - art. 4o, 1o encerramento antecipado - art. 4o, 2o Juiz Substituto - art. 5o Licenas e frias - arts. 13 e 14 Perda da jurisdio eleitoral - art. 4o, 4o Posse - art. 11 Preenchimento das vagas advogados - art. 7o magistrados - art. 6o

NDICE

NDICE para processar e julgar - art. 18, I, a pedidos de liminar - art. 20, XVIII suspenso - art. 20, XIX MATRIA ADMINISTRATIVA Participao do Presidente na discusso e julgamento - art. 20, II Pedido de reconsiderao (prazo) - art. 98 P

M/P

54

55

JUIZ ELEITORAL ver tambm PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Conito de competncia - art. 18, I, e Crimes eleitorais a eles atribudos - art. 18, I, f Designao - art. 19, XIII Diligncias fora da Capital - art. 40, III Excees de impedimento e suspeio - art. 81 Indicao de servidores para os Cartrios Eleitorais - art. 19, XV substituio - art. 19, XVII Legitimidade para formular consultas - arts. 19, XXXIV, e 92 Reclamaes e representaes - arts. 19, XVIII, 22 e 99 aplicao de penas disciplinares - art. 19, XX observncia da LOM e do CE - art. 101 processo administrativo disciplinar - arts. 19, XVIII, e 99 sindicncia - art. 19, XVIII Recursos contra atos praticados e decises proferidas - art. 18, II, a Remessa de cpias das decises do Tribunal - art. 69 JUNTA ELEITORAL Composio constituio (aprovao) - art. 19, XXIII nomeao dos membros - art. 20, XXII Conito de competncia - art. 75 Recursos contra atos praticados e decises proferidas - art. 18, II, a M MANDADO DE SEGURANA Competncia para despachar - art. 20, XVIII
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

PARTIDO POLTICO Anotao dos rgos regionais e municipais competncia - art. 20, XXVII comunicao aos Juzes Eleitorais - art. 20, XXVII Comits nanceiros prestao de contas - art. 18, I, g julgamento (assinatura do acrdo) - art. 66, 1o registro - art. 19, XXIX Consultas legitimidade para formular - arts. 19, XXXIV, e 92 Livros de atas - art. 20, XXVI Prestao de contas apurao da origem dos seus recursos (reclamaes) - art. 18, I, h competncia para processar e julgar - art. 18, I, g PODER DE POLCIA Exerccio (competncia) nas audincias - art. 40, II nas dependncias do Tribunal - art. 20, XXX PRAZO Contagem - art. 111 aplicao das regras comuns de Direito - art. 111 prazos recursais - arts. 66, 2o, e 111 PRESIDENTE DO TRIBUNAL Competncia (para) - art. 20 apreciar pedidos de suspenso de liminar e mandado de segurana - art. 20, XIX assinar diplomas dos eleitos - art. 20, XX conhecer, em grau de recurso, de decises do Diretor-Geral - art. 20, XVI conceder licenas - art. 20, XIII dar posse ao Diretor-Geral, Secretrios, Assessores e Coordenadores - art. 20, XII
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

NDICE

NDICE afastamento do Relator - arts. 36, 38 e 39 ao Vice-Presidente - art. 21, 1o assinatura da ata - art. 20, XXI compensao - arts. 31, 36, 2o, 37 e 39 no-funcionamento do sistema - art. 30, 4o publicidade - art. 32 Expresses injuriosas, difamatrias ou caluniosas - art. 19, XXXV Iseno de custas - art. 112 Peties autuao e distribuio - arts. 30, caput, e 4o encaminhamento aos Relatores - art. 30, 2o Protocolizao - art. 30 Redistribuio - arts. 36, 2o, 38 e 39 Termo de recebimento dos autos - art. 30, 1o PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Contra Juiz Eleitoral - art. 99 aplicao de sanes - art. 101 competncia para determinar a abertura - art. 19, XVIII conduo pelo Corregedor - art. 100

56

designar servidores comissionados - art. 20, XI despachar e decidir pedidos de liminar em habeas corpus, habeas data e mandado de segurana - art. 20, XVIII determinar a abertura de sindicncia e de processo administrativo disciplinar - art. 20, XIV determinar a anotao de rgos partidrios - art. 20, XXVII divulgar decises do Pleno - art. 69, pargrafo nico editar atos, ofcios, portarias e ordens de servio - art. 20, XXIII exercer o juzo de admissibilidade - art. 20, XVII exercer o poder de polcia - art. 20, XXX rmar convnios - art. 20, XXXII homologar resultado de concurso - art. 20, XXXIII impor pena disciplinar aos servidores - art. 20, XV nomear os membros das Juntas Eleitorais - art. 20, XXII nomear, promover, exonerar, demitir e aposentar servidores - art. 20, IX participar de julgamentos - art. 20, II presidir as sesses - art. 20, I representar o Tribunal em solenidades - art. 20, XXXI graticao de presena - art. 114, pargrafo nico responsabilidade pelos atos de gesto scal - art. 20, VII Dirias (autorizao) - art. 21, IV Eleio - art. 17 Frias individuais - art. 14, 1o Gabinete e assessoria organizao administrativa - art. 108 Impedimento, suspeio ou ausncia substituio - art. 21, I Prazo para o exerccio das funes - art. 17 Relatrio anual - art. 20, XXVIII Vacncia - art. 17, 1o convocao de nova eleio - art. 17, 3o Vista do processo - art. 53 Voto de desempate - arts. 20, II, e 62 PROCESSO ver tambm ACRDOS E RESOLUES Autuao - art. 30 Classes processuais - art. 33 dvidas na classicao processual - art. 20, XXV Desaforamento - art. 18, I, m Distribuio - art. 30
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

57

PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL Competncia (para) - art. 28 acompanhar diligncias da Corregedoria Regional Eleitoral - art. 28, XI acompanhar inquritos - art. 28, VII acompanhar o exame de urnas - art. 28, X assinar atas, acrdos e resolues - arts. 49, 2o, 67 e 71 assistir s sesses do Tribunal - arts. 28, I, e 44 atuar junto Comisso Apuradora de Eleies - art. 28, XII dar parecer em todos os processos - art. 28, VIII defender a jurisdio do Tribunal - art. 28, XV designar membro do Ministrio Pblico Estadual - art. 28, XIII expedir instrues aos Promotores Eleitorais - art. 28, XIV pedir a palavra para esclarecer dvida ou equvoco - arts. 28, III, e 55, 7o pedir vista dos autos - art. 28, IV e IX reclamar ou representar ao Tribunal - arts. 28, VI, e 93 requerer arquivamento de inquritos - art. 28, V solicitar auxlio de servidores da Secretaria do Tribunal - art. 29 Designao - art. 25 Emisso de parecer - arts. 28, VIII, e 35 em conito de competncia - art. 77, pargrafo nico nas consultas - art. 92, 1o dispensa de parecer escrito - art. 92, 4o
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

P/R

NDICE

NDICE Sustentao oral quando houver mais de um recorrente - art. 55, 1o REGISTRO DE CANDIDATO ver CANDIDATO

58

nas excees de impedimento e suspeio - art. 88 oralmente - art. 35, pargrafo nico vista dos autos - art. 28, IV Sesso de julgamento graticao por comparecimento - art. 114 obrigatoriedade de sua presena - art. 44 posicionamento - art. 45 uso de vestes talares - art. 46 Substituio - art. 26 Suspeio ou impedimento - arts. 81, 82, 3o, e 83 Sustentao oral - arts. 28, II, 55, caput e 2o , 58, par. nico, e 73, 1o PROMOTOR ELEITORAL Designao - arts. 28, XIII, e 81 Excees de impedimento e suspeio - art. 18, I, d no-reconhecimento pelo excepto - art. 90 substituio - art. 90, pargrafo nico Instrues competncia para expedir - art. 28, XIV PROPAGANDA ELEITORAL Publicao do acrdo na mesma sesso - art. 66, 1o R RECURSO Ao de impugnao de mandato eletivo prazo - art. 94 sustentao oral - art. 55, 2o Agravo regimental - art. 95 prazo - art. 95, 2o Contra a expedio de diploma sustentao oral - art. 55, 2o Contra as decises administrativas do Diretor-Geral - art. 20, XVI Contra as decises disciplinares do Corregedor (prazo) - art. 106 Contra as decises do Tribunal - art. 20, XVII Contra atos e decises dos relatores e do Corregedor - arts. 18, II, b Contra atos praticados ou decises proferidas por Juzes Eleitorais, Juntas Eleitorais e/ou Comisso Apuradora - art. 18, II, a Julgamento independentemente de publicao - art. 52, 1o Prazos recursais contagem - arts. 66, 2o, e 111 na ao de impugnao de mandato eletivo - art. 94
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

RELATOR ver tambm SESSES Acrdo assinatura - art. 67 erros e inexatides materiais - art. 68 lavratura - arts. 40, XVII, e 63 Afastamento denitivo - art. 38 temporrio - art. 36 Atribuies - art. 40 Competncia (para) assinar ordens de priso ou soltura - art. 40, V conceder e arbitrar ana - art. 40, XI conceder liminares - art. 40, XIV decretar priso preventiva ou temporria - art. 40, XII determinar vista dos autos ao Ministrio Pblico - art. 40, IX homologar as desistncias - art. 40, VI presidir as audincias de instruo do processo - arts. 40, II, e 70 Distribuio - art. 30 concluso (prazo) - art. 35 peties encaminhamento direto - art. 30, 2o redistribuio - arts. 36, 2o, 37 e 38 em razo da suspeio ou impedimento - art. 82, 1o por motivo de urgncia - art. 39 Recurso contra atos e decises - art. 18, II, b agravo regimental contra despacho - art. 95 Sesso de julgamento apresentao do relatrio - art. 54 dispensa de parecer escrito do Ministrio Pblico - art. 92, 4o prazo para exame do processo - art. 41 vista do processo - art. 59, pargrafo nico Substituio - art. 16 denitiva - art. 42, II temporria - art. 36
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

59

R/S

NDICE

NDICE SERVIO ELEITORAL Apurao de irregularidades - art. 19, XXXII Destituio - arts. 19, XIX Preferncia - art. 19, VIII

60

REPRESENTAES E RECLAMAES Apurao de irregularidades no servio eleitoral - art. 19, XXXII Cabimento - art. 93 Competncia para decidir - art. 19, XXXI Contra Juzes Eleitorais, Chefes de Cartrio, Escrives e Auxiliares Eleitorais - art. 22 RESTAURAO DOS AUTOS DESAPARECIDOS Desnecessidade de distribuio - art. 34 Numerao e classicao processual - art. 34 REVISOR Competncia - art. 42, pargrafo nico Hipteses em que deve ser designado - art. 42 critrios - art. 42, I Impedimento, suspeio ou afastamento - arts. 42, III, e 82 substituio - arts. 42, II, e 82, 1o S SECRETARIA DO TRIBUNAL Atribuies dos servidores - art. 107 Concurso pblico competncia para autorizar a realizao - art. 19, III Horrio de expediente - art. 20, XXIX Funes da Secretaria - art. 10 Organizao - art. 19, II Servidores apurao de irregularidades - art. 20, XIV atribuies - art. 107 concesso de licenas - art. 20, XIII concesso de vantagens nanceiras - art. 20, VIII designao para atuar na Corregedoria - art. 20, X para auxiliar na Procuradoria Regional Eleitoral - art. 29 para exercer cargo em comisso - art. 20, XI impedimento ou suspeio - arts. 18, I, d, 81, 82 e 83 licenas - art. 20, XIII nomeao, promoo, exonerao, demisso e aposentadoria - art. 20, IX posse - art. 20, XII requisio - art. 19, IV sindicncias e processos administrativos disciplinares - art. 20, XIV Superviso dos servios da Secretaria - art. 20, XIII
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

SESSES ver tambm ACRDOS e RESOLUES Administrativas convocao - art. 50, 2o periodicidade - art. 50 secretrio - art. 50, 1o Ata aprovao - art. 47, II assinatura - art. 49, 2o pelo Procurador Regional Eleitoral - art. 28, I encadernao - art. 49 forma e contedo - art. 49 lavratura - arts. 48 e 49 registro de ausncias justicadas de membros do Tribunal - art. 20, III reticao - art. 49, 1o Competncia para presidir - art. 20, I Distribuio dos lugares - art. 45 Juzes Substitutos - art. 45, 2o Extraordinrias (convocao) - art. 43, caput, e 2o Julgamento adiamento - art. 56 apartes - art. 55, 5o para o esclarecimento de dvidas ou equvocos - art. 55, 7o apresentao do relatrio - art. 54 decises - art. 65 encerramento na mesma sesso - art. 59 lavratura do acrdo ou resoluo - arts. 40, XVII, 63 e 64 correo de inexatides e erros - art. 68 ordem dos processos - arts. 47, V e VI, e 52 julgamento em conjunto - art. 52, 4o modicao - arts. 47, pargrafo nico, e 52, 3o pedido de vista - arts. 53 e 56 pelo Juiz Substituto - art. 56, 1o pelo Relator - art. 59, pargrafo nico questo preliminar ou prejudicial - art. 58 suspenso - art. 59
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

61

NDICE

NDICE Quando houver mais de um advogado - art. 55, 4o Quando houver mais de um recorrente - art. 55, 1o T TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL ver tambm JUIZ DO TRIBUNAL e SESSES Competncia - arts. 18 e 19 Composio - art. 1o Concurso - art. 19, III Frias coletivas - art. 43, 3o Jurisdio - art. 1o Poder de polcia nas dependncias - art. 20, XXX Preenchimento das vagas advogados - art. 7o magistrados - art. 6o Presidncia e Vice-Presidncia - art. 17 Regimento Interno elaborao - art. 19, I emendas e alteraes - art. 117 fontes subsidirias - art. 116 reforma geral - art. 117, 1o e 2o Sede - art. 1o V VICE-PRESIDENTE

S/V

62

votao certicao do resultado - art. 64 cmputo dos votos - arts. 56, 2o, e 61 empate - art. 62 modicao nos votos - art. 63 nmero de intervenes - art. 60 ordem de votao - arts. 60, pargrafo nico, e 61 proclamao do resultado - art. 63 Ordem dos trabalhos - art. 47 modicao - art. 47, pargrafo nico Ordinrias horrio - art. 44 tolerncia por falta de quorum - art. 44, 1o e 2o nmero - art. 43 periodicidade - art. 43 suspenso durante as frias coletivas - art. 43, 3o Pauta distribuio de cpias - art. 52, 2o incluso de processo por Juiz Substituto - art. 36, 1o modicao na ordem - art. 52, 3o publicao - art. 52 julgamento independentemente de publicao - arts. 52, 1o, 56 e 78 requerimento de incluso de processo - art. 35, pargrafo nico Publicidade - art. 43, 1o Quorum - art. 9o convocao de Juiz Substituto - art. 16, 1o e 2o frias individuais dos Juzes - art. 14, 1o e 2o Secretrio - arts. 45, 1o, e 50, 1o Sesses solenes - art. 51 Uso de vestes talares - art. 46 SUSTENTAO ORAL Hipteses em que no cabe - art. 55, 6o Prazo - art. 55 em ao de impugnao de mandato eletivo e recurso contra expedio de diploma - art. 55, 2o em aes penais de competncia originria - art. 55, 3o em declarao de inconstitucionalidade - art. 73, 1o em questo preliminar - art. 58, pargrafo nico Pelo Ministrio Pblico - arts. 28, II, 55, caput e 2o , 58, pargrafo nico, e 73, 1o
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

63

ver tambm CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL Competncia (para) - art. 21 autorizar o pagamento de dirias ao Presidente - art. 21, IV exercer atribuies delegadas pelo Presidente - art. 21, V presidir a Comisso Apuradora das Eleies - art. 21, III relatar processos - art. 21, 1o substituir o Presidente - art. 21, I suceder o Presidente que no completar o mandato - art. 21, II quando no exerccio da Presidncia - art. 21, 2o Eleio - art. 17 Exerccio cumulativo da Corregedoria Regional Eleitoral - art. 17 Frias - art. 14, 1o Impedimento, ausncia, falta ou suspeio substituio - art. 21, 3o Posse - art. 51 Prazo para o exerccio das funes - art. 17
Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

V/Z
Substituio do Presidente - art. 17, 2o hiptese em que deve atuar como Relator - art. 21, 2o Vacncia - art. 17, 2o convocao de nova eleio - art. 17, 3o

NDICE

ANOTAES

64

Z ZONA ELEITORAL ver tambm JUNTA ELEITORAL e SERVIO ELEITORAL Correies - art. 24 Criao - art. 19, XII Designao Chefes de Cartrio e Auxiliares Eleitorais - art. 19, XV substituio - art. 19, XVII Escrivo Eleitoral - art. 19, XVI substituio - art. 19, XVII Juzes de Direito - art. 19, XIII Diviso da circunscrio - art. 19, XII

Coordenadoria de Gesto da Informao / Secretaria Judiciria

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

Potrebbero piacerti anche