Sei sulla pagina 1di 10

ENEM na TV: Simulado do ENEM para TV Digital

Joo Manoel Barros de OLIVEIRA JUNIOR (1); Marcelo de Miranda CLEMENTINO (2); Wandresson de Souza ARAJO (3), Fbio de Jesus Lima GOMES (4).
(1) Laboratory of Innovation on Multimedia Systems (LIMS) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau (IFPI) Praa da Liberdade, n1597, Centro. Tel:(86) 3215-5224, Fax: (86) 3215-5206, e-mail: juniorbarrosoliveira@gmail.com (2) LIMS IFPI, e-mail: cmiranda.marcelo@gmail.com (3) LIMS IFPI, e-mail: wansoul@gmail.com (4) LIMS IFPI: e-mail: fabio@cefetpi.br

RESUMO
Este artigo apresenta uma proposta de simulado do novo Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) para TV Digital, fruto de um projeto em andamento, desenvolvido no Laboratory of Innovation on Multimedia Systems (LIMS) do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau (IFPI). O artigo primeiramente trata das mudanas propostas pelo MEC para o Enem e como seu resultado servir para substituir o tradicional sistema de ingresso nas instituies de ensino superior, alm de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino mdio. Em seguida, o artigo fornece uma viso geral da TV Digital e do Sistema Brasileiro de TV Digital, diferenas entre este e o modelo de TV Analgica, e como a TV Digital Interativa se insere no contexto educacional, dando origem ao que se conhece como T-learning. A linguagem NCL ganha destaque onde so vistos seus conceitos e estrutura bsica. Logo aps so mostrados trabalhos relacionados ao tema e por fim encontra-se o foco principal do trabalho, o ENEM na TV, com suas funcionalidades e contribuies para a educao distncia. Palavras-chave: TV Digital Interativa, T-learning, Novas tecnologias aplicadas na educao;

1.

INTRODUO

A TV analgica aberta constitui um verdadeiro instrumento de integrao nacional no Brasil, pois a grande maioria da populao tem acesso a ela, tendo um grande poder para difundir servios de informao, educao alm de entretenimento. O Sistema de Brasileiro de TV Digital (SBTVD) props um modelo de TV digital que oferecer servios at ento indisponveis para o sistema analgico, como a interatividade, alta qualidade de transmisso de udio e vdeo, a portabilidade, a multiprogramao, dentre outros recursos. Porm, a incluso social vem como principal objetivo do sistema, podendo assim promover uma grande alfabetizao audiovisual atravs de seus recursos. Atualmente, a televiso possui o potencial de instrumento de apoio para a formao da populao por estar presente em 93% (PNAD, 2006) dos lares brasileiros e possuir cobertura nacional. Alm disso, a familiaridade que a populao tem com a TV pode facilitar a adaptao ao uso desse aparelho para outras finalidades alm do simples ato de assistir passivamente programao. A juno dos contedos, de materiais de formao interativa e dos servios da TV Digital d origem ao que se chama de T-learning. Esse conjunto proporciona uma maior capacidade de disseminao e cria novos cenrios de ensino que abrangem um nmero mais elevado de usurios em potencial. Dessa forma o Tlearning chega com a proposta de colocar contedo educacional interativo na TV dos cidados. Agregando vrios tipos de mdia, de forma que seus usurios consigam interagir diretamente com o que esto assistindo, o T-learning oferece um ambiente educativo bem mais participativo e produtivo. O Enem tinha como principal objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim do ensino mdio, e ajudlos no ingresso ao ensino superior atravs do ProUni (Programa Universidade para Todos), sendo beneficiados aqueles que obtiverem os melhores desempenhos no exame. Este ano o MEC props que instituies de ensino superior substituam o tradicional vestibular pelo Enem mudando radicalmente o sistema de inscrio e seleo dos candidatos. A aplicao de que trata o presente artigo prope um ambiente interativo para simular as provas do Enem, onde o estudante ter a oportunidade de testar seus conhecimentos, alm de se familiarizar com o novo formato das provas.

2.

ENEM

Institudo em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) (http://portal.mec.gov.br) um exame de carter voluntrio, aos estudantes e egressos deste nvel de ensino. Sendo realizado anualmente com o objetivo principal de avaliar o conhecimento e as habilidades dos estudantes, e possibilitando aos mesmos uma auto-avaliao de seu desempenho antes do vestibular. Uma de suas vantagens a diferena em relao s provas comuns de vestibular, tendo em vista que as provas do Enem so contextualizadas e interdisciplinares, exigindo do candidato menos memorizao excessiva dos contedos e mais demonstrao de sua capacidade, com isso ele se v obrigado a formular respostas de acordo com o que aprendeu no decorrer de sua vida acadmica. O exame ganhou maior repercusso na mdia em 2005 com a institucionalizao do ProUni (Programa Universidade para Todos), um programa do Ministrio da Educao, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece aos alunos de baixa renda bolsas de estudo (integrais ou parciais) em faculdade privadas, concedendo a essas a iseno de alguns tributos fiscais. Atravs da pontuao no Enem o estudante pode participar do ProUni em trs tipos de bolsas. Neste ano de 2009, o MEC props criar um vestibular unificado nas universidades federais, mudando radicalmente o sistema de inscrio e seleo dos candidatos. A escolha do curso ser feita aps a divulgao das notas do novo Enem, possibilitando ao candidato escolher previamente os cursos em que sua nota alta o suficiente para garantir a vaga. Alem disso as universidades federais podero participar de duas formas, a primeira ser semelhante ao que j existia, onde o Enem contara pontos para o vestibular e na segunda forma elas utilizaro critrios da prpria instituio.

3.

TV DIGITAL

A histria da televiso digital inicia-se na dcada de 1970, quando uma estatal japonesa juntamente com um consrcio de 100 estaes comerciais, financiaram o desenvolvimento de uma TV de alta definio (que seria chamada de HDTV). A TV Digital usa um modo de modulao e compresso digital para enviar vdeo, udio e sinais de dados aos aparelhos compatveis com a tecnologia, proporcionando assim transmisso e recepo de maior quantidade de contedo por uma mesma freqncia. Um dos grandes benefcios da TV Digital, alm de alta qualidade de imagem e som e inexistncia de interferncias como fantasmas e chuviscos, permitir a prestao de servios at ento impossveis para o sistema televisivo vigente. Dentre alguns recursos e benefcios disponveis para TV Digital, podemos descrever alguns, como: I. II. III. Alta Definio ou HDTV Programas podero ser transmitidos em formato e qualidade de cinema, ou 16:9, formato widescreen; Som Surround 5.1 Qualidade do som passar ser a mesma do DVD, o Surround 5.1, padro utilizado por sofisticados equipamentos de som e home theaters; Portabilidade e Mobilidade O usurio poder acompanhar o seu programa favorito atravs de PDAs, PALMs, notebooks ou laptops em qualquer lugar e tambm haver a possibilidade de assistir TV dentro de veculos em movimento, sem que a imagem ou o som falhem, tudo isso sem perder a qualidade da transmisso; Multiprogramao uma alternativa que permitir assistir a programas diferentes no mesmo canal, ou ver o mesmo programa com vrios ngulos/posies diferentes; Interatividade Permitir comprar um produto pela TV usando o controle remoto na hora que est sendo exibido (t-Commerce), participar de votaes, de jogos. As emissoras podero tambm disponibilizar ao telespectador informaes adicionais sobre a programao (EPG Electronic Program Guide), realizar operaes bancrias alm de outras operaes que vo aparecer medida que a TV Digital for se consolidando.

IV. V.

Atualmente existem trs padres de TV digital que oferecem esses servios: Americano: ATSC (Advanced Television Systems Committee) (http://www.atsc.org), adotado pelos Estados Unidos, Canad, Mxico e Coria do Sul, produz imagens no formato 16:9 (widescreen) e com at 19201080 pixels seis vezes mais que o padro analgico. Permite transmitir at seis canais virtuais em definio padro e oferece qualidade de som similar dos home theaters. considerado o mais robusto, ideal para transmisso em alta-definio, mas, o padro menos desenvolvido no quesito mobilidade. Europeu: DVB (Digital Vdeo Broadcast) (http://www.dvb.org), adotado pelo Reino Unido, ndia, Austrlia, Nova Zelndia e Europa. Possui padres para transmisso terrestre (DVB-T), por cabo (DVB-C) e satlite (DVB-S). conhecido por ser mais verstil, facilitando a transmisso de mltiplos canais virtuais na mesma freqncia. Japons: ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting) (http://www.dibeg.org/), apontado como o mais flexvel de todos por responder melhor as necessidades de mobilidade e portabilidade. O que mais chama ateno no sistema ISDB-T a sua versatilidade.

Para poder desfrutar de toda essa tecnologia, o usurio dever dispor de uma cobertura digital, e a recepo do sinal dever ser feita atravs de uma antena UHF interna (embutida no televisor) ou externa. Para apresentar o sinal recebido na tela da TV, ser necessria a utilizao de um conversor digital (Set-Top-Box), uma vez que poucas TVs atualmente possuem o conversor embutido, j que ele indispensvel para que o usurio possa utilizar todos esses recursos oferecidos pela TV Digital. Responsvel por receber e decodificar o sinal digital, o Set-Top-Box prov a interatividade entre o emissor e o receptor. O modelo de negcio da TV analgica, baseado na mdia de entretenimento, esgotou-se e deu lugar a um novo modelo, que mantm a caracterstica de entretenimento, mas incorpora um componente de negcios online e em tempo real.

3.1

TV Digital no Brasil

Em 02 de dezembro de 2007 ocorreu a primeira transmisso oficial de TV Digital no Brasil, na cidade de So Paulo. Para chegar a essa marca, o Brasil foi o nico pas emergente em que emissoras e indstrias financiaram pesquisas e testes de laboratrio e de campo para comparar a eficincia tcnica dos trs padres tecnolgicos existentes para transmisso e recepo dos sinais digitais. A partir dessas pesquisas e estudos, o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) foi criado e desenvolvido com base no sistema japons ISDB-T. Assim o sistema adotado no Brasil o ISDB-TB, verso brasileira do padro japons acrescidas de tecnologias desenvolvidas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e pela Universidade Federal da Paraba (UFPB). Com isso o sistema brasileiro possibilita a transmisso de contedos em alta definio, tanto em termos de imagem e som, a multiprogramao, a portabilidade, permitindo ao mesmo tempo a recepo mvel e porttil, alm da to desejada interatividade. Tudo isso sem custos para o consumidor, uma vez que o SBTVD um sistema aberto, livre e gratuito. Segundo o artigo primeiro do decreto 4.901, que institui o SBTVD, que descreve os objetivos do projeto, podemos citar os itens: 1. Promover a incluso social, a diversidade cultural do Pas e a lngua ptria por meio do acesso tecnologia digital, visando democratizao da informao. 2. Propiciar a criao de rede universal de educao distncia. 3. Estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expanso de tecnologias brasileiras e da indstria nacional relacionadas tecnologia de informao e comunicao. A principal motivao do SBTVD a incluso social/digital atravs da interatividade, dotando a TV brasileira, presente em mais de 90% dos lares (dados do PNAD 2008), de servios digitais como a educao a distancia (T-learning), informaes governamentais (t-Government), acesso a servios de sade (t-Health) e permitir ao brasileiro comum o acesso internet. A interatividade depende da incluso de um software que faz interface entre o Sistema Operacional dos SetTop-Boxes e as aplicaes, denominado Middleware. Ginga (2009) o nome do Middleware Aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital. O Ginga o corao da interatividade do SBTVD, pois essa tecnologia que levar aos cidados brasileiros todos os benefcios descritos no decreto 4.901. Essa interatividade provoca uma mudana de paradigma em que o telespectador ganha a condio de ser um elemento atuante, que tem o poder de personalizar a sua programao. Atravs do controle remoto existir a possibilidade de filtrar as informaes de acordo com a necessidade, desejo e tempo. O Middleware brasileiro subdividido em dois subsistemas principais interligados, que permitem o desenvolvimento de aplicaes seguindo dois paradigmas de programao diferentes. Esses dois subsistemas so chamados de Ginga-J (para aplicaes procedurais JAVA) e Ginga-NCL (para aplicaes declarativas NCL).

Figura 1 Modelo de referncia do SBTVD (Ginga, 2009)

Segundo dados do Ministrio das Comunicaes, hoje o calendrio de implantao da TV Digital no pas est adiantado em dois anos. At o fim do ano todas as capitais e mais 30 cidades vo ter transmisso digital. A data limite para o desligamento do sistema analgico est previsto para o ano 2016 e, em 2014, o sinal digital j deve cobrir todo o territrio nacional. Vinte cidades j tm emissoras de televiso transmitindo a programao em sinal digital.

4.

T-LEARNING

H muitos anos a Televiso utilizada para fins educativos, mas o estudante manteve-se na posio apenas de telespectador. As transmisses unilaterais de programas como tele cursos no permitiam nenhuma forma de interao do usurio com o objeto de estudo, permanecendo esse passivo o tempo todo, o que fazia desses programas pouco interessantes e, por conseqncia, de baixa audincia. O modelo de TV analgica, desde sua criao, sempre teve maior nfase no entretenimento, ficando as iniciativas educacionais em segundo plano. Isso acarretou uma baixa popularidade dos programas educativos. Com as tecnologias atuais o estudante perde seu status de somente observador e passa a atuar em todo o contexto. Com a TV Interativa ele tem um papel ativo frente ao contedo mostrado na TV, tendo o controle remoto como ferramenta essencial. Entra aqui o conceito de T-learning, ou seja, o uso da TV Digital para difundir contedo educacional interativo. Esse contexto traz consigo contedo udio-visual que proporciona uma experincia bem mais produtiva de aprendizagem. O grande potencial do T-learning encontra-se no fato de fazer uso da TV, j que a maioria das pessoas tem acesso televiso em casa e nem toda famlia ter um computador conectado a Internet. A TV tem o potencial de atingir mais pessoas e oferecer mais oportunidades que as instituies de aprendizagem tradicionais (Bates, 2003). A TV Digital guia o espectador pelo caminho da alfabetizao audiovisual permanente, possibilitando e fomentando neles a capacidade de produzir e analisar suas prprias mensagens. Com essa forma de utilizar a TV Digital propicia-se uma educao que promova uma interveno social e coletiva crtica imprescindvel para uma formao de cidadania.

5.

NCL

NCL (Nested Context Language ou Linguagem de Contextos Aninhados) (NCL, 2009) uma linguagem declarativa para autoria de documentos hipermdia (documentos que contm diversos tipos de mdia). Baseia-se no modelo conceitual NCM (Nested Context Model ou Modelo de Contextos Aninhados) que foi desenvolvida utilizando uma estrutura modular, seguindo os princpios da W3C. Neste modelo trabalha-se com o conceito de ns (node) e elos (links) para descrever os documentos (Ver Figura 2).

Figura 2 Estrutura de um documento de hipermdia (NCL, 2009)

Estes grafos podem ser aninhados. Um n pode ser formado por um conjunto de ns, assim a estrutura do documento torna-se mais enxuta e organizada. Pode-se trabalhar com dois tipos de ns: ns de mdia e de contexto. Os ns de mdia representam figuras, textos, vdeos e outros tipos de mdia, enquanto os ns de contexto representam um conjunto de ns e elos. NCL possui uma linguagem de script, chamada LUA (LUA, 2009), e com ela compem a base para o desenvolvimento de aplicaes declarativas no ambiente Ginga-NCL. A estrutura bsica de um documento NCL deve conter um cabealho do arquivo NCL, um cabealho do programa, o corpo do programa, o corpo do documento e o encerramento do documento. So criadas portas para definir por onde a apresentao do programa deve ser iniciada, servindo como ponto de entrada em um documento ou n de contexto. NCL define uma separao bem demarcada entre o contedo e a estrutura do documento, provendo um controle no invasivo da ligao entre o contedo e sua apresentao no layout. Essa linguagem visa um domnio de aplicaes mais amplo do que o oferecido pela linguagem XHTML, utilizada nos ambientes declarativos dos padres americano, europeu e japons. Segundo informaes da Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicaes), a UTI (Unio Internacional de Telecomunicaes) aprovou o Ginga-NCL como o primeiro padro tecnolgico para o IPTV (Internet Protocol Television). A aprovao foi tanto para a linguagem utilizada pelo padro, NCL, quanto para a plataforma de execuo, GingaNCL. Isso permitir que o padro brasileiro seja adotado por diversos fabricantes de conversores de TV Digital com acesso a internet.

6.

TRABALHOS RELACIONADOS

Algumas aplicaes do tipo T-learning j foram desenvolvidas, aplicaes que exercitam o raciocnio lgico e matemtico, mas no foi encontrado nenhum trabalho diretamente relacionado com o Enem. Seguem as descries de duas aplicaes T-learning: Hackerteen Prototype (Clube NCL, 2009) uma aplicao de T-learning para TV digital interativa que exercita o raciocnio lgico e matemtico do telespectador. O jogo protagonizado pelo heri Yago e pelo vilo Impius. Yago um instrutor do Hackerteen e usa seu conhecimento para proteger um dos servidores DNS primrios da Internet. Impius, por sua vez, um cracker e quer derrubar tal servidor DNS com o intuito de paralisar o funcionamento da Internet. Essa disputa representada por um jogo de cartas; Viva os Animais (Clube NCL, 2009) uma aplicao do tipo T-learning voltado para o pblico infantil. Utiliza recursos audiovisuais para apresentar alguns animais, com suas respectivas fotos e sons que reproduzem. Essas aplicaes oferecem uma interao simples e intuitiva atravs do controle remoto, que possibilita que sejam manipuladas por crianas.

7.

DESCRIO DO ENEM NA TV

O ENEM na TV uma aplicao do tipo T-learning, que utiliza a tecnologia da TV Digital Interativa visando o aprendizado, raciocnio e auto-avaliao do usurio sobre determinado assunto. Esta aplicao voltada principalmente para estudantes que desejam ingressar em instituies de ensino superior atravs do Enem. Desenvolvida em NCL, o ENEM na TV buscar difundir a idia de que a televiso pode ser utilizada como meio de transmisso de conhecimento educacional e no s de entretenimento. A aplicao fornece um ambiente interativo que simula as provas de um exame real, com banco de questes divididas entre as disciplinas exigidas pelo MEC. A figura 2 mostra a tela inicial da aplicao onde o usurio ter opo de iniciar um simulado, atualizar o banco de questes ou atravs da ajuda, obter informaes sobre a aplicao.

Figura 2 Tela inicial da Aplicao

Ao iniciar um simulado o usurio direcionado para o menu principal (ver Figura 3), para que possa escolher uma das quatro disciplinas e comear a responder as questes correspondentes. Nesta sesso o usurio dever utilizar as setas do controle remoto para navegar entre as opes. Poder tambm conferir resultados de provas concludas. Atravs da opo Ajuda desta tela o usurio obter informaes gerais sobre as provas, bem como sobre a utilizao dos controles de navegao.

Figura 3 Tela do menu principal

Tendo escolhido uma das disciplinas, o usurio comear a responder as 45 questes de mltipla escolha contidas em cada disciplina, na tela de questes (Ver Figura 4). A cada vez que o usurio acessa a aplicao, as questes so selecionadas aleatoriamente. Na parte superior desta tela so mostradas informaes como o nome da disciplina escolhida, nmero da questo atual, durao referente disciplina atual. Na parte inferior encontram-se as opes de controles. As setas de navegao sero utilizadas para percorrer as questes e alternativas. O boto Ok confirma a alternativa escolhida. Na ajuda (Ver Figura 5) o usurio tem acesso a informaes da tela em questo e tambm instrues de uso dos controles

Figura 4 Tela de questo de disciplina selecionada

Figura 5 Tela de ajuda

Por fim, o usurio ter a possibilidade de conferir o seu desempenho detalhado no simulado, como pontuao e gabarito, informando ainda quais reas e cursos o aluno seria aprovado de acordo com a sua pontuao.

8.

CONCLUSO E TRABALHOS FUTUROS...

No restam dvidas de que a TV um dos meios de comunicao e difuso de informaes mais acessveis, torn-la um instrumento de incluso digital disponibilizar para o usurio contedos de diferentes modalidades e reas, mesmo que no possuam computador. Nesse contexto foi apresentada uma anlise sobre a TV digital e seus padres e sobre o que levou o Brasil a optar por desenvolver o seu prprio padro, visando no somente o desenvolvimento tecnolgico, mas tambm a incluso social e o ensino a distncia. O ENEM na TV Digital pretende fomentar o desenvolvimento de aplicaes T-learning, e assim promover de forma participativa a difuso de contedo educativo interativo atravs da TV Digital, focado

principalmente na incluso social e digital. A aplicao busca complementar o processo preparatrio para as provas do Enem. Como trabalhos futuros, pretende-se desenvolver um Sistema on-line de atualizao do Banco de Questes, de forma que professores colaboradores possam contribuir com questes elaboradas de acordo com o novo modelo do Enem alm de um sistema de upload de questes comentadas em vdeo ou udio.

REFERNCIAS
AARRENIEMI-JOKIPELTO, P. T-learning Model for Learning via Digital TV. Disponvel em: <http://www.it.lut.fi/eaeeie05/proceedings/p21.pdf> Acesso em: 01 de agosto de 2009. AMARAL, S. F; SOUZA, K. I. Servio de Apoio ao Professor em Sala de Aula Baseado na TV Digital. In: 11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAO DISTNCIA, 2004, Salvador. ABED, 2004. AMARAL, S.F; PACATA, D.M. A TV Digital interativa no espao educacional. Jornal da Unicamp, So Paulo 2003. Ed 229, Disponvel em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2003/ju229pg2b.html> Acesso em: 01 de julho de 2009. ARBEX JNIOR, J. O poder da Tv. 1. ed. So Paulo: Scipione, 1999. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15606-2: Televiso digital terrestre Codificao de dados e especificaes de transmisso para radiodifuso digital parte 2: Ginga-NCL para receptores fixos e mveis Linguagem de aplicao XML para codificao de aplicaes. ABNT, 2007. ATSC - Advanced Television System Committee(2009). Disponvel em <http://www.atsc.org>. Acesso em: 19 de julho de 2009. BARBOSA, S.D.J; SOARES, L.F.G. TV digital interativa no Brasil se faz com Ginga: fundamentos, padres, autoria declarativa e usabilidade. Disponvel em < http://www.tvdi.inf.br/upload/artigos/jai2008artigo.pdf>. Acesso em: 20 de julho de 2009. BRASIL (2003). Decreto-lei n. 4.901, de 26 de novembro de 2003. Institui o Sistema Brasileiro de Televiso Digital - SBTVD, e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 27 de nov. 2003. Seo 1, Pg. 7. BRENNAND, E; LEMOS, G. Televiso digital interativa: Reflexes, sistemas e padres. 1 ed: Emprio do Livro, 2007. Clube NCL - A liberdade de desenvolver e compartilhar contedo interativo. Disponvel em: <http://clube.ncl.org.br/> Acesso em: 20 de julho de 2009. CRUZ, R. TV Digital no Brasil - Tecnologia Versus Poltica. 1. ed. So Paulo: SENAC So Paulo. DTV - Site Oficial da TV Digital Brasileira. Disponvel em: <http://www.dtv.org.br/> Acesso em: 19 de julho de 2009. DVB - Digital Vdeo Broadcasting. Disponvel em: <http://www.dvb.org> Acesso em: 19 de julho de 2009. ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. Disponvel em: <www.enem.inep.gov.br/>. Acesso em: 15 de julho de 2009.

FERNANDES, J.; LEMOS, G.; SILVEIRA, G. Introduo Televiso Digital Interativa: Arquitetura, Protocolos, Padres e Prticas. Disponvel em <http://www.cic.unb.br/docentes/jhcf/MyBooks/itvdi/texto/itvdi.pdf> Acesso em: 20 de julho de 2009. FERRARI, B. Ginga-NCL aprovado como padro mundial para IPTV. Disponvel em: <http://info.abril.com.br/professional/network/gingancl-e-aprovado-como-padrao-mundial-para-iptv.shtml> Acesso em: 30 de julho de 2009. Frum SBTVD - Frum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Disponvel em:<http://www.forumsbtvd.org.br/> Acesso em: 22 de julho de 2009. Ginga - Ginga Digital TV middleware specification. Disponvel em: <http://www.ginga.org.br/> Acesso em: 20 de julho de 2009. Ginga-NCL - Ginga-NCL declarative DTV middleware. Disponvel em: <http://www.gingancl.org.br/> Acesso em: 20 de julho de 2009. GOMES, F.J.L; LIMA, J.V. O papel como interface para o t-learning. In: XI SIMPSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMDIA E WEB, 2005, Poos de Caldas: WebMedia 2005. ISDB-T Welcome to ISDB-T official web site. Disponvel em: <http://www.dibeg.org/> Acesso em: 19 de julho de 2009. JUC, P; LUCENA, U; FERRAZ, C. Desenvolvendo Aplicaes para a Televiso Digital. Disponvel em: <http://www.inf.pucpcaldas.br/~joao/tvdi2005/VersaoFinalPaperTVDI2005PaulyneJuca.pdf> Acesso em: 30 de julho de 2009. LUA. Disponvel em: <http://www.lua.org/> Acesso em: 20 de julho de 2009. MONTEZ, C.; BECKER, V. TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2. ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 2005. Novo Enem: Exame Nacional do Ensino Mdio. Disponvel em: <http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/novo-enem.asp> Acesso em: 20 de julho de 2009. NCL - Nested Context Language. Disponvel em: <http://www.ncl.org.br/> Acesso em: 20 de julho de 2009 PALMA,F. Ginga: a TV no Software Pblico. Disponvel em: <http://www.dicas-l.com.br/dicasl/20070625.php> Acesso em: 05 de agosto de 2009. RATAMERO, E.M. Tutorial sobre a linguagem de programao NCL (Nested Context Language). Disponvel em: <http://www.tvdi.inf.br/upload/artigos/ncl2k71203.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2009. RODRIGUES, R.F.; SOARES, L.F.G. Produo de Contedo Declarativo para TV Digital. Disponvel em: <www.natalnet.br/sbc2006/pdf/arq0063.pdf>. Acesso em: 27 de julho de 2009. ROSENBERG, M.J. E-Learning. 1 ed. So Paulo: Makron Books, 2001. TONIETO, M. T. Sistema Brasileiro de TV Digital SBTVD. Uma Anlise Poltica e Tecnolgica na Incluso Social. 2006. 276 p. Dissertao (Mestrado Profissional em Cincia da Computao) Universidade Estadual do Cear, Fortaleza. Vestibular Brasil Escola. Disponvel em: <http://www.vestibular.brasilescola.com/enem> Acesso em: 20 de julho de 2009.

Potrebbero piacerti anche