Sei sulla pagina 1di 8

Carta de Banguecoque Promoo da Sade num Mundo Globalizado

6 Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade 5-11 de Agosto de 2005, Banguecoque, Tailndia

Introduo mbito: A Carta de Banguecoque identifica as aes, os compromissos e as promessas necessria para abordar os determinantes da sade num mundo globalizado atravs da promoo da sade.

Propsito: A Carta de Banguecoque afirma que as polticas e as alianas capazes de capacitar as comunidades para melhorar a sade e a equidade em sade, devem ser o cerne do desenvolvimento global e nacional. A Carta de Banguecoque complementa e desenvolve os valores, princpios e estratgias da Carta de Ottawa para a Promoo da Sade, sem esquecer as recomendaes emanadas das conferncias subsequentes sobre Promoo da Sade, ratificadas pelos Estados Membros atravs da Assembleia Mundial de Sade.

Grupos alvo A Carta de Banguecoque tem como destinatrios todas as pessoas, grupos, e organizaes cujas intervenes so cruciais para a consecuo dos objetivos de sade, incluindo: governos e classe poltica (todos os nveis), sociedade civil, sector privado, organizaes internacionais, e comunidade com interveno na sade pblica.

Promoo da sade: As Naes Unidas reconhecem que desfrutar dum estado de sade o mais elevado possvel, e sem qualquer tipo de discriminao, um dos direitos fundamentais do ser humano. A promoo da sade alicera-se nesse direito humano prioritrio e traduz um conceito positivo e inclusivo de sade como determinante da qualidade de vida, que inclui o bem-estar mental e espiritual. A promoo da sade o processo de capacitao de pessoas para controlar os determinantes da sade, e assim melhorarem a sua sade. uma funo essencial da sade pblica, que coadjuva as aes de controlo de doenas transmissveis e no transmissveis, bem como de outras ameaas sade.

Abordagem dos Fatores Determinantes da Sade:

Alterao do contexto: No contexto mundial, a promoo da sade sofreu muitas alteraes com a elaborao da Carta de Ottawa.

Fatores crticos: Alguns dos fatores crticos que atualmente influenciam a sade so: o aumento das desigualdades em cada pas e entre diferentes pases, os novos padres de consumo e de comunicao, os processos de comercializao, as alteraes ambientais a nvel global, e a urbanizao. Novos desafios Outros fatores que influenciam a sade incluem as mudanas rpidas e frequentemente adversas nas reas social, econmica e demogrfica, que afetam as condies de trabalho, os ambientes de aprendizagem, os modelos familiares e a estrutura cultural e social das comunidades. Homens e mulheres so afetados de modo diferente, tendo-se acentuado a vulnerabilidade das crianas e a excluso dos marginalizados, dos portadores de deficincias e das populaes indgenas

Novas oportunidades

A globalizao abre novas oportunidades de cooperao para melhorar a sade e reduzir os seus riscos transnacionais. Essas novas oportunidades incluem: a otimizao das tecnologias de informao e de comunicao, e a melhoria dos processos de governao e de partilha de experincias. Coerncia poltica Para gerir os desafios da globalizao h que garantir a coerncia das polticas adoptadas por: governos (todos os nveis), Naes Unidas (todos os rgos), e outras organizaes, incluindo o sector privado. Esta coerncia facilitar a colaborao, a transparncia e o cumprimento de acordos e tratados internacionais no mbito da sade.

Progresso alcanado Apesar do progresso conseguido com a colocao da sade no centro do desenvolvimento, por exemplo atravs das Metas de Desenvolvimento para o Milnio, ainda preciso fazer muito, sendo crucial a participao ativa da sociedade civil.

Estratgias de Promoo da Sade num Mundo Globalizado: Intervenes eficazes: O progresso na direo de um mundo mais saudvel implica medidas polticas enrgicas, uma ampla participao e atividades permanentes de promoo. A promoo da sade tem ao seu alcance um conjunto de estratgias de eficcia comprovada, que devem ser efetiva e plenamente utilizadas.

Aes necessrias:

Para obter maiores avanos na implementao dessas estratgias, todos os sectores devem atuar de modo a: defender a sade alicerada nos direitos humanos e na solidariedade, investir de modo sustentado em polticas, aes e infra-estrutura dirigidas aos determinantes da sade, adquirir capacidades no desenvolvimento de polticas, de liderana, de prticas de promoo da sade, de transferncia de conhecimento e pesquisa, e de educao sanitria, legislar e criar normas reguladoras que assegurem um nvel elevado de proteo para a reduo de danos, e garantam a todas as pessoas os princpios de equidade em sade e bem estar, viabilizar alianas e parcerias com a sociedade civil, organizaes pblicas e privadas, no governamentais e internacionais, que possam garantir a sustentabilidade das aes.

Compromisso com a Sade para Todos: Fundamentao O setor da sade tem um papel chave de liderana na implementao de polticas e parcerias para a promoo da sade.

Para um progresso efetivo no controlo dos determinantes da sade, essencial a adopo de abordagens polticas integradas entre organizaes governamentais e internacionais, bem como o compromisso de envolvimento e trabalho conjunto com todos os nveis da sociedade civil e do sector privado.

Compromissos chave

Os quatro compromissos chave devem contribuir para que a promoo da sade seja: de importncia primordial para a agenda de desenvolvimento global/mundial, uma responsabilidade central e inquestionvel de todos os governos, um objetivo fundamental para a sociedade civil e comunidade em geral,

um requisito de boas prticas empresariais. 1. A promoo da sade como componente primordial da agenda de desenvolvimento global

So necessrios acordos intergovernamentais slidos que beneficiem a sade e a segurana individual e coletiva. Governos e organismos internacionais devem actuar de modo a diminuir o fosso que existe entre a sade dos ricos e dos pobres. A nvel da sade so necessrios mecanismos efetivos de governao mundial que permitam afrontar e combater os efeitos nefastos de: comrcio, produtos, servios, e estratgias de comercializao (marketing). A promoo da sade tem que ser parte integrante das polticas nacionais e externas, e das relaes internacionais, incluindo situaes de guerra e conflito.

Isto exige aes que promovam o dilogo e a cooperao entre as naes, a sociedade civil e o sector privado. Estas iniciativas podem efetivar-se semelhana de acordos j existentes, como a Conveno para o Controlo do Tabaco da Organizao Mundial de Sade.

2. A promoo da sade como responsabilidade central de todos os governos

Todos os nveis de deciso governamental devem considerar o combate aos problemas de sade e iniquidade, porque a sade um determinante importante do desenvolvimento scio-econmico e poltico. A nvel local, regional e nacional, os governos devem: dar prioridade aos investimentos em sade, dentro e fora do sector da sade, e financiar, de modo sustentado, as aes de promoo da sade. Para o garantir, todos os nveis de governo devem explicitar, com clareza e sem ambiguidade, as consequncias para a sade das polticas adaptadas e

da legislao, utilizando instrumentos adequados como, por exemplo, as avaliaes do impacto centradas na equidade.

3. A promoo da sade como objetivo fundamental da comunidade e da sociedade civil

As comunidades e a sociedade civil frequentemente lideram as fases de delineamento, implementao e execuo das atividades de promoo da sade. Assim, para que as suas contribuies possam ser efetivamente ampliadas e sustentadas, deve ser-lhes reconhecido tal direito, facilitadas as oportunidades e atribudos os recursos necessrios. O apoio sua capacitao particularmente importante nas comunidades menos desenvolvidas. As comunidades bem organizadas e habilitadas (empowered communities) so muito eficazes na determinao da prpria sade, e tm capacidade para responsabilizar os governos e o sector privado pelas consequncias para a sade das suas polticas e prticas. A sociedade civil deve exercer o seu poder no comrcio, preferindo os produtos, servios e interesses (aes, quotas) de empresas que demonstrem responsabilidade social corporativa. Alguns projetos comunitrios locais, bem como alguns grupos e organizaes da sociedade civil tm revelado ser eficazes em aes de promoo da sade, disponibilizando modelos para a sua prtica. As associaes profissionais na rea da sade tambm tm contributos especiais. 4. A promoo da sade como requisito de boas prticas empresariais O sector empresarial tem um impacto direto na sade das pessoas e nos fatores que a determinam, devido sua influncia em: situao local, cultura nacional, meio ambiente, e distribuio da riqueza. O sector privado, assim como outros empregadores e sectores informais (no estruturados), tm a responsabilidade de assegurar a sade e a segurana no local de trabalho, e de promover a sade e o bem-estar dos seus empregados, respectivas famlias e comunidades.

O sector privado tambm pode contribuir para atenuar impactos mais amplos sobre a sade, como os associados s alteraes ambientais globais, atravs do cumprimento dos normativos e acordos, nacionais e internacionais, que visam promover e proteger a sade. A prtica empresarial tica e responsvel, e o exerccio das regras de um comrcio justo, so prticas que devem ser apoiadas pelos consumidores e pela sociedade civil, e incentivadas pelos governos.

Empenho Global para a sua Concretizao: Esforo coletivo em prol da sade Honrar os compromissos anteriores implica uma melhor aplicao das estratgias de eficcia comprovada, assim como a utilizao de novos aportes e de respostas inovadoras. Parcerias, alianas, redes e vrios mecanismos de colaborao so processos estimulantes e compensadores que agregam pessoas e organizaes para a consecuo de metas e realizao de aes conjuntas com o propsito de melhorar a sade das populaes. Cada sector intergovernamental, governamental, sociedade civil e privado tem as suas funes e responsabilidades especficas.

Preenchimento de lacunas na sua implementao

Desde a adopo da Carta de Ottawa subscreveram-se muitas resolues, a nvel nacional e mundial, de apoio promoo da sade. Porm, as desejveis aes que se lhes deviam seguir nem sempre se realizaram. Os participantes da conferncia de Banguecoque apelam enfaticamente aos Estados Membros da Organizao Mundial da Sade que fechem o fosso relativo implementao efetiva das aes de promoo da sade, e que desenvolvam polticas e parcerias para a ao.

Chamada para a ao Os participantes da Conferncia solicitam Organizao Mundial de Sade, e aos seus Estados Membros para que, em colaborao com outros, disponibilizem recursos para a promoo da sade, iniciem planos de ao e monitorizem os resultados atravs de indicadores e metas apropriados, e que elaborem relatrios peridicos sobre os progressos alcanados. Solicitam tambm s organizaes das Naes Unidas que analisem os

eventuais benefcios resultantes do desenvolvimento de um Tratado Global para a Sade.

Aliana global A Carta de Banguecoque apela a todos os lderes que faam uma aliana mundial para promover a sade, com compromissos e aes a nvel local e global. Compromisso para melhorar a sade Os participantes da 6 Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade, em Banguecoque, Tailndia, esto empenhados em avanar com aes e compromissos para a melhorar a sade.

Potrebbero piacerti anche