Sei sulla pagina 1di 7

SIMULADO DIREITOS HUMANOS

01. De acordo com a Conveno Americana sobre Direitos Humanos, assinale a opo incorreta. a) Os processados devem ficar separados dos condenados, salvo em circunstncias excepcionais, e submetem-se a tratamento adequado sua condio de pessoas nocondenadas. b) Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, presena de um juiz ou de outra autoridade autorizada pela lei a exercer funes judiciais e tem direito a ser julgada dentro de prazo razovel ou a ser posta em liberdade, sem prejuzo de que prossiga o processo. A sua liberdade pode ser condicionada a garantias que asseverem o seu comparecimento em juzo. c) A liberdade de manifestar a prpria religio e as prprias crenas est sujeita to-somente s limitaes prescritas pela lei, e que sejam necessrias para proteger a segurana, a ordem, a sade ou a moral pblicas ou os direitos ou as liberdades das demais pessoas. d) Toda pessoa atingida por informaes inexatas ou ofensivas emitidas em seu prejuzo por meios de difuso legalmente regulamentados e que se dirijam ao pblico em geral tem direito a fazer, pelo mesmo rgo de difuso, sua retificao ou sua resposta, nas condies estabelecidas pela lei. e) Constituem trabalhos forados os trabalhos ou os servios normalmente exigidos de pessoa reclusa para cumprimento de sentena.

02. A Conveno Americana de Direitos Humanos de 1969 (Pacto de San Jos da Costa Rica) a) reproduziu a maior parte das declaraes de direitos constantes do Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. b) foi adotada sem ressalvas pelo Brasil desde o seu incio. c) probe o restabelecimento da pena capital nos pases que a tenham abolido. d) no tratou do direito ao nome. e) indica a possibilidade de asilo no caso do cometimento de crimes comuns no vinculados atividade poltica.

03. Nos termos da Conveno contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes, a tortura

a) proibida em toda e qualquer circunstncia, seja ameaa ou estado de guerra, instabilidade poltica interna ou qualquer outra emergncia pblica, sendo um crime imprprio em que a qualidade de agente pblico causa de aumento de pena. b) permitida excepcionalmente em estado de guerra, sendo um crime prprio que tem como sujeito ativo um agente pblico. c) permitida excepcionalmente para o combate ao terrorismo, sendo um crime imprprio em que a qualidade de agente pblico causa de aumento de pena. d) proibida em toda e qualquer circunstncia, seja ameaa ou estado de guerra, instabilidade poltica interna ou qualquer outra emergncia pblica, sendo um crime prpr que tem como io sujeito ativo um agente pblico. e) permitida excepcionalmente em estado de guerra, sendo um crime imprprio em que a qualidade de agente pblico causa de aumento de pena.

Considere as situaes hipotticas abaixo apresentadas.

I Joo agrediu fisicamente sua secretria, ex-companheira, machucando-a com um soco no rosto por se recusar a sair com ele.

II Sebastio forou sua esposa a prtica de atos libidinosos, causando-lhe enorme dor psicolgica.

04. luz da Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher, Conveno de Belm do Par, importante ferramenta de promoo da emancipao das mulheres, assinale a opo correta a respeito das situaes descritas. a) Ambas as situaes enquadram-se na definio de violncia contra a mulher. b) Na situao I, no ficou caracterizada violncia contra a mulher, pois a agresso se deu dentro do lar. c) Na situao II, no se caracterizou violncia contra a mulher, pois a esposa tem obrigao conjugal de coabitao. d) Nenhuma das situaes caracteriza violncia contra a mulher. e) Na situao I, no h violncia de gnero contra a mulher, mas, sim, uma violncia comum prevista na legislao penal nacional.

05. luz da Conveno Internacional sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial, as aes afirmativas so a) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao direta positiva, nos termos da Conveno. b) permitidas, cabendo aos Estados-partes adot-las para fomentar a promoo da igualdade tnico-racial. c) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at cinco anos a contar da data da ratificao da Conveno. d) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao indireta negativa, nos termos da Conveno. e) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at dois anos a contar da data da ratificao da Conveno.

06. Adotada pela Assembleia Geral das Naes Unidas em 20 de setembro de 1989, a Conveno sobre os Direitos da Criana a) serve apenas como balizador para futuras legislaes nacionais sem carter coercitivo (por tratar-se de ato de organizao internacional), razo pela qual no se enquadra como fonte de direito interno. b) consagrou, pela primeira vez, o direito proteo contra o abandono e a explorao no trabalho e ficou conhecida, tambm, como Declarao Universal dos Direitos da Criana. c) incorporou-se automaticamente ao direito brasileiro, como tratado de direitos humanos. d) conflita, em parte, com o ECA, o que at agora impediu que se incorporasse ao direito brasileiro. e) trata de matria contemplada, em linhas gerais, em artigo da CF, o qual considerado sntese do tratado da Organizao das Naes Unidas.

07. Considerada documento basilar para a proteo internacional dos direitos humanos, a Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, a) possui valor meramente declaratrio; portanto, no gera obrigaes aos Estados. b) gera obrigaes somente para Estados soberanos que a ratificaram e promulgaram para fins de incorporao ao direito interno. c) foi promulgada no Brasil logo aps a sua assinatura.

d) ato de organizao internacional, de modo que prescinde de incorporao ao direito interno, como se exige para tratados ordinrios de direitos humanos. e) constitui relevante tratado internacional do perodo posterior Segunda Guerra.

08. A UDHR foi redigida luz das atrocidades cometidas durante a 2. Guerra Mundial. Nesse documento, marco da proteo internacional dos direitos humanos, foi afirmado que a) o meio ambiente um direito das presentes e futuras geraes. b) o Fundo Monetrio Internacional no deve conceder emprstimos para pases que usem mo de obra infantil. c) liberdade, igualdade e fraternidade so os trs princpios axiolgicos fundamentais em matria de direitos humanos. d) sanes econmicas devero ser aplicadas pela ONU s naes que no adotarem as recomendaes da UDHR. e) dever ocorrer interveno humanitria pela ONU caso as naes no adotem as recomendaes da UDHR.

09. Ao introduzir a concepo contempornea de direitos humanos, a Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948 afirma que a) o relativismo cultural, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia ao valor da solidariedade, como condio ao exerccio dos direitos civis, polticos, econmicos, sociais e culturais. b) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo paridade hierrquica entre direitos civis e polticos e direitos econmicos, sociais e culturais. c) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos civis e polticos, como condio ao exerccio dos direitos econmicos, sociais e culturais. d) o relativismo cultural, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos econmicos, sociais e culturais, como condio ao exerccio dos direitos civis e polticos. e) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos econmicos, sociais e culturais, como condio ao exerccio dos direitos civis e polticos.

10. Considere: I. Retificao de dados quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. II. Defesa de direitos, contra ilegalidade ou abuso de poder e obteno de certides.

Tais situaes so protegidas, respectivamente, pelo a) habeas data e direito de petio. b) mandado de injuno e mandado de segurana. c) ao popular e mandado de injuno. d) habeas data e habeas corpus. e) direito de petio e mandado de segurana.

11.

Os direitos fundamentais possuem determinadas caractersticas que foram objeto de detalhado estudo da doutrina nacional e internacional. A respeito dessas caractersticas, assinale a opo correta. a) O princpio da universalidade impede que determinados valores sejam protegidos em documentos internacionais dirigidos a todos os pases. b) A irrenunciabilidade dos direitos fundamentais no destaca o fato de que estes se vinculam ao gnero humano. c) caracterstica marcante o fato de os direitos fundamentais serem absolutos, no sentido de que eles devem sempre prevalecer, independentemente da existncia de outros direitos, segundo a mxima do "tudo ou nada". d) A imprescritibilidade dos direitos fundamentais vincula-se sua proteo contra o decurso do tempo. e) A inviolabilidade evita o desrespeito dos direitos fundamentais por autoridades pblicas, entretanto permite o desrespeito por particulares.

12. Assinale a opo correta acerca do surgimento e da consolidao dos direitos humanos nos planos internacional e interno. a) Apesar de ser membro pleno da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Brasil no ocupa a mesma posio no Tribunal Penal Inte rnacional, devido impossibilidade, determinada por clusula ptrea da CF, de extraditar nacionais.

b) Os direitos transindividuais ou difusos no podem ser exercidos seno por coletividades, e so considerados direitos humanos de terceira gerao, como os direitos sindicalizao e previdncia social. c) Os direitos humanos de primeira gerao referem-se s reivindicaes de condies dignas de trabalho e originam-se das lutas sociais desencadeadas com a Revoluo Industrial. d) Os direitos humanos de segunda gerao ainda no foram incorporados legislao nacional, permanecendo, pois, como normas programticas do direito internacional humanitrio. e) Devido a comando expresso da CF, o Brasil rege-se, em suas relaes internacionais, entre outros, pelo princpio da prevalncia dos direitos humanos.

13. A CF considerada modelo no que se refere tutela de direitos humanos e de garantias fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) A CF classificada como detalhista no que concerne aos referidos direitos, pois prev desde a gratuidade de transporte pblico para idosos at a gratuidade para celebrao de casamento civil. b) Os tratados de direitos humanos, ainda que aprovados apenas no Senado Federal, em dois turnos e por maioria qualificada, equiparam-se s emendas constitucionais. c) A concesso de asilo poltico prevista no acervo garantista do art. 5. da CF, que tambm probe a extradio e o banimento de brasileiros do territrio nacional. d) Os ndios, suas comunidades e organizaes, apesar de poderem defender seus direitos e interesses, no so partes legtimas para ingressar em juzo, devendo faz-lo por meio do MP. e) Direitos humanos de terceira gerao, por seu ineditismo e pelo carter de lege ferenda que ainda comportam, no recebem tratamento constitucional.

14. Assinale a alternativa CORRETA. a) No Brasil, diversos artigos da declarao dos direitos humanos foram incorporados ao texto constitucional, deixando clara a inteno do legislador de atingir, com a maior amplitude possvel, a defesa dos direitos do homem. b) O direito liberdade de locomoo foi mantido na Constituio Federal de forma absoluta, sem nenhum tipo de restrio. c) Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade, cuja perda poder ser declarada, apenas, em caso de atividades nocivas ao pas. d) A tortura crime imprescritvel e inafianvel.

e) A defesa dos refugiados est entre os princpios constitucionais dirigidos s relaes internacionais do Brasil.

15. A Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem, tambm conhecido como Pacto de San Jose da Costa Rica, estabelece que a) os direitos essenciais do homem derivam do fato de ele ser nacional de um determinado Estado e, por isso, merecem proteo no mbito interno de cada pas respectivamente. b) os Estados-Partes, signatrios da Conveno, obrigam-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exerccio, sem discriminao alguma, aos seus cidados nacionais. c) os pases que ainda no aboliram a pena de morte somente podero imp-la aos delitos mais graves, tais como os crimes polticos, em cumprimento de sentena final de tribunal competente. d) toda pessoa tem direito a ser indenizada por erro judicirio, no caso de haver sido condenada em sentena passada em julgado, conforme a lei estabelecer. e) toda pessoa que for acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocncia enquanto no se comprove legalmente sua culpa, mas, quando o delito em questo disser respeito segurana nacional, a acusao formulada permanecer sob sigil , tendo acesso a o ela apenas o Ministrio Pblico.

16. Com relao ao Tribunal Penal Internacional, correto afirmar que a) a competncia do Tribunal restringir-se- ao julgamento dos crimes de genocdio e crimes contra a humanidade. b) o Tribunal no ter jurisdio sobre pessoas que, data da alegada prtica do crime, no tenham ainda completado 21 anos de idade. c) os crimes da competncia do Tribunal no prescrevem. d) o Tribunal s ter competncia relativamente aos crimes cometidos aps 17.07.1998, data da sua criao.

Potrebbero piacerti anche