Sei sulla pagina 1di 5

Proposta Curricular de Santa Catarina

Seg, 21 de Julho de 2008 14:28

A Proposta Curricular de Santa Catarina visa nortear a prtica pedaggica dos educadores na perspectiva da construo de uma escola pblica de qualidade para todos. As publicaes da Proposta Curricular de Santa Catarina so resultado de uma construo coletiva de educadores cujo processo iniciou-se em 1988, com a sua primeira publicao em 1991 e, desde ento, vem sendo tema de discusses visando o aprofundamento de seus pressupostos terico-metodolgicos e a sua consolidao na prtica pedaggica.

A segunda edio, elaborada pelo Grupo Multidisciplinar e publicada em 1998, constitui-se de trs volumes: Disciplinas Curriculares, Temas Multidisciplinares e Formao Docente, tendo como objetivo o aprofundamento e a reviso da edio anterior.

Na etapa de 2005, o caderno denominado Estudos Temticos disponibiliza textos elaborados por Grupos de Trabalho com o objetivo de ampliar a reflexo sobre seis temticas consideradas relevantes e subsidiar polticas pblicas para a educao catarinense.

Propomos que voc, educador, faa a leitura dos textos aqui apresentados e torne-se tambm autor, fazendo sua anlise e elaborando novas produes pautadas em sua prtica docente e nos fundamentos aqui apresentados. Sua participao imprescindvel para que a Proposta Curricular de Santa Catarina se consolide!

Disciplinas Curriculares
Este caderno, publicado em 1998, trata da abordagem terica e metodolgica das disciplinas curriculares e disponibiliza os fundamentos que devero embasar a ao pedaggica dos educadores.

Alm da fundamentao terica e metodolgica apresentada, que o principal referencial para a prxis pedaggica dos educadores, este documento traz tambm uma ampla sugesto bibliogrfica que ir auxiliar no aprofundamento da concepo histrico-cultural.

1/5

Proposta Curricular de Santa Catarina


Seg, 21 de Julho de 2008 14:28

Proposta Curricular Disciplinas Curriculares

Sumrio
Introduo Eixos Norteadores Educao Infantil Alfabetizao: Apropriao de Muitas Vozes Literatura Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira: Multiplicidade de Vozes Matemtica Cincias A Cincia e a Tecnologia no Ensino Mdio Fsica Biologia Qumica O Ensino de Cincias e o Livro Didtico Histria Geografia Artes Educao Fsica Educao Religiosa Escolar-Sed-Cier Implementao do Ensino Religioso - 2001

Formao Docente para Educao Infantil e Sries Iniciais


Este documento, publicado em 1998, apresenta textos referentes s disciplinas especficas do curso de formao de professores, em nvel mdio, para atuarem na Educao Infantil e Sries Iniciais do Ensino Fundamental.

Professor-formador pesquise neste caderno a fundamentao terico-metodolgica visando a melhoria da sua atividade pedaggica!

Proposta Curricular Formao Docente

2/5

Proposta Curricular de Santa Catarina


Seg, 21 de Julho de 2008 14:28

Sumrio
Introduo Eixos Norteadores da Proposta Curricular Psicologia Histria da Educao Filosofia e Filosofia da Educao Proposta Programtica do Ensino de Sociologia e Sociologia da Educao Didtica e Estgio Curricular Estrutura e Funcionamento da Educao Infantil e do Ensino Fundamental Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Alfabetizao Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Lngua Portuguesa Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Matemtica Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Cincias Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Geografia Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Histria Fundamentos Terico Filosfico e Metodolgico para o Ensino da Arte Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino de Educao Fsica

Temas Multidisciplinares

Este caderno, publicado em 1998, aborda contedos de abrangncia multidisciplinar possibilitando a discusso e o aprofundamento de temticas que ampliam o currculo e contribuem para a formao geral do aluno.

Os fundamentos terico-prticos que a Proposta Curricular de Santa Catarina traz em termos de compreenso de mundo, de homem e de aprendizagem, contribuem para melhores resultados na ao pedaggica de todos e de cada um. Proposta Curricular Temas Multidisciplinares

Sumrio

3/5

Proposta Curricular de Santa Catarina


Seg, 21 de Julho de 2008 14:28

Introduo Eixos Norteadores Educao Sexual Educao e Tecnologia Educao de Jovens e Adultos Educao Ambiental Educao Especial Avaliao Abordagem s Diversidades no Processo Pedaggico Educao Escolar Indgena Escola: Projeto Coletivo em Construo Permanente Educao e Trabalho

Estudos Temticos
A Proposta Curricular - Estudos Temticos que o Estado e os educadores apresentam sociedade catarinense assume que a educao pressuposto da cidadania social - se compromete com a incluso, considera as diferenas, valoriza a ao coletiva e investe intensamente na democratizao das oportunidades de aprendizagem para todos.

O documento contempla o que h de mais atual do debate da educao nacional, colocando em pauta os temas emergentes em nosso Pas.

Discute e prope encaminhamentos terico-metodolgicos para a educao da infncia, considerada uma etapa de vida de zero a doze anos de idade, e para a alfabetizao com letramento - um dos principais eixos da universalizao e da ampliao do ensino fundamental com qualidade.

Destaca os grandes desafios da educao de jovens e as grandes questes do ensino noturno, propondo alternativas que potencializem a progressiva expanso da educao de nvel mdio um dos maiores conflitos presentes na educao brasileira.

4/5

Proposta Curricular de Santa Catarina


Seg, 21 de Julho de 2008 14:28

Compreendendo o trabalho como princpio educativo, a proposta traz uma importante contribuio para a relao estabelecida entre educao e mundo do trabalho. Educao e Trabalho, reconhecendo a educao tecnolgica como unio entre formao intelectual e trabalho produtivo. Educao de Trabalhadores, orientando para a formao de jovens e adultos, inseridos ou no no mundo do trabalho.

Convidamos a voc educador a integrar-se nesse processo continuado de estudo, buscando novos conhecimentos e, principalmente, implementar aqueles que o subsidiam no cotidiano da escola.

Propomos que faam a leitura dos textos e torne-se tambm autor, fazendo sua anlise e novas produes pautadas em sua prtica docente e nos fundamentos aqui apresentados. Sua participao imprescindvel para que a Proposta Curricular se consolide.

Documento na ntegra

Implementao do Ensino Religioso


Documento na ntegra

5/5

Potrebbero piacerti anche