Sei sulla pagina 1di 12

4

INTRODUO O trabalho visa analisar o conceito de tica descrita por Aristteles, onde impossvel separar tica de poltica, pois aquela trata do comportamento humano diz respeito ao individuo, a outra a dimenso social, sendo que o ser humano um animal poltico e somente sobrevive em sociedade. O homem um ser poltico, que vive em comunidade sendo assim o bem que a polis alcana, dirigido a cada um, e o bem de cada um se converte no bem de todos, alcanando a felicidade de todos. A realizao humana somente acontece dentro da sociedade. Para que todos sejam felizes necessrio achar o meio termo, nem o excesso, nem a carncia o que envolve o tema justia em questes, sociais e polticas, porque envolve o estudo do comportamento humano dentro da cidade, na sua vida domestica. As leis servem para obrigar a praticar atos que sejam conformes o interesse comum, desta forma as leis obrigam a agir de forma justa, o homem justo preserva a felicidade na comunidade. Aristteles tambm traz uma analise que se adapta aos dias atuais sobre o papel do juiz na interpretao da lei.

1 DADOS BIOGRAFICOS DO AUTOR Aristteles, nasceu na Macednia, cidade de Estagira, Tassalnica, na costa nordeste da pennsula da Calcdia, no ano de 384 a.C. Seu pai chamava-se Nicmaco, exercia a profisso de mdico do rei da Macednia, Amintas II; residiam na corte ou na Cidade Real. Aos dezessete anos vai para Atenas estudar, ingressa na Academia de Plato, mesmo seus interesses sendo diferentes do mestre os dois davam-se muito bem, estudou ali at o ano de 348 a.C., data da morte do mestre. Eupeusipo, sobrinho de Plato assume a academia, com isso vrios dicpulos assim como Aristteles no concordando muda-se para a ilha de Lesbos, casando-se. No ano de 342 a.C. Aristteles aceita o convite da corte da Macednia sendoi encarregado da educao de Alexandre, filho do Rei. No ano de 336 Alexandre sucedeu seu pai no reinado e iniciou suas conquistas. Foi professor de Alexandre O Grande, um dos maiores conquistadores que o mudo j pode ver, durante sete anos, passando para ele muitos de seus conhecimentos, quando este se tornou rei partiu e retornou para Atenas, no perdendo contato com o amigo. Aristteles no retornou a academia mas fundou sua prpria escola, perto do templo de Apolo Lcio, motivo do nome de Liceu dado sua escola, tambm chamada peripattica devido ao costume de dar lies, em amena palestra, passeando nos umbrosos caminhos do ginsio de Apolo. Esta escola seria a grande rival e a verdadeira herdeira da velha e gloriosa academia platnica.1 Sua escola era chamada de Perpatos que significa passeio, seus seguidores, denominados peripatticos, seu mtodo de ensino era informal atraves de passeios no jardim. Aos sessenta anos, aproximados, sua vida entra em crise, as foras politicas que lhe protegiam entram em declinio, morre o Rei Alexandre, em Atenas, aumenta a rivalidade contra Aristteles, pois foi mestre do grande soberano, acusado assim como o mestre Socrates de impiedade. Foge e refugiou-se em Calcida, casa de sua me. Retirou-se de Atenas dizendo que no queria que os atenienses pecassem pela segunda vez contra a filosofia, relembrando a morte de Scrates. Sua morte viria no ano seguinte, por doena em 322 a.C.
1

MORRIS, Clarice, FONTES, Martins. Os Grandes filsofos do direito. So Paulo. 2002 pg. 5.

Aristteles foi um dos mais importante filsofos, partir de suas obras surgem inumeras disciplinas tais como lgica, biologia, psicologia, esttica, poltica e a tica, influenciando desde escolsticos cristos, at telogos mulumanos e judeus. Seu trabalho muito importante para a Filosofia do Direito, um dos primeiros que fala sobre justia e tica, e a importncia da lei dentro da cidade. Sua filosofia tem uma marca sistemtica e analtica, dividi-se em trs grandes reas, cincia teorticas que o saber terico, o campo do conhecimento; cincias prticas, o saber prtico, ou campo da ao; cincia poitica, o saber criativo ou produtivo. As cincias tericas parte da observao da natureza para encontar a verdade sobre o mundo, especulao racional para buscar a verdade, a cincia poitica no busca a verdade mas produzir bens, a tcnica til ou no, so as cincias que chamamos hoje tecnolgicas, quanto as cincias prticas indica a maneira que o saber prtico. 2. TICA E A POLITICA 2.1 A POLTICA A tica nas obras de Aristteles considerada como uma parte ou o que antecede a poltica, aquele diz respeito ao indivduo, considera o homem em sua dimenso social, sua vida em sociedade. O estado, ento, superior ao indivduo, porquanto a coletividade superior ao indivduo, o bem comum superior ao bem particular. no estado que fornece todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, poltico, no pode ser realmente feliz sem a sociedade do estado. Tratando-se de como o estado pode funcionar, Aristteles distingue trs principais: a monarquia, governo de um s, cujo carter e valor esto na unidade, e cuja degenerao a tirania; a aristocracia, que o governo de poucos, cujo carter e valor esto na qualidade, e cuja degenerao a oligarquia; a democracia, que o governo de muitos, cujo carter e valor esto na liberdade, e cuja degenerao a demagogia. Aristteles tem especial preferncia para uma forma de repblica democrtico-intelectual, clssica da Grcia, principalmente em Atenas. Analisando profundamente Aristteles define a melhor forma de governo,
2

homem deve agir, com objetivo de aucansar a felicidade

eudaimonia, so as cincias ticas. 2A tica e a Politica pertencem ao domnio do

MARCONDES, Danilo. Textos Bsicos de tica. Rio de Janeiro, 2008, pg. 37.

que se identifica com a realidade do povo, concreta, de acordo com as situaes histricas. Mas para um bom governo, o estado deve servir ao bem comum, no gerando vantagens para quem governa. O bem comum, a virtude completa a justia, exercida sobre o individuo e a sociedade.
"O homem, quando perfeito, o melhor dos animais, mas tambm o pior de todos quando afastado da lei e da justia, pois a injustia mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligncia e pelo talento, mas podem s-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destitudo de qualidades morais, o homem o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relao ao sexo e gula" Aristteles - "Poltica", 1252.

Foram dois grandes trabalhos sobre a cincia poltica: "Poltica" (Politia) que provavelmente eram lies dadas no Liceo e registradas por seus alunos, e a "Constituio de Atenas", obra que s se tornou mais conhecida, ainda que em fragmentos, no final do sculo XIX. 3 A "Poltica" (Politia) divide-se em oito livros, que tratam: da composio da cidade, da escravido, da famlia, das riquezas, bem como de uma crtica s teorias de Plato. 2.2 A TICA Em sua tica, Aristteles pergunta: como o homem deve viver, do que precisa para uma vida boa? Qual seu bem supremo? Qual o fim ultimo do ser humano? E a resposta a felicidade, eudaimonia. A felicidade maior se encontra na vida que promove o que existe de mais humano a razo, o que difere o homen dos outros animais. Como o ser humano alcana a felicidade o questionamento de tica a Nicmaco, um dos mais famosos de seus trabalhos batizado com o nome de seu filho, considerada a obra mais madura, nela ele desenvolve uma teoria de justia, no LIVRO V, tanto o conteudo do livro como o termo tica tem grande influncia nos dias atuais principalmente na rea jurdica. 2.2.1 A JUSTIA COMO VIRTUDE TICA Para Aristteles para conseguir a felicidade necessrio praticar as virtudes, agir corretamente, virtude significa a maneira de agir do ser humano, que se domina com a prtica. Ele prope a tica do meio termo, onde a virtude seria o
3

MORRIS, Clarice, FONTES, Martins. 2002, pg. 17.

ponto de equilbrio entre o excesso e a deficincia. Justia o meio termo entre dois extremos. O homem j nasce com o dom, mas ningum justo naturalmente preciso um treinamento, no faz parte da essncia, mas as aes que determinam, uma ao que se obtm com a prtica, praticando justia, virtude busca da perfeio, em qualquer qualidade, e a justia se manifesta nas aes.
(...) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornam-se justos praticando atos justos. (ARISTTELES, II)

A justia sendo uma virtude, como a coragem, a temperana, a liberalidade, etc., um justo meio, esta entre dois extremos, o primeiro por excesso, um segundo por defeito, por carncia, o temeroso, outro por excesso, o destemido. importante lembrar que para Aristteles existe uma diferena uma busca a verdade, e a outra busca produzir. Com esta diviso a tica no se destina especulao ou a produo, mas como uma cincia prtica, quer dizer que apenas o conhecimento do que justo ou injusto, no faz do individuo um homem virtuoso. No livro V de tica a Nicmaco, o filsofo faz um estudo sobre que tipo de aes se relaciona com a justia e a injustia. A justia considerada uma virtude tica, Aristteles define que o ato de ser justo ou injusto seria uma prdisposio da alma e que uma disposio que dente a um resultado no pode direcionar-se ao oposto. Sendo que se voc reconhece o que justo, tambm saber o que no justo. Se concludo que ambos so ambguos, podem apresentar mais que um sentido. Aristteles analisa o que injustia para chegar ao termo justia. A justia a maior das virtudes. A justia no se realiza sem a plena vontade do praticante do ato justo sua conduta. Para Aristteles no basta cumprir as leis pra ser realmente justo, cumprir a lei tona o homem um bom cidado da polis, mas quando este incorpora em sua vida, por vontade prpria, no apenas pra cumprir o dever. Para ser realmente justo, virtuoso, o ato de justia praticado constantemente em sua vida, faz parte dela, deixa de pensar no individual para o bem comum de todos. Da falar-se que a moral (agir voluntrio) no se confunde com o direito (agir de acordo com a lei), e que o ato espontneo e constante que identifica esta virtude.

Aristteles deixa ainda claro em sua obra, que existe mais de uma espcie de justia, a justia universal, que o meio termo entre dois extremos, sendo um exerccio individual, A justia particular, no tem vnculos com a moral, pois sendo poltica, no depende se o individuo justo ou no, apenas determina o que justo para cada um, este individuo pode ser justo no sentido poltico respeitando regras, impostas pela sociedade a fim do bem comum, sem ser justo no sentido virtuoso. 2.2.2 JUSTO TOTAL OU GERAL O justo total, a observncia do que regra social de carter moral. Aqui a justia e a legalidade so a mesma coisa, esta ao causa no individuo amor e respeito ao prximo sem interesses pessoais. O justo total, no sentido universal, aquele que bom para todos, respeitar as leis para o bem comum, seu interesse est no bem de todos e da polis, esta a justia mais difcil de ser praticada, pois se deixa de lado o interesse pessoal, levando em considerao principalmente o outro, esta a justia mais perfeita, a virtude maior, que resumem todas as outras. 2.2.3 JUSTIA PARTICULAR A Justia Particular tem por objetivo realizar a igualdade entre o sujeito que age e o sujeito que sofre a ao. Divide-se em Justia Distributiva e Justia Corretiva. A Justia Distributiva consiste na distribuio ou repartio de bens e honrarias segundo os mritos de cada um. Flexvel, analisa as diferenas das pessoas, atribui ao membro benefcios ou no na medida de cada um. Tratar igualmente os iguais e os desiguais na medida de suas desigualdades. Se existe desigualdade o tratamento deve ser desigual, na medida da desigualdade (ex. cotas para negros nas faculdades). Est em foco a distribuio, isto , a igual ou desigual diviso dos bens pblicos de forma de reconhecer os direitos de cada um, levando em conta o critrio da igualdade proporcional (proporo geomtrica igualdade desigual). A Justia Corretiva visa correo das transaes entre os indivduos, que podem ocorrer de modo voluntrio, a exemplo dos acordos e contratos, ou de modo involuntrio, como nos delitos em geral. Nesta forma de justia surge a necessidade de interveno de uma terceira pessoa, que deve decidir sobre as

10

relaes mtuas e o eventual descumprimento de acordos ou de clusulas contratuais. O juiz, segundo Aristteles, passa a personificar a noo do justo. A justia corretiva visa garantir a correo nas relaes pessoais, conforme uma espcie de igualdade. O juiz o ponto eqidistante entre os extremos da relao injusta e ele possui a funo de restabelecer a igualdade. O juiz representa o Justo. Tratando as partes como iguais, no cabe a qualidade moral dos indivduos, se so bons ou maus, e sim identificar qual das partes cometeu uma injustia, infringindo dano, a outra. A lei analisa a natureza deste dano e devolve a parte injustiada o que lhe por direito. O juiz tem o papel de restituir a igualdade. Na justia corretiva dividem-se em justia comutativa e reparativa. A reparativa baseada em um vinculo involuntrio, dano causado de uma parte a outra, prejudicando. Se causar dano obrigado a reparar, para se estabelecer o equilbrio da justia. A igualdade entre as partes pode acontecer por furto, adultrio, corrupo, violncia, agresso, homicdio, etc., seria o direito penal. A comutativa voluntria, ato de vontade, mantm a igualdade, atravs de um vinculo, vinculo contratual (contrato direito civil) a justia objetiva no depende s da minha vontade, a vontade importante, mas o fundamental a existncia da justia, no caso. Neste caso encaixam-se as trocas dentro da polis. A justia para Aristteles tem o objetivo de oferecer a polis o conhecimento das diferenas, executado na justia distributiva, e o principio da igualdade e liberdade presente na justia corretiva. 2.2.4 JUSTO POLITICO E O JUSTO DOMTICO a justia que mantm a ordem do convvio social dentro da polis, organizando as atividades segundo a capacidade natural de cada um. O justo poltico esta relacionado ao cidado da polis, os homens maiores de 18 anos, munidos assim de direitos e deveres. Sendo a polis formada por cidados, pelos filhos (menores), mulheres, escravos e estrangeiros, a justia poltica s era aplicada aos cidados. Cidado aquele que governa, e governado, podendo eleger, ou ser eleito na Assemblia, GORA o espao pblico, para decidir sobre os assuntos mais importantes da polis, em conjunto (lgica deliberativa), cada um tem peso de um voto (velao de igualdade).

11

Porm os outros membros da polis, indispensveis para a harmonia, eram membros no participativos, constituam o justo domestico. Dentro da OIKOS, casa para com o filho exerce uma forma de justia diferente daquela aplicada aos escravos, que tambm diferente da aplicada mulher, pois natural para o convvio familiar tambm tenham regras, e todos era submetidos ao PATERFAMLIA, chefe da casa. 2.3 EQUIDADE E JUSTIA A equidade acontece quando a lei no corresponde exatamente ao fato, j que o legislador cria leis de modo genrico, geral, a equidade uma forma melhor de justia, adaptando a lei aos fatos reais, concretos. Quando ela no pode prever todos os casos, assim o juiz interpretao a situao agindo como legislador. Estando assim ligada a virtude da inteligncia, e da prudncia, para preencher uma lacuna existe de forma justa. O juiz o ponto eqidistante entre os extremos da relao injusta e ele possui a funo de restabelecer a igualdade. O juiz representa o Justo. A equidade deve ser flexvel, adaptando-se aos casos na medida das possibilidades. A lei no deixa de ser, por isto, pior, pois a falta no est nela, nem no legislador, est na prpria natureza das coisas, na mutabilidade da sociedade, uma condio das coisas prticas. Aristteles acrescentar aos bens intelectuais certos bens exteriores, tais como a sade e a reputao, poder, que so necessrios para o exerccio da espontaneidade moral. Ambos se aproximam na questo do bem humano: este, enquanto expresso de felicidade. O conceito de justia aplica-se quer justia geral quer justia particular ou especfica. A primeira a que resulta das leis corretas de uma cidade ou Estado, tendo em vista o bem comum. As leis corretas so as que respeitam a Lei Natural, so conformes reta razo e respeitam todas e cada uma das virtudes. A justia especfica diz respeito aos casos particulares, nomeadamente os casos relacionados com a distribuio de honrarias e riquezas que podem ser divididos entre os membros de uma comunidade, uma vez que sempre possvel que um membro dessa comunidade possa ficar com uma parte igual ou desigual aos outros membros. Importa, no entanto, referir que a concepo aristotlica de justia

12

distributiva no se identifica com a igualdade aritmtica, mas sim com o dar a cada um aquilo que cada um merece, porque se as pessoas envolvidas no so iguais, no se justifica que recebam em partes iguais. Assim sendo, a justia no pode prescindir da noo de igualdade proporcional. O que justo, ento, o que respeita a proporo e o que injusto o que desproporcionado. Deriva da que a justia no apenas reciprocidade e igualdade, mas sobretudo reciprocidade proporcional. A justia, para Aristteles, inseparvel da polis, da vida em comunidade, sendo o homem um animal poltico, isto significa sua necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade. A polis grega encarnada na figura do Estado uma necessidade humana, cuidando da vida do homem como o organismo precisa cuidar de suas partes vitais. O homem que vive completamente sozinho, no humano: ou um animal ou um Deus, diz Aristteles.4

CONCLUSO

Material da aula ministrada pelo prof. Walter Guandalini Jr., Filosofia do Direito 2007.

13

Aristteles tem a justia como uma virtude do homem, uma aptido tica, que para se realizar depende da razo e pratica constante, no bastando identificar o que bom ou mal, mas fazendo da justia um ponto de equilbrio entre o excesso e a carncia. O que envolve tambm a poltica e organizao da sociedade onde vive. Atravs da razo o homem capaz de escolher o que melhor para si e para os outros, para a sociedade, pois o caos da polis, seria tambm o caos humano, para ele no existe vida fora da polis. Para Aristteles a finalidade da justia, de estabelecer a ordem, na polis, respeitando a liberdade, a igualdade e a diferena de todos, trazendo assim o bem estar comum, a felicidade e a realizao de todos, e acessvel a todos, por fora legal, correo, distribuio. Isto acontece quando a polis analisa o que justo dentro de sua comunidade assegurando a todos igualdade perante a lei, e direito de ser ressarcido quando houver dano. Para Aristteles o homem um ser poltico-social, por isso a justia total, faz deste homem um ser virtuoso, que pensa no bem estar da polis, exercendo sua racionalidade para o convvio na comunidade. A justia total , sobretudo a observncia da lei, completada pela justia particular, corretiva (busca a igualdade na aritmtica em aes voluntrias e involuntrias) e a distributiva, igualando os cidados geometricamente. Aristteles ainda afirma que mesmo o homem que alcanou altos nveis de intelectualidade, continua necessitando viver em sociedade, da vida em comum. Para isto preciso que exista a colaborao entre si, que ele chama de amizade, realizando enfim a felicidade e a harmonia comum. Outro detalhe importante que a lei no precisa necessariamente ser escrita, mas sim vontade intima do povo, incorporar em suas vidas, ser um hbito. O senso de justia deve prevalecer tanto na rea pblica, cidado ativamente poltico, como na rea privada, entre relaes domesticas. A idia de tica para Aristteles atual, mesmo que a contribuio mais aparente a nossos olhos, deste filsofo para os nossos tempos a equidade, onde o juiz ao interpretar a lei, colocando o caso concreto, identifica uma lacuna, pois a lei generalizada, no consegue alcanar todas as situaes, adaptando a lei ao caso.

14

Para a minha formao pessoal como operadora do Direito, a tica no direito no difere do conceito j apresentado, "alteram non laedere, honesta vive-re e suam cuique tribuere", isto , no lesar a outrem, viver honestamente e dar a cada um o que seu, e particularmente fico tambm com a forma de pensar de Aristteles, ele classifica as virtudes como a justia, a amizade e os valores morais, sendo que estes derivam dos costumes e servem para promover a ordem social. Mesmo nessa desordem que se encontra a justia em nosso pas, o acadmico de direito tem algumas noes bsicas sobre tica, moral e honestidade, todos se consideram como defensores dos direitos humanos, guardies dos oprimidos, e a palavra mais pronunciada na sala de aula ainda Justia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

15

ARISTTELES. tica a Nicmaco. Traduo de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da verso inglesa de W. A. Pickard. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Col. Os Pensadores). ARISTTELES. POLTICA. Traduo de Mrio da Gama Kury. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1997. MORRIS, Clarice, FONTES, Martins. Os Grandes filsofos do direito. So Paulo. 2002. BITTAR, Eduardo, e Assis de Almeida, Guilherme. Curso de Filosofia do Direito. So Paulo: Atlas, (2004). p. 90-125. PESSANHA, Jos Amrico Motta (orgs.). Aristteles. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural. (1999). CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: Editora tica, 1999. MARCONDE, Danilo. Textos bsicos de tica. 3 edio. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008. Material da aula ministrada pelo prof. Walter Guandalini Jr., Filosofia do Direito 2007.

Potrebbero piacerti anche