Sei sulla pagina 1di 4

udio Visual no Ciberespao: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento Local

(v. beta 01)

Z = Z + C
udio Visual no Ciberespao: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento Local

- Introduo: Com uma cmera , e um computador conectado a internet, pode ser iniciado um processo, de captao e aplicao de boa parte do capital scio-cultural da FAP. O potencial criativo gerado por essa mnima abertura, seria capaz de sustentar um fluxo continuo de produes artsticas. As relaes criativas proporcionadas pela composio colaborativa das transmisses, entre os diversos setores artsticos da FAP, e pela interao com a diversidade do pblico, so geradoras de inovao. 1- Caractersticas de um Vdeo Livre: 1 - Est no ciberespao, est na rede udio Visual na Web, no broadcast, rede, e como tal , incorpora caractersticas intrnsecas a seu meio. Entre essas caractersticas, est a possibilidade , dele ser acessado por uma diversidade muito grande de pessoas, lugares e culturas, com grande capacidade de penetrao no emaranhado das relaes sociais, locais e globais, e no somente em um determinado nicho , ou territrio. (redes sociais, so sociais propriamente ditas, e no redes digitais) 2 - Acesso irrestrito, reproduo, copia, e remixagens livres O acesso livre a vazo do fluxo criativo. a possibilidade de acesso e apropriao do capital scio-cultural produzido, pela sociedade. o que d a sociedade uma forma de incorporar e ser incorporado por esse fluxo criativo. 3 - Interao Aberta A livre comunicao entre quem est produzindo e o pblico, mais uma caracterstica do vdeo livre. O ciberespao a nova praa pblica, e como apresentaes realizadas em um meio comum, est sujeita a, critica, interferncia , influncia, e interao no tempo em que acontecem. 2 - udio Visual na Web; Uma Composio Fractal: 1 - Ciberunidade Fractal Partculas auto-similares , movendo-se no fluxo das mars informacionais. O poder de penetrao nos emaranhados das redes, de pequenas apresentaes , virtualizadas, e transportadas nesta mdia chamada vdeoweb, um multiplicador de conexes.

2 - Conexes Generalizadas: A Frmula da Autopoesia

Visualizar Vdeo -> http://videolog.tv/video?668867 3 - Criao Colaborativa A colaborao a essncia do movimento auto-gerador, aberto a possibilidade de interao criativa, mantendo continuo o fluxo produtivo. A livre colaborao em harmonia, como um enxame de pssaros ; no tem lder. justamente a autonomia das pessoas que leva a colaborao coletiva.

Visualizar Vdeo -> http://youtu.be/uwvDP75PqvU 3 - Desenvolvimento Local; O Momento Presente: 1 - Glocal: Mil Agres Unidos A produo de audiovisual, aumentando a densidade das relaes locais, podemos criar uma reao em cadeia na criao de conexes generalizadas, ponto-aponto , compartilhando a produo das relaes locais , globalmente. 2 - Interao; A Conexo Quntica So pequenos atos, que desobstruem os fluxos de interao sociais e criativas. Muitas vezes o pequeno ato possvel, mais relevante a produo artstica do cotidiano, desencadeando a incluso da diversidade, do que a grande produo que no deixa espao para a livre produo independente. 3 - Inovao, A Auto Gerao Criativa Mais uma vez, a convergncia criada pela interao de mltiplos agentes para apresentao de uma produo de udio visual cotidiana , estaria constantemente dando espao para a emergncia de inovao, tanto na execuo de seus processos, como na aplicao dos resultados desses processos .

- Concluso: -- Equipamentos O mnimo necessrio para dar incio ao processo seria; o local, uma cmera, e um computador com banda-larga, com potencial de 1 Mb de upload. -- Financiamento O financiamento para sua sustentabilidade, se necessrio, seria realizado atravs de fundo colaborativo, doaes , e pelos prprios alunos. Utilizando ferramentas como Catarse - http://catarse.me/pt , Movere - http://www.movere.me , assim como doaes diretas, e emprstimo de materiais e equipamentos.

Julio Carvalho 28/08/2011

Referncias: Abraham, Ralph (1999) O Fim da Divindade Mecnica http://www.scribd.com/doc/48644326 Creative Commons (2011) - The Power of Open http://www.scribd.com/doc/59812646 Faculdade de Artes do Paran - http://www.fapr.br Fisher, Gustavo (2008) - As Trajetrias e Caracteristcas do Youtube e Globo Vdeos http://www.scribd.com/doc/30449703 Franco , Augusto de Escola de Redes - http://escoladeredes.ning.com Lemos, Andr (2007) - Cibercultura Remix - http://www.scribd.com/doc/48332999 Levy, Pierre Cibercultura (1999) http://www.scribd.com/doc/23651780 Mandelbrot, Benoit - http://migre.me/5zNMg Martinho, Cssio (2003) - Redes - Uma Introduo s Dinmicas da Conectividade e da Auto-Organizao - http://www.scribd.com/doc/23651780 Maturana, Humberto Escola Matrztica - http://matriztica.cl Rede de Desenvolvimento Local - http://www.desenvolvimentolocal.org.br Remixofagia (2011)- Alegorias de uma Revoluo - http://vimeo.com/24172300 Santaella, Lcia (2008) - Circuitos Artsticos na Era da Mobilidade http://youtu.be/XhRgfLuZXNY Ugarte, David de (2007) - O Poder das Redes - http://www.scribd.com/doc/23701745 Vdeo Livre no Brasil (2010) - http://www.scribd.com/doc/59484542 Referncias Pessoais: Cibercultural - http://www.youtube.com/CIBERCULTURAL , http://videolog.tv/CIBERCULTURAL Escola de Redes - http://escoladeredes.ning.com/profile/JulioCarvalho Nmade Virtual - http://cibercultural.ning.com

Fim

Potrebbero piacerti anche