Sei sulla pagina 1di 4

ORAO DE JABEZ Tenho conscincia de que quando Deus se estende sobre algum em sua Palavra, porque este algum

m fez algo que nos precioso e que serve para nossa edificao. Tirando o Livro de Nmeros, no creio haver na Palavra nada mais maante que os primeiros 9 captulos do livro de Crnicas. uma lista com mais de 500 nomes. genealogia pura. Haja vontade para ler. Contrariando tudo o que j tenho dito sobre a importncia de se ater a detalhes quando da leitura do "Manual do Fabricante" , li em diagonal! Como conseqncia, somente agora venho receber a ddiva do verso 10 de 1 Cr 4. ALGO ESTAVA FORA DO CONTEXTO!. Dentro da lista de genealogias, os versos 9 e 10 e principalmente este, fogem inteiramente da lgica seqencial. Com certeza Deus nos quer falar que Jabez fez algo que mereceu um destaque especial. E o que a Palavra mostra que Jabez fez? ELE OROU. Se a sua orao foi to especial que mereceu uma quebra na seqncia expositiva, havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposio e dizer: "Este rapaz Jabez est muito acima do resto". Qual o segredo de Jabez? Ele aparece em 3 versculos no meio de uma genealogia e nunca mais aparece. Obviamente o ponto de destaque sua orao. E o que ele orou? I Cr 4:10 Jabez invocou o Deus de Israel dizendo: Oxal que me abenoes E me alargues as fronteiras Que seja comigo a Tua mo E me preserves do mal, de modo que no me sobrevenha aflio. E DEUS LHE CONCEDEU O QUE TINHA PEDIDO!!! A primeira vista, os 4 pedidos podem ser considerados sinceros at mesmo nobres mas jamais poderiam ser considerados notveis. Que orao "chinfrim"!. Porque mereceu este destaque? Tem que haver algo muito precioso que somente o Esprito Santo pode nos revelar. Vamos analisar sob a luz da revelao cada um destes pedidos. OXAL QUE ME ABENOES. Que pedido mais egosta. Me abenoes! Ser possvel que Deus queira que voc seja mais egosta em suas oraes? Ao clamarmos pela bno de Deus, estamos pedindo aquilo que no poderamos conseguir com nosso prprio esforo. Que urgncia e entrega pessoal neste apelo! Pai! Por favor abenoa-me, sim abenoa-me Senhor e muito! Antes de clamarmos por bnos, precisamos ter uma compreenso clara do que esta palavra significa. Bno uma palavra que vem do latim, benedictione, que significa: "favor divino, graa".

No mbito bblico, significa pedir ou conceder um favor sobrenatural. Pv 10:22 diz: "A bno do Senhor a base da verdadeira riqueza, pois no traz tristezas nem preocupaes." Observe que no primeiro pedido de Jabez, ele deixou inteiramente nas mos de Deus a natureza da bno, onde e como ela lhe seria dada. Este tipo de confiana total nas boas intenes de Deus para conosco, difere frontalmente do pedido especifico de querer um melhor emprego, a restaurao financeira de seu empreendimento. O pedido de Jabez tambm muito especfico. Ele pede a Deus que lhe d nada mais nada menos do que Ele tem reservado para ele. Jabez confia plenamente no senhorio do Senhor, crendo que s Ele sabe o que mais lhe necessrio. Jabez neste pedido mergulha inteiramente no rio da vontade de Deus, do seu poder e de seu PROPSITO para ele. SOMENTE DEUS SABE O QUE MELHOR PARA NS. Mt 7:7 - "Pedi e dar-se-vos-". Tg 4:2 - "Nada tendes, porque no pedis." A bondade de Deus no tem limites. Se voc pede uma bno especfica, voc poder at receb-la, mas deixar de receber as que no pediu e Deus esperava somente uma oportunidade para d-los. Abenoar faz parte da natureza de Deus. A liberalidade de Deus limitada somente por ns. E ME ALARGUES AS FRONTEIRAS. No encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propsitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus "alarga minhas fronteiras", ele pensava: "Eu no nasci para ter s isso". Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, fsicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades, dentro do propsito para o qual me concebestes, para que possa alcanar mais vidas para Tua glria, para fazer mais para Ti. Independentemente de quais sejam nossos dons, formao ou vocao, o chamado que recebemos de Deus para realizar sua obra na terra. Quando ns determinamos o tamanho do territrio que Deus tem em mente para ns, o resultado da seguinte equao: Minhas habilidades + Minha experincia + Meu treinamento + Minha personalidade + Meu passado = Territrio por mim reservado. Na matemtica de Deus (Zc 4:6) esta equao se transforma em : Minha disposio + Minhas fraquezas + A vontade e o poder sobrenatural de Deus = Meu territrio preparado pelo meu Senhor. quando voc se entrega totalmente sob o senhorio de Deus, e se coloca no centro dos planos dele para este mundo, quando implora a Ele dizendo: "Senhor usa-me "! D-me um ministrio para Ti, que os verdadeiros milagres se desencadeiam. neste momento que os cus se abrem e a chuva serdia cai sobre voc, trazendo anjos, recursos,

foras e as pessoas de que voc precisa. Deus sempre intervm quando voc coloca as prioridades d'Ele acima das suas. QUE SEJA COMIGO A TUA MO. Depois de ousarmos pedir por mais bnos e por fronteiras mais amplas, muitos de ns vacilamos neste ponto de transformao espiritual. Recebemos bnos numa escala sem precedentes, mas de repente o vento que soprava parou. Desamparados, comeamos a cair, sentimo-nos fracos, muito diferente de como um lder deve se sentir. No conseguimos nos livrar da sensao de que somos a pessoa errada para este trabalho. Este sentimento significa exclusivamente que estamos na dependncia total do Senhor Jesus. Observe que Jabez no comeou sua orao pedindo que a mo de Deus estivesse com ele. quela altura, ele ainda no conscincia dessa necessidade. As coisas ainda estavam sob o seu controle. Mas quando suas fronteiras comearam a alargar e tarefas proporcionais ao territrio preparado por Deus comearam a se colocar diante dele, Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mo de Deus sobre si rapidinho. Se buscar as bnos de Deus nosso mais elevado ato de adorao e se pedir para fazer mais para Deus nossa ambio maior, requerer que a mo de Deus esteja sobre ns a nossa melhor estratgia. As mos de nosso Pai esto sempre estendidas quando dizemos; "Pai, faze isso por mim, pois no posso faz-lo sozinho. grande demais para mim". E voc sai dando o passo de f, para fazer e dizer coisas que s poderiam vir das mos de Deus. ( Jo 3:27) A mo do Senhor um termo bblico para expressar o poder e a presena de Deus. Js 4:24 Is 59:1 Ne 2:18 Sl 37:24 Jo 10:28 At 11:21 Ef 3:16 e 19 No novo testamento podemos considerar que a "mo de Deus" o encher-se do Esprito Santo. " Senhor, seja sobre mim a Tua mo! Enche-me com o Teu Esprito!" A rpida propagao das boas novas no poderiam ter acontecido de outra maneira. E ME PRESERVES DO MAL, PARA QUE NO ME SOBREVENHA AFLIO. fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos at dizer que ser abenoado o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependncia de Deus e nos deixa propensos a arrogncia. Um irmo abenoado, enfrentar mais ataques dirigidos a sua pessoa e a sua famlia. Isto at compreensvel, voc se tornou mais perigosa a Satans. Aps um grande momento de sucesso espiritual, que necessitamos com urgncia do ltimo pedido de Jabez. " E me preserves do mal" . A guerra mais eficiente contra o pecado orar para que no tenhamos de lutar (Mt 6:13). Sem a tentao, ns no pecaramos.

Satans se ope de maneira mais contundente queles que comeam a se tornar uma grande ameaa a ele e ao seu reino. Quanto mais Deus responder a suas oraes, mais voc deve se preparar para enfrentar ataques espirituais. H momentos, porm em que voc no pode se afastar do mal porque, pelo poder de Deus, voc est lanando um ataque fulminante contra as trevas. Nestes momentos voc deve usar as armas da nossa milcia explicitadas em 2 Co 10:4. FIQUE FORA DA ARENA DA TENTAO SEMPRE QUE FOR POSSVEL, TERIA DITO JABEZ, MAS NUNCA VIVA NO TEMOR OU NA DERROTA. Pelo poder de Deus, voc poder manter segura a sua herana de bnos.

Potrebbero piacerti anche