Sei sulla pagina 1di 7

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

Curvas Equipotencias e Campo Eltrico


Objetivos: Estudar a distribuio das curvas equipotenciais em uma regiao onde existe um campo eletrico definido por uma configurao especifica de eletrodos. Constroir as linhas de campo eletrico para diferentes configuraes dos eletrodos. Introduo: O objetivo deste experimento estudar o potencial, as curvas equipotenciais e os campos eltricos produzidos por diferentes distribuies de carga eletrosttica. No entanto, note que as condies neste experimento no so verdadeiramente eletrostticas. Distribuies de carga eletrosttica so difceis de configurar e controlar. Portanto, simularemos distribuies de carga eletrosttica usando uma pequena corrente que flui atravs de um papel condutor e com cuidado desenharemos a forma dos eletrodos que representam a distribuio de carga. Os potenciais resultantes, curvas equipotenciais e campos eltricos sero idnticos ao caso eletrosttico. Considere dois eletrodos de forma arbitrria separados por certa distncia portando cargas opostas em igual numero; ento, existir uma diferena de potencial entre esses eletrodos. Suponha-se que essa diferena potencial de 10V. Se o eletrodo com carga negativa arbitrariamente assumido como o potencial zero, o eletrodo com a carga positiva estar em um potencial de 10V. No espao circundante entre esses eletrodos no existiro pontos com este mesmo potencial. Poder haver alguns pontos nos quais o potencial de +7V, outros pontos para os quais o potencial 9 V, e ainda outros pontos para que o potencial 3V. Em um espao tridimensional, todos os pontos no mesmo potencial formam uma superfcie, e haver uma superfcie diferente para cada valor do potencial entre 0V e 10V. Na verdade, existe um nmero infinito de tais superfcies, porque a diferena de potencial 10V poderia ser divida em um nmero infinito de superfcies.Cada superfcies com o mesmo valor de potencial chamada de "superfcie equipotencial." Alm das superfcies equipotenciais que existem na regio em torno dos eletrodos carregados, existe tambm um campo eltrico. Por definio, o campo eltrico um campo vetorial, que pode ser representado por linhas que se iniciam no eletrodo de carga positiva e terminam no eletrodo de carga negativa. As linhas do campo eltrico devem ser sempre perpendiculares s superfcies equipotenciais. Isto pode ser deduzido do fato de que no se faz trabalho quando se move uma carga eltrica sobre uma mesma superfcie equipotencial, porque ao longo da superfcie, V = 0. Se o trabalho zero, ento o campo eltrico ao longo da superfcie equipotencial deve ser zero. Uma fonte de corrente contnua ir fornecer a diferena de potencial e servir para manter a tenso entre os dois eletrodos.. O eletrodo ligado ao terminal negativo da fonte escolhido arbitrariamente para ser o zero do potencial. Todas as medidas sero feitas em relao a esse eletrodo.

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

Equipamento: Superfcie de cortia Molde plstico (linhas e crculos) Caneta de tinta condutora Cabo sonda, vermelho Cabo sonda, preto Bandeja de plstico Procedimento:

Papel condutor, simples, 45 x 30 cm (sem grade) Papel condutor, preto, 23 x 30 cm (com grade) Alfinetes de metal para fixar o papel condutor Molde em forma de disco para carga pontual Fio, cabo de teste, vermelho, Multmetro digital

Parte I: Configurao e desenho do sistema de eletrodos 1. Planeje e esboce o layout (tamanho, formato e espaamento relativo) dos eletrodos a serem estudados sobre um papel de rascunho. Esses eletrodos podem ser de qualquer forma tais como, linhas retas ou curvas, crculos, pontos, quadrados, etc. (Fig. 1).

Fig. 1. Eletrodos com diferentes configuraes 2. Apos seu planejamento, desenhe os eletrodos sobre o papel condutor preto. Siga os passos (a-e) com cuidado. a) Coloque o papel condutor preto com a grade impressa voltada para cima sobre uma superfcie dura e lisa. No desenhe os eletrodos quando o papel condutor este sobre a superfcie de cortia. b) Sem tirar a tampa, agite vigorosamente a caneta de tinta condutora por 10 ou 20 segundos para dispersar as partculas suspensas na tinta. c) Retire a tampa e teste o trao da caneta em um papel de rascunho; para isto pressione levemente para baixo a ponta enquanto aperta com firmeza o corpo da caneta. Isso faz a tinta fluir. Desloque lentamente a caneta sobre o papel para desenhar uma linha slida. A velocidade com que desloca a caneta e a presso exercida sobre o papel determina a largura da linha. d) Desenhe os eletrodos sobre a grade impressa no papel condutor preto. Se a linha tornase fina ou irregular desenhe sobre ela novamente. Uma linha slida e continua essencial para obter boas medidas. A tinta secar em 3 ou 5 minutos a temperatura ambiente. No entanto, o meio atingir a condutividade mxima depois de 20 minutos do tempo de secagem. Para melhores resultados, planeje o tempo para realizar as experincias e) Para facilitar o desenho dos eletrodos voc pode usar o molde de plstico para desenhar crculos e linhas. Coloque o molde sobre o papel condutor preto e desenhe os crculos com a caneta de tinta condutora. (se voc desejar, pode primeiro desenhar o modelo de crculo ou linha com um lpis macio de grafite e depois passar a tinta sobre a linha de lpis.)

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

3. Fixe o papel condutor preto sobre a superfcie de cortia usando um dos alfinetes de metal em cada canto. Parte II: Conexo dos eltrodos fonte DC 1. Ajuste os cabos de conexo aos terminais de uma fonte DC. Utilize uma tenso entre 5-20 VDC para alimentar o sistema (Fig. 2). A fonte deve ser capaz de fornecer at 25 mA de corrente. 2. Fixe os cabos de conexo aos eletrodos no papel condutor sobre a superfcie de cortia com um alfinete de metal. Certifique-se que o alfinete prenda firmemente o cabo ao eletrodo (Fig. 6). Verifique que os contatos com o eletrodo estejam limpos. 3. Para verificar a condutividade dos eletrodos conecte um dos terminais de um voltmetro ao alfinete de metal sobre um dos eletrodos. Toque com o segundo terminal do voltmetro outros pontos no mesmo eletrodo. Se o eletrodo estiver devidamente conectado, o potencial mximo entre esses pontos no mesmo eletrodo no deve ultrapassar 1% do potencial aplicado entre os dois eletrodos. Fig. 2 Conexo dos eletrodos NOTA: Este teste s pode ser feito se a fonte est ligada aos dois eletrodos. Se a tenso sobre o mesmo eletrodo maior do que 1% da tenso aplicada entre os dois eletrodos retire o papel condutor do painel de cortia e repasse a tinta condutora sobre os eletrodos por segunda vez. Parte III: Curvas equipotenciais Para identificar as curvas equipotenciais ligue o terminal negativo do voltmetro ao eletrodo conectado ao terminal terra da fonte (terminal negativo). Este eletrodo agora se torna a referncia (x = 0). O outro terminal do voltmetro conectado ao cabo sonda para medir o potencial em qualquer outro ponto simplesmente tocando o papel com a sonda. 1. Para identificar os pontos de uma curva equipotencial, defina o potencial associado a essa curva e movimente o cabo sonda at que o potencial desejado seja indicado no voltmetro. 2. Retire as coordenadas associadas posio desse ponto e marque-o sobre o papel simples com um lpis. 3. Continue deslocando o cabo sonda, mas apenas em uma direo de modo que no voltmetro se mantenha a mesma leitura. Marque cada um desses pontos e transfira suas coordenadas ao papel simples. 4. No papel simples una os pontos de igual potencial para produzir a curva equipotencial.

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

Parte IV: Linhas de campo Para identificar as linhas de campo (linhas de foras) voc deve colocar os dois terminais do voltmetro, lado a lado, separados por uma distncia fixa sobre o papel condutor. (um centmetro uma distncia apropriada para se usar) Quando se trata de identificar as linhas de campo, nenhum dos terminais do voltmetro conectado aos eletrodos sobre o papel condutor preto. Neste caso devem-se unir com uma fita os dois cabos sonda ligados aos terminais do voltmetro (Fig. 3). La tcnica consiste em usar os terminais do voltmetro para encontrar a direo que segue a trajetria de maior diferena de potencial de ponto a ponto desde as proximidades de um dos eletrodos at o outro eletrodo no lado oposto. Fig. 3 Preparao dos terminias para medir as linhas do campo NOTA: No faa medidas sobre as marcas da grade no papel condutor preto. Toque com os terminais do voltmetro apenas as reas slidas em preto sobre o papel. Pode ser necessrio usar a maior sensibilidade do voltmetro para esta medida; se necessrio mude o fundo de escala do voltmetro. 1. Para traar as linhas do campo sobre o papel condutor, aproxime o terminal negativo do voltmetro a um dos eletrodos e assegure-se de que o outro terminal do voltmetro este tocando o papel condutor. Observe e anote a leitura no voltmetro 2. A seguir, levante levemente o terminal positivo e gire-o a vrias novas posies mantendo fixo o terminal negativo (Fig. 4). Observe as leituras no voltmetro a cada nova posio sobre o papel. 3. Registre a direo onde o potencial maior desenhando uma seta desde o terminal negativo para o outro terminal (Fig. 4). A seguir, reposicione o terminal negativo sobre a ponta (cabea) da seta e repita a ao de girar o terminal livre a vrias novas posies at que a leitura do potencial em uma determinada direo seja maior (Fig. 5). Desenhe uma nova seta.

Fig. 4 Procedimento para encontrar a direo das linhas do campo

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

4. Repita a ao de colocar o terminal negativo na ponta (cabea) de cada nova seta e encontre a direo na qual a diferena de potencial maior. As setas desenhadas deste modo formaro uma linha de campo. 5. Quando este prximo do eletrodo oposto, retorne ao eletrodo inicial e selecione um novo ponto para colocar o terminal negativo do voltmetro. Mais uma vez, teste com o outro terminal at encontrar a direo de maior diferena de potencial. Repita os passos 2 - 4. 7. 6. Continue selecionando novos pontos e linhas de campo em torno ao dipolo original (Fig. 6).

Fig. 5 Procedimento para obter a forma das linhas do campo

Fig. 6 Linhas do campo eltrico determinadas experimentalmente

ATIVIDADE I: Superfcies equipotenciais 1) Escolha e desenhe a configurao do sistema de eletrodos a estudar seguindo os passos na parte 1 do procedimento e as indicaes nos itens a seguir:. (a) 2 crculos pequenos de 1 cm de dimetro, separados por uma distncia de 12 a 16 cm. (b) 2 linhas paralelas de 20 cm de comprimento e separadas por 4 cm. (c) Uma linha de 20 cm de comprimento e um crculo de 4 cm de dimetro, A distancia do centro da linha ao centro do circulo de 10 cm. (d) Um crculo grande de 12 cm de dimetro e um ponto no centro do crculo. 2) Ajuste a fonte de tenso para que alimente o sistema com uma diferena de potencial de 10V e uma corrente de 25 mA. Conecte os terminais da fonte aos eletrodos de seu sistema de distribuio de cargas seguindo os procedimentos na parte II e verifique a condutividade dos eletrodos.

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

a) Qual a leitura da diferena de potencial no eletrodo de potencial "baixo" (terminal negativo)? b) Qual a leitura da diferena de potencial no eletrodo de potencial "alto" (terminal positivo)? Anote seus resultados e comente-os. 3) Construo de curvas equipotenciais. Observe que os pontos com o mesmo potencial se mantero sobre uma curva equipotencial. Refira-se a parte III do procedimento e siga as instrues a seguir: a) Use o cabo sonda ligado ao voltmetro para procurar sistematicamente um nmero de pontos, tal que, seu potencial seja prximo de 1,0 V. Identifique a posio dos pontos e marque-os no papel condutor simples (sem grade). Com um lpis colorido ou caneta desenhe uma linha suave que ligue os pontos; isso representa uma curva equipotencial para 1,0 V. Etiquete esta curva como "1.0 V. No ligue os pontos com linhas retas! Nas regies prximas aos eletrodos, as curvas equipotenciais seguem aproximadamente a forma dos eletrodos. b) Repita o passo anterior em incrementos de 2,0 V at 10,0 V (ou prximo deste valor). Certifique-se de fazer o numero suficiente de medidas para mapear sobre todo o papel as curvas equipotenciais associadas ao sistema em estudo. 4) Medida direta da diferena de potencial entre duas curvas equipotenciais. a) Mea e anote a diferena de potencial entre a menor distncia de duas curvas equipotenciais prximas. b) Mea e anote a diferena de potencial entre a maior distncia de duas curvas equipotenciais prximas. c) Mea e anote a diferena de potencial entre 5 pares de pontos diferentes de duas curvas equipotenciais. d) A diferena de potencial entre esses pontos depende de sua posio sobre as curvas equipotenciais? Discuta seus resultados. ATIVIDADE II: Campo eltrico A direo das linhas do campo eltrico so determinadas pela configurao dos eletrodos; elas saem desde o eletrodo de alto potencial (positivo) ao eletrodo de baixo potencial (negativo) e so sempre perpendiculares as curvas equipotenciais. 1) Com base a esta informao, usando uma caneta ou lpis de cor diferente da utilizada para as curvas equipotenciais, faa um esboo de como voc imagina que seriam as linhas de campo para sua configurao de eletrodos. Desenhe no mnimo 7 linhas de campo para produzir um mapa do campo eltrico. 2) Siga as instrues na parte IV do procedimento para determinar experimentalmente as linhas de campo para sua configurao de eletrodos. Determine pelo menos 3 linhas de campo. 3) Compare a forma do campo eltrico obtida experimentalmente com aquela que voc previu no item 1 e responda: a) As linhas do campo que voc previu no item 1 coincidem com as que voc realmente observou? Explique. b) Em quais as regies de seu mapa de linhas de campo voc diria que existe um forte campo eltrico? Em Quais regies teria um campo eltrico fraco? Explique. c) A partir de seu desenho, onde esto as regies em que as mudanas de campo eltrico ocorrem rapidamente? Onde esto as regies em que as mudanas de campo eltrico

Fsica Experimental III

GFB025

Prof. Raul F. Cuevas

ocorrem lentamente? Sua resposta coincide com as dedues que se podem fazer das linhas de campo que voc previu no item 1? . Explique. 4) Escolha uma linha de campo que voc obteve experimentalmente, e determine magnitude (valor mdio da intensidade) e a direo o do campo eletrico em cada interseo que a linha de campo faz com as curvas equipotenciais usando a equao:

Anote e indique estes valores no seu desenho. Nota: A mdia da intensidade do campo eltrico entre dois pontos a razo da diferena de potencial com a distncia entre esses pontos. Para determinar a direo do campo eltrico usando o multmetro fixe o terminal negativo na interseco da linha do campo com a curva equipotencial e gire o terminal positivo em crculo em torno deste ponto at que a leitura do voltmetro seja mais negativa.

Potrebbero piacerti anche