Sei sulla pagina 1di 4

UNIDADE GONALVES DIAS

Metodologia Cientfica

Professora: Daurea Regina da Silva Trotta

Aluna: Quren Hapuque Oliveira Abreu Turma: AD071M

Tema: Administrao de Recursos Humanos Delimitao: Mdia na Comunicao Interna Introduo O intuito desse estudo identificar os fatores importantes e necessrios para que se alcance eficcia na comunicao interna. Qual seria a importncia da comunicao corporativa e que tipos de mdias as empresas utilizam para se comunicar? Quais os tipos de mdia as empresas deveriam usar? No que a tecnologia pode influenciar? Utilizaremos cases para ilustrar e comparar a trajetria corporativa de cinco organizaes a fim de demonstrar at onde as empresas podem ir em busca da disseminao da informao. Faremos uma retrospectiva por meio de uma linha do tempo para entendermos a cultura da mdia, demonstrando sua influncia em cada tipo de organizao. Metodologia Escolhi a pesquisa bibliogrfica como forma de buscar referncias tericas j publicadas por diversos outros autores e tambm a pesquisa descritiva, pois farei estudos de caso. Justificativa Minha realidade de trabalho est bem ligada com o tema em questo. As experincias que venho vivenciando me fazem refletir em como importante envolver as pessoas nas prticas empresariais e a importncia da mdia nesse processo, para que os objetivos corporativos sejam concretizados. Reviso Literria Citao Direta Breve BAHIA afirma: ... a comunicao empresarial no pode permanecer indiferente as mudanas tecnolgicas. Ao contrrio, deve recorrer ao arsenal de tecnologia sua disposio para cumprir metas. (1995, pgina 9) Tendo em vista que a empresa um organismo vivo inserida em um ambiente que est em constante movimentao, natural que tenhamos que levar essa dinmica de interao para a forma de comunicao que exercemos dentro da atmosfera corporativa. Citao Direta Longa BAHIA diz: O processo informativo, a partir da sociedade industrial, evoluiu para um processo cultural, norteado por princpios que, tanto na comunicao individual quanto na comunicao coletiva, requer nveis de participao ou interao. Eis alguns dos seus princpios:

Derivada do latim communicare, a palavra comunicao quer dizer partilhar, repartir, trocar opinies, associar, tornar comum. (1995, pgina 23)

A evoluo da mdia, ou dos meios de se comunicar, se d por conta de novas descobertas tecnolgicas, que acompanhadas de novas tendncias culturais se transformam em poderosas ferramentas de comunicao. O intercmbio de idias e de aes entre as pessoas fica mais forte graas ao avano de tecnologias que proporcionam que todos possam estar conectados em qualquer lugar do mundo. Essa dinmica que se torna cada vez mais global fonte de ricas descobertas e redescobertas. Citao Direta Breve BAHIA define: ... um processo interno de valorizao dos recursos humanos. (1995, pgina 11) Ao comunicar escolhendo a melhor estratgia de disseminao da informao, voc impulsiona e potencializa os dons de seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam valorizados e importantes nos processos empresariais e ao mesmo tempo aguando a conscincia sobre a responsabilidade que cada um tem nas fases desses processos. Citao Indireta BAHIA (1995) questiona: O que os empresrios devem fazer para arraigar as relaes humanas e profissionais? Conhecer o que se deve informar e qual a melhor hora de disponibilizar a informao imprescindvel para que sua estratgia de comunicao d certo. No s conhecer o que e quando informar, mas tambm saber os meios que faro essa comunicao dar certo, sendo importante tambm realizar um acompanhamento para checar se sua comunicao surte efeito, ou seja, se ela eficaz. So esses os fatores que definem uma comunicao inteligente. Citao Indireta PINTO (1994) diz: Certa vez um famoso empresrio suo chamado Jan Carlzon contou que as histrias sobre inspirao, informao e persuaso nada mais so do que pura motivao que so capazes de desencadear energias escondidas de seus colaboradores, ou seja, se for aplicada de maneira eficaz, a comunicao capaz de estimular aptides reprimidas, de dar um empurrozinho na criatividade que possivelmente seu colaborador no exercita por falta de espao ou por no se sentir bem no ambiente em que ele se encontra. A comunicao tem o poder quebrar esse gelo. Claro que esses resultados so conseqncia de uma ao conjunta, que envolve no s a comunicao interna, mas tambm a disponibilizao de treinamentos, cursos e outros recursos, que contribuem para o desenvolvimento do colaborador. Citao Indireta CHIAVENATO (2001) diz: O departamento de recursos humanos das empresas, em geral, esto parados no tempo e se limitam a recrutar, remunerar e a treinar pessoas, mas devem se alinhar as estratgias da empresa, que buscam cada vez mais prticas contemporneas de gesto.

O RH de uma empresa deve ir alm, deve buscar informaes para modernizar suas prticas, expandir seus horizontes, buscar inovar na medida em que sua empresa avana e inova. Resultados Esperados Obter conhecimento e disseminar as prticas de comunicao interna de sucesso. Divulgar como a mdia sendo utilizada de forma inteligente pode contribuir para a motivao dos colaboradores nas organizaes. Referncias BAHIA, Benetido Juarez. Introduo comunicao empresarial. 1 Edio. Rio de Janeiro, Editora Mauad, 1995. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 1 Edio. So Paulo, Editora Atlas S.A. 2001. PINTO, Eduardo. Comunicao para a produtividade: o que voc tem a ganhar com a comunicao empresarial. 1 Edio. Rio de Janeiro, Editora Quartet, 1994. Cronograma Atividades do Anteprojeto Coleta de Dados Anlise e Interpretao de Dados Redao Final Entrega do Anteprojeto Aprovao do Anteprojeto Maio 03 e 17/05/2011 24 e 31/05/2011 Junho 07/06/2011 21/06/2011 05/07/2011 12/07/2011 Julho

Potrebbero piacerti anche