Sei sulla pagina 1di 66

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

DEDICATRIA
Dedicamos este trabalho aos nossos pais e no esquecendo naturalmente a participao que de forma directa ou indirecta dos vrios nossos amigos como tambm parentes e colegas por nos terem concedido todo o apoio moral, material e financeiro para a realizao deste trabalho que de capital importncia porque foram vrios dias de estudo, vrios dias de dispndio de energia mental e fsico e que atravs das varias componentes e entidades que estiveram ao nosso dispor como auxilio de primeira instncia. Dai que conseguimos a concretizao deste trabalho que o culminar de todo um processo de aprendizagem ao longo dos prstimos quatro anos do curso.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

AGRADECIMENTO
Acima de tudo e todos agradecemos a Deus por nos ter dado a vida, sade proteco e capacitao que tornaram possvel ultrapassar todos os desafios. Nada faramos sem Ele. O Grupo tambm agradece a todos os Colegas que, de algum modo, colaboraram connosco quer na actividade que diz respeito a uma tomada de deciso sobre um determinado contedo quer pela confiana e pela solidariedade demonstrada, especialmente nos momentos menos fceis que, por vezes, a vida inevitavelmente nos reserva. Estamos a falar certamente do Professor Eduardo Capito, do Professor Joo Fernando Pedro, da Faculdade Agostinho Neto (Economia) e a todos os Professores do curso de Contabilidade e Gesto do colgio So Versar. De igual forma agradecemos a Direco do Instituto Mdio de Economia de Luanda (IMEL) por nos permitir expor ao Pblico docente e discente os conhecimentos adquiridos, criando com isto inmeras oportunidades de emprego para os estudantes. A todos, o nosso infinito obrigado.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

INTRODUO
Hoje em dia a contabilidade tem sido visualizado como um elemento bsico da gesto e a sua aplicao de capital importncia para todos aqueles que se dedicam em varias actividades tais como: no sector econmico, administrativas e financeiras ou em varias outras entidades com finalidades econmicas. Para aplicao desta importante tcnica, existe em Angola o plano geral de contabilidade que na qual surge com o objectivo de fazer com que as organizaes (empresas) apliquem de forma correcta as normas contabilsticas, estando assim em conformidade do plano acima mencionado. Propomos neste trabalho, o estudo aprofundado sobre as demonstraes de resultados por ser um documento importante na determinao do resultado da empresa, mediante o confronto entre os proveito e ganhos e custos e perdas, tendo como principal finalidade revelar o desempenho da empresa s entidades que directa e/ou indirectamente tenham interesse nela. Portanto as empresas com esta mesma tcnica (DR) so obrigados a elaborarem a demonstrao de resultado no declinar ou culminar de cada exerccio econmico, isto a 31 de Dezembro de cada ano, por outro lado no sentido de fornecer s autoridades fiscais informaes necessrias e precisas pela forma de como se obteve o valor do imposto industrial a pagar ao estado. Objectivos 1 Gerais Pretende-se com este trabalho alcanar principalmente os seguintes objectivos gerais e especficos: Conhecer a relevncia da contabilidade como um instrumento de gesto. Permitir apurar a demonstrao de resultados com vista a se avaliar o desempenho da empresa.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2 Especficos
Conhecer as componentes da Demonstrao de resultados; Conhecer os tipos de Demonstrao de resultados; Compreender a origem do resultado liquido do exerccio; Entender a importncia da Demonstrao de resultados;

Metodologia Descritivo documental Mtodo observacional Explicativo

Tcnicas Entrevista: Livre Dirigida

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 Importncia de Estudo

O estudo deste tema deve-se principalmente ao seu carcter particular no contexto empresarial e a forte influncia na anlise e interpretao da posio financeira das empresas e tambm nas constantes tomadas de decises. Portanto, inaceitvel como futuros contabilistas, no sabermos de forma precisa esta parte da contabilidade (Demonstrao de Resultado) que o culminar da actividade econmica das empresas. Constitui tambm uma oportunidade na medida em que nos vai permitir dotar de conhecimentos que nos vo servir de base ao lado profissional. um estudo que certamente tambm servir para o pblico leitor ou acadmico no mbito de investigao e no s.

Resumo
Este trabalho esta estruturado em trs captulos, sendo: Capitulo I: A Demonstrao de resultados, onde se aborda sobre o seu conceito, os tipos de Demonstrao de resultados. Capitulo II: Posio Financeira, onde se aborda vrios outros sub captulos, como o Desempenho as alteraes na posio financeira e outros. Capitulo III: Estudo de Caso, que incide sobre a sociedade Vanae, Lda. Culminando com a concluso.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Dificuldades e Inconvenincias A realizao deste trabalho obedeceu varias fases, desde a escolha do tema, a investigao do tema ou recolha de dados, a seleco dos dados, a interpretao dos dados recolhidos, a informatizao, o estudo de caso e por ltimo a sua concretizao como tal. Porm, apesar de termos encontrado e ultrapassado as dificuldades e inconvenincias encontradas nas primeiras fases, o certo que no foi possvel ultrapassar as fases do estudo de caso, onde nos dirigimos s empresas para os devidos estgios e infelizmente no tivemos correspondncia das mesmas, restando apenas o recurso criao de uma empresa virtual.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Capitulo I A Demonstrao de Resultados


1. Conceitos A Demonstrao de Resultados mapa que mostra a forma como se atingiram os resultados num determinado perodo. Ao contrrio do Balano que mostra determinadas grandezas num determinado momento, a demonstrao de resultados mostra como se formam os resultados ao longo de um determinado perodo. Por exemplo, a demonstrao de resultados mostra quais foram os custos e quais foram os proveitos ao longo desse perodo de tempo (um ano, um ms, um semestre). Da diferena entre os Proveitos e os Custos resultam os resultados da empresa nesse mesmo perodo. Dado que existem diversos nveis de resultados, os resultados finais resultantes da diferena entre todos os proveitos e todos os custos so designados por resultados lquidos (lucros no caso dos resultados lquidos serem positivos ou prejuzos no caso de serem negativos. Ainda a demonstrao de resultado uma demonstrao contabilstica destinada a evidenciar a composio do resultado formado num determinado perodo de operaes de uma entidade. De acordo com o plano geral de contabilidade PGC aprovado pelo decreto N. 82/2001 de, 16 de Novembro, a Demonstrao de resultados refere-se numa demonstrao contabilstica tendo por objectivo a evidenciar a conjuntura do resultado formado num determinado perodo de operaes de uma organizao.

2. Tipos de Demonstrao de Resultado


O plano geral de contabilidade de Angola, prev dois tipos de demonstrao de resultados porm, ambos tm o mesmo objectivo que a determinao do resultado liquido do exerccio, e o resultado que cada um encontra so sempre iguais sem qualquer distino, so os seguintes: Demonstrao de resultados por Natureza Demonstrao de resultado por Funo

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.1. Demonstrao dos Resultados por Naturezas a demonstrao financeira que apresenta os resultados das operaes de uma empresa durante um determinado perodo em que os custos e as perdas e os proveitos e os ganhos so classificados de acordo com as respectivas naturezas. Trata-se de um mapa que elaborado a base da contabilidade geral ou financeira e que destina-se a evidenciar os proveitos e ganhos, custos e perdas e os resultados segundo a sua natureza, como por exemplo: operacional, financeiro e extraordinrios. Esta demonstrao financeira fcil de elaborar uma vez que no obriga a repartir os gastos operacionais entre as diversas classificaes funcionais. Assim, no lado dos custos e das perdas aparecem, sucessivamente: - Custos das mercadorias vendidas e das matrias consumidas - Fornecimento e servios externos - Custos com o pessoal - Amortizaes do imobilizado corpreo e incorpreo - Provises - Impostos - Outros custos e perdas operacionais O somatrio de todos estes custos denominam-se custos operacionais De seguida surgem os custos e perdas financeiros separados em: - Perdas em empresas do grupo e associados - Amortizaes e provises de aplicaes e investimentos financeiros - Juros e custos similares De notar que a ltima rubrica aparece separada em: - Relativos a empresas do grupo - Outros Aps os custos e perdas financeiros evidenciado o total dos custos e perdas extraordinrios, e finalmente indicado o imposto sobre o rendimento do exerccio aps o que se evidencia o resultado liquido do exerccio. No lado dos proveitos e dos ganhos aparecem, sucessivamente: Prova de Aptido Profissional (PAP) 10

Colgio So Versar - Vendas

Demonstrao de Resultado Ano 2010

- Prestaes de servios - Variao da produo - Trabalho para a prpria empresa - Proveitos suplementares - Subsdios explorao - Outros proveitos e ganhos operacionais O somatrio destas quantias conduz aos proveitos operacionais. De seguida surgem os proveitos e ganhos financeiros separados em: - Ganhos em empresas do grupo e associadas - Rendimentos de participaes de capital - Rendimentos de ttulos negociveis e de outras aplicaes financeiras - Outros juros e proveitos similares De notar que as duas ltimas rubricas aparecem separadas em: - Relativos a empresas do grupo - Outros Finalmente evidenciado o total dos proveitos e ganhos extraordinrios. O modelo adoptado na demonstrao dos resultados por naturezas, permite que se obtenham diversos tipos de resultados, a saber: - Operacionais - Financeiros - Correntes (somatrio dos dois anteriores) - Extraordinrios - Antes de impostos - Liquido Pode representar-se na forma vertical e na forma horizontal. Mas o modelo mas habitual pelo plano de contabilidade est no dispositivo vertical. Prova de Aptido Profissional (PAP) 11

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.1.1. Modelo de Demonstrao de Resultados (por natureza)


Empresa............................................................................................................................ Demonstrao de resultados em.valores expressos em

Designao

Notas 2XXX

Exerccios 2XXX 1

Vendas. Prestaes de servio........... Outros proveitos operacionais. Variaes nos produtos acabados e produtos em vias de fabrico.. Trabalhos para a prpria empresa... Custo das mercadorias vendidas e das matrias-primas e subsidiarias consumidas. Custo com o pessoal... Amortizaes... Outros custos e perdas operacionais... Resultados operacionais: Resultados financeiros Resultados de filiais e associadas Resultados no operacionais...

22 23 24

25 26

27 28 29 30

31 32 33 12

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Resultados antes de impostos: Imposto sobre o rendimento Resultados lquidos das actividades corren

35

34 Resultados extraordinrios. Imposto sobre o rendimento... Resultados lquidos do exerccio. 35

Prova de Aptido Profissional (PAP)

13

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Exerccio Rubrica N N1 Rubrica

Exerccio N N1

Custos e perdas Custos das mercadorias vendidas e das matrias consumidas: Mercadorias Materiais. Fornecimentos e servios de terceiros Custos com o pessoal... Amortizaes do imobilizado corpreo e incorpreo. Provises. Impostos... Outros custos operacionais... (A) Amortizaes e provises de aplicaes e investimentos financeiros Juros e custos... (C) Custos e perdas extraordinrios (E) Imposto sobre o rendimento do Prova de Aptido Profissional (PAP)

Proveitos e ganhos Vendas Mercadorias. Produtos... prestao de servios variao da produo Trabalhos para a prpria empresa Proveitos suplementares... Subsdio explorao... Outros proveitos operacionais (B) Rendimentos de participaes de capital Rendimentos de ttulos negociveis e de outras aplicaes financeiras... Outros juros e proveitos... (D) Proveitos e ganhos 14

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 extraordinrios.

exerccio... (G) Resultado liquido do exerccio

2.2. Demonstrao dos Resultados por Funes


A demonstrao dos resultados por funes a demonstrao financeira que apresenta os resultados das operaes de uma empresa durante um determinado perodo em que os diversos custos (gastos) so classificado de acordo com a sua funo como parte do custo das vendas e das actividades de distribuio ou administrativa. A imputao das naturezas s funes implica necessariamente algum grau de arbtrio pelo que a mesma envolve, da parte do contabilista, um julgamento considervel. Esta forma de apresentao proporciona aos utentes das demonstraes financeiras uma informao muito mais relevante daquela que vimos no ponto anterior, uma vez que divulga de forma especfica os diversos componentes do resultado lquido. A demonstrao de resultados por funes, ela no obrigatria, mas de utilidade evidente para a gesto da maioria das empresas. Alm disso, o modelo com maior aceitao a nvel internacional e com melhor informao para o utente. Abandonou-se o desenvolvimento deste modelo em mapas, que desintegravam os custos das vrias funes, pois considera-se ultrapassada a fase pedaggica. cada vez maior o nmero de empresas que implementam subsistemas contabilsticos de contabilidade interna, analtica ou de custos, em que obtm, com facilidade, os desenvolvimentos de que necessitam nessa rea. Inclusivamente, pode fazer-se o tratamento desses dados em mapas e demonstraes auxiliares, to do agrado dos utentes, por vezes pouco receptivo digrafia. Ainda nesta ordem de ideia, este modelo os custos e os proveitos so agrupados consoantes a funo que os mesmos representam na empresa, ou seja mediante os diversos departamentos existentes na empresa. Ex. Custos administrativos Custos financeiros Custos de aprovisionamento Prova de Aptido Profissional (PAP) 15

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.2.1. Modelo de Demonstrao de Resultado (por funo)


Empresa.... Demonstrao de resultados emvalores expressos em.

Notas Designao 2XXX

Exerccios 2XXX 1

Vendas... Prestaes de servio Custo das vendas Margem bruta Outros proveitos operacionais... Custo de distribuio. Custos administrativos. Outros custos e perdas operacionais. Resultados operacionais: Resultados financeiros. Resultados de filiais e associadas. Resultados no operacionais. Resultados antes de impostos: Imposto sobre o rendimento. Resultados lquidos das actividades correntes Prova de Aptido Profissional (PAP)

22 23

31
32 33

35

16

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Resultados de operaes em descontinuao ou

descontinuadas........

Efeitos das alteraes de politicas contabilsticos

Resultados extraordinrios... Imposto sobre o rendimento. Resultados lquidos do Exerccio

Nota bem: importante frisar tambm da Demonstrao de resultados financeiros, j que a demonstrao de resultados e outros esto contidos nela. As demonstraes financeiras so uma representao financeira esquematizada da posio financeira e das transaces de uma entidade. So, por essa razo, teis, como forma de proporcionar informao acerca da posio financeira, desempenho e alteraes na posio financeira de uma entidade a um vasto leque de utentes na tomada de decises econmicas. As demonstraes preparadas com este propsito vo de encontro s necessidades comuns da maioria dos utentes mas no proporcionam toda a informao de que estes possam necessitar para tomarem as suas decises uma vez que: Retratam efeitos financeiros de acontecimentos passados. No proporcionam necessariamente informao no financeira.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

17

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Capitulo II POSIO FINANCEIRA

A posio financeira de uma entidade afectada pelos seguintes elementos:

Utilidade

Recursos econmicos Controlados e capacidade de modificar estes recursos

predio da capacidade da entidade em gerar caixa e equivalentes de caixa no futuro.

Estrutura financeira

predio de futuras necessidades de emprstimos. Predio de como os lucros futuros e fluxos de caixa Sero distribudos entre os que tm interesses na entidade. Predizer o sucesso que a entidade ter como a Obteno de fundos adicionais.

Predizer a capacidade da entidade de satisfazer os seus Liquidez e solvncia compromissos financeiros medida que se vencem.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

18

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.1 Desempenho O desempenho e a variabilidade do desempenho de uma entidade til para predizer: A capacidade da entidade em gerar fluxos de caixa a partir dos recursos bsicos existentes. As alteraes potenciais nos recursos econmicos que seja provvel que ela controle no futuro.

2.2 Alteraes na Posio Financeira


As alteraes na posio financeira de uma entidade so teis para: - Avaliar as suas capacidades de investimento, financiamento e operaes durante um perodo. - Determinar a capacidade de uma entidade de gerar dinheiro e equivalentes e as necessidades de utilizao desses fluxos no futuro.

2.3 Alteraes na posio Financeira Demonstrao de Fluxos de Caixa


As componentes das demonstraes financeiras atrs referidas inter-relacionam-se porque reflectem diversos aspectos dos mesmos factos, razo pela qual provvel que nenhuma componente responda por si s, de forma isolada, a cada uma das referidas necessidades. Adicionalmente estas componentes apenas do resposta integral s necessidades de informao, se acompanhadas por notas explicativas, razo pela qual so tambm consideradas como componentes das demonstraes financeiras as notas anexas s contas, as quais contm a divulgao das politicas contabilsticas adoptadas e outras notas complementares, onde se poder incluir a Demonstrao assinalada com (*) A demonstrao de fluxos de caixa uma demonstrao contabilstica destinada a evidenciar como foi gerado e utilizado o dinheiro no perodo em anlise.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

19

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.4 Responsabilidade pela Preparao das Demonstraes Financeiras


A gerncia e outro rgo de gesto da entidade responsvel pela preparao e apresentao das demonstraes financeiras. Embora as demonstraes financeiras dem informao sobre a forma de conduo dos negcios pela gerncia e sobre a forma como esta geriu os recursos que lhe foram confiados. Esta poder necessitar de preparar informaes adicionais que vo de encontro s suas prprias necessidades. Tais informaes, por terem uma utilidade limitada, no tm que respeitar as disposies do presente plano.

2.5 Importncia da Demonstrao de Resultados nas Empresas

Para qualquer organizao, para alem do balano existem outros documentos fundamentais que tornam as informaes mais eficientes e precisas, uma delas a demonstrao de resultados. A demonstrao de resultados desempenha um papel nas organizaes de extrema importncia, uma vs que faz a comparao dos proveitos e ganhos e como tambm custos e perdas realizadas ou obtidos por qualquer organizao. Como vemos so operaes que o balano no nos mostra e que somente possvel com a demonstrao de resultados. Tem uma grande importncia nas empresas uma vez que nos mostra as finalidades sobre a situao econmica e financeira de uma empresa. Pois sabemos que as decises relacionadas com o futuro de uma empresa tm de ser bem asseguradas por um conjunto de informaes que podem ser tambm fornecidas pela demonstrao de resultados. Vemos que, parece que nas organizaes existem documentos contabilsticos com mesmo fim, mas de salientar que quanto mais documento de extrema importncia existir nas organizaes melhor ser para a segurana desta mesma organizao nos que diz respeito aos dados cruciais. Com a demonstrao de resultados bem elaborada, voltada para a satisfao dos interesses dos membros da organizao, ser bem possvel adoptar uma administrao bem eficiente e eficaz e com previses de grandes investimentos em beneficio da organizao. 20

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

de referir que para alm da demonstrao de resultados, existem outros documentos, como o balano, a demonstrao de fluxos de caixa, que constituem as demonstraes financeiras. As demonstraes so utilizadas pelos administradores das empresas para responderem contas sobre os diversos aspectos pblicos relacionados com a empresa, sob os accionistas, credores, governo e a comunidades em geral. Tem como objectivo revelar a todas as pessoas ligadas a empresa a posio patrimonial e o estado no que tange os resultados das organizaes. As demonstraes de resultados normalmente so elaboradas mensalmente para fins de interesse por parte da direco, trimestralmente para fins tributrios e anualmente para fins de formalidades (governo) para divulgao. Apenas possvel mostrar a composio dos resultados obtidos pela empresa e explicar a sua formao atravs deste documento aos utilizadores das demonstraes de resultados conforme nos mostra o seguinte:

Nvel externo Utente Utilidade da informao Avaliar o retorno do investimento. Investidores Auxiliar na tomada de deciso (comprar, deter ou vender) Determinar a capacidade da empresa de pagar dividendos. Avaliar a capacidade da entidade de proporcionar emprego, Empregados Remunerao e benefcios de reforma Determinar a capacidade da entidade em solver, dentro do Financiadores prazo, os compromissos com eles assumidos: emprstimos e juros. Determinar se as quantias que lhes so devidas sero pagas Fornecedores e outros credores dentro do prazo. Avaliar a capacidade da entidade em operar de forma continuada, caso estejam dependentes. 21

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Avaliar a capacidade da entidade em operar de forma Clientes continuada, caso hajam assumido compromissos de longo prazo com a entidade ou dela estejam dependentes. Avaliar a capacidade de a locao de recursos. Governo e seus departamentos Regulamentar a actividade das entidades. Estabelecer politicas de tributao. Servir de base ao apuramento do rendimento nacional e de estatstica semelhantes. Ajudar a avaliar a utilidade da entidade em diversos nveis, Pblico Como por exemplo a capacidade de emprego e de desenvolvimento de negcios com cliente. Restos

Nvel interno

Utente

Utilidade da informao Auxiliar o cumprimento das suas responsabilidades de

Gesto

planeamento, tomada de decises e controlo. .

Prova de Aptido Profissional (PAP)

22

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.6.1 Componentes das Demonstraes Financeiras


Entende-se, assim, por demonstraes financeiras, o conjunto das componentes capazes de dar resposta s necessidades de informao, para efeitos externos, referidas anteriormente:

Informao Posio financeira

Bases essenciais da prestao da informao

Balano

Desempenho

Demonstrao de resultados. Demonstrao de (*): Alteraes nos capitais prprios ou Alteraes nos capitais prprios que no tenham como origem em transaces de capital ou distribuio de resultados a accionistas.

Principais componentes da demonstrao financeira So de preparao obrigatria as seguintes componentes das demonstraes financeiras: - O Balano (B). - A Demonstrao de Resultados por Natureza ou, em sua substituio, a Demonstrao de Resultados por Funes (DRE). - A Demonstrao de Fluxos de Caixa elaborada pelo mtodo directo ou, em sua substituio, a demonstrao de fluxos de caixa elaborada pelo mtodo indirecto. - As Notas s contas.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

23

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.6.2 Componentes da Demonstrao de Resultados


Sabemos que a demonstrao de resultados visa mostrar a formao dos resultados atravs da relao entre os proveitos e os custos registados, respectivamente, nas classes 6 e 7. estas so as classes que compem os resultados que so registados na classe 8. A demonstrao de resultados constituda pelas seguintes classes: 1. Proveitos aumentos dos benefcios econmicos, durante o perodo, na forma de influxos ou melhorias de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumento dos capitais prprios, que no sejam os relacionados com as contribuies dos participantes no capital prprio. 2. Custos diminuies nos benefcios econmicos, durante o perodo, na forma de influxos ou perdas de valor de activos ou no aumento de passivos que resultem em diminuies dos capitais prprios, que no sejam os relacionados com as distribuies aos participantes no capital prprio. Receitas e despesas so os elementos directamente relacionados com a mensurao do desempenho, na demonstrao do resultado. A demonstrao dos resultados tambm contabiliza os valores das receitas e despesas que ocorrem em um dado perodo.

2.7.1 Proveitos e Ganhos


De acordo com o plano geral de contabilidade Proveitos so entendidos como aumentos dos benefcios econmicos, durante o perodo, na forma de influxos ou melhorias de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumento dos capitais prprios, que no sejam os relacionados com as contribuies dos participantes no capital prprio. Podem tambm considerar-se proveitos e ganhos os derivados de operaes de qualquer natureza em consequncia de uma aco normal ou ocasional, bsica ou meramente acessria, e designadamente os resultantes de: Vendas ou prestaes de servios, descontos, bnus e abatimentos, comisses e corretagens; Rendimentos de imveis;

Prova de Aptido Profissional (PAP)

24

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Rendimentos de carcter financeiro, tais como juros, dividendos, descontos, gios, transferncias, diferenas de cmbio e prmios de emisso de obrigaes; Rendimentos da propriedade industrial ou outros anlogos; Prestaes de servios de carcter cientfico ou tcnico; Mais-valias realizadas; Indemnizaes auferidas, seja a que titulo for; Subsdios ou subvenes de explorao. ainda considerada proveitos ou ganhos os rendimentos obtidos pela actividade operacional da entidade, bem como os de natureza financeira ou eventual. De referir que os rendimentos no respeitam apenas a transaces efectuadas com outras entidades, mas tambm os que, em resultado das operaes efectuadas, afectem o montante dos seus activos (trabalhos para a prpria empresa, variao de existncias da produo) Refira-se que as normas internacionais de contabilidade usam sobretudo o conceito de rendimentos que inclui rditos e ganhos. Os reditos so aumentos de benefcios econmicos que provm do decurso das actividades normais como, por exemplo: as vendas, juros, servios prestados, etc. Os ganhos constituem aumentos de benefcios econmicos, incluindo, por exemplo, as mais-valias da alienao de imobilizado. Os proveitos devem ser registados no momento em que so obtidos, independentemente da sua concretizao monetria, e devem ser reconhecidos como tal quando se referem ao exerccio em que so obtidos (principio da especializao do exerccio).

Prova de Aptido Profissional (PAP)

25

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Contabilisticamente movimentam-se da seguinte forma: Proveitos Anulaes de Proveitos Transferncias Para as contas de resultados obteno de proveitos

De acordo com o plano geral de contabilidade, esto classificados segundo a natureza: Proveitos e ganhos operacionais: refere-se aos benefcios ou valores provenientes da actividade principal ou de explorao da empresa, o seu saldo credor transferido, no fim do exerccio a crdito da conta 82. Resultados operacionais. So registados pelas seguintes contas: 61. Vendas 62. Prestaes de servios 63. Outros proveitos e ganhos operacionais 64. Variao nos inventrios de produtos acabados e de produo em curso 65. Trabalho para a prpria empresa Para as contas referidas, as principais so: a conta 61. Venda e 62. Prestaes de servios. 61. Vendas: destina-se a registar os rditos provenientes da comercializao de produto (empresas industriais) e mercadorias (empresas comerciais). Aparece na contabilidade sempre que se realiza uma venda de produto ou mercadoria independentemente de ser a pronto ou a prazo. Quer dizer se for a pronto movimenta-se em contrapartida do dbito da conta 45. Caixa ou 43. Deposito ordem, e se for a prazo movimenta-se a contrapartida do dbito da conta 31.1 Cliente corrente. 62. Prestaes de servios: tem por finalidade registar os rditos provenientes do fornecimento ou prestao de servio a outras entidades que sejam prprios dos objectivos e Prova de Aptido Profissional (PAP) 26

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

finalidades da empresa. Movimenta-se nas empresas do sector tercirio que so prprios de actividade de prestao de servio. Proveitos e ganhos financeiros: relaciona-se aos benefcios ou proveitos que sejam correntes ou de aplicaes financeiras, forma o lado positivo (crdito) dos chamados 83. Resultados financeiros. Os principais proveitos financeiros resultam: Dos rendimentos dos depsitos bancrios: corresponde aos valores creditados pelos bancos nos depsitos da empresa relacionados com os juros de depsito a ordem ou a prazo; Juros de emprstimos: tem haver com os valores ou rendimentos provenientes de aplicao financeira; Desconto de pronto pagamento obtido: resulta dos desconto de natureza financeira que a empresa obtm dos seus fornecedores; Rendimento de participao de capital: refere-se aos dividendos e lucros recebidos de outras empresas nas quais existem uma participao de capital e que no sejam subsidirias nem associadas. Proveitos e ganhos financeiros 66.1 Juros 66.7 Reduo de provises

Proveito e ganhos financeiros em subsidiarias e associadas: nesta rubrica regista-se os dividendos e lucros recebidos de empresas subsidirias e associadas; o seu saldo credor transferido, no fim do exerccio a crdito da conta 84. Resultados financeiros em filial e associadas. Proveitos e ganhos no operacionais: originam de acontecimentos de natureza corrente que tenham carcter no corrente ou no frequente tais como: donativos, restituio de imposto etc. o seu saldo credor transferido, no fim do exerccio a crdito da conta 85, Resultados no operacionais. Proveitos e ganhos extraordinrios: resultam de acontecimentos bem notveis das actividades operacionais da empresa e que atravs disso, no se espera que ocorram nem de forma frequente nem de forma regular, como ganhos resultantes de catstrofes naturais, 27

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

anulao de passivos no exigvel, etc. o seu saldo credor transferido no fim do exerccio, a credito da conta 86, resultados extraordinrios.

2.7.2 Custos e Perdas


O plano geral de contabilidade considera custos e perdas como sendo as redues ou diminuies dos benefcios econmicos, durante o perodo na forma de exfluxos ou perdas de valores de activos ou no aumento de passivos que resultam da diminuio dos capitais prprios que no sejam os relacionados com as distribuies aos participantes no capital prprio. o esforo e dispndio de energia que se suportam para ter em disposio ou alcanar um determinado objectivo. Ao contrrio dos proveitos, os custos e perdas referem-se a um conjunto de factos patrimoniais que exercem uma influncia que resulta na variao negativa do valor do capital prprio. de notar que os custos referem-se aos valores despendidos em contrapartida de um bem ou servio, e as perdas referem-se aos gastos ou despesas que a empresa suporta sem qualquer contrapartida. Os custos e perdas tambm obedecem ao princpio da especializao do exerccio.

Falando contabilisticamente temos:

Custos Obteno de Custos Anulaes de Custos Transferncia para resultados

Prova de Aptido Profissional (PAP)

28

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Os custos assim como os proveitos tambm esto compilados segundo a sua natureza, estando eles estruturados da seguinte maneira: Custos e Perdas Operacionais: inclui os custos e perdas que a empresa suporta para manter o nvel da sua actividade corrente e garantir a obteno de proveitos, o seu saldo devedor transferido no fim do exerccio a dbito da conta 82. Resultados operacionais. So registados nas seguintes contas: 71. Custos das existncias vendidas 72. Custos com o pessoal 73. Amortizao do exerccio 75. Outros custos e perdas operacionais As principais contas de custos operacionais so: Custos das mercadorias vendidas e das matrias consumidas: usa-se para registar a contrapartida das sadas das existncias que forem vendidas ou includas no processo produtivo como o caso das empresas industriais. A sua movimentao varia consoante o tipo de sistema de inventario que a empresa utilizar, ou seja, no inventario permanente esse custo determinado e registado, relativamente a cada venda, no prprio momento da sua realizao em contrapartida da conta Mercadorias ou Matrias primas, subsidiarias e de consumo. Do outro no inventario peridico este custo determinado e registado apenas no final do exerccio, onde para tal, primeiro se dever saber em termos de valor o que existe em armazm ou seja, o valor das existncias finais, que ser obtido atravs do ciclo de inventariao ou contagem fsica das mesmas, e s depois se cumprir a seguinte formula:

CMV/MC = Existncia inicial + Compras Exist. Final Regul. Existncias

Custos com o Pessoal: registam-se nesta rubrica todas as despesas relacionadas com o pessoal da empresa, com as remuneraes (dirigentes e trabalhadores), bem como os encargos sociais de conta da empresa (parte patronal) e os gastos de carcter social, obrigatrios e/ou facultativos. Prova de Aptido Profissional (PAP) 29

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Engloba tambm os seguros relativos ao pessoal como seja o caso de seguros dos ramos vida, acidentes no trabalho e doenas profissionais bem como seguro que garantam o benefcio da reforrma, invalidez ou sobrevivncia. Amortizao do exerccio: destinam-se a registar as perdas do valor de imobilizado Corpreo e de imobilizado incorpreo. Fornecimentos servio de terceiros: recolhe a dbito, uma gama bastante diversificada de operaes relativas a aquisio de bens de consumo imediato (isto , no armazenveis) e de servios prestados por terceiros. Impostos: regista-se a aqui os impostos directos e indirectos tais como imposto do selo, imposto de consumo, imposto sobre o rendimento do trabalho imposto de circulao, etc. Com excepo dos que incidem sobre os lucros (impostos sobre os lucros). Custos e perdas financeiros: regista-se aqui a totalidade dos valores relacionado com a utilizao de capital alheio; constitui a parte negativa (debito) dos denominados 83. Resultados financeiros. So as principais contas de custo financeiro os seguintes: Juros suportados: permite na generalidade evidenciar, por um lado os juros devidos por financiamentos contrados, descontos de ttulos (letras) e, por ultimo, juros devidos por cumprimentos de prazos preestabelecidos. Diferenas de cmbios desfavorveis: regista as diferenas de cmbio desfavorveis relacionadas com a actividade corrente da empresa e com o financiamento das imobilizaes. Descontos de pronto pagamento concedidos: regista-se aqui os descontos de natureza financeiros, quer constem na factura, quer seja atribudo posteriormente. Custos e perdas financeiros em filiais e associadas: regista-se os custos e as perdas provenientes de empresas filial e associadas. O seu saldo devedor transferido, no fim do exerccio a dbito da conta 84. Resultado financeiro em filial e associados. Custos e perdas no operacionais: regista-se nesta conta as operaes de natureza corrente que tenham carcter no corrente ou no frequente, o seu saldo devedor no fim do exerccio transferido a dbito da conta 85. Resultados no operacionais. So os principais custos e perdas no operacionais os seguintes: Provises dos exerccios Cobranas duvidosas Prova de Aptido Profissional (PAP) 30

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Amortizaes extraordinria Custos e perdas extraordinrio: registam-se aqui os custos e perdas resultantes de eventos claramente distinguveis das actividades operacionais da entidade e que, por essa razo, no se espera que ocorram, nem de forma frequente, nem regular, como por exemplo, perdas resultantes de catstrofes naturais, perdas resultantes de sinistro, etc. O saldo devedor desta conta transferido, no termo do exerccio a dbito da conta 86. Resultados extraordinrios.

2.7.3 Confrontao entre Proveitos e Custos


Seja qual for o tipo de empresa, precisa definir objectivos bem como os meios para alcana-los. Se isto for verdade, elas realizam gastos e suportam custos para obterem receitas (proveitos). Deste modo, as empresas suportam custos para obterem proveitos, onde a diferena entre proveitos registados na classe seis e os custos registados na classe sete, vo constituir os resultados que so abrangidos na classe oito. Da podemos dizer que os resultados esto directamente ligados com os factos patrimoniais quantitativos1 ou modificativos. Da comparao entre os proveitos e ganhos obtidos pela empresa e os custos e perdas por ela suportados podem resultar trs tipos de situao: P>C = P C logo o resultado positivo/lucro P = C logo o resultado nulo P < C = P C logo o resultado negativo/prejuzo

Onde: P = Proveitos pela empresa C = Custos suportados ao longo do exerccio econmico Por isso existem vrios tipos de resultados que so apurados de acordo com vrios tipos de proveitos e custos, tendo isto em conta fala-se em: Resultados operacionais que resultam da diferena entre os proveitos operacionais e os custos operacionais;
1

Prova de Aptido Profissional (PAP)

31

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Resultados financeiros que resultam da diferena entre proveitos financeiros e custos financeiros; Resultados extraordinrios que a diferena entre os proveitos extraordinrios e os custos extraordinrios.

2.8 Apuramento de Resultados


Assim uma vs elaborado o Balancete rectificado do ms de Dezembro, chegado o momento de apurar os resultados. Quando frisamos de apuramento de resultados, queremos dizer por outras palavras, da determinao dos vrios tipos de resultados segundo a sua natureza. Para tal, transferimos apenas os saldos devedores ou credores das contas de gesto (classe 6 e 7) para as contas de resultados (classe 8) com o objectivo de os apurar. Estas transferncias para as contas de resultados, devem ser feitas de acordo com a natureza das contas, ficando elas soltadas, passando, deste modo, a ser representadas pelas contas de resultados, que por sua vs, os saldos das mesmas sero transferidos para uma nica conta representativa denominadas 88 resultados lquidos do exerccio. de revelar que a soma algbrica dos resultados operacionais, resultados financeiros e resultados extraordinrios vo constituir o resultados antes dos impostos ou resultado bruto do exerccio, este s ser liquido quando efectivamente se deduzirem os impostos sobre os lucros de acordo com a legislao fiscal angolana de 35% sobre o lucro bruto apurado O apuramento de resultado permite atingir simultaneamente dois objectivos: Agrupar os factores positivos e negativos resultando dai o redito; Fechar as contas de custos e proveitos, vistos que ficaro com saldo nulo aps a transferncia dos seus valores para conta principal.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

32

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Para se demonstrar este processo, apresentamos o seguinte esquema:

2.8.1 Das Contas de Gesto para as Contas de Resultados

82. Resultados operacionais 61. Venda 71. C. M.V

Sd

Sc

72. Custo c/o pesso

62.prestao de servio

Sd

Sc

73. Amortiz. do exerc.

63. Outros proveitos ope.

Sd

Sc

75. outros custos ope.

64. variao

Sd

Sc

65. Traba. p/ prpria emp.

Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

33

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

83. Resultados Financeiros 76.1 Juros suportados 66.1 juros obtidos

Sd

Sc

76.2 Dif. Cmb. desf.

66.2 Dif. Cmbio favo

Sd

Sc

76.3 Desc. de P.P conc.

66.3 Desc. de P.P obtido

Sd

Sc

76.4 Amort. de invest. em imveis

66.4 Rendimento de invest. em imveis

Sd

Sc

76.5 Prov. p/ apli. finan.

66.5 Rendimento de partic. de capital

Sd Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

34

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Resultados Financeiros /Continuao 76.6 Perda alineao de aplica. financeiras 66.6 ganhos na alienao de aplicaes financeiras

Sd

Sc

76.7 Servios bancrios

66.7 reduo de provis.

Sd

Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

35

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

84. Resultados Financeiros em Filial e Associadas

77.1 Custos e perdas finan. em filial/associada Sd

67. Proveitos e ganhos financ. Em filial e assoc. Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

36

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

85.Resultados no Operacionais 78.1 Provi. do exercic Sd 68.1 Reduo de provises Sc

78.2 amort. extraordi. Sd

69.2 Anulac./ amort. extr. Sc

78.3 perdas em imobil. Sd

68.3 Ganhos em imobiliz. Sc

78.4 perdas em existnc. Sd

68.4 ganhos em existenc. Sc

78.5 dividas incobrveis Sd

68.5 recuperao de divida Sc

78.6 Multas e penali. Sd

68.6 Benef. perda contrat Sc

78.7 Custo de restrutur Sd

68.8 Descont. de operaes Sc

78.8 Descontin. d operac Sd

68.9 Alter. das poli. Cont Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

37

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

85. Resultados no Operacionais/Continuao 78.9 Alte. das pol. cont Sd 68.10 correces relat. a exerccio anteriores Sc 78.10 Correes relat. a exerccios anteriores Sd 68.11 outros prov. e ganhos no operacion. Sc 78.11 Outros cust. e per. no operacionais Sd

Prova de Aptido Profissional (PAP)

38

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 86. Resultados Extraordinrios

79.1 Perda resul. de cata. Natura. Sd

69.1 ganhos result. de cata. Natu. Sc

79.2 Perda resul. de convulses pol Sd

69.2 ganhos resul. De convulses Sc

79.3 perda resul. de expropri Sd

69.3 ganhos resul. de expropriao Sc

79.4 perdas resul. de sinistros Sd

69.4 ganhos resul. de sinistros Sc

69.5 Subsdios Sc

69.6 Anul. de passivos no exigve. Sc

Prova de Aptido Profissional (PAP)

39

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Das Contas de Resultados para a Conta Resultado Liquido do Exerccio 88. R. Lquido do Exercicio 82. Resulta. operacionais Sd 82. Resultados operaciona Sc

83. Resultados financeiros Sd

83. Resultad. financeiros Sc

84. Resultados. fina. em fil. as Sd

84 Resul. finan. em fil. Ass Sc

85. Resultado operacionais Sd

85. Result. operacionais Sc

86. Resulta. Extraordinrios Sd

86. Resul. Extraordinrios Sc

87. Imposto sobre os lucros Sd

Prova de Aptido Profissional (PAP)

40

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Segundo o PGC a classe de resultados esta constituda pelas seguintes contas: 81- Resultados transitados 82- Resultados operacionais 83- Resultados financeiros 84- Resultados financeiros em filiais e associadas 85- Resultados no operacionais 86- Resultados extraordinrios 87- Imposto sobre os lucros 88- Resultado liquido do exerccio 89- Dividendos antecipados

Nota bem: as contas 87 e 89 no se referem a resultados.

81. Resultados Transitados Quando uma empresa pretende adiar a sua aplicao total ou parcial dos resultados para o exerccio seguinte, o resultado liquido do exerccio anterior dever ser transferido para uma conta especfica que exactamente os resultados transitados. Em esquema:

88. R.L.E Sc Sd transferncia do saldo devedor Transferncia do saldo credor

Resultados transitados

Prova de Aptido Profissional (PAP)

41

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 82. Resultados Operacionais

Este reflecte os ganhos ou as perdas resultantes das actividades ligadas ao objecto social da empresa. Nela tambm concentram-se , no final do exerccio, os proveitos e os custos registados, respectivamente, nas contas 61 65 e 71 75 com vista ao seu apuramento. Contabilisticamente ser:

Custos Operaciona A A

82. Resulta. Operaciona A B

Proveitos Operaciona B B

Nota bem: resultados operacionais = Proveitos Operacionais Custos Operacionais.

83. Resultados Financeiros Tem como objectivo de recolher os saldos das contas 66 e 76. nela so registados todos os custos suportados pela utilizao pela empresa de recursos financeiros e os proveitos resultantes de aplicao financeira, que a curto, quer a mdio e longo prazo. Contabilisticamente teremos:

76. Custos financeiros C C

83. Result. Financeiros C D

66. Proveitos financeiros D D

Nota bem: Resultados Financeiros = Proveitos Financeiros Custos Financeiros

Prova de Aptido Profissional (PAP)

42

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 84. Resultados Financeiros em Filiais e Associadas

Destina-se a concentrar no fim do exerccio, os saldos das contas de proveito e de custo registados, respectivamente, nas contas 67 e 77 de forma a se apurar os resultados financeiros em filial e associadas. Contabilisticamente teremos:

77. Custos Fin. em Fil., ass E E

84. Res. Fin. F.A E F

67. Prov. Fin. em Fil. Ass. F F

Nota bem: Resultados financeiros em filiais e associadas = Proveitos financeiros em filiais e associadas Custos financeiros em filiais e associadas.

Resultados Corrente uma conta de uso facultativo que no tem um cdigo especfico no plano de conta Angolano, abarca os saldos das contas 82 Resultados operacionais, 83 resultados Financeiros e 84 resultados financeiros em filial e associadas. Ser debitada pelos saldos devedores destas contas e creditada pelos saldos credores das mesmas. Contabilisticamente teremos: Resultados Correntes 82. Resultados operacion Sd 82. Resultados operaciona Sc

83. Resultados financeiros Sd

83. Resultados financeiros

Prova de Aptido Profissional (PAP)

43

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 Resultados Correntes/Continuao

84. Resultados fin. em fil. e ass Sd

84. Resultados fin. em filial e as Sc

Resultados Correntes = Resultados Operacionais + Resultados Financeiros + Resultados Financeiros em Filiais e Associadas.

85. Resultados no operacionais Esta rubrica rene, no fim do exerccio, os proveitos e os custos registados, respectivamente, nas contas 68 e 78 para se apurar os resultados no operacionais da empresa. para sublinhar tambm que os proveitos e os custos que formam os resultados no operacionais no tm nada a ver com a actividade corrente da empresa.

Contabilisticamente teremos:

78. Custos no operacionais G G

85 Resultados operacion G H

68. proveitos operac H H

Nota bem: Resultados no operacional = Proveitos no operacionais Custos no operacionais

Prova de Aptido Profissional (PAP)

44

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

86. Resultados extraordinrios Esta rubrica compreende os saldos das contas de proveitos e custos registados nas contas 69 e 79 respectivamente, resultantes da actividade anormal por natureza, ou seja, os ganhos e perdas prprios do exerccio, mas que no podem ser considerados como normal no que tange a gesto; como por exemplo, perdas resultantes de um incndio ou a uma catstrofe natural.

Contabilisticamente teremos:

79. Custos extraordinr I I

86. Resul. Extraordin I J

69. Proveitos extraordi J J

Nota bem: Resultados extraordinrios = Proveitos Extraordinrios Custos Extraordinrios.

Resultados antes do imposto Esta uma rubrica intermediaria de uso facultativo que no tem um cdigo especifico no plano geral de contas angolano, e que rene os saldos das contas 82, 83, 84, 85, e 86 ou os saldos das contas de resultados correntes, 85 e 86. sendo assim dever ser debitada quando os saldos destas contas forem devedores e creditadas quando forem credores. O seu uso tem em vista mostrar os resultados globais, antes de deduzida a estimativa para imposto sobre o rendimento. Falando contabilisticamente a sua movimentao resulta da opo da empresa. Assim, poderemos considerar duas hipteses: 1 Hiptese no utilizao da conta facultativa (resultados correntes), nesta opo, transferem-se somente os saldos das contas 82, 83, 84, 85, e 86. 2 Hiptese utilizao da conta facultativa (resultados correntes), nesta condio transferem-se os saldos da conta resultados correntes, 85 e 86. 45

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Imposto sobre os Lucros Tem como utilidade de registar a estimativa de imposto sobre os lucros relacionadas com resultados lquidos do exerccio por contrapartida do crdito da conta 34.1 Estado imposto sobre os lucros. A sua movimentao feita pelo seguinte:

87. Imposto sobre os lucro ISL Estimativa

34. 1 Estado Imposto s/os lucros ISL Estimativa

Nota bem: esta conta s ser creditada, aquando do apuramento do resultado liquido do exerccio, a debito, logicamente, da conta 88.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

46

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.8.2 Resultado Liquido do Exerccio


Nesta rubrica so registados os saldos das contas 82, 83, 84, 85, 86 e tambm da conta 87. Imposto sobre os lucros ou de forma sinttica, os saldos das contas de resultados antes dos impostos e 87. Imposto sobre os lucros com vista a se apurar o resultado liquido do exerccio, que pode ser lucro ou prejuzo. O movimento contabilstico desta conta depende da opo da empresa, no que tange utilizao, ou no, das contas facultativas.

Nota bem: Resultado liquido do exerccio = Resultados operacionais + Resultados financeiros + Resultados financeiros em filiais e associadas + Resultados no operacionais + Resultados extraordinrios imposto sobre os lucros. Ou ainda: Resultado liquido do exerccio = Resultado antes dos impostos imposto sobre os lucros. Dividendos antecipados Nas empresas principalmente em que a sua composio feita por aces a sua administrao pode deliberar, quando de acordo com os estatutos que sejam atribudos dividendos aos accionistas, antes mesmo do apuramento final dos resultados, ou seja, no decurso do prprio exerccio. Quando isto acontece, naturalmente ser creditada a conta 35.1 entidades participantes mais como o obvio nesse momento no se dever debitar a conta resultados lquidos para que o seu saldo final corresponda efectivamente ao resultado apurado no exerccio. Ento teremos de criar e debitar uma conta especfica, cujo ttulo evidencie claramente a natureza dos factores nela registado: dividendos antecipados. No incio do exerccio seguinte, o seu saldo dever ser transferido para a conta 81. Resultados transitados.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

47

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

2.9 Relao que existe entre o Balano e a Demonstrao de Resultados


A demonstrao dos resultados e o balano so duas peas contabilsticas (documentos) extremamente importantes para conhecer a situao das empresas. So de publicao obrigatria para as empresas que tm contabilidade regularmente organizada. Quer o Balano, quer a Demonstrao dos resultados, evidenciam o valor do resultado liquido do exerccio, mas s apenas os documentos das pginas asseguir permitem interpretar e explicar a formao desses resultados

Prova de Aptido Profissional (PAP)

48

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Balano Activo Capital prprio

Resultado liquido do exercicio Passivo

Processo esttico de determinao do Resultado Liquido do exercicio.

Demonstrao dos Resultados Custos Operacionais Custos e perdas Financeiras Custos e perdas Extraordinrias Resultado liquido do exerccio Proveitos e ganhos Financeiros Proveitos e ganhos Extraordinrios Proveitos Operacionais

Processo dinmico de determinao do resultado liquido do exerccio

Prova de Aptido Profissional (PAP)

49

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Capitulo III Estudo de Caso (Vanae, Lda.)


1. Escritura Publica: Publicado no dirio da republica em 15 de Fevereiro de 1982, a constituio da sociedade Vanae, Lda, sob a folha de registo 17 19 do livro de notas para escritura diversas n 602-c, do cartrio notarial a cargo do notrio ajudante Celso Pedro em pleno exerccio de funes notariais. Com um capital social de 2.997.530.00 Kwanzas, integralmente realizado em dinheiro correspondente soma de cinco quotas dos valores nominais e titulares seguintes:

N/O 1 2 3 4 5

Scios Nelson Pedro Ana Campos Vitria Monteiro Engrcia de Oliveira Adilson Lima

Capital Subscrito 1.199.012.00 599.506.00 449.629.5 449.629.5 299.753.00

Capital Realizado 1.199.012.00 599.506.00 449.629.5 449.629.5 299.753.00

% 40 20 15 15 10

2. Caracterizao da Sociedade A formao da sociedade Vanae, Lda, cada letra indica a inicial do nome de cada scio Porm idealizamos e decidimos manter a prpria ideia. A empresa virtualmente foi criada aos 15 de Fevereiro de 1982, sendo o incio da sua actividade a partir da celebrao da escritura pblica.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

50

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Porm uma sociedade por quota, que tem em sua disposio 95 trabalhadores em toda a empresa.

3. Formas de Recrutamento. A empresa, no que se diz respeito ao recrutamento do pessoal utiliza o recrutamento interno no sendo ento descartada a possibilidade do recrutamento externo para casos excepcionais e recorrendo ento aos anncios nos orgaos de difuso massiva.

4. Tcnicas de Seleco ou Colocao A empresa primeiro confronta no que tange a comparao das exigncias do cargo com as aptides ou condies dos candidatos, e utiliza as seguintes tcnicas para apurar as suas capacidades: Entrevista de seleco; Provas de conhecimento (gerais, especficos e tcnicos) Aps a seleco, o pessoal submetido para a adaptao da cultura organizacional para ento aumentar a produtividade de trabalho e possibilitar desta forma a empresa atingir com os seus principais objectivos.

5. Forma de Demonstrar os Resultados uma Empresa de Natureza comercial que regulada atravs da Contabilidade geral (PGC), e utiliza-se a Demonstrao de Resultados por Natureza.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

51

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

6. Organigrama da Vanae, Lda.

Director Geral Acessria

Departamento de R.H

Departamento de Finanas

Departamento Comercial

Tesouraria

Contabilidade

Compras

Vendas

Transporte

Proteco Fsica

Pessoal

Prova de Aptido Profissional (PAP)

52

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

7. Caso Prtico A Vanae, Lda apresentou em 31 de Dezembro os seguintes elementos

ACTIVO Activo fixo 11.2- Edifcio e outras construes 11.3- Equipamentos bsico 11.4- Equipamentos de carga e transportes 11.5- Equipamentos administrativos 18- Amortizao acumulada Activo circulante 26- Mercadorias 27- Mercadorias em transito 31.1- Cliente corrente 31.2- Cliente com ttulos a receber 41- Ttulos negociveis 43- Deposito a ordem 45- Caixa

VALORES

CAPIT. P. E PASSIVO Capital Prprio 51- Capital social

VALORES

2.997.530.00 1.750.000.00 765.459.87 5.512.989.87

250.000.00 55- Reservas legais 40.000.00 81- Resultado transitado Total C.P 230.000.00 Passivo Passivo corrente 180.000.00 33.1- Emprstimo bancrio (625.055.00) a curto prazo 32.1- Forn. Corrente 4.960.000.00 32.2- Fornecedor com 295.200.00 ttulos a pagar 943.473.12 34- Estado 36- Pessoal 424.309.69 37- OVP 250.000.00 37.5.2- Juros 3.625.257.41 Total do passivo 332.100.00

1.210.000.00 1.376.977.69 1.500.311.08 817.006.60 220.000.00 193.000.00 75.000.00 5.392.295.35

Prova de Aptido Profissional (PAP)

53

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 10.905.285.22 TOTAL CP+PASSIVO 10.905.285.22

TOTAL DO ACTIVO

11.2 Edifcios e outras constru. SI) 250.000.00 Sd) 3.770.000.00 4) 3.520.000.00 3.770.000.00 3.770.000.00 11.4 Equipamento de C/ Transp Si) 230.000.00 6.2) 150.000.00 11.5 Equipamen. Admnistrativo 10) 4.280.000.00 4.510.000.00 4.510.000.00 Sd) 4.360.000.00 SI) 180.000.00 14.1) 30.000.00 Sd) 150.000.00

11.3 Equipamento bsico Si) 40.000.00 7.2) 40.000.00 180.000.00 180.000.00

18 Amortizaes acumuladas 6.2) 150.000.00 7.2) 40.000.00 14.1) 30.000.00 Sc) 1476316.00 1.696.316.00 625.055.00 6.1) 33.345.00 7.1) 28.100.00 15) 1.009.816.00 1696316.00

26 Mercadorias SI) 4.960.000.00 16.1) 3.706.280.00 16) 3.476.280.00 Sd) 4.730.000.00 8.436.280.00 8.436.280.00

31.1 Cliente corrente 27 Mercadorias em transito SI) 295.200.00 295.200.00 Sd) 295.200.00 295.200.00 SI) 943473.12 5) 2.113.984 3) 2.642.480.00 5.1) 31.709,76 Sd) 1440259.36 3.585.953.12 3.585.953.12 41. Ttulos Negociveis SI) 250.000.00 Sd) 250.000.00 250.000.00 250.000.00

31.2 Cliente com Ttulos/receber SI) 424.309.69 Sd) 424.309.69 424.309.69 424.309.69 Prova de Aptido Profissional (PAP)

54

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

43. Deposito a ordem SI) 3.625.257.41 5) 2.113.984.00 13) 14.050.00 Sc) 3981034.59 2) 1.564.326.00 3) 3.520.000.00 9) 220.000.00 10) 4.280.000.00 11) 150.000.00 9.734.326.00 9.734.326.00 45. Caixa Si) 332100.00 6) 33.345.00 11) 10.000.00 375.445.00 Sd) 375.445.00 375.445.00

55. Reservas Legais 51. Capital Social Sc) 2.997.530.00 Si) 2.997.530.00 2.997.530.00 2.997.530.00 Sc)1.750.000.00 SI) 1.750.000.00 1.750.000.00 1.750.000.00

33.1 Emprstimo Bancrio 81. Resultado Transitado Sc) 765.459.87 SI) 765.459.87 765.459.87 765.459.87 32.2 Fornece. C/ ttulos a pagar Sc) 2.436.734.00 SI) 1.500.311.08 2.2) 936.422.92 2.436.734.00 2.436.734.00 Sc) 1.210.000.00 SI) 1.210.000.00 1.210.000.00 1.210.000.00

32.1 Fornecedores 2) 1.564.326.00 SI) 1.376.977.67 2.1) 39.108.15 1) 3.476.280.00 2.2) 936.422.92 Sc) 2313400.6 4853257.67 4853257.67

37. OVP 34. Estado Sc) 1060642.96 SI) 817.006.60 3) 243.636.36 1.060.642.96 1.060.642.96 Prova de Aptido Profissional (PAP) Sc) 193.000.00 193.000.00 SI) 193.000.00 193.000.00

55

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

37.5 Juros SI) 75.000.00 36. Pessoal 9) 220.000.00 SI) 220.000.00 Sc) 4450000.00 8) 4.450.000.00 4.670.000.00 4.670.000.00

21.2 C/Mercadorias 1) 3.476.280.00 16) 3.476.280.00

66.3 D.P.P.O 21) 39.108.15

61. Vendas 3) 2.398.843.64 76.3 D.P.PC 5.1) 31.709.76

68.3.1 Ganhos/Imobilizaes 6) 33.345.00 11) 10.000.00 14) 15.000.00

78.3 Amort. Extraordinria 6.1) 33.345.00 7.1) 14.050.00 47.395.00

37.9 OVR 7) 14.050.00 13) 14.050.00

72.2 Remu. Pessoal 8) 4.587.629.00

Prova de Aptido Profissional (PAP)

56

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

C.S.S (Trabalhador) 34.9.1 Outros impostos Sc) 137.629.00 137.629.00 8) 137.629.00 137.629.00 72.5 Encargo s/remunerao 8.1) 367.010.32

34.9.2 C.S.S (Empresa) Sc) 367.010.32 367.010.32 8.1) 367.010.32 367.010.32 75.2.20 Comunicao 12) 150.000.00

37.2 OVR 14) 15.000.00 Sd) 15.000.00 15.000.00 15.000.00

73. Amortizaes do exerccio 15) 1.009.816.00

71. C.M.V 16.1) 3.706.280.00

Prova de Aptido Profissional (PAP)

57

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Operaes de Apuramento de Resultados:

71. C.M.V 16.1) 3.706.280.00 T1) 3.706.280.00

72.2 Remu. Pessoal 8) 4.587.629.00 T2) 4.587.629.00

72.5 Encargo S/Remunerao 73. Amortizao do exerccio 8.1) 367.010.32 T3) 367.010.32 15) 1.009.816.00 T4) 1.009.816.00

75.22 Comunicao 12) 150.000.00 T5) 150.000.00

76.3 D.P.PC 51) 31.709.76 T7) 31.709.76

78.3 Amortizao extraordinria 6.1) 33.345.00 T9) 47.395.00 7.1) 14.050.00

61. Vendas T6) 2.398.843.64 3) 2.398.843.64

68.3.1 Ganhos imobilizado T10) 58.345.00 6) 33.345.00 11) 10.000.00 14) 15.000.00 66.3 D.P.PO T8) 39.108.15 2.1) 39.108.15

Prova de Aptido Profissional (PAP)

58

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

82. Resultados operacionais T1) 3.706.280.00 T6) 2.398.843.64 T2) 4.587.629.00 T12) 7.421.891.68 T3) 367.010.32 T4) 1.009.816.00 T5) 150.000.00 9.820.735.32 9.820.735.32 83. Resultado financeiro T7) 31.709.76 T13) 7.398.39 39.108.15 T8) 39.108.15 39.108.15

85. Resultados no operacionais T9) 47.395.00 T10) 58.345.00 T14) 10.950.00 58.345.00 58345.00

88. Result. liquido do exerccio T12) 7.421.891.68 T13) 7.398.39 T15) 10.950.00 Sd) 7.403.543.29

Prova de Aptido Profissional (PAP)

59

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Balancete de Verificao do Razo da Sociedade Vanae, Lda

Movimentao Descrio Debito 11.2 Edifcios 11.3 Equipa. Bsico 11.4 Equip/carga e trans 11.5 Equip. Administrativo 18. Amortizaes acumul. 21.2 Compra d mercadoria 26. Mercadorias 27. Mercadorias em trans. 31.1 Cliente corrente 31.2 Clientes c. titul. a rece 37.2 OVR 37.9 OVR 41. Ttulos negociveis 43. Deposito a ordem 45. Caixa 51. Capital Social 55. Reservas legais 81. Resultad. Transitados 33.1 Emprest. Bancrio 32.1 Fornecedores 32.2 Forneced./titul. pagar 34. Estado Prova de Aptido Profissional (PAP) 2.539.857.07 3.770.000.00 40.000.00 4.510.000 180.000.00 220.000.00 3.476.280.00 8.436.280.00 295.200.00 3.585.953.12 424.309.69 15.000.00 14.050.00 250.000.00 5.753.291.41 375.445.00 2.997.530.00 1.750.000.00 765.459.87 1.210.000.00 4853257.67 2.436.734.00 1.060.642.96 9.734.326.00 14.050.00 2145693.76 40.000.00 150.000.00 30.000.00 1696316.00 3476280.00 3.706.280.00 Credito Devedor

Saldos Credor

3.770.000.00 4.360.000.00 150.000.00 1.476.316.00 4.730.000.00 295.200.00 1.440.259.36 424.309.69 15.000.00 250.000.00 3.981.034.59 375.445.00 2.997.530.00 1.750.000.00 765.459.87 1.210.000.00 2313400.6 2.436.734.00 1.060.642.96 60

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010 137.629.00 367.010.32 220.000.00 4.670.000.00 193.000.00 137.629.00 367.010.32 4.450.000.00 193.000.00

34.9.1 Outros imp/trabalha. 34.9.2 CSS (empresa) 36. Pessoal 37. OVP

37.5 Juros 61. Vendas 66.3 D.P.P.O 68.3.1Ganhos/imobilizado 71. C.M.V 72.2 Remunerao pessoal 72.5 Encargo/remunerao 73. Amortizao d/exercc. 75.2.20 Comunicao 76.3 D.P.P.C 78.3 Amorti Extraordinria 82. Resultado operacional 83. Resultado financeiro 85 Resulta. no operacional R.L.E 2.398.843.64 39.108.15 58.345.00 3.706.280.00 4.587.629.00 367.010.32 1.009.816.00 150.000.00 31.709.76 47.395.00 9.820.735.32 39.108.15 58.345.00 7.421.891.68

75.000.00 2.398.843.64 39.108.15 58.345.00 3.706.280.00 4.587.629.00 367.010.32 1.009.816.00 150.000.00 31709.76 47.395.00 9.820.735.32 39108.15 58.345.00 18.348.39 7.403.543.29

75.000.00

Valor total

63.841.883.3 1

63.841.883.3 1

23.213.757.34

23.213.757.34

Prova de Aptido Profissional (PAP)

61

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Empresa: Vanae, Lda.

Valores expressos em Kwanzas.

Demonstrao de Resultados aos 31 de Dezembro de 2002 (por natureza)

Designao

Notas

Exerccio 2002 2.398.843.64 0.00 0.00 0.00 0.00 3.706.280.00 4.954.639.32 1.009.816.00 150.000.00 (7.421.891.68) 7.398.39 0.00 10.950.00 (7.403.543.29) 0.00 0.00 0.00 (7.403.543.29)

Vendas Prestaes de servios Outros proveitos operacionais Variaes nos produtos acabados em vias de fabrico Trabalho para prpria empresa Custo das mercadorias vendidas e das matrias primas e subsidiarias consumidas Custo com o pessoal Amortizaes Outros custos operacionais Resultado operacional Resultados financeiros Resultados em filiais e associados Resultados no operacional Resultados antes do imposto Imposto sob rendimento Resultado extraordinrio Imposto sob rendimento Resultado liquido do Exerccio

22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 35 34 35

O Tcnico de conta O Director Pedro Nelson Joo


Luanda, 19 de Maro de 2002 Prova de Aptido Profissional (PAP) 62

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Osvaldo Joo Pedro Comprovativo N. 001036, da D.N.F

Empresa: Vanae, Lda. Balano final em 31 de Dezembro de 2002 Valores expressos em Kwanzas

ACTIVO Activo fixo 11.2 Edifcios e outras construes 11.4 Equipamento de carga e transporte 11.5 Equipamento administrativo 18. Amortizaes acumulada Activo circulante 26. Mercadorias 27. Mercadorias em transito 31.1 Cliente corrente 31.2 Cliente com ttulos a receber 37. O.V.R 41. Ttulos negociveis 43. Deposito a ordem 45. Caixa

VALORES

CAPITAL PROPRIO E PASSIVO Capital prprio 51. Capital Social

VALORES

2.997.530.00 1.750.000.00 765459.87 (7403543.29) (1.890.553.42)

3.770.000.00 55. Reservas Legais 81. Resultado Transitado 4.360.000.00 88. Resultado Liquido do Exerccio Total do Capital Prprio 150.000.00 Passivo Passivo Corrente (1.476.316.00) 33.1 Emprstimo Bancrio/curto p. 32.1 Fornecedor corrente 4.730.000.00 32.2 Fornecedor com ttulos a pagar 34. Estado 295.200.00 34.9.1 C.S.S (Trabalhador) 1440259.36 34.9.2 C.S.S (Empresa) 36. Pessoal 424309.69 37. O.V.P 15.000.00 37.5.2 Juros 250.000.00 Total do Passivo (3.981.034.59) 375.445.00

1.210.000.00 2313400.6 2.436.734.00 1.060.642.96 137.629.00 367010.32 4.450.000.00 193.000.00 75.000.00 12.243.416.88

Total do Activo

10.352.863.46

Total do Capital Prprio + Passivo

10.352.863.46 63

Prova de Aptido Profissional (PAP)

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

CONCLUSO
De acordo com as investigaes feitas conclui-se que: A demonstrao de resultados de capital importncia devido ao seu carcter informativo, a influencia que tem na anlise econmica e financeira da empresa, e tambm no processo de tomada de decises por parte dos gestores. A demonstrao de resultados representa um conjunto de operaes ou lanamentos contabilsticos efectuados no fim do exerccio econmico com o objectivo de se apurar o resultado liquido da empresa. A demonstrao de resultados composta pelos proveitos e ganhos que representam benefcios (+) e custos e perdas que representam prejuzos (-) para a empresa. As operaes que do lugar as demonstraes de resultados provocam factos ou variaes modificativas ou quantitativas, alterando assim um dos elementos do balano (capital prprio). Da diferena entre os proveitos e ganhos e os custos e perdas se obtm as seguintes situaes: a) P C > 0 Resultado liquido positivo (lucro) b) P C < 0 Resultado liquido negativo (prejuzo) c) P C = 0 Resultado liquido Nulo Das trs situaes possveis, a que melhor representa o bom servio de um gestor para qualquer empresa e uma situao financeira benfica ou positiva e que toda empresa deseja alcanar a primeira situao, sendo a segunda descartada e a terceira aceitvel, mas dificilmente ocorrem. A Demonstrao de resultados presta informaes administrao fiscal relativamente ao surgimento do valor do imposto sobre os lucros a pagar ao estado. Reflecte a principal fonte de receitas da empresa, permitindo tambm ter-se uma ideia geral do desempenho operacional da empresa mediante a anlise dos resultados operacionais. Apresenta-se insuficiente para uma gesto integra e saudvel, na medida em que de forma isolada no consegue fornecer para os seus utentes todas as informaes Prova de Aptido Profissional (PAP) 64

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

desejadas e necessrias, principalmente para aqueles que dirigem e agem com base as informaes contabilsticas.

SUGESTES:
Sugere-se que A empresa melhore a sua gesto no sentido de obter um resultado que no ponha em causa o funcionamento da mesma. A empresa diversifique a sua actividade no sentido de ascender tambm a sua rentabilidade. Se participe em programas ou seminrios de capacitao relativamente a gesto de stock, para haver melhor gesto e se evitar futuras rotura de stock. O Ministrio das finanas de acordo com o artigo 6. do decreto n. 82/2001 de 16 de Novembro, reformule alguns pontos do plano geral de contabilidade, de modo a preencher as lacunas relativamente verificadas no contedo terico das contas, e que efectue a unificao entre os proveitos e ganhos e os custos e perdas no operacionais com os proveitos e ganhos e os custos e perdas extraordinrias passando a existir apenas um, bem como tambm a unificao dos proveitos e ganhos e os custos e perdas financeiros com os proveitos e ganhos e os custos e perdas financeiros em filiais e associadas. Passando assim, os proveitos e ganhos e os custos e perdas a estruturarem-se apenas em operacionais, financeiros e extraordinrios em semelhana com o plano oficial de contabilidade de Portugal. Que as empresas terminem com a mania da confidencialidade das sua Demonstraes financeiras, para que os estudantes possam obter informaes para o estudo de caso dos seus trabalhos de fim do curso.

Prova de Aptido Profissional (PAP)

65

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Historial das Operaes Realizadas (sistema de inventario intermitente)


1. Comprou mercadorias a Crdito pela factura n 00147/09 no valor lquido de 3.540.000.00 (imposto de consumo includo de 10% e desconto comercial de 1.8% 2. Pagou com cheque n 00045009 45% da divida da factura n 00147/09, tendo beneficiado posteriormente de uma nota de credito de um desconto de pronto pagamento de 2.5% sob o valor pago e para 50% da divida aceitou uma letra. 3. Venda a credito pela factura n 006001/09 no valor ilquido de 2.680.000.00 (imposto de consumo includo) beneficiou 1.4% de desconto comercial. 4. Aos 16 de Maro de 2002, com cheque n 109100 adquiriu um edifcio administrativo por 3.520.000.00. 5. O cliente da operao 3, pagou 80% do valor da factura via banco, tendo posteriormente beneficiado de um desconto de pronto pagamento de 1.5% sob o valor pago. 6. Aos 25/06/02, a viatura Volvo LDL 01 06, foi vendido por 33.345.00 (via banco). 7. Aos 28/02/02, o gerador elctrico, incendiou, tendo ficado inutilizado. AGA Insurence (seguradora), assumiu a indemnizao de 50% do valor. 8. Contabilizou os salrios: valor liquido 4.450.000.00; INSS 11% na qual 8% sero encargo sob rendimento. 9. Pagou por transf. Oficio n A0011023/09 os salrios em atraso. 10. Aos 14/05/02, adquiriu um camio Mercedez por 4.280.000.00 via banco (transf. Of. N 00120261/09) 11. Vendeu alguns Salvados do gerador incendiado por 10.000.00 via caixa. 12. Pagou por cheque (visado) n 109104, cartes de telefones pr pago, 150.000.00. 13. A seguradora, pagou a indemnizao assumida via banco (transferncia). 14. Venda a crdito de um dos computadores por 15.000.00 (totalmente amortizado) 15. Registo das amortizaes do edifcio administrativo, do camio Mercedez e das secretrias no valor de 52.800.00, 951.016.00 e 6000.00 respectivamente. Obs: O stock final de mercadorias de 4.730.000.00; o imposto sob lucro a pagar de 35%

Prova de Aptido Profissional (PAP)

66

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Elementos de Inventario aos 31/12/2001


Descrio Edifcio Computadores HP e NCR Toyota LDD Volvo LDL Secretrias Gerador elctrico Data 1982 Junho/95 1998 Set/1999 Abril /94 Dez/1999 Quantidade Taxa 01 04 01 01 06 01 5% 16.66% 33.33% 33.33% 10% 14.28% Valor 250.000,00 120.000,00 8000,00 150.000,00 60.000,00 40.000,00

Elementos de Inventrio do Activo Fixo da Empresa em 31/12/02

Descrio

Data de aquisio

Quantidade Taxa

Valor de aquisio

Edifcio Edifcio administrativo Computador HP/NCR Toyota LDD Camio Mercedes Secretrias

1982 16/03/2002 Junho/95 1998 14/05/02 Abril/94

01 01 03 01 01 06

5% 2% 16.66% 33.33% 33.33% 10%

250.000.00 3.520.000.00 90.000.00 150.000.00 4.280.000.00 60.000.00

Quadro de amortizao dos Meios Fixos


Prova de Aptido Profissional (PAP) 67

Colgio So Versar

Demonstrao de Resultado Ano 2010

Descrio

Data de aquisio

Valor de aquisio

AE 31/12/2002

A. Acumulado

V. Contabilstico

Edifcio Edifcio administrativo Computador HP/NCR Toyota LDD Camio Mercedes Secretrias

1982 16/03/2002

250.000.00 3.520.000.0 52.800.00

250.000.00 52.800.00 3.467.200.00

Junho/95

120.000.00

120.000.00

1998 14/05/02

80.000.00 4.280.000.00 951.016.00

80.000.00 951.016.00 3.328.984.00

Abril/94

60.000.00

6000.00

52.500.00

7.500.00

Prova de Aptido Profissional (PAP)

68

Potrebbero piacerti anche