Sei sulla pagina 1di 52

A IMPORTNCIA DE UMA CORRETA ANAMNESE NOS TRATAMENTOS ESTTICOS

Prof. Martha Martins

SEMIOLOGIA Estudo que trata: investigao anlise diagnstico.

INTRODUO
A Esttica, como profisso da rea da Sade Adotar e estruturar valores, princpios e normas para guiar sua ao de trabalho; A necessidade de elaborar modelos para guiar o nosso agir; A ao profissional deve ter como marca a compreenso e a reflexo terica; Aos profissionais da rea cabe criar, selecionar e aplicar os modelos que sejam mais adequados ao tipo de servio que prestam.

BASES TERICO-METODOLGICAS PARA A COLETA DE DADOS EM ESTTICA

TEORIA > O APRENDIZADO NO PODE PRESCINDIR DA TEORIA E DA PRTICA PRTICA. Aprender significa estar apto a fazer; Para isso necessrio que se conhea os fundamentos (teoria); Transformao desses fundamentos em aes do dia-a-dia.

BASES TERICO-METODOLGICAS PARA A COLETA DE DADOS EM ESTTICA METODOLOGIA > Pesquisa exploratria; Descritiva por meio de reviso sistemtica; Processo que resulta na sntese da informaes disponveis em dado momento; Sobre um problema especfico; De forma objetiva e reproduzvel, por meio de mtodo cientfico.

A Construo de Instrumentos de Coleta de Dados


O processo de esttica utilizado como mtodo para o cuidado, bem-estar da sade da pele e aumento da auto-estima de nosso cliente; Deve propiciar condies de individualizar o cuidado do cliente; Possibilitar maior integrao do esteticista com o cliente; Possibilitar uma maior interao com a equipe multidisciplinar.

TCNICAS DE ENTREVISTA

o tempo do exame em que o esteticista vai avaliar o cliente; No contato com o cliente o esteticista deve sempre identificar-se; necessrio, com habilidade, moderar a fala do cliente extrovertido, evitando detalhes sobre fatos no relacionados com o interesse do diagnstico.

TCNICAS DE ENTREVISTA
Quando o cliente estiver falando, primeiro ouvi-lo, se possvel olhando-o em seus olhos (nunca ficar de cabea baixa ou fazendo anotaes neste momento; Coordenar tempo de ouvir e tempo de escrever); Aps seu relato (do cliente), anotar os dados no pronturio;

TCNICAS DE ENTREVISTA
Lembrar que, quando o cliente o procura, ele se encontra insatisfeito com sua imagem, com dvidas, podendo at estar desesperado; Confia ao profissional seu bem maior, que a sua vida, com a esperana de melhora e esclarecimentos; necessrio que aps a consulta, seja explicado, de maneira que ele entenda sua patologia e como ser o tratamento; Que no saia com as mesmas dvidas e preocupaes que tinha no incio do atendimento.

QUESTIONRIO
As perguntas a serem feitas ao cliente dividem-se em 3 tipos: Perguntas Abertas - As do tipo abertas devem ser feitas de tal maneira que o paciente se sinta livre para expressar-se, sem que haja nem um tipo de restrio. Ex: "O que o sr. est sentindo?"

QUESTIONRIO

Perguntas Focadas - As focadas so tipos de perguntas abertas, porm sobre um assunto especfico, ou seja, o paciente deve sentir-se vontade para falar, porm agora sob um determinado tema ou sintoma apenas.

Ex: "Qual parte incomoda mais?".

QUESTIONRIO
Perguntas Fechadas - As perguntas fechadas, servem para que o entrevistador complemente o que o paciente ainda no falou ou no deixou bem claro, com questes diretas de interesse especfico.

Ex: "A celulite incomoda quando o sr. anda ou quando o sr. est sentado?".

A ORGANIZAO DAS AES EM ESTTICA


Consiste na elaborao de um planejamento das aes de cuidar. Tem suas bases em cinco fases seqenciais e interrelacionadas: Levantamento de dados Avaliao Diagnstico Planejamento Implementao

LEVANTAMENTO DE DADOS:
dividida em 2 partes: ANAMNESE > possui itens especficos que devem ser anotados pelo profissional seguindo o relato do paciente. EXAMES FSICOS > onde podemos desenvolver testes especficos de avaliao. COMPLEMENTO DA AVALIAO > exames complementares > provas clnicas e/ou funcionais.

1.

2.

1. ANAMNESE
Identificao Histria Clnica QP Queixa Principal HDA Histria da Doena Atual (sintomatologia, poca de incio, histria da evoluo da doena, entre outros) HPP Histria Patolgica Pregressa ou HMP Histria Mdica Pregressa (informaes sobre toda a histria mdica do paciente, mesmo das condies que no estejam relacionadas com a doena atual). HF Histria Familiar ( perguntado ao cliente sobre sua famlia e suas condies de trabalho e vida. Procura-se alguma relao de hereditariedade das doenas).

HS Histria Social (Procura-se a informao sobre a ocupao do paciente,como: onde trabalha, onde reside, se tabagista, alcoolista ou faz uso de outras drogas. Se viajou recentemente, se possui animais de estimao (para se determinar a exposio a agentes patognicos ambientais). Suas atividades recreativas, se faz uso de algum tipo de medicamentos (inclusive os da medicina alternativa), pois estas informaes so muito valiosas para o profissional levantar hipteses de diagnstico. HGP - Histria Gestacional do Parto ou HGO Histria Ginecolgica e Obsttrica Reviso dos Sistemas

Ateno:
1) NO DEIXE DE REGISTRAR: o (s) motivo (s) que levou o paciente a procurar os seus servios. 2) REGISTRE: Localizao, Qualidade, Quantidade e Intensidade; Circunstncias que ocorreram; Tempo (incio, durao e freqncia); Fatores que agravaram ou aliviaram esses sintomas; Manifestaes associadas e tratamentos j realizados.

2. EXAME FSICO Inspeo - Avaliao visual (sinais). Palpao Contato manual


(percepo ttil + conhecimento).

Testes - Avaliao da capacidade e qualidade.

COMPONENTES DA AVALIAO CORPORAL


Para os objetivos dos profissionais da rea de sade, as medidas antropomtricas mais utilizadas so:

postura estatura massa permetros corporais espessura de dobras cutneas

Postura

Simetrgrafo
No deve ter a pretenso de diagnosticar desvios posturais, com o intuito de prescrever tratamento; Nosso objetivo: identificar desvios que parecem importantes e significativos, levando o cliente a distores estticas;

identificar os desvios posturais mais evidentes; observao de pontos anatmicos especficos; permitiro identificar possveis assimetrias decorrentes desta alterao postural.

Principais desvios : Escoliose Lordose Cifose Rotao

ALTERAES ESTTICAS

HIPERLORDOSE LOMBAR: Abdomen Protruso

LORDOSE LOMBAR: Abdomen Inferior Aumentado

Massa - Kg
Instrumento: Balana (mecnica/digital)
Para a realizao da medida da massa o avaliado deve: estar em p, com o mnimo de roupas possvel, de costas para a escala da balana, com afastamento lateral dos ps, com o peso do corpo igualmente distribudo entre ambos os ps, ereto, com o olhar num ponto fixo sua frente, a medida registrada com resoluo de 100g.

Estatura
Instrumento: Estadimetro medida da estatura > a distncia entre a planta dos ps e o vrtex (ponto mais alto da cabea); o avaliado deve estar descalo; o peso do avaliado deve ser distribuda em ambos os ps;

a cabea posicionada no Plano Horizontal; os braos livremente soltos ao longo do tronco, com as palmas voltadas para as coxas; o avaliado deve manter os calcanhares unidos e tocando a borda vertical do estadimetro.

Permetros Corporais
Instrumento: Trena Metlica Procedimentos: A trena deve ser colocada sobre a pele nua sem pression-la excessivamente, pois como a medida realizada sobre partes moles isso poderia alterar o real valor da medida. Uma caracterstica das medidas de permetros corporais que apresentam diferentes padres para uma mesma medida. Quando nosso objetivo apenas de acompanhamento das medidas, devemos escolher o padro mais adequado s nossas necessidades e possibilidades, repetindo-os da mesma forma nas reavaliaes.

Trax
coloca-se a trena na altura da quarta articulao esterno costal. podem ser medidos, dois outros pontos, na altura dos mamilos ou na altura do apndice xifide do esterno.

Brao
realizada no ponto de maior permetro aparente.

Antebrao
realizada no ponto de maior permetro do antebrao.

Cintura
H diferentes padres para a realizao dessa medida, normalmente realizada no ponto de menor permetro do tronco.

Abdome Encontraremos diferentes padres para esta medida tambm. alguns autores prope que seja realizada na altura da cicatriz umbilical; outros no ponto de maior permetro aparente do tronco.

Quadril esta medida realizada no ponto de maior circunferncia aparente dos glteos, com o avaliado em p e com os ps unidos.

Coxa
Esta medida pode ser realizada de duas formas: coxa proximal > a trena posicionada imediatamente abaixo da prega gltea. coxa medial > na metade da distncia entre a linha inguinal e a borda superior da patela.

Perna Posiciona-se a trena


transversalmente no ponto de maior circunferncia da perna.

Tornozelo
Esta medida realizada no ponto de menor circunferncia do tornozelo, imediatamente acima dos malolos lateral e medial da tbia.

Dobras Cutneas
Instrumento: Compasso de dobras cutneas, Adipmetro Procedimentos:
Destacar o tecido adiposo do tecido muscular utilizando os dedos polegar e indicador da mo esquerda, e segurar a dobra cutnea at que a leitura da medida tenha sido realizada. Introduzir as hastes do compasso de dobras cutneas aproximadamente um centmetro abaixo dos dedos que esto segurando a dobra.

Trceps
medido na face posterior do brao, paralelamente ao eixo longitudinal.

Subescapular
A medida executada obliquamente em relao ao eixo longitudinal, seguindo a orientao dos arcos costais, sendo localizada a dois centmetros abaixo do ngulo inferior da escpula.

Axilar mdia

Supra-ilaca

Bceps

Torcica uma medida oblqua em relao ao eixo longitudinal, para homens > na metade da distncia entre a linha axilar anterior e o mamilo; para mulheres > a um tero da distncia da linha axilar anterior.

TERMOGRAFIA DE CONTATO
AVALIAO ESTTICA DE CELULITE: COMO ENCONTRAR E CLASSIFICAR

Perimetria ou Avaliao Biomtrica Circunferncias Percentual de Gordura - %G IMC e outros.

MEDIDAS APLICADAS NA AVALIAO BIOMTRICA CORPORAL


ALTURA - PESO - DOBRAS CUTNEAS

Percentual de gordura (%G) (tabelas/adolescentes e adultos) Clculo do Peso Ideal ndice de Massa Corporal - IMC (tabelas/adolescentes e adultos) Peso Corporal Desejvel Peso Magro, Percentual de Gordura a partir do Peso Magro Massa Corporal Desejvel

COMPONENTES DA AVALIAO FACIAL


EXAME FSICO
INSPEO E PALPAO: TEMPERATURA DA PELE TNUS MUSCULAR NVEL DE HIDRATAO BIOTIPOS CUTNEOS (Classificao da Pele Leslie Baumann) hidratao, sensibilidade, pigmentao e tendncia a enrugar

FOTOTIPO ALTERAES MORFOLGICAS E DE RELEVO (Classificao do nvel de Envelhecimento da Face) EXAME DE SENSIBILIDADE CRONOBIOLOGIA CUTNEA

O EXAME DA PELE E SEUS ANEXOS


Leses Elementares Primrias
Planas Slidas Contedo Lquido

Secundrias
Alteraes de consistncia e espessura. Alteraes produzidas por perda de substncia.

Farmacodermias Piodermites Eczemas

Avaliao Diagnstico Planejamento


(Elaborar o Programa de Tratamento)

Implementao
(Tratamento + Ficha de Acompanhamento)

FINALIZANDO
No economize em uma avaliao, pois quem economiza na avaliao, perde no tratamento. Seja flexvel numa conduta de tratamento. Caso perceba falhas no seu programa, reavalie e mude. Leve em considerao a relao custo/benefcio, na seleo dos recursos utilizados. No se acomode nas " receitas ou protocolos", personalize ao mximo os seus programas de tratamento. A cliente deve ter sempre conhecimento dos efeitos dos aparelhos, cosmticos ou de outros procedimentos a serem usados.

Preste bastante ateno ao que sua cliente diz em relao ao tratamento. Ela lhe dar informaes importantes. Nunca consulte manuais na presena da cliente. Atualize - se. Cuide da sua aparncia. "No basta ser, tem que parecer que ". Entreviste e observe. Os problemas dos clientes, so as bases da sua profisso; demonstre interesse sempre. Ateno para a tica: Nunca julgue um tratamento de outro profissional.

As chaves do sucesso:

A FORMAO A INFORMAO A TRAJETRIA A HONESTIDADE

BIBLIOGRAFIA: BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de & cols. Anamnese e Exame Fsico. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2000. BAUMANN, L. Pele Saudvel: a frmula perfeita para o seu tipo de pele. Editora Campus, 2007. http://www.avaliacaofisica.com.br

MUITO OBRIGADO.

Martha Martins Contato: Tel.: (21)9852-0871 E-mail: marthamartinsa@gmail.com

Potrebbero piacerti anche