Sei sulla pagina 1di 7

Primeira Epstola de Pedro

AUTOR O autor se identifica como "Pedro, Apstolo de Jesus Cristo" (1.1) e no h evidncias de que a autoria de Pedro tenha alguma vez sido questionada na igreja primitiva. Descreve a si prprio como testemunha dos sofrimentos de Cristo (5.1) e existem ecos dos ensinamentos e dos feitos de Jesus na epistola (compare 3.14 com Mt 5.10-12; e 5.2-3 com Joo 21.15-17). Paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os discursos de Pedro em Atos do ainda mais apoio autoria de Pedro (compare 2.7-8 com Atos 4.10-11). Silvano, que acompanhou Paulo em sua segunda viagem missionria, provavelmente tenha sido secretrio de Pedro na escrita do livro (ver 5.12), o que explica o estilo polido do grego da carta. Pelos seus escritos, Paulo chamado o Apstolo da F, Joo, o Apstolo do Amor, e Pedro, o Apstolo da Esperana. DESTINATRIOS, LOCAL DE ESCRITA E DATA PROVVEL Pedro se dirige aos cristos que vivem em vrias partes da sia Menor: Ponto, Galcia, Capadcia, sia e Bitnia.

Muito embora descritos como peregrinos da disperso (judeus espalhados pelo mundo), provavelmente eram, em sua maioria, gentios convertidos, pois Pedro afirma que eles no eram povo de Deus (2.10) e, tambm, sua antiga vida de obscenidades, bebedeira e idolatria (4.3) descrevia mais os pagos gentios do que os judeus do Sculo I. Pedro diz que escreveu a carta de Babilnia (5.13), o que pode se tratar mesmo da localidade de Babilnia; outra possibilidade, como afirma a tradio primitiva, Babilnia poderia estar simbolizando Roma, como medida de prudncia caso a carta casse em mos erradas. A tradio antiga tambm sugere que Pedro foi martirizado em Roma junto com a severa perseguio de Nero aos cristos depois do incndio de Roma em 64 dC. Esta carta foi escrita provavelmente perto do fim da vida de Pedro, mas enquanto ele ainda poderia dizer: honrai ao rei (2.17). O incio dos anos 60 uma boa estimativa para a composio da carta. CENRIO Pedro escreve aos cristos que esto sofrendo rejeio no mundo devido sua obedincia a Cristo (4.3-4, 12-16). Refere-se a eles como peregrinos e forasteiros (1.1,17; 2.11) e relembra-os de que tm uma herana celestial, e que o poder de Deus (certamente o Esprito Santo) haveria de guard-los, mediante a f, para a salvao que h de se revelar na segunda vinda de Cristo (1.3-7). Embora sofrer seja a ardente prova (4.12), aparentemente no h vinculao a martrio (3.13-14; 4.16).

TEMA E PROPSITO Esto descrito em 1Pe 5.12: Por meio de Silvano, que para vs outros fiel irmo, como tambm o considero, vos escrevo resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta a verdadeira graa de Deus; nela estai firmes. A palavra traduzida por exortando tem a mesma raiz de paracleto, o que nos lembra o ministrio do Esprito Santo de consolar e encorajar. A palavra testificando significa testemunhando e tem a mesma raiz da palavra mrtir. Podemos, ento, explicitar o propsito da carta: Pedro escreveu, resumidamente, com base em seu prprio testemunho, para encorajar os irmos a permanecerem firmes na graa de Deus, suportando com pacincia seus sofrimentos e triunfando sobre as perseguies, aflies e provaes. CRISTO EM 1. PEDRO

Preexistia antes da fundao do mundo (1.20); Em Esprito, pregou e profetizou no Antigo Testamento por intermdio dos profetas (1.1011; 3.18-20; 4.6); Seu sangue nos redimiu do pecado e nos resgatou da nossa v maneira de viver (1.18-19; 3.18); Sua ressurreio nos deu uma nova vida, cheia de uma esperana incorruptvel, incontaminvel, imarcessvel, reservada nos cus (1.3-5; 3.21); Sua revelao (em sua segunda vinda) ser gloriosa, e deve ser fonte de graa para nosso viver (1.7,13;2.12; 4.13; 5.1,4); Ele e a Pedra que os edificadores rejeitaram e que foi posta como a Pedra Angular (2.4-8); Ele a nossa preciosidade (2.7); Ele o exemplo a ser seguido ao padecemos injustamente (2.21-23; 3.17-18; 4.1,13-14); Ele e o Pastor e Bispo das nossas almas (2.24-25).

PRINCIPAIS PALAVRAS DO LIVRO

Peregrinos (1.1,17; 2.11) Significa que, embora vivendo neste mundo, j no somos mais daqui. Nosso lar est reservado nos cus (1.4). Este mundo h de se tornar hostil para ns (4.3-4,12-14);

Revelao (De Jesus Cristo) (1.5,7,13; 4.13; 5.1) Refere-se ao momento glorioso no ltimo tempo, cheio de regozijo e alegria, que ocorrer na segunda vinda de Cristo, quando nossa salvao h de se completar, e quando tomaremos posse da nossa herana celestial.

Salvao (1.5,9,10; 3.21; 4.18) No se refere salvao inicial, que operada em nosso esprito quando nascemos de novo (Ti 3.4-6). Trata-se da salvao da nossa alma e do nosso corpo, que um processo que se inicia quando recebemos a Cristo e s vai se completar na Sua revelao.

Provaes (1.6-7, 4.12) Sofrer, Padecer, Sofrimento (1.11; 2.19-21, 23; 3.14,17-18; 4.1,13-15,19; 5.1,9-10 )

Este o principal tema do livro, referindo-se ao sofrimento de Cristo por ns, deixando-nos Seu exemplo, e ao nosso sofrimento por causa de Cristo e por causa de Sua justia.

Graa (1.2,10,13; 2.18,20; 3.7; 4.10; 5.5,10,12) Juntamente com o tema do sofrimento, est o tema da graa. Deus d graa para suportar o sofrimento queles que querem fazer Sua vontade. Nessa graa devemos permanecer firmes.

Conduta, Procedimento (1.15,18; 2.11; 3.1,16) Conduta diz respeito vida de santidade. Nossa conduta deve ser correta diante do mundo e diante das autoridades constitudas; os servos devem se sujeitar aos seus senhores; as mulheres devem ganhar seus maridos para Cristo atravs do seu procedimento exemplar. Se padecermos, que no seja por causa da nossa m conduta para com o mundo, mas por causa do nome de Cristo.

Amados (2.11; 4.12) O irmo Griffith Thomas, um grande mestre da Palavra de Deus, divide esta epstola em trs partes, tendo como base a palavra amados. A primeira parte, 1.11 a 2.10, intitulada Privilgio; a segunda parte, 2,11 a 4.11, intitulada Dever; a terceira parte, 4.12 a 5.13, Provao. No trabalharemos com esse enfoque, mas captulo a captulo.

CAPTULO 1

Saudao (1.1-2) Pedro, apresentando-se como apstolo de Jesus Cristo, destina a carta aos peregrinos da Disperso, afirmando queles que estavam sofrendo por causa do Evangelho, logo na saudao, que aqui no nosso lar, mas que somos como forasteiros nesta terra. Afirma tambm a esses cristos que eles eram escolhidos por Deus na santificao do Esprito (por possurem o Esprito Santo) para viverem uma vida de obedincia e santidade (asperso do sangue de Jesus Cristo ver Hb 9.13-14). Em seguida abenoa os irmos, para que a graa e a paz sejam multiplicadas em suas vidas.

A Graa da Salvao e as Provaes (1.3-12) Pedro afirma que a ressurreio de Cristo dentre os mortos fez nascer em ns uma viva esperana para uma herana incorruptvel, incontaminvel, imarcessvel, reservada nos cus para ns. Tambm, que somos guardados pelo poder de Deus, mediante a f, para a salvao que est preparada para se revelar no ltimo tempo, na revelao de Jesus Cristo, isto , em sua segunda vinda. A plena salvao colocada no futuro, mas sua fora se mostra no j presente, porque o poder de Deus (a ao do Esprito Santo)h de nos guardar para aquele dia. A respeito desta graa, que a ns foi destinada, os profetas indagaram e profetizaram diligentemente, prevendo os sofrimentos que a Cristo haveriam de vir, e a glria que haveria de resultar para ns. No entanto, embora exultantes por essa esperana, por um pouco de tempo, necessrio que passemos por provaes, que tem em vista a prova da nossa f. Assim como o fogo purifica o ouro, a nossa f aprovada redundar em glria e honra na revelao de Jesus Cristo.

Exortao Santidade (1.13-24) Sabendo destas coisas, Pedro nos exorta a sermos sbrios e esperarmos na graa que nos oferecida na revelao de Jesus Cristo, ou seja, na glria daquele dia e no poder de Deus que nos h de guardar at l.

Ento, como fez na saudao da carta, nos exorta obedincia e santidade em toda a nossa conduta durante o tempo da nossa peregrinao (paroikia= para+oicos), relembrando-nos: Que fomos resgatados da nossa v maneira de viver por meio da morte remidora de Cristo, e que por Ele cremos em Deus;

Que a Sua ressurreio e Sua glorificao nos fazem ter esperana em Deus;

Que temos purificado nossas almas na obedincia verdade, que leva ao amor fraternal no fingido; CAPTULO 2 Que, por isso mesmo, devemos nos amar ardentemente uns aos outros; Que temos nascido de novo pela Palavra de Deus que permanece para sempre.

Necessidade de crescermos (2.1-3) Como recm-nascidos, precisamos desejar o puro leite da palavra (logikos) para podermos crescer. Para crescermos precisamos de duas coisas: deixar a v maneira de viver (malcia, engano,fingimento, inveja, maledicncia) e buscar ardentemente a palavra de Deus. Temos que experimentar em nossa vida que o Senhor bom.

Igreja, o Edifcio de Deus (2.4-10) Pedro nos mostra que fomos feitos como pedras vivas na edificao de uma casa espiritual, a igreja, onde somos sacerdcio santo, onde oferecemos sacrifcios espirituais agradveis a Deus, atravs de Jesus Cristo, a pedra angular desse edifcio. Cristo se tornou pedra de tropeo para os que o rejeitaram, mas para ns, os que cremos, se tornou a pedra principal, o fundamento, a nossa preciosidade, em quem no nos confundimos. Somos agora a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Conduta para com descrentes e autoridades (2.11-17) Lembrando novamente nossa condio de peregrinos e forasteiros, Pedro nos exorta a nos abstermos dos desejos da carne, que combatem contra a alma, e para mantermos uma conduta correta para com os descrentes, para que o nosso bom testemunho diante deles seja motivo de louvor no dia da visitao (segunda vinda de Cristo). Como servos de Deus, e por amor a Ele, somos exortados a nos sujeitarmos a toda autoridade humana, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como seus enviados.

Conduta dos servos cristos (2.18-20) Pedro exorta que os servos sujeitem-se aos seus senhores, no somente aos bons, mas tambm aos maus. Ensina que graa que algum, por causa da conscincia para com Deus, suporte tristeza, padecendo injustamente; ensina tambm que, se somos afligidos fazendo o bem e sofrermos o dano com pacincia, isso graa de Deus, o poder de Deus para a salvao preparada para o dia de Cristo.

Cristo, nosso exemplo diante do sofrimento (2.21-25) Temos que seguir as pegadas de Cristo: Ele no cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; e sendo injuriado, no injuriava, quando padecia, no ameaava, mas entregava-se quele que julga retamente.

Ele levou sobre o seu corpo os nossos pecados, para que pudssemos viver para a justia; pelas suas feridas fomos sarados. Agora Ele o Pastor e Bispo das nossas almas, e portanto, vai nos ajudar a sermos conduzidos para a vontade de Deus em momentos difceis. Esta a graa do poder de Deus sobre ns!

CAPTULO 3

Conduta das mulheres e dos maridos cristos (3.1-7) Semelhantemente aos servos com os seus senhores, as mulheres devem ser submissas aos seus maridos, para que, se alguns deles no obedecem palavra, sejam ganhos, sem palavra, pela conduta santa de suas mulheres. O adorno das mulheres no deve focar o traje exterior do corpo, mas o ntimo do corao, no incorruptvel traje de um esprito manso e tranqilo, que precioso diante de Deus. Igualmente, os maridos devem viver a vida comum do lar com discernimento, dando honra mulher como vaso mais frgil, e como sendo elas co-herdeiras da graa da vida. Portanto a herana deve ser conquistada em conjunto com a esposa. Sem esse padro de conduta at mesmo nossas oraes ficam interrompidas.

Conduta diante dos irmos (3.8-13) Finalmente, Pedro nos exorta para sermos todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes e no retribudo mal por mal; antes, pelo contrrio, bendizendo, porque fomos chamados para herdar uma bno com eles.

Conduta diante da injustia e ameaas do mundo (3.14-22) Se padecermos por amor da justia, somos bem-aventurados (Mt 5.10-12). Portanto, no devemos temer nem nos perturbar com as ameaas do mundo. Antes, devemos santificar a Cristo em nossos coraes e buscar estar preparados para responder com mansido e temor a razo da esperana que h em ns. Devemos procurar ter uma boa conscincia em relao nossa boa conduta em Cristo, para que o mundo no tenha motivo para falar contra ns e fiquem confundidos os que o fizerem. Se tivermos que sofrer, que seja, ento, fazendo o bem. Esse foi o exemplo de Cristo, o justo que morreu pelos injustos, para levar-nos a Deus, morto na carne, mas vivificado em Esprito. Assim como nos dias de No oito pessoas se salvaram na arca atravs da gua, o batismo cristo uma figura da nossa salvao, no s no despojamento da carne, mas na indagao de uma boa conscincia para com Deus, pela ressurreio de Jesus Cristo, a quem foi dada toda a autoridade nos cus e na terra.

CAPTULO 4

Fazendo a vontade de Deus, no a dos homens (4.1-6) Pedro nos exorta a nos determos em fazer a vontade de Deus e no a concupiscncia dos homens, da qual fomos libertos, afirmando que essa atitude vai entrar em confronto com as pessoas do mundo, que havero de blasfemar contra ns por no concorremos com elas em sua dissoluo desenfreada. Porm, Deus h de julgar a todos em futuro breve; portanto devemos ser sbrios e vigiar em orao.

Servindo uns aos outros em amor (4.7-11)

Novamente, somos exortados a ter, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multido de pecados. Tambm, devemos ser hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurao. Tambm, devemos nos prontificar a servir uns aos outros em amor, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus que dada a cada um de ns. Alguns de ns podem ter dons de proeminncia, como o de falar. Se algum falar, fale como entregando palavra de Deus. Outros, podem ter dons mais singelos, como o de servir. Se algum serve, sirva segundo a fora que Deus concede. Qualquer que seja o dom, que tudo seja feito para a glria de Deus.

Sofrendo segundo a vontade de Deus (4.12-19) Mesmo servindo a Deus e fazendo o bem, no devemos nos surpreender com o fogo ardente que vem sobre ns para nos provar, como se fosse coisa estranha. Devemos, de antemo, nos alegrarmos por sermos participantes das aflies de Cristo, para que tambm, na revelao da Sua glria, nos regozijemos e exultemos. Se pelo nome de Cristo formos rejeitados pelo mundo, bem-aventurados seremos, porque sobre ns repousa o Esprito da Gloria, o Esprito de Deus, e isso graa de Deus. Se padecemos como cristos, no devemos nos envergonhar, antes, glorificar a Deus no nome de Cristo. Nosso sofrimento faz parte das aflies de Cristo. como se o julgamento de Deus sobre os homens j tivesse comeado por ns, sua casa. E se a nossa salvao demanda nosso sofrimento por causa de Cristo como parte de Seu sofrimento por ns, isto , se os justos so salvos com dificuldade e sofrimento, como comparecer diante de Deus o mpio e o pecador? Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.

CAPTULO 5

Conduta dos ancios e dos mancebos (5.1-9) Aos ancios, Pedro, como um ancio e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e como participante da glria que h de se revelar, exorta que eles apascentem o rebanho de Deus:

No por fora (obrigado), mas espontaneamente (de corao); No por torpe ganncia (porque tem algo a ganhar), mas de boa vontade; No como dominadores, mas servindo de exemplo.

A recompensa vir quando se manifestar o sumo Pastor. Semelhantemente, os mais novos, devem ser sujeitos aos mais velhos.

A potente mo de Deus (5.1-1) Todos, porm, devemos estar cingidos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. Temos que nos humilhar debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo nos exalte, isto , para podermos ser sustentados pela sua graa e guardados, mediante a f, para a salvao que est preparada para ns (1.5). Por isso, temos que lanar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de ns, quer manifestar Seu poder e Sua graa em nossas vidas. Porque o diabo, nosso adversrio, anda em derredor, rugindo como leo e procurando a quem possa tragar, devemos ser sbrios e vigilantes, resistindo firmes suas investidas contra ns, e contra sua igreja.

E o Deus de toda a graa, que em Cristo nos chamou Sua eterna glria, depois de padecermos por um pouco de tempo, Ele mesmo nos h de aperfeioar, confirmar e fortalecer. Esta a verdadeira graa de Deus; nela permaneamos firmes!

Potrebbero piacerti anche