Sei sulla pagina 1di 9

PREPARAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO - INFORMTICA

ESTUDO DO CENRIO DA REA


PROFISSIONAL

CLOUD COMPUTING

TAIN CRISTINA 2 MDULO S INFORMTICA PROFESSORA: AMANDA ANTQUIO

Introduo
Voc conseguiria imaginar sua vida sem computador? Ou sem Internet? Pois pode acreditar: em breve, tambm ser impossvel imaginar seu dia-a-dia sem essa tal de cloud computing. Se voc ainda no sabe o que isso, cloud computing o termo utilizado para batizar tudo aquilo que est hospedado na internet, na chamada nuvem. Voc pode nem saber, mas j utiliza a cloud computing: se seu e-mail o Hotmail, por exemplo, ele est na nuvem, hospedado em algum lugar da internet que voc nem sabe exatamente onde . Se voc guarda suas fotos na internet ou tem arquivos tambm salvos fora do seu computador, elas tambm esto na nuvem. Assim, voc pode acess-los de qualquer lugar, a qualquer momento, e esses dados esto hospedados com toda a segurana que um datacenter robusto oferece.

Caractersticas do Setor
So cinco as principais caractersticas do servio de Cloud Computing:
Autoatendimento sob demanda (On-Demand Self-Service)

O consumidor pode usar os servios da nuvem e, se achar necessrio, aumentar ou diminuir as capacidades computacionais alocadas, como tempo de servidor, armazenamento de rede. Tudo isso sem precisar de interao humana com o provedor de servios. Amplo acesso a rede (Ubiquitous Network Access) Amplo acesso a rede significa que os servios da nuvem so acessveis de qualquer plataforma. So utilizados mecanismos padres que promovem o uso de plataformas heterogneas. Assim o cliente pode acessar tanto de seu celular quanto de seu PC ou qualquer outra plataforma. Pool de Recursos (Resource Pooling) Os recursos computacionais da nuvem ficam reunidos geograficamente. Seus recursos virtuais so dinamicamente atribudos ou retribudos pelo cliente conforme sua demanda. O cliente no possui controle sobre a real localizao dos recursos que est utilizando, tendo somente uma informao mais ampla como o pas em que se encontra, o estado ou o Data Center. Os tipos de recursos so: armazenamento, processamento, memria, banda e mquinas virtuais. At mesmo nuvens privadas tendem a reunir seus recursos entre partes da organizao. Elasticidade Rpida (Rapid Elasticy) Elasticidade definida como a capacidade de alocar mais ou menos recursos no momento em que for necessrio, com agilidade. Na tica do consumidor, a nuvem parece ser infinita, pois ele pode adquirir quanto mais ou menos poder computacional for necessrio para suas aplicaes. Essa uma das principais caractersticas que tornam a Cloud Computing um servio muito atrativo. Servios Mensurveis (Measured Service) Todos os servios so controlados e monitorados automaticamente pela nuvem, de maneira que fica tudo transparente tanto para o consumidor quanto para o fornecedor. Isso ajuda o

consumidor a otimizar sua utilizao da nuvem de acordo com sua produo, e ajuda o provedor na hora da cobrana dos recursos.

Avanos tecnolgicos
As empresas como Apple e Microsoft esto desenvolvendo Plataformas compatveis com a Cloud Computing. Que so uma espcie de Sistema Operacional o sistema operacional da nuvem, e permite que os desenvolvedores usem toda a criatividade em um ambiente que eles j conhecem seja .Net, PHP, Java ou Ruby. Ao invs de utilizar um servidor local, todos os dados da companhia so transferidos para um datacenter robusto, gerenciado por empresas de confiana. E o pagamento feito de acordo com a quantidade que voc utiliza. Voc no desperdia dinheiro com servios que pensou que precisaria, mas nunca usou de fato. Recentemente a Apple, empresa de Steve Jobs, anunciou o lanamento do servio de computao em nuvem: o iCloud. O iCloud, ferramenta de armazenamento de dados como calendrios, documentos, agenda, fotos, msicas e e-mails, deve ser lanado em setembro pela Apple.

Ciclo de Vida do setor


Empresas como Microsoft j utilizam a Cloud Computing h mais de 15 anos. Usurios do Hotmail nem imaginam, mas utilizam esta tecnologia. Os servios de Cloud Computing devero atingir US$ 42 bilhes em 2012, representando cerca de 9% do mercado de tecnologia da informao. A previso da consultoria IDC, que observa ainda que o novo conceito deve causar uma transformao no setor com a criao de novas oportunidades para fornecedores, alm de catalisar mudanas nas ofertas tradicionais de TI. A consultoria prev ainda que, em 2012, a computao de nuvem ser responsvel por um quarto das despesas em TI. Um ano depois (2013), esse percentual j ter atingido um tero dos gastos. Um recente estudo da IDC com executivos de TI, CIOs, e seus colegas da linha de negcios mostra que os servios em nuvem so uma travessia do abismo para entrar num perodo de adoo generalizada, explica Frank Gens, vice-presidente snior e diretor analista da IDC.

A IDC aponta trs foras impulsionadoras da computao de nuvem: a busca de crescimento e receitas em novos segmentos, como nos mercados emergentes como o Brasil, Rssia, ndia e China (BRIC), bem como as pequenas e mdias empresas; as deficincias dos mtodos tradicionais em captar o crescimento nestes mercados cada vez mais importantes; e presses competitivas a partir de novos competidores com pouco a perder e tudo a ganhar com o novo modelo. A consultoria apresenta duas possibilidades de crescimento desse segmento: O fornecedor poder entregar seus produtos ou servios atravs da nuvem (software como servio); Fornecer ferramentas para que outras pessoas possam se inserir na nuvem de servios empresariais.

Demanda e tendncias futuras da rea profissional


Conforme ganha terreno nas empresas de diferentes setores e indstrias, a computao em nuvem vem transformando no apenas a organizao das reas de Tecnologia da Informao dessas companhias, mas principalmente mudando as demandas e especializaes necessrias ao profissional de TI. As grandes empresas, por exemplo, devem ver suas foras de trabalho de TI se dividindo em duas partes, conforme prev Colin Smith, arquiteto e consultor de TI. Segundo o especialista, uma delas ficar responsvel pela criao e operao de nuvens internas e outra por gerenciar o uso dos servios de cloud computing pela organizao. Alm dessa mudana estrutural na rea de TI, porm, Smith enumera algumas especializaes e conhecimentos que passaro a ser importantes para os profissionais de TI medida que a computao em nuvem ganha fora. Entre elas ele cita: Anlise e gerenciamento dos servios de TI - entender quais servios podem ser alocados para a nuvem e quais servios de cloud so mais apropriados para cada um deles.

Gesto de fornecedores - o bom gerenciamento dos diferentes provedores de servios de cloud ser fundamental para maximizar economias de custos, sem a perda da eficincia operacional.
Gesto de riscos - a identificao, avaliao e priorizao dos riscos associados cloud

computing ser o primeiro passo para entender as oportunidades existentes para a sua organizao. Compliance e governana de TI - o cumprimento a padres regulatrios impactar diretamente a forma como alguns servios so gerenciados e como eles podem ser levados para o ambiente de cloud computing.

Identificao de lacunas e de situaes-problema no setor


Cloud computing ainda gera desconfiana entre profissionais de TI. A concluso do estudo Cloud and the Future of Business: From Costs to Innovation, realizado pela Accenture em conjunto com a unidade de outsourcing da London School of Economics and Political Science. De acordo com o levantamento, as equipes de tecnologia da informao veem segurana e privacidade como barreiras para a adoo de modelos de computao baseados na nuvem. Uma das descobertas mais interessantes foi que havia uma lacuna entre os gestores de negcios e os departamentos de TI, diz Andrew Greenway, responsvel pelo estudo por parte da Accenture. Os empresrios disseram que no veem a segurana nem a privacidade como um problema em torno da cloud computing. Por outro lado, o pessoal de TI v a privacidade dos dados, o risco de aprisionamento e a segurana, como um grande problema. Greenway acredita ainda que os recursos humanos de TI tambm no esto convencidos dos benefcios da nuvem assim como a comunidade empresarial. Para Greenway preciso reduzir essa diferena. Caso contrrio, os gestores de negcio podem contratar os servios pretendidos, contornando a opinio dos departamentos de TI. Isso vai causar um choque nas equipas de TI, levando-as a disponibilizar servios muito mais rapidamente e com maior agilidade, afirma.

A Accenture ouviu mais de mil gestores de negcios e de TI para chegar aos resultados do estudo. Alm disso, os analistas realizaram mais de 35 entrevistas com responsveis dos principais prestadores de servios de cloud computing, integradores de sistema e utilizadores. O relatrio abrange a evoluo de cloud durante os ltimos dois anos e refora a viso de que a nuvem vai afetar a TI. H a necessidade de os departamentos aderirem ao modelo e perceberem que o mundo vai ser diferente, alm de exigir um mtodo muito mais transparente e gil para disponibilizar capacidades de TI no futuro, diz Greenway. O executivo prev que haver uma grande mudana de direo para a TI, capaz de produzir um forte impacto nas organizaes. As organizaes vo ter de se adaptar s mudanas e aprender a gerenciar servios de cloud computing para disponibilizar funcionalidades e aplicaes de TI ao negcio, de forma consistente e flexvel. Podem constituir grandes desafios a gesto dos dados em mltiplos sistemas de diferentes fornecedores de servios de cloud, mantendo ao mesmo tempo boa governao e garantias sobre a informao, segundo a Accenture. A Accenture acredita ainda que um novo tipo de departamento de TI surgir e dever se tornar o departamento de TI 2.0. Haver profissionais capazes de disponibilizar vrios servios em horas em vez de anos, finaliza.

Concluso
A Computao nas Nuvens a tendncia futura da rea de Tecnologia da Informao. o avano que conseguir fazer com que reas de TI assumam posies mais estratgicas e menos operacionais. Quem j experimentou a migrao para a nuvem garante: este , definitivamente, um jogo de ganha-ganha. Em expanso e com garantia de mercado e ainda segurana, apesar de desconfianas, est movendo empresas como Microsoft e Apple a desenvolverem servios compatveis. E ainda, sendo incorporada por empresas e em muitos outros servios. Se voc do tipo que adora shows, sabe que a compra de ingressos online para eventos disputados sempre um tormento. Os sites caem, ficam inacessveis e, quando voc finalmente consegue conectar, tudo j est esgotado. No caso do Rock in Rio deste ano, quem quis comprar tickets no enfrentou problema algum. O site do evento funcionou perfeitamente durante todo o tempo, isso porque a soluo estava baseada em cloud computing com a soluo da Plataforma Windows Azure, da Microsoft. E a procura foi gigantesca os 100 mil ingressos antecipados colocados venda j esto esgotados. Usurio ganha, cliente ganha, e o fornecedor da infraestrutura tambm fica satisfeito. Este datacenter oferece servios de cloud computing para vrios clientes e garante: por causa da nova forma de trabalho, a economia imensa.

Bibliografia
http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/fernando/caracteristicas.html (07/08/2011). http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/fernando/intro.html (07/08/2011). http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/1978/ti-nas-nuvens-servicos-deverao-atingir-us42-bilhoes-em-2012 (07/08/2011). http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/cloud-computing-o-futuro-datecnologia (07/08/2011). http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?=&infoid=25830&sid=97 (07/08/2011). http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24759&sid=97 (07/08/2011). http://www.clikeveja.com/2011/04/seguranca-na-nuvem-ainda-preocupa-profissionais-de-ti/ (07/08/2011).

Potrebbero piacerti anche