Sei sulla pagina 1di 11

POLCIA MILITAR DA BAHIA

Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas Unidade de Desenvolvimento Educacional

Artigo Cientfico: Segurana da Informao

SGT BM Joo Tom Silva Sampaio1 SGT PM Jos Raimundo Silva Santos2

Artigo Cientfico apresentado na Disciplina de Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Concluso de Curso, do Curso de Aperfeioamento de Sargentos 2009.

1 2

Graduado em Licenciatura em Matemtica pela UEFS e_mail: jtomesampaio@gmail.com Graduando do Curso de Informtica da UCSal e_mail: jrsilva@pm.ba.gov.br

SEGURANA DA INFORMAO

OBJETIVO Apresentar um modelo de segurana da informao e, dar incio a uma reflexo sobre os aspectos gerais que a envolvem e suas disposies no mbito da Segurana Pblica, mais precisamente, da Polcia Militar da Bahia.

PALAVRAS CHAVE Dado; Segurana; Informao.

RESUMO A segurana da informao passa primeiro pelo comprometimento de todos os envolvidos no processo de gerao da informao, desde a coleta dos dados, sua disponibilizao no mbito interno ou externo a uma organizao, ressaltando a segurana fsica dos equipamentos, dos dados e das informaes, tendo como referncia a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR (Normas Brasileiras) ISO/IEC (International Standartization Organization / International Engineering Consortium) 17799:2005. Os equipamentos tambm tm papel importante neste processo, garantindo a integridade, confidencialidade e a disponibilidade da informao e para tanto carece de cuidados, desde o seu funcionamento ao local onde est instalado, pois necessria a proteo fsica destes.

No quesito software, cuidado especial aos constantes ataques de pragas eletrnicas e atualizao de softwares utilizados para proteo das informaes e da infra-estrutura de rede. Cuidados especiais devem ser tomados quanto a publicao de informaes, que devem sempre passar por um nvel de reviso, evitando a publicao de informaes sigilosas que possam a vir colocar em cheque a reputao da instituio.

KEY WORDS Data; Security; Information.

ABSTRACT Information security is the first commitment of all involved in the process of generating information from data collection to ensure their availability in the internal or external the a organization, highlighting the physical security of equipament, data and information, with reference to ISO/IEC 17799:2005. The equipment also has an important role in this process, ensuring the integrity, confidentiality and availability of information and much needed care from their operation to where it is installed, it is necessary for physical protection of these. At least in software, special attention to the constant attacks of pests and electronic upgrade of software used for protecting information and infrastructure network. Care should be taken as the publishing of information, which should always go through a revision level, preventing the publication of sensitive information that may come to put a check on the reputation of institution.

INTRODUO Este Artigo prope um modelo de segurana da informao, bem como, a utilizao de medidas de proteo fsica e lgica da informao. Neste contexto, so abordados alguns pontos que certamente tornam este estudo bastante atraente e interessante. A construo deste modelo de segurana da informao est fundamentada na engenharia social, fator primordial na incluso do elemento humano no tratamento dos dados da informao e dos equipamentos, apoiada em trs pilares: Confidencialidade onde devem ter acesso informao somente as pessoas autorizadas; Disponibilidade esta deve estar disponvel quando for necessria; e Integridade devendo o acesso ser realizado em sua forma original. No adiantaria ter um cofre a prova de arrombamento se a chave de acesso ficasse pendurada na fechadura, por este ponto que passa a engenharia social, quando busca formar o usurio no trato da informao, tornado o usurio parte do sistema de segurana, consciente do seu papel e de suas responsabilidades. O estabelecimento de uma poltica de segurana no uso dos recursos disponveis que envolva todos os usurios fator preponderante para o sucesso na adoo desta poltica num plano de educao continuada. A atualizao da poltica adotada, o atendimento ao modo dinmico com que avana a informtica e ateno aos usurios na aplicao correta das polticas, concorre para a diminuio em possveis falhas de segurana que porventura advenham por parte de m f ou falta de conhecimento do usurio. Classificar a informao em nveis facilita a definio de uma poltica de segurana. Assim como, a definio de pessoas e grupos, principalmente aquelas terceirizadas, haja vista o curto tempo que permanecem na organizao, principalmente a limitao destes ao estritamente necessrio na prtica de suas atividades, favorece a poltica adotada.

SEGURANA DA INFORMAO

A segurana tem muitas facetas, trs das mais importantes so: a natureza das ameaas, a natureza dos invasores e a perda na obteno acidental de dados. Do ponto de vista da segurana os sistemas computacionais tm trs objetivos gerais, a confidencialidade dos dados, devem ser acessados por quem tem autorizao sobre eles, a integridade, pois apenas pessoas autorizadas podem modificar os dados e, a disponibilidade, onde os dados devem estar disponveis quando forem solicitados (TANENBAUM, 2003, p.439). Identificar possveis ameaas, invasores e perda acidental de dados so fatores que devem ser levados em considerao no projeto de segurana, para o norteamento dos dispositivos a serem utilizados, para isto exige-se um profissional apto para tal situao.

[...] A rea de segurana da informao tornou-se uma realidade nos dias atuais para qualquer empresa. A contratao do profissional adequado para o cargo de analista de segurana exige prtica, formao x.php? topgroupid=999999999&groupid=15&subgroupid=33& contentid=9365) e algumas certificaes, [...] (http://www.jornalempresasenegocios.com.br/site/inde

A criptografia das palavras gregas "krypts" (oculto) e "grphein" (escrever), codificao da informao com o objetivo de evitar o acesso indevido mesma, podendo ser utilizada tanto na proteo local, bem como, na transmisso de dados. A criptografia pode/deve ser utilizada para proteger as informaes contidas nos equipamentos da instituio, assegurando que o equipamento, ou mesmo a transmisso das informaes, sejam interceptadas ou possam ser facilmente acessadas.

Segundo Tanenbaum, (TANENBAUM, 2003, p. 770), h uma diferena entre cifra e cdigo, afirmando que cifra a transformao de uma mensagem bit a bit, sem observar a estrutura, enquanto que cdigo feita a substituio da palavra por outra palavra ou smbolo. A criptografia est ligada ao conceito de algoritmo e de chave, consistindo esta ltima em uma string que possibilita a mudana da forma de criptografia e o primeiro em uma funo matemtica aplicada chave selecionada, devendo esta ser de fcil alterao de acordo com o Princpio de Kerckoff: Todos os algoritmos devem ser pblicos; apenas as chaves so secretas. Na criptografia de chave simtrica utilizada a mesma chave para codificar a informao garantindo que mesmo que ela seja capturada s poder ser decodificada com o conhecimento da chave que h criptografou. Algoritmos como: DES (Data Encryption Standard), IDEA (International Data Encryption Algorithm), RC (Ron's Code ou Rivest Cipher) etc., so simtricos. Quando utilizada a criptografia de chave assimtrica, so geradas duas chaves, uma que chave pblica, disponibilizada em local acessvel para que se possam receber mensagens criptografadas e, o receptor da mensagem utiliza sua chave privada, que de seu conhecimento, para decodificar e ler a mensagem que lhe foi enviada. Utiliza algoritmos como: RSA (Rivest, Shamir and Adleman), ElGamal, DSA (Digital Signature Algorithm) etc. (TANENBAUM, 2003, p. 799). O tamanho da chave tambm influencia no nvel de segurana, portanto quanto maior for esta chave, mais robusto ser o algoritmo. Cuidado especial deve-se aos cdigos maliciosos como vrus, worms, cavalos de tria entre outras pragas eletrnicas, enumeradas na sesso 10.4.1, versando principalmente sobre uma poltica de atualizao de software para proteo e remoo destas pragas e a assinatura de listas de discusso especializadas (NBR 17799, 2005, p. 47).

EQUIPAMENTOS

A proteo local e dos equipamentos devem ser avaliadas de acordo com o nvel de segurana desejado, utilizando-se de barreiras fsicas como: cofres, salas trancadas, de acesso restrito, cadeados em estaes de trabalho e notebook, identificao biomtrica, bem como, proteo contra incidentes ambientais. A atualizao constante dos servidores de rede e estaes de trabalho ajuda na manuteno da segurana, evitando que falhas de sistemas operacionais e de rede sejam exploradas por invasores. Uma equipe bem treinada e motivada faz-se necessria para manter-se conectada a centros especializados como: a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), organizao que centraliza os incidentes de segurana ocorridos no pas e no mundo, oferecendo apoio na soluo destes incidentes; e o prprio Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurana no Brasil), disponibilizam materiais.

REDE A proteo da informao atravs da rede, passando inicialmente pela utilizao de firewall (Parede de fogo), dispositivo de hardware ou software, responsvel pela proteo dos pacotes que entram e saem de uma rede, fazem o isolamento, permitindo apenas o trafego e comunicao devidamente autorizados (NBR 17799, 2005, p. 62). A conexo do equipamento a rede dever ser controlado no permitindo que equipamentos pessoais sejam conectados a infra-estrutura de rede sem autorizao (NBR 17799, 2005, p. 71). O isolamento de seguimentos de rede (unidades) facilita o

gerenciamento de informaes sigilosas aumentando o nvel de segurana (NBR 17799, 2005, p. 73). Conexes externas podero ser permitidas, desde que seja possvel a identificao, autenticao do equipamento e utilizao de VPN (Rede Virtual Privada).

O monitoramento das atividades da rede de computadores, como a leitura dos arquivos de log, a utilizao de um IDS, proporciona a reduo do tempo de identificao e resposta, a incidentes de segurana (NBR 17799, 2005, p. 63).

DOCUMENTOS O backup (cpia de segurana) uma alternativa a segurana de documentos, que devem preferencialmente ser acondicionados de forma a permitir a sua recuperao caso haja necessidade. Os documentos podem ser assinados digitalmente, por entidades credenciadas ou internamente, montando uma CA (Autoridade Certificadora), que neste caso garanta a autenticidade dos documentos internos organizao.

ASSINATURA DIGITAL A assinatura digital, criada em substituio assinatura convencional, com o objetivo de garantir: que o receptor possa verificar a identidade do transmissor; que o transmissor no possa negar o envio; e que o prprio receptor no possa alterar a mensagem. Na assinatura de chave simtrica utilizado um depositrio de assinaturas para o qual as mensagens devem ser primeiramente enviadas, e este depositrio que decodifica e remete ao destinatrio atestando a identidade do remetente. Utilizando a assinatura por chave assimtrica o processo parecido com o simtrico, no entanto, quem recebe uma mensagem assinada no tem a chave de descriptografia, tendo que buscar junto autoridade certificadora a confirmao de que aquela assinatura encontrada pertence realmente ao remetente.

CONTROLE DE ACESSO

O controle e acesso pode ser implementado utilizando solues de autenticao de usurio no nvel de toda a corporao, centralizando as informaes dos usurios com acesso aos recursos disponibilizados, objetivando atribuir responsabilidade civil e criminal, com base nas polticas adotadas (NBR 17799, 2005, p. 65). Este modelo facilita a coordenao da poltica de segurana, evitando que as unidades subordinadas criem regras de acesso que contrariem a poltica organizacional, a exemplo de ID de usurio, poltica de senhas, etc. O processo de autenticao por biometria, composto de duas partes, cadastramento e identificao, onde ocorre uma digitalizao das caractersticas que permitam a identificao positiva de um individuo dentre vrios.

RESPONSABILIDADE Os usurios devem ser devidamente orientados quanto s implicaes legais na utilizao dos recursos corporativos, guarda de senhas pessoais e utilizao de e-mail corporativo, para fins diversos ao da organizao. Uma poltica de senhas flexvel, sem descuidar da segurana, orientao quanto a sua formao evitando-se que dados pessoais sejam utilizados na sua confeco e um help desk capacitado para dar o devido suporte aos usurios. (NBR 17799, 2005, p. 69).

INTRANET/INTERNET Informaes que ficam disponveis em locais pblicos como as pginas web, da intranet/internet, devem ser devidamente protegidas com controles de aprovao da informao a ser publicada. Testes para identificar fragilidades devem ser efetuados e cuidados com os dados que so inseridos por terceiros devem ser devidamente tratados (NBR, 2005, p 60).

CONCLUSO

10

A segurana da informao um tema amplamente complexo, justamente por abranger, influenciar e englobar as diversas reas do conhecimento. Assim, o planejamento da informao dentro de sua gesto e na disposio social atual, mostra em seus aspectos tecnolgicos, desafiadores e deslumbrantes para seus pesquisadores, um verdadeiro fascnio. Contudo de maneira simples, porm concisa, este artigo buscou abordar tpicos que possibilitem pesquisadores vislumbrarem, de maneira geral, informaes que contribuam para o enriquecimento de idias sobre este contedo, o qual se mostra, cada vez mais, presente e necessrio ao cotidiano do cidado, a Segurana da Informao. A norma ABNT NBR ISSO/IEC 17700:2005, orienta o tratamento da informao nos seus diversos nveis, no determina qual a tecnologia de software ou hardware deve ser utilizada no seu seguimento. No entanto, so elencados vrios meios tcnicos para se chegar ao objetivo: proteo da informao, mostrando quais tcnicas deve ser usada. Com base nestas informaes, pode-se buscar primeiramente a definio do que e o que deve ser protegido, para ento se definir como dever ser feito. Desta forma, essa pode no ser uma tarefa fcil, contudo, deve-se estar atento para a definio de um modelo flexvel, no ponto de vista da adaptao s mudanas que frequentemente ocorrem nas legislaes e objetivos da organizao. Observa-se que um ponto fundamental no sucesso de uma poltica de proteo da informao est no fator humano, salientando sempre em seu contedo, que a qualificao profissional de usurios, operadores e gestores fator preponderante para o sucesso da poltica adotada. A integrao com organismos voltados ao monitoramento dos incidentes de segurana outro fator mpar, que promove uma integrao da organizao com outras, compartilhando solues, que podem ser utilizadas aproveitadas na soluo de seus problemas relacionados segurana. Definir claramente papis para gestores uma premissa importante, visto que, este o responsvel legal pelas informaes sob sua guarda. Cabendo, no entanto a este, inteirar-se de todos os procedimentos adotados, mesmo sem aprofundar-se em questes tcnicas, porm consciente de suas responsabilidades.

11

REFERNCIAS TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Campus, 2003. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. So Paulo: Prentice Hall, 2003. Cartilha de Segurana da Internet do Cert.br .Disponvel em http://cartilha.cert.br. Acesso em: 30 de outubro de 2009. Cartilha de Segurana para Administradores de Rede do Cert.br. Disponvel em http://www.cert.br/docs/segadmredes/segadmredes.html. Acesso em: 13 de novembro de 2009. ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005, Rio de Janeiro. Jornal Empresas &Negcios So Paulo. Disponvel em http://www.jornalempresasenegocios.com.br/site/index.php? topgroupid=999999999&groupid=15&subgroupid=33&contentid=9365. Acesso em: 02 de dezembro de 2009.

Potrebbero piacerti anche