Sei sulla pagina 1di 20

MANUAL DE SEGURANA E BOAS PRTICAS DE LABORATRIO (BPL)

LABORATRIOS DA REA DA SADE Universidade Anhembi Morumbi Laureate International Universities

I. OBJETIVOS DO MANUAL DE SEGURANA E BOAS PRTICAS DE LABORATRIO 1. Fornecer um guia geral e regras bsicas consideradas mnimas para o funcionamento seguro dos laboratrios de aulas prticas.
2.

Proteger os tcnicos, alunos e professores de riscos e acidentes de laboratrio. Definir quem o Lder e o pessoal tcnico (atribuies). Definir as responsabilidades do Lder e do pessoal tcnico para o funcionamento seguro dos laboratrios de aulas prticas. padro de boas prticas de segurana dos

3. 4.

5. Fornecer um laboratrios.

II. RESPONSABILIDADES DO LDER DOS LABORATRIOS DA REA DE SADE 1. Supervisionar os laboratrios da rea da Sade. 2. Assegurar que os regulamentos e normas dos laboratrios da rea da Sade estejam sendo cumpridos. 3. Coordenar e organizar os calendrios das aulas prticas semestrais de cada laboratrio, assegurando que haja um atendimento eficiente aos professores e alunos.
4.

Autorizar o uso do laboratrio tanto no caso das atividades de estudo e ensino como no caso de utilizao para outros fins (pesquisas prprias, desenvolvimento de estudos no relacionados com as aulas prticas, etc.).

5. Supervisionar os horrios de trabalho dos funcionrios dos laboratrios. 6. Cuidar da estrutura geral dos laboratrios: funcionrios, equipamentos, materiais, reagentes, almoxarifado e instalaes. Assegurar o funcionamento de cada um desses itens.
7.

Solicitar, junto diretoria de campus, a aprovao da compra de aparelhos, materiais e reagentes necessrios ao andamento das aulas prticas.
2

8.

Aprovar a utilizao e ou retirada de equipamentos e materiais de qualquer tipo dos laboratrios das reas da Sade ou eventos do setor, informando ao departamento de patrimnio e segurana o destino e data de retorno dos equipamentos e materiais.

9. Supervisionar o almoxarifado. 10. Supervisionar o biotrio. Cuidar de toda a infra-estrutura, instalaes, funcionrios.
11.

Assegurar que o biotrio atenda as exigncias das disciplinas que utilizam animais em suas aulas prticas. pela segurana e bom funcionamento dos

12. Responder laboratrios.


13.

Realizar inspees de manuteno regular tanto das instalaes quanto dos equipamentos de segurana dos laboratrios e fazer relatrios dessas inspees, sendo arquivados para posterior verificao. Treinamento do pessoal tcnico do laboratrio principalmente no que diz respeito a novos funcionrios.

14.

15. Providenciar um treinamento apropriado de segurana aos novos funcionrios que forem admitidos para trabalhar nos laboratrios. 16. Assegurar-se que todo o pessoal tcnico tenha recebido o treinamento em segurana de laboratrio. 17. Assegurar-se de que o pessoal tcnico esteja familiarizado com as regras de segurana e de que todos as cumpram. 18. Oferecer treinamento aos funcionrios do laboratrio em tcnicas especiais ou aes a serem tomadas em acidentes incomuns que possam ocorrer no caso de se utilizarem no laboratrio tcnicas no rotineiras. O registro desses treinamentos deve ser guardado em arquivo. 19. Preencher, em conjunto com o funcionrio, um formulrio de comunicao da situao de risco e das providncias.
20.

Manter sempre disponvel o equipamento de emergncia adequado em perfeito funcionamento (por exemplo, lava-olhos, chuveiro de segurana e extintores de incndio).

21. Treinamento do pessoal tcnico na utilizao dos equipamentos especficos de emergncia e do que fazer em casos de acidentes. 22. Fazer os relatrios de investigao de causas para qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer nos laboratrios pelos quais seja responsvel. Exemplos incluem: acidentes necessitando de primeiros socorros, derramamento de lquidos, incndios, exploses e equipamentos ou reagentes desaparecidos. 23. Comunicar sempre que esteja ausente para que o coordenador possa assumir suas funes. IV. RESPONSABILIDADES LABORATRIO
1.

DO

PESSOAL

TCNICO

DO

Seguir todas as normas e prticas de segurana aplicveis como apresentadas neste manual, pelo Lder. 2. Utilizar o equipamento pessoal de proteo de acordo com as instrues. 3. Relatar todos os acidentes laboratrio ao encarregado.
4.

ou

incidentes

ocorridos

no

Relatar todas as condies de falta de segurana ao Lder de laboratrio. 5. Cumprir todos os programas recomendados e exigidos pela legislao de sade ocupacional. V. PRINCPIOS GERAIS As Boas Prticas de Laboratrio exigem que cada Lder, tcnico de laboratrio, professor, aluno ou visitante observem o seguinte ao utilizar as dependncias dos mesmos: 1. No consumir alimentos e bebidas no laboratrio. 2. Usar os equipamentos do laboratrio apenas para seu propsito designado. Assegurar-se que o lder de laboratrio esteja informado de qualquer condio de falta de segurana.
3.

4. Conhecer a localizao e o uso correto dos equipamentos de segurana disponveis.

5. Determinar causas de risco potenciais e as precaues de segurana apropriadas antes de comear a utilizar novos equipamentos ou implantar novas tcnicas no laboratrio e confirmar se existem condies e equipamentos de segurana suficientes para implantao do novo procedimento. 6. Evitar perturbar ou distrair quem esteja realizando algum trabalho no laboratrio. Verificar que tanto alunos quanto visitantes estejam equipados com os equipamentos de segurana apropriados.
7.

8. Assegurar-se que todos os agentes que ofeream algum risco estejam rotulados e estocados corretamente. 9. Consultar os dados de segurana existentes antes de utilizar reagentes qumicos com os quais no esteja familiarizado e seguir os procedimentos apropriados ao manusear ou manipular agentes perigosos. 10. Seguir os procedimentos de descarte adequados para cada reagente ou material de laboratrio. 11. Nunca pipetar ou sugar diretamente com a boca materiais biolgicos, perigosos, custicos, txicos, radioativos ou cancergenos. VI. SADE E HIGIENE As Boas Prticas de Laboratrio exigem que se respeitem as seguintes diretrizes bsicas ao utilizar os laboratrios da rea da Sade: 1. Utilizar proteo apropriada para os olhos quando necessrio. 2. Usar outros equipamentos de proteo conforme for necessrio. 3. No usar cabelo solto, quando for longo. 4. Jamais pipetar com a boca solventes ou reagentes volteis, txicos ou que apresentem qualquer risco para a segurana. Usar sempre um pipetador. 5. Evitar a exposio a gases, vapores e aerossis. Utilizar sempre uma capela ou fluxo para manusear estes materiais.

Lavar as mos ao final dos procedimentos de laboratrio e remover todo o equipamento de proteo incluindo luvas e aventais.
6.

Nunca consumir alimentos e bebidas no laboratrio. A separao de alimentos e bebidas dos locais contendo materiais txicos, de risco ou potencialmente contaminados pode minimizar os riscos de ingesto acidental desses materiais. Consumir alimentos e bebidas apenas nas reas designadas para esta finalidade.
7.

8. No guardar alimentos e utenslios utilizados para a alimentao nos laboratrios onde se manuseiam materiais txicos e perigosos. 9. No utilizar os fornos de micro-ondas ou as estufas dos laboratrios para aquecer alimentos. 10. A colocao ou retirada de lentes de contato, a aplicao de cosmticos ou escovar os dentes no laboratrio pode transferir material de risco para os olhos ou boca. Estes procedimentos devem ser realizados fora do laboratrio com as mos limpas. 11. Aventais e luvas utilizados no laboratrio que possam estar contaminados com materiais txicos ou patognicos no devem ser utilizados nas reas de caf, salas de aula ou salas de reunies. 12. Antes de sair do laboratrio, lavar sempre as mos para minimizar os riscos de contaminaes pessoais e em outras reas. 13. No laboratrio sempre devem existir locais para a lavagem das mos com sabonete ou detergente apropriado e toalhas de papel descartveis.

VII. SEGURANA BSICA expressamente proibido fumar dentro do laboratrio. A proximidade com materiais txicos, biolgicos e inflamveis faz com que ao fumar se corra o risco de ingesto acidental de reagentes ou de incndio. 7.1 PROCEDIMENTOS NO SUPERVISIONADOS Os procedimentos de laboratrio no supervisionados por um tcnico devem ser mantidos em um nmero mnimo. Somente sero permitidos quando forem indispensveis e no houver
1. 6

possibilidade de serem realizados durante o horrio de permanncia do tcnico no laboratrio, aps autorizao pelo lder dos laboratrios ou coordenador do curso. Estes procedimentos, quando autorizados, devero ser acompanhados por um responsvel, que deixar seu nome e telefone de contato com a segurana e com o lder do laboratrio.
2.

3. O responsvel dever indicar a data e horrio em que o procedimento ser iniciado e quando espera complet-lo. 4. Procedimentos no supervisionados utilizando gua de resfriamento devem ter as conexes de mangueiras seguramente adaptadas e o fluxo de gua adaptado ao mnimo necessrio. O responsvel deve assegurar-se que os locais de escoamento da gua eliminada estejam livres antes de deixar o local. 7.2 PERMANNCIA NO LABORATRIO Por razes de segurana, deve-se evitar trabalhar sozinho no laboratrio. Procurar sempre trabalhar prximo de algum que possa ouvir se houver qualquer problema. Alunos ou pessoas da administrao nunca devem permanecer sozinhos no laboratrio
1.

Ao trabalhar com materiais ou tcnicas de risco, o lder tem o direito de exigir que outra pessoa esteja presente.
2.

3. Quando o laboratrio estiver vazio deve permanecer trancado. Isto se aplica no somente ao perodo noturno, quando no h mais aulas, mas tambm durante o dia, quando no houver nenhum tcnico ou professor responsvel no seu interior. 4. No permitido que pessoas no autorizadas manuseiem os reagentes qumicos ou equipamentos existentes no laboratrio. As pessoas que precisem utilizar os laboratrios fora do horrio das aulas, no pertencentes ao pessoal tcnico, somente podero faz-lo mediante autorizao do lder.
5.

6. As pessoas assim autorizadas devero ser informadas a respeito do regulamento do laboratrio, usar os mesmos tipos de proteo utilizados pelas pessoas que trabalham no laboratrio e estarem cientes dos riscos existentes no laboratrio.

7.3 MANUTENO DAS INSTALAES


7

1. 2.

As reas de trabalho devem estar limpas e livres de obstrues.

No se devem usar escadas e sagues para estocagem de materiais ou equipamentos de laboratrio. Isto se aplica tambm a equipamentos de uso pessoal (por exemplo, bicicletas, rdios, etc.). 3. As reas de circulao e passagem dos laboratrios devem ser mantidas limpas. 4. Os acessos aos equipamentos e sadas de emergncia nunca devem estar bloqueados. 5. Os equipamentos e os reagentes qumicos devem ser estocados de forma apropriada. 6. Reagentes derramados devem ser limpos imediatamente de maneira segura. 7. Os materiais descartados devem ser colocados nos locais adequados e etiquetados. Materiais usados ou no etiquetados no devem ser acumulados no interior do laboratrio e devem ser descartados imediatamente aps sua identificao, seguindo os mtodos adequados para descarte de material de laboratrio.
8.

7.4 MANUTENO DOS EQUIPAMENTOS DE LABORATRIO Os equipamentos de laboratrio devem ser inspecionados e mantidos em condies por pessoas qualificadas para este trabalho. A freqncia de inspeo depende do risco que o equipamento possui, das instrues do fabricante ou quando necessrio pela utilizao. Os registros contendo inspees, manutenes e revises dos equipamentos, devem ser guardados e arquivados pelo lder do laboratrio.
1.

2. Todos os equipamentos devem ser guardados adequadamente para prevenir quebras ou perda de componentes do mesmo. Quando possvel, os equipamentos devem possuir filtros de linha que evitem sobrecarga, devido queda de energia eltrica e posterior restabelecimento da mesma.
3.

7.5 USO DE MSCARAS


8

1. Devem-se utilizar mscaras apropriadas sempre que uma operao envolva reagentes qumicos com potencial de exploso ou que podem espirrar no rosto. Alguns exemplos incluem: a) Quando uma reao realizada pela primeira vez. b) Quando uma reao realizada no laboratrio executada em uma escala maior do que a normal. c) Sempre que uma operao for realizada fora das condies ambientes. d) Sempre que existir a possibilidade de ocorrer um borrifo ocorrer ao manusear materiais corrosivos. 7.6 MANUSEIO DA VIDRARIA DE LABORATRIO 1. Vidraria danificada deve sempre ser consertada ou descartada. 2. Ao trabalhar com tubos ou conexes de vidro, deve-se utilizar uma proteo adequada para as mos.
3.

Utilizar proteo quebrados.

adequada

nas

mos

ao

manusear

vidros

4. Familiarizar-se com as instrues apropriadas ao utilizar vidraria para fins especficos. 5. Descartar vidraria quebrada em recipientes plsticos ou de metal etiquetados e que no sejam utilizados para coleta de outros tipos de materiais de descarte.
6.

Descartar a vidraria contaminada como recomendado. Por exemplo, quando utilizada em microbiologia, a vidraria quebrada deve ser esterilizada em autoclave antes de ser dispensada para coleta em recipiente apropriado. Materiais cirrgicos usados (agulhas, seringas, lminas, giletes, etc) devem ser descartados em caixa de descarte para materiais perfuro cortantes com smbolo indicando material infectante e perigo. Lmpadas fluorescentes e resduos qumicos no devem ser jogados nos coletores de lixo tradicionais, devem ser descartados em recipientes diferentes e identificados com etiquetas.

7.7 MATERIAIS COMBUSTVEIS E INFLAMVEIS 1. Deve-se utilizar a chama do bico de Bunsen apenas o tempo necessrio e ao terminar o trabalho, extingui-la o mais rpido possvel. No utilizar a chama do bico de Bunsen para aquecer prxima de materiais combustveis ou inflamveis. No se recomenda
2. 9

proceder a uma destilao a presso reduzida utilizando uma chama devido possibilidade de superaquecimento local. 3. Remover todos os materiais combustveis e inflamveis da rea de trabalho antes de acender qualquer chama. 4. Avisar todos no laboratrio quando estiver realizando qualquer procedimento que utilize lquidos ou gases combustveis ou inflamveis. 5. Guardar todos apropriadamente. os materiais combustveis e inflamveis

6. Ao trabalhar com chama, evitar faz-lo prximo a solventes e a equipamentos que possam gerar fascas. Trabalhar sempre com uma ventilao adequada se uma atmosfera inflamvel pode ser gerada, por exemplo, ao pipetar solventes inflamveis. 7.8 MATERIAL CRIOGNICO E TRAPS DE RESFRIAMENTO Utilizar luvas e mscaras apropriadas ao preparar ou manusear traps de resfriamento abaixo de - 70 C ou lquidos criognicos (por exemplo, nitrognio lquido).
1.

2. Nunca use nitrognio lquido ou ar lquido pra resfriamento de materiais inflamveis ou combustveis em mistura com o ar. O oxignio da atmosfera pode condensar e provocar risco de exploso. 3. Utilize sempre um frasco de Dewar especfico para lquidos criognicos e no um frasco normal para vcuo. 4. Use luvas apropriadas ao manusear materiais criognicos (por exemplo, gelo seco). 5. Sistemas de resfriamento contendo gelo seco/solvente devem ser preparados com cuidado, pela adio lenta de pequenas quantidades de gelo seco ao solvente, evitando que ao borbulhar o solvente derrame. Nunca coloque sua cabea no interior de um recipiente contendo gelo seco uma vez que um alto nvel de CO2 pode se acumular provocando risco de asfixia.
6.

7.9 APARELHOS E EQUIPAMENTOS ELTRICOS

10

Todos os equipamentos eltricos devem ter certificado de qualidade ao serem adquiridos ou serem aprovados quando de sua aquisio.
1.

2. No se devem utilizar extenses para ligar aparelhos a instalaes permanentes. 3. Utilizar interruptores com circuito de fio terra quando existir o risco de que o operador esteja em contato com gua e com equipamento eltrico simultaneamente. 4. Somente pessoal qualificado e treinado est autorizado a consertar ou modificar equipamentos eltricos ou eletrnicos. 7.10 TREINAMENTO O lder de laboratrio deve providenciar treinamento especfico para a localizao dos equipamentos de emergncia e sua utilizao, para o manuseio e descarte de reagentes de risco especficos e para a operao segura de equipamentos especializados. VIII. REAGENTES QUMICOS 8.1 ESTOQUE, QUMICOS TRANSPORTE E DESCARTE DE MATERIAIS

1. Todos os reagentes qumicos, solues, solventes e sais utilizados no laboratrio devem ser etiquetados apropriadamente e guardados de acordo com sua compatibilidade. 2. Todos os frascos contendo solues ou reagentes devem ser rotulados com o nome do produto, a data de aquisio ou preparao, validade e responsvel pela soluo. Quando necessrio adicionar informaes sobre o risco, perigo e condies de segurana em seu manuseio. As prateleiras para estoque devem ser apropriadas para conter os frascos de reagentes e serem feitas de material resistente aos produtos qumicos a serem guardados. Bandejas de plstico resistentes podem ser utilizadas para estocar reagentes que possuam propriedades qumicas especiais.
3.

4. aconselhvel que as prateleiras possuam uma borda ou algo equivalente que evite que os frascos possam escorregar e cair das prateleiras.

11

5. Reagentes perigosos em frascos quebrveis como: materiais altamente txicos (cianetos, neurotoxinas), inflamveis (dietil-ter, acetona), lquidos corrosivos (cidos) ou materiais sensveis a impactos (percloratos) devem ser estocados de tal maneira que o risco de quebra seja minimizado. aconselhvel que reagentes qumicos em frascos de vidro ou pesando mais de 500g no sejam estocados a mais de 2 metros do cho. 6. Devem-se comprar apenas quantidades limitadas de reagentes qumicos, somente para uso imediato. No aconselhvel guardar reagentes qumicos por perodos de tempo muitos longos por risco de perder suas propriedades fsico-qumicas. 7. Deve-se manter um controle de estoque de almoxarifado. As condies dos materiais estocados devem ser verificadas anualmente. Materiais que no estejam mais sendo utilizados devem ser descartados o mais rpido possvel. 8. No estocar reagentes qumicos diretamente sob a luz solar ou prximo a fontes de calor. 9. No se devem estocar reagentes inflamveis na geladeira. Quando necessrio deve ser feito por perodos muito curtos. Os refrigeradores domsticos contem fontes de ignio como a luz de abertura de porta e o termostato. Quando necessrio, devem-se utilizar refrigeradores especialmente fabricados ou modificados para excluir as fontes de ignio do interior da cabine refrigerada onde os solventes sero guardados. 10. Solventes inflamveis e bases e cidos altamente corrosivos devem ser transportados em frascos apropriados. 8.2 SOLVENTES INFLAMVEIS O descarte de solventes inflamveis ou combustveis em recipientes maiores que 4 l restrito e somente deve ser utilizado em caso onde existam facilidades para sua retirada sob esta forma. O descarte de lquidos combustveis ou inflamveis deve ser realizado em uma capela com a exausto em funcionamento.
1.

A quantidade mxima de solvente com ponto de ebulio menor que 37.8C que pode ser estocada no laboratrio de 10 l.
2.

8.3 CAPELAS As capelas dos laboratrios servem para conter e trabalhar com reaes que utilizem ou produzam vapores txicos, irritantes ou
12

inflamveis, mantendo o laboratrio livre de tais componentes. Com a janela corredia abaixada, a capela fornece uma barreira fsica entre o tcnico de laboratrio e a reao qumica. Todos os procedimentos envolvendo a liberao de materiais volteis, txicos ou inflamveis devem ser realizados em uma capela para eliminar os riscos. Nota: As capelas no so uma proteo contra exploses. Quando existe risco de exploso, outras medidas adicionais devem ser tomadas para proteo individual. Os equipamentos utilizados em capelas devem ser aparelhados com condensadores, traps ou sugadores para conter e coletar na medida do possvel os solventes de descarte e os vapores txicos. A capela no um meio de descarte de reagentes qumicos. 1. As capelas devem ser verificadas antes de cada utilizao (no mnimo uma vez por ms) para assegurar-se que a exausto esta funcionando apropriadamente. Antes da utilizao, assegurar-se que o fluxo de ar esteja adequado. 2. Exceto quando a capela estiver em reparos ou quando estiver sendo utilizada para manipulaes em seu interior, a janela corredia deve permanecer fechada. Na eventualidade de estar aberta, a janela deve ficar elevada entre 30 a 45 cm. 3. Os aparelhos, equipamentos e reagentes devem ser colocados pelo menos a 15 cm de distncia da janela da capela. Este procedimento reduz a turbulncia durante o manuseio e evita a perda de contaminantes para o laboratrio. 4. As capelas no devem ser utilizadas como local de estoque de reagentes. Isto pode interferir com o fluxo de ar em seu interior e, alm disso, provocar riscos adicionais s reaes e processos efetuados no interior da capela que podem provocar reao sem controle. Os frascos com reagentes qumicos e frascos para descarte de solventes devem estar presentes no interior da capela somente enquanto estiverem em uso. Devem posteriormente ser estocados em lugares apropriados. 5. As capelas devem ser deixadas em funcionamento continuamente durante o manuseio em seu interior. 6. O uso da capela altamente recomendado ao utilizar os seguintes materiais: - materiais e combustveis inflamveis. - materiais oxidantes - materiais com efeitos txicos srios e imediatos - materiais com outros efeitos txicos.
13

materiais corrosivos. materiais que reagem perigosamente

7. As capelas devem ser avaliadas anualmente para verificao da exausto. IX. EQUIPAMENTO PESSOAL DE PROTEO GERAL 1. No laboratrio deve-se usar equipamento de proteo pessoal apropriado aos riscos existentes. 2. O pessoal de laboratrio deve consultar o supervisor com relao ao equipamento de proteo especfico para cada laboratrio. 3. O equipamento de proteo individual no deve ser considerado o principal meio de proteo dos funcionrios dos laboratrios. Os procedimentos de trabalho e equipamentos, como capelas, chuveiros, etc. devem ser considerados tambm. O equipamento de proteo individual deve ser utilizado por todo o pessoal existente no laboratrio e no apenas pelos que estiverem trabalhando no momento, uma vez que no laboratrio, os riscos de acidente esto presentes, mesmo que no se esteja trabalhando ativamente. Devem-se vestir roupas apropriadas durante todo o tempo.
4.

5. Equipamentos de proteo pessoais (como por exemplo, aventais e luvas) no devem ser utilizados em reas pblicas se tiverem sido utilizados em reas contaminadas. Da mesma forma, os aventais utilizados nas reas esterilizadas (por exemplo, Biotrio), no devem ser utilizados nas reas pblicas ou contaminadas. Nestes casos, os equipamentos devem ser guardados em lugares apropriados nos setores de utilizao. 9.1 Luvas 1. Existem muitos tipos diferentes de luvas de proteo disponveis e devem ser escolhidas aquelas que do a melhor proteo em cada rotina de trabalho especfica. Existem luvas de diferentes materiais e que, portanto, possuem resistncias diferentes aos produtos qumicos. O melhor tipo deve ser selecionado nos catlogos dos fabricantes antes de sua utilizao. 2. Verificar sempre a integridade da luva antes de sua utilizao.

14

3. Utilizar sempre a tcnica correta para remoo das luvas antes de deixar o laboratrio. As luvas devem sempre ser consideradas como contaminadas aps o uso e tratadas como tal. 9.2 Proteo dos Olhos O contato de materiais txicos e de risco com a pele exposta ou com os olhos podem causar problemas de sade bastante srios. Equipamentos de proteo para os olhos adequados tais como culos de proteo, mscaras acrlicas ou culos bloqueadores de raios ultravioleta, devem estar disponveis e serem utilizados quando houver algum risco. culos de segurana aprovados com proteo lateral so o mnimo de proteo requerida em um laboratrio.
1.

2. culos de proteo e mscaras para o rosto podem tambm ser necessrios quando trabalhando em alguns procedimentos especiais. 3. Lentes de contato podem ser usadas nos laboratrios. No entanto, as lentes de contato no so um meio de proteo e devem ser usadas em conjunto com culos de proteo apropriados em reas de risco. 9.3 Proteo do Corpo Devem-se usar roupas que permitam a cobertura mxima do corpo de acordo com o nvel de risco ao qual o funcionrio esteja exposto. Pode surgir risco ao se derramar ou borrifar alguns reagentes sem utilizao de roupas adequadas (por exemplo, pelo uso de bermudas, mini-saias, sandlias, chinelos, etc.). A proteo mnima que um funcionrio de laboratrio deve ter consiste em usar calas compridas, camisa ou camiseta, meias e sapatos fechados. Sempre consultar o supervisor do laboratrio para conhecer os requisitos especficos de cada laboratrio.
1.

2. Muitos procedimentos exigem proteo adicional do corpo. Nestas situaes devem-se usar luvas e aventais. 3. Quando se utilizam aventais no laboratrio devem-se seguir as seguintes normas para sua utilizao: a) Retirar e pendurar o avental antes de sair do laboratrio b) Lavar o avental separadamente de outras roupas c) No laboratrio, o avental deve ser fechado com todos os botes quando estiver sendo usado 4. Aventais de borracha devem ser utilizados ao manusear materiais ou reagentes altamente corrosivos.
15

9.4 Proteo respiratria Em circunstncias normais, aparelhos respiratrios no so necessrios para as situaes existentes nos laboratrios. A utilizao de capelas geralmente elimina os problemas de riscos respiratrios.

X. EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA 1. Os equipamentos comuns de segurana e emergncia incluem extintores, kit de primeiros socorros, estao de lavagem de olhos e chuveiros de emergncia, kits para o derramamento de determinados reagentes e sadas de emergncia. necessrio que os usurios saibam onde esto e como manejar os equipamentos de segurana, aprendam o que fazer em uma emergncia e se familiarizem com estes procedimentos. 2. Um lava-olhos e um chuveiro de emergncia devem estar acessveis a todo o momento nos laboratrios onde reagentes perigosos para a pele e os olhos so usados. Os funcionrios devem estar a menos de 25 m e devem atravessar no mximo uma porta para chegar ao local onde estejam o lava-olhos e o chuveiro de emergncia. 3. Os laboratrios devem estar equipados com um nmero suficiente de extintores de incndio do tipo correto para ser usado nos materiais que esto sendo manipulados. 4. Todos os equipamentos de emergncia devem ser checados periodicamente. Os lava-olhos e os chuveiros devem ser testados anualmente. Os extintores de incndio devem ser inspecionados mensalmente. Um registro das inspees deve ser colocado numa etiqueta afixada ao equipamento. 10.1 PRIMEIROS SOCORROS O lder do laboratrio responsvel por conhecer e aplicar as tcnicas de primeiros socorros e por verificar que todo o pessoal de laboratrio esteja familiarizado com a localizao dos kits de primeiros socorros. Os funcionrios devem ser treinados a prestar primeiros socorros. Aps o primeiro atendimento, o funcionrio deve ser conduzido enfermaria ou mesmo ao hospital, dependendo da gravidade do caso.

16

10.2 ACIDENTES COM EXPOSIO DA PELE A PRODUTOS QUMICOS 1. Lavar todas as reas do corpo afetadas por 15 a 20 minutos com gua corrente. 2. No use sabo ou detergente at verificar as normas de risco e segurana do reagente em questo. 3. Encaminhar a pessoa ao hospital se a irritao persistir, se houver um dano aparente ou se as normas de segurana do produto assim exigirem. Quando grandes reas do corpo forem atingidas, a utilizao dos chuveiros mais eficiente se toda a roupa da regio afetada for removida.
4.

10.3 ACIDENTES COM EXPOSIO DOS OLHOS A PRODUTOS QUMICOS 1. Lavar os olhos durante 15 a 20 minutos em gua corrente. Manter os olhos abertos enquanto se efetua a lavagem. 2. Sempre procurar atendimento mdico no hospital no caso de exposio dos olhos a materiais perigosos. 10.4 INCNDIOS NO LABORATRIO Antes de utilizar qualquer reagente qumico, os funcionrios do laboratrio devem se familiarizar com os riscos potenciais de incndio associados a esse reagente. Estas informaes podem ser encontradas nas especificaes do reagente. As informaes devem incluir produtos de decomposio, temperaturas crticas e o tipo de equipamento mais indicado para conter o incndio se porventura o reagente pegar fogo. Se um pequeno incndio comear no laboratrio e estiver restrito a um bquer, um frasco ou outro recipiente pequeno pode-se tentar domin-lo com o extintor apropriado ou abaf-lo com uma coberta. Se o incndio no estiver limitado a uma pequena rea, se houver envolvimento de materiais volteis ou txicos ou se as tentativas de conter um pequeno incndio forem inteis, devem-se tomar as seguintes providncias: 1. Informar todo o pessoal nas reas vizinhas da existncia de um foco de incndio.

17

2. Se possvel, fechar todas as portas que possam isolar o foco de incndio do restante das instalaes. 3. Evacuar as instalaes utilizando as escadas e as sadas de emergncia. No utilizar os elevadores. 4. Entrar em contato com o bombeiro atravs do ramal 4544 e explicar a natureza do fogo e identificar todos os possveis produtos de risco como fumaas txicas, materiais potencialmente explosivos, meios de combater o fogo, etc. 5. Preencher um relatrio de acidentes/incidentes. CLASSES DE INCNDIOS Classe A combustveis comuns como Madeira, papel, tecidos, plsticos, etc. Classe B lquidos combustveis e inflamveis Classe C fogo em equipamentos eltricos Classe D metais combustveis TIPOS DE EXTINTORES Extintores de P Seco tipo ABC estes extintores so utilizados em incndios da classe A, B e C. Os extintores de gua pressurizada devem ser utilizados somente em incndios da classe A. No use este tipo de extintor em materiais carregados eletricamente, pois poder resultar em choque eltrico. Se utilizado sobre lquido inflamvel pode causar o espalhamento do fogo. Nenhum destes extintores deve ser utilizado em incndios provocados por metais combustveis. Deve-se utilizar o extintor tipo Qumico Seco com p qumico especial para cada material.

XI. DIRETRIZES ESSENCIAIS DE COMPATIBILIDADE QUMICA DE REAGENTES PARA ESTOQUE E SEPARAO Os seguintes grupos qumicos devem ser guardados separadamente de reagentes qumicos de outros grupos e em lugares de estoque separados. 11.1 cidos Por exemplo: cido clordrico, cido fluordrico, cido ntrico, cido sulfrico, cido fosfrico, cido perclrico*

18

*cido perclrico deve ser guardado com outros cidos. No entanto, ele deve ser mantido em uma bandeja separada dos outros cidos. Se, por exemplo, cido sulfrico pingar na prateleira, e esta for de madeira, e cido perclrico cair no mesmo lugar, imediatamente este local pegar fogo. cido perclrico deve ser manuseado sempre em capelas com excelente exausto, principalmente no caso de se lidar com quantidades superiores a 10 mL. 11.2 Solventes inflamveis Na maioria dos laboratrios no permitido o estoque de mais que 10 l de solventes inflamveis. Os materiais inflamveis tm um ponto de ebulio menor que 37.8C. Os materiais combustveis possuem um ponto de ebulio entre 37.8C e 93C. Exemplos: acetona, lcool, ter, dietil-ter, benzeno, acetonitrila, formamida, tolueno, xilol. Exemplos de solventes no inflamveis incluem clorofrmio, metileno, tetracloreto de carbono. cidos orgnicos como actico, butrico, e frmico so materiais combustveis e devem ser estocados com solventes inflamveis. 11.3 Oxidantes inorgnicos Exemplos: nitratos, nitritos, permanganatos, persulfatos. cloratos, percloratos, periodatos,

11.4 Bases (Materiais Alcalinos) Exemplos: hidrxido de sdio, hidrxido de potssio, hidrxido de amnio e aminas orgnicas. 11.5 Ciano-compostos Exemplos: cianeto de sdio, ferrocianeto de potssio, tiocianato de sdio, cianobrometo. 11.6 Materiais que requerem consideraes especiais de estoque cido pcrico - Inspecionar mensalmente e manter imerso em gua destilada. Secar apenas a quantidade necessria para uso imediato. O cido pcrico seco sensvel a choques.
1.

Substncias formadoras de perxidos - Os materiais formadores de perxidos devem ser datados quando sua embalagem for aberta pela primeira vez e descartados quando o tempo limite de estoque recomendado for atingido.
2.

19

Aps 3 meses ter isoproplico, di-vinil-acetileno, cloreto de vinilideno, butadieno, cloropreno, tetrafluoroetileno. Aps 12 meses ter etlico, tetrahidrofurano, dioxano, acetaldedo, ter vinlico, diacetileno, metil-acetileno, ciclohexano. A maioria destes materiais inflamvel e devem ser guardados em almoxarifados isolados. 3. Outros materiais sensveis a choques - Compostos ntricos, nitratos orgnicos, acetilenos, azidas, diazometano. Adquirir sempre pequenas quantidades destes materiais e descartar assim que o projeto no qual est sendo utilizado terminar. Perxidos orgnicos - Comprar sempre pequenas quantidades, manter sob refrigerao e descartar 12 meses aps ter sido aberto. Exemplos: benzilperxido, cido per-actico.
4.

5. Materiais reativos com gua - Exemplos: metais de sdio e potssio, pentxido de fsforo, cloreto de alumnio, cloreto de titnio. Materiais que reagem com o ar (pirognicos) - Exemplos: alquil - compostos de ltio, reagente de Grignard, fsforo branco.
6.

Todos os outros reagentes, incluindo sais inorgnicos e lquidos e slidos orgnicos, podem ser estocados juntos.
7.

20

Potrebbero piacerti anche