Sei sulla pagina 1di 4

MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTGIO I A EDUCAO AMBIENTAL NA FORMAO DO INDIVDUO CONSCIENTE E ATUANTE Ana Maria Borges Richter Prof.

Orientador Hemerson Mafra Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Cincias Biolgicas BID0100 Estgio I 04/04/2011 1 INTRODUO A Educao Ambiental enquanto prtica politico-pedaggica objetiva a formao de cidados conscientes de suas responsabilidades ambientais e gestores de estratgias de aes que contribuam para a construo do processo de cidadania e para a melhoria de qualidade de vida da humanidade. Segundo a Primeira Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental, realizada em Tbilisi, Georgia, antiga URSS, em 1977, foi definida como uma dimenso dada ao contedo e prtica da educao, orientada para a resoluo dos problemas concretos do meio ambiente atravs de enfoques interdisciplinares e de uma participao ativa e responsvel de cada indivduo e da coletividade. Este novo enfoque na prtica poltico-pedaggica da EA torna-se um desafio para os educadores modernos que precisam assumir uma postura crtica em seu fazer pedaggico atravs de prticas diferenciadas, questionadoras e problematizadoras, buscando a contextualizao do que se ensina. Equipando e formando indivduos atuantes no processo de transformao da realidade, objetivando a construo de uma sociedade socioambientalmente sustentvel (GUIMARAES,V.29,N.77,2009). Este trabalho, A educao ambiental na formao do individuo consciente e atuante, dissertar sobre a postura do educador frente s mudanas que se fazem necessrias na prtica da Educao Ambiental, na participao da escola na construo de um novo modelo de educao e nos resultados obtidos. Apresentar sugestes de como tornar atrativo e transformador o conhecimento construdo pelo educando atravs da prtica da Educao Ambiental. As informaes foram coletadas mediante entrevista com educadores dos anos finais do ensino fundamental e mdio e da leitura de trabalhos publicados sobre Educao Ambienta e a Prtica Docente.

2 CORPO DO TRABALHO Segundo FRANCISCO (Equipe Brasil Escola) define em seu artigo A Educao Ambiental em sala de aula: a Educao Ambiental um processo que objetiva a formao de uma populao mundialmente preocupada e consciente com o ambiente em que vivem e com os problemas que dizem respeito a este ambiente, e seja provida de conhecimentos e competncias para lidar com os problemas j existentes e impedir que estes voltem a ocorrer. Desenvolver um esprito de solidariedade e coletividade na busca de solues. Conforme o Art. 10 da Poltica Nacional de Educao Ambiental, a Educao Ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal. A poca atual nos exige repensar o real significado de uma prtica docente efetiva no cotidiano escolar (LUDKE,2001:07). Com isso em mente, a presente pesquisa de estgio tem por objetivo identificar na Instituio Cedente, no caso a E E B Eng. lvaro Cato, o h o comprometimento e reconhecimento por parte dos professores da real importncia que a Educao Ambiental tem na formao de indivduos conscientes e atuantes, e do importante papel desempenhado por eles no processo de alfabetizao ecolgica. Para obterem-se esses dados, foram selecionados quatro professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio para serem entrevistados. As entrevistas ocorreram num perodo de duas semanas, respeitando a disponibilidade dos mesmos. Os professores escolhidos lecionam as disciplinas de Cincias e Biologia, Lngua Portuguesa, Ed.Artstica e Histria. A entrevista consistia de 10 perguntas que abrangem a Legislao vigente para a Educao Ambiental, Diretrizes Nacionais para a formao de Professores, o conhecimento do professor sobre a PP e o PPP da escola em que atuam da utilizao de recursos tecnolgico na sua prtica pedaggica, etc.. Aps a concluso da entrevista foi possvel compilar os dados e foi pedido que a professora da rea das cincias biolgicas fizesse uma avaliao sobre o trabalho realizado.

3 CONCLUSO A presente pesquisa permite concluirmos que de forma geral os professores conhecem a legislao vigente sobre a Educao Ambiental, procuram desenvolver os temas transversais, e so interdisciplinares com relao questo meio ambiente. Conforme cita a professora de Lngua Portuguesa, [...]quando um professor est trabalhando algo em relao ao meio ambiente, aproveito e trago sala de aula materiais para dar continuidade ao trabalho. Utilizam de tecnologias para melhor explorar os contedos relacionados ao tema da Educao Ambiental, como internet, filmes, documentrios, entre outros, pois reconhecem que o aluno absorve com mais facilidade e sentem-se mais livre para construir seu conhecimento. De modo geral, reconhecem que o professor tem um papel de mediador de informao e que a aprendizagem deve ser progressiva e transformadora. Por meio deste trabalho foi possvel diagnosticar o papel dos professores da E E B Eng. lvaro Cato frente s necessidades de inserir em seus contedos programticos questes ligadas ao meio ambiente. Seria tambm de real importncia, coletar informaes por parte dos alunos de como eles entendem a prtica da Educao Ambiental e se realmente est sendo desenvolvida e ensinada pelos professores. Descobrir se eles esto se tornando agentes transformadores e se no, o que seria preciso para transformar as suas atitudes e seus hbitos. REFERNCIAS PELICIONI, Maria Ceclia Focesi. Educao ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saude soc., So Paulo, v. 7, n. 2, dez. 1998 . Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S010412901998000200003&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 04 abr. 2011. doi: 10.1590/S0104-12901998000200003. BARCELOS, Valdo Antropofagia Cultural e Educao Ambiental Contribuies Formao de Professores(as). Anais da 28. Reunio da ANPEd. Caxambu, MG: , 2005 - anped.org.br BRASIL, MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Parecer CNE/CES 1.301/2001, Dirio Oficial da Unio de 7/12/2001, Seo 1, p. 25.http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf

BRASIL, MEC/SEB. Parmetros Curriculares Nacionais(Ensino Mdio), Parte I, Bases Legais. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. COSTA, Ana Paula Bezerra et al. A insero da questo ambiental na prtica pedaggica: uma anlise segundo a viso dos alunos dos cursos tcnicos-integrados do CEFET-RN. HOLOS, Ano 22, dezembro 2006. Disponvel em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/19/20, acessado em 14 maio 2011. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e . A Educao Ambiental na sala de aula. Equipe Brasil escola. Dispinvel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aeducacao-ambiental-na-sala-aula.htm. Acesso em 11/04/2011. GUIMARAES, Mauro et al . Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratgia. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 77, abr. 2009 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132622009000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 abr. 2011. doi: 10.1590/S0101-32622009000100004. LESTINGE, Sandra; SORRENTINO, Marcos. As contribuies a partir do olhar atento: estudos do meio e a educao para a vida. Cinc. educ. (Bauru), Bauru, v. 14, n. 3, 2008 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132008000300015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 abr. 2011. doi: 10.1590/S1516-73132008000300015.

Potrebbero piacerti anche