Sei sulla pagina 1di 18

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Roteiro de aula do Prof. Clovis Brasil Pereira

RECURSO: define-se como o remdio voluntrio e idneo a ensejar,

dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao da deciso judicial que se impugna. O meio utilizado deve ser idneo a obter o resultado pretendido. Para isso, preciso que, na ordem processual brasileira, existia o tipo de recurso que deve ser adequado alterao e reviso da deciso. Ademais, a utilizao do meio deve ser adequada no aspecto formal e quanto ao tipo de deciso que se impugna.
RECURSOS PREVISTOS NO CPC

O cdigo de Processo Civil, prev no seu art. 496, os seguintes recursos: Iapelao;

II - agravo; II I- embargos infringentes; IV- embargos de declarao; Vrecurso ordinrio;

VI - recurso especial; VII - recurso extraordinrio;

VIII - embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio.

ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS y

juzo ou tribunal de que se recorre, chama -se juzo ou tribunal a

quo, e o tribunal ao qual se recorre de juzo ou tribunal ad quem.


y

Em todo o recurso, devem estar presentes os pressupostos de admissibilidade, para que o mesma seja conhecido ou no.

PRESSUPOSTOS

Os pressupostos dos recursos no so mais do que as condies da ao e os pressupostos processuais reexaminados em fase recursal. Os pressupostos objetivos podem ser compreendidos em: a) cabimento e adequao do recurso; b) tempestividade ; c)
regularidade procedimental , includos nesta o pagamento das

custas, e a motivao; d) a inexistncia de fato impeditivo ou extintivo .

Os pressupostos subjetivos compreendem: a) a legitimidade ; b) o interesse , que decorre da sucumbncia.

Se estiverem presentes os pressupostos e condies do recurso, indispensveis para o seu conhecimento, poder o tribunal examinar o pedido nele contido, para dar-lhe ou no provimento.

EFEITOS DOS RECURSOS

Os recursos podem ser recebidos em dois efeitos, conforme a previso legal, assim compreendidos: a) efeito suspensivo , quando os efeitos da deciso ficam contidos, aguardando a nova deciso do tribunal recorrido; b) efeito devolutivo , quando a deciso judicial produz efeitos provisrios, porque pode ser modificada quando do julgamento do recurso interposto. Possuem, em regra, efeito devoluitivo e os embargos de declarao . Tm apenas efeito devolutivo : o agravo , salvo a hiptese do inciso III, do art. 527, c.c. art. 558, do CPC, o recurso especial e o recurso
extraordinrio . efeito suspensivo : a

apelao (salvo os casos do art. 520, do CPC), os embargos infringentes e

Embora o recurso no tenha efeito suspensivo, de se esclarecer que a sua interposio impede o trnsito em julgado da deciso, e os efeitos que esta venha produzir, sero provisrios, at que o recurso receba julgame nto final. Em suma, a execuo somente ser definitiva, quando ocorrer o trnsito em julgado da deciso, o que no ocorrer, enquanto pendente de apreciao um recurso, recebido apenas no efeito devolutivo.

EXTINO DOS RECURSOS

Ocorre a extino prematura dos recursos, antes do seu exame pelo tribunal ad quem, quando ocorrerem os seguintes casos: a) a desero , quando no for feito o preparo, que o pagamento das custas, ou quando o mesmo for feito intempestivamente. O preparo, q uando exigido, deve ser comprovado concomitantemente com a recurso, conforme a previso do artigo. 511, do CPC. b) a desistncia , quando a parte abandona o recurso j interposto, podendo ser esta, expressa, quando manifestada por escrito ao juiz, retratando-se da interposio, ou tcita, quando decorre de algum ato extraprocessual incompatvel com o processamento do recurso, tais como, a transao sobre o objeto litigioso, a renncia ao direito litigioso, ou o cumprimento voluntrio e incondicionado da sentena. c) a renncia , que a manifestao da vontade de no recorrer, podendo ser expressa ou tcita, e antes mesmo da interposio do recurso. interposio do

PREPARO DOS RECURSOS

Por disposio do artigo 511, do Cdigo de Processo Civil, no ato de interposio dos recursos, a parte recorrente, quando a legislao assim o exigir, comprovar o respectivo preparo, inclusive porte de retorno, sob pena de desero. Assim sendo, a parte recorrente, no mesmo prazo de interposio do recurso, ter que proceder o recolhimento das custas correspondentes, para possibilitar o seu regular processamento.

RECURSO ADESIVO

Pode ser exercitado pela parte que no tenha recorrido da deciso, no prazo legal, e desde que a sucumbncia seja parcial ou recproca. Assim , a parte recorrida pode aderir ao recurso da parte contrria, no mesmo prazo que a parte dispe para responder, contados da publicao do despacho que admitiu os recursos principal. Se ambas as partes recorrem em carter principal e autnomo, no h que se falar em recurso adesivo, cuja oportunidade surge somente se uma das partes recorreu, e ambas tenham interesse na reforma da sentena. O recurso adesivo no se constitui num recurso propriamente dito, mas num modo de se apelar, interpor embargos inf ringentes, recurso especial ou extraordinrio, j que tem um procedimento peculiar, viabilizando sua interposio aps o prazo ordinrio comum s partes. Devem estar presentes os seguintes pressupostos: I - o sucumbimento recproco, ou seja, as partes contrrias sejam ao mesmo tempo, vencedoras e vencidas em partes; I I- ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo que a parte dispe para responder (art. 500, I, do CPC); III- ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio; IV- preciso que tenha sido interposto e recebido o recurso principal, no sendo admissvel se houver desistncia ou desero do recurso principal. O recurso adesivo interposto do mesmo modo que o recurso principal, ou seja, por petio ao juiz, tratando -se de apelao; perante o relator, tratando-se de embargos infringentes; e perante o presidente do tribunal recorrido, tratando-se de recurso especial ou extraordinrio. Por fim, de ser esclarecido, que no recurso adesivo, a parte pode pleitear a reforma a seu favor da sentena recor rida, ao passo que, na

resposta do recurso, lhe facultado apenas resistir ao pedido de reforma da sentena ou acrdo, formulada no recurso principal.

RECURSOS PREVISTOS NO CDIGO DE PROCESSO CIVIL


Resumo de aula do Prof. Clovis B. Pereira

OS RECURSOS EM ESPCIE
1. RECURSO DE APELAO

o recurso ordinrio, cabvel contra as sentenas proferidas na primeira instncia, que julguem ou no o mrito das questes. Segundo o artigo 162, pargrafo 1, do CPC, Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269, do CPC. Por sua vez, os casos de extino do processo, sem resoluo
do mrito, vem previstos no artigo 267, incisos I ao XI, e com o resoluo de mrito, no artigo 269, incisos I ao V, do CPC.

Na apelao, a parte sucumbente pode voltar a discutir todas as questes discutidas na primeira instncia, tanto as de fato quanto as de direito, renovando-se integralmente o exame da causa, excluindo -se apenas, as questes decididas antes da sentena, em relao as quais tenha ocorrido a precluso. O tribunal fica limitado vontade do apelante em impugnar a Sentena, no podendo reform -la na parte em que o recorrente no manifestou seu desejo de revis-la.

Na apelao se faz- um julgamento, renovando o exame da causa e conferindo-se o acerto ou erro da sentena, procedendo -se ento a correo do que o tribunal entender desacertado, dentro do que foi objeto do recurso.
Efeitos do recurso

A regra geral, que o recurso de apelao seja recebido nos dois efeitos (devolutivo e suspensivo). As excees ficam por conta dos casos previstos no artigo 520, do CPC, quando a apelao ser recebida somente no efeito devolutivo, e que: I - homologar a diviso ou demarcao; II - condenar prestao de alime ntos; III - revogado pela Lei 11.232/05; IV - decidir o processo cautelar; V rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg -los

improcedentes. VI - julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem; VII - confirmar a antecipao dos efeitos da tutela.
Forma procedimental

Ser interposta por petio escrita, no prazo de quinze dias, contados da intimao da deciso, e segue o procedimento preconizado nos artigos 513 ao 521, do CPC, cabendo parte contrria, em igual prazo, apresentar as contra-razes ao recurso, quando ento a apelao subir ao tribunal ad quem para julgamento.
Do preparo do recurso

O recorrente, por ocasio da interposio do recurso deve fazer o recolhimento e a comprovao do preparo do recurso, bem como do porte de retorno, sob pena de desero (art.511).
Da retratao do Juiz prolator da Sentena

Observa-se, que em princpio, depois de proferida a sentena, no pode mais o juiz de primeira instncia, modific -la, salvo no caso da sentena que indeferir o processamento do pedido inicial. Neste caso, segundo o artigo 296, do CPC , indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua deciso.

2. RECURSO DE AGRAVO

O recurso de agravo cabe de deciso interlocutria, que por sua vez, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente (artigo 162, 2, CPC). O recurso de agravo pode ser na forma
retida

ou

por

instrumento. dez dias, contados da intimao da deciso atacada, e segue o

procedimento preconizado nos artigos 522 ao 529, do CPC.


2.a - AGRAVO RETIDO

O agravo retido interposto perante o prprio juzo recorrido, sendo esta a modalidade de agravo tido como regra, na atualidade (art. 522). O Cdigo de Processo Civil elenca algumas hipteses, em que o agravo deve ser interposto na forma retida: quando interposto das decises proferidas em audincia de instruo e julgamento, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo (art. 457), nele expostas sucintamente as razes do agravante (art. 523, 3).

A lei excepciona, no entanto, algumas situaes em que o recurso pode ser interposto na forma de agravo de instrumento, ou seja: quanto se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebido, quando ser admitida a sua interposio por instrumento. O agravo retido, na verdade, tem como objetivo principal, evitar a precluso ao prejudicado pela deciso interlocutria desfavorvel. O agravo retido, por sua vez, independe de preparo pargrafo nico,
art. 522.

Quando a parte interpe o agravo retido, o recurso fica retido nos autos. Posteriormente, na hiptese de ocorrer a interposio do recurso de apelao, o agravante deve requerer expressamente, nas razes do recurso, que o Tribunal conhea, preliminarmente do agravo retido, sob pena deste restar prejudicado. Sendo acolhido e provido o agravo, o recurso de apelao perder seu objeto, e no ser apreciado, retornando os autos ao Juzo "a quo" para o que couber no tocante ao recurso de agravo. Interporto o agravo retido, pode o juiz, ouvida a parte contrria no prazo de 10 dias, reformar sua deciso.

2.b - AGRAVO DE INSTRUMENTO

O agravo de instrumento, como j se disse acima, de aplicao restrita, limitando-se aos casos de urgncia, sendo admitido apenas quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida.
Prazo de interposio

O prazo para interposio do recurso de agravo de instrumento, de 10 (dez) dias, contados da intimao da deciso proferida.
Requisitos e procedimento

O agravo de instrumento ser interposto perante o tribunal competente, atravs de petio com os seguintes requisitos, conforme a previso do art. 524: I - a exposio do fato e do direito; II - as razes do pedido de reforma da deciso; III - o nome e o endereo completo dos advogados, constantes do processo. O recurso, por sua vez, ser instrudo, conforme o artigo 525: I - obrigatoriamente , com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado; II - facultativamente , com outras peas que o agravante entender teis. O recorrente dever protocolar o agravo diretamente no tribunal, ou post-lo no correio sob registro com aviso de recebimento, e nos trs dias seguintes, deve requerer a ju ntada nos autos do processo do juzo recorrido, de cpia da petio do agravo e do comprovante da sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso, importando o no cumprimento desta disposio, na inadmissibilidade do agravo (pargrafo
nico, do artigo 526).

Conforme o artigo 527, do CPC, aps a distribuio do recurso de agravo de instrumento no tribunal, ser que: I - negar-lhe- seguimento liminarmente, nos casos do art. 557. distribudo incontinente, o relator,

Este dispositivo contempla as seguintes hipteses: o recurso for manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com smula ou com jurisprudncia dominante ndo respectivo tribunal, so Supremo Tribunal Federal, ou deTribunal Superior. Indeferido o processamento do agravo, cabe agravo regimental ao rgo competente para julgamento do recurso, no prazo de 5 (cinco) dias, e, se no houver retratao, o relator apresentar o processo em mesa, proferindo voto; provido o agravo, o recurso ter p rosseguimento ( 1, art. 557 ). II - poder converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de proviso jurisdicional de urgncia ou houver perigo de leso grave e de difcil ou incerta reparao, remetendo os respectivos autos ao juzo da causa, onde sero apensados aos principais, cabendo agravo dessa deciso ao rgo colegiado competente; III. poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art. 558), ou deferir, r ecursal,

em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso comunicando ao juiz sua deciso; IV.

poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no

prazo de 10 (dez) dias; V. mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por oficio dirigido ao seu advogado, sob registro e com avi so de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias, facultando -lhe juntar cpias das peas que entender convenientes; nas comarcas sede de tribunal, e naquelas cujo expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far -se- pelo rgo oficial; VI - ultimadas as providncias referidas nos incisos I a V, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. Para a resposta do recurso, o agravado observar o procedimento do pargrafo 2, do artigo 525, do CPC.

Aps a formao do agravo, caber ao relator a 30 (trinta) dias, pedir dia para julgamento, conforme a previso do artigo 528, do CPC. Na hiptese do juiz recorrido comunicar que reformou inteiramente a deciso, o relator considerar prejudicado o agravo (art. 529).

3.EMBARGOS INFRINGENTES

Conforme o artigo 530, do CPC, o recurso cabvel na segunda instncia, quando o acrdo no unnime houver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito, ou houver julgad o procedente ao rescisria. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto da divergncia. indispensvel portanto, para que o Acrdo seja embargvel, que tenha ocorrido um voto vencido no julgamento. O recurso ser interposto no prazo de 15 (quinze) dias, abrindo -se vista ao recorrido para contra-razes; aps, o relator do acrdo embargado apreciar a admissibilidade do recurso, conforme a previso do artigo 531 do CPC. No caso do relator indeferir o seu processamento, ca ber ao recorrente interpor recurso de agravo, dirigido ao rgo competente para o julgamento do recurso, conforme o artigo 532. Admitidos os embargos, sero processados e julgados conforme dispuser o regimento do tribunal (art. 533). A escolha do relato r recair, quando possvel, em juiz que no tenha participado do julgamento da apelao ou da ao rescisria. Caso a norma regimental determine a escolha de novo relator, esta recair, se possvel, em juiz que no haja participado do julgamento anterio r.

Aps a impugnao, sero os autos conclusos ao relator e ao revisor pelo prazo de quinze dias para cada um, entrando a seguir na pauta para julgamento.
4. EMBARGOS DE DECLARAO

o recurso cabvel quando ocorrer obscuridade ou contradio, e tambm quando for omitido ponto sobre o qual a Sentena ou Acrdo deveriam pronunciar-se, conforme a previso do artigo 535, do CPC. Ocorrendo o primeiro caso, os embargos tem por finalidade explicativa, ou seja dar o verdadeiro entendimento da Sentena. Havendo omisso, a finalidade de completar o julgamento que foi parcial. Entende-se por obscuridade , o defeito consistente na difcil compreenso do texto da Sentena ou Acrdo. A contradio a afirmao conflitante, quer na fundamentao, quer entre a fundamentao e a concluso. A correo nestes casos, no leva a uma modificao do contedo da deciso atacada, mas apenas a um esclarecimento do que vem nele contido. No caso de omisso , a Sentena ou Acrdo so complementados, passando a resolver questo no decidida, posta pelas partes na discusso do litgio. Neste caso a Sentena pode ter efeito modificativo. O prazo para interposio dos embargos de declarao, de 5 dias, contados da publicao da Sentena ou Acrdo, cabendo ao juiz ao qu al o recurso dirigido, em igual prazo decidi -lo. O recurso no est sujeito a preparo e no respondido pela parte contrria, pois dirigido diretamente ao juzo prolator da deciso. A interposio dos embargos de declarao interrompe o prazo para a interposio de outro recurso, conforme a previso do artigo 538, do CPC, o

que significa dizer, que aps a deciso dos embargos, os prazos para os demais recursos recomeam em sua integridade. Se o recurso por tido como meramente protelatrio (art. 538, pargrafo nico), poder ser aplicada ao recorrente a pena de multa de at 1% sobre o valor da causa, e no caso de reiterao, a multa poder ser de at 10%, ficando condicionada a possibilidade de interposio de outro recurso, ao depsito respectivo da multa eventualmente aplicada.

5. RECURSO ORDINRIO

A teor do que dispe o artigo 539, do CPC, sero julgados em recurso ordinrio: I - pelo Supremo Tribunal Federal , os mandados de segurana, os habeas data e os mandados de injuno decididos em nica instncia pelos tribunais superiores, quando denegatria a deciso; II - pelo Superior Tribunal de Justia : a) os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais do Estado e do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso; b) as causas que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, e outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas. Quanto ao procedimento e aos requisitos de admissib ilidade, no juzo de origem, pelo disposto no artigo 540, do Cdigo de Processo Civil, o recurso ordinrio segue as disposies dos Captulos II (APELAO) e III (AGRAVO), do Ttulo X (DOS RECURSOS), e no Supremo Tribunal Federal ou no Superior Tribunal de Justia, o disposto nos respectivos regimentos internos.
6. RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINRIO

Os recursos especial e extraordinrio, so admitidos, consoante a previso expressa na Constituio Federal outorgada em 1988, nos seguintes casos: I - o RECURSO ESPECIAL, a ser interposto perante o Superior

Tribunal de justia, conforme o artigo 105, III, quando a deciso: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar -lhes vigncia; b) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal; c). der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal (tribunais de Estados diferentes). II - o RECURSO EXTRAORDINRIO, a ser interposto perante o Supremo Federal Tribunal, conforme o artigo 102, III, quando a deciso: a) contrariar dispositivo da Constituio Federal; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da

Constituio Federal. A diferena bsica entre o recurso especial e o ext raordinrio, que o primeiro, ser interposto nas matrias tidas como infraconstitucionais, enquanto que o segundo, fica restrito matria constitucional. O recurso extraordinrio e o especial, cabveis nos casos acima enumerados, sero interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido, no prazo de 15 dias, contados a partir da intimao do Acrdo recorrido, em peties escritas e distintas, que contero, em obedincia ao artigo 541, do CPC: I- a exposio do fato e do dire ito; II- a demonstrao do cabimento do recurso interposto;

III- as razes do pedido de reforma da deciso recorrida. Os dois recursos sero recebidos apenas no efeito devolutivo (art. 542, pargrafo 2), o que significa dizer, que a interposio dos mesmos, no obstar a execuo da deciso recorrida. No caso dos dois recursos serem admitidos, ambos sero

encaminhados ao Superior Tribunal de Justia. Aps concludo o julgamento do recurso especial, de competncia do STJ, os autos sero remetidos ao STJ, que tem competncia para apreciar e julgar o recurso extraordinrio, se este no restar prejudicado. Se os recursos no forem admitidos, caber ao recorrente interpor recurso de agravo, no prazo de 10 dias, para o STF ou STJ, conforme o caso, devendo o recurso, obrigatoriamente, conter os documentos relacionados no pargrafo 1, do artigo 544, ou seja: cpias do acrdo recorrido, da certido da respectiva intimao, da petio de interposio do recurso denegado, das contra-razes, da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. As cpias das peas do processo podero ser declaradas autnticas pelo prprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal ( art. 544, 1,
final).

A petio do agravo ser dirigida ao presidente do tribunal de origem, no dependendo do pagamento de custas e despesas postais. A seguir, o agravado ser intimado, para no prazo de 10 (dez) dias oferecer resposta, bem como juntar os documentos que quiser. Aps, o recurso subir ao tribunal superior, onde ser processado na forma regimental, conforme o 2, do art. 544. Sendo provido o recurso de agravo, e se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito do recurso especia l, o relator determinar sua converso, observando -se, da em diante, o procedimento relativo ao recurso, conforme a previso do pargrafo 3, do art. 544, sendo o mesmo procedimento adotado, no agravo interposto contra denegao de

recurso extraordinrio, salvo quando, na mesma causa, houver recurso especial admitido e que deva ser julgado em primeiro lugar ( pargrafo 4, do mesmo artigo.). Da deciso do relator que no admitir o agravo de instrumento, negar lhe provimento ou reformar o acrdo recorrido , caber agravo no prazo de 5
(cinco) dias , ao rgo competente para o julgamento do recurso, conforme

artigo 545 do CPC. Por fim, importante ser observado, que no julgamento dos recursos especial e extraordinrio, somente ser admitida a discusso de matria de direito, desde que prequestionada em todas as instncias inferiores sendo vedado o reexame de matria de fato e de prova, por essa via recursal. Esse fato, justifica a dificuldade de se obter o conhecimento de um recurso especial ou extraordinrio, j que os tribunais tem sido muito rgidos na apreciao dos requisitos de admissibilidade dos recursos, notadamente, porque as questes suscitadas, muitas vezes no foram devidamente prequestionadas desde a sentena inicial, na primeira instncia, q uando qualquer omisso, deveria desde logo, ter sido suprida atravs dos componentes embargos declaratrios, e assim por diante.

7. EMBARGOS DE DIVERGNCIA EM RECURSOS ESPECIAL


E EXTRAORDINRIO

Referido recurso, introduzido na lei processua l, em artigo 496, atravs da Lei 8.950/94, tem por objeto, uniformizar a jurisprudncia do STJ e do STF, evitando assim, que o mesmo tribunal, ao analisar a mesma questo de direito, decidida de forma diversa. O prazo para interposio do referido recurso , de 15 dias, a partir da intimao da deciso, conforme o artigo 508, do CPC, sendo embargvel, pelo que dispe o artigo 546, do mesmo estatuto processual, a deciso da turma que:

I - em recurso especial, divergir do julgamento de outra turma, da seo ou do rgo especial; II - em recurso extraordinrio, divergir do julgamento da outra turma ou do plenrio. Por fim, conforme a previso do pargrafo nico de aludido artigo 546, observar-se-, no recurso de embargos, o procedimento estabelecido no regimento interno dos respectivos tribunais.

Potrebbero piacerti anche