Sei sulla pagina 1di 24

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: ADI = ao direta de inconstitucionalidade; BACEN = Banco Central do Brasil; CF = Constituio Federal de 1988; COFINS = contribuio para o financiamento da seguridade social; CP = Cdigo Penal; CPC = Cdigo de Processo Civil; DF = Distrito Federal; FUNRURAL = Fundo de Assistncia e Previdncia do Trabalhador Rural; ICMS = imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; INCRA = Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria; INSS = Instituto Nacional do Seguro Social; IPTU = imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana; IPVA = imposto sobre a propriedade de veculos automotores; ITCMD = imposto sobre transmisso causa mortis e doaes; LDO = lei de diretrizes oramentrias; LOA = Lei Oramentria Anual; LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal; MP = Ministrio Pblico; PIS = Programa de Integrao Social; PPA = Plano Plurianual; RGPS = regime geral da previdncia social; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TC = tribunal de contas; TCE/ES = Tribunal de Contas do Estado do Esprito Santo; TCU = Tribunal de Contas da Unio.

PROVA OBJETIVA
QUESTO 1 QUESTO 2

No tocante interpretao, integrao, eficcia e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opo correta. A Segundo entendimento do STF, no afronta a fora normativa da Constituio nem o princpio da mxima efetividade da norma constitucional a manuteno de decises divergentes da interpretao adotada pelo STF, proferidas no mbito das instncias ordinrias. B As normas constitucionais que alteram a competncia de tribunais possuem, de acordo com o entendimento do STF, eficcia imediata, devendo ser aplicado, de pronto, o dispositivo que promova a alterao. C De acordo com o princpio do efeito integrador, os bens jurdicos constitucionalizados devem coexistir

No que se refere aos elementos e classificao das constituies, assinale a opo correta. A B C D E Quanto ao modo de elaborao, a constituio dogmtica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da histria e das tradies de determinado povo. Sob o ponto de vista da extenso, a constituio analtica consubstancia apenas normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais. O prembulo, o dispositivo que estabelece clusulas de promulgao e as disposies transitrias so exemplos de elementos de estabilizao constitucional. Os direitos individuais e suas garantias, os direitos de nacionalidade e os direitos polticos so considerados elementos limitativos das constituies. Os denominados elementos formais de aplicabilidade das constituies so consagrados nas normas destinadas a garantir a soluo de conflitos constitucionais, a defesa da Constituio, do Estado e das instituies democrticas.

QUESTO 3

harmonicamente na hiptese de eventual conflito ou concorrncia entre eles, evitando-se, desse modo, o sacrifcio total de um princpio em relao a outro em contraposio, considerando a ausncia de hierarquia entre os princpios. D Consoante entendimento do STF, a norma constitucional segundo a qual no h priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel, no de eficcia restringvel. E As normas constitucionais de eficcia limitada tm por fundamento o fato de que sua abrangncia pode ser reduzida por norma infraconstitucional, restringindo sua eficcia e aplicabilidade.
UnB/CESPE TCE/ES

Acerca da formao da constituio, da recepo, da reforma e da reviso de normas constitucionais, na sistemtica constitucional brasileira, assinale a opo correta. A B No tocante ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pr-jurdica. O STF admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova constituio e perante o novo dispositivo paradigma, nela inserido. No fenmeno da recepo, so analisadas as compatibilidades formais e materiais da lei em face da nova constituio. As normas produzidas pelo poder constituinte originrio so passveis de controle concentrado e difuso de constitucionalidade. A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermdio do chamado poder constituinte derivado reformador e tambm pelo derivado revisor.

C D E

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 4

QUESTO 5

Determinada unidade da Federao atribuiu ao MP estadual, mediante lei, as funes do MP especial junto ao TC, e tornou obrigatrio o exame prvio, pela Corte de Contas Estadual, da validade de contratos firmados pela administrao pblica.

No que se refere ao controle de constitucionalidade na sistemtica constitucional brasileira, assinale a opo correta. A O STF admite o controle preventivo de constitucionalidade sobre projeto de emenda constitucional em trmite perante o Poder Legislativo federal, mediante o ajuizamento de ADI ao STF. No controle posterior ou repressivo de constitucionalidade, os TCs tm competncia para declarar a inconstitucionalidade das leis ou dos atos normativos em abstrato. De acordo com a legislao de regncia, a smula vinculante pode ser objeto de ADI perante o STF, considerando sua extenso e seus efeitos junto aos demais rgos do Poder Judicirio e da administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. O STF admite, na hiptese de procedncia da ADI, em carter excepcional, a declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia de nulidade da lei ou do ato normativo impugnado. De acordo com o entendimento do STF, a arguio de descumprimento de preceito fundamental no pode ser conhecida como ADI, em face de sua especificidade, ainda que o objeto do pedido principal da arguio seja a declarao de inconstitucionalidade de preceito autnomo por ofensa a dispositivos constitucionais, e que estejam presentes os demais requisitos da ADI.

B Com base nessa situao hipottica e de acordo com a jurisprudncia do STF, assinale a opo correta. C A Diante da ausncia de norma na CF que atribua competncia ao TCU para o exame prvio da validade de contratos firmados pela Unio, a hiptese seria de D

inconstitucionalidade parcial, uma vez que o exame prvio dos contratos seria inconstitucional, apesar de o desempenho de atribuies do MP especial junto ao TC pelo MP estadual ser legtimo. B A norma seria constitucional, diante da existncia, na esfera federal, de norma jurdica de idntico teor. C A norma seria inconstitucional, pois o MP especial junto ao TC no se confunde com o MP comum, razo pela qual suas atribuies no poderiam ser exercidas por procuradores do Estado, em estrita observncia ao princpio da simetria, o qual serve de parmetro, tambm, para a

QUESTO 6

No tocante organizao do Estado brasileiro e distribuio de competncias entre os entes da Federao, assinale a opo correta. A Conforme entendimento do STF, uma lei estadual que obrigasse mdicos pblicos e particulares a notificarem a secretaria estadual de sade os casos de cncer de pele seria inconstitucional por invadir a competncia privativa da Unio. Segundo entendimento do STF, a lei estadual que disponha sobre a contratao de controladores de velocidade de veculos para fins de fiscalizao nas rodovias estaduais inconstitucional por invadir a competncia privativa da Unio para legislar sobre trnsito e transporte. O acrdo do tribunal de justia que defere pedido de interveno estadual em municpio desafia a interposio de recurso extraordinrio ao STF. De acordo com o STF, constitucional lei estadual que confere ao TC do estado a competncia para, diretamente ou por intermdio do MP especial, executar as prprias decises, quando imponham sanes de natureza patrimonial aos responsveis por irregularidades no uso de bens pblicos. Foram convalidados, no mbito da CF, os atos de criao, fuso, incorporao e desmembramento de municpios, cuja lei tenha sido publicada at 31/12/2006, de acordo com os requisitos estabelecidos na legislao do respectivo estado poca da criao.

inconstitucionalidade da norma no que se refere obrigatoriedade do exame prvio, pelo TC do estado, dos contratos firmados pelo poder pblico, uma vez ausente norma de correspondncia na esfera federal. D A norma seria parcialmente inconstitucional, pois o controle prvio da validade dos contratos firmados pelo poder pblico est em consonncia com as competncias atribudas, pela CF, ao TCU, razo pela qual seria constitucional norma estadual correspondente, no obstante a inviabilidade do exerccio de atribuies do MP especial junto ao TC pelo MP estadual. E A norma seria constitucional por se tratar de organizao e competncia do TC estadual, matria inserida no mbito da competncia legislativa plena dos estados-membros, afastando-se a necessidade de observncia do princpio da simetria.
UnB/CESPE TCE/ES

C D

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 7

QUESTO 9

Quanto aos princpios e regras fundamentais que regem a atuao da administrao pblica e de seus agentes, assinale a opo correta. A So de observncia obrigatria os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa em processo administrativo disciplinar, configurando cerceamento de defesa a ausncia de defesa tcnica, por advogado, em tal hiptese. B O princpio constitucional que exige a aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos para a investidura em cargo ou emprego pblico no se aplica ao caso do titular de serventias extrajudiciais, nem ao ingresso na atividade notarial e de registro. C O Estado responde civilmente pelos prejuzos causados a particular em virtude de ato praticado com fundamento em lei declarada inconstitucional. D A CF estabelece a regra da obrigatoriedade de licitao para a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do DF e dos municpios. Nesse sentido, constitucional a lei estadual que estabelece como condio de acesso licitao pblica, para aquisio de bens ou servios, que a empresa licitante tenha a fbrica ou sede no estado-membro. E As regras constitucionais de cumulao de vencimentos no setor pblico escapam da observncia obrigatria pelos estados-membros e municpios.
QUESTO 8

Assinale a opo correta acerca das ordens econmica, financeira e social. A Ao dispor sobre a ordem social, a CF estabelece que as receitas dos estados, do DF e dos municpios, destinadas seguridade social, constem do respectivo oramento, no integrando o oramento da Unio. B As empresas pblicas e as sociedades de economia mista podem gozar de privilgios fiscais no extensveis s empresas do setor privado. C A CF estabelece como princpio da ordem econmica o tratamento favorecido para as empresas de pequeno e mdio porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no pas. D Constituem monoplio da Unio a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o processamento, a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados, incluindo os radioistopos para pesquisa. E O pescador artesanal que exera suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, no contribuir para a seguridade social.
QUESTO 10

Quanto aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A A indenizao por danos morais tem seu mbito de proteo adstrito s pessoas fsicas, j que as pessoas jurdicas no podem ser consideradas titulares dos direitos e das garantias fundamentais. B Apesar da ausncia de autorizao expressa na CF, a interceptao das correspondncias e comunicaes telegrficas e de dados possvel, em carter excepcional. C O TCU, no exerccio de sua misso constitucional de auxiliar o Congresso Nacional no controle externo, tem competncia para determinar a quebra de sigilo bancrio dos responsveis por dinheiros e bens pblicos. D De acordo com a doutrina e jurisprudncia, a tutela jurdica do direito de reunio eventualmente atingido se efetiva por intermdio do habeas corpus. E O cidado no pode ser privado definitivamente de seus direitos polticos.

Quanto a tributao, finanas pblicas e oramento, assinale a opo correta. A Pelo princpio da anterioridade tributria, os tributos no podem ser cobrados em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os instituiu ou os majorou. B De acordo com o entendimento do STF, a imunidade tributria recproca entre os entes da Federao, prevista na CF, aplicvel tanto aos impostos quanto s taxas. C Quanto ao oramento, a CF veda, em carter absoluto, a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria da programao para outra. D De acordo com o posicionamento do STF, as disponibilidades de caixa dos estados e do DF podem ser depositadas em instituies financeiras no oficiais, desde que mediante autorizao prevista em lei estadual. E A iseno tributria pode ter por objeto qualquer espcie tributria.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 11

QUESTO 13

Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. A Consoante jurisprudncia firmada no mbito do STF, a declarao final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalizao normativa abstrata, importa restaurao das normas anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juzo de inconstitucionalidade, considerado o efeito repristinatrio que lhe inerente. B Segundo entendimento do STF, no controle abstrato de constitucionalidade de lei ou ato normativo, a eficcia vinculante da ao declaratria de constitucionalidade se distingue, em sua essncia, dos efeitos das decises de mrito proferidas nas ADIs. C Compete originariamente ao STF julgar a ADI ajuizada em face de lei ou ato normativo do DF, praticado no exerccio de sua competncia estadual ou municipal. D No se exige, para fins de ajuizamento e conhecimento da ADI, a prova da pertinncia temtica por parte das Mesas do Senado Federal, da Cmara dos Deputados, das assembleias legislativas dos estados ou da Cmara Legislativa do DF. E O ajuizamento da ADI sujeita-se observncia do prazo decadencial de dez anos.
QUESTO 12

No que se refere aos direitos fundamentais assegurados na CF e aos poderes do Estado, assinale a opo correta. A De acordo com o STF, a comisso parlamentar de inqurito pode proceder quebra de sigilo bancrio da pessoa investigada, ainda que baseada em fundamentos genricos, sem a indicao de fatos concretos e precisos. B Conforme entendimento do STF, a atual CF recepcionou o dispositivo da Lei de Imprensa que estabelece limitao quanto indenizao devida pela empresa jornalstica, a ttulo de dano moral, na hiptese de publicao de notcia inverdica, ofensiva boa fama da vtima. C D O STF considera lcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. Compete ao TC do estado, por fora do princpio da simetria, reexaminar as decises lavradas pela fazenda pblica estadual, no mbito de processos administrativos que tenham por objeto matria de natureza tributria. E O direito de resposta proporcional ao agravo constitui instrumento democrtico de ampla abrangncia, j que aplicvel em relao a todas as ofensas, independentemente de elas configurarem ou no infraes penais.
QUESTO 14

Considere que determinada lei estadual tenha reconhecido ao MP especial junto ao TC autonomia administrativa e financeira, bem como a iniciativa quanto a projetos de lei relativos sua organizao. Diante dessa situao, e consoante jurisprudncia firmada quanto ao tema, assinale a opo correta. A A norma estadual constitucional, pois o MP especial junto ao TC tem as mesmas prerrogativas conferidas pela CF ao MP comum dos estados-membros. B A norma estadual parcialmente inconstitucional, j que a CF conferiu ao MP especial junto ao TC apenas a autonomia administrativa e financeira, negando-lhe, porm, a iniciativa quanto a projetos de lei relativos sua organizao. C A norma inconstitucional, considerando que o MP especial junto ao TC estadual no dispe das garantias institucionais pertinentes ao MP comum dos estados-membros, notadamente daquelas prerrogativas inerentes autonomia administrativa e financeira e ao poder de iniciativa dos projetos de lei relativos sua organizao. D A norma constitucional, pois a CF submete os integrantes do MP especial junto aos TCs ao mesmo estatuto jurdico que rege os membros do MP comum, em tema de direitos, vedaes e forma de investidura no cargo. E A norma estadual constitucional apenas no que se refere ao poder de iniciativa dos projetos relativos organizao do MP especial junto ao TC.
UnB/CESPE TCE/ES

No que se refere organizao poltico-administrativa dos entes da Federao, assinale a opo correta. A B C De acordo com a CF, lei estadual pode criar a justia militar estadual, mediante iniciativa parlamentar. Os estados-membros podem criar regies de desenvolvimento, desde que mediante lei complementar. Nas infraes penais comuns e nas aes populares, os prefeitos municipais sero julgados pelo respectivo tribunal de justia. D No cabe ao estado-membro disciplinar, ainda que no mbito da constituio estadual, a ordem de vocao das autoridades municipais, quando configuradas situaes de vacncia ou impedimento na chefia do Poder Executivo municipal. E O DF no dispe da capacidade de auto-organizao, j que no possui competncia para legislar sobre organizao judiciria, organizao do MP e da Defensoria Pblica do DF e dos Territrios.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 15

QUESTO 18

Acerca da nacionalidade e dos direitos polticos, assinale a opo correta. A Lei complementar a nica espcie normativa autorizada pela CF para disciplinar a criao de outros casos de inelegibilidade relativa, alm dos j previstos na prpria CF. B A condenao criminal com trnsito em julgado configura hiptese de perda dos direitos polticos. C Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalizao, por deciso administrativa, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, desde que devidamente comprovada no respectivo processo administrativo. D A capacidade eleitoral ativa suficiente para a aquisio da capacidade eleitoral passiva. E So relativamente inelegveis os inalistveis e os analfabetos.
QUESTO 16

Quanto aos princpios bsicos da administrao pblica, assinale a opo correta.

ilegtima a verificao pelo Poder Judicirio de regularidade de ato discricionrio, mesmo no que se refere s suas causas, motivos e finalidade.

Considere que determinado servidor tenha se aposentado no servio pblico e que, sete anos depois, o TCU tenha negado o registro dessa aposentadoria. Nessa situao, conforme entendimento do STF, de acordo com o princpio da segurana jurdica, deveria esse servidor ser convocado para participar do processo administrativo em tela diante da garantia do contraditrio e da ampla defesa.

No tocante a tributao, oramento e repartio de receitas tributrias, assinale a opo correta. A Segundo a CF, facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas do imposto sobre a propriedade territorial rural. B O emprstimo compulsrio pode ser institudo por intermdio de medida provisria, quando destinado a atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia. C A CF no prev reserva especfica de lei complementar para que a Unio exera sua competncia residual tributria. D Tanto a Unio quanto os estados-membros podero condicionar a entrega de recursos ao pagamento de seus crditos, inclusive de suas autarquias. E Constitui afronta ao direito adquirido a revogao de iseno tributria, considerando-se a natureza vinculada do ato de concesso.
QUESTO 17

O princpio da segurana jurdica no pode ser concretizado desconsiderando-se o princpio da legalidade. Nesse sentido j entendeu o STF, para o qual, se uma lei editada aps o advento da CF for por ele declarada inconstitucional, no mbito do controle difuso, no haver como se aplicar a tcnica da modulao dos efeitos para que essa declarao somente passe a vigorar a partir de outra data, pois, se a lei inconstitucional, toda declarao de inconstitucionalidade dever retroagir (eficcia ex tunc) para extirpar a lei do ordenamento jurdico, desde o seu nascimento.

Acerca da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo correta. A A administrao pblica, em sentido objetivo, abrange as atividades exercidas por pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades coletivas. B Os rgos pblicos, por no possurem personalidade jurdica, no tm legitimidade para impetrar mandado de segurana, nem mesmo quando o objeto dessa impetrao visa defesa de suas prerrogativas, atribuies ou competncias. C Os rgos pblicos, em qualquer dos poderes da Repblica, so criados por meio de lei ordinria. D Ocorre a chamada descentralizao territorial ou geogrfica quando se cria uma pessoa jurdica de direito pblico que integra a Federao brasileira como entidade autnoma, com capacidade administrativa genrica, para exercer a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade. E Empresas pblicas e sociedades de economia mista, quando exploradoras de atividade econmica, no esto sujeitas ao controle do TCU.

A alterao das regras do edital de um concurso pblico j em curso no afronta o princpio da moralidade ou da impessoalidade, mesmo que seja para coibir que haja, no curso de determinado processo de seleo, ainda que de forma velada, escolha direcionada dos candidatos habilitados s provas orais, especialmente quando j concluda a fase das provas escritas subjetivas e divulgadas as notas provisrias de todos os candidatos.

Na doutrina de Digenes Gasparini, a probidade administrativa deve ser tratada de forma diferenciada da moralidade administrativa, pois somente quando o presidente da Repblica violar aquele princpio que estar autorizada a suspenso de seus direitos polticos.

UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 19

QUESTO 21

A respeito dos atos administrativos, assinale a opo correta. A Maria Sylvia Zanella Di Pietro define o ato administrativo como a declarao de vontade do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob regime jurdico de direito pblico e sujeita ao controle do Poder Judicirio. Dessa forma, admite a citada autora a incluso, nesse conceito, dos chamados atos de opinio, como os pareceres. B Ato administrativo complexo o que resulta da manifestao de dois ou mais rgos, havendo vontade de um instrumental em relao de outro, que dita o ato principal. C No se confundem perfeio e validade do ato administrativo. A primeira diz respeito s etapas de formao do ato, exigidas por lei para que ele produza efeitos. Por exemplo, um ato que seja motivado, reduzido a escrito, assinado, publicado, est perfeito em sua formao se a lei no contiver qualquer outra exigncia. A validade diz respeito conformidade do ato com a lei, sendo que a motivao deve referir-se a motivos reais, a autoridade que assina deve ser a competente, a publicao deve ser a forma exigida para divulgar o ato. D Contra uma resoluo do Conselho Nacional de Justia, ato normativo abstrato e geral, cabe mandado de segurana. E A cassao ou a anulao no desconstituem os atos administrativos, pois no atacam sua origem, mas apenas impedem que continuem a produzir efeitos.
QUESTO 20

No que se refere a servios pblicos, concesses, permisses e autorizaes, assinale opo correta. A Suponha que determinada empresa, pretendendo participar de uma licitao para firmar contrato de concesso de servio pblico, tenha, na fase da apresentao das propostas, arrolado alguns subsdios especficos que possui, razo pela qual foi a que apresentou menor tarifa. Nessa situao, por esse motivo, no haver qualquer impedimento assinatura do contrato de concesso, j que o valor da tarifa foi o menor. B O contrato de concesso firmado entre uma concessionria de servio pblico e o poder concedente dever prever o foro de eleio, no sendo admitida a arbitragem. C Considere que determinada empresa tenha sido contratada para reformar um prdio pblico, e que durante a execuo desse contrato de engenharia, um dos andaimes tenha cado e afundado o teto do veculo de uma pessoa que tinha estacionado, irregularmente, no local da obra. Nessa situao, a responsabilidade pela reparao dos danos causados ser objetiva da entidade contratante. D Nas concesses da parceria pblico-privada, a sociedade de propsito especfico ter necessariamente de assumir a forma de companhia aberta, com valores mobilirios admitidos a negociao no mercado. E As clusulas dos contratos de parceria pblico-privada devero prever a repartio de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, fora maior, fato do prncipe e lea econmica extraordinria.
QUESTO 22

Com relao a prescrio e decadncia no mbito da administrao pblica, assinale a opo correta. A Suponha que tenha sido publicado no Dirio Oficial da Unio, em 5/3/1995, a aposentadoria de determinado servidor, e que o TCU tenha negado registro a essa aposentadoria, conforme acrdo publicado no dia 1.//2/2003. Nessa situao, conforme entendimento do STJ, decaiu o direito do TCU em negar tal registro, j que foi ultrapassado o prazo de 5 anos previsto na Lei n. 9.784/1999 e no houve m-f do aposentado. B Considere que uma farmcia tenha recebido uma multa da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria por ter adulterado determinado medicamento, visando diminuir o seu custo, fato esse que caracteriza infrao administrativa e, ao mesmo tempo, crime. Nessa situao, o prazo prescricional da multa administrativa no levar em considerao o prazo prescricional previsto para o crime. C Considere que um processo administrativo no qual se apure a infrao ao poder de polcia esteja paralisado em determinado rgo h mais de trs anos, esperando a deciso da autoridade competente. Nessa situao, no incidir a prescrio, que, na hiptese, de cinco anos. D Suponha que um ato administrativo tenha sido praticado em 22/8/2000 e que, em 4/5/2004, tenha sido instaurado processo administrativo visando impugnar a sua validade, o qual foi concludo em 23/8/2006. Suponha, ainda, que, em 25/3/2007, esse ato tenha sido anulado. Nessa situao, mesmo considerando que houve boa-f e que esse ato trouxe vantagens econmicas para a pessoa do seu destinatrio, no ocorreu a decadncia do direito de se anul-lo, j que houve interrupo do prazo. E No mbito do estado do Esprito Santo, o prazo prescricional da pretenso punitiva da administrao em aplicar as sanes legais previstas diante das infraes cometidas pelos respectivos servidores pblicos do seu regime estatutrio tem como termo inicial a data do conhecimento do fato irregular por ele cometido.
UnB/CESPE TCE/ES

As hipteses de licitao dispensvel no incluem A a aquisio de bens e contratao de servios para atender aos contingentes militares das foras singulares brasileiras empregadas em operaes de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preo e escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo comandante da fora. B o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. C a contratao da coleta, processamento e comercializao de resduos slidos urbanos reciclveis ou reutilizveis, em reas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associaes ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas fsicas de baixa renda reconhecidas pelo poder pblico como catadores de materiais reciclveis, com o uso de equipamentos compatveis com as normas tcnicas, ambientais e de sade pblica. D a contratao de fornecimento ou suprimento de energia eltrica com concessionrio, permissionrio ou autorizado, segundo as normas da legislao especfica. E a aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que possam ser fornecidos somente por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 23

QUESTO 25

Acerca da interveno do Estado na propriedade, assinale a opo correta. A Conforme entendimento do STJ, na limitao administrativa, a prescrio da pretenso indenizatria se d em cinco anos, ao passo que a desapropriao indireta tem o prazo prescricional de vinte anos. B Se a propriedade atingida por um ato especfico, imposto pela administrao, embora calcada na lei para suportar uma obrigao, a hiptese de limitao administrativa, e no de servido. C A requisio somente poder ser de bens, jamais de servios. D No se admite que a lei possa declarar um imvel como de interesse pblico, para fins de desapropriao, j que se trata de ato privativo do chefe do Poder Executivo. E Conforme entendimento do STF, a imisso provisria na posse do imvel que est sendo objeto de desapropriao inconstitucional, na medida em que ela somente poder correr aps a efetiva indenizao e em dinheiro.
QUESTO 24

No que concerne ao regime constitucional dos servidores pblicos, assinale a opo correta. A Servidor pblico federal nomeado para ocupar cargo em comisso dever contribuir para o regime prprio de previdncia social, em relao ao cargo em comisso. B Conforme entendimento do STJ, vedada a acumulao do cargo de professor com o de agente de polcia civil, o qual no se caracteriza como cargo tcnico. C O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo, no sendo admitida realizao de novo concurso, se ainda no tiverem sido chamados os candidatos aprovados no concurso anterior. D A CF no distingue os conceitos de funo de confiana e de cargo em comisso, de forma que todo cargo em comisso , de fato, uma funo de confiana. E Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio no foi alterado, com o advento da Emenda Constitucional n. 19/1998, que fixou o prazo para aquisio da estabilidade em trs anos.
QUESTO 26

Maria utilizava todos os dias determinada linha de nibus, de empresa concessionria de servio pblico. Como eram muito comuns assaltos em determinada regio da cidade, devido ausncia de policiamento ostensivo, mesmo aps as vrias correspondncias e solicitaes encaminhadas ao secretrio de segurana pblica, Maria acabou sendo morta por um projtil disparado por Pedro, que estava em uma parada de nibus assaltando Jorge, que resistiu ao assalto, o que acabou por forar Pedro a efetuar os disparos. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta a respeito da responsabilidade civil do Estado. A Conforme recente entendimento do STJ, na situao descrita, o prazo prescricional da ao civil de reparao de danos contra o Estado de cinco anos, conforme preceitua o Cdigo Civil. B Nessa situao, a ao civil dever ser proposta contra a concessionria de servio pblico, j que ela responsvel objetivamente pela segurana do transporte pblico, no havendo qualquer causa excludente dessa responsabilidade. C Nessa situao, o STF tem entendido que haveria responsabilidade civil objetiva do Estado, diante da falta de um servio especfico de segurana pblica a que estaria obrigado o Estado, que, no caso, estava ciente dos constantes crimes ocorridos na rea. D Na situao descrita, uma vez identificado o servidor pblico que se omitiu, ser obrigatria a sua denunciao lide, nas aes de indenizao fundadas na responsabilidade civil objetiva do Estado, sob pena da perda do direito de regresso. E Na hiptese, a ao poder ser proposta diretamente contra o servidor omisso, alegando-se a responsabilidade civil objetiva.

A respeito do regime previdencirio, assinale a opo correta. A O servidor pblico, por ter regime prprio de previdncia social, ter direito, em qualquer hiptese, aposentadoria por invalidez, com proventos integrais. B Servidor pblico detentor de cargo efetivo, com regime prprio de previdncia social, que vier a ser beneficiado por uma licena sem remunerao, conforme a legislao de regncia, poder se inscrever no RGPS, como contribuinte facultativo, embora a CF tenha dispositivo que vede, de maneira geral, essa filiao ao RGPS. C O benefcio de penso por morte, a partir do advento da Emenda Constitucional n. 41/2003, no mbito do regime prprio de previdncia social, deve corresponder totalidade da remunerao do falecido. D Servidor pblico detentor de cargo efetivo, com regime prprio de previdncia social, que seja tambm professor de escola privada no dever contribuir para o RGPS. E Suponha que determinado servidor pblico que possua regime prprio de previdncia social venha a ser demitido do servio pblico quando j possua todos os requisitos para se aposentar. Nessa situao, o tempo de contribuio no regime prprio no poder ser utilizado para lograr um benefcio previdencirio do RGPS.

UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 27

QUESTO 29

Acerca da improbidade administrativa, assinale a opo correta. A Suponha que um conselheiro do TC do estado X seja ru em ao civil pblica por improbidade administrativa. Nessa situao, a referida ao civil pblica dever ser processada e julgada originariamente pelo respectivo tribunal de justia, se assim previr a constituio estadual. B Suponha que Gustavo, que no servidor pblico, seja coru em uma ao civil pblica que apure ato de improbidade administrativa. Nessa situao, conforme entendimento do STJ, como a lei no prev prazo de prescrio para aqueles que no ocupam cargo ou funo pblica, a ao ser considerada imprescritvel. C De acordo com a lei de regncia, no h previso legal para que o TCU venha a designar um representante para acompanhar procedimento administrativo que vise apurar fatos que possam fundamentar uma tomada de contas especial. D Servidor pblico estadual que, notificado para apresentar a declarao anual de bens, recusar-se- apresent-la, dentro do prazo especificado, ser punido com a pena de demisso, conforme previsto na lei de regncia. E Pessoas jurdicas de direito pblico, mesmo que interessadas, no tm legitimidade ativa para propor ao civil pblica de improbidade administrativa.
QUESTO 28

Com relao ao domnio pblico, assinale a opo correta. A De acordo com a classificao prevista no Cdigo Civil, os bens pblicos podem ser de uso comum do povo, de uso especial e dominiais, sendo esses bens indisponveis e inalienveis. B A doutrina entende que a desafetao de um bem pblico pode ocorrer por meio de ato administrativo, de lei ou mesmo de fato jurdico, como um incndio que torne um veculo inservvel. C Todas as terras devolutas pertencem Unio. D O patrimnio cultural brasileiro constitui-se apenas de bens de natureza material. E As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios, assim entendidas aquelas habitadas em carter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios ao seu bem-estar e as necessrias sua reproduo fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies, so de sua propriedade, cabendo Unio apenas demarc-las.
QUESTO 30

Quanto Lei Complementar Estadual n. 46/1994, que disciplina o regime jurdico dos servidores pblicos do estado do Esprito Santo, assinale a opo correta. A O prazo para tomar posse ser de at trinta dias a contar do ato de nomeao, no sendo possvel haver prorrogao desse prazo pela autoridade competente apenas fundado em requerimento do interessado. B Se o nomeado em concurso pblico no tomar posse no prazo fixado, o ato de nomeao ser tornado sem efeito, enquanto que, se um servidor no entrar em exerccio, ser exonerado. C Durante o perodo de cumprimento do estgio probatrio, o servidor pblico no poder afastar-se do cargo para o exerccio de cargo em comisso, funo gratificada ou de direo de entidades vinculadas ao poder pblico estadual. D Embora a lei no preveja a reconduo a pedido, o STF vem entendendo que, durante o prazo do estgio probatrio no novo cargo, o servidor poder pedir a sua reconduo ao cargo de origem. E Suponha que um servidor pblico do estado do Esprito Santo esteja disposio de rgo estranho administrao pblica estadual e que, aps esse perodo, pretenda afastar-se imediatamente do cargo, para gozar licena para o trato de interesses particulares. Nessa situao, no haver qualquer impedimento ao pleito desse servidor.

No que se refere Lei do Processo Administrativo (Lei n. 9.784/1999), assinale a opo correta. A Se determinado ato for praticado com base em parecer jurdico, dever constar desse ato a transcrio daquela motivao, no sendo suficiente a mera referncia ao anterior parecer. B Pessoa absolutamente incapaz, de 10 anos de idade, tem legitimidade para instaurar processo relativo a pedido de concesso de penso, decorrente da morte do titular, nessa situao, independentemente de estar devidamente representada. C Na hiptese de deciso administrativa contrariar enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. D Suponha que um servidor pblico tenha recebido uma delegao de poderes e, com base nela, tenha editado determinado ato. Nessa situao, como houve delegao, eventual impugnao judicial ao ato deve ser feita contra a autoridade delegante. E A deciso proferida em recurso administrativo no poder prejudicar a situao da pessoa do recorrente.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 31

QUESTO 34

Acerca dos consrcios pblicos, assinale a opo correta. A Suponha que alguns municpios do estado do Esprito Santo e do Rio de Janeiro venham a firmar um consrcio pblico com o estado do Rio de Janeiro, visando o aperfeioamento do servio pblico da regio. Nessa situao, no haveria impedimento de a Unio tambm integrar esse consrcio. B Podem participar como consorciados tanto as pessoas jurdicas de direito pblico quanto as pessoas jurdicas de direito privado. C O ente consorciado poder ser excludo, aps prvia suspenso, quando no consignar, em sua lei oramentria ou em crditos adicionais, as dotaes suficientes para suportar as despesas assumidas por meio de contrato de rateio. D A Unio no poder celebrar convnios com consrcio pblico em que no figure como consorciada. E Por meio de contrato de programa poder ser atribudo ao contratado o exerccio dos poderes de planejamento, regulao e fiscalizao dos servios por ele mesmo prestados.
QUESTO 32

Assinale a opo correta acerca das normas constitucionais pertinentes a finanas pblicas. A Compete ao Poder Executivo publicar o relatrio resumido da execuo oramentria no prazo de at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre. O PPA institudo por lei que estabelece nacionalmente diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas correntes e outras delas derivadas. A LOA deve compreender o oramento das empresas em que a Unio apenas diretamente detenha participao no capital social com direito a voto. Lei ordinria federal estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para instituio e funcionamento de fundos. Cabe ao presidente da Repblica enviar ao Senado Federal os projetos de lei do PPA, das diretrizes oramentrias e do oramento anual.

Ocorre encampao quando A o servio est sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critrios, indicadores e parmetros definidores da qualidade desse servio. B a concessionria descumpre clusulas contratuais ou disposies legais ou regulamentares concernentes concesso. C a concessionria condenada em sentena transitada em julgado por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais. D h a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. E h resciso do contrato de concesso, por iniciativa da concessionria, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ao judicial especialmente intentada para esse fim.
QUESTO 33

QUESTO 35

Acerca da natureza jurdica do oramento e dos princpios oramentrios, assinale a opo correta. A Segundo o jurista e economista alemo Hoennel, o oramento representa extrinsecamente a forma de uma lei, mas seu contedo de um mero ato administrativo. Gaston Jze defende que o oramento, em nenhuma de suas partes, pode ser entendido como uma lei, considerada em sua substncia, embora tenha o aspecto formal e a aparncia de uma lei, tratando-se, ento, de um atocondio para a realizao das despesas e para a exigncia dos tributos. A corrente liderada por Mayer considera o oramento, em algumas de suas partes, como um simples ato administrativo, no que se refere s despesas pblicas, e, em outras, como uma lei, no aspecto que autoriza a cobrana e a arrecadao dos tributos. O princpio da unidade destaca que o oramento deve conter todas as receitas e despesas da Unio, de qualquer natureza, procedncia ou destino, inclusive a dos fundos, dos emprstimos e dos subsdios. A contratao de operaes de crdito ofende o princpio da exclusividade da lei oramentria, pois tem natureza de antecipao da receita e medida extraordinria, no ingressando no oramento fiscal.

Assinale a opo correta acerca da proposta oramentria. A A proposta oramentria que o Poder Executivo encaminhar ao Poder Legislativo compor-se- exclusivamente de mensagem com a exposio circunstanciada da situao econmico-financeira, documentada com demonstrao da dvida fundada e flutuante. B As receitas e despesas de capital sero objeto de um quadro de recursos e de aplicao de capital aprovado pelo Poder Legislativo, abrangendo, no mnimo, um quadrinio. C Abrangem o quadro de recursos e de aplicao de capital as despesas e, como couber, tambm as receitas previstas em planos especiais aprovados em lei e destinados a atender a regies ou setores da administrao. D O Poder Legislativo municipal deve elaborar lei oramentria provisria, caso no receba a proposta oramentria no prazo fixado na lei orgnica do respectivo municpio. E So lcitas emendas ao projeto de lei de oramento que visem alterar a dotao solicitada para despesa de custeio.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

QUESTO 36

QUESTO 38

Com referncia fiscalizao e ao controle do oramento, assinale a opo correta. A Compete ao TCU a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, quanto legalidade e economicidade, bem como quanto aplicao das subvenes, ou seja, recursos destinados ao aumento do capital de empresas pblicas. B O TCU exerce funo de jurisdio ao apreciar e julgar as contas do presidente da Repblica, bem como dos administradores e demais responsveis por dinheiro, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico. C A fiscalizao operacional do oramento diz respeito prpria execuo do oramento, pois o patrimnio compe-se dos bens pertencentes ao Estado, sejam eles de cunho econmico ou no, e as alteraes patrimoniais devem ser fiscalizadas pelas autoridades pblicas em benefcio da preservao dos bens que integram o patrimnio pblico. D O controle interno incumbe aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, cabendo a cada um manter um sistema de controle individual, de acordo com suas caractersticas prprias e, ao mesmo tempo, integrar o sistema com o dos outros poderes, a fim de que haja coordenao e uniformizao de comportamentos e providncias. E Ao TCU compete realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, desde que haja prvia requisio do Senado Federal.
QUESTO 37

Acerca do crdito e do emprstimo pblico, assinale a opo correta. A vedado ao Estado estabelecer condies ao emprstimo pblico no sentido de reembolsar imediatamente os subscritores premiados, sem esperar o decurso do prazo fixado, mediante a realizao de sorteios peridicos. B O emprstimo semiobrigatrio obtido geralmente em caso de guerra, tendo como caractersticas vantagens financeiras e certa coao indireta. C Os recursos auferidos pelo Estado em razo dos emprstimos pblicos constituem receitas pblicas, pois ingressam no oramento fiscal, juntamente com a previso para o pagamento dos juros e das amortizaes. D Ocorre a emisso indireta quando o Estado lana o emprstimo, servindo-se de subscrio, em que so estipuladas as condies da operao, ou mandando vender os ttulos respectivos no tesouro, nos bancos ou na bolsa de valores. E Um modo clssico de resgate dos emprstimos pblicos ocorre mediante o pagamento de anuidades terminveis, forma europeia antiga em que o tesouro se obrigava a pagar uma prestao at o fim da vida do subscritor, extinguindose a dvida com sua morte ou a do beneficirio.
QUESTO 39

Acerca da disciplina constitucional e legal dos precatrios, assinale a opo correta. A A lei determina a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1. de julho, fazendo-se o pagamento at 1. de julho do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente. B Os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos, proventos, penses e suas complementaes, salvo benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou invalidez. C Se, no pagamento, houver preterio da ordem cronolgica dos precatrios, caber ao credor solicitar ao presidente do tribunal sentenciante, em face da infrao do direito de precedncia, que determine o sequestro da quantia necessria satisfao do dbito, que, segundo a jurisprudncia, poder recair sobre qualquer quantia pblica. D lcita a expedio de precatrio complementar ou suplementar de valor pago, bem como fracionamento, repartio ou quebra do valor da execuo, a fim de que seu pagamento se faa mediante a expedio de precatrio e por requisio de pequeno valor. E vedada a fixao de valores distintos para o fim de pagamento de obrigaes de pequeno valor que a fazenda federal, estadual, distrital ou municipal deva fazer em virtude de sentena judicial transitada em julgado, segundo as diferentes capacidades das entidades de direito pblico.
UnB/CESPE TCE/ES

Assinale a opo correta a respeito da dvida pblica. A A dvida pblica interna decorre de obrigaes contradas diretamente com instituies financeiras no pas ou da colocao de ttulos no mercado de capitais pelo BACEN, sejam os credores nacionais sejam estrangeiros. B A dvida pblica financeira a que independe de lei especial e resulta do simples desempenho das finalidades prprias dos ramos da administrao. C Quando inscrita nos livros da fazenda pblica para pagamento em data previamente determinada ou sem prazo fixado para a amortizao, a dvida pblica denominada flutuante. D A amortizao da dvida pblica ocorre quando o Estado modifica as condies anteriores do emprstimo pblico, especialmente pela reduo unilateral dos juros devidos. E A compensao da dvida pblica se d quando o ente pblico recebe ttulos de sua dvida por herana ou os adquire no mercado de capitais.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

10

QUESTO 40

QUESTO 42

Acerca da LRF, assinale a opo correta. A No prazo de sessenta dias aps a publicao dos oramentos, as receitas previstas devero ser desdobradas pelo Poder Executivo em metas semestrais de arrecadao, com a especificao em separado, quando cabvel, das medidas de combate evaso e sonegao. B Segundo a LRF, o benefcio concernente ampliao de incentivo de natureza tributria da qual decorra renncia de receita, dependente de medidas de compensao, por meio do aumento de receita, s entrar em vigor no primeiro dia do exerccio seguinte. C Na verificao do atendimento dos limites definidos na LRF, para despesas com pessoal, devem ser computadas despesas relativas a incentivos demisso voluntria. D vedada a majorao de benefcio relativo seguridade social sem a indicao da fonte de custeio total, salvo benefcio ou servios de sade, previdncia e assistncia social destinados aos servidores militares, ativos e inativos. E lcito aos entes da Federao disponibilizar a qualquer pessoa fsica ou jurdica o acesso a informaes referentes ao lanamento e ao recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referentes a recursos extraordinrios.
QUESTO 41

No que se refere aos princpios oramentrios, assinale a opo correta. A O princpio da transparncia oramentria est previsto na CF e prev que o Poder Executivo deve publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. O princpio da especialidade prev que a LOA no pode conter dispositivo estranho fixao da despesa e previso da receita. O princpio da unidade estabelece que devem ser includas no oramento geral anual todas as receitas e todas as despesas, de todas as entidades. Por configurar ato inconstitucional, um municpio no pode vincular receita decorrente de imposto sobre servios de qualquer natureza para prestar garantia Unio com vistas a pagamento de dbitos. O campo de atuao do princpio da legalidade abarca os planos e programas, as operaes e aberturas de crditos, a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma dotao para outra.

B C D

QUESTO 43

A respeito das finanas pblicas, assinale a opo correta, luz da CF. A B C D E O BACEN pode, indiretamente, conceder emprstimos s instituies financeiras e ao tesouro nacional. Um crdito especial, se autorizado, no pode ser incorporado ao oramento do exerccio financeiro subsequente. O PPA deve dispor sobre as alteraes na legislao tributria. Apenas despesas imprevisveis e urgentes admitem a abertura de crdito extraordinrio. Para que consiga modificar projeto de lei oramentria, aps iniciada a votao, o presidente da Repblica deve enviar mensagem comisso mista permanente de deputados e senadores responsvel pelo parecer.

Acerca dos crditos adicionais, assinale a opo correta. A Os crditos adicionais se referem s autorizaes de despesa expressamente dotadas na lei de oramento. B Os crditos extraordinrios destinam-se a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. C Excesso de arrecadao a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas. D Abrir crditos extraordinrios por lei complementar compete ao Poder Legislativo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Executivo. E A vigncia dos crditos adicionais ser limitada ao exerccio financeiro em que eles forem abertos, excetuadas expressas disposies legais em contrrio, relacionadas aos crditos especiais e extraordinrios.

QUESTO 44

No que concerne fiscalizao e ao controle interno e externo dos oramentos, assinale a opo correta. A B C A atuao do TCU caracterizada pela atividade jurisdicional, cabendo a esse rgo at mesmo apreciar a constitucionalidade de atos do poder pblico. A deciso do TCU faz coisa julgada administrativa, no cabendo ao Poder Judicirio examin-la e julg-la. As sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta federal, no esto sujeitas fiscalizao do TCU, haja vista seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista. Ainda que as cerimnias festivas estejam previstas em lei oramentria, o dispndio excessivo com elas pode ter sua legitimidade questionada pelo TCU. Cabe ao TCU fiscalizar a aplicao de subvenes, que so auxlios governamentais concedidos apenas s entidades pblicas.

D E

UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

11

QUESTO 45

QUESTO 48

Com relao aos restos a pagar e tcnica de realizao de despesa pblica, assinale a opo correta. A O pagamento da despesa prescinde da sua regular liquidao. B Para as despesas vinculadas ao sistema de parcelamento, ser realizado o empenho estimativo, em que o valor exato de cada parcela e do montante geral possa ser conhecido a priori, como, por exemplo, a locao de um equipamento a valor fixo mensal, durante um semestre. C Os empenhos que correm por conta de crditos com vigncia plurianual que no tenham sido liquidados somente sero computados como restos a pagar no ltimo ano de vigncia do crdito. D Para as despesas com o consumo de energia eltrica para determinado perodo, em regra, realizado o empenho ordinrio. E Os restos a pagar de despesas processadas so os decorrentes de contratos em execuo, cujas despesas ainda no foram liquidadas e para as quais no existe o direito lquido e certo do credor.
QUESTO 46

No que concerne aos emprstimos compulsrios, assinale a opo incorreta. A Aplica-se o princpio da anterioridade aos emprstimos compulsrios, no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional. A competncia para instituir emprstimo compulsrio exclusiva da Unio. Medida provisria pode instituir emprstimo compulsrio, no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional. A lei fixa obrigatoriamente o prazo de emprstimo compulsrio e as condies de seu resgate. Segundo o STF, se o emprstimo compulsrio for pago em dinheiro, a sua restituio deve ser tambm em dinheiro.

B C

D E

QUESTO 49

Com relao despesa pblica, assinale a opo correta. A As despesas com reajuste de servidores esto compreendidas no conceito de despesas obrigatrias de carter continuado. B Para que seja estendido um servio de sade, previdncia e assistncia social, incluindo os destinados aos inativos e pensionistas, necessria indicao da fonte de custeio total. C A despesa total com pessoal ser apurada pela soma no ms em referncia com as previstas para os onze meses imediatamente subsequentes. D Para reduzir as despesas excedentes com pessoal, o rgo pblico pode reduzir temporariamente a jornada de trabalho com a devida adequao dos vencimentos nova carga horria. E Segundo a LRF, a Unio no pode realizar despesa com pessoal em percentual superior a 50% da receita corrente lquida, nela includas as despesas de indenizao por demisso de servidores ou empregados.
QUESTO 47

A CF traa critrios no tocante limitao ao poder de tributar, uma vez que necessrio haver harmonia entre os entes federados que podem instituir tributos, a fim de que no haja, entre outros aspectos, a bitributao. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A Excepcionalmente, a Unio e os estados podem aumentar tributos sem lei que os estabelea, os quais somente podem incidir no exerccio fiscal imediatamente posterior. A instituio de tributo federal deve ser sempre uniforme em todo o territrio nacional e no deve implicar distino ou preferncia em relao a estado, ao DF ou a municpio, admitindo-se a concesso de incentivos fiscais para promover o equilbrio socioeconmico entre as diferentes regies do Brasil. Nas situaes de calamidade pblica e de estado de stio, plenamente vlida a utilizao de tributos com efeito de confisco, desde que publicada a lei respectiva e que sua incidncia se efetive no exerccio posterior ao da publicao da lei. vlida a incidncia de tributo sobre os patrimnios correspondentes aos templos de qualquer culto, desde que sejam institudos de maneira uniforme sobre todas as denominaes, de modo que no se faa qualquer distino entre as diversas religies. da competncia da Unio a instituio de impostos sobre a importao de produtos estrangeiros, a exportao de produtos nacionais ou nacionalizados para o exterior e a transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos.

No que se refere receita e despesa pblica, assinale a opo correta. A A amortizao de emprstimos receita de capital, sendo considerado o retorno de valores emprestados anteriormente a outras entidades de direito pblico. B Os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado so considerados transferncias correntes, desde que haja contraprestao direta em bens e servios. C Inverses financeiras so despesas correntes destinadas aquisio de imveis. D As dotaes para atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis so consideradas despesas de capital. E Emprstimos do Banco do Brasil so considerados receitas correntes.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

12

QUESTO 50

QUESTO 53

Com relao responsabilidade tributria, assinale a opo correta. A A responsabilidade por infraes legislao tributria depende da inteno do agente, da efetividade, da natureza e da extenso dos efeitos do ato, salvo disposio em contrrio. B H vedao no sentido de que a lei atribua, de modo expresso, a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao. C Nas infraes conceituadas em lei como crimes, a responsabilidade ser pessoal do agente, ainda que praticadas no exerccio regular de administrao. D Os sucessores a qualquer ttulo, mas no o cnjuge meeiro, so pessoalmente responsveis pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha. E A responsabilidade tributria excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora.
QUESTO 51

Com relao aos princpios constitucionais tributrios e s limitaes ao poder de tributar, assinale a opo correta. A

Segundo o STF, no se admite que lei ordinria institua modalidade de extino do crdito tributrio que no esteja previsto em lei complementar.

Segundo o STJ, decreto municipal pode atualizar o IPTU em percentual superior ao ndice oficial de correo monetria, mas no pode majorar a base de clculo, de modo a torn-lo mais oneroso.

Segundo o STF, as limitaes ao poder de tributar so suscetveis de supresso ou excepcionalizao, ou seja, o princpio da anterioridade pode ser abolido por emenda constitucional.

No h exceo ao princpio constitucional da legalidade para alterao de alquotas de impostos. Tais alteraes devem ser realizadas mediante lei.

Acerca dos princpios gerais referentes aos tributos, assinale a opo incorreta. A As taxas no podem ter base de clculo prpria de impostos. B Cabe lei complementar regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar. C A aplicao dos recursos oriundos de emprstimo compulsrio no pode ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. D A pessoa natural destinatria de operaes de importao pode ser equiparada a pessoa jurdica, na forma da lei. E A Unio, mediante lei complementar, pode instituir emprstimo compulsrio.
QUESTO 52

As entidades fechadas de previdncia social privada so alcanadas pela imunidade tributria conferida a instituies de assistncia social sem fins lucrativos. Essa imunidade estende-se tambm para as entidades que recebem contribuio de seus beneficirios.

QUESTO 54

Com relao aos tributos estaduais, assinale a opo correta. A B C

O ITCMD incide sobre bens mveis, mas no sobre os bens imveis, haja vista a natureza destes bens. O entendimento do STJ de que o ICMS incide no servio de provedores de acesso Internet. Segundo o STJ, legtima a cobrana de ICMS sobre operaes interestaduais realizadas por empresa de

No extinguem o crdito tributrio A a converso do depsito em renda e a decadncia. B a deciso judicial contra o fisco passada em julgado e a prescrio. C a transao e a deciso administrativa irreformvel, e no mais anulvel. D a remisso e a consignao em pagamento. E o refinanciamento e a compensao. E

construo civil, quando da aquisio de bens necessrios ao desempenho de sua atividade fim. D Em caso de inventrio por morte presumida, incide o ITCMD. inconstitucional lei complementar que conceda isenes do ICMS incidente nas operaes com servios e outros produtos destinados ao exterior, alm dos previstos na CF.

UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

13

QUESTO 55

QUESTO 58

A respeito da repartio da receita tributria, assinale a opo correta. A Nenhum imposto municipal sofre repartio do tributo de sua arrecadao. B Todos os impostos estaduais tm o produto de sua arrecadao repartidos. C Cinquenta por cento do produto da arrecadao dos impostos sobre importao e exportao pertencem aos estados, conforme a origem. D Segundo o STJ, quando um servidor pblico estadual pretende obter iseno de imposto de renda retido na fonte, a Unio deve ocupar o polo passivo de eventual demanda judicial, haja vista ser o ente competente para institu-lo. E O municpio tem direito a 25% do produto da arrecadao do IPVA de veculos licenciados em seu territrio.
QUESTO 56

Acerca da prescrio, assinale a opo correta. A Se uma pessoa deixa decorrer o prazo prescricional, no ajuizando a ao cabvel para ver satisfeita uma pretenso sua, somente poder utilizar o direito que a amparava para opor exceo. Se, no curso de um processo, nenhuma das partes arguir a prescrio, no ser possvel a sua arguio em sede de recurso especial, ainda que o seu reconhecimento seja matria de ordem pblica. Ainda que atue como custos legis, dever do representante do MP arguir a prescrio, em matria patrimonial. Uma causa que tem o condo de impedir a prescrio no poder servir de fundamento para suspender o curso do prazo prescricional. Os efeitos da prescrio so pessoais. No entanto, a interrupo da prescrio por um credor aproveitar os demais, ainda que no haja solidariedade.

Com relao aos tributos e s suas espcies, assinale a opo incorreta. A A contribuio de interveno no domnio econmico utilizada pela Unio quando ela atua como agente normativo e regulador da ordem econmica, exercendo as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, nos termos da CF. B Sobre as receitas decorrentes de exportao incide a contribuio social, mas no incide a contribuio de interveno no domnio econmico. C As contribuies no interesse de categorias profissionais ou econmicas, conhecidas tambm por contribuies corporativas, incluem as contribuies sindicais e as contribuies para os conselhos de fiscalizao profissional. D A contribuio para o custeio do servio de iluminao pblica deve obedecer tanto aos princpios da anterioridade quanto aos da noventena. E Apenas os municpios e o DF podem instituir contribuio para custear o servio de iluminao pblica.
QUESTO 57

QUESTO 59

Marcelo, filho de Joana e Lauro, aps realizar uma ressonncia magntica, teve diagnstico de cncer de pulmo. Com isso, Lauro, no dia seguinte, vendeu seu apartamento pela metade do preo de mercado, a fim de levar seu filho para fazer tratamento em renomado hospital nos Estados Unidos da Amrica. L chegando, foram informados de que o diagnstico fora equivocado. Ao retornar ao Brasil, Lauro procurou um advogado que lhe informou acerca da possibilidade de ser anulado o negcio jurdico relativo venda do imvel. Nessa situao hipottica, a anulao da venda do imvel se justifica por motivo de A B C D E erro. estado de perigo. leso. onerosidade excessiva. estado de necessidade.

Um famoso escritrio de advocacia pediu a Heitor, artista plstico conhecido, que fizesse uma escultura a ser colocada no hall de entrada do prdio onde est instalado. Com referncia a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A Ainda que no tenha sido formalizado contrato por escrito, possvel presumir o consentimento implcito de Heitor. B Considerando a natureza do servio a ser prestado, se no tiver sido estipulada remunerao, presume-se a gratuidade. C Se a escultura entregue no corresponder pretenso esperada, o recebedor poder obstar o pagamento do servio, ainda que a simples prestao enseje o pagamento. D Constando do contrato que a remunerao ser paga na entrega da obra, mas no tendo sido estipulado o valor, presume-se aceito o preo a ser cobrado pelo artista. E Caso Heitor no saiba ler nem escrever, o contrato firmado ser vlido se tiver sido assinado por representante ou procurador.
UnB/CESPE TCE/ES

QUESTO 60

A respeito da Lei X, publicada no dia 1. de junho de 2009, assinale a opo correta. A B C D E Caso falte o texto para algum dispositivo da Lei X, o juiz poder corrigi-la por processo interpretativo. Se houver omisso na Lei X, o juiz dever decidir de acordo com os fins sociais a que ela se dirige. Eventual correo de texto da Lei X ser considerada lei nova, se aquela j estiver em vigor. Se a Lei X estabelecer disposies a par das j estabelecidas pela Lei Y, haver a revogao desta. Caso a Lei X derrogue a Lei Z, esta perder a sua vigncia.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

14

QUESTO 61

QUESTO 63

Considerando que no dia 20 de novembro de 2008 tenha sido instituda uma associao com finalidade esportiva, assinale a opo correta. A Os associados devem ter iguais direitos, no podendo haver categorias com vantagens especiais. B A transferncia de quota atribui, de per si, a qualidade de associado. C O exerccio de atividade que fornea recursos financeiros associao descaracterizar a sua finalidade. D O quorum mnimo de presentes assembleia geral para destituio de administradores fixado pela lei. E Somente por justa causa ser possvel haver a excluso de um associado.
QUESTO 62

Fernando, Daniel, Davi e Marcos, chefes de cozinha renomados, instituram uma sociedade limitada para explorar o ramo de confeitaria. O capital social foi estipulado em R$ 240 mil, divididos em quatro cotas de R$ 60 mil. Cada um j contribuiu para o capital inicial com a quantia de R$ 30 mil. Restou estipulado no contrato social que aplicariam subsidiariamente sociedade instituda, as normas da sociedade simples. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A Sendo omisso o contrato social quanto matria, se Fernando e Daniel concordarem, Marcos poder ceder a sua quota a terceiro. B No haveria bice quanto participao na sociedade, caso Davi fosse menor relativamente incapaz, se assistido pelos pais. C Poder Daniel contribuir para o capital social com imvel particular seu, desde que haja prvia avaliao do bem. D Caso Fernando no integralize a sua quota na forma estabelecida no contrato poder ser excludo da sociedade pelos demais scios pela via extrajudicial. E No ser vlida penhora recada sobre os bens dos scios por dvida contrada pela sociedade, caso os bens sociais sejam insuficientes para responder pela obrigao.
QUESTO 64

Os bens, entre outras classificaes, quando considerados em si mesmos, podem ser mveis ou imveis, diviso que remonta ao direito romano, perdura at o direito atual e determina importantes consequncias prticas. Considerando tal classificao, assinale a opo correta. A Formado o patrimnio do menor por bens mveis e imveis, apenas para alienao dos imveis o seu guardio depender de autorizao judicial, com prvia oitiva do MP, ainda que os mveis tenham valor superior. B Tudo o que separado da edificao e passa a ser suscetvel de movimentao sem alterao significativa de substncia volta a assumir a natureza de bem mvel, admitindo alienao por simples tradio. C Equiparada a unio estvel ao casamento sob regime da comunho parcial de bens, desde que haja declarao de convvio lavrada em cartrio, ser necessria a outorga do companheiro para que seja vlida a alienao de bem imvel dos companheiros. D Materiais destinados construo e j postos na obra para este nico fim so considerados bens imveis por antecipao em razo da vontade do proprietrio e da sua especfica utilidade e funo, de modo que no admitem usucapio em prazo inferior a cinco anos. E Os automveis, apesar de bens mveis, quando considerada somente a sua natureza, so considerados como bens imveis para fim de alienao, at porque a sua propriedade se v sujeita a cadastro especial no rgo de trnsito.
UnB/CESPE TCE/ES

A respeito da sociedade annima aberta e das regras que lhe so aplicveis, assinale a opo correta. A A venda de aes para aumento de capital exige que o capital social esteja integralizado. B Em regra, no h responsabilidade solidria entre os administradores. C O estatuto no pode eliminar o direito de preferncia para subscrio de aes. D Se o representante age nos limites da lei e do contrato social, ter responsabilidade limitada. E A subscrio do capital social , em regra, retratvel.
QUESTO 65

No curso do cumprimento de sentena homologatria de acordo entre as partes, o juiz determinou a expedio de carta precatria para penhora de veculo em outra comarca. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A A situao descrita configura hiptese em que foi excepcionado o princpio da indelegabilidade da jurisdio. B Na situao em questo, j que a ordem emitida pelo juiz dever ser cumprida em comarca diversa, existe exceo territorialidade da jurisdio. C Em acordos realizados pelas partes, mesmo que homologados judicialmente, possvel a qualquer uma delas fugir chamada inevitabilidade da jurisdio. D Na situao descrita, no h delegao da jurisdio, mas, sim, exceo ao princpio do juiz natural ante o estabelecimento de poder de comisso. E Uma vez que o juiz no pode atuar fora do territrio de sua jurisdio, no se configura qualquer hiptese de delegao na situao apresentada.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

15

QUESTO 66

QUESTO 68

Marcos foi condenado, por sentena transitada em julgado, a restituir a outra pessoa veculo que, agora, se encontra na posse de terceiro. Por entender preenchido um dos requisitos necessrios, Marcos ajuizou ao rescisria do julgado.

Sentindo-se prejudicado pela obra realizada na casa de seus vizinhos, Mrio, casado com Suzana, resolveu propor ao de nunciao de obra nova contra os proprietrios do imvel em reforma. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta.

Nessa situao hipottica, A existe interesse de agir, pois a necessidade do provimento est in re ipsa. B no h interesse de agir, uma vez que, diante do trnsito em julgado, no est presente a necessidade. C est presente o interesse de agir, pois, apesar de no haver necessidade, h utilidade e adequao. D no h interesse de agir, pois, em razo de o bem estar na posse de terceiro, no h utilidade da jurisdio. E est presente o interesse de agir, pois, mesmo no havendo utilidade, esto presentes a necessidade e a adequao.
QUESTO 67

A Se Mrio e Suzana forem proprietrios e casados sob o regime da comunho parcial de bens, ento o polo ativo da ao dever ser composto, necessariamente, por Mrio e Suzana. B Caso o casamento de Mrio e Suzana seja sob o regime da separao de bens, no se exigir a participao de ambos, ao contrrio do que ocorreria caso se tratasse de separao legal de bens. C Provado o consentimento de Suzana por meio da assinatura de procurao especfica ao advogado de Mrio, restar suprida a exigncia legal para o fim de viabilizar a demanda. D Se forem apenas possuidores, tanto Mrio quanto Suzana possuiro legitimidade para ajuizar a ao sem a participao do outro, constatao que decorre da natureza da posse. E Caso no participe na ao intentada por Mrio, Suzana poder valer-se tanto da ao rescisria quanto da ao denominada pela doutrina querela nullitatis.
QUESTO 69

A respeito da invalidao dos atos processuais, assinale a opo correta. A A ao de nulidade do ato processual denominada pela doutrina querela nullitatis se diferencia da ao rescisria pelo prazo de ajuizamento, embora ambas as aes se dirijam ao tribunal. B A coisa julgada material no atinge a invalidade do ato processual das partes, de modo que resta aberta a via da ao rescisria para aquele que tenha ficado prejudicado por qualquer invalidade no examinada. C Antes de encerrado o procedimento de primeiro grau, sempre possvel, por simples petio, pedir a anulao de ato processual invlido do juiz. D Nada impede que a parte aponte uma invalidade de ato processual do juiz via simples petio, o que no obstar eventual precluso do seu direito de voltar a faz-lo por meio prprio. E Os atos processuais dos auxiliares da justia so invalidveis, de ofcio ou a pedido, nos prprios autos, sem que se faa necessrio, ou seja possvel, requerer tal providncia via ao autnoma.
UnB/CESPE TCE/ES

Em ao promovida por trs pessoas contra outras duas, em que o MP atuou em razo do evidente interesse pblico envolvido, foi proferida sentena de procedncia parcial. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta quanto interposio dos recursos cabveis. A Mesmo que haja litisconsrcio necessrio e unitrio entre as partes que compem o polo passivo, o fato de uma parte ser representada pela defensoria pblica e outra por advogado no dobra o prazo recursal para ambas as partes. B Protocolizado o recurso dentro do prazo correto, a devoluo dos autos em momento posterior no razo suficiente para que se deixe de admitir como tempestivo o recurso. C Ser em dobro o prazo recursal para os autores da ao, ainda que tenham o mesmo procurador, pois a contagem desse modo depende da existncia de mais de uma parte sucumbente no mesmo polo. D Falecendo uma das partes depois de prolatada a sentena, mas ainda durante o prazo recursal, a manuteno do mesmo procurador pelos sucessores far que no se devolva a estes o prazo para interposio do recurso cabvel. E Em razo da possibilidade de qualquer das partes interpor embargos de declarao, mesmo que apenas um dos autores tenha sucumbido, o prazo ser contado em dobro, se todos tiverem procuradores diversos.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

16

QUESTO 70

QUESTO 72

O arresto uma das aes cautelares tpicas previstas no CPC e destina-se a assegurar pretenses creditcias ante o risco da impossibilidade de sua efetivao no plano material. Diante do que a lei determina e acerca dessa ao cautelar, assinale a opo correta. A Pessoa que titular de pretenso indenizatria pode ajuizar ao cautelar de arresto, se j estiver comprovada por inqurito policial a ocorrncia do dano. B Ao autor da ao cautelar de arresto incumbe provar o elemento subjetivo da inteno de furtar-se possvel execuo nos casos em que aponte a tentativa de o insolvente alienar bens. C A lei processual, ao exigir que o autor exiba prova literal da dvida lquida e certa, aponta que o arresto via possvel somente a quem tenha ttulo executivo. D O fiador, embora no seja credor ou devedor principal, tambm pode ocupar o polo ativo ou passivo de uma ao cautelar de arresto. E Aquele que tem em seu favor ttulo executivo judicial ou extrajudicial no tem interesse em propor ao cautelar de arresto, j que tem acesso via executiva.
QUESTO 71

Acerca do juzo de mrito dos recursos, assinale a opo correta. A Diz-se haver error in procedendo quando ocorre infrao a norma de procedimento em prejuzo das partes, de modo que o recurso de agravo o mais adequado a sua correo, sendo, inclusive, invivel pretender corrigir error in iudicando por meio dessa modalidade recursal. B O fato de o recurso abordar deciso acerca da legitimidade ad causam de uma das partes do processo determina que no haver questo de mrito do recurso, j que esse tema pertinente admissibilidade da causa. C Ao realizar julgamento rescindente, o rgo julgador do recurso acolhe alegao de error in procedendo e determina que o rgo a quo profira novo julgamento, o que no ocorre quando se verifica julgamento extra ou ultra petita. D No que tange ao juzo de mrito recursal, diz-se ser regra do benefcio comum a possibilidade de o rgo julgador examinar a deciso recorrida naquilo que contraria a expectativa das duas partes; no direito nacional, essa regra vige desde o CPC de 1939. E A vedao reformatio in pejus atinge os recursos, de modo que institutos apenas similares, como o caso do reexame necessrio, a ela no se vinculam, tanto que possvel ao rgo responsvel pelo reexame decidir agravando a posio da fazenda pblica.
QUESTO 73

Em relao aos crimes contra as finanas pblicas, julgue os itens a seguir. I Em relao a todos os tipos penais descritos no captulo do CP que trata dos crimes contra as finanas pblicas, os sujeitos ativos sero sempre os agentes pblicos, funcionrios pblicos, servidores pblicos por equiparao; portanto, so crimes prprios que possuem como sujeito passivo necessrio o Estado, lato sensu, lesado na administrao das finanas. II A persecuo penal em juzo, para algumas das infraes penais descritas no captulo do CP que trata dos crimes contra as finanas pblicas, necessita da representao formal do ente pblico lesado, a ser exercitada no prazo decadencial, tendo como parmetro a prescrio punitiva em abstrato para o respectivo tipo. III Os atos de improbidade administrativa, alm de infraes administrativas que podem levar perda do cargo pblico, correspondem, necessariamente, s infraes penais que tutelam as finanas do Estado. IV Considere que um agente pblico competente, nas vsperas do encerramento do exerccio financeiro, adotou todas as medidas com o desgnio de ordenar a inscrio em restos a pagar de despesas que no estavam previamente empenhadas e que excediam, em muito, os limites estabelecidos na norma de regncia, alm da ausncia de disponibilidade de caixa do ente pblico municipal. Nesse caso, h crime contra as finanas pblicas. V Sedimentou-se na atual jurisprudncia dos tribunais superiores o entendimento de que, para caracterizar a prtica das condutas descritas no CP, no captulo dos crimes contra as finanas pblicas, faz-se mister o pronunciamento definitivo do tribunal de contas competente, nos mesmos moldes da exigncia de lanamento definitivo do tributo devido para a caracterizao de crimes contra a ordem tributria. Esto certos apenas os itens A B C D E I e IV. I e V. II e III. II e IV. III e V.

Ajuizados embargos de terceiro, o juiz deixou de apreciar de imediato o pedido de manuteno da posse e determinou a realizao de audincia preliminar para que o embargante pudesse comprovar a alegada situao de possuidor e a citao do embargado. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta quanto ao tempo adequado para a prtica dos atos processuais. A Se a ameaa posse do embargante tiver ocorrido em data que anteceda feriado forense e se no houver interesse pblico envolvido, ento ser necessrio aguardar a passagem do feriado para que os atos desse processo possam ser praticados. B A eventual medida judicial de manuteno da posse do embargante somente ser cumprida por ato do oficial de justia se houver risco de perecimento do direito reconhecido na deciso que a determinar. C Independentemente da natureza do pedido encaminhado pela referida ao, ser vlida a citao, mesmo que ela ocorra entre 6 h e 20 h de sbado. D Considerada a exceo legal quanto prtica de atos processuais nos embargos de terceiro, o eventual cumprimento de ordens emanadas desse processo poder ocorrer em horrio superior s 20 h, que o limite, j que se pressupe autorizao judicial para tanto. E Havendo expressa autorizao legal para a prtica de atos processuais em embargos de terceiro durante os feriados forenses, o prazo para a resposta do ru correr da data da juntada do mandado, mesmo que essa data ocorra em feriado.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

17

QUESTO 74

QUESTO 76

Em relao aos crimes previstos na Lei de Licitaes e Contratos da administrao pblica, julgue os itens a seguir. Para a caracterizao do delito que consiste em frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao, impe-se necessariamente a ocorrncia do resultado gravoso para a administrao e poder ser praticado por qualquer agente. II Os valores obtidos com as sanes penais aplicadas por infrao s normas de licitaes e contratos da administrao pblica, especificamente a pena de multa, sero revertidos em favor dos cofres da fazenda pblica federal, estadual ou municipal, possuindo tratamento diferenciado da regra geral estabelecida no CP. III Os crimes previstos na Lei de Licitaes e Contratos da administrao pblica so todos delitos que exigem um resultado material, passveis de serem cometidos na forma tentada e possuem como sujeito passivo necessrio e ofendido apenas a administrao pblica da Unio, dos estados ou dos municpios. IV Empresa vencedora de licitao que entregou produtos falsificados como se fossem verdadeiros e perfeitos, produtos com substncia, qualidade e quantidade alterados e diversos da licitada, ser sancionada, na pessoa de seus representantes legais que concorreram para a prtica do fato delituoso, na forma da Lei de Licitaes e na modalidade fraude em prejuzo da fazenda pblica. Esto certos apenas os itens A B C D E I e III. II e IV. III e IV. I, II e III. I, II e IV. I

Com relao aos crimes culposos, assinale a opo correta. A A culpa consciente ocorre quando o agente assume ou aceita o risco de produzir o resultado. Nesse caso, o agente no quer o resultado, caso contrrio, ter-se-ia um crime doloso. B A culpa imprpria ou culpa por extenso aquela em que a vontade do sujeito dirige-se a um ou outro resultado, indiferentemente dos danos que cause vtima. C A compensao de culpas no direito penal, aceita pela doutrina penal contempornea e acolhida pela jurisprudncia ptria, diz respeito possibilidade de compensar a culpa da vtima com a culpa do agente da conduta delituosa, de modo a assegurar equilbrio na relao penal estabelecida. D So elementos do fato tpico culposo: conduta humana voluntria (ao/omisso), inobservncia do cuidado objetivo ( i m p r u d n c ia/negligncia/impercia), previsibilidade objetiva, ausncia de previso, resultado involuntrio, nexo de causalidade e tipicidade. E A autoria dos crimes culposos basicamente atribuda quele que causou o resultado. Com isso admite-se a participao culposa em delito doloso, participao dolosa em crime culposo e participao culposa em fato tpico culposo.
QUESTO 77

Em relao penso por morte, assinale a opo correta. A No caso de morte presumida, a penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a contar da data do requerimento. B Os dependentes tm direito ao recebimento desse benefcio se o segurado, poca do seu falecimento, j possuir os requisitos necessrios para obter qualquer das aposentadorias do RGPS, mesmo que tenha perdido a condio de segurado. C A concesso da penso por morte no ser protelada pela falta de habilitao de outro possvel dependente; no entanto, qualquer inscrio ou habilitao legtima posterior que importe em excluso ou incluso de dependente produzir efeito retroativo, sendo de responsabilidade do primeiro beneficirio arcar com os valores pretritos em favor da parte legitimamente habilitada. D Mediante prova do desaparecimento do segurado em consequncia de acidente, desastre ou catstrofe, seus dependentes faro jus a penso provisria. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessar imediatamente, ficando os dependentes obrigados reposio dos valores recebidos, mesmo na hiptese de boa-f. E Ainda que comprovada a necessidade econmica superveniente, a mulher que renunciou aos alimentos na separao judicial no tem direito penso previdenciria por morte do ex-marido, conforme entendimento do STJ.

QUESTO 75

Em relao aos crimes de abuso de autoridade previstos na Lei n. 4.898/1965, assinale a opo correta. A Para que o agente do fato delituoso seja punido pelo crime de abuso de autoridade, faz-se indispensvel responder, em concurso material, pelos outros delitos que podero resultar de sua ao. B A lei de regncia dos crimes de abuso de autoridade estabeleceu normas prescricionais especficas em razo das quais se afastam as regras gerais previstas no CP. C A lei de abuso de autoridade definiu, caso a caso, as sanes de natureza administrativa, civil e penal aplicveis, de acordo com a gravidade da violao cometida pelo agente pblico. A representao da vtima ou do ofendido estabelece condio de procedibilidade da ao penal. D Pratica crime de abuso de autoridade, por atentado ao sigilo de correspondncia, servidor municipal que, por culpa, viola o sigilo de correspondncia dirigida ao presidente da Cmara Municipal. E O crime de abuso de autoridade crime prprio. O particular que no exera funo pblica poder ser responsabilizado na condio de partcipe.
UnB/CESPE TCE/ES

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

18

QUESTO 78

QUESTO 80

Acerca dos segurados da previdncia social e de seus dependentes, assinale a opo correta. A O brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia, segurado obrigatrio da previdncia social, na qualidade de empregado. B Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies, at doze meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. C A dependncia econmica do cnjuge, da companheira, do companheiro, dos pais e do filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos de idade ou invlido, em relao ao segurado, presumida. D O ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa, segurado obrigatrio da previdncia social, na qualidade de contribuinte individual. E Todos aqueles que prestam servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego, so segurados obrigatrios da previdncia social, na qualidade de trabalhadores avulsos.
QUESTO 79

Em relao ao custeio da seguridade social, assinale a opo correta. A O contribuinte individual que pretenda contar como tempo de contribuio, para fins de obteno de benefcio no RGPS ou de contagem recproca do tempo de contribuio, perodo de atividade remunerada alcanada pela decadncia dever indenizar o INSS. B O direito da seguridade social de apurar e constituir seus crditos extingue-se aps dez anos contados do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o crdito poderia ter sido constitudo. C Por se inserir na hiptese constitucional de competncia residual da Unio, a instituio de contribuio para o seguro de acidente do trabalho dar-se- por lei complementar. D Segundo a jurisprudncia do STF, norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria se sujeita ao princpio da anterioridade. E Nas aes trabalhistas de que resultar o pagamento de direitos sujeitos incidncia de contribuio previdenciria, as sentenas judiciais ou os acordos homologados em que no figurarem, discriminadamente, as parcelas legais relativas s contribuies sociais s podero ser exigidas em nova ao judicial autnoma a ser ajuizada pela fazenda nacional.
QUESTO 81

Em relao s disposies constitucionais relativas previdncia social, assinale a opo correta. A assegurada aposentadoria por idade no RGPS aos 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os professores de ambos os sexos. B assegurada aposentadoria por tempo de contribuio no RGPS aos 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher, reduzido tal prazo em cinco anos para os trabalhadores rurais e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar. C O sistema de incluso previdenciria dos trabalhadores de baixa renda deve ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do RGPS. D Segundo previso constitucional, exceto na hiptese de profissionais da sade, vedada a filiao ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. E As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia privada integram o contrato de trabalho e a remunerao dos participantes.
UnB/CESPE TCE/ES

Considere que, em fiscalizao acerca da regularidade fiscal de determinada empresa em liquidao judicial, o liquidante tenha deixado de exibir, sem justificativa plausvel, s autoridades do fisco alguns livros relacionados s contribuies previdencirias. Nessa situao, A o ordenamento jurdico protege com o sigilo os livros comerciais, devendo a autoridade fiscal buscar outros meios probatrios para embasar o lanamento. B dever a autoridade fiscal buscar autorizao judicial para efetuar a busca e apreenso da documentao que entenda pertinentes ao ato. C cabe ao juiz que estiver conduzindo o processo de liquidao deferir ou no o acesso das autoridades fiscais aos livros comerciais. D no poder ocorrer o lanamento fiscal dos valores relacionados s contribuies previdencirias enquanto no for finalizado o procedimento de liquidao judicial. E a Secretaria da Receita Federal do Brasil poder lanar de ofcio a importncia devida.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

19

QUESTO 82

QUESTO 84

Em relao s datas de incio dos pagamentos dos benefcios previdencirios, assinale a opo correta. A Concluindo a percia mdica inicial pela existncia de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez ser devida ao segurado empregado domstico a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade. B A aposentadoria por idade ser devida ao segurado contribuinte individual a partir da data do desligamento do emprego, quando requerida at essa data ou at noventa dias depois dela. C A data de incio da aposentadoria especial ser fixada da mesma forma que a da aposentadoria por idade. D O auxlio-doena ser devido ao segurado contribuinte individual a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade. E O salrio-maternidade devido impreterivelmente segurada da previdncia social, com incio no perodo entre trinta dias antes do parto e a data de ocorrncia deste.
QUESTO 83

Em relao a prescrio e decadncia, a provas e a contagem recproca de tempo de servio previdencirios, assinale a opo correta. A Segundo a jurisprudncia do STF, no mbito do direito previdencirio, os institutos da prescrio e da decadncia de crdito tributrio podem ser regulados por lei ordinria. B No sendo a prova material suficiente para comprovar o labor rural, excepcionalmente deve ser dada maior nfase prova testemunhal colhida na instncia ordinria, quando esta capaz de demonstrar, de forma idnea, harmnica e precisa, o labor rural exercido pelo autor. C Segundo a jurisprudncia do STJ, a sentena trabalhista ser admitida como incio de prova material, apta a comprovar tempo de servio para fins previdencirios, ainda que no esteja fundada em elementos que evidenciem o labor exercido na funo e o perodo alegado pelo trabalhador na ao previdenciria. D A jurisprudncia do STJ est alinhada no sentido de que a aposentadoria, direito patrimonial indisponvel, no pode ser objeto de renncia, revelando-se incabvel a pretenso de contagem do respectivo tempo de servio para a obteno de nova aposentadoria, ainda que por outro regime de previdncia. E Para efeito de aposentadoria especial de professores, no se computa o tempo de servio prestado fora da sala de aula, tendo essa regra, como nica exceo, a hiptese de professor que comprove exercer a funo de magistrio na educao infantil.
QUESTO 85

Em relao s contribuies destinadas seguridade social e aos regimes de previdncia, assinale a opo correta. A As operaes relativas a energia eltrica, a servios de telecomunicaes e a derivados de petrleo, combustveis e minerais so imunes s contribuies representadas pela COFINS, pelo PIS e pelo FINSOCIAL. B O STF fixou entendimento no sentido de que a contribuio destinada ao INCRA e ao FUNRURAL devida apenas por empresa rural, porque se destina a cobrir os riscos aos quais est sujeita apenas a coletividade de trabalhadores do campo. C O conceito de receita bruta sujeita incidncia da COFINS envolve apenas aquela decorrente da venda de mercadorias e da prestao de servios, excluindo-se a soma das receitas oriundas do exerccio de outras atividades empresariais. D A norma constitucional segundo a qual nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total no se aplica aos planos privados de previdncia social. E A jurisprudncia do STF firme no sentido de afirmar a inexistncia de direito adquirido a regime jurdico, motivo pelo qual no h direito imunidade relativa a contribuies previdencirias por prazo indeterminado, exceto quando o beneficirio comprovar as condies legalmente exigidas por trs trinios consecutivos.
UnB/CESPE TCE/ES

Um dos critrios para se classificar o controle baseia-se no rgo que o exerce. De acordo com esse critrio, I o controle administrativo ou executivo s pode ser exercido por iniciativa da prpria autoridade competente, excluda a ao provocada pelos administrados. II o controle legislativo ou parlamentar, exercido pelos rgos que compem o Poder Legislativo, alcana os demais poderes, inclusive suas administraes indiretas. III o controle judicial, exercido tanto em relao legalidade quanto moralidade, restringe-se aos atos vinculados, no se aplicando aos atos discricionrios. Assinale a opo correta. A B C D E Nenhum item est certo. Apenas o item II est certo. Apenas o item III est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

20

QUESTO 86

QUESTO 89

O servidor pblico sujeita-se responsabilidade civil, administrativa e penal, sendo que a responsabilidade civil de ordem patrimonial. O Cdigo Civil consagra regra segundo a qual quem causa dano a outrem obrigado a repar-lo. Com relao responsabilidade civil da administrao e do servidor pblico, assinale a opo correta. A A mera ocorrncia de dano moral no configura ilcito civil. B Os procedimentos autoexecutrios estabelecidos pelas leis estatutrias dependem de autorizao judicial. C No caso de o servidor ser contratado pela legislao trabalhista, o desconto da importncia correspondente ao ressarcimento de prejuzos por ele causados independe de concordncia do empregado. D Em caso de crime com enriquecimento ilcito do servidor, o sequestro e o perdimento de bens dependem de interveno do Poder Judicirio. E Quando houver dano a terceiros, o Estado s responder objetivamente em caso de dolo.
QUESTO 87

O controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com ou sem a colaborao do TC, ao qual cabe a execuo autnoma das competncias privativas que lhe foram outorgadas na CF. No caso de contratos, verificando-se ilegalidade, o TC deve A sustar a sua execuo preventivamente, comunicando sua deciso ao Poder Legislativo. B representar ao poder competente, j que essa matria no de competncia especfica desse TC. C sustar sua execuo de forma definitiva, mas s aps a concesso de prazo ao rgo contratante. D comunicar a ilegalidade ao Poder Legislativo, a que caber a responsabilidade exclusiva pela sua sustao ou no. E estabelecer prazo para sua correo, aguardar as providncias dos Poderes Legislativo e Executivo e, se necessrio, sustar a execuo do contrato.
QUESTO 90

O controle externo, a cargo do Poder Legislativo e do TC, classifica-se em poltico e tcnico. Com relao a esse assunto, luz das disposies constantes na CF, assinale a opo correta. A O controle externo, nos municpios, exercido pelas respectivas cmaras municipais, com o auxlio dos TCs de mbito estadual, salvo no caso dos municpios que tm TCs prprios. B A fiscalizao, sob o aspecto da legitimidade, de mbito do controle poltico e, portanto, fora do alcance do TC. C O controle financeiro, introduzido pela CF, permite verificar se os objetivos foram atingidos, se os meios utilizados foram os mais adequados e se foi obtido o menor custo possvel. D O exame da economicidade permite verificar se uma obra ou servio foi realizado ao menor custo possvel, diferentemente da eficincia, que tem como foco o custo adequado, razovel e pertinente. E A avaliao da relao custo-benefcio, pela sua transcendncia, est circunscrita ao controle poltico, razo pela qual ultrapassa as competncias dos TCs.
QUESTO 88

As contas dos municpios so julgadas pelas cmaras municipais, com o auxlio dos TCs ou conselhos de contas dos estados ou dos municpios. A respeito da sistemtica adotada nessa esfera da administrao, assinale a opo correta. A s contas municipais se aplica um sistema misto, em que o parecer prvio do TC ou rgo equivalente ser vinculante para a cmara de vereadores se receber parecer favorvel de mais de um tero de seus membros. B As contas municipais sero aprovadas se o parecer prvio do TC ou rgo equivalente for favorvel e menos de dois teros dos membros da cmara de vereadores o rejeitarem. C As contas municipais sero aprovadas se o parecer prvio do TC ou rgo equivalente for desfavorvel, mas a maioria absoluta dos membros da cmara de vereadores votar pela aprovao dessas contas. D O parecer prvio do TC ou rgo equivalente ser meramente opinativo se, na sua votao pela cmara de vereadores, for rejeitado por pelo menos dois teros de seus membros. E O parecer prvio do TC ou rgo equivalente valer como deciso at que a cmara municipal o substitua por seu julgamento qualificado pelo quorum constitucional.
QUESTO 91

Na CF, o controle externo foi consideravelmente ampliado. Nesse sentido, as funes que os TCs desempenham incluem a A sancionatria, quando se aprovam as contas dos dirigentes e responsveis por bens e valores pblicos. B de julgamento, quando se emite parecer prvio sobre as contas anuais dos chefes de poder ou rgo. C de ouvidor, quando se respondem e esclarecem as dvidas de servidores sobre a aplicao da legislao oramentria e financeira. D corretiva, quando se aplicam multas e outras penalidades aos responsveis por irregularidades. E de fiscalizao financeira, quando se registram os atos de admisso do pessoal efetivo.
UnB/CESPE TCE/ES

Cabe ao TCE/ES julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos, tanto no mbito da administrao direta como da indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelos poderes pblicos estadual e municipais e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Incluem-se, portanto, nesse rol, as contas A dos prefeitos municipais. B dos dirigentes de estatais que sejam funcionrios pblicos concursados, do quadro permanente de pessoal. C do governador do estado. D dos membros da mesa da Assembleia Legislativa. E dos presidentes dos tribunais da justia municipal.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

21

QUESTO 92

QUESTO 95

O julgamento das contas dos administradores e responsveis atribuio peculiar dos TCs, de acordo com a CF. Como rgos especializados no julgamento das contas, suas decises no esto sujeitas a reviso do Poder Judicirio, salvo quando A houver observncia do devido processo legal. B o mrito da deciso envolver questes atinentes legitimidade dos atos praticados pelos administradores e responsveis. C o MP representar contra deciso de mrito do TC. D a deciso alterar o entendimento do TC at ento vigente. E houver vcio de forma, como, por exemplo, a inobservncia de direitos e garantias individuais.
QUESTO 93

No que se refere a auditores que atuam como ministros substitutos do TCU, assinale a opo correta. A S sero exigidos desses auditores os mesmos requisitos dos ministros quando eles forem escolhidos definitivamente para o referido cargo de ministro. B atribuda relevncia ao exerccio da auditoria de controle interno na seleo dos candidatos ao concurso de auditor. C A eles garantida a manuteno do cargo, a partir da posse, a no ser por supervenincia de sentena judicial transitada em julgado. D Existe possibilidade de que esses auditores continuem exercendo profisso liberal, desde que esta no seja

Os processos nos quais cabe pedido de reexame das decises proferidas pelo TCE/ES incluem A a admisso de pessoal em empresas privadas concessionrias ou permissionrias de servio pblico. B os aumentos nos valores de proventos sem alterao do fundamento legal do ato concessrio. C as nomeaes para cargos de provimento em comisso quando o titular no for servidor do quadro. D a admisso de pessoal em carter temporrio em fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. E as nomeaes para funes de confiana de provimento exclusivo por servidores efetivos do quadro permanente de pessoal.
QUESTO 94

incompatvel com a natureza das funes de auditor. E A eles permitido exercer cargo de direo, remunerado ou no, em associao de classe.
QUESTO 96

A CF outorgou aos TCs medidas sancionatrias prtica de irregularidades, remetendo a matria ao legislador

infraconstitucional. A Lei Orgnica do TCU prdiga em disposies acerca desse assunto. A esse respeito, assinale a opo correta. A O dano ao errio por ato de gesto antieconmica, no caso de no haver dbito, punvel com valor proporcional ao dano. B No caso de contas julgadas irregulares, a deciso definitiva, publicada no Dirio Oficial da Unio, constituir ttulo executivo suficiente para a cobrana judicial do dbito que no seja recolhido no prazo determinado.

Os conselheiros do TCE/ES tm garantias e prerrogativas semelhantes s dos desembargadores do Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo. O rol de prerrogativas e garantias coincidentes para os dois cargos no inclui A a vitaliciedade, com perda do cargo apenas mediante sentena judicial transitada em julgado. B a irredutibilidade de vencimentos. C o julgamento, nos crimes de responsabilidade, originariamente pelo STF. D a inamovibilidade. E a aposentadoria com as vantagens do cargo aps, no mnimo, cinco anos de efetivo exerccio.
UnB/CESPE TCE/ES

C No caso de ilegalidade de ato administrativo, se no atendido no prazo fixado, o TC anular o ato correspondente. D O MP junto ao TC poder arrestar os bens dos responsveis em dbito. E A multa aplicvel pelo TCU atualizada com base no ndice oficial de inflao.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

22

QUESTO 97

QUESTO 99

A legislao vem refletindo, crescentemente, a preocupao com a maior transparncia das contas pblicas. A esse respeito, assinale a opo correta. A As contas do prefeito devem ser disponibilizadas aos cidados, na cmara municipal, durante todo o exerccio. B Qualquer cidado tem livre acesso s contas do municpio, mas no pode contestar a legitimidade da despesa. C O cidado pode denunciar ilegalidades ao TC, mas s pode formalizar as denncias por meio de instituio da sociedade civil. D Os conselhos de gesto fiscal, j em funcionamento, recebem e processam as denncias de irregularidades praticadas por dirigentes pblicos. E O Poder Legislativo no pode entrar em recesso, ao final do exerccio, sem julgar as contas do chefe do Poder Executivo relativas ao exerccio anterior.
QUESTO 98

A CF reserva aos TCs a atribuio de realizar inspees e auditorias. Em relao a esses procedimentos, assinale a opo correta. A A inspeo destina-se a verificar e avaliar os sistemas adotados, prevenindo erros ou desvios. B A auditoria visa apurar denncia, esclarecer fatos ou comprovar declaraes prestadas. C As inspees e auditorias, quando realizadas por iniciativa prpria do TC, devem ser comunicadas e homologadas pelo respectivo Poder Legislativo. D Procedimento extraordinrio aquele destinado apurao e verificao de caso concreto, de carter excepcional, e pode ser motivado pelo simples exerccio do cumprimento de misso institucional. E As inspees e auditorias requeridas pelo Poder Legislativo visam instruir e subsidiar a programao estabelecida pelo tribunal.
QUESTO 100

A respeito do parecer prvio do TCE/ES e do julgamento das contas anuais do governo do estado do Esprito Santo, assinale a opo correta. A O relatrio do rgo central de controle interno do estado no deve ser considerado na emisso do parecer prvio do TCE/ES, para preservar a independncia do rgo fiscalizador das contas. B A Assembleia Legislativa considerar as contas como irregulares at o cumprimento da obrigao constitucional, em caso de no apresentao da prestao de contas pelo governador. C O governador obrigado a encaminhar sua prestao de contas diretamente ao TCE/ES at a data de envio da proposta oramentria do exerccio subsequente. D A LRF previu a emisso de um parecer conjunto para as contas do governo, no qual se incluem as contas dos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justia estadual, alm das do dirigente do MP estadual. E O entendimento jurisprudencial adotado sobre as contas do governo o de que o TCE/ES deve emitir um nico parecer sobre as contas do chefe do Poder Executivo, sem prejuzo da responsabilidade especfica dos chefes dos demais poderes e do MP.
UnB/CESPE TCE/ES

Inspees e auditorias so tipos ou formas de fiscalizao comumente utilizados para que o rgo de contas atinja o fim de suas atividades, previstas constitucionalmente. A esse respeito, assinale a opo correta. A A realizao de inspees e auditorias eliminou a necessidade de atuao prvia ou concomitante do rgo de controle. B A ao preventiva dos TCs caracterizada pela realizao de inspees ordinrias a que alguns rgos devem ser submetidos periodicamente. C O exame e julgamento das tomadas e prestaes de contas constitui o controle concomitante. D O acompanhamento da realizao das obras e da execuo dos contratos o que caracteriza o controle a posteriori. E O monitoramento a atividade desenvolvida com o objetivo de verificar o cumprimento das recomendaes e sanes aplicadas com o objetivo de assegurar a efetividade das decises.

Cargo: Procurador Especial de Contas

Prova Objetiva

23

Potrebbero piacerti anche