Sei sulla pagina 1di 51

SECRETARIA DE EDUCAO DE PERNAMBUCO GERENCIA REGIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA ESCOLA CORNLIO SOARES ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO PROGRAMA GESTO

DA APRENDIZAGEM

O USO DE CRNICAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETNCIA ESCRITA

Rita Jussara Rocha de Almeida Barros.

SERRA TALHADA-PE 2009

O USO DE CRNICAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETNCIA ESCRITA


(Melhorando a coeso e a coerncia)

Rita Jussara Rocha de Almeida Barros

O USO DE CRNICAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETNCIA ESCRITA


(Melhorando a coeso e a coerncia)

Projeto apresentado ao Programa Gesto da Aprendizagem Escolar da Secretaria de Educao de Pernambuco

SERRA TALHADA-PE 2009

1.

INTRODUO Na busca da melhoria do ensino-aprendizagem e especificamente a formao de

competncias lingsticas como descrito na Base Curricular Comum para as redes pblicas de ensino de Pernambuco-Lngua Portuguesa; (2007:31).
Perceber os desdobramentos e as implicaes pedaggicas do conceito de competncia constitui assim uma prioridade

Compreender a relevncia em desenvolver esta competncia fora-nos, professores de lngua materna, a encontrar caminhos para estimular a escrita com coeso e coerncia na prtica social do uso da Lngua Portuguesa:

Os professores adeptos da idia de competncia assumem


tremendas responsabilidades na escolha das prticas sociais de referncia e investem nelas sua prpria viso de sociedade, cultura e ao, ainda mais medida que transmitem conhecimentos. (PERRENOUD, 1999:39).

Focalizar textos que instiguem a reflexo do hoje como perspectiva de interao entre o interlocutor e o texto e conduzi-lo produo escrita estabelecer laos entre a lngua abstrata e concreta. [...] o texto a forma visvel, palpvel e material da relao social. (Bernstein, 1990:28). Em vista disso, a relevncia est em trazer temas da atualidade, atividade de elaborao de textos que valorizam momentos da vida de cada um de ns. O escritor ingls Henry James (1843-1916) em seu livro O Retrato de uma Senhora (1981) faz a seguinte afirmao: H um milho de janelas atravs das quais se pode contar uma histria: poderamos interpretar a frase dizendo que a vida feita de momentos e muitos deles podem ser contados. Sendo assim, o aluno deve ter a oportunidade de ser inserido no mundo das palavras, percebendo a significao de tudo que o rodeia, e se sentir impulsionado a discorrer sobre seus instantes mais marcantes por meio de uma produo textual. Isso o habituar a enfrentar momentos prticos de escrita com conscincia e significao. Toda competncia

est, fundamentalmente, ligada a uma prtica social de certa complexidade. (Perrenoud, 1990:34) importante ressaltar que esses textos devem ter relevncia no ambiente pedaggico, pois a interao entre o professor e o aluno ser permeada por eles, segundo as OCNs( Orientaes Curriculares Nacionais),Linguagens (2008: 65):

Os professores devem contar com outras estratgias orientadoras dos procedimentos guiando-se, por sua prpria formao como leitores de obras de referncia das literaturas em Lngua Portuguesa, selecionando aquelas cuja leitura deseja partilhar com os alunos.

Ou seja, cabe ao professor focalizar textos que instiguem a reflexo do hoje como perspectiva de interao entre o interlocutor e o texto e conduzi-lo produo escrita estabelecer laos entre a lngua abstrata e concreta. [...] o texto a forma visvel, palpvel e material da relao social. (Bernstein, 1990:28). Em vista disso, a relevncia est em trazer temas da atualidade, atividades de elaborao de textos que valorizam momentos da vida de cada um de ns. O escritor ingls Henry James (1843-1916) em seu livro O Retrato de uma Senhora (1981) faz a seguinte afirmao: H um milho de janelas atravs das quais se pode contar uma histria: poderamos interpretar a frase dizendo que a vida feita de momentos e muitos deles podem ser contados. Sendo assim, o aluno deve ter a oportunidade de ser inserido no mundo das palavras, percebendo a significao de tudo que o rodeia, e se sentir impulsionado a discorrer sobre seus instantes mais marcantes por meio de uma produo textual. Isso o habituar a enfrentar momentos prticos de escrita com conscincia e significao. Toda competncia est, fundamentalmente, ligada a uma prtica social de certa complexidade. (Perrenoud, 1990:34) importante ressaltar que esses textos devem ter relevncia no ambiente pedaggico, pois a interao entre o professor e o aluno ser permeada por eles, segundo as OCNs( Orientaes Curriculares Nacionais),Linguagens (2008: 65):
Os professores devem contar com outras estratgias orientadoras dos procedimentos guiando-se, por sua prpria formao como leitores de obras de referncia das literaturas

em Lngua Portuguesa, selecionando aquelas cuja leitura deseja partilhar com os alunos.

A nossa pesquisa discute a aula de portugus atravs da perspectiva dos gneros textuais, particularmente a crnica, como forma de proporcionar interao entre professor e aluno, texto e interlocutor, estimulando as atividades de escrita. O interesse em pesquisar tal tema partiu da observao dos textos apresentados em muitos livros didticos que no esto contextualizados realidade do aluno e pelas atividades de muitos profissionais que apenas utilizam estas metodologias de seqncia fiel do livro em sua pratica pedaggica. Tem-se percebido que a leitura em situaes pedaggicas vem limitando-se, quase sempre, a decodificao mecnica das palavras em sons, no dando espao a momentos de debates e, em particular, os professores no realizam atividades que promovam a produo escrita, atendo-se na maioria das vezes s questes de compreenso e interpretao nas pginas seguintes ao texto:

Uma atividade de leitura centrada nas habilidades mecnicas na decodificao da escrita sem dirigir, contudo, a aquisio de tais habilidades para a dimenso da interao verbal. (ANTUNES, 2003:27)

Nesta pesquisa, adotamos uma concepo de lngua que encara o ensino da Lngua Materna como uma atividade sociointerativa que se presentifica atravs das atividades de leitura e produo textual; concomitantemente, no mbito do estudo dos gneros textuais, pensamos que o gnero crnica pode se constituir em um veculo bastante eficaz no exerccio dessas atividades. A partir das discusses estabelecidas por muitos autores que nos deram suporte as reflexes aqui lanadas, buscamos analisar alguns exemplos de textos desenvolvidos por alunos de uma escola pblica e a partir deles retomar conceitos e princpios que fundamentam tal prtica. A anlise destes trabalhos deixa clara a necessidade de aprofundar a discusso sobre os gneros textuais, produo escrita e a urgente interveno do profissional da rea em buscar novas metodologias de ensino. Assim, o presente estudo intenciona contribuir para que professores e professoras reflitam sobre suas prticas docentes com um olhar de reformulao do trabalho pedaggico na rea da

linguagem e os alunos melhorem significativamente a produo textual com coeso e coerncia.

2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Incentivar o aumento da reflexo crtica e da expresso verbal dos alunos tendo como base o gnero crnica para que esta literatura seja cada vez mais valorizada na sala de aula, consequentemente por meio destes textos, produzir obras deste gnero com coeso e coerncia. Na concluso dos trabalhos elaborar uma coletnea de crnicas produzidas pelos alunos. 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Produzir crnicas que atendam as seguintes necessidades: Atender modalidade de texto solicitada na proposta de produo, considerando o destinatrio, a finalidade do texto e as caractersticas do gnero (texto descritivonarrativo). Manter a coerncia textual na atribuio de ttulo, na continuidade temtica e de sentido geral do texto. Ater-se ao tema solicitado na proposta e o desenvolve com coerncia. Utilizar adequadamente os mecanismos de coeso por meio de pronomes, sinnimos, advrbios.

3. JUSTIFICATIVA

No ensino da Lngua Portuguesa ainda comum vem-se professores ministrando contedos fragmentados e descontextualizados, baseados na utilizao do velho caderninho com regras gramaticais ou, quando possuem, o livro didtico. O momento de interao com o texto limita-se a escrita no quadro ou a leitura como ato de decodificao mecnica das palavras. A interpretao e a compreenso baseiam-se nas respostas das questes das pginas seguintes. O espao para o dilogo, a troca de entendimentos do que foi lido e a tentativa de produzir um texto em geral, excludo formando verdadeiros incompetentes, a comear do professor, no uso de sua prpria lngua.
Em suas muito superpovoadas salas de aula, poucas foras conseguem arregimentar para resistir s pedagogias permissivas, aos testes objetivos e aos livros didticos, que do legitimidade destruio de sua relao com a individualidade de seu aluno, condenando um e outro a um inevitvel conformismo com a incompetncia que se atribuem mutuamente. (COIMBRA, 2006:13).

Observando tais fatos propomos aqui o estudo do gnero crnica, para instigar a reflexo do mundo contemporneo, sugestes de atividades dinmicas, que promovam aos alunos a insero num contexto real, ou seja, numa interao com o mundo que o rodeia. Como corpus do nosso trabalho, analisaremos algumas produes dos alunos da 8 srie (9 Ano) do Ensino Fundamental da Escola Cornlio Soares, localizada na cidade de Serra Talhada, no que diz respeito ao gnero crnica. Esta anlise aconteceu no ambiente pedaggico, cujo objetivo principal foi responder as questes abaixo: Ajustar-se s regularidades lingsticas e discursivas prprias de cada tipo de texto, (especificamente o tipo narrativo); Adequar-se aos modos tpicos de organizao, seqncia e apresentao que caracterizam os diferentes gneros de texto (no caso, a crnica); Dotar o texto de inteligibilidade; Manter a continuidade temtica do texto Empregar os diferentes recursos da coeso textual de forma a assegurar a continuidade do texto;

Estabelecer relaes textuais entre oraes, perodos, pargrafos ou blocos maiores do texto, por meio de expresses conectoras; Utilizar conceitos, informaes e dados de outras reas do conhecimento; Emprestar ao texto algum aspecto algum aspecto de novidade e de criatividade; Atribuir um titulo adequado ao texto; A relevncia deste se d pela necessidade de buscar meios para a melhoria do ensino

da Lngua Portuguesa com preocupao reflexiva. Visar o cotidiano dos alunos numa produo escrita que valoriza seus momentos.

4. PROBLEMTICA Constata-se que os alunos da 8 srie do Ensino Fundamental apresentam dificuldades na elaborao de textos apresentando as seguintes deficincias: * Atender modalidade de texto solicitada na proposta de produo, considerando o destinatrio, a finalidade do texto e as caractersticas do gnero. * Manter a coerncia textual na atribuio de ttulo, na continuidade temtica e de sentido geral do texto. * Ater-se ao tema solicitado na proposta e desenvolv-lo com coerncia. * Utilizar adequadamente os mecanismos de coeso por meio de pronomes, sinnimos, advrbios.

5. HIPTESE Na tentativa de sanar os problemas apresentados em relao : No atendimento a modalidade de texto solicitado na produo, considerando o destinatrio, a finalidade do texto e as caractersticas do gnero. Falta de coerncia textual em relao ao ttulo, na continuidade temtica e de sentido geral do texto. Atm-se ao tema solicitado na proposta e o desenvolve com coerncia. Utiliza adequadamente os mecanismos de coeso por meio de pronomes, sinnimos, advrbios.

Propomos o estudo do gnero textual crnica e as atividades sugeridas pelo programa de gesto na aprendizagem escolar (GESTAR II). Este parte sempre de textos verbais e no verbais para oferecer o acesso e a experincia de leitura e produo. A anlise destes trabalhos deixa claro, a necessidade de aprofundar a discusso sobre os gneros textuais, produo escrita e a urgente interveno do profissional da rea em prticas diferenciadas.

5. METODOLOGIA Para realizao do trabalho analisaremos alguns textos produzidos pelos alunos da 8 srie (9 Ano) do ensino fundamental da Escola Cornlio Soares. Com esta perspectiva elaboramos a seguinte seqncia de atividades para a elaborao da coletnea de crnicas. Estudo da Carta de Pero Vaz de Caminha, descrita como a primeira crnica escrita no Brasil para relevncia de estudos interdisciplinares. Selecionar crnicas de diferentes autores ao nvel de compreenso dos alunos da srie anteriormente descrita. Promover leitura silenciosa e paragrafada para estimular a compreenso do texto. Observar imagens de diferentes personalidades para compreender a importncia da descrio nos textos narrativos. Analisar imagens embaralhadas para estabelecer uma seqncia. Analisar tiras e perceber a seqncia dos fatos Estudar os mecanismos de coeso como os pronomes, advrbios, conjunes etc. Iniciar o pargrafo de crnica. Finalizar uma crnica Produzir uma crnica.

5.1 CONTEDO Produo de texto solicitada na proposta de produo, considerando o destinatrio, a finalidade do texto e as caractersticas do gnero. Coerncia textual na atribuio de ttulo, na continuidade temtica e de sentido geral do texto. Mecanismos de coeso por meio de pronomes, sinnimos, advrbios, conjunes etc.

5.2 PBLICO-ALVO Os trabalhos sero realizados na 8 srie do ensino fundamental da Escola Cornlio Soares, localizada na cidade de Serra Talhada_PE.

5.3 AVALIAO Para o professor a avaliao subsidia elementos para uma reflexo contnua sobre sua prtica, sobre a busca de novos caminhos para o desenrolar de seus trabalhos e a retomada de pontos que precisam ser revistos, ajustados ou modificados para que o processo ensinoaprendizagem seja pleno. Em se tratando do aluno um instrumento de anlise de suas dificuldades e superao continua de sua conquista do conhecimento.E finalizando a capacidade para a escola definir prioridades, estratgias e aes educacionais que minimizem os problemas e multiplique os bons resultados.

6. CRONOGRAMA J Seleo das crnicas Leitura de crnicas Estudo da seqncia narrativa Estudos: da coeso Elaborar Crnicas Apresentao resultados dos x x mecanismos x x F x M x x x x x A M J J A S O N D

7. ANLISE DOS TEXTOS TEXTO 1. A Noite A noite chegou e eu no havia percebido. Fui porta da minha casa ver como o cu estava lindo, repleto de estrelas. Com o passar do tempo e perdida em meus pensamentos o cu aos poucos se foi enchendo de nuvens. Parecia que a chuva estava a caminho. Sempre achei lindas as belezas que Deus fez a noite. Um vento frio foi se aproximando e decidi ir para o quarto. Enrolei-me nos lenis, mas estava sem sono, os meus pensamentos no me deixavam em paz. Na tentativa de esquec-los decidi ouvir msica, talvez isso me deixasse mais relaxada e finalmente, perdida no som que ouvia, dormi tranquilamente.

ANLISE DE TEXTO 1.

O ttulo o primeiro termo que cria o estmulo para a leitura dando de inicio pistas sobre o que o leitor vai encontrar no texto, permite ao mesmo ter prvias ideias sobre o que vai ser lido.
O ttulo , sem dvida, o primeiro desencadeador de perspectivas sobre o texto, que vai servir de fio condutor para as inferncias que o leitor ter de fazer.Um ttulo bem dado prepara o leitor para o que vai encontrar no texto, ativa na sua memria conjunto de conhecimentos necessrios para a compreenso ( frames, esquemas) permite-lhe fazer previses, levantar hipteses,que, na sequncia da leitura vo ser testadas, confirmadas ou no. (KOCH, 2009:90)

A escolha feita pela aluna em dar a sua crnica o ttulo Noite representa o momento em que a autora encontra para ter o interesse em observar o cu. As sequncias de sua curta narrativa (apresentam uma sucesso temporal/causal de eventos) baseiam-se em fatos do cotidiano, momentos em que a narradora-personagem gosta de refletir, ficar muito tempo perdida em seus pensamentos. Est escrita predominantemente em discurso indireto. Tendo-se por base esses dados percebe-se que a escritora se adequou muito bem ao gnero estudado. Inferiu suas caractersticas e transcreveu com coeso e coerncia.

TEXTO 2. A Fuga do garoto _Chegaste agora da escola Taclio. Vou casa de seus avs. Disse a me bastante preocupada em deixar seu filho sozinho. O garoto, vendo-se sozinho olhou para a estante e viu que a chave e a moto estavam a sua disposio. Sentiu uma vontade irresistvel de ir casa de seu amigo Felipe. Porm este percurso ainda no era suficiente para satisfazer sua sede por aventura e velocidade e ambos decidiram ir a uma cidade prxima. No caminho muitas viaturas da Policia Rodoviria, isso influenciava ainda mais a adrenalina em suas veias deixando o passeio ainda mais emocionante. Chegando l, decidiram ir a uma boate e o passeio esticou-se ainda mais. Sem perceber ficou muito tarde e eles tinham que voltar. Em alta velocidade os dois fizeram o trajeto de volta, seus coraes pareciam que iriam saltar de tanta aflio pelo que os esperavam. Por sorte chegaram so e salvo, porm a me de Taclo, que havia passado todo o Domingo com a mo no celular tentando ligar para o filho, j pensava em chamar a policia para procur-lo o esperava na frente de casa. Deste problema ele no foi salvo e ficou um ms inteiro de castigo pela sua audcia. E Felipe, ele no sabe, pois nem com o celular ele pde ficar.

ANLISE DO TEXTO 2. O ttulo bastante atraente A Fuga do garoto, pois a partir dele o leitor sente a irresistvel vontade de saber quais os motivos ou circunstncias que proporcionaram a coragem para tal ao. Escrito num discurso misto, onde podemos observar a fala da me do narradorpersonagem e a fala do narrador-observador. Ocorre a transcrio perfeita do tempo e do espao e o leitor pode perfeitamente compreender a sucesso de fatos em um texto curto, pertencente ao gnero estipulado.

Fica claro que o aluno escreveu algo que poderia ter acontecido a si mesmo, pois este tema pertence ao mundo dos adolescentes que amam aventura em duas rodas. Veja o que nos explica Ingedore Koch sobre isto:

Quanto aos temas, uma questo que preciso sempre ter em mente que o produtor do texto no tem como escrever sobre coisas que absolutamente desconhece; isto , por no possuir conhecimentos prvios necessrios para tanto, falta-lhe o contexto em que possa situar o tema, e dessa forma, extrair as informaes necessrias. (KOCH, 2009:91)

TEXTO 3.

Os Enganos

L estava ela, novamente pronta e a espera. Sempre do mesmo jeito. Sentada e quieta. No fala com ningum. No consigo entender. Ela parece to esperta. Consciente. No resisti e tomei a iniciativa: _ Oi vizinha, tudo bem? Nenhuma resposta. Insisti. _ Vizinha, tudo bem? Sem olhar para mim, e depois de alguns segundos em silencio, ouvi sua voz. _Tudo. _ E a senhora? No imaginei que ela estivesse interessada em saber sobre mim. Fiquei completamente surpresa. Continuei: _ A senhora mora aqui h muito tempo? _ Sim. _ Fico feliz em saber que a senhora se interessa em saber de mim. Disse-me isso com uma voz chorosa. _ Porque me dizes isto. _ Moro sozinha h algum tempo, sou viva e no tenho filhos. H muito tempo vivo neste bairro e observo aqui todos os dias como a cidade est crescendo. E isso me deixa muito triste. _ O crescimento da cidade lhe deixa triste? Repeti sua afirmao para no perder a linha da conversao. _ Sim. Esse fato deixou as pessoas isoladas e sozinhas na multido. Ningum se importa com os outros. Ningum conversa mais. Ningum se conhece mais. E por isso me surpreendi com sua aproximao.

Fiquei pensativa com esta reflexo da minha vizinha e decidi com isto no julgar, para no me enganar com os outros e tentar conversar com as pessoas que vivem em meu bairro.

ANLISE DO TEXTO 3. Ao ttulo aqui elaborado no temos, de inicio, a real familiaridade com o que vai acontecer no restante do texto, porm este s compreendido no final, servindo de base para a reflexo do que foi escrito. Escrita predominantemente em discurso direto, sugerindo apenas explanao do pensamento da narradora-personagem em dois momentos distintos que so de extrema importncia para o leitor, pois atravs dela que o leitor tambm poder refletir sobre Os Enganos ao qual o titulo cita.

Um caso de ttulo despistador o conhecido exemplo do livro Rases do Brasil, que, segundo consta, teria sido encontrado, em uma biblioteca, no setor de botnica. No caso, faltaram bibliotecria os conhecimentos necessrios a respeito do autor da obra e de seu ramo de atuao. Tambm podemos dizer, que no raro, o ttulo aparece em algumas produes como objeto de reflexo ou a que faz meno, acentuando-se a sua funo contextualizadora. . (KOCH, 2009:90)

Ao restante do texto vemos a transcrio de momentos bem comuns do cotidiano, duas vizinhas conversando. Porm a conversa no to comum quanto parece, pois ambas as personagens conversam pela primeira vez. O silncio da sua prxima todos os dias, sentada espera de algo lhe causa curiosidade. De inicio pensa em se tratar de algum no consciente de seus atos como se parecesse no ter lgica aquele ato. Com o passar dos fatos entendemos que esto vivendo numa cidade grande e a conversa entre duas vizinhas no mais to comum. Somente no final da leitura entendemos o titulo Os enganos, quando a vizinha curiosa no mais ir julgar os outro s pelo que v de diferente em suas aes e para se redimir tenta agora tomar outras atitudes com os demais moradores do seu bairro. A aluna produtora deste texto no s narrou fatos banais mais consistentes com a realidade que nos cerca atualmente. O avano das cidades no nos permite ter dilogos,

conhecer os nossos vizinhos e tudo isso foi escrito num texto curto, de gnero crnica, com um nvel de coeso e coerncia elevado que nos permite total compreenso do que foi lido.

TEXTO 4.

Rotina Nas tardes de domingo, sempre recebo a visita de uma amiga. Quando a campainha toca, saio correndo para abrir. E l esta ela. Vamos rapidamente para o quintal fazer algo que para ns rotineiro nos dias de domingo. As unhas. Para ns este ato significa ficar bonita e pr o papo em dia. A primeira frase dita, tambm rotineira: _ Quais as novidades? Geralmente, inicialmente respondo: _Nenhuma. E as suas? A partir da a conversa no acaba mais. Sai de tudo. Da unha do p unha do dedo mindinho da mo. Anoitece. Ficamos assim, rotineiramente com as unhas lindas e atualizadssimas dos assuntos em questo.

ANLISE DO TEXTO 4. A aluna de maneira bem criativa utilizou como o titulo a palavra Rotina em que logo tomamos conhecimento que se trata de momentos repetitivos de sua prpria vida como adolescente nas tardes de domingo. O encontro com as amigas e o ato de fazer as unhas , para ela, tema para uma boa crnica. O foco, foi as conversas de uma adolescente e sua amiga, que de maneira implcita ela nos explica que a partir da mesma pergunta Quais as novidades e da mesma resposta Nenhuma. E as suas? os boatos e as novos assuntos vo acontecendo na medida em que as unhas vo sendo pintadas.

A focalizao

uma das importantes formas

de

contextualizao. Ela nos leva os interlocutores a se

concentrarem em apenas uma parte de seu conhecimento a respeito de determinado tema, com base na perspectiva sob a qual so enfocados os componentes do mundo textual. como uma cmera cinematogrfica que joga a luz sobre determinado recorte do contexto. (KOCH, 2009:94)

TEXTO 5. hora do jantar Na hora do jantar, todo mundo em frente da TV ligada na hora da novela. S o pai esta sentado mesa. _ Pai voc no sabe como a novela est boa. Vem assistir com a gente. Pedem os filhos e a esposa. _ Porque vocs no vm comer na mesa. Insiste o pai, triste pela situao. _ Eu no quero perder a novela. _ Responde um dos filhos, que ouviu ou se ps a perder um segundo da cena para responder. _ No sei o que vocs vem de interessante nesta novela. Vamos para a mesa comer e conversar como antigamente, como no tempo de meus pais. Era neste momento, que podamos nos ver, desabar os problemas, os acontecimentos do trabalho, da escola. Ningum prestava mais ateno ao que dizia. Era mais importante saber se o mocinho da novela conseguiria ficar com a mocinha. O que todos j sabem que no final ir acontecer. Sem respostas e nenhum movimento dos filhos ou da esposa em direo a mesa, o pai volta para o seu jantar, sozinho e em silncio.

ANLISE DO TEXTO 5.

A leitura do texto nos revela que a aluna realizou a narrativa sobre o momento rotineiro A hora do jantar. Escrito em discurso misto, onde ora quem fala a narradorapersonagem e ora o narrador-observador. A crnica, que nos remete a reflexo est na separao em que a TV causa aos integrantes das famlias. O olhar da figura do pai em perceber que no so mais como antes os encontros com a famlia, que no h possibilidade de dilogos, da troca de experincias, alegrias e frustraes do dia. O que resta a fazer conformar-se e tomar sua posio inicial sozinho e em silencio

TEXTO 6.

O Trote fatal O telefone toca. _ Al. A msica da ligao a cobrar. (Chamada a cobrar para aceit-la continue na linha aps a identificao) Alguns segundos de indeciso. Decide aceitar e aguarda o trmino da frase. _ Al. _ Estamos aqui com seu filho. _ Com meu filho? _ Oua as minhas ordens e nada vai acontecer. _ Preciso que compre crditos de celular e me passe o nmero do cdigo, se voc no fizer isto vamos matar seu filho. Naquele momento no sabia o que fazer, no conseguia entrar em contato com o seu filho e de longe ouvia gemidos que pareciam com a voz dele. No tinha sada. Era preciso obedecer. Pediu aos sequestradores que aguardassem, pois iria conseguir os crditos de celular como foi ordenado. Trmulo correu a venda e sem falar com ningum voltou para casa. O telefone. Pegou-o e passou pausadamente os nmeros. Do outro lado da linha algum lhe disse: _ Valeu otrio! Risos... A ligao foi encerrada e com a mo no peito ele caiu no sof. Seu filho pouco depois chegou do trabalho e sem entender, encontrou-o morto ao lado do telefone.

ANLISE DO TEXTO 6. Esta crnica se baseia em fatos reais do nosso cotidiano, infelizmente repleto de violncia. Trata-se claramente de trotes realizados por bandidos que ameaam algum familiar da vtima por telefone, em troca de crditos de celular. Tal fato escrito neste texto se refere ao falecimento de um senhor de certa idade ao receber o telefonema falso. Partindo de uma notcia de Jornal, o aluno claramente conseguiu realizar no texto as caractersticas prprias do gnero, o titulo est totalmente relacionado ao tema e com coeso e coerncia compreendemos muito bem o dilogo existente entre a vtima e o falso seqestrador chegando a concluso de suas conseqncias.

TEXTO 7. A Mulher do apartamento ao lado

Fiquei encantado com tanta beleza. No mais sabia o que fazer para conhec-la. Tomei coragem e fui ao seu apartamento. Toquei a campainha e me deparei com uma deslumbrante mulher que me atendeu com certa preocupao no olhar. Fiquei perplexo e ao abrir a boca para lhe falar, ela interrompeu-me com uma voz um pouco estranha. Era uma voz, rouca, grossa que me causou certa estranheza. Olhei-a mais uma vez e perguntei qual o seu nome. _Paulo. Ou melhor, Paulinha Pantera, o que deseja? Sem responder sai em silencio. Agora entendo perfeitamente o que talvez tenha acontecido com Ronaldinho.

ANLISE DO TEXTO 7. Nesta crnica fica claro a partir do titulo a colocao das aspas na palavra mulher determinando certa duvida ao que foi pretendido no texto. Na sequncia da narrativa estimulante procurar entender o que ir acontecer com o vizinho que resolve conhecer a moradora do apartamento ao lado. Logo o suspense quebrado com o decorrer dos fatos e percebemos que o autor utiliza como caracterstica marcante a intertextualidade ao citar o caso de Ronaldinho, jogador de futebol, bastante conhecido entre os brasileiros, que foi enganado por um travesti.

O escritor pode deixar entrever, ora mais, ora menos, os outros texto que perpassam a sua produo. Levando em conta esse intento, recorre a muitos expedientes: citao direta, citao indireta, uso de aspas ou de outra sinalizao tipogrfica. (KOCH, 2009:124)

TEXTO 8. Duas amigas se encontrando Numa quinta-feira, estava dando uma caminhada pelo meu bairro quando encontrei uma amiga. _ Oi amor. Beijinhos no ar... _ Tudo bem com voc? _Tudo timo! E com voc? _ Estou bem, mas poderia estar melhor. _ O que aconteceu? _Lucas est com raiva de mim. _ Por qu? O que houve? _ Na festa da Marcinha, ele quis ficar comigo, mas, eu no aceitei. _ J vi que o gatinho no desiste de voc. No ? _ Pois . No posso fazer nada. Quero-o apenas como amigo. _Coitadinho dele. _ Bom tenho que ir! _ Depois nos falamos pelo MSN. _Ok. _ Beijo.

ANLISE DO TEXTO 8. Na produo deste texto fica claro que o tema se refere ao mundo das adolescentes. De um momento bem rotineiro a autora produziu este texto narrativo em discurso direto. A conversa entre amigas que se encontram. O assunto, utiliza palavras grias estabelecidas pelo grupo, como exemplo ele quis ficar comigo, gatinho ouOK. E para ter como referencia de quem se est falando o texto apresenta conhecimentos sobre a utilizao de pronomes ou adjetivos, portanto coeso que facilita a compreenso de quem l.

TEXTO 9. Coisas da idade Com uma toalha branca, pois acabava de sair do banho. Eu a olhei e naquele dia em especial algo de diferente pairava no ar. Naquele momento eu a achei ainda mais bonita. Relembrei quando nos conhecemos, h cinquenta anos atrs. De vestido vermelho ouvindo a msica que vinha do piano. Seus olhos penetraram nos meus. Ainda vejo o mesmo brilho, que agora se perdeu no meio de algumas marcas do tempo. Aquela mulher que me acompanhara durante todos estes anos, me permitiu inmeras alegrias e que sempre me apoio em todos os meus atos e decises estava ali. Tinha que fazer algo que demonstrasse o que estava sentindo naquele momento, mas, nenhum presente representaria o mesmo sentimento, nenhuma palavra explicaria o que queria lhe dizer. E em silncio apenas, simplesmente lhe abracei.

ANLISE DO TEXTO 9 Conforme se pode observar, esta crnica, escrita em 1 pessoa faz referencia a um casal passando por um momento banal de seu dia-a-dia. O homem chegando a casa e a esposa saindo do banho. A viso do personagem, porm, no como nos dias comuns. Naquele dia em especial, ele a olha de maneira diferente. H nesse momento um flash, uma retomada de lembranas que o autor soube de maneira bem clara expor. O foco foi apenas alguns instantes, que partem do seu olhar a um abrao. A sensibilidade deste texto est na reflexo ou reconhecimento, por parte do personagemnarrador em viver vrios anos com aquela mulher enfrentando momentos de alegria, tristeza enfim.

TEXTO 10. Do repouso nasce a crnica O mdico me mandou ficar de repouso durante quatro dias. No comeo achei que seria timo. Quatro dias sem precisar ir escola. Assistir TV e mexer no computador. No primeiro dia fiquei assistindo TV, mas aos poucos a programao foi-me entediando. Nada de novo, tudo na mesma sequncia. Pela manh, bem cedo, aulas do Telecurso 2000. Nada pior do que se animar em no ir escola e assistir aulas. Em seguida Jornal e Aulas de Culinria, que tambm so temas que no me agradam. Depois desenho, que no est de acordo com minha idade. Mais Aulas de Culinria e Jornal. Jornal do pas, do estado, do municpio, esportivo, programa sobre TV, novela, desenho... Eu queria algo novo, indito, espetacular... At agora nada. Mudei de idia e fui ao computador, talvez l encontrasse o que queria. Cliquei no cone da internet e o aparelho me avisou que a conexo estava desligada. Era o fim das minhas boas expectativas sobre meu repouso. No tendo o que fazer abri o WORD. Aquele programa do computador que serve para escrever textos substituindo a mquina de escrever. Vendo o papel na tela decidi escrever sobre este meu problema. Quando retornei a sala de aula, minha professora estava ensinando o texto narrativo do gnero chamado crnica, da qual nunca antes tinha ouvido falar. Mostrei este texto e descobri que havia feito uma crnica. ANLISE DO TEXTO 10.

Neste texto fica clara a criatividade do seu autor desde o ttulo. Percebe-se a inteno do texto em relatar como se nasce a crnica, que com o desenrolar da leitura entende-se a forma ou as circunstancias que lhe deram origem. Escrita no ponto de vista de um jovem entediado com o repouso imposto pelo mdico, que de inicio lhe pareceu muito agradvel foi aos poucos se tornando algo cansativo. Descrevendo a programao da TV, quase sempre de sequncia repetitiva o narrador-

personagem decide mudar o foco de suas atividades indo ao computador. A meta seria navegar na internet o que no foi possvel pela falha na conexo e isto lhe causou a procura por outro meio de entretenimento. Abrir o WORD e escrever o que estava lhe passando foi algo propcio para a criao deste gnero textual.

8. CONCLUSES Procede-se agora a uma breve retomada do processo realizado, no intuito de destacar os aspectos mais significativos dos resultados obtidos sob o prisma do referencial terico que fundamentou nosso trabalho. Pautada numa perspectiva que v na interao entre autor, texto e leitor uma forma de construo de sentido, a presente pesquisa almejou investigar a relao existente entre compreenso leitora e conhecimento da estruturao hibrida de uma crnica. Nesse sentido, a contribuio terica de autores como foram de extrema relevncia. O carter hbrido da crnica se ratifica, exigindo do leitor uma leitura apurada para compreender a complexidade que permeia tanto a formao do gnero quanto a sua organizao estrutural. Para a adaptao a esse aspecto tivemos a contribuio de diversos cronistas como Mario Prata, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga entre outros. Concluda a reviso terica, buscou-se investigar a hiptese norteadora do trabalho, atravs da anlise do desempenho de alunos da 8 srie (9 Ciclo) do ensino fundamental de uma escola pblica da cidade de Serra Talhada. Acreditamos que a presente dissertao apresenta contribuies para o desenvolvimento de estudos cientficos na rea e para o aperfeioamento de prticas pedaggicas engajadas na formao de leitores proficientes. Espera-se, assim, que os discentes constituam-se cidados autnomos e crticos a partir da construo de sentido dos textos que lem. Nessa perspectiva, a leitura de gneros como uma crnica torna-se imprescindvel para inseri-los definitivamente na cultura contempornea, que exige cada vez mais uma tomada de posies sobre a diversidade de assuntos que emergem na sociedade. Face s caractersticas deste estudo, sugerimos a realizao de novas pesquisas que atestem a veracidade das reflexes levantadas. Verifica-se, dessa forma, um campo promissor para novos trabalhos que focalizem a integrao entre leitura e estruturao do gnero crnica. preciso salientar que estas produes no ficaram prontas de maneira imediata, em apenas uma tentativa. Tornou-se necessrio a lapidao das dificuldades, dos erros ortogrficos e ausncia de conectividade para uma absoro cada vez maior de conhecimento.
As reescritas correspondem, a cada vez, a um aprofundamento do trabalho de elaborao de texto, a uma etapa do

Antunes, Coimbra, Perrenoud, koch

encaixamento. Elas podem ser parciais, referindo-se a um nvel de anlise ou a um pedao do texto. (JOLIBERT, 1994; 47)

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANTUNES, Irand. Aula de Portugus encontro e interao. So Paulo: Parbola Editorial, 2003. ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: P parbola Editorial, 2007. ANDRADE, Carlos Drummond de. De notcias e no notcias faz-se a crnica. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. ASSIS, Machado de. Crnicas Escolhidas. So Paulo: tica, 1994 BACKTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7 ed. So Paulo: Hucitec, 1995. BRAGA, Rubem. 200 Crnicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2008. COIMBRA, Paulo Guedes. A formao do Professor de Portugus: Que lnguas vamos ensinar? So Paulo: Parbola Editorial, 2006. KOCH, Ingedore Villaa. Ler e Escrever: estratgias de produo textual. So Paulo: Contexto, 2009. PERNAMBUCO. Secretaria de Educao. Base Curricular Comum para as redes publicas de ensino de Pernambuco: lngua portuguesa/secretaria da Educao. Recife: SE, 2008. PERNAMBUCO, Secretaria de Educao. Orientaes Curriculares Nacionais: Linguagens Cdigos e suas tecnologias. Braslia: 2008. PERRENOUD, Philippe. Construir as competncias desde a escola. trad. Bruno Charles Magne._ Porto Alegre. Artes Mdicas Sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens entre duas lgicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ANEXOS

TEXTO 1.

TEXTO 2

TEXTO 3.

CONTINUAO DO TEXTO 3.

TEXTO 4.

TEXTO 5.

TEXTO 6.

TEXTO 7.

TEXTO 8.

TEXTO 9.

TEXTO 10.

CONTINUAO DO TEXTO 10.

Potrebbero piacerti anche