Sei sulla pagina 1di 24

Funes Qumicas e suas reatividades

lvaro Teixeira

Este documento tem nvel de compartilhamento de acordo com a licena 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Funes Qumicas e suas reatividades


Captulo I: Fazendo fumaa e calor
Cuidado: cido! Voc j deve ter se deparado com este aviso alguma vez. Quando escutamos a palavra cido pensamos logo em algo perigoso e que provoca queimaduras. No seria exagero nenhum ter este tipo de preocupao ao manipular um cido. No entanto, ningum precisa ficar com medo de um cido desde que conhea bem suas reaes para saber que cuidados deve ter ao manipular esta substncia. A matemtica nos ensina que a ordem dos fatores no altera o produto, mas quando se trata de mistura de cido com gua as coisas so bem diferentes. O primeiro, e importantssimo, cuidado que devemos ter diz respeito maneira com se faz esta mistura. Nunca jogue gua em um cido sem saber qual sua fora e concentrao! Se quisermos mistur-los, devemos fazer exatamente o contrrio, ou seja, adicionar o cido na gua. Por qu? Como se explica ento esta diferena? Porque a reao de um cido forte e concentrado com gua ocorre de forma muito energtica com liberao de grandes quantidades de calor. A gua tem uma capacidade de absorver calor (calor especfico) igual a 1,00 cal/ g C. Um cido como, por exemplo, cido sulfrico possui calor especfico trs vezes menor do que o da gua (0,33 cal/ g C) e por esse motivo quando jogamos gua no cido ele no d conta de absorver todo o calor resultante da reao e o aumento de temperatura faz com que a gua adicionada passe de maneira abrupta para o estado de vapor (calefao). Neste momento pode-se perceber uma fumaa que sai do recipiente em que o cido se encontra. Quando realizamos a operao inversa, ou seja, quando jogamos o cido na gua a reao ser a mesma, porm a gua, por ter mais capacidade de absorver calor, dar conta de absorver a energia liberada na reao. Cabe ressaltar que este procedimento deve ser feito lentamente e em pequenas quantidades, pois se grandes quantidades forem misturadas nem a gua dar conta de absorver tamanha quantidade de calor. Pelo fato de esta reao ser capaz de fazer a gua mudar do estado lquido para o de vapor o cido sulfrico possui ampla aplicao como agente desidratante sendo muito usado na indstria petroqumica com emprego em diversos processos industriais. Este cido tem tamanha importncia na indstria que de acordo com a sua produo, mede-se o grau de industrializao de um pas. Por este motivo Alemanha, Estados Unidos e Canad lideram a produo mundial de cido sulfrico.

.1.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

O cido ntrico tambm apresenta algumas propriedades semelhantes do cido sulfrico. Este cido, essencial para a indstria de explosivos e fertilizantes, tem calor especfico de 0,66 cal/ g C, sendo duas vezes maior do que o do cido sulfrico, porm, menor do que a gua. Falaremos mais dele nas reaes entre metais e cidos. Um cido que na forma concentrada provoca graves queimaduras, mas se diludo pode ser at ingerido chama-se cido actico. No comrcio o cido actico encontra-se na forma de uma soluo cuja concentrao fica em torno de 4%, o famoso vinagre utilizado no tempero de saladas e de outros pratos. Frequentemente, alguns alunos confundem conceitos como reatividade, fora e concentrao. Vamos esclarecer as diferenas para que no ocorra confuso. Reatividade de um cido indica a facilidade que este tem de reagir com outra substncia. Tudo o que mostramos anteriormente exemplifica a reatividade de alguns cidos com a gua. A fora de um cido est relacionada com o seu percentual (grau) de ionizao, ou seja, com que intensidade a reao abaixo ocorre:

HA (g) + H2O (l) H3O+ (aq) + A-(aq)

J a concentrao de um cido relaciona a proporo entre a quantidade deste e a quantidade de solvente, na maioria das vezes a prpria gua. Sendo assim, em um cido concentrado h mais soluto (cido) do que solvente (gua) enquanto que em um cido diludo ocorre o contrrio. O fato de um cido estar concentrado no quer dizer obrigatoriamente que ele seja um cido forte, nem que seja reativo.

Captulo II: Azia e m digesto? Um anticido, por favor!


No captulo anterior vimos que, dentre outras coisas, um cido forte e concentrado pode reagir violentamente com a gua liberando grandes quantidades de calor. Se isto ocorrer em um tecido vivo trar como consequncia uma violenta queimao. Quando isto acontece no estmago d-se o nome de azia. Um dos remdios usado para este tipo de problema chama-se anticido. Vrios tipos de medicamentos com efeitos anticidos so encontrados no mercado e podemos dividi-los em duas categorias: os sais de frutas e os hidrxidos, dentre os quais esto as suspenses aquosas como leite de magnsia, a famlia PLUS (Mylanta, Simeco e Maalox), alm dos comprimidos base de hidrxido de alumnio.

.2.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Os famosos sais de frutas tm como componente principal o bicarbonato de sdio. Este sal, de carter bsico, regula o nvel de acidez em nosso corpo controlando a concentrao de ons H3O+(aq), proveniente da ionizao do cido, atravs da reao representada abaixo:

HCO3- (aq) + H3O+ (aq) H2CO3 (aq) + H2O(l)

O cido carbnico produzido na reao, por ser instvel, sofre decomposio em gs carbnico e gua conforme a reao:

H2CO3(aq) H2O(l) + CO2(g)

A famlias PLUS, o leite de magnsia e os comprimidos de hidrxido de alumnio possuem em sua frmula ons hidrxido (OH-(aq)) que reagem com o excesso de ons H3O+(aq) produzindo gua, de acordo com a reao abaixo:

H3O+(aq)+ OH - (aq) 2 H2O(l)

Pode parecer estranho para alguns a presena do on H3O+(aq) nas reaes apresentadas acima mas cabe lembrar que o on H+ em presena de gua reage com esta, o que leva formao do on H3O+(aq). Ser que qualquer base pode ser utilizada como anticido? Vamos responder esta questo de acordo com as famlias da Tabela Peridica. Dependendo do cido e da base, a reao de neutralizao pode ser bastante violenta e energtica. O calor liberado nesta reao chamado calor de neutralizao. Em alguns casos, como no dos hidrxidos de metais alcalinos, o calor liberado tal que chega a deformar um copo plstico. Por esse motivo no se usa bases de elementos da famlia 1A como anticidos. Ningum, em s conscincia, usaria hidrxido de sdio (soda custica) para combater uma simples azia. O estrago provocado pela ingesto desta substncia poderia queimar a cavidade oral e parte do tubo digestivo chegando ao ponto de causar graves ferimentos em um indivduo. J a famlia 2A possui bases mais fracas do que a dos metais alcalinos e assim suas reaes so menos energticas, por serem pouco solveis so comercializadas como suspenses - misturas nas quais o soluto tem pouca solubilidade no solvente e com dimenses acima de 100 nm de dimetro formando duas fases quando em repouso. Por isso o rtulo sempre diz agite bem antes de usar.

.3.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Como representante temos o hidrxido de magnsio que est presente no leite de magnsia. Na famlia 3A, com exceo do boro que forma o cido brico, temos bases mais fracas e menos solveis do que na famlia 2A. Suas reaes so pouco energticas. Esta famlia representada pelo hidrxido de alumnio que devido a sua pouca solubilidade se apresenta na forma de suspenso, juntamente com hidrxido de magnsio, formando um dos membros da famlia PLUS, ou sozinho na forma de um comprimido vendido como Pepsamar. Os hidrxidos de elementos da famlia B so praticamente insolveis e, alm disso, alguns elementos de transio como mercrio, cdmio, prata, cobalto e outros so metais conhecidos pela sua alta toxicidade sendo chamados de metais txicos. Vale a pena ressaltar que metal pesado uma denominao que est em desuso e serve apenas para identificar um gnero musical: o heavy metal.

Captulo III: Um erro mortal, o caso do Celobar


Acidente ou imprudncia? Em maio de 2003, uma substncia qumica apareceu na mdia como personagem de caso de intoxicao provocando a morte de 14 pessoas. A substncia em questo era o sulfato de brio (BaSO4), usado como contraste em exames de raios-X e vendido pelo laboratrio Enila na forma de uma suspenso aquosa conhecida no comrcio pelo nome de Celobar. O problema comeou quando o laboratrio alterou sua rotina de fabricao do medicamento. Em vez de elaborar a suspenso a partir da matria prima (sulfato de brio), a empresa resolveu sintetiz-la. Mas por qu? Para baratear os custos e aumentar o lucro? Foi o que se pensou inicialmente, mas, ao longo das investigaes descobriu-se que o fornecimento de matria prima empresa havia sido cortado devido a um dbito de uma compra realizada em fevereiro de 2002. Sem o insumo fundamental para produzir o medicamento, a empresa resolveu contornar o problema fabricando diretamente o sulfato de brio. Tentando sintetizar o sal a partir da reao do carbonato de brio (BaCO3) com cido sulfrico (BaCO3(s) + H2SO4(aq ) BaSO4(s) + H2O(l) + CO2(g)), o produto desejado (BaSO4) foi contaminado com o um dos reagentes, no caso o prprio carbonato de brio. Mas o que provocou as mortes? Ao contrrio do sulfato de brio, o carbonato de brio reage com o cido clordrico do estmago liberando ons brio como mostra a reao abaixo:

BaCO3(s) + 2 H3O+ (aq) + 2Cl-(aq) Ba+2(aq) + CO3-2(aq) + 2 H3O+(aq) + 2 Cl-(aq)

.4.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Voc deve ter percebido que na reao do cido sulfrico com o carbonato de brio, os ons H3O+(aq) e Cl-(aq) permanecem inalterados. Por este motivo so chamados de ons espectadores e a reao que efetivamente acontece representada pela forma abaixo:

BaCO3(s) Ba+2(aq) + CO3-2(aq)

Os responsveis pelas mortes foram os ons brio que por serem muito txicos causam efeitos como diarria e vmito, podendo inclusive levar o paciente a bito. A pergunta que fica no ar se isto poderia ter sido evitado. Poderia sim, pois apesar de tanto o sulfato quanto o carbonato de brio serem sais de colorao branca, o que no permite identific-los pela cor, somente o carbonato de brio reage com cido liberando gs carbnico. Esta reao acontece tanto com carbonatos como com bicarbonatos que reagem com cidos formando cido carbnico. Este ltimo se decompe em gua e libera gs carbnico. Observe as reaes representadas abaixo:

CO3-2(aq) + 2 H3O+(aq) H2CO3(aq) + 2 H2O(l)

H2CO3(aq) CO2(g) + H2O(l)

ou

HCO3-(aq) + H3O+ (aq)

H2CO3(aq) +H2O(l)

H2CO3(aq) CO2(g) + H2O(l)

Em 28 de maio de 2003, a ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) proibiu a venda de todos os medicamentos fabricados e importados pelo laboratrio Enila. No dia primeiro de julho do mesmo ano foi decretada a falncia do laboratrio e em 30 de janeiro deste ano o chefe da diviso de qumica e o diretor-presidente do laboratrio foram condenados a 22 e 20 anos de priso, respectivamente.

.5.

Captulo IV: Os metais, da riqueza pobreza


Existe um mineral chamado dissulfeto de ferro ou pirita, popularmente conhecido como ouro dos tolos. A pedra tem esse apelido porque apresenta uma colorao amarela que brilha igual a ouro, porm no rara nem tampouco valiosa. A mentira vem tona quando se joga cido clordrico sobre a pedra, tal como devia ter sido feito para diferenciar sulfato de brio de carbonato de brio. A pirita tem como principal componente o sulfeto ferroso (FeS). A reao deste sal com o referido cido produz, alm do cloreto ferroso, cido sulfdrico que possui odor semelhante ao de um ovo podre. O ouro, ao contrrio, resiste ao deste cido. Veja a reao representada abaixo:

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

FeS(s) + 2HCl(aq) FeCl2(aq) + H2S(g)

Como podemos perceber, um metal como ouro capaz de resistir ao ataque de um cido forte como o clordrico, mas nem todo metal tem essa caracterstica. Outros metais reagem de modo completamente diferente com cidos e por este critrio podemos classific-los em nobres ou reativos. Metais nobres so aqueles resistentes reao com cidos, como por exemplo, o cido clordrico. Neste grupo, alm do mais conhecido, o ouro, h a prata, a platina, o paldio e dois outros menos conhecidos, o rdio e o tntalo. Alm de resistirem ao de cidos, os metais nobres so raros e permanecem sempre puros. Por estes dois motivos, os preos destes metais so bem mais elevados em relao aos demais. Um grupo de metais exatamente oposto ao dos metais nobres o grupo dos metais reativos. Estes possuem uma reatividade to alta que chegam ao ponto de reagir com gua. Por esta razo, alguns como sdio, potssio e rubdio necessitam ser guardados em lquidos inertes, como o querosene. Neste grupo encontramos os metais das famlias dos metais alcalinos. A reao destes metais com gua libera hidrognio gasoso e forma o hidrxido do metal correspondente. No meio do caminho encontramos metais que reagem com gua no talento, ou seja, bem lento como se diz no nordeste. Se um pedao de ferro for deixado por muito tempo sobre a ao do meio ambiente, poderemos perceber a presena de um depsito marrom castanho sob a superfcie do metal que popularmente passou a se chamar ferrugem. Este material marrom produzido pela reao do metal com o oxignio chama-se xido de ferro. Existe, tambm, uma ferrugem mida cujo produto, hidrxido frrico, resultado da reao do ferro com a gua. Estes metais de reatividade intermediria compem o grupo da famlia B, caso do ferro, zinco, nquel, cromo, mangans, alm de alguns da famlia A, como o alumnio e o chumbo.

.6.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

A reao destes metais com hidrcidos (cidos sem oxignio) produz as mesmas substncias: hidrognio gasoso e um sal formado pelo ction do metal e pelo nion do cido. No caso do cido clordrico, o sal um cloreto do respectivo metal. J com os oxicidos (cidos que possuem oxignio), a reao costuma ser bem diferente da reao com hidrcidos. Alm do sal e da gua, ser produzido um xido. O caso mais interessante a reao com o cido ntrico. A reao de metais com este cido produz um sal e um gs de cor castanha (dixido de nitrognio, NO2). Quando se usa cobre como metal a reao mais colorida ainda, pois o sal de cobre produzido tem colorao verde clara. Veja na foto abaixo a reao:


Figura 1

A equao que descreve corretamente o processo acima resulta da soma de uma equao de reduo (NO3)-(aq) + e- + 2H3O+(aq) NO2(g) + 3H2O(l) e outra de oxidao (Cu(s) Cu2+(aq)+ 2e). Aps igualar o nmero de eltrons ganhos com os eltrons perdidos e somar algebricamente as duas equaes, temse a equao global abaixo:

Cu(s) + 2NO3-(aq) + 2e- + 4H3O+(aq) 2NO2(g) + 6H2O(l) + Cu2+(aq)

.7.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

No passado, este interessante metal foi usado para cunhar moedas e tambm misturado com outros metais para formar as chamadas ligas, como por exemplo, o lato (mistura deste metal com zinco) e o bronze (liga de cobre com estanho). O cobre puro tem uma cor bem caracterstica vermelho amarelado. Com o passar do tempo este metal foi sendo utilizado para outras aplicaes e hoje tem utilizao na confeco de fios e cabos condutores de eletricidade. As companhias eltricas sofrem com os constantes furtos de cabos de energia de onde se retira tal metal para vender no mercado paralelo, j que o seu preo no mercado externo muito alto, como mostra o quadro abaixo:

Metal Cobre puro Alumnio Zinco Chumbo Valor por tonelada (em dlares, em 2010) 7.000,00 2.800,00 2.300,00 2.000,00

Tabela 1

Outro metal bastante presente em nosso cotidiano chama-se alumnio. Encontramos este metal na cozinha de casa, nas janelas e nas latas de bebidas. Cabe chamar a ateno para o fato de que o alumnio no se encontra em seu estado natural nesses objetos. Ao contrrio do que muitos pensam, o alumnio sofre ataque por agentes qumicos e para ser utilizado nesses objetos e ter durabilidade, uma resina usada para proteg-lo desses agressores. Por este motivo, diz-se que o metal est apassivado, ou seja, protegido por uma camada apassivadora. A reatividade dos metais tem grande importncia para a indstria que, atravs de seus pesquisadores, promove estudos de corroso (processo natural de desgaste dos metais). A corroso acontece devido a vrios fatores, tais como: gua, cidos, bactrias, ar, umidade e condies de armazenamento dos metais. Iremos detalhar mais este processo no captulo VIII.

.8.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Captulo V: Vamos colocar uma p de cal nisso?


Muitas vezes, quando acontece uma discusso, algum prope uma trgua com a frase tema deste captulo. Mas ser que uma p de cal realmente ameniza as coisas? A cal existe em duas formas: a cal viva e a cal extinta ou apagada. A primeira tem este nome porque causa queimaduras quando em contato com a pele. Composta basicamente de xido de clcio (CaO), este xido resulta da decomposio trmica do calcrio (CaCO3) e muito usado na construo civil para a preparao de argamassa para erguer paredes e muros e em pinturas e cermicas. A fim de corrigir a elevada acidez dos solos e torn-los mais frteis, emprega-se este xido pois em um solo muito cido o plantio fica bastante prejudicado. A segunda, ao contrrio, no causa queimaduras sendo, por isso, chamada de cal apagada ou extinta. Em sua composio encontramos o hidrxido de clcio. Esta base costuma ser muito usada para pintar gramados de futebol, meio fio de ruas, fazer caiao em muros, fazer argamassa para assentar tijolos e revestimentos de paredes. O caso da cal ilustra bem um exemplo de reao de um xido de carter bsico com gua. Vale a pena lembrar que da mesma maneira que alguns cidos, como o sulfrico e ntrico, algumas bases reagem com gua e liberam bastante calor; por isso devemos ter muito cuidado ao dissolver xidos de metais alcalinos e alguns de metais alcalinos terrosos em gua. Depois de compreender todos estes conceitos, fica claro que colocar uma p de cal nem sempre significa apaziguar uma situao, pois se for cal viva, ao invs de resolver o problema, intensifica-se a discusso. Quando sorrimos para tirar uma foto, o brilho produzido pelo flash da mquina fotogrfica resulta da reao do magnsio em p com o oxignio, produzindo xido de magnsio. O respectivo metal, quando na forma pura, sofre lenta oxidao pelo ar atmosfrico e, com o passar do tempo, forma-se uma pelcula escura sob a superfcie do metal. Este escurecimento do metal serve para avaliar a sua nobreza, pois os metais nobres no perdem o brilho, ou seja, no escurecem. Os metais reativos ficam escuros em pouco tempo e os metais de reatividade intermediria como ferro, zinco, chumbo, alumnio e cobre escurecem ao longo do tempo. O xido de magnsio apresenta caracterstica semelhante ao xido de clcio; reagindo com gua, produz o hidrxido de magnsio. O nome leite de magnsia devese ao fato deste hidrxido ser o principal componente do leite de magnsia. J que estamos falando de xido bsico no poderamos deixar de descrever o xido responsvel pela ferrugem presente nos metais.

.9.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Quando estudamos a reatividade dos metais, no captulo anterior, vimos que cada metal se comporta de maneira diferente no ambiente qumico em que ele se encontra. O que se chama ferrugem, na verdade, trata-se do produto da oxidao do ferro. Existem dois tipos de ferrugem: a seca e a mida. A diferena entre elas est no produto da reao. Enquanto na primeira formado um xido, na outra formado um hidrxido. Em ambos os casos, o ferro ser oxidado a ferro III. Neste ponto, surge um questionamento que vale a pena discutir. Por que no ferro II? Vamos comparar a distribuio eletrnica dos ons Fe2+ e do Fe3+.

Fe2+ - 1s2 2s2 2p6 3s23p6 3d6 Fe3+ - 1s2 2s2 2p6 3s23p6 3d5

Analisando as duas configuraes, percebemos que o on Fe2+ apresenta seis eltrons no subnvel mais energtico (d) contra cinco do on Fe3+. Como o subnvel d comporta no mximo 10 eltrons e o on Fe3+ est com metade da capacidade total do orbital, ou seja, com os cinco orbitais preenchidos com um eltron cada, forma uma configurao quimicamente estvel. J o on Fe2+, por apresentar um eltron a mais, no goza da mesma estabilidade e por isso esse on tende a sofrer oxidao, perdendo este eltron a mais para adquirir a estabilidade do on frrico. Inclusive, determina-se a idade de uma rocha rica em ferro pela quantidade do metal no estado de oxidao mais elevado. Assim, quanto maior a quantidade de ons frrico, mais velha ser a rocha. Em laboratrios de qumica, quando se necessita de uma soluo de ons Fe2+(aq), deve-se prepar-la na hora ou reduzir os ons Fe3+(aq) a Fe2+(aq) com auxlio de um agente redutor, pois do contrrio, em pouco tempo, este on se oxidar. Os on Fe2+(aq) e Fe3+(aq) tm colorao caracterstica, porm, s vezes, difcil distinguir visualmente. Por isso, esta distino feita atravs da reao com ferrocianeto de potssio. Os compostos produzidos, ferrocianeto ferroso e ferrocianeto frrico, so coloridos.

Captulo VI: Chorando na cozinha


Muitas donas-de-casa sofrem quando descascam cebola. As lgrimas que saem dos seus olhos nada tm a ver com emoo ou tristeza em realizar as tarefas culinrias. Como isso acontece? Mais uma reao qumica que iremos estudar! A explicao do efeito da cebola nos olhos apresenta algumas divergncias, mas investidos do esprito crtico e cientfico vamos analisar as argumentaes para entender o que h de verdade e o que pode ser especulao.

.10.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Em um ponto h consenso: a ardncia resulta da reao que ocorre entre um xido de enxofre e a gua. A discusso toda gira em torno de qual xido reage. Uns dizem que se trata do dixido de enxofre (SO2) e outros atribuem este efeito ao trixido (SO3). Vamos analisar a reao com cada um deles para podermos chegar a uma concluso? A reao do dixido de enxofre com gua produz o cido sulfuroso, ao passo que o trixido de enxofre leva formao de cido sulfrico. Com relao ao cido sulfrico, sabemos que se trata de um cido muito forte (constante de acidez maior do que um) que, em caso de contato com os olhos, provocaria queimao da tnica conjuntiva (membrana mucosa que reveste o globo ocular). Isto poderia, inclusive, lesionar o tecido a ponto de provocar a perda da viso. O cido sulfuroso, mais fraco do que o cido sulfrico devido a sua constante de acidez igual a 1,3 x 10-2, seria menos lesivo ao rgo responsvel pela viso do que o cido sulfrico. O fato dos xidos de enxofre reagirem com gua produzindo cidos confere a eles acidez; por apresentarem esta propriedade, tais xidos so capazes de reagir com bases produzindo sais e gua. Em consequncia disto, podemos classificar os xidos de enxofre como xidos cidos ou anidridos. J que estamos falando da reao de xidos de carter cido com gua, vamos citar outro caso bastante interessante e importante: a reao do dixido de carbono (CO2) com gua. Esta reao foi vista anteriormente ao contrrio e por acontecer em ambas as direes, classificada como reversvel. Isto quer dizer que os produtos da reao reagem entre si e regeneram os reagentes. Foi mostrado neste captulo e no anterior que os metais costumam formar xidos bsicos, caso do magnsio, clcio e alumnio, enquanto os ametais, como o enxofre e carbono, do origem a xidos de carter cido. Por que alguns metais formam xidos bsicos e certos ametais formam xidos de carter cido? A resposta est em um assunto que voc, caro aluno, j deve ter ouvido falar: eletronegatividade. Vamos montar um esquema de comparao como mostrado abaixo:

Elemento

Oxignio

Hidrognio

Substituindo, num primeiro momento, o elemento por sdio e escrevendo o valor das respectivas eletronegatividades de cada elemento teremos:

Na (0,9)

O (3,5)

H (2,1)

.11.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Dos trs elementos acima, o oxignio possui maior eletronegatividade enquanto o sdio exibe menor eletronegatividade; por isso, torna-se mais fcil para o oxignio retirar eltrons do sdio do que do hidrognio. Assim, a ligao mais fraca entre sdio e oxignio rompida e ocorre a formao das espcies Na+(aq) e OH-(aq), o que explica o carter bsico do sdio e dos xidos cujos elementos se encontram na famlia dos metais alcalinos e alcalinos terrosos, alm de alguns elementos de transio externa como ferro, cobalto, nquel, prata e outros. Se substituirmos o sdio por enxofre, teremos a seguinte configurao:

S (2,5)

O (3,5)

H (2,1)

Ao contrrio da situao anterior, o oxignio encontra maior facilidade em retirar eltrons do hidrognio (por ser menos eletronegativo) do que do enxofre. Agora, a ligao mais fraca a do oxignio com hidrognio. O oxignio mais eletronegativo retira eltrons do hidrognio e esta perda forma o famoso on H+, indicativo de acidez. Sendo assim, os elementos de maior eletronegatividade como os das famlias 5A, 6A e 7A formam xidos de carter cido.

Captulo VII: Escurecendo o pulmo


Chegou a hora de derrubarmos um mito. Quando se fala reao de xido neutro comumente aparece um X na seta de reao para dizer que tais xidos no reagem com cidos, bases e nem com gua e por isso so neutros. Um erro grave consiste em supor que a neutralidade de um xido implica em ausncia de reatividade quando, na verdade, isto significa no possuir carter cido-base. Nos captulos anteriores, vimos que alguns xidos apresentam caractersticas cidas (SO2 e SO3) e outros apresentam caractersticas bsicas (CaO e MgO). Os xidos neutros recebem esta classificao exatamente por no se enquadrarem em nenhum dos casos anteriores, ou seja, no apresentam caractersticas cido-base. Como foi dito antes, a no acidez e ausncia de alcalinidade no quer dizer que os xidos neutros sejam inertes. Como exemplo disto, temos a reao do monxido de carbono com a hemoglobina. Nos ltimos anos, o mundo vem se preocupando com a emisso de gases poluentes, dentre eles um xido neutro: o monxido de carbono (CO). As grandes cidades convivem com um problema grave: as altas taxas de emisses destes gases na atmosfera. Quando uma cmera de televiso sobrevoa os cus de uma metrpole com suas lentes, algumas vezes capta nuvens cinzentas pairando sobre toda a

.12.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

cidade. Nada mais atual do que a letra da msica Fbrica, do grupo musical Legio Urbana: O cu j foi azul, mas agora cinza, um alto preo pelo grau de industrializao e dependncia de combustveis fsseis a que nossa sociedade chegou. Para se ter uma idia, da produo de monxido de carbono so de responsabilidade dos veculos automotores. Segundo dados da Secretaria de Trnsito do Municpio do Rio de Janeiro, o nvel de monxido de carbono no tnel Rebouas (localizado na cidade do Rio de Janeiro) se mantm acima dos limites permitidos pela Federal Highway Administration, dos Estados Unidos, nos horrios das 10 horas s 13 horas e das 17 horas s 20 horas, considerando o sistema de ventilao do tnel em boas condies, pois na ausncia deste aparato, tais limites seriam mantidos das 9 horas s 22 horas e em nveis quase trs vezes acima do estabelecido pela empresa americana. Uma fonte de monxido de carbono que vem crescendo assustadoramente, principalmente entre a populao jovem, o cigarro. A presena deste poluente no pulmo, mesmo que por poucos segundos, reduz pela metade a concentrao de oxignio no ar inspirado e como consequncia, ocorre o comprometimento da oxigenao do sangue venoso nos pulmes. Isto independe se ocorre inalao da fumaa do cigarro de modo ativo ou passivo. Os efeitos, em longo prazo, so devastadores, como so mostrados no verso das carteiras de cigarro e em algumas propagandas. Palavras como enfisema, cncer, bronquite, pneumotrax, asma e tantas outras podero fazer parte do vocabulrio de um fumante inveterado no futuro.

Captulo VIII: Botando fogo nos elementos qumicos


Neste ltimo captulo sobre xidos, vamos tratar de algumas reaes que os produzem. Quem j teve a curiosidade de queimar papel ou madeira deve ter percebido que no decorrer da queima aparecem uma fumaa branca e outra preta. Quando um prdio se incendeia ocorre este mesmo fenmeno. Qual seria a origem dessas duas fumaas? E o que xidos tm a ver com isso? Tudo! Alguma vez j te convidaram para um churrasco dizendo: vamos queimar uma carne? Para se fazer um churrasco, preciso uma boa carne e um braseiro bem quente. No momento em que se acende o carvo at o momento da formao da brasa, pode-se perceber uma fumaa branca como se alguma coisa estivesse pegando fogo; na verdade, est. Mas no se trata de nenhum incndio. Quando estamos fazendo aquele churrasco com os amigos, acontece a combusto do carvo. O carvo possui em sua composio 60 a 85% de carbono e quando ocorre a sua combusto completa, tem-se, como um dos produtos, o gs carbnico (CO2). E a temos a explicao para a tal fumaa branca. No caso da combusto incompleta, alm de gs carbnico, haver a formao de monxido de carbono (CO) que fica evidenciado por uma fumaa negra.

.13.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

A reao de combusto no seria possvel sem que houvesse o oxignio. Mas nem sempre ele esteve presente em nosso planeta. H bilhes de anos, ele nem sonhava em aparecer. Em nossa atmosfera existiam apenas gases como metano, amnia e gs sulfdrico (H2S). Nesta poca, os metais que existiam em nossa crosta associavam-se ao enxofre para formar minrios na forma de sulfetos com a galena (PbS) e a blenda (ZnS). O oxignio surgiu em nosso planeta juntamente com os seres aerbicos e aos poucos os nveis de enxofre foram diminuindo e os de oxignio aumentando. Assim, nosso ambiente foi lentamente deixando de ser abundante em enxofre para se enriquecer de oxignio at chegar aos atuais 21%. Hoje em dia, a concentrao de enxofre na atmosfera fica em mseras partes por milho (ppm). Nas aulas de cincias e de geografia, ouve-se falar em minrios cujos nomes tm em comum a terminao ita. So eles a bauxita (Al2O3), cassiterita (SnO2), hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), pirolusita (MnO2) e outros. O oxignio possui uma incrvel capacidade de se combinar com os diversos elementos da Tabela Peridica; associa-se inclusive com gases nobres, tanto que existem compostos formados entre eles; pelo que se percebe, os gases nobres no fazem mais tanto jus ao nome j que receberam por no se associarem a qualquer elemento. Temos a outra quebra de paradigma. Hoje j so conhecidos mais de 80 compostos de xennio com flor e oxignio, um timo exemplo de que na qumica, como em qualquer cincia, as coisas no so estticas e que verdades absolutas podem cair por terra a qualquer momento. Vimos no captulo de reatividade dos metais que estes reagem de maneira diferente com cidos e entre metais e oxignio acontece a mesma coisa. Os metais alcalinos e alcalinos terrosos sofrem a ao do oxignio (oxidao) com extrema facilidade. Os elementos da famlia B sofrem esta ao de maneira bem lenta e diferenciada. Numa reao de transferncia de eltrons, um elemento sofre perda de eltrons (oxidao) e outro ganha eltrons (reduo). Comparando a maneira como isto ocorre em diversos elementos, foi construda o que se conhece como Tabela de Potencial de Reduo. Tomando como padro o potencial do hidrognio gasoso (valor de zero volt) e montando pilhas entre ele e cada espcie, mediu-se a diferena de potencial com um aparelho denominado ampermetro, estabelecendo assim o valor em volts da energia qumica decorrente da transferncia de eltrons entre uma espcie que os perde (redutor) e outra que os ganha (oxidante). Com o auxlio desta tabela, consegue-se prever que metal ser mais facilmente oxidado e orden-los de acordo com a facilidade com que eles perdem eltrons. De posse desse conhecimento, podemos escolher qual metal deve ser usado para se evitar ou ao menos minimizar o desgaste das ligas metlicas e outros materiais devido ao do ambiente qumico em que eles se encontram.

.14.

Captulo IX: Nem tudo que queima cido


No primeiro captulo, vimos os cuidados que devemos ter com cidos fortes e concentrados para que acidentes e queimaduras graves no aconteam. Agora iremos falar de outra substncia que apresenta comportamento semelhante e tambm provoca queimaduras como as destes tipos de cidos. Estamos falando da soda custica. Acidentes com este tipo de substncia costumam ser mais comuns do que se imagina. Em muitas residncias, encontramos um recipiente de soda custica, geralmente usada para desentupir pias e ralos. A soda custica se apresenta em forma de pastilhas ou escamas e possui grande afinidade por gua a ponto de em contato com umidade, os grnulos da substncia se desfazerem devido adsoro de gua. Por incrvel que parea, um recipiente de soda custica velho costuma ser to perigoso quanto um novo. Devido a esta capacidade de absorver gua, com o passar do tempo, o vasilhame onde o material fica guardado contaminado com a umidade, formando uma soluo altamente concentrada de soda. O que a primeira vista parece inofensivo, na verdade, torna-se uma verdadeira arma. O contato entre a gua e a soda no ocorre com o mesmo vigor com que acontece com o cido, mesmo sendo o seu calor especfico mais que o dobro do cido sulfrico, cerca de 0,772 kcal/kg a 25 C. Por se tratar de um slido sua dissoluo em gua temperatura ambiente (25 C) lenta, causando liberao progressiva de calor; com isso, a elevao de temperatura decorrente da energia liberada ocorre de maneira bem gradual. Muitas donas-de-casa costumam guardar este perigoso material em recipientes inadequados e visualmente convidativos para crianas curiosas que acabam sendo as maiores vtimas de acidentes. Ao falar em soda custica, no se pode deixar de comentar o caso do leite contaminado. No final do ano de 2007, veio tona o caso de contaminao de leite por uma cooperativa do estado de Minas Gerais. Mais uma vez, como foi visto no captulo III, temos um caso em que uma substncia qumica ganha espao na mdia por aparecer onde no deveria estar. Este caso foi mais grave do que o cs do Celobar porque enquanto no primeiro a presena de uma substncia qumica num medicamento ocorreu por imprudncia, neste caso foi proposital. Quem adicionou hidrxido de sdio ao leite sabia perfeitamente o que estava fazendo e, alm de tudo, sabia que consequncias poderiam advir desta adulterao. O resultado no podia ser outro: diversos casos de intoxicao alimentar despertaram a ateno das autoridades para investigar a causa do ocorrido. Alm de soda custica, as anlises feitas pela percia confirmaram a presena, no leite, de perxido de hidrognio (gua oxigenada), outra substncia cuja ingesto provoca srios problemas sade.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

.15.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

O caso foi investigado pela Polcia Federal, funcionrios da cooperativa foram chamados a depor e confirmaram a adulterao. Quando se fala em adulterao do que quer que seja, uma coisa precisa ficar bem clara: os mtodos de anlise esto cada vez mais modernos e mesmo quantidades nfimas de um contaminante podem ser detectadas com preciso. Outro hidrxido to perigoso quanto o hidrxido de sdio o hidrxido de potssio. Conhecido como potassa, apresenta-se de duas formas: potassa custica e potassa alcolica. A primeira forma solvel em gua (121 g para cada 100 mL de gua) e a segunda em lcool (40 g para 100 mL de lcool). Existe uma diferena na solubilidade dos hidrxidos de metais alcalinos e alcalinos terrosos e iremos discuti-la agora. Se voc j observou bem o rtulo de um frasco de leite de magnsia deve ter percebido as expresses: suspenso de hidrxido de magnsio e agite bem antes de usar. Estas recomendaes no esto escritas no frasco por acaso. Ao contrrio dos hidrxidos da famlia 1A, os lcalis da 2A no apresentam grande solubilidade em gua. Veja a tabela abaixo que mostra os dados da solubilidade dos hidrxidos em g/L:

Hidrxido Be(OH)2 Mg(OH)2 Ca(OH)2 Sr(OH)2 Ba(OH)2

Solubilidade 2,40 x 10-6 0,38 0,80 4,88 14,72

Tabela 2

Ao analisar os valores de solubilidade e a posio dos elementos da famlia 2A na tabela, podemos perceber que a solubilidade aumenta com o aumento do perodo a que pertence o elemento. Verifique as solubilidades do hidrxido formado pelo brio (6 perodo) e do hidrxido de berlio (2 perodo). Observe, agora, a tabela com os raios atmicos dos elementos da famlia dos metais alcalinos terrosos, com exceo do rdio:

.16.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Elemento Berlio Magnsio Clcio Estrncio Brio

Raio m picmetros(pm) 105 150 180 200 215

Tabela 3

Se somarmos os raios do hidrognio (25 pm) e oxignio (60 pm) a fim de simular o raio do on OH-, veremos que o elemento que ter raio mais prximo do valor resultante ser o berlio, ou seja, o elemento cujo hidrxido possui menor solubilidade. Esta semelhana entre a soma dos raios dos elementos que compem o nion formador do hidrxido e o raio do ction mostra uma relao com a solubilidade do hidrxido. Quanto mais prximos forem os valores do raio do ction e do nion, menor ser a solubilidade, pois ctions e nions de tamanhos prximos tm maior tendncia a permanecerem juntos formando slidos; quando os tamanhos forem muito distantes, a tendncia ser de permanecerem separados, ou seja, em soluo e, consequentemente, favorecendo a solubilizao.

Captulo X: o arco ris da qumica


Na qumica, as reaes coloridas que acontecem quando misturamos certas solues so apaixonantes. Muitas pessoas se encantam com a qumica desde criana quando ganham de presente um kit com solues coloridas e receitas para misturar contedos de frascos numerados; como num passe de mgica, correm mudanas, aparecem e desaparecem cores como um verdadeiro arco-ris qumico. O que estar por trs daquela mgica que nos encantava quando pequenos? Vamos desvendar este segredo neste captulo final, fechando com chave-de-ouro o estudo das funes inorgnicas e suas reatividades. Em qumica, quando falamos de cores, devemos pensar nos elementos de transio externa. Muitos deles formam solues que por si s j so coloridas e nos permitem identificar, de imediato, qual o elemento ou at mesmo qual substncia presente naquela determinada soluo. Veja as imagens abaixo e os nomes com as frmulas a elas associadas:

.17.


Permanganato de Potssio (KMnO4)
Figura 2 Cloreto Frrico (FeCl3)

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

.18.


Sulfato de Cobre (CuSO4) Figura 3

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Dicromato de Potssio (K2Cr2O7)

Porque ser que, ao contrrio dos elementos representativos, alguns metais de transio formam solues coloridas? Se voc, caro aluno, comparar a configurao eletrnica dos elementos representativos com os de transio, ir perceber que estes ltimos apresentam eltrons de valncia em orbitais do tipo d. Os orbitais livres so preenchidos por eltrons do solvente fazendo uma ligao chamada de coordenada, cuja energia corresponde a um valor de comprimento de onda associado a uma cor do espectro. Esta ligao chamada coordenada e caracteriza os chamados compostos de coordenao. So eles os responsveis pela beleza das cores vistas nas solues acima. Passemos, agora, a desvendar a mgica do aparecimento das cores. Veja as trs imagens em sequncia:


Figura 4

.19.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Observando o antes e o depois, verificamos o surgimento de uma colorao escura quando o lquido amarelo adicionado ao bquer contendo o lquido incolor. Que mgica ser esta? Na realidade, o que est representado acima no se trata de truque ou magia, pouco habilidade, mas sim de uma reao qumica de formao de um composto que apresenta ligaes coordenadas. Vamos detalhar quimicamente o que acontece nas imagens anteriores. O frasco de colorao amarela contm uma soluo de ons Fe3+(aq) e o frasco incolor, ons tiocianato SCN-(aq). A reao destes dois ons produz um composto de colorao vermelho-sangue denominado tiocianato frrico: um sal formado pela unio dos dois ons na proporo de um on ferro para trs ons tiocianato, o que resultar num composto de coordenao de frmula Fe(SCN)3. A reao qumica que descreve o processo pode ser representada da seguinte forma:

Fe3+(aq)+3SCN(aq)Fe(SCN)3(aq)

Mais uma vez, a reao acima foi representada de modo a mostrar somente o que acontece, apesar de ser muito comum encontrarmos a seguinte representao abaixo:

FeCl3(aq)+3KSCN(aq)Fe(SCN)3(aq)+3KCl(aq)
Uma reao qumica serve para representar um fenmeno qumico e os ons K+(aq) e Cl-(aq) simplesmente no participam da reao; funcionam apenas como meros espectadores da reao entre os ons que efetivamente reagem, e que foram representados, os ons Fe3+(aq) e SCN-(aq). Outro fenmeno encantador e intrigante acontece quando se mistura duas solues e aparecem slidos no fundo dos tubos de ensaio. Mais uma vez no h truque, e sim, um outro tipo de reao qumica conhecida como precipitao. No caso anterior formou-se um composto solvel, neste caso, temos duas substncias solveis gerando um produto insolvel.

.20.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Porm, quimicamente, no se emprega o termo insolvel para classificar algumas substncias como as representadas a seguir:

Ag +(aq) + Ag +(aq) + Ag +(aq) +

Cl -(aq) I -(aq)

AgCl(s).

Br -(aq) AgBr(s). AgI(s).

Tais substncias so ditas pouqussimo solveis. Esta nfima solubilidade costuma ser medida por uma constante chamada de produto de solubilidade (Kps). Veja abaixo os valores para alguns haletos de prata.

1,8x10-10 AgCl 5,0x10-13 AgBr 8,5x10-17 AgI


Vamos novamente retomar a anlise dos raios atmicos dos elementos e relacion-los com a solubilidade? Elemento Ag Cl Br I Raio atmico (picmetros) 160 79 94 115

Tabela 4

De novo, temos a mesma relao do caso dos hidrxidos de metais alcalinos terrosos. Como o iodo tem o raio mais prximo do raio da prata, a solubilidade do sal formado pelo seu ction e o nion iodeto apresenta menor solubilidade enquanto que o sal formado com o on cloreto exibe maior solubilidade entre os trs sais apresentados.

.21.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

Outra anlise interessante pode ser feita com base na eletronegatividade. Observe a tabela com os valores das eletronegatividades dos elementos que formam os trs sais representados anteriormente:

Elemento Ag Cl Br I
Tabela 5

Eletronegatividade 1,93 3,16 2,96 2,66

Fazendo os clculos de diferena de eletronegatividade entre o respectivo haleto e a prata, teremos os seguintes valores: AgCl (1,23), AgBr (1,03) e AgI (0,73). Este critrio foi usado por Linus Pauling para identificar o tipo de ligao qumica existente entre os elementos, ou seja, inica ou covalente. Com isto, podemos calcular a porcentagem de carter inico em cada espcie e assim justificar a graduao de cor que tende para o amarelo no iodeto de prata contrastando com o branco do cloreto de prata e um meio termo entre o branco e o amarelo do brometo de prata. A anlise dos dados da tabela abaixo, juntamente com os valores das diferenas de eletronegatividade, permite concluir que o iodeto de prata possui menor percentual de carter inico (12%) contra 22% do brometo e 30% do cloreto. Portanto, podemos relacionar cor com carter inico, ou seja, quando o carter inico for baixo, o composto apresentar cor e um aumento deste carter implicar na perda da colorao.

.22.

SaladeLeitura
FunesQumicasesuasreatividades

0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 3.0 3.1 3.2 Diferena de etronegatividade Porcentagem de 0 0.5 1 2 4 6 9 12 15 19 22 26 30 34 39 43 47 51 55 59 63 67 70 74 76 79 82 84 86 88 89 91 92 carter inico Ligao Covalente Apolar 0 Ligao Covalente Polar Ligao Inica ------>

Tabela 6

Com isso, chegamos ao final do ltimo captulo da srie funes qumicas e suas reatividades esperando que as informaes que foram colocadas ao longo dos diversos captulos tenham acrescentado conhecimento para a sua formao, no apenas em qumica, mas tambm enquanto cidado consciente do seu papel na sociedade e como agente de transformao social.

.23.

Potrebbero piacerti anche