Sei sulla pagina 1di 2

AGLOMERAO Processo em que pequenas partculas so reunidas em massas maiores, permanentes, onde a partcula inicial no perde a sua identidade.

Vantagens: Reduzir perdas pelo empoeiramento; Reduzir perigos do manuseio, especialmente com materiais pulverulentos irritantes ou nocivos; Aumentar fluidez; Adensar materiais para tornar mais cmodo o armazenamento; Impedir formao de torta ou de pedaos aglomerados; Produzir formas estruturais teis; Melhorar a aparncia dos produtos; Reduzir ou aumentar a densidade do leito; Melhorar as propriedades dos materias; A unio entre partculas pode ser realizada pela formao de: Pontes lquidas: formadas pela ao de capilaridade entre a partcula e o fluido, ou po um ligante de alta viscosidade; Pontes slidas: formadas por sinterizao, reao qumica nos pontos de contato, endurecimento do material ligante ou pela cristalizao de materiais dissolvidos; Encaixe superficial de partculas: quando a ligao entre as partculas ocorre mecanicamente; Foras de van der Walls ou foras eletrostticas (atrativas ou repulsivas): quando h ausncia de substncias ligantes. Mecanismo da Reao: Umidificao e Nucleao Consolidao e Coalescncia Frico e Quebra Tipos de aglomerao: 1. Compactao por presso; 2. Aglomerao por rotao; dentre outros. 1. Compactao por presso: quando se aplica fora a um sistema particular, num espao confinado. O sucesso da operao depende da transmisso da fora externa aplicada, e tambm das propriedades do material granulado. A compactao realizada em duas classes de equipamento: Os dispositivos de presso confinada (prensas de moldagem, de pastilhamento ou prensas cilndricas), onde o movimento interno e a desagregao das partculas so acessrios para a consolidao em moldes fechados ou entre duas superfcies; e os dispositivos de extruso (moinhos pelotizadores, parafusos extrusores), em que o material sofre cisalhamento e misturao no processo de consolidao pela prensagem atravs de uma matriz. 2. Aglomerao por rotao: Formao de agregados pela aglutinao dos materiais da alimentao e/ou da reciclagem. Aglomerador a tambor e a tabuleiro: A diferena principal entre os aglomeradores a tabuleiro e a tambor est no efeito de classificao do tabuleiro. O produto dos tabuleiros , em geral, suficientemente uniforme e pode ser manuseado

sem peneiras, enquanto os tambores operam em circuito fechado com peneiras, os grossos e os finos so reciclados. DACANAL, G. C. Estudo da Granulao de Suco de Acerola Desidratado em Leito Fluidizado. 2005. Disponvel em: <http://cutter.unicamp.br/document/? code=000439789> Acesso em 24 de maro de 2011. SINDEN, J. Granulao. Disponvel em: < http://www.ebah.com.br/teoria-dagranulacao-doc-a28695.html> Acesso em 25 de maro de 2011. PERRY, R. H. Manual de Engenharia Qumica.

Potrebbero piacerti anche