Sei sulla pagina 1di 16

^ Cranio osseo I

12 Semana Terica I 22 Aula de Anatomia 21 Aula desgravada


Aula leccionada pela Professora Doutora Dulce Madeira 7 de Janeiro de 2003

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

O homem fraco teme a morte, o desgraado a chama; o valente a procura. S o sensato a espera. E com esta frase, aqui fica um grande abrao a todos os sensatos que esperaram at que a aula estivesse na reprografia.

Introduo
O crnio uma estrutura simples (quem no souber crnio, pode ter a certeza que no passa no exame ) mas ao mesmo tempo bastante complexa. por esse motivo que, para alm de ser necessrio estudar individualmente os ossos que o constituem, extremamente importante estud-lo como um todo! Sugestes: Para um estudo mais profundo dos ossos do crnio individualmente, recomendado que usem o Gray O crnio visto como um todo est muito bem explicado no Gardner.

Funes
O crnio fornece:

uma caixa para o encfalo, (funciona como exoesqueleto, proteco, isolamento); cavidades para os rgos da sensao especial:
viso audio equilbrio olfacto gosto Pgina 1 de 16

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Crnio sseo I aberturas para a passagem de ar e alimentos; dentes para mastigao.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 2 de 16

Crnio sseo I

Que vocabulrio usar?


Nminas Portuguesa Inglesa Caixa craniana Brain case Conceitos Calva/Calote craniana Skull case Crnio sseo Cranium Brasileira1 Calvria Calva

Definies:
Crnio sseo cabea ssea sem a mandbula Calvria2 Calote Face ssea o que sobra da caixa craniana; o resto das paredes laterais e da base do crnio depois de ter tirado o Calote; o receptculo da base do crnio parte superior da caixa craniana conjunto de ossos da superfcie anterior da cabea ssea que se encontram inferiormente ao plano transversos que passa pela glabela (com excepo das rbitas)

Ossificao
Endocondral: base do Crnio com excepo do osso timpnico maior parte do Occipital parte petrosa e mastide do Temporal corpo e asas menores do Esfenide Etmide Estruturas onde ocorre: Intramembranosa: Frontal

Parietal parte escamosa do Temporal

poro superior da parte escamosa do Occipital Vmer Lacrimal Nasal Palatino

concha nasal inferior

maior parte dos apfises pterigides e as asas maiores do Esfenide Zigomtico Maxila Mandbula
( tanta coisa s para dizer quase toda a calote craniana :p )

A nmina Brasileira incorrecta! Citando a prof. Dulce: "No se atrevam sequer a usar a palavras como 'borda' no exame. Tm logo um risco por cima!" 2 Segundo rezam as histrias e as lendas, era por onde os Vikings bebiam uma bebida fermentada que se chamava Calva.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 3 de 16

Crnio sseo I

Fontanelas

(tambm conhecidas como moleirinhas)

So reas membranosas temporrias que ligam fendas entre os ngulos ou bordos de alguns ossos em ossificao no crnio. Estas regies s so visveis nas crianas at aos 12 meses de vida ( ), no estando presentes nos indivduos adultos. Frequentemente so 6 e esto situadas nos dos ossos parietais:

1 fontanela anterior (bregma) 1 fontanela posterior (lambda) 2 fontanelas esfenoidais (ptrion) 2 fontanelas mastoideias (astrion)

A fontanela anterior que tem umas grandes dimenses (cerca de 4 cm por 2,5 cm) tem a forma de um losango3. Posteriormente temos a fontanela posterior que mais pequenina, em regra de forma triangular. Existem depois lateralmente uma fontanela anterolateral e uma posterolateral. A posterolateral est ao p da poro mastoideia do temporal e a outra beira da grande asa do esfenide) que so duas fontanelas mais pequenas.
Imagem 1: Vista superior do crnio de um recm nascido

Imagem 2: Vista lateral do crnio de um recm nascido

Imagem 3: Vista posterior do crnio de um recm nascido

Quando a gente olha para uma sutura sagital num adulto no parece uma seta mas sim uma linha direita. A definio deste nome deve-se ao aspecto da sutura sagital mais fontanela anterior, que no recmnascido tem um aspecto de uma seta a apontar para adiante.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 4 de 16

Crnio sseo I
Importncia Clnica das fontanelas (para os mais curiosos) O facto de serem diferentes (uma losngica e outra triangular), permite ao obstetra, ao fazer o toque antes do beb nascer, saber qual a posio da cabea do feto porque consegue tocar e perceber e palpar qual a fontanela que est em posio mais prxima, portanto saber se o beb est com uma apresentao intraceflica mas em posio correcta ou em posio incorrecta porque consegue definir e palpar a fontanela que est naquela posio. Para alm disso, depois do nascimento, se houver alteraes da presso intracraniana (tudo o que est dentro do crebro), h variaes e h modificao da forma da fontanela que pode ficar convexa para o lado exterior. E o pediatra tem a capacidade de, ao palpar, saber qual a presso que est dentro da cabea do beb, portanto saber se este normal ou apresenta alguma anormalidade. Por outro lado, quando necessrio tirar sangue ao recm-nascido e no se tem o devido acesso, um bom meio para fazer um acesso a um seio que passa profundamente fontanela (que o seio sagital superior) e assim retirar sangue do beb sem o traumatizar dramaticamente.

Todas estas fontanelas, as duas laterais e esta posterior acabam por desaparecer muito precocemente, no decurso do primeiro ano. A fontanela anterior, por exemplo, persiste em regra at ao 18 meses, podendo demorar at aos 2 anos, dependendo da velocidade do crescimento do beb permitindo ao pediatra analisar se est a desenvolver de uma forma dentro dos parmetros da normalidade ou no e portanto daqui a utilidade deste tipo de estudo. Desta forma, no adulto no existem fontanelas, mas sim pontos craniomtricos resultantes da ossificao dessas reas (pontos de cruzamento entre suturas): Bregma Lambda Vertx Astrion Ptrion Inin Interseco das suturas sagital e coronal Interseco das suturas sagital e lambdide ponto mais alto da calote juno das suturas lambdide, Occipitomastide e parietomastide juno do parietal, frontal, asa maior do esfenide e parte escamosa do temporal. ponto mais saliente do osso occipital

Ns nascemos com um crebro relativamente grande que depois se vai desenvolvendo ao longo dos anos: muito rapidamente nos 2 primeiros anos e depois mais lentamente at aos quinze anos (pode espirrar!... ) e o crnio vai acompanhando esse crescimento. O crnio vai acompanhando esse crescimento mas aos 14/15 anos, o tamanho/dimenso/crivo/capacidade craniana que tem a nossa cabea, est mais ou menos estabilizada, da para adiante, cresce muito lentamente, quase nada, e basicamente os ossos do crnio do crnio aumentam de espessura e as suturas ficam completamente sem qualquer capacidade de crescimento. O crescimento faz-se naturalmente por aposio de osso na tbua externa do crnio e por remoo da tbua interna. Pelos 35 anos adquire-se a capacidade craniana mxima que maior nos homens que nas mulheres (porque os homens tm um crebro de maiores dimenses que as mulheres bvio, no ? ) Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Pgina 5 de 16

Crnio sseo I
Mas por essa altura tambm comea a acontecer um processo de regresso: todas as estruturas comeam a ser solidificadas ao nvel da tbua interna e o processo de sinostose vai distendendo at ao nvel da tbua; os ossos ficam completamente ligados entre si, tendo desaparecido os ligamentos suturais.

Posio anatmica:

face virada para ns; olhos dirigidos para o horizonte a cabea deve ficar mais ou menos horizontalizada, de acordo com o plano de Frankfurt4 ou plano Orbitomeatal5 (plano horizontal que passa pelo bordo inferior da rbita e pelo bordo superior do meato acstico externo a base do occipital deve ficar cerca de 5cm acima do bordo inferior do corpo da mandbula

Revises da aula de articulaes


O crnio consiste numa srie de ossos os quais, na sua maior parte, esto unidos por articulaes imveis (suturas). Apenas a mandbula se move livremente atravs de uma articulao sinovial (temporomandibular). As suturas cranianas apresentam um ligamento sutural que tm importantes funes na mobilidade no parto e no crescimento do crnio.

Normas
Nesta aula vamos analisar quais so as caractersticas morfolgicas do crnio quando vistas pela sua face externa. (mas quando visto [o crnio] pela face externa, visto que esta estrutura mais ou menos ovide, posso olhar por aqui, por aqui, por aqui, por aqui, por aqui... ou por baixo) e portanto, dependendo do modo como se analisa o crnio sseo temos vrias perspectivas do crnio classificadas em diferentes normas:

norma Vertical norma Frontal norma Occipital norma Lateral

crnio visto de cima crnio visto de frente crnio visto de trs crnio visto de lado

Porque foi descrito num congresso de antropologistas em Frankfurt em 1882, razo pela qual tambm se chama Plano de Frankfurt 5 Orbitomeatal: como o prprio nome diz, vai desde a rbita (inferior) ao meato acstico externo (superior)

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 6 de 16

Crnio sseo I
norma Basal crnio visto de baixo (vai ser analisada na prxima aula)

Nota: As normas confundem-se entre si, havendo estruturas que se encontram presentes em mais do que uma norma.

Norma vertical
Numa norma vertical, v-se: parte do frontal, parte dos ossos parietais, uma poro interparietal do occipital parte superior das escamas dos ossos temporais
(tudo isto ossificado por ossificao intradrmica ou intramembranosa6)

O dimetro transverso, perto da regio occipital, superior no local onde existem aquilo que j conhecem aquilo como as tuberosidades ou bossas parietais. No osso parietal, muito prximos do occipital e da sutura sagital, temos os buracos parietais que do passagem a veias emissrias (veias que vm do interior do crnio para a circulao extracraniana, ou seja, que ligam os seios venosos da dura-mter com a circulao extracraniana).

Imagem 4: Vista superior do crnio de um adulto

Suturas visveis Coronal Sagital Lambdide


6

Ossos que envolvem Frontal e parietais (sutura frontoparietal) Parietais (sutura interparietal) Occipital, parietais

Quanto forma(*) Serreada Denteada Denteada

Pergunta: ossificao intra........ no sei porque que no me respondem... (porque ser?)

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 7 de 16

Crnio sseo I
(*) Nota: A organizao das articulaes do crnio em suturas serreadas e denteadas importante para que haja diminuio da mobilidade e para que haja maior fixao dos ossos.

Norma Frontal
Visto de frente, a cabea ssea uma estrutura ovide, com um dimetro vertical maior que o dimetro transverso, em que o seu tero superior genericamente liso, o seu tero intermdio de uma complicao extrema e o tero inferior inclui a mandbula.

Ossos envolvidos: frontal maxila zigomtico nasais mandbula


Nota: a mandbula faz parte da norma frontal da cabea ssea mas no da norma frontal do crnio sseo. Imagem 5: Vista frontal da cabea ssea de um adulto

Se o Pedro passar...

Osso frontal

duas bossas frontais7 dois arcos superciliares relacionado com o desenvolvimento dos seios frontais glabela regio lisa e sem plo, localizada na poro nasal entre os arcos superciliares sutura metpica persistente at aos 5 anos, encontrando-se fundida (90 a 92% dos casos) no indivduo adulto
7

que so salientes nalgumas pessoas, noutras nem por isso e so mais salientes nas meninas jovens (MUITO IMPORTANTE!!! Quem no souber isto no passa no exame!!!) Peta!

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 8 de 16

Crnio sseo I
margem supraorbital apresenta uma parte aguada (2/3 laterais) e uma parte arredondada (1/3 medial) devido existncia do buraco/chanfradura supraorbital, por onde passam os vasos e nervo supraorbital

Osso maxilar

Osso par, situado inferiormente ao frontal Constitudo por um corpo Quatro apfises

zigomtica que se articula com a apfise maxilar do zigomtico frontal que se articula posteriormente com a apfise maxilar do frontal e
anteriormente com os ossos nasais palatino

palatina que forma o palato duro, juntamente com a lmina horizontal do alveolar constituda por 8 alvolos, apresenta uma eminncia canina entre a
fossa incisiva e a fossa canina Quatro superfcies o chanfradura nasal, o sutura intermaxilar, que forma na sua parte superior a o espinha nasal anterior o apfise frontal o buraco infraorbitrio (na mesma linha que o supraorbitrio e o mentoniano)

Superfcie anterior

Superfcie medial Superfcie orbital Superfcie infratemporal

Zigomtico

Forma a ma do rosto Apresenta um corpo com trs faces:
Externa/Zigomtica facial onde se insere o msculo zigomtico maior e menor Orbital Temporal

3 apfises
maxilar

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 9 de 16

Crnio sseo I
frontal temporal

Zigomtico (continuao)

5 bordos
antero-inferior articula-se com o maxilar antero-superior/orbitrio faz parte da margem da rbita postero-superior/temporal apresenta o tubrculo marginal postero-inferior muito irregular onde se insere o masseter postero-medial8 articula-se com o esfenide, maxila e ajuda a delimitar a fissura orbital inferior

delimita 3 cavidades:
globo ocular msculos extrnsecos vasos e nervos destinados ao olho gordura estruturas fasciais buraco piriforme (delimitado superiormente pelos ossos nasais)

rbita, que contm

cavidade nasal

cavidade bucal

rbita

Uma base (anteriormente) Um vrtice (posteriormente) 4 paredes (superior, inferior, lateral e medial)
8

parede superior
lmina orbital do osso frontal pequena asa do esfenide canal ptico para o nervo ptico e artria oftlmica, que liga a rbita fossa cranial mdia superfcie orbital da maxila

parede inferior

matria que a prof. Dulce gosta de perguntar no exame

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 10 de 16

Crnio sseo I
face orbital do zigomtico apfise orbital do palatino (posteriormente) sulco do canal infraorbital d passagem ao nervo e artria do mesmo nome,
da fissura orbital inferior para o buraco infraorbital

rbita (continuao)
parede lateral
superfcie orbital do frontal superfcie orbital do zigomtico
orifcio zigomtico orbital zigomtico temporal

superfcie orbital da grande asa do esfenide fissuras orbitais superior e inferior (posteriormente) lmina orbital do osso etmide osso lacrimal osso frontal corpo do esfenide fossa para o saco lacrimal crista lacrimal posterior (anteriormente) buracos etmoidais anterior e posterior eixo orbital que se dirige-se posteromedialmente) visual/ptico que o eixo maior do globo ocular e se dirige posteriormente

parede medial

2 eixos:

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 11 de 16

Crnio sseo I
Fossa para a glndula lacrimal depresso no ngulo anterolateral do tecto, na superfcie inferior da lmina orbital do osso frontal (vai drenar atravs de um canal as lgrimas para o saco lacrimal) Fossa para o saco lacrimal formada pela expanso do bordo medial da rbita, entre as cristas lacrimais anterior e posterior, que se continua com o canal nasolacrimal, que por sua vez comunica com a cavidade nasal, formado parcialmente pela maxila e pelo osso lacrimal.

Imagem 6: Esquema da rbita

Relaes Medial Superior Inferior

Limites da fissura orbital inferior rbita, Fossa temporal Fossa pterigopalatina (d passagem ao nervo maxilar) Superfcie orbital asa maior do esfenide (zigomtico anteriormente) Superfcie orbital da maxila e apfise orbital do osso palatino.

Limites da fissura orbital superior Comunicao entre a rbita e fossa cranial mdia, d passagem ao 3, 4 e 6 nervos cranianos, aos trs ramos do nervo oftlmico e s veias oftlmicas Corpo do esfenide Pequena asa do esfenide, osso frontal Grande asa do esfenide

Relaes da rbita Superiormente Inferiormente Medialmente Lateral Fossa cranial anterior Seio maxilar seios areos do etmoidal Fossa temporal e fossa infratemporal

Citao: O homem est sempre disposto a negar tudo aquilo que no compreende. (Pascal) Imagem 7: Diagrama com o eixo orbital e o eixo visual

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 12 de 16

Crnio sseo I

Norma occipital
Ossos parietais
Escama do occipital (a poro interparietal) Poro mastide do osso temporal no ngulo inferior Suturas

Sagital Lambdide que apresenta posteroinferolateralmente as suturas9: Parietomastide Occipitomastide Osso Occipital

podem tambm aparecer nesta sutura ossos suturais

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 13 de 16

Crnio sseo I 3 linhas linha nucal suprema


msculos craniofaciais

linha nucal superior


trapzio (medialmente) esternocleidomastoideu (lateralmente) msculos do pescoo (inferiormente linha)

linha nucal inferior Protuberncia occipital


externa

Inin ponto mais saliente do


osso occipital localiza-se no ponto mdio entre o Lambda e o bordo posterior do buraco magno d insero em cima ao trapzio e em baixo ao ligamento da nuca

Imagem 8: Vista posterior do crnio de um adulto

Fossa temporal
A linha temporal, que sai da apfise zigomtica do osso frontal, e que rapidamente se divide em duas linhas: uma superior que mais externa e uma linha inferior que mais evidente. Ambas cruzam o osso frontal, a sutura coronal, passam pelo osso parietal, cruzam a sutura escamosa e entram no osso temporal. A superior desaparece e acaba por desaparecer mas a inferior mantm-se mais ou menos visvel. e ao entrar no temporal leva formao da famosa crista supramastideia.

Norma lateral

Imagem 9: vista lateral da cabea ssea de um adulto

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 14 de 16

Crnio sseo I
A crista supramastideia encontra-se superiormente poro mastide do osso temporal; a parte mais posterior e inferior da linha temporal que se continua anteriormente com o bordo superior da apfise zigomtica do osso temporal ou seja, arco zigomtico. Na linha temporal insere-se a fscia temporal. Profundamente est o msculo temporal que responsvel pela mastigao. O pavimento da fossa temporal contm os ossos: parietal, frontal, asa maior do esfenide e parte escamosa do temporal. A rea onde estes quatro ossos se avizinham conhecida como ptrion10. A fossa temporal continua-se inferiormente com a fossa infratemporal

Fossa infratemporal Meato Acstico Externo (MAE11)


A parte superior e a parte adjacente da parede posterior do MAE esto formadas pela parte escamosa do temporal, enquanto que as restantes so formadas pela parte timpnica (ossificao intramembranosa).

Parte Timpnica frente da parte timpnica est o tubrculo ps-glenide que fica atrs da cabea da mandbula.

Tringulo suprameatal Na parte posterosuperiormente ao MAE, est o tringulo suprameatal12 que comunica com o ouvido que delimitado anteriormente pela espinha suprameatal (inferiormente crista supramastideia). O tringulo suprameatal da dependncia da escama do temporal e no da apfise mastide uma vez que existe no limite inferior uma sutura escamomastideia que marca o limite superior da poro mastide.

Poro Mastide do osso temporal A poro mastide do temporal uma estrutura com ossificao do tipo endocondral que no est visvel ao nascimento (tem a haver com o desenvolvimento do ouvido mdio).

Inseres musculares
Esternocleidomastoideu Esplnio da cabea Longussimo da cabea

Incisura mastide onde se origina a poro posterior do msculo digstrico Sulco occipital por onde passa a artria occipital Buraco estilomastideu na extremidade medial da incisura mastide, por onde
passa o nervo facial
10 11

Ponto de grande importncia mdica, uma vez que a que passa o ramo anterior da artria menngea mdia Mas que nome giro para se dar a um osso... J agora, aqui vai um abrao para todas as mams do pessoal da FMUP! 12 ponto mdico importante onde se localizam clulas areas do seio mastide (a principal comunica com o ouvido mdio)

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 15 de 16

Crnio sseo I
E prontos... aqui tm mais uma aulinha para se entreterem a estudar... Para no fugir regra (pelo menos perece que se t a tornar tradio ), aqui ficam as inmeras desculpas por a aula no estar antes na reprografia, se encontrarem algum erro, enviem um email para hugorod@med.up.pt, muita sorte a toda a gente (porque vai ser mesmo precisa ) e os desejos de um bom estudo (como se isso fosse possvel ).

Boa Sorte pr estudo!

J agora, aqui fica um grande abrao aos colegas que tiveram o cuidado de tossir na aula de Crnio sseo I que, ainda para mais, foi leccionada pela Prof. Doutora Dulce (o ano passado tinha sido o Professor Barbosa realmente s damos valor s coisas quando no as temos), facilitando assim a simples tarefa que desgravar uma aula de Anatomia. A todos eles muitas felicidades.

Aviso
Esta aula destina-se unicamente aos alunos que tiverem a dignidade de se oferecerem para desgravar aulas. Se no desgravaste nenhuma aula, no ests inscrito nem ests com intenes de te inscrever, pensa como seria a vida se toda a gente fosse como tu! Mas j que estiveste este tempo todo na reprografia para vires buscar esta aula, pode abrir-se uma excepo... Faz um bom uso desta aula e v l se ganhas um bocado de tino e comeas a colaborar, ok?

Diverte-te na Queima!

PS: Divirtam-se muito na Queima!!! PS 2: Mas no passem os limites PS 3: Felizmente a definio de limite muito subjectiva, por isso, APROVEITEM!!!

Hugo Andr Rodrigues & Igor Andr Faria

Esta aula encontra-se disponvel na Internet juntamente com a desgravao textual da Dulce a falar (ainda d para rir um pouco com as frases sem sentido que ela diz... http://users.med.up.pt/hugorod/fmup/aula.html

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Pgina 16 de 16

Potrebbero piacerti anche