Sei sulla pagina 1di 8

QUADRO DE DISTRIBUIO DE ITENS POR REA DE CONHECIMENTO

Questo Item 1 2 1 3 4 5 1 2 2 3 4 5 1 2 3 3 4 5 1 2 4 3 4 5 1 2 5 3 4 5 1 2 6 3 4 5 1 2 7 3 4 5 1 2 8 3 4 5 1 2 9 3 4 5 1 2 10 3 4 5 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11

rea de conhecimento
CB CG LP MT BI LI

Questo Item 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

rea de conhecimento
CB CG LP MT BI LI

Questo Item 1 2 21 3 4 5 1 2 22 3 4 5 1 2 23 3 4 5 1 2 24 3 4 5 1 2 25 3 4 5 1 2 26 3 4 5 1 2 27 3 4 5 1 2 28 3 4 5 1 2 29 3 4 5 1 2 30 3 4 5

rea de conhecimento
CB CG LP MT BI LI

Questo Item 1 2 31 3 4 5 1 2 32 3 4 5 1 2 33 3 4 5 1 2 34 3 4 5 1 2 35 3 4 5 1 2 36 3 4 5 1 2 37 3 4 5 1 2 38 3 4 5 1 2 39 3 4 5 1 2 40 3 4 5

rea de conhecimento
CB CG LP MT BI LI

www.pciconcursos.com.br

CB Conhecimentos Bancrios

CG Conhecimentos Gerais

LP Lngua Portuguesa

MT Matemtica

BI Conhecimentos Bsicos de Informtica

LI Lngua Inglesa

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio QUESTO 5

Prova Azul

De acordo com o comando de cada uma das questes de 1 a 40, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO; ou o campo designado com o cdigo SR, caso desconhea a resposta correta. Marque, obrigatoriamente, para cada item, um, e somente um, dos trs campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuzos decorrentes de marcaes indevidas. A marcao do campo designado com o cdigo SR no implicar apenao. Use a folha de rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a folha de respostas. Nas questes que avaliam Conhecimentos de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

Texto II questes 4 e 5 A figura abaixo mostra uma janela do aplicativo Word 2000 com um texto que est sendo digitado por um usurio.

A partir do texto II, julgue os itens a seguir, relativos ao Word 2000, ao texto que est sendo digitado e ao tema nele apresentado.

Selecionar a expresso neste ano no primeiro perodo do


texto que est sendo digitado, teclar e digitar ao ano alteraria o sentido do texto, introduzindo-lhe a idia de um crescimento do comrcio mundial em progresso geomtrica a partir de 2001. Ao se selecionar o trecho , inicialmente,, na oitava linha do texto, clicar , posicionar o ponto de insero logo aps a

PROVA OBJETIVA
Texto I questes 1 e 2 O ano de 2001 caracterizou-se por grandes desafios para a economia brasileira, que levaram a mudanas substanciais na formao de expectativas quanto ao desempenho das principais variveis econmicas. No incio, 4 configurou-se um cenrio promissor, com perspectivas de crescimento real da economia brasileira oscilando entre 7 4% e 5%. A deteriorao desse cenrio ocorreu pela combinao de fatores internos e externos, que desviaram consideravelmente o crescimento real do produto interno bruto (PIB) para 2,25%, at setembro de 2001, comparado 10 com igual perodo do ano anterior. No cenrio interno, o aumento da taxa SELIC no final de 2001 e o racionamento energtico contriburam para a desacelerao da economia. 13 No cenrio internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econmico dos Estados Unidos da Amrica (EUA), principalmente aps os atentados 16 terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupaes quanto ao contgio das tenses externas sobre a economia nacional. Apesar dessas adversidades, o ano de 2001 19 terminou com reverso parcial do pessimismo instaurado na economia brasileira. As polticas fiscal e monetria www.pciconcursos.com.br os fundamentos econmicos, contriburam para fortalecer 22 limitando os impactos inflacionrios da depreciao cambial.
1

QUESTO 2

Considerando as informaes do texto I, julgue os itens seguintes, relativos ao cenrio econmico.

A elevada taxa de juros atualmente praticada no Brasil um

palavra internacionais e clicar , preservam-se o sentido e a correo gramatical da orao original. Ao se selecionar o trecho de ritmo, na dcima linha do texto,

dos fatores que contribuem para um ndice menor de crescimento da economia. O contgio das tenses externas (R.18) sobre as economias nacionais pode acontecer em uma economia mundial crescentemente globalizada, na qual os Estados exeram pouco ou quase nenhum controle sobre o movimento dos capitais transnacionalizados. Os atos terroristas de que foram alvo os EUA em 2001 trouxeram, pelo menos nos momentos iniciais, acentuada preocupao quanto ao desempenho da economia norteamericana e sua repercusso, com maior ou menor intensidade, nos demais pases. Infere-se do texto que a desacelerao da economia brasileira, em 2001, deveu-se to-somente a fatores exgenos, sobre os quais o pas no teria como influir, como se observa no dramtico caso argentino. Como o racionamento energtico recaiu sobre os consumidores domsticos, seu impacto sobre o sistema produtivo brasileiro foi nulo. Terminou mais um round na luta entre palestinos e israelenses. E pode-se dizer que h um empate tcnico. Feridos, os dois duelistas Ariel Sharon e Yasser Arafat seguem para seus cantos do ringue a fim de avaliar os danos. Arafat deixou seu isolamento forado de cinco meses mas ser que venceu? Sharon aparentemente se curvou s presses americanas mas tambm no se pode dizer que o premier israelense tenha sido derrotado, na opinio de analistas.
Douglas McMillan. Round empatado. In: Jornal do Brasil, 2/5/2002, p. 7 (com adaptaes).

pressionar e manter pressionada a tecla e teclar X, mantm-se a correo gramatical da orao e a idia de aumento nos estoques. Ao se posicionar o ponto de insero imediatamente esquerda da expresso nas trs maiores potncias mundiais, nas linhas 11 e 12, pressionar e manter pressionada a tecla , teclar e digitar o trecho nos EUA, Inglaterra e Frana, ser mantida a correo gramatical e especificadas as trs maiores potncias mundiais da atualidade. A OMC um organismo multilateral que, entre outras funes, fixa normas e regras para o comrcio mundial, arbitrando eventuais contenciosos derivados da disputa entre empresas e pases concorrentes, situao comum em um mercado altamente internacionalizado e competitivo.
QUESTO 6
1

QUESTO 4

Considerando a situao mostrada na figura do texto II, para o usurio salvar o documento que est sendo digitado em um arquivo com o nome Gazeta_novo.doc, seria suficiente

clicar o boto

Relatrio do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptaes).

QUESTO 3
1

QUESTO 1

Com base no texto I, julgue os itens que se seguem.

O uso do sinal indicativo de crase em levaram a mudanas (R.2) facultativo, porque mudanas est

no plural. A palavra deteriorao (R.7) est associada a uma alterao positiva. Seria igualmente correto substituir o trecho As polticas fiscal e monetria contriburam (R.21-22) por A poltica fiscal e monetria contribuiu, A poltica fiscal e a monetria contriburam ou As polticas fiscais e monetrias contriburam. O crescimento real do PIB brasileiro at setembro de 2001 foi 60% abaixo da maior expectativa de crescimento do incio desse mesmo ano. Considerando que, nos dois primeiros trimestres de 2001, o PIB brasileiro tivesse crescido 3% em cada trimestre, seria correto concluir que, no terceiro trimestre de 2001 julho a setembro , o PIB teria cado mais de 3,8%.

; na janela Salvar como, que aberta em decorrncia dessa ao, digitar, no campo especfico para o nome do arquivo de salvamento, Gazeta_novo.doc; finalmente, clicar o boto Confirmar, da janela Salvar como. escolher a opo Salvar como, do menu ; na janela Salvar como, que aberta em decorrncia dessa ao, digitar, no campo especfico para o nome do arquivo de salvamento, Gazeta_novo.doc; finalmente, clicar o boto Salvar, da janela Salvar como.

De olho no que julgam ser a maior oportunidade de negcios nos prximos anos em todo o mundo, as empreiteiras brasileiras articulam a formao de grandes consrcios a fim de disputar com mais chances de vitria as licitaes para a ampliao do canal do Panam. O lobby que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez pessoalmente em maro, durante visita ao Panam, uma clara manifestao de que as empresas brasileiras contam com boas chances de serem escolhidas.
Daniel Rittner. Ampliao do canal do Panam atrai empreiteiras. In: Valor Econmico, 3/5/2002, p. A12.

pressionar e manter pressionada a tecla ; teclar B e

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A substituio de todos os travesses do texto por vrgulas

RASCUNHO

respeitaria as regras dos sinais de pontuao da norma culta e manteria a funo de isolar, em um contexto, palavras ou frases. No texto, as trs ocorrncias do pronome se (R.2, 6 e 7) indicam sujeito indeterminado. O isolamento forado de Yasser Arafat deveu-se ao incisiva assumida pelas tropas israelenses na atual crise do Oriente Mdio, as quais, invadindo diversos setores da Cisjordnia, impediram a locomoo do lder palestino. Sharon representa, na atualidade, a direita frente do Estado de Israel, embora no conte com o apoio dos setores religiosos mais ortodoxos e conservadores. Infere-se do texto que a complexidade da questo do Oriente Mdio de tal ordem que, no momento, no h certeza absoluta acerca de quem venceu o episdio entre palestinos e israelenses mencionado no texto.

liberar a tecla ; na janela Salvar como, que aberta em decorrncia dessa ao, digitar, no campo especfico para o nome do arquivo de salvamento, Gazeta_novo.doc; finalmente, clicar o boto OK, da janela Salvar como.

Ao se voltarem para a formao de grandes consrcios, com


vistas s obras do canal do Panam, as empreiteiras brasileiras vo de encontro tendncia atual da economia mundial, em que as grandes corporaes diluem-se em empreendimentos de menor porte para obterem maior competitividade. Ao fazer de sua viagem ao Panam um instrumento facilitador da ao de empresas brasileiras naquele pas, Fernando Henrique Cardoso fugiu ao padro atual das viagens oficiais de chefes de Estado, que, geralmente, no permitem a intromisso de questes econmicas em sua agenda poltica. O texto sugere que as empresas brasileiras que atuaro nas obras de ampliao do canal do Panam sero preteridas pelo governo daquele pas. O pronome o, integrante da contrao no (R.1), remete, pelos mecanismos de coeso textual, a ampliao do canal do Panam (R.5). Na linha 7, preservam-se o sentido textual e a correo gramatical ao se substituir o pronome relativo que por qual, desde que tambm seja alterada a preposio de para da.

pressionar e manter pressionada a tecla ; teclar S e

liberar a tecla ; na janela Salvar como, que aberta em decorrncia dessa ao, digitar, no campo especfico para o nome do arquivo de salvamento, Gazeta_novo.doc; finalmente, clicar o boto Salvar, da janela Salvar como. escolher a opo Selecionar tudo, no menu ; no menu , selecionar a opo Em novo arquivo; na janela que aberta em decorrncia dessa ao, digitar, no campo especfico para o nome do arquivo de salvamento, Gazeta_novo.doc; finalmente, clicar o boto Salvar dessa janela.
Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

1 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

2 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 7

Cargo: Escriturrio QUESTO 8


1

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 10


1

Cargo: Escriturrio QUESTO 12


1

Prova Azul

10

A Venezuela, como a Argentina, ainda que de maneira distinta, recebe as duras lies de adaptaes malsucedidas ao dilema entre a valorizao do interno e a incorporao dos valores externos. A presidncia de Hugo Chvez, nos ltimos anos, expunha a fratura a que, estruturalmente, est submetida a Amrica Latina, inclusive o Brasil. A tenso entre a administrao para os de dentro, especialmente aqueles menos favorecidos pelo modelo de insero aberta e liberal, e o agrado aos centros internacionais de poder, especialmente queles que hegemonizam as relaes internacionais do presente, levou ao descompasso social e poltico a que chegou a Venezuela.
Jos Flvio Sombra Saraiva. A lgica da Venezuela. In: Correio Braziliense, Gabarito, 22/4/2002, p. 12.

10

Na Dinamarca, na Holanda, na Itlia e no sul da Alemanha, h um enorme potencial para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austraco Jrg Haider. Lder do Partido da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizo de poder no seu pas, prope aos partidos irmos juntar seus esforos para se apresentarem unidos nas eleies para o Parlamento Europeu em 2004. Em sua proposta, Haider no citou a Frente Nacional, de JeanMarie Le Pen. Haider assegura que so precisamente as posies racistas de Le Pen o que o tornam inaceitvel em um mundo moderno. No obstante, o PL austraco nunca se apartou de seu discurso xenfobo.
Julieta Rudich. Haider quer unir extrema direita europia, sem Le Pen. In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptaes).

Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

10

Relativamente ao texto e ao assunto nele tratado, julgue os itens seguintes.

O caso Le Pen, que marcou definitivamente a ltima eleio

O sinal indicativo de crase em queles (R.9) indica que ocorre


Valor. 3-5/5/2002, p. A12 (com adaptaes).

Com base nas informaes acima, relativas ao canal do Panam, julgue os itens seguintes.

O desvio-padro da srie numrica formada pelos totais de


toneladas movimentadas pelos pases listados no grfico I seria maior se dela fosse excludo o valor correspondente aos EUA. No perodo mostrado no grfico II, a mediana da srie www.pciconcursos.com.br numrica formada pelos percentuais de cargas destinadas ao Brasil ou dele originadas, que passaram pelo canal do Panam, maior que a moda dessa srie. A partir dos dados apresentados no grfico II, correto afirmar que o volume total de cargas destinadas ao Brasil ou dele originadas e que passaram pelo canal do Panam em 2001 foi inferior ao de 1998. A seguinte sentena est gramaticalmente correta e traduz coerentemente informaes do grfico III: Entre as exportaes brasileiras que passam pelo canal em milhes de toneladas por ano as de soja corresponde a mais da metade da exportao de madeira e menos da metade da exportao de manufaturados de ferro. O grfico de setores abaixo poderia representar corretamente as informaes dadas no grfico III.
petrleo (0,10%) papel (1,21%) madeira (12,02%)

a uma preposio, a, por exigncia do substantivo agrado (R.8), segundo as regras de regncia da norma culta. O dilema latino-americano de que fala o texto no se aplica ao Brasil de hoje: o ltimo censo do IBGE, divulgado em 2002, mostra que as reformas liberais fizeram-se acompanhar de sensveis conquistas sociais, como a desconcentrao da renda nacional. O primeiro perodo do texto trata da dificuldade encontrada pelos pases latino-americanos, de uma forma geral, para adequar sua insero internacional s necessidades especficas de suas sociedades. Na Venezuela, Hugo Chvez preconiza uma revoluo bolivariana, o que significa promover a insero do pas em um mundo globalizado a partir da defesa dos interesses das elites locais. A crise argentina derivou, fundamentalmente, da recusa dos ltimos governos do pas em agradar aos centros internacionais de poder, optando por no adotar o receiturio neoliberal.

presidencial francesa, pela visibilidade alcanada pelo voto direitista, fenmeno isolado, restrito s fronteiras de seu pas. A proposta apresentada pelo lder direitista austraco, relatada no texto, adquire maior significado por no se ater poltica interna, mas por pressupor uma estratgia mais ampla, com efeitos no interior da prpria Unio Europia. A inesperada vitria de Le Pen no segundo turno da eleio presidencial na Frana, contrariando previses dos institutos de pesquisa, estimula o avano das correntes de direita na Europa, todas elas assentadas no nacionalismo, na xenofobia e no racismo. Considerando que o adjetivo xenfobo est para xenofobia assim como seu antnimo, xenfilo, est para xenofilia e que este substantivo designa simpatia a coisas ou pessoas estrangeiras , correto afirmar, de acordo com o texto, que Haider segue o discurso do PL e prope a intensificao da xenofilia no Parlamento Europeu. Textualmente, a expresso No obstante (R.10) estabelece uma relao de conseqncia em relao crtica de Haider a Le Pen, na orao anterior, tomada como causa. A indstria armamentista movimenta anualmente cerca de 800 bilhes de dlares. uma quantia equivalente a 2,5% do PIB mundial. Com um investimento de apenas 8 bilhes de dlares menos do que quatro dias de gastos militares mundiais , todas as crianas do planeta que hoje esto fora da escola poderiam freqentar uma sala de aula. Alis, a fabricao de um nico tanque de guerra consome o equivalente construo de 520 salas de aula, e o custo de um avio de caa supersnico daria para equipar 40 mil consultrios mdicos.
O desperdcio da indstria da guerra. In: Famlia Crist, ano 68, n./ 795, mar./2002, p. 12 (com adaptaes).

13

16

19

Um processo de desenvolvimento capaz de engendrar uma sociedade mais justa e solidria representa uma ruptura com as tendncias histricas do capitalismo brasileiro, altamente concentrador do poder, da riqueza e da renda e gerador de excluso social de massas crescentes da populao. Obter justia social implica um novo pacto de poder poltico que ponha em prtica os direitos sociais universais reconhecidos na Constituio da Repblica e que aceite, como tarefa permanente, o ataque s razes estruturais da desigualdade. Significa reconhecer a necessidade urgente de democratizar a propriedade (pblica e privada), o crdito interno, a carga fiscal e os servios pblicos, transformando-os em bases de sustentao do crescimento da produo e do emprego, com distribuio da renda e oportunidades para todos. Sair da atual situao de crise econmica e excluso social exige, portanto, uma dimenso de reconstruo nacional que supe tarefas de grande envergadura e longa durao.
Maria da Conceio Tavares. Desenvolvimento com justia social. In: Folha de S. Paulo, 14/4/2002 (com adaptaes).

A partir do texto acima, julgue os itens subseqentes.

QUESTO 11
1

Tanto o substantivo ruptura (R.3) como o verbo Sair (R.18) indicam a mudana de uma situao
social injusta para uma sociedade justa.

QUESTO 9

Ao se analisar o cenrio latino-americano de hoje,


verifica-se que as tendncias histricas do capitalismo brasileiro (R.3-4) no diferem, substancialmente, daquelas verificadas nos demais pases do continente, processo cuja origem mais remota encontra-se na colonizao. Tomando justia social (R.7) como conseqncia, o texto admite como causas, entre outras: romper as tendncias histricas do capitalismo brasileiro, pr em prtica os direitos sociais reconhecidos pela Constituio de 1988, atacar as razes estruturais da desigualdade. O sujeito subentendido de aceite (R.10) oracional: Obter justia social implica um novo pacto de poder poltico (R.6-8). correto afirmar, sobretudo em funo dos dados divulgados por rgos oficiais, que o Plano de Estabilizao Econmica em vigor, mais conhecido como Plano Real, respondeu satisfatoriamente s questes levantadas pela autora.

Em outubro de 2002, seguindo um calendrio democrtico que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltar s urnas, dessa vez para eleger presidente da Repblica, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, alm de dois teros do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A partir da Constituio de 1988, os brasileiros analfabetos e os


menores entre dezesseis e dezoito anos de idade ganharam o direito ao voto, ainda que no sejam obrigados a exerc-lo. As eleies brasileiras so informatizadas, ou seja, as urnas eletrnicas devem ser utilizadas nas sees eleitorais existentes em todos os municpios. Com a chamada verticalizao das coligaes, surgida neste ano, com a interpretao dada pela justia legislao eleitoral, as coligaes partidrias para a eleio presidencial foram abolidas. A eleio para o Senado faz-se pelo voto majoritrio, ou seja, vence o candidato mais votado; na Cmara, ao contrrio, vigora o voto proporcional. O nmero de senadores fixo: cada unidade da Federao elege trs senadores, de maneira alternada, a cada quatro anos (um e dois teros), sendo o mandato de cada senador igual a oito anos.
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqentes.

Considerando que 1 dlar seja igual a R$ 2,50, infere-se do texto que, anualmente, os gastos militares mundiais (R.4) so superiores a O emprego de cada no lugar de todas as (R.4) preservaria a quantificao de totalidade para crianas (R.5), mas exigiria ajustes Na linha 5, a ausncia de vrgulas para isolar a orao que hoje esto
de concordncia na orao. fora da escola indica que ela constitui restrio a crianas do planeta. incontrastvel, no mundo contemporneo, a fora do complexo industrial-militar, o qual, para manter ou ampliar sua capacidade lucrativa, interage continuamente com o poder poltico personificado no Estado. Os dados fornecidos pelo texto permitem que se faa uma comparao positiva para o Brasil: alm de seus gastos militares serem relativamente modestos, o pas caminha para a universalizao do acesso ao ensino fundamental. R$ 1,8 trilho.

ferro (16,28%)

soja (38,65%)

minrios (31,73%)

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

3 / 13

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

4 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 13


1

Cargo: Escriturrio QUESTO 14

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio QUESTO 17

Prova Azul

Texto III questes 16 e 17


1

Abrir conta em banco mais simples do que encerr-la, mas tambm exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas. Para abrir uma conta

Uma pessoa fsica foi abrir uma conta-corrente em uma instituio bancria. No ato de abertura da conta, demandou que certas informaes fossem prestadas pelo banco e que essas informaes estivessem previstas em clusulas explicativas na ficha-proposta, que o contrato de abertura da conta, celebrado entre o banco e a pessoa fsica. Em face dessa situao, dever do banco informar ao cliente

A partir do texto III, julgue os itens que se seguem. Em 2001, o BB adotou medidas que conferem maior transparncia s decises internas e s movimentaes da empresa no mercado bancrio. Os ajustes patrimoniais ocorridos em junho, o novo estatuto, aprovado pela assemblia de acionistas em agosto, o aprimoramento do processo decisrio e o aperfeioamento do modelo de negociao tornam muito mais geis as decises e fortalecem o compromisso da empresa com a tica e a transparncia. O lucro de R$ 1,082 bilho no exerccio, 11,1% maior que o obtido em 2000, confirma o acerto das medidas implementadas pelo banco ao longo de 2001, garantindo a ampliao dos negcios e o aumento da lucratividade. O BB encerrou o ano confirmando sua posio como o maior banco do pas, com ativos totais de R$ 165,1 bilhes, R$ 61,4 bilhes de recursos administrados e R$ 40,2 bilhes em operaes de crdito. Com mais de R$ 117 bilhes captados entre seus quase 14 milhes de clientes, que tm disposio mais de 8 mil pontos de atendimento no Brasil e 31 no exterior, o BB encerrou o exerccio mantendo sua liderana no sistema financeiro nacional e seu compromisso com a satisfao dos clientes e acionistas. Alm disso, permaneceu como o banco com maior presena na Internet brasileira, com quatro milhes de clientes cadastrados e mais de 18,4 milhes de transaes realizadas, no ms de dezembro, no portal www.bb.com.br.
Relatrio do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptaes).

Os lucros obtidos pelo BB inscrevem-se em uma etapa da

< Leia com ateno o contrato (ou carta-proposta). No


assine nada sem antes esclarecer todas as dvidas.
7

o saldo mdio mnimo exigido para a manuteno da conta. as condies para fornecimento de talonrio de cheques. a necessidade de o cliente comunicar, por escrito, qualquer as condies para a incluso do nome do depositante no
Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos. que os cheques liquidados, uma vez microfilmados, podero ser destrudos.
QUESTO 15
1

< Leve uma cpia e o original da carteira de identidade,


do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) e de um comprovante de residncia.

mudana de endereo ou nmero de telefone.

10

10

< Pea uma cpia de todos os documentos assinados. < Deposite pelo menos o valor mnimo pedido pelo banco.
A quantia varia de acordo com cada banco.

13

13

< Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudana de


endereo ou nmero de telefone.

Para encerrar uma conta


16

< Entregue ao banco uma correspondncia em que solicite


o encerramento da conta (exija recibo na cpia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.

10

13

19

< Verifique se todos os cheques emitidos foram


Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.

Passa quase despercebido para o mercado que, na guerra dos bancos pela carteira dos brasileiros, o Banco do Brasil S.A. (BB) est mais ativo do que nunca. Foi a casa que mais conquistou novos clientes em 2001, saltando de 10,5 milhes de correntistas pessoa fsica para 12 milhes. Na rea das empresas, o crescimento tambm foi robusto. Com a criao de uma diviso de corporate, sua carteira empresarial saltou de 767 mil para 900 mil clientes. O BB ainda tem um amplo terreno para conquistar clientes menos endinheirados por intermdio das concesses de crdito. A instituio, mesmo com 24,6% de todos os ativos do sistema financeiro nacional, no tinha agilidade suficiente para fazer isso, por conta do estoque de crditos ruins que a ancora. Depois do ajuste patrimonial, ganhou flego.

16

19

22

economia brasileira os dias atuais em que o sistema financeiro obtm ganhos expressivos, entre muitas outras razes, porque soube investir em tecnologia, sobretudo a da informao, como meio eficaz de garantir elevados ndices de produtividade. A expresso www.bb.com.br indica um URL (uniform resource locator), consistindo em um endereo de uma pgina Web que pode ser acessada por meio de um browser, tal como o Netscape Navigator e o Internet Explorer. Suponha que cada transao realizada por intermdio do portal do BB envolva a troca de 1 megabyte de informaes entre o banco e o cliente, e que todas as transaes realizadas no ms de dezembro de 2001 tenham sido feitas por meio de uma rede ADSL que permite uma taxa de transmisso efetiva de 256 kbps para o download de informaes. Nesse caso, se o portal mencionado no texto fosse capaz de realizar 1.000 transaes simultneas, as transaes realizadas no ms de dezembro de 2001 teriam envolvido mais de 50 horas de uso da rede mundial de computadores. Seriam mantidas as idias principais do texto se o trecho O lucro de R$ 1,082 bilho no exerccio, 11,1% maior que o obtido em 2000, confirma (R.9-10) fosse assim reescrito: O lucro obtido em 2001, se comparado com o lucro de cerca de R$ 974 milhes em 2000, representa um aumento de mais de 11%, confirmando. A partir dos dados apresentados no texto, correto afirmar que pelo menos um dos clientes do BB cadastrados na Internet realizou no portal www.bb.com.br mais de quatro transaes durante o ms de dezembro de 2001.

25

compensados para evitar www.pciconcursos.com.br que seu nome v parar no

RASCUNHO

Acerca de aspectos estruturais e das idias do texto acima, julgue os seguintes itens.

22

< Devolva ao banco os cheques que ainda esto com voc.


Eles sero incinerados.

A expresso carteira dos brasileiros (R.2), empregada em

QUESTO 16

< Pea um nada-consta depois do encerramento da conta.


Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Em mais simples do que encerr-la (R.1-2), a presena do


termo sublinhado facultativa.

Em encerr-la (R.2), o pronome encltico retoma a palavra Abrir (R.1). O uso das formas verbais no imperativo concordando com
voc no lugar de tu contribui para que o texto instrucional seja mais informal, direto e objetivo.

sentido figurado, identifica o objeto que Passa quase despercebido para o mercado (R.1). No primeiro pargrafo do texto, as duas ocorrncias do advrbio mais intensificando ativo (R.3) e conquistou (R.4) comprovam que advrbios podem modificar tanto verbos como adjetivos. Com os ajustes necessrios na pontuao, o aposto o que representa um crescimento superior a 18% poderia ser acrescentado, antecedido de vrgula, imediatamente aps sua carteira empresarial saltou de 767 mil para 900 mil clientes (R.7-8), mantendo-se corretas as informaes do texto. As informaes explicitadas nos trs pargrafos do texto mostram como deve ser entendida a expresso final: ganhou flego (R.14-15). Se o percentual de crescimento do nmero de correntistas pessoa fsica do BB, verificado em 2001, se mantiver para 2002 e 2003, ento, ao final de 2003, o BB ter mais de 16 milhes de correntistas.

Com base no texto III, julgue os itens seguintes.

O uso de agente inanimado e da terceira pessoa do singular, como em O BB adotou (R.1), um recurso para que o texto
se mantenha impessoal, distanciado e objetivo, de forma que as pessoas que tomaram as decises no fiquem explcitas. O verbo conferem (R.1) est empregado no texto com a mesma regncia e com sentido equivalente ao que est empregado no seguinte exemplo: Os dados do relatrio final do BB conferem com aqueles divulgados pela imprensa no decorrer da semana. De acordo com as estruturas do texto, as causas para agilidade nas decises no BB podem assim ser enumeradas: os ajustes patrimoniais ocorridos em junho (R.3-4); o novo estatuto (R.4); a aprovao pela assemblia de acionistas em agosto (R.4-5); o aprimoramento do processo decisrio (R.5-6); o aperfeioamento do modelo de negociao (R.6-7). O texto permaneceria correto caso se substitusse o trecho que tm disposio (R.17-18) por que tm sua disposio. Em e 31 no exterior (R.19), subentende-se a idia e tm disposio 31 pontos de atendimento no exterior.

RASCUNHO

Pode-se inferir que o recibo na cpia (R.17) e o registro da


carta tm funo semelhante.

Segundo o texto, o fato de um cheque emitido no ter sido


compensado nem destrudo antes do encerramento da conta representa risco de o nome do emitente ser encaminhado ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002 5 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

6 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio QUESTO 20

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

Prova Azul

Texto IV questes de 18 a 20

Texto V questes de 21 a 23 A janela do Excel 97 mostrada na figura a seguir apresenta as taxas de juros do cheque especial cobradas pelo BB de diferentes tipos de clientes, obtidas no site <http://www.bb.com.br>.

BB Crdito Informtica
1

Se voc deseja adquirir equipamentos de microinformtica, computadores de mo e aparelhos celulares com a tecnologia WAP, o BB oferece o BB Crdito Informtica. Equipamentos de microinformtica: microcomputador, impressora, escner, Web cam, computadores de mo, notebook, equipamentos multifuncionais, gravadores de CD e kit DVD (exclusivamente para instalao em microcomputador), monitores, equipamentos easy box, cable modem e telefones celulares com tecnologia WAP. Limites de financiamento: < at o limite de crdito/prestao informado no seu extrato e(ou) na sua agenda financeira. < o valor do crdito poder variar entre R$ 200,00 e R$ 5.000,00. Prazos: de 2 a 24 meses.

Utilizando o BB Crdito Informtica, um indivduo financiou R$ 3.000,00 para a aquisio de um microcomputador e, de acordo com as condies estabelecidas no texto IV, dever quitar o dbito em 24 parcelas mensais e postecipadas de R$ 190,76. Com base na situao hipottica acima e nas informaes do texto IV, julgue os itens abaixo.

Considerando-se as adequadas aproximaes, o valor


de cada parcela poderia ser obtido como resultado da expresso 3.000 0,037 / [1 !(1,037)!24]. Se as parcelas fossem mensais e antecipadas, em vez de postecipadas, o valor de cada uma delas seria superior a R$ 191,00. Se o emprstimo tivesse sido feito em 12 parcelas mensais e postecipadas, mantidas as demais condies, o valor de cada parcela duplicaria. Na situao descrita, o montante total a ser pago ao final de 24 meses, corrigindo-se o valor das parcelas pela taxa de juros cobrada no financiamento e desconsiderando-se a tarifa de abertura de crdito, pode ser obtido calculando-se a soma dos termos de uma progresso geomtrica de razo igual a 1,037, cujo primeiro termo igual a 190,76 e ltimo termo igual a 190,76 (1,037)23. A seguinte especificao para a aquisio do microcomputador seria atualmente possvel: processador Intel Pentium 4 de 1,7 GHz, 512 MB de memria RAM, monitor de vdeo de 17 polegadas, HD de 40 GB, DVD/CDRW, placa fax/modem de 56 kbps, interface de rede local 10/100 Mbps, Windows XP Home Edition.

10

13

16

19

Tarifas: < tarifa de abertura de crdito correspondente a 3% do valor solicitado, limitado ao mnimo de R$ 9,50 e ao mximo de R$ 40,00, cobrada na data da liberao do crdito. < taxa de juros de 3,70% ao ms, equivalente a 54,65% ao ano.
Internet: <http://www.bb.com.br>. Acesso em 28/4/2002 (com adaptaes).

QUESTO 21

QUESTO 23

QUESTO 18

Considerando a figura do texto V e o Excel 97, julgue os itens seguintes.

A partir do texto IV, julgue os itens subseqentes.

A mdia aritmtica dos nmeros 2,05, 7,50, 7,90 e 8,30 Para excluir os contedos das clulas C3 e D3, suficiente Para centralizar todas as clulas mostradas na planilha, Para se selecionar o grupo de clulas formado pelas clulas
aes: clicar a clula B4; pressionar a tecla e, mantendoB4, B5, B6

inferior a 6,00.

No texto, o pronome possessivo seu (R.11) refere-se ao leitor, por causa do emprego de voc www.pciconcursos.com.br (R.1). Caso se deseje adquirir uma impressora do tipo laser, ser

selecionar essas clulas e clicar

necessrio adquirir igualmente uma placa de cable modem, para que a impressora possa ser conectada ao microcomputador, por meio de uma porta USB. Quando instalado em um sistema computacional, a principal utilidade do kit DVD permitir a transmisso de mensagens de um computador do tipo desktop para telefones mveis que utilizam tecnologia WAP, por meio de conexes diretas com operadoras de telefonia celular. O dispositivo Web cam, mencionado no texto, permite que, em uma aplicao de videoconferncia, imagens possam ser capturadas, para serem transmitidas pela Internet. Utilizando-se um escner, possvel converter uma figura impressa em papel em um arquivo digital do tipo .bmp.
QUESTO 19

RASCUNHO

suficiente clicar qualquer clula dessa planilha e clicar

Suponha que quatro clientes B3, B4, B5 e B6 , pertencentes s categorias descritas nas respectivas clulas (de B3 a B6) da tabela da figura do texto V, tomem emprestado R$ 6.000,00, R$ 2.000,00, R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00, respectivamente, de acordo com as taxas de juros para pessoas fsicas apresentadas. A figura abaixo representa os grficos das funes f3(x) = 6.000 (1,0205)x, f4(x) = 2.000 (1,075)x, f5(x) = 1.000 (1,079)x, f6(x) = 2.000 (1,083)x.

e B7, suficiente realizar a seguinte seqncia de

Para alterar a cor da fonte utilizada nos contedos das clulas


B4, B5, B6
QUESTO 22

a pressionada, acionar trs vezes a tecla .

e B7, suficiente selecion-las e clicar

Ainda considerando a figura do texto V e o Excel 97, julgue os itens seguintes.

Com base nas informaes do texto IV, julgue os itens abaixo.

Para se maximizar a janela mostrada, suficiente clicar o


cone , na barra de ttulo, e, na lista de opes que aparece em decorrncia dessa ao, clicar Maximizar. Com base nessas informaes, julgue os seguintes itens.

Para o limite mximo de emprstimo permitido, a tarifa de abertura


de crdito seria igual a 3% desse limite. Descontando-se a tarifa de abertura de crdito, em termos percentuais, o valor lquido correspondente a um emprstimo de R$ 200,00 inferior quele correspondente a um emprstimo de R$ 400,00. A taxa mensal de juros cobrada no financiamento a taxa proporcional equivalente taxa nominal de 54,65% ao ano. A taxa de juros anual mencionada, considerando-se o arredondamento conveniente, poderia ser obtida como resultado da expresso 100 [(1,037)12 ! 1]. Alm do pargrafo inicial, o texto constitudo por informaes que complementam a idia sintetizada pela orao o BB oferece o BB Crdito Informtica (R.3).
7 / 13

Caso se clique a clula C6 e o boto

, o nmero 7,90, que est contido na clula, ser exibido como 7,9. Para que o Excel 97 realize a verificao automtica de ortografia do texto contido na clula B4, suficiente clicar essa clula e, em seguida, clicar . Para uma mesma quantia devida, um cliente enquadrado na categoria descrita na clula B5 pagaria mais juros pelo perodo de trs meses que um cliente enquadrado na categoria descrita na clula B4 pagaria pelo perodo de um ano. Sabendo que 1,08312 > 2,6, correto afirmar que a taxa mencionada na clula D7 no a taxa efetiva anual de juros equivalente taxa mensal de 8,3%.
Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

Se nenhum pagamento for feito, o total devido pelo cliente B3


seis meses aps a contratao do emprstimo ser igual a f3(6). Os grficos III e IV correspondem s funes f6 e f4, respectivamente. No existe x 0 para o qual os grficos das funes f3 e f5 se interceptem. A funo dada por g(x) = f4(x) / f5(x) decrescente. Se os clientes B3 e B4 optarem por saldar suas divdas aps 24 meses, o cliente B3, apesar de ter contrado um emprstimo bem superior, pagar um montante inferior ao de B4.
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

8 / 13

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 27

Cargo: Escriturrio QUESTO 28

Prova Azul

Texto VI questes 24 e 25 A figura abaixo parte da fatura de um carto de crdito de um cliente do BB.

QUESTO 24

QUESTO 25

Com base nas informaes do texto VI e considerando que a taxa de juros para pagamento parcelado seja de 6,0% ao ms, julgue os itens seguintes.

Seriam mantidos a correo gramatical e o sentido do texto VI, caso se substitusse o contedo da observao, na sua parte inferior, esquerda, por

O teclado virtual uma forma mais segura para voc informar sua senha de auto-atendimento (senha de oito algarismos), clicando com o mouse o teclado virtual na tela do computador, via Internet, em qualquer lugar onde voc estiver. O BB sempre utilizou a mais avanada tecnologia para atender seus clientes na Internet, nunca tendo sido registrado um ataque bemsucedido aos computadores do banco.
Internet: <http://www.bb.com.br> (com adaptaes).

Um investidor procurou uma agncia do BB e disse ao gerente que queria aplicar seus recursos sem muito risco, preferindo uma rentabilidade baixa a correr risco de perder dinheiro. O investidor informou, ainda, que gostaria de poder reaver seus recursos com rapidez, caso precisasse, embora no fosse esse o seu objetivo. Em funo da demanda apresentada pelo cliente, seria correto o gerente indicar aplicao no(a)

caderneta de poupana. BB DI preferencial. BB FIEX. BB multicarteira especial plus. BB fundo de aes.

QUESTO 29

Se, no dia 8/5/2002, o dlar turismo estivesse cotado a


R$ 2,43, deveria haver um lanamento a dbito, na fatura seguinte, no valor de R$ 1,20. O cliente quitou a fatura que venceu no ms de abril em duas parcelas mensais e iguais. A parcela mxima da fatura cujo pagamento o cliente poderia adiar para o ms seguinte superior a 50% do saldo total. Se o cliente tiver pago em 8/5/2002 o valor de R$ 2.000,00, sero cobrados, pelo dbito restante, juros inferiores a R$ 30,00. O valor constante do campo Outros dbitos est para o do campo Compras/Saques assim como R$ 170,00 est para R$ 3,40.

se a cotao do dlar turismo, divulgada pelo BB para cartes


de crdito, para a venda, for diferente na data do vencimento da sua fatura, os ajustes a crdito ou a dbito, sero lanados na prxima conta sem encargos. se, para a venda, a cotao do dlar turismo, divulgada pelo BB para cartes de crdito, for diferente na data do vencimento da sua fatura, os ajustes, como crdito ou como dbito, sero lanados na prxima conta, sem encargos. se a cotao do dlar turismo para a venda, for diferente, na data do vencimento da sua fatura, daquela divulgada pelo BB para cartes de crdito, os ajustes, a crdito ou a dbito, sero lanados, sem encargos, na prxima conta. ajustes, a crdito ou a dbito, sero lanados na prxima conta, sem encargos, se a cotao do dlar turismo, para a venda, divulgada pelo BB para cartes de crdito, for diferente na data do vencimento da sua fatura. se a cotao divulgada pelo BB, para cartes de crdito do dlar turismo, para a venda, for diferente na data do vencimento da sua fatura, os ajustes sero creditados ou debitados, conforme o caso, na prxima conta sem encargos.

Considerando essas informaes e com relao segurana de dados em operaes bancrias, julgue os itens subseqentes.

A Central de Risco de Crdito (CRC) um sistema criado pelo CMN e gerido pelo BACEN que, obedecidas determinadas condies, permite a troca de informaes sobre operaes de crdito entre os integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Com referncia CRC, julgue os itens abaixo.

Uma vez que permitida a repetio de algarismos para a


formao da senha de auto-atendimento, possvel formar-se, no mximo, 8! senhas de auto-atendimento distintas. Considere que uma empresa decida abrir conta no BB para todos os seus empregados, mas solicite de todos eles que os quatro primeiros algarismos das suas senhas sejam, nessa ordem, 2, 0, 0, 2. Nessa situao, o nmero de senhas de auto-atendimento distintas que poderiam ser formadas pelos empregados dessa empresa igual metade do nmero total de senhas de auto-atendimento que poderiam ser formadas sem a restrio imposta para os dgitos iniciais. A quantidade de senhas de auto-atendimento que se consegue formar utilizando-se apenas dois algarismos distintos para preencher as 8 posies superior a 10.000. Considere que todos os 50.000 empregados ativos de uma empresa todos com menos de 100 anos de idade decidam adotar como senha de auto-atendimento as suas datas de nascimento: dia(XX), ms(XX) e ano(XXXX). Nessa situao, conclui-se que pelo menos dois empregados dessa empresa tero senhas de auto-atendimento iguais. Pode-se aumentar a segurana em transaes de dados na Internet por meio do uso de tcnicas de criptografia e de sistemas firewall: a criptografia permite que dados sejam codificados e que somente quem tenha a chave correta para a decodificao possa decifrar a informao, enquanto sistemas firewall so utilizados para diminuir riscos de ataques a bancos de dados e a sistemas computacionais de uma forma geral.

O principal objetivo do sistema CRC prover o BACEN de

www.pciconcursos.com.br
RASCUNHO

QUESTO 26

O carto de crdito um servio de intermediao que permite ao consumidor adquirir bens e servios em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovao de sua condio de usurio. Essa comprovao geralmente realizada no ato da aquisio, mediante apresentao do carto ao estabelecimento comercial. O carto emitido pelo prestador do servio de intermediao, chamado genericamente de administradora de carto de crdito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes.

informaes precisas e sistemticas acerca das operaes de crdito contratadas pelas instituies financeiras, com o propsito de proteger os recursos depositados pelos cidados nessas instituies. Constam na CRC somente informaes acerca do valor de quaisquer operaes de crdito atrasadas e dos valores referentes aos avais ou s fianas prestados pelas instituies financeiras a seus clientes. As instituies financeiras somente so obrigadas a identificar os clientes com operaes cuja soma seja igual ou superior a R$ 10.000,00. Portanto, nem todas as operaes de crdito devem constar na CRC. As pessoas fsicas no podem consultar seus dados na CRC. J as pessoas jurdicas podem faz-lo nas centrais de atendimento ao pblico do BACEN, por meio de relatrios padronizados, desde que apresentem a documentao necessria, ou no Sistema de Informaes do BACEN (SISBACEN), desde que devidamente habilitadas. A CRC e os diversos cadastros de inadimplentes existentes no mercado financeiro so sistemas completamente interconectados.

QUESTO 30

Os mercados futuros e de opes propiciam aos investidores uma tomada de deciso mais tcnica, melhorando o entendimento do mercado com relao ao desempenho das alternativas de investimento em condies de risco. Em relao a esses mercados e s operaes neles realizadas, julgue os itens a seguir.

A empresa emitente do carto, de acordo com o contrato firmado


com o consumidor, fica ilimitada e solidariamente responsvel pelo pagamento das aquisies feitas por ele com o uso do carto. A relao entre o consumidor e o fornecedor ser alterada, se o pagamento for feito sob a forma de carto de crdito. O Banco Central do Brasil (BACEN) autoriza e fiscaliza o funcionamento das empresas administradoras de carto de crdito. Quando o usurio do carto de crdito opta por no pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituies financeiras so as nicas que podem conceder financiamento para a quitao desse dbito junto empresa administradora. As operaes realizadas pelas instituies financeiras, referentes ao financiamento aos usurios para o pagamento da fatura mensal, esto sujeitas s normas editadas pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) e pelo BACEN.

Uma operao de mercado futuro envolve basicamente um

RASCUNHO

compromisso de compra ou venda de determinado ativo em certa data futura, sendo previamente fixado o preo objeto da negociao. No mercado futuro, o titular do contrato no tem a obrigao de executar a ordem de compra ou de venda prevista. Denominam-se hedgers os usurios dos mercados futuros que, por meio de operaes de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinado por variaes adversas de preo. Os preos no mercado futuro so geralmente inferiores aos praticados no mercado vista, dada a presena dos riscos inerentes a esse tipo de operao. Denomina-se operao straddle a compra e venda de um mesmo contrato futuro para diferentes datas de vencimento, prevendo o investidor diferenas nos preos de negociao nos diferentes momentos de liquidao.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

9 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

10 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 31

Cargo: Escriturrio QUESTO 33

Prova Azul

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 34


1

Cargo: Escriturrio QUESTO 35

Prova Azul

O investidor de uma opo de compra procura auferir um ganho com uma eventual alta no preo do ativo-objeto. Seu risco limitado perda do prmio pago, caso no seja de seu interesse exercer o direito de opo. Nesse contexto, suponha que uma determinada ao, em certa data, esteja cotada no mercado por R$ 2,50, que a opo de compra dessa ao possa ser adquirida por um prmio de R$ 0,25 por ao e que a unidade de negociao de mercado (lote-padro) seja definida como 50.000 aes. Com base nesses dados e supondo, ainda, que o investidor tenha adquirido um lote-padro de aes, julgue os itens subseqentes.

Se a ao atingir a cotao de R$ 3,00 no ms seguinte e o


prmio da opo subir para R$ 0,40 a ao, o investidor apurar uma rentabilidade de 75% em seu investimento em opes. Se a ao atingir a cotao de R$ 2,20 no ms seguinte, o investidor ter sua perda limitada ao prmio pago, que foi de R$ 15.000,00. Se a ao atingir a cotao de R$ 3,00 no ms seguinte e o prmio da opo subir para R$ 0,40 a ao, em termos de retorno sobre o capital aplicado, ter sido menos vantajoso adquirir as opes do que adquirir as 50.000 aes. A definio do valor do prmio estabelecida pelo mercado como conseqncia do mecanismo de oferta e procura de opes. Os prmios recebidos pelo vendedor da opo podem representar uma proteo contra eventual desvalorizao do ativo-objeto.

O mercado de cmbio o ambiente abstrato onde se realizam as operaes de cmbio entre os agentes autorizados pelo BACEN e entre estes e seus clientes. No Brasil, o mercado de cmbio dividido em dois segmentos livre e flutuante , que so regulamentados e fiscalizados pelo BACEN. O mercado livre tambm conhecido como comercial e o mercado flutuante, como turismo. margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro ou cmbio negro. Todos os negcios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, so ilegais e sujeitam o cidado ou a empresa s penas da lei. Acerca do mercado de cmbio no Brasil, julgue os itens abaixo.

10

13

Qualquer pessoa fsica ou jurdica pode ir a uma instituio


autorizada a operar em cmbio para comprar ou vender moeda estrangeira. Como regra geral, para a realizao das operaes de cmbio, necessrio respaldo documental. Visto que nas operaes de cmbio so negociados direitos sobre moeda estrangeira, na grande maioria dos casos os clientes no tm acesso moeda estrangeira em espcie. Excetuam-se as operaes relativas a viagens internacionais, em que os clientes podem ter a moeda estrangeira entregue em espcie no pas. Visto ser obrigatrio o registro da maioria das operaes de cmbio realizadas no pas, o SISBACEN o principal elemento de que o BACEN dispe para monitorar e fiscalizar o mercado. Podem operar no mercado de cmbio apenas as instituies autorizadas pelo BACEN. O segmento livre restrito aos bancos e ao BACEN. No segmento flutuante, alm desses dois, podem ter permisso para operar as agncias de turismo, os meios de hospedagem de turismo e as corretoras e distribuidoras de ttulos e valores mobilirios. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos tambm autorizada pelo BACEN a realizar operaes com vales postais internacionais, limitados a US$ 3.000,00 por operao. No mercado livre, podem ser realizadas as operaes decorrentes de comrcio exterior, ou seja: as de exportao e de importao; as relacionadas s atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; as relativas aos investimentos estrangeiros no pas e aos emprstimos a residentes sujeitos a registro no BACEN; e as referentes aos pagamentos e recebimentos de servios. A posio de cmbio representa o resultado entre as operaes de compra e de venda de moeda estrangeira, acrescida ou diminuda da posio do dia anterior. Essas operaes so realizadas pelos estabelecimentos que podem operar em cmbio, com exceo das agncias de turismo e dos hotis, que devem observar os limites estabelecidos em regulamentao especfica.
16

19

22

QUESTO 32

De acordo com a norma da CVM que regulamenta as situaes que configuram distribuies secundrias sujeitas a prvio registro na CVM, bem como a venda de www.pciconcursos.com.br sobras de aes decorrentes do no-exerccio do direito de preferncia, na subscrio particular de companhia aberta, facultativo o prvio registro na CVM de distribuio pblica que envolva venda, promessa de venda, oferta venda ou aceitao de pedido de venda de

25

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus a Abraho Zarzur, ex-diretor-presidente do Banco Mercantil de Descontos (BMD). O executivo era ru em uma ao penal movida pelo Ministrio Pblico Federal (MPF) em So Paulo a partir de uma autuao do BACEN, que apurou irregularidades no balano da instituio financeira em 1994. O julgamento de 12 de maro, cujo acrdo ainda no foi publicado, abre um importante precedente sobre o trancamento de uma ao penal aps um rgo administrativo BACEN concluir que no houve irregularidades e extinguir o processo administrativo que originou a ao penal. De acordo com o exposto pelo advogado de Zarzur no pedido de habeas corpus, o seu cliente estaria na iminncia de ser submetido ao constrangimento do processo criminal em virtude de comportamento reconhecido pacificamente como lcito pelo BACEN, cuja deciso foi confirmada pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). Para o advogado, se a independncia entre as instncias penal e administrativa for interpretada restritivamente, acaba por subordinar-se o julgador autoridade administrativa, no nas suas decises finais e bem discutidas, mas nos erros que comete.
Valor Econmico, 18/3/2002, ano 3, n. 468 (com adaptaes).

Tabela I sistema local e sistema integrado regional de compensao (SIRC) valor do cheque depositado prazos (contados do dia til seguinte ao do depsito) prazo de bloqueio dos valores depositados acima do valor-limite um dia til at o valor-limite dois dias teis quatro dias teis

prazo de entrega, ao depositante, de trs dias teis cheque devolvido

Tabela II sistema nacional de compensao praa sacada do cheque praa do acolhimento do depsito integrada ao SIRC de So Paulo no-integrada ao SIRC de So Paulo

prazos de bloqueio dos valores depositados (contados do dia til seguinte ao do depsito) integrada ao SIRC de So Paulo no-integrada ao SIRC de So Paulo prazos da tabela I trs dias teis trs dias teis quatro dias teis

prazos de entrega, ao depositante, de cheque devolvido (contados do dia til seguinte ao do depsito) integrada ao SIRC de So Paulo no-integrada ao SIRC de So Paulo prazos da tabela I at cinco dias teis cinco dias teis at sete dias teis

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqentes.


Internet: <http://www.bacen.gov.br/htms/prazosCheques.shtm>. Acesso em 24/4/2002.

aes ordinrias ou preferenciais de companhia aberta que


correspondam a mais de 5% das aes da mesma espcie ou classe, em circulao no mercado, quando realizada pela companhia emissora, seus fundadores e pessoas a ela equiparadas. aes ou debntures emitidas por companhias fechadas, que estejam em tesouraria ou pertenam ao acionista controlador ou a pessoas equiparadas e que venham a ser distribudas ao pblico, subseqentemente ao processo de registro, na CVM, da companhia emissora, para negociao de seus valores mobilirios em bolsa de valores ou no mercado de balco. debntures j emitidas por companhia aberta mediante subscrio particular, por quem quer que pretenda distribu-las publicamente. qualquer quantidade de aes, quando forem utilizados mtodos de negociao que traduzam esforo de venda superior ao normal em qualquer operao de intermediao no mercado secundrio. direitos de preferncia subscrio de valores mobilirios, respectivos cupes ou recibos de subscrio, oriundos de subscrio pblica ou particular, pertencentes ao acionista controlador ou s demais pessoas equiparadas companhia emissora em quantidade superior a 5% da emisso, desde que corresponda, no mnimo, a 5% das aes da mesma espcie ou classe em circulao no mercado.

A deciso do STF, comentada no texto, est coerente


com a legislao que ampliou a competncia do CRSFN, que recebeu igualmente do CMN a responsabilidade de julgar os recursos interpostos contra as decises do BACEN relativas aplicao de penalidades por infrao legislao cambial, de capitais estrangeiros, de crdito rural e industrial. Ao CRSFN compete julgar, em primeira instncia, os recursos das decises proferidas pelo BACEN em processos administrativos instaurados contra instituies financeiras, seus administradores e membros de seus conselhos, em que, cautelarmente, se impuserem restries s atividades das instituies financeiras. O presidente e o vice-presidente do CRSFN so, respectivamente, o ministro da Fazenda e o presidente do BACEN. O emprego de cujo (R.9) indica que a relao entre julgamento (R.8) e acrdo (R.9) a de que o segundo consta do primeiro. Infere-se do segundo pargrafo do texto que, no mbito econmico, a autoridade administrativa sobrepe-se judiciria. Acerca das tabelas acima e considerando as normas a elas relacionadas, julgue os itens que se seguem.

Os prazos de bloqueio indicados nas tabelas I e II sero acrescidos


de um dia til, se ocorrer feriado local na praa sacada, durante o perodo normal de bloqueio. Os prazos de bloqueio indicados nas tabelas I e II sero acrescidos de cinco dias teis, no caso de depsito que envolva praa de acesso normal no-integrada ao SIRC. Os valores depositados ficam disponveis para compensar dbitos, na respectiva conta-corrente do depositante, na noite do ltimo dia do prazo de bloqueio, podendo ser sacados, diretamente no caixa do banco, no dia til seguinte ao ltimo dia do prazo de bloqueio. Os valores depositados que sofrerem bloqueio por prazos superiores aos divulgados nesse documento devem ser remunerados, por dia de excesso, pela taxa SELIC. Os depsitos em cheques de outra agncia do mesmo banco observam os mesmos prazos mximos de bloqueio e de entrega previstos nas tabelas acima para os cheques de outro banco, podendo ser reduzidos, de acordo com os critrios prprios de cada banco.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

11 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002

12 / 13

permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Banco do Brasil S.A. QUESTO 36

Cargo: Escriturrio

Prova Azul

Text VII questions 38 through 40

No Sistema Financeiro Nacional, existem rgos de regulao e fiscalizao que se encarregam de verificar o cumprimento das leis e normas administrativas referentes s atividades das instituies sob sua jurisdio. Com relao a esse contexto, julgue os itens abaixo.

World Bank Brazil country brief


1

Todas as entidades ligadas aos sistemas de


previdncia e seguros so supervisionadas unicamente pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP). Os fundos mtuos so fiscalizados exclusivamente pela CVM. Todas as entidades do sistema de liquidao e custdia so fiscalizadas exclusivamente pelo BACEN. As bolsas de mercadorias e de futuros so duplamente supervisionadas, pelo BACEN e pela CVM. Os bancos comerciais so duplamente supervisionados, pelo BACEN e pela CVM.

10

13

16

19

22

QUESTO 37

25

With an estimated 167 million inhabitants, Brazil has the largest population in Latin America and ranks sixth in the world. The majority live in the south-central area, which includes industrial cities such as So Paulo, Rio de Janeiro and Belo Horizonte. 80% of the population now lives in urban areas. Rapid growth in the urban population has aided economic development but also created serious problems for major cities. Brazils miracle years were in the late 1960s and early 1970s when double digit-annual growth rates were recorded and the structure of the economy underwent rapid change. In the 1980s, however, Brazils economic performance was poor in comparison with its potential. Annual Gross Domestic Product (GDP) growth only averaged 1.5 percent over the period from 1980 to 1993. This reflected the economys inability to respond to international events in the late 1970s and the 1980s: the second oil shock; increase in international real interest rates; the Latin American external debt crisis and the ensuing cutoff of foreign credit and foreign direct investment. This lack of responsiveness reflected the largely inward-looking policy orientation that had been in place since the 1960s. Economic flexibility was further impaired by provisions of the 1988 Constitution, which introduced significant rigidities in budgeting and public expenditure. An outcome of these pressures was a steady rise in the rate of inflation, which reached monthly rates of 50% by the middle of 1994.
Internet: <http://lnweb18.worldbank.org/Exter/ abe36259ca656c4985256914005207e3?OpenDocumen> (with adaptations).

O Decreto-lei n. 73, de 21/11/1966, instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP), composto por diversas organizaes pblicas e privadas. A respeito desse sistema, julgue os itens abaixo.

QUESTO 38

Considering text VII, judge the items below.

www.pciconcursos.com.brConselho Nacional de Fazem parte do SNSP: o


Seguros Privados (CNSP), a SUSEP, o IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB), as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. O CNSP composto pelo ministro da Fazenda, que o preside, pelo superintendente da SUSEP, que exerce a funo de presidente substituto, e por representantes do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social e da CVM. As atribuies do CNSP incluem fixar diretrizes e normas da poltica de seguros privados e estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro. Entre outras, so atribuies da SUSEP: fiscalizar a constituio, a organizao, o funcionamento e a operao das sociedades seguradoras, de capitalizao, entidades de previdncia privada aberta e resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetue por meio das operaes de seguro, de previdncia privada aberta, de capitalizao e resseguro. Entre outras, atribuio do IRB prover os servios de secretaria executiva do CNSP.

Five countries in the world have a larger population than Brazil. Mexico population is not so large as the Brazilian one. Three important Brazilian industrial cities are mentioned in the text. More than 20% of Brazilian population lives in the rural area. Brazils miracle years began and ended during the last military regime.

QUESTO 39

With the help of text VII, judge the following items.

For less than 12 years, annual GDP was below Brazils potential. Last century, Brazilian economy was affected by international factors. After the latest Afghanistan war, the world has been facing the The 1988 Constitution helped Brazilian economic flexibility as regard In 1994, there was a month in which the inflation daily rate averaged
more than 1%.
QUESTO 40

greatest oil shock which has never been experienced before. public expenditure.

The sentence Rapid growth in the urban population has aided economic development but also created serious problems for major cities (R.5-7) means the same as

Fast increase in the city populations not only has helped economic

progress, but also brought about serious problems for bigger urban areas. Serious problems have been caused by rapid growth of the urban population in major cities, which on the other hand also brought about economic improvement. Rapid increase in the population of bigger cities brought about economical development together with minor problems. The bigger and faster urban population grows, the less serious problems are caused. Rapid growth in the urban population has improved economy in major cities, but on the other hand it caused them serious problems.

Universidade de Braslia (UnB)


Seleo Externa Aplicao: 2/6/2002 13 / 13
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Potrebbero piacerti anche