Sei sulla pagina 1di 7

05/11/2010

NR-15 ANEXO 8 VIBRAES

NR 15 ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES

1. As atividades e operaes que exponham os

trabalhadores, sem a proteo adequada, s vibraes localizadas ou de corpo inteiro, sero caracterizadas como insalubres, atravs de percia realizada no local de trabalho. 2. A percia, visando comprovao ou no da exposio, deve tomar por base os limites de tolerncia definidos pela Organizao Internacional para a Normalizao - ISO, em suas normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 ou suas substitutas.

ANEXO 8 - VIBRAO

NR-15 ANEXO 8 VIBRAES

VIBRAES OCUPACIONAIS

2.1. Constaro obrigatoriamente do laudo da percia: a) o critrio adotado; b) o instrumental utilizado; c) a metodologia de avaliao; d) a descrio das condies de trabalho e o tempo de exposio s vibraes; e) o resultado da avaliao quantitativa; f) as medidas para eliminao e/ou neutralizao da insalubridade, quando houver. 3. A insalubridade, quando constatada, ser de grau mdio.

HISTRIA DA VIBRAO 1862 Maurice Raynaud, mdico francs, foi o primeiro a descrever sobre os distrbios vasculares observados em indivduos expostos a vibraes de mos e braos. 1911 Loriga, pesquisador italiano descreveu a sndrome da vibrao nos trabalhadores que operavam marteletes em pedreiras, correlacionando com o fenmeno de Raynaud. 1918 Alice Hamilton estudou os mineiros utilizando marteletes em pedreiras em Bedford, Indiana e descreveu uma anemia das mos. 1960 a 1970 A sndrome da vibrao foi associada com a gasolina utilizada nas motosserras no trabalho florestal. Vrias conferncias internacionais tm contribudo eficientemente para desenvolver a pesquisa e aplicao do conhecimento.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

GENERALIDADES EM VIBRAES Um corpo est em vibrao quando descreve um movimento oscilatrio em torno de um ponto fixo. O nmero de vezes em que o ciclo completo do movimento se repete durante o perodo de um segundo chamado de freqncia e, medido em ciclos por segundo ou Hertz [Hz]. O movimento vibratrio pode ser visualizado atravs de um pndulo, corda de instrumento musical, corpo em movimento e at mesmo do tomo. Na indstria, a vibrao encontrada nas mquinas girantes. O modelo vibratrio caracterizado pelo deslocamento ao longo do tempo, com o intercmbio de energia potencial por cintica e vice-versa, resultando em movimento oscilatrio.

GENERALIDADES EM VIBRAES

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS Deve haver, caracteristicamente, o contato entre o trabalhador e o equipamento ou mquina que transmita a vibrao. A vibrao consiste em movimento inerente aos corpos dotados de massa e elasticidade. A energia vibratria absorvida pelo corpo, como conseqncia da atenuao promovida pelos tecidos e rgos. O corpo humano possui diferentes freqncias de ressonncia, conforme figura a seguir:

VIBRAES OCUPACIONAIS

Em cada direo, a sensibilidade tambm varia com a freqncia, eis que, para determinada freqncia, a acelerao tolervel diferente daquela em outra freqncia.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS Existem vrios efeitos catalogados, sendo que os principais e mais danosos so: Perda do equilbrio, simulando uma labirintite, alm de lentido de reflexos; Manifestao de alterao no sistema cardaco, com aumento da freqncia de batimento do corao; Efeitos psicolgicos, tal como a falta de concentrao para o trabalho; Apresentao de distrbios visuais, como viso turva;

VIBRAES OCUPACIONAIS Efeitos no sistema gastrointestinal, com sintomas desde enjo at gastrites e ulceraes; Manifestao do mal do movimento (cinetose), que ocorre no mar, em aeronaves ou veculos terrestres, com sintomas de nuseas, vmitos e mal estar geral; Comprometimento, inclusive permanente, de determinados rgos do corpo; Degenerao gradativa do tecido muscular e nervoso, especialmente para os submetidos a vibraes localizadas, apresentando a patologia, popularmente conhecida como dedo branco, causando perda da capacidade manipulativa e o tato nas mos e dedos, dificultando o controle motor.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS As vibraes transmitidas ao corpo humano podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a regio do corpo atingida: Vibraes de corpo inteiro: so de baixa freqncia e alta amplitude, situam-se na faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente 1 a 20 Hz. Estas vibraes so especficas para atividades de transporte e so afetas norma ISO 2631. Vibraes de extremidades (tambm conhecidas como segmentais, localizadas ou de mos e braos): so as mais estudadas, situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz, ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais e normatizadas pela ISO 5349.

AVALIANDO AS VIBRAES A vibrao pode ser caracterizada pelo deslocamento, velocidade ou acelerao, ou ainda, em decibis; no entanto, a acelerao tem sido extensivamente utilizada como unidade em vibraes. Os valores de referncias, em cada unidade de medida so:
Unidade acelerao velocidade deslocamento Comum 10-6 m/s 10-9 m/s 10-12 m dB 10-5 m/s 10-8 m/s 10-11 m

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS Para se avaliar um sinal vibratrio devem ser conhecidas algumas medidas: Os valores de pico, que indicam os valores mximos, mas no trazem qualquer informao acerca da durao ou tempo de movimento, particularmente usado na indicao de nveis de impacto de curta durao; Os valores mdios, que indicam apenas a mdia da exposio sem qualquer relao com a realidade do movimento, usado quando se quer se levar em conta um valor da quantidade fsica da amplitude em um determinado tempo;

VIBRAES OCUPACIONAIS O valor da raiz mdia quadrtica (rms) ou valor eficaz, que a raiz quadrada dos valores quadrados mdios dos movimentos, a mais importante medida da amplitude porque ele mostra a mdia da energia contida no movimento vibratrio. Portanto, mostra o potencial destrutivo da vibrao; O fator de forma e o fator de crista permitem conhecer a homogeneidade do fenmeno em estudo ao longo do perodo. Valores de fator de forma prximos de 2 indicam fenmeno do tipo senoidal;

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS VIBRAES OCUPACIONAIS O fator de crista e o fator de forma permitem conhecer a homogeneidade do fenmeno em estudo ao longo do perodo. Grandes valores para o fator de crista indicam a presena de algum pico destacado, provavelmente resultante de fenmenos repetitivos a intervalos regulares; O valor pico-a-pico indica a mxima amplitude da onda e usado, por exemplo, onde o deslocamento vibratrio da mquina parte crtica na tenso mxima de elementos de mquina. No quadro seguinte a legenda (1) indica o valor rms, (2) indica o nvel mdio, (3) indica o valor de pico a pico e (4) indica o valor de pico.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS As medidas so realizadas na interface entre a pele e a fonte de vibrao. H dois tipos de sensores de vibrao: Sem contato (capacitivo e indutivo) permitem a medio fora do sistema vibratrio Com contato (eletromagntico e piezoeltrico) so obrigatoriamente fixados no sistema vibratrio. Mtodos sem contato, por exemplo, laser, a princpio, so preferidos, mas no so comumente utilizados em avaliaes ocupacionais. O sistema bsico para medio de vibraes composto por sensor de vibrao (transdutor), amplificador e um integrador ou diferenciador que permite a transformao da medida em sinal eltrico; o sistema ainda pode ser dotado de filtro de bandas para selecionar freqncias especficas.

VIBRAES OCUPACIONAIS Cada segmento do corpo humano possui resposta especfica vibrao, em funo da freqncia, alm do que, raramente unidirecional, da porque a necessidade de estabelecimento de eixos para mensurar a exposio. Para vibrao de corpo inteiro, o sistema de coordenadas tem centro no tronco; para a vibrao de mos e braos h dois sistemas: O basicntrico, localizado na interface entre a manopla e a mo utilizado para avaliar a vibrao no equipamento. O biodinmico, metacarpiano da mo com centro no terceiro osso considera o efeito final no membro.

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

NORMA ISO 2631 A norma ISO 2631 de 1978 apresentava trs limites distintos: conforto reduzido; proficincia reduzida pela fadiga; limite de exposio compatvel com a sade.

Atualmente, a nova ISO 2631, de 1997, no apresenta limites de exposio vibrao, limitando-se a definir um mtodo para a avaliao de exposio vibrao de corpo inteiro, bem como indicar os principais fatores relacionados para se determinar o nvel de exposio vibrao que seja aceitvel.

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

NORMA ISO 2631 Uma sntese de seus aspectos gerais so: Ausncia de limites de exposio vibrao; Fornece guias para a verificao de possveis efeitos da vibrao na sade, conforto e percepo; Estabelece que a vibrao ser medida de acordo com um sistema de coordenadas que se origina no ponto onde a vibrao se incorpora ao corpo humano; Determina que os transdutores sero posicionados na interface entre o corpo humano e a fonte de vibrao; O mtodo bsico utilizado da acelerao ponderada que expressa em m/s;

NORMA ISO 2631 O valor total da acelerao ponderada da vibrao nas coordenadas ortogonais calculado pela frmula: Av = kx . awx + ky . awy + kz . awz Onde: awx, awy, awz so as aceleraes ponderadas dos respectivos eixos ortogonais x, y e z, respectivamente kx , ky , kz so fatores multiplicadores (kx e ky = 1,4 e kz = 1,0) Assim, A acelerao combinada dos trs eixos dada por: A= 1,4 . ax + 1,4 . Ay + az

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

NORMA ISO 2631 A maneira pela qual as vibraes afetam a sade, conforto, percepo e enjo dependente da freqncia. H diferentes freqncias para diferentes eixos. As curvas de freqncia utilizadas so: W k para o eixo z; W d para os eixos x e y.

NORMA ISO 2631

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

NORMA ISO 2631

NORMA ISO 2631 Os valores obtidos na avaliao devem ser comparados com o guia sade zonas de precauo, contido no Anexo B da ISO 2631/97, reproduzido abaixo:

Eixo x= costa ao peito Eixo y= lado direito ao lado esquerdo Eixo z= p (ou ndega) cabea

A zona hachurada indica o potencial de risco sade. Para exposies abaixo da zona hachurada, os efeitos sade no foram claramente documentados e/ou observados objetivamente. Acima da zona hachurada indica provveis riscos sade.

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

TABELA 1 - Valores numricos de nvel de eficincia reduzido (fadiga)" para acelerao da vibrao na direo longitudinal az (p - cabea)
Freqncia (centro da banda de 1/3 de oitava) 1,0 1,25 1,6 2,0 2,5 3,15 4,0 5,0 6,3 8,0 10,0 12,5 16,0 20,0 25,0 31,5 40,0 50,0 63,0 80,0 Acelerao (m/s2) Tempo de Exposio 24 h 0,280 0,250 0,224 0,200 0,180 0,160 0,140 0,140 0,140 0,140 0,180 0,224 0,280 0,355 0,450 0,560 0,710 0,900 1,120 1,400 16 h 0,425 0,375 0,335 0,300 0,265 0,235 0,212 0,212 0,212 0,212 0,265 0,335 0,425 0,530 0,670 0,850 1,060 1,320 1,700 2,120 8h 0,63 0,56 0,50 0,45 0,40 0,355 0,315 0,315 0,315 0,315 0,40 0,50 0,63 0,80 1,0 1,25 1,60 2,0 2,5 3,15 4h 1,06 0,95 0,85 0,75 0,67 0,60 0,53 0,53 0,53 0,53 0,67 0,85 1,06 1,32 1,70 2,12 2,65 3,35 4,25 5,30 2,5 h 1,40 1,26 1,12 1,00 0,90 0,80 0,71 0,71 0,71 0,71 0,90 1,12 1,40 1,80 2,24 2,80 3,55 4,50 5,60 7,10 1h 2,36 2,12 1,90 1,70 1,50 1,32 1,18 1,18 1,18 1,18 1,50 1,90 2,36 3,00 3,75 4,75 6,00 7,50 9,50 11,8 25 min 3,55 3,15 2,80 2,50 2,24 2,00 1,80 1,80 1,80 1,80 2,24 2,80 3,55 4,50 5,60 7,10 9,00 11,2 14,0 18,0 16 min 4,25 3,75 3,35 3,00 2,65 2,35 2,12 2,12 2,12 2,12 2,65 3,35 4,25 5,30 6,70 8,50 10,6 13,2 17,0 21,2 1 min 5,60 5,00 4,50 4,00 3,55 3,15 2,80 2,80 2,80 2,80 3,55 4,50 5,60 7,10 9,00 11,2 14,0 18,0 22,4 28,0

Os valores acima definem o limite em termos de valor eficaz (RMS) da vibrao de frequncia simples (senoidal) ou valor eficaz na banda de um tero de oitava para a vibrao distribuda.

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 2631

TABELA 2 - Valores numricos de fadiga nvel de eficincia reduzido para acelerao de vibrao na direo transversa a ou a (costas-peito ou lado a lado)
Freqncia (centro da banda de 1/3 de oitava) 1,0 1,25 1,6 2,0 2,5 3,15 4,0 5,0 6,3 8,0 10,0 12,5 16,0 20,0 25,0 31,5 40,0 50,0 63,0 80,0 Acelerao (m/s2) 24 h 0,100 0,100 0,100 0,100 0,125 0,160 0,200 0,250 0,315 0,40 0,50 0,63 0,80 1,00 1,25 1,60 2,00 2,50 3,l5 4,00 16 h 0,150 0,150 0,150 0,150 0,190 0,236 0,300 0,375 0,475 0,60 0,75 0,95 1,18 1,50 1,90 2,36 3,00 3,75 4,75 6,00 8h 0,224 0,224 0,224 0,224 0,280 0,355 0,450 0,560 0,710 0,900 1,12 1,40 1,80 2,24 2,80 3,55 4,50 5,60 7,10 9,00 Tempo de Exposio 4h 2,5 h 1h 0,355 0,50 0,85 0,355 0,50 0,85 0,355 0,50 0,85 0,355 0,50 0,85 0,450 0,63 1,06 0,560 0,8 1,32 0,710 1,0 1,70 0,900 1,25 2,12 1,12 1,6 2,65 1,40 2,0 3,35 1,80 2,5 4,25 2,24 3,15 5,30 2,80 4,0 6,70 3,55 5,0 8,5 4,50 6,3 10,6 5,60 8,0 13,2 7,10 10,0 17,0 9,00 12,5 21,2 11,2 16,0 26,5 14,0 20 33,5 25 min 1,25 1,25 1,25 1,25 1,6 2,0 2,5 3,15 4,0 5,0 6,3 8,0 10 12,5 16 20 25 31 ,5 40 50 16 min 1,50 1,50 1,50 1,50 1,9 2,36 3,0 3,75 4,75 6,0 7,5 9,5 11,8 15 19 23,6 30 37,5 45,7 60 1 min 2,0 2,0 2,0 2,0 2,5 3,15 4,0 5,0 6,3 8,0 10 12,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Anlise de vibrao de banda larga ou aleatria. Na medio de vibrao aleatria ou distribuda, da qual a anlise de banda estreita no excedendo um tero de oitava, o mtodo apropriado de descrio, os filtros de banda de um tero de oitava usados em qualquer rede analtica ou de gravao estaro de acordo com a Publicao IEC 225 (Filtros de banda de oitava, meia oitava um tero de oitava, destinados a anlise de som e vibraes). A amplitude de freqncia dada na Publicao IEC 225 deve, consequentemente, ser extrapolada para freqncias mais baixas correspondentes.

Observao: Os valores acima definem o limite em termos de valor eficaz de vibrao de frequncia simples (senoidal) ou valor eficaz da banda de um tero de oitava para a vibrao distribuda

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

NORMA ISSO 5349 A metodologia especificada na ISO 5349 enumera os fatores que influenciam os efeitos da exposio s vibraes transmitidas aos membros superiores, quais sejam: a) O espectro da freqncia da vibrao; b) A magnitude da vibrao; c) A durao da exposio no perodo de trabalho; d) A exposio acumulada at a data. A vibrao transmitida para as mos ser medida e reportada para as trs direes do sistema ortogonal de coordenadas definidos conforme figura abaixo:

NORMA ISSO 5349

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

NORMA ISSO 5349 A vibrao nas trs direes ser medida preferencialmente simultaneamente. Medies realizadas seqencialmente ao longo de cada eixo ser aceitvel, desde que a condio de operao seja similar para todos as trs medies. A medio ser realizada na superfcie vibrante to perto quanto possvel do centro da zona vibratria da mquina, ferramenta ou pea de trabalho. O acelermetro deve ser fixado na empunhadura do equipamento, muito prximo da mo do operador, em condies de operao. Deve ser fixado de maneira a no influenciar a preenso e trabalho normais do operador. A medio da acelerao em freqncia mdia ponderada requer a aplicao de uma freqncia ponderada e filtro de banda. A freqncia ponderada Wh reflete a suposta importncia das diferentes freqncias em causar danos s mos.

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

VIBRAES OCUPACIONAIS

NORMA ISO 5349

NORMA ISSO 5349 A avaliao da exposio vibrao baseada na quantidade combinada dos trs eixos. Isto , o valor total da vibrao, ahv, definida pela raiz mdia quadrtica dos trs valores componentes. ahv = ahwx + ahwy + ahwz

NORMA ISSO 5349


Os estudos sugerem que os sintomas das vibraes de mos e braos so raros em indivduos expostos a:

A(8) < 2m/s ; e Os valores obtidos da avaliao, devem ser plotados no grfico a seguir, pelo eixo das abscisas at alcanar a reta do 10 percentil e, rebatidos para o eixo das ordenadas obtendose finalmente a estimativa em anos para o aparecimento dos dedos brancos.
Sem registro

A(8) < 1m/s.

05/11/2010

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

OS LIMITES DA ACGIH PARA VIBRAES DE MOS E BRAOS


Conferncia Americana de Higienistas Industriais Governamentais

OS LIMITES DA ACGIH PARA VIBRAES DE MOS E BRAOS


Durao total da exposio diria Valores do componente de acelerao dominante em rms, freqncia ponderada, que no devem ser excedidos m/s 4 horas e menos de 8 2 horas e menos de 4 1 hora e menos de 2 menos de 1 hora 4 6 8 12 g 0,40 0,61 0,81 1,22

A avaliao das vibraes de mos e braos deve ser realizada com base nos critrios da ISO 5349 de 1986. A mensurao deve ser realizada para cada eixo (x, y e z), por meio da acelerao ponderada, rms, correspondente ao eixo dominante. Inobstante a nova verso da ISO 5349 de 2001, a ACGIH ainda utiliza em sua norma a ponderao em freqncia da ISO 5349 de 1986. Os limites de tolerncia da ACGIH, para vibraes localizadas, reproduzidos a seguir, referem-se aos nveis e tempos de exposio para os quais se acredita que a maioria dos trabalhadores possa ser repetidamente exposta, dia aps dia, sem evoluir para alm do primeiro estgio da Classificao de Estocolmo para o aparecimento dos dedos brancos induzidos por vibraes.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

OS LIMITES DA ACGIH PARA VIBRAES DE CORPO INTEIRO Para a vibrao de corpo inteiro, a ACGIH utiliza como base a norma ISO 2631 de 1985 e no a ltima verso de 1997. Na verso de 1985 a norma definia trs tipos de limites, os quais foram excludos na verso atual. Porm, no prefcio da norma atual citado que os limites anteriores eram seguros e preveniam efeitos indesejveis. Para estabelecer seu limite de tolerncia, a ACGIH utilizou a experincia de vrios estudos, chegando concluso de que os limites da ISO 2631 no eram suficientemente seguros; assim, optou por adotar os limites de proficincia reduzida por fadiga, que equivale metade do limite de exposio.

OS LIMITES DA ACGIH PARA VIBRAES DE CORPO INTEIRO Os valores obtidos, em cada eixo, devem sofrer uma anlise espectral de Fourier, em bandas de teros de oitava. FFT a sigla de Fast Fourier Transform, ou Transformada Rpida de Fourier. FFT um mtodo numrico que possibilita transformar uma onda no domnio do tempo (Tempo X Amplitude) em um espectro, ou seja, um grfico no domnio da freqncia (Freqncia X Amplitude). Os limites de tolerncia da ACGIH, para vibraes de corpo inteiro, referem-se aos nveis e tempos de exposio para os quais se acredita que a maioria dos trabalhadores possa ser repetidamente exposta, com o risco mnimo de dores ou efeitos adversos nas costas, ou incapacidade para operar adequadamente veculos terrestres.

VIBRAES OCUPACIONAIS

VIBRAES OCUPACIONAIS

A DIRETIVA 2002/44/EC DA COMUNIDADE EUROPIA A Diretiva 2002/44/EC estipula os nveis de ao e limites de exposio para vibraes de corpo inteiro e de mos e braos, segundo quadro abaixo:
Nvel de Ao Mos e Braos Corpo Inteiro 2,5m/s A(8) 0,5 m/s A(8) ou 9,1 VDV Limite de Exposio 5,0 m/s A(8) 1,15 m/s A(8) ou 21 VDV

CONSIDERAES
As vibraes de corpo inteiro tm despertado pouco interesse, inclusive em nvel internacional. No entanto, as vibraes de mos e braos tm sido exaustivamente pesquisadas. A questo ainda um tanto nebulosa quando se trata de definir limites de tolerncias, j que, por exemplo no caso das vibraes de mos e braos esto envolvidos vrios efeitos, tais como o vascular, o neurolgico e o musculoesqueltico. Na Europa est sendo realizada uma mega pesquisa com a participao de seis pases (Frana, Alemanha, Itlia, Sucia, Holanda e Inglaterra), batizada de VIBRISKS, iniciada em 2003, com finalidade de realizar diversos epidemiolgicos. A pesquisa avana no estudo da transmisso de vibrao; no entanto, a tecnologia deve buscar alternativas para reduzir a vibrao, inclusive por meio de solues ergonmicas. Qui pudssemos no futuro adquirir ferramentas ou equipamentos com baixos nveis de vibrao, preservando a sade do trabalhador.

Potrebbero piacerti anche