Sei sulla pagina 1di 2

Um Estudo Bblico a Respeito de

Bblia ensina que o diabo ainda anda nas sombras como um leo rugidor, um adversrio que deve ser resistido (1 Pedro 5:8; Tiago 4:7). Mas o que a Bblia ensina a respeito de demnios e espritos malignos? Devemos acreditar que os demnios ainda operam no nosso mundo? Um grau limitado de preocupao com a atividade dos demnios no errado. Mas h uma quantia no saudvel de curiosidade sobre os demnios que leva ao crescimento do satanismo. O que a Bblia diz sobre os demnios e a sua atividade?

Demnios

O que a Bblia ensina sobre os demnios


H uma distino entre o diabo e os demnios. A Bblia chama os demnios de espritos malignos (Lucas 8:2), e espritos imundos (Lucas 8:29). Mateus chama Satans de maioral dos demnios (Mateus 12:24). razovel dizer que os demnios so os mensageiros do diabo, aqueles que foram enviados para cumprir o seu propsito. Mateus fala dos anjos do diabo (Mateus 25:41). Possesso por demnios e doenas fsicas devem ser consideradas como categorias diferentes. Alguns hoje acreditam que todas as doenas fsicas ou mentais sejam manifestaes de possesso por demnios. Jesus discordaria. Note com cuidado que Jesus ps a possesso por demnio na mesma lista que uma doena fsica ou mental, mas no foi dado aos demnios o crdito de originarem a doena (Mateus 4:2324). Nem todo epiltico ou paraltico sofria de possesso por demnios. verdade que, s vezes, possesso causava os mesmos sintomas que essas doenas (Mateus 9:32-33; Marcos 5:1-5; Marcos 9:17-18). O fato de um homem ser mudo no quer dizer que ele esteja, necessariamente, possudo por demnios. E no devemos concluir que todas as pessoas insanas estejam possudas por demnios. O poder de Jesus sobre os demnios indica que o reino de Deus j chegou. H muita confuso em relao ao reino de Deus. Alguns acreditam que o reino ainda vir. Muitas falsas interpretaes do livro de Apocalipse se centram num conceito futurista do reino de Deus. No termo reino, o pensamento principal o reinado soberano de Deus. Jesus ensinou que seu poder para expelir os espritos malignos mostrava s pessoas que o reinado de Deus estava sendo estabelecido no mundo e que o diabo estava sendo derrotado. Se, porm, eu expulso demnios pelo Esprito de Deus, certamente chegado o reino de Deus sobre vs (Mateus 12:28). Esta uma explicao possvel do

motivo de Deus permitir o diabo a usar seus mensageiros violentos para criar tal confuso durante o ministrio de Jesus na terra. Deus estava demonstrando poderosamente o estabelecimento de sua soberania atravs de seu Filho. Nem todos que alegam ser exorcistas de demnios o so. Em Atos 19, Deus estava dando grande xito ao apstolo Paulo na expulso de demnios. E Deus, pelas mos de Paulo, fazia milagres extraordinrios, a ponto de levarem aos enfermos lenos e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vtimas, e os espritos malignos se retiravam (Atos 19:11-12). Alguns exorcistas judeus utilizaram o nome de Jesus de uma maneira errada, tentando duplicar o que Paulo fazia. Eles presumiam que o poder de Paulo se encontrava na forma de suas palavras. Os demnios responderam: Conheo a Jesus e sei quem Paulo; mas vs, quem sois? (Atos 19:15). Os eventos seguintes so quase cmicos: o demnio se apoderou dos exorcistas! Jesus havia dado aos seus apostlos escolhidos e a alguns outros servos o poder de expelir demnios (Marcos 3:14-15; 9:38). Mas nem todos que alegavam ter poder sobre os demnios o tinham. Do exemplo em Atos 19, podemos concluir que at um esprito mal reconhece um fingido ao v-lo. E ns, reconhecemos tais enganadores? H muitas organizaes religiosas, livros e rituais especiais utilizados hoje para supostamente expelir demnios. H uma grande diferena no que as pessoas fazem hoje e o que Jesus e Paulo faziam. Jesus e Paulo no usavam rituais elaborados, nem frmulas especiais. Se existiam pessoas, na poca de Paulo, que alegavam ser exorcistas mesmo no sendo, no deve nos surpreender encontrar pessoas fazendo a mesma coisa hoje. A pergunta se teremos discernimento para examinar as obras deles, ou se seremos levados, por falta de cautela, por seus espetculos enganadores.

Perguntas prticas com respostas bblicas


Os espritos maus ainda so ativos hoje?
Aqueles que responderiam pelo negativo talvez citariam duas passagens: 2 Pedro 2:4,9 (Deus no poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juzo) e Judas 6 (e a anjos, os que no guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu prprio domiclio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juzo do grande Dia). Ento possvel que estes espritos estivessem derrotados eternamente, aprisionados para sempre, deixados completa e finalmente inativos. Dois problemas nos fazem hesitar em chegar a esta concluso. Primeiro, os contextos de ambas as passagens parecem retornar a uma poca anterior ao tempo de Jesus leia cuidadosamente 2 Pedro 1:1-10 e Judas 5. Em segundo lugar, se aquelas passagens esto falando do fim total do trabalho dos demnios, como esto presos e acorrentados, isso no deveria tambm ser verdade em relao s passagens a respeito do diabo? Apocalipse 20:1-3 parece mostrar que o diabo estava eternamente derrotado e abolido para sempre. Porm Apocalipse 20:7-8 e 1 Pedro 5:8 indicam que foi permitido que o seu trabalho continuasse em geraes posteriores.

Por outro lado, Paulo instruiu os efsios a colocarem toda a armadura de Deus, porque as foras que enfrentavam eram poderes espirituais. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestes (Efsios 6:11-12). Se o diabo ainda espreita como leo que ruge, um adversrio que deve ser resistido, por que no devemos acreditar que os demnios podem tambm ainda trabalhar para ele? No podemos afirmar que todos os anjos do diabo (mensageiros) foram rendidos inativos mais do que podemos alegar o mesmo do prprio diabo.

fraqueza. Durante a ceia, tendo j o diabo posto no corao de Judas Iscariotes, filho de Simo, que trasse a Jesus (Joo 13:2). O diabo entrou em Judas e o controlou. E se ns falharmos em resisti-lo, ele nos controlar tambm.

Observao final

Os demnios ainda podem possuir os homens hoje?


O apstolo Paulo nos diz trs coisas relevantes que ajudam para responder esta pergunta: (a) Deus nos deu a fora necessria para derrotar completamente o diabo e seus aliados, Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabalveis . . . embraando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (Efsios 6:13,16). (b) No h nenhuma fora, material ou espiritual, que pode nos separar do Senhor. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:38-39). (c) As tentaes com que o Senhor permite que o diabo nos assalte podem ser suportadas pela palavra de Deus. No vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar (1 Corntios 10:13). Portanto, devemos resistir a idia de que Deus ainda permite que Satans utilize seus demnios para superar a vontade do homem, como ele fazia na poca de Jesus.

aconselhvel que os pais tomem cuidado em relao s amizades dos seus filhos e s coisas que estes assistem. Muitas vezes, h uma tendncia rebelio nos jovens. Podem exibir a sua rebelio se vestindo de maneira ofensiva ou se comportando de maneira estranha. Quando eles sabem que os seus pais tm respeito por Deus, s vezes sentiro tentados a investigar as coisas de Satans. Podem ler alguma literatura e assistir coisas na televiso ou em filmes obterem alguns detalhes a respeito do louvor ao diabo e aos demnios. Com lojas acessveis que vendem dolos e acessrios para tais prticas, eles entram cada vez mais fundo, at o ponto de mal poderem ser resgatados.

Concluso

O diabo ainda pode nos vencer hoje?


Alguns que se tornam cristos podem desenvolver um falso sentido de segurana. Podem achar que, uma vez que j vieram ao Senhor, o diabo no tem como atingi-los de maneira alguma. Esse um pensamento errado. A Bblia ensina que o homem no ser vencido pelo diabo depende de ns o resisitirmos. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs (Tiago 4:7). Se no resistirmos a Satans, o Senhor nos assegura de que podemos nos tornar to endurecidos e ingremados no pecado que no poderemos ser libertos dele. Ora, o Esprito afirma expressamente que, nos ltimos tempos, alguns apostataro da f, por obedecerem a espritos enganadores e a ensinos de demnios pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tm cauterizada a prpria conscincia (1 Timteo 4:1-2). Lembram de Judas? Ele roubou o dinheiro dos discpulos. Era um homem que no sabia controlar a sua ganncia, ento o diabo se aproveitou dessa

trs do louvor dos demnios sempre h uma atitude rebelde. Numa loja cheia de dolos num bairro prximo, reparamos que praticamente todos os dolos eram ligados a alguma forma de desejo carnal. Fosse ele a bebida, as drogas, o sexo ou a violncia, estes deuses falsos do permisso pessoa que os louva de se fazer a sua prpria vontade e satisfazer qualquer apetite carnal. O Senhor avisou Israel, antes de entrarem na terra de Cana, que resistissem os deuses daquelas terras: No se achar entre ti quem faa passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mgico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa abominao ao SENHOR; e por estas abominaes o SENHOR, teu Deus, os lana de diante de ti. Perfeito sers para com o SENHOR, teu Deus (Deuteronmio 18:10-13). Precisamos enfocar as nossas mentes, no nos espritos carnais e demnios, que nos do licena para fazer o que quisermos, mas sim no Esprito de Deus. Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei. (Glatas 5:22-23). Se seguirmos o Esprito de Deus, ele produzir em ns coisas boas.
por Mike Bozeman D124

Se voc gostaria de receber nosso boletim mensal, O Que Est Escrito?, pelo correio (totalmente grtis), escreva para:

Estudos Bblicos, C.P. 60804, So Paulo, SP, 05786-990

Potrebbero piacerti anche