Sei sulla pagina 1di 6

Escola Bsica e Secundria Gonalves Zarco Fsica e Qumica A, 10 ano Ano lectivo 2008/2009

Actividade n 2
Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Durao: 135 min

Actividade laboratorial: Preparao de solues e sua diluio


Objectivo: Preparao de uma soluo aquosa de sulfato de cobre pentahidratado e efectuar a sua diluio. Fundamento terico: Uma soluo uma mistura de homognea de duas ou mais substncias, na qual no se consegue observar a fase dispersa. Nas solues, a fase dispersante designa-se por solvente. Todos os outros componentes so designados por solutos ou fase dispersa. As solues podem ser mais diludas ou mais concentradas, conforme a quantidade relativa de soluto e de solvente que contm. A composio quantitativa de uma soluo exprime-se, geralmente em termos de concentrao mssica, ou seja, pela massa de soluto dissolvido por unidade de volume de soluo. Material: Gobels; Bales volumtricos; Vareta de vidro; Pipetas graduadas; Esguicho; Esptulas; Balana analtica; Conta gotas; Funil. Reagentes: Sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O).
Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09 1

Procedimento: Preparao da soluo: 1. Usando um gobel, pesar 1,5g de composto; Para tal: Colocar o gobel vazio sobre a balana; calibrar a balana; colocar o soluto no gobel com o auxlio de uma esptula; registar a massa de soluto pesada; 2. Adicionar ao gobel gua destilada suficiente para dissolver o soluto, utilizando uma vareta de vidro; 3. Transferir a soluo do gobel para um balo volumtrico de 100 ml, usando o funil; 4. Lavar o gobel com um pouco de gua destilada, que ser transferida para o balo do mesmo modo; 5. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxlio de um conta gotas; 6. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 7. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica (Efectuar os clculos necessrios para saber qual a concentrao mssica). Diluio da soluo: 1. A partir da soluo preparada anteriormente, preparar uma segunda soluo de 50 ml e concentrao mssica de 4,5 g/L (Efectuar os clculos necessrios para saber qual o volume a retirar); 2. Com a ajuda de uma pipeta graduada transferir o volume necessrio de soluo de sulfato de cobre pentahidaratado para um novo balo volumtrico de 50 ml; 3. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxilio de um conta gotas; 4. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 5. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica.

Registo e interpretao do resultados: 1. Massa de CuSO4.5H2O pesada = _________g 2. Volume necessrio para preparar a segunda soluo =__________ml Questionrio: 1. Qual a concentrao mssica da soluo de sulfato de cobre pentahidratado preparada inicialmente, em unidades SI? 2. Supe que juntvamos as duas solues de sulfato de cobre pentahidratado preparadas, qual seria a sua concentrao mssica final?
Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09 2

Escola Bsica e Secundria Gonalves Zarco Fsica e Qumica A, 10 ano Ano lectivo 2008/2009

Actividade n 2
Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Durao: 135 min

Actividade laboratorial: Preparao de solues e sua diluio


Objectivo: Preparao de uma soluo aquosa de dicromato de potssio e efectuar a sua diluio. Fundamento terico: Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias, na qual no se consegue observar a fase dispersa. Nas solues, a fase dispersante designa-se por solvente. Todos os outros componentes so designados por solutos ou fase dispersa. As solues podem ser mais diludas ou mais concentradas, conforme a quantidade relativa de soluto e de solvente que contm. A composio quantitativa de uma soluo exprime-se, geralmente em termos de concentrao mssica, ou seja, pela massa de soluto dissolvido por unidade de volume de soluo. Material: Gobels; Bales volumtricos; Vareta de vidro; Pipetas graduadas; Esguicho; Esptulas; Balana analtica; Conta gotas; Funil. Reagentes: Dicromato de potssio (K2Cr2O7).

Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09

Procedimento: Preparao da soluo: 1. Usando um gobel, pesar 1,5g de Dicromato de potssio (K2Cr2O7); Para tal: Colocar o gobel vazio sobre a balana; calibrar a balana; colocar o soluto no gobel com o auxlio de uma esptula; registar a massa de soluto pesada; 2. Adicionar ao gobel gua destilada suficiente para dissolver o soluto, utilizando uma vareta de vidro; 3. Transferir a soluo do gobel para um balo volumtrico de 100 ml, usando o funil; 4. Lavar o gobel com um pouco de gua destilada, que ser transferida para o balo do mesmo modo; 5. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxlio de um conta gotas; 6. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 7. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica (Efectuar os clculos necessrios para saber qual a concentrao mssica). Diluio da soluo: 1. A partir da soluo preparada anteriormente, preparar uma segunda soluo de 50 ml e concentrao mssica de 4,0g/L (Efectuar os clculos necessrios para saber qual o volume a retirar); 2. Com a ajuda de uma pipeta graduada transferir o volume necessrio de soluo de dicromato de potssio para um novo balo volumtrico de 50 ml; 3. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxilio de um conta gotas; 4. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 5. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica. Registo e interpretao do resultados: 1. Massa de K2Cr2O7 pesada = _________g 2. Volume necessrio para preparar a segunda soluo =__________ml Questionrio: 1. Qual a concentrao mssica da soluo de dicromato de potssio preparada inicialmente, em unidades SI? 2. Supe que juntvamos as duas solues de dicromato de potssio preparadas, qual seria a sua concentrao mssica final?
Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09 4

Escola Bsica e Secundria Gonalves Zarco Fsica e Qumica A, 10 ano Ano lectivo 2008/2009

Actividade n 2
Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Durao: 135 min

Actividade laboratorial: Preparao de solues e sua diluio

Objectivo: Preparao de uma soluo aquosa de cromato de potssio e efectuar a sua diluio. Fundamento terico: Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias, na qual no se consegue observar a fase dispersa. Nas solues, a fase dispersante designa-se por solvente. Todos os outros componentes so designados por solutos ou fase dispersa. As solues podem ser mais diludas ou mais concentradas, conforme a quantidade relativa de soluto e de solvente que contm. A composio quantitativa de uma soluo exprime-se, geralmente em termos de concentrao mssica, ou seja, pela massa de soluto dissolvido por unidade de volume de soluo. Material: Gobels; Bales volumtricos; Vareta de vidro; Pipetas graduadas; Esguicho; Esptulas; Balana analtica; Conta gotas; Funil. Reagentes: Cromato de potssio (K2CrO4).
Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09 5

Procedimento: Preparao da soluo: 1. Usando um gobel, pesar 1,5g de Cromato de potssio (K2CrO4); Para tal: Colocar o gobel vazio sobre a balana; calibrar a balana; colocar o soluto no gobel com o auxlio de uma esptula; registar a massa de soluto pesada; 2. Adicionar ao gobel gua destilada suficiente para dissolver o soluto, utilizando uma vareta de vidro; 3. Transferir a soluo do gobel para um balo volumtrico de 100 ml, usando o funil; 4. Lavar o gobel com um pouco de gua destilada, que ser transferida para o balo do mesmo modo; 5. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxlio de um conta gotas; 6. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 7. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica (Efectuar os clculos necessrios para saber qual a concentrao mssica). Diluio da soluo: 1.A partir da soluo preparada anteriormente, preparar uma segunda soluo de 50 ml e concentrao mssica de 3,5g/L (Efectuar os clculos necessrios para saber qual o volume a retirar); 2. Com a ajuda de uma pipeta graduada transferir o volume necessrio de soluo de cromato de potssio para um novo balo volumtrico de 50 ml; 3. Adicionar gua ao balo volumtrico, enchendo este at ao trao de referncia, com o auxilio de um conta gotas; 4. Tapar o balo e agitar de forma a homogeneizar a soluo; 5. Rotular o balo indicando a sua concentrao mssica.

Registo e interpretao do resultados: 1. Massa de K2CrO4 pesada = _________g 2. Volume necessrio para preparar a segunda soluo =__________ml Questionrio: 1. Qual a concentrao mssica da soluo de cromato de potssio preparada inicialmente, em unidades SI? 2. Supe que juntvamos as duas solues de cromato de potssio preparadas, qual seria a sua concentrao mssica final?
Ncleo de Estgio de Fsico-Qumica 08/09 6

Potrebbero piacerti anche