Sei sulla pagina 1di 117

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - CCEC

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE PARA AUXLIO DE PROJETO DE ELEMENTOS LINEARES EM ESTRUTURAS DE AO VIA WEB

JOS DENIS GOMES LIMA DA SILVA

Trabalho de Concluso de Curso Orientador: Luciano Barbosa dos Santos

Macei 2010

JOS DENIS GOMES LIMA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE PARA AUXLIO DE PROJETO DE ELEMENTOS LINEARES EM ESTRUTURAS DE AO VIA WEB

Plano do Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Engenheiro Civil.

Macei 2010

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

ASSINATURAS:

Jos Denis Gomes Lima da Silva (Autor)

Prof. Dr. Luciano Barbosa dos Santos (Orientador)

Macei 2010

JOS DENIS GOMES LIMA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE PARA AUXLIO DE PROJETO DE ELEMENTOS LINEARES EM ESTRUTURAS DE AO VIA WEB
Este Trabalho de Concluso de Curso foi julgado adequado como pr-requisito para a obteno do ttulo de ENGENHEIRO CIVIL e aprovado em sua forma final pelo Professor Orientador e pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas.

Macei, 03 de Dezembro de 2010 Prof. Luciano Barbosa dos Santos Doutor pela USP/So Carlos Orientador

Prof. Luciano Barbosa dos Santos Coordenador do curso de Engenharia Civil BANCA EXAMINADORA

Prof. Aline da Silva Ramos Barbosa (UFAL) Doutora pela USP/So Carlos

Prof. Luciano Barbosa dos Santos (UFAL) Doutor pela USP/So Carlos

Prof. Severino Pereira Cavalcanti Marques (UFAL) Ps-Doutor pela West Virginia University/USA

minha me Norma que a pessoa mais importante da minha vida. Ao meu pai Denis que sempre transpareceu confiana e pacincia em suas atitudes. Ao meu Tio Eduardo que foi um grande incentivador e amigo ao longo dos meus estudos e na vida pessoal. Em memria da minha av Lica em que fui ausente em seus ltimos dias, mas sempre lembro em minha memria e corao.

AGRADECIMENTOS
Agradeo primeiro a Deus por proteger a toda minha famlia e guiar meus passos na graduao do curso de Engenharia Civil. Agradecer ao meu pai Denis e minha me Norma que sempre se esforaram para mim proporcionar a melhor educao e me criaram com a maior pacincia e carinho, a eles eu deixo um agradecimento especial por sempre me apoiarem e me conduzirem para o melhor caminho. Ao meu irmo Douglas e minha irm Bruna agradeo por agentarem o meu stress e por entenderem a minha ausncia em diversos momentos. Um agradecimento especial para o meu tio Eduardo Gomes que sempre esteve ao meu lado e me incentivou nos estudos alm de ser um grande companheiro para as minhas conversas e aperreios. A minha prima Hlia Gomes dedico palavras de carinho pela presena mais do que especial na minha vida. Agradeo ao meu av Joel e minha av Maria do Carmo pelo carinho oferecido e pedir desculpas pela falta de tempo para estarmos juntos. A minha tia Nininha de Murici agradeo pelas conversas sinceras e afveis que temos quando vou em sua casa. A tia Giane, tio Joaquim, tia Renilde e prima Lola agradeo pelas brincadeiras descontradas que me fazem fugir dos constantes aperreios. Aos meus companheiros mais prximos Manuella Suellen, Maria Elisa, Las Carnaba, Marcos Paulo, Pedro Tenrio, Artur Piatti, Renato Papini e Denys Schwartz eu digo que foi uma batalha, mas sem vocs no seria possvel venc-la. Aos amigos Valdeir Galindo, Clayton Aquino, Romildo Escarpini, David Anderson, Welisson Jos, Ricardo Fernandes e Catarina Nogueira que no s auxiliaram no desenvolvimento dessa monografia como contriburam em diversos momentos da graduao. Aos companheiros de ensino fundamental Bruno Calheiros, Marcos Lopes, Beatriz Ramos e Cleilson Fbio que nunca negaram uma boa e divertida conversa. Agradecer ao grupo de pesquisa PEC, PET e ao laboratrio LCCV.

Ao professor e grande amigo Luciano Barbosa o agradecimento pela pacincia e disponibilidade na orientao desse trabalho, tambm devo ao mesmo a primeira oportunidade de desenvolver uma pesquisa cientfica, a fidelidade e preocupao no decorrer do curso de Engenharia Civil. Ao Gustavo Henrique, membro da equipe tcnica do Web Steel, agradeo pelo auxlio e pacincia no desenvolvimento do site, tambm agradeo e retifico que confio no seu potencial de aluno e futuro engenheiro A professora Silvia Berguer que acreditou e apostou na capacidade da equipe tcnica do Web Steel, tambm agradecer pelas conversas realistas e sinceras sobre o mbito da universidade. Ao professor Eduardo Nobre pelas conversas e debates do trabalho que contriburam para o aperfeioamento do trabalho e crescimento pessoal. Agradeo a professora Aline Ramos pela orientao de trabalhos durante a graduao e pela contribuio nas discusses cientficas para o melhoramento do produto aqui exposto. Ao professor William Wgner agradeo pela presena constante nas decises do PEC e pelas conversas sinceras que tivemos e contriburam na formao de um carter de responsabilidade e compromisso. Ao professor Roberaldo Carvalho, que proporcionou durante a graduao uma das mais temerosas matrias, mas que sempre foi um companheiro e uma boa pessoa para conversas e desabafos. Agradecer aos amigos da Stabile Engenharia (Carlos Braz, Gustavo Souza, Wgner Alcntara, Rafael Barbirato, Mrcio Costa, Osvaldo Freire e Rosngela Mrcia) que possibilitaram o primeiro contato com o clculo estrutural e passaram um pouco da sua competncia e honestidade para desenvolver uma das atividades mais complexas no ramo da Engenharia Civil. Agradeo a todos os professores, funcionrios e amigos da UFAL que contriburam na elaborao desse trabalho

RESUMO
SILVA, J. D. G. L. Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web. 2010. Plano do Trabalho de Concluso de Curso (Graduao Engenharia Civil) Universidade Federal de Alagoas, Macei As estruturas metlicas representam atualmente uma excelente alternativa para obras como edifcios de mltiplos pavimentos, galpes e demais construes que necessitem de grandes vos livres e em que a velocidade e a racionalidade sejam primordiais. Atualmente, o projeto de estruturas est fortemente condicionado ao uso de programas computacionais que realizam as tarefas de anlise estrutural, dimensionamento e otimizao, o que facilita sobremaneira o trabalho do engenheiro, porm no o exime da necessidade de conduzir, ajustar e validar todo esse processo. Propem-se neste trabalho a elaborao de uma ferramenta computacional para Internet aplicada ao estudo e projeto de estruturas de ao composta por perfis laminados e soldados de acordo os critrios recomendados pela nova norma NBR8800/2008 Projeto de Estruturas de Ao e Estruturas Mistas Ao-Concreto. A ferramenta apresentar dois diferentes mdulos de atividade, onde o primeiro abranger uma srie de recursos didticos para reviso dos critrios recomendados pela NBR8800/2008 para verificao e dimensionamento de elementos estruturais, e o segundo fornecer uma srie de planilhas eletrnicas para verificao automtica desses elementos, os quais fornecero grande comodidade e agilidade no processo de dimensionamento de barras. Ambas as partes recorrero aplicao do Mtodo dos Estados Limites, o qual integra a filosofia vigente no Brasil e em quase todo o mundo para elaborao de projeto de estruturas de ao. A estratgia de juntar em uma mesma plataforma questes relacionadas tanto aos aspectos conceituais quanto aplicados tem o objetivo de criar um ambiente comum para estudantes e profissionais poderem estudar, revisar e desenvolver trabalhos prticos na rea de estruturas, ajudando, assim, na consolidao do uso das estruturas de ao e favorecendo a formao de profissionais qualificados para o setor. A validao da ferramenta ser por meio do desenvolvimento de projetos estruturais utilizando a plataforma desenvolvida. PalavrasChave: estruturas de ao; projeto estrutural; Web Steel; mdulo didtico; mdulo de projeto.

ABSTRACT
SILVA, J. D. G. L. Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web. 2010. Plano do Trabalho de Concluso de Curso (Graduao Engenharia Civil) Universidade Federal de Alagoas, Macei The metal structures represent an excellent alternative to currently works as a multi-floor buildings, hangars and other buildings requiring large spans and at that speed and rationality are paramount. Currently, the design of structures is strongly conditioned by the use of computer programs that perform the tasks of structural analysis, design and optimization, which significantly facilitates the work of the engineer, but not exempt from the need to drive, adjust and validate the entire process. Are proposed in this paper the development of computational tools applied to the Internet to study and design of steel structures consisting of rolled and welded in accordance with the guidelines of the new standard NBR8800/2008 Design of Steel Structures and Steel Structures Mixed- Concrete. The tool displays two different activity modules, where the first will cover a range of educational resources for review of the criteria recommended by NBR8800/2008 for verification and design of structural elements, and the second will provide a series of spreadsheets for automated verification of these elements, which will provide great comfort and agility in scaling bar. Both parties will use the application of the Method of Limit States, which integrates the philosophy prevailing in Brazil and almost all the world to project design of steel structures. The strategy of joining on the same platform issues related to both conceptual and applied aspects aims to create a common environment for students and professionals can study, review and develop practical work in the area of infrastructure, thus helping to consolidate the use of steel structures and enhance the formation of qualified professionals for the industry. The validation tool will be through the development of structural designs using the platform developed. Key-words: steel structures, structural design, Web Steel; didactic module, project module.

SUMRIO

1 1.1 1.2

INTRODUO .............................................................................................................. 20 CARACTERIZAO DO PROBLEMA ....................................................................... 20 TEMA E OBJETIVO ...................................................................................................... 22

1.2.1 Objetivo geral .................................................................................................................. 22 1.2.2 Objetivos especficos ...................................................................................................... 22 1.3 1.4 2 2.1 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS .................................................................... 22 ESTRUTURA DO TRABALHO .................................................................................... 25 ESTRUTURAS DE AO ............................................................................................... 26 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE TRAO ............................................. 27

2.1.1 Escoamento da seo bruta ............................................................................................. 28 2.1.2 Ruptura da seo lquida efetiva ..................................................................................... 28 2.1.3 Verificao da esbeltez mxima para trao ................................................................... 30 2.2 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE COMPRESSO ................................... 31

2.2.1 Tenso Crtica de Flambagem ......................................................................................... 32 2.2.2 Flambagem Global .......................................................................................................... 33 2.2.3 Flambagem Local ............................................................................................................ 34 2.2.4 Verificao da esbeltez mxima para compresso .......................................................... 35 2.3 2.4 3 3.1 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE FLEXO .............................................. 35 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE FLEXO-COMPRESSO ..................... 38 AUTOMATIZAO DO DIMENSIONAMENTO ...................................................... 39 DIMENSIONAMENTO DE PEAS TRACIONADAS ................................................ 39

3.1.1 Perfis L, 2L, U e I............................................................................................................ 39 3.2 DIMENSIONAMENTO DE PEAS COMPRIMIDAS ................................................ 42

3.2.1 Perfis I e U ...................................................................................................................... 42 3.2.2 Perfis 2L .......................................................................................................................... 46

3.3

DIMENSIONAMENTO DE PEAS A FLEXO ......................................................... 47

3.3.1 Perfis I e U ...................................................................................................................... 47 3.4 DIMENSIONAMENTO DE PEAS A FLEXO-COMPRESSO................................ 51

3.4.1 Perfis I e U ...................................................................................................................... 51 4 4.1 WEB STEEL ................................................................................................................... 52 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ....................................................................... 52

4.1.1 Linguagem HTML .......................................................................................................... 53 4.1.2 Microsoft Publisher 2007 ................................................................................................ 53 4.1.3 Convert Spreadsheets ...................................................................................................... 54 4.2 AMBIENTE COMPUTACIONAL E FUNCIONALIDADES ...................................... 55

4.2.1 Pgina Inicial ................................................................................................................... 55 4.2.2 Mdulo Didtico ............................................................................................................. 56 4.2.3 Mdulo de Projeto ........................................................................................................... 58 4.3 EXEMPLOS DE APLICAO DA PLATAFORMA WEB STEEL............................ 64

4.3.1 Trao .............................................................................................................................. 64 4.3.2 Compresso ..................................................................................................................... 65 4.3.3 Flexo .............................................................................................................................. 66 4.3.4 Flexo-compresso ........................................................................................................... 66 5 5.1 ESTUDO DE CASO ....................................................................................................... 68 LANAMENTO DA ESTRUTURA ............................................................................. 68

5.1.1 Dados do projeto ............................................................................................................. 68 5.1.2 Lanamento dos pilares ................................................................................................... 69 5.1.3 Lanamento das trelias .................................................................................................. 70 5.1.4 Lanamento do contraventamento .................................................................................. 71 5.2 AVALIAO DAS AES .......................................................................................... 73

5.2.1 Aes permanentes.......................................................................................................... 73 5.2.2 Aes variveis ............................................................................................................... 73

5.2.3 Resumo das aes ........................................................................................................... 80 5.3 5.4 COMBINAES DAS AES .................................................................................... 80 MODELO ESTRUTURAL E ESFOROS .................................................................... 82

5.4.1 Modelo estrutural do galpo............................................................................................ 82 5.4.2 Anlise dos esforos solicitantes ..................................................................................... 84 5.4.3 Esforos solicitantes crticos ........................................................................................... 92 5.5 DIMENSIONAMENTO ................................................................................................. 94

5.5.1 Trelias ............................................................................................................................ 94 5.5.2 Pilares .............................................................................................................................. 95 5.5.3 Teras .............................................................................................................................. 95 5.6 5.7 6 6.1 REVISO DO MODELO............................................................................................... 97 DETALHAMENTO........................................................................................................ 97 CONSIDERAES FINAIS ........................................................................................ 100 SUGESTES PARA TRABALHOS FUTUROS ........................................................ 101

REFERNCIAS ..................................................................................................................... 103 APNDICE A ..................................................................................................................... 106

LISTA DE FIGURAS
Figura 1.1 - Fluxograma de atividades ..................................................................................... 23 Figura 1.2 Esboo das atividades desenvolvidas na Reviso Bibliogrfica .......................... 24 Figura 2.1 - Elementos mais presentes nas estruturas de ao .................................................. 27 Figura 2.2 - Distribuio de tenses da seo bruta (Fonte: Santos, 2009) .............................. 28 Figura 2.3 Distribuio das tenses devido a presena de um furo (Fonte: Pfeil e Pfeil, 1995) ......................................................................................................................................... 29 Figura 2.4 - rea lquida da seo transversal (Fonte: Santos, 2009) ...................................... 29 Figura 2.5 Parmetros para a determinao do Ct (Fonte: Maiola e Malite, 2007) ............... 30 Figura 2.6 Perfil composto por dupla cantoneira (Fonte: NBR 8800:2008) ......................... 31 Figura 2.7 Colapso pela flambagem global em um ensaio de compresso (Fonte: Albuquerque e Santos, 2008).................................................................................................... 31 Figura 2.8 - Tipos de instabilidades considerados para determinar a carga crtica (Fonte: Santos, 2009) ............................................................................................................................ 32 Figura 2.9 Elemento articulado comprimido axialmente (Fonte: Paula, 2002)..................... 33 Figura 2.10 - Elemento de placa para anlise do colapso local (Fonte: Santos, 2009) ............ 34 Figura 2.11 Elementos verificados na flambagem local (Fonte: Ferreira, 2004) .................. 35 Figura 2.12 - Flambagem local da alma - FLA (Fonte: Pfeil e Pfeil, 2000)............................. 36 Figura 2.13 - Flambagem local da mesa comprimida FLM (Fonte: Pfeil e Pfeil, 1995) ...... 36 Figura 2.14 - Flambagem lateral com toro FLT (Fonte: Pfeil e Pfeil, 2000) ..................... 37 Figura 4.1 Exemplo de converso utilizada no Web Steel .................................................... 54 Figura 4.2 Pgina inicial do Web Steel ................................................................................. 56 Figura 4.3 Pgina do Web Steel com o contedo referente a Aes e segurana ................. 57 Figura 4.4 Mdulo didtico do Web Steel referenciando o as formas de colapso por trao58 Figura 4.5 Tela inicial da pgina referente ao acesso do Mdulo de Projeto Flexo ............ 59 Figura 4.6 Diversidade de perfis para elementos comprimidos ............................................ 60 Figura 4.7 - Planilha HTML com a diversidade de perfis e informaes da verificao ........ 61 Figura 4.8 Otimizao da verificao dos perfis ................................................................... 61

Figura 4.9 Entrada de dados para gerao de memorial de clculo ...................................... 62 Figura 4.10 Detalhamento das verificaes de uma perfil I laminado submetido a flexo ... 63 Figura 4.11 Dados de entrada para verificao e dimensionamento de um perfil dupla cantoneira tracionado ................................................................................................................ 64 Figura 4.12 Resultados do Web Steel para o perfil 2L 64x6,4 .............................................. 64 Figura 4.13 Resoluo do exerccio de compresso pelo Web Steel .................................... 65 Figura 5.1 Telha de ao trapezoidal....................................................................................... 69 Figura 5.2 Locao dos pilares do galpo ............................................................................. 70 Figura 5.3 Disposio dos elementos das trelias ................................................................. 71 Figura 5.4 Contraventamento vertical entre os pilares da estrutura ...................................... 72 Figura 5.5 Contraventamento no banzo superior e inferior ................................................... 72 Figura 5.6 Esboo da geometria do galpo (Fonte: VisualVentos) ....................................... 74 Figura 5.7 Coeficientes de presso externo para as paredes, vento a 0 (Fonte: VisualVentos) ........................................................................................................................... 76 Figura 5.8 - Coeficientes de presso externo para as paredes, vento a 90 (Fonte: VisualVentos) ........................................................................................................................... 77 Figura 5.9 - Coeficientes de presso externo para o telhado, vento a 0 (Fonte: VisualVentos) .................................................................................................................................................. 77 Figura 5.10 - Coeficientes de presso externo para o telhado, vento a 90 (Fonte: VisualVentos) ........................................................................................................................... 78 Figura 5.11 Carregamento vento1 (Fonte: VisualVentos)..................................................... 79 Figura 5.12 - Carregamento vento2 (Fonte: VisualVentos) ..................................................... 79 Figura 5.13 - Carregamento vento3 (Fonte: VisualVentos) ..................................................... 79 Figura 5.14 - Carregamento vento4 (Fonte: VisualVentos) ..................................................... 80 Figura 5.15 Disposio e numerao dos elementos a serem dimensionados (Fonte: Ftool Two Dimensional) .................................................................................................................... 83 Figura 5.16 Colapso da trelia do galpo simulado no plano e fora do plano (Fonte: SGCT,2009).............................................................................................................................. 84 Figura 5.17 Carregamento do peso prprio da estrutura (Fonte: Ftool Two Dimensional)85 Figura 5.18 Carregamento do peso da telha (Fonte: Ftool Two Dimensional) .................. 86

Figura 5.19 Carregamento varivel da sobrecarga (Fonte: Ftool Two Dimensional) ........ 87 Figura 5.20 Carregamento varivel do vento 1 (Fonte: Ftool Two Dimensional) ............. 88 Figura 5.21 Carregamento varivel do vento 2 (Fonte: Ftool Two Dimensional) ............. 89 Figura 5.22 Carregamento varivel do vento 3 (Fonte: Ftool Two Dimensional) ............. 90 Figura 5.23 Carregamento varivel do vento 4 (Fonte: Ftool Two Dimensional) ............. 92 Figura 5.24 Estrutura do galpo com representao dos elementos e tipo de solicitao crtica ........................................................................................................................................ 93 Figura 5.25 Modelo para anlise estrutural das teras do galpo (Fonte: Ftool Two Dimensional) ............................................................................................................................ 96 Figura 5.26 Forma da estrutura metlica do galpo .............................................................. 98 Figura 5.27 Perfis que compem as trelias do galpo ......................................................... 99

LISTA DE TABELAS
Tabela 4.1 Comparao de resultados da trao: Web Steel x Literatura tcnica ................. 65 Tabela 4.2 - Comparao dos resultados da compresso: Web Steel x Literatura tcnica....... 66 Tabela 4.3 - Comparao dos resultados da flexo: Web Steel x Literatura tcnica ............... 66 Tabela 4.4 - Comparao dos resultados da flexo-compresso: Web Steel x Literatura tcnica .................................................................................................................................................. 67 Tabela 5.1 - Dimenses do galpo para o clculo do vento ..................................................... 74 Tabela 5.2 Resumo das aes que atuam no galpo .............................................................. 80 Tabela 5.3 Resumo das combinaes dos esforos para anlise do galpo .......................... 82 Tabela 5.4 Envoltria de esforos solicitantes para os pilares .............................................. 92 Tabela 5.5 Esforos crticos na tesoura central do galpo ..................................................... 93 Tabela 5.6 Dimensionamento da tesoura com o Web Steel .................................................. 94 Tabela 5.7 - Dimensionamento dos pilares de acordo com o Web Steel ................................ 95 Tabela 5.8 Esforos para os carregamentos atuantes nas teras ............................................ 96 Tabela 5.9 Combinao dos esforos na tera....................................................................... 96 Tabela 5.10 Perfil e resistncia calculado pelo Web Steel .................................................... 96 Tabela 5.11 Quantitativo do peso da estrutura metlica ........................................................ 97 Tabela A.1 Anlise dos esforos na estrutura para os carregamentos do Peso prprio, peso da telha, sobrecarga, vento1 e vento2.....................................................................................107 Tabela A.2 Anlise dos esforos na estrutura para os carregamentos do vento3 e vento4......................................................................................................................................110 Tabela A.3 Combinao dos esforos axiais.......................................................................113 Tabela A.4 Combinao das aes para o esforo cortante e momento fletor....................115

LISTA DE SMBOLOS
a: Distncia entre os enrijecedores transversais A: rea Ag: rea da seo transversal An: rea da seo lquida Aef: rea da seo lquida efetiva b: Comprimento da aba do perfil bef: Largura efetiva do elemento AA bf: Comprimento da mesa do perfil Ca: Coeficiente da NBR 8800:2008 que tem valor de 0,38 para perfis tubulares e 0,34 para o restante Cb: Fator de modificao para momento fletor no uniforme Ct: Coeficiente de reduo no clculo da rea lquida efetiva Cw: Constante de empenamento da seo transversal d: Altura externa do perfil ec: Distncia do centro geomtrico da seo da barra ao plano de cisalhamento da ligao E: Mdulo de elasticidade longitudinal fy: Tenso de escoamento do ao fu: Tenso de ruptura do ao g: Espaamento transversal da ligao G: Mdulo de elasticidade transversal hw: Altura interna do perfil Ix: Momento de inrcia em relao ao eixo x Iy: Momento de inrcia em relao ao eixo y J: Constante de toro da seo transversal Kc: Coeficiente para considerao das sries soldadas dos elementos de ao Kv: Coeficiente utilizado na determinao do esforo cortante resistente

Kx: Coeficiente de flambagem por flexo na direo x Ky: Coeficiente de flambagem por flexo na direo y Kz: Coeficiente de flambagem por flexo na direo z Lb: Comprimento destravado da pea Lc: Comprimento efetivo da ligao Lx: Comprimento de flambagem na direo x Ly: Comprimento de flambagem na direo y Lz: Comprimento de flambagem na direo z MCR: Momento fletor da flambagem elstica Mpl: Momento fletor de plastificao Mr: Momento fletor no incio do escoamento MRd: Momento fletor resistente de clculo MSd: Momento fletor solicitante de clculo Mx,Rd: Momento fletor resistente de clculo na direo Mx,Sd: Momento fletor solicitante de clculo na direo x My,Rd: Momento fletor resistente de clculo na direo y My,Sd: Momento fletor solicitante de clculo na direo y Nc,Rd: Esforo normal resistente de compresso de projeto Nc,Sd: Esforo normal solicitante de compresso de projeto Nex: Carga de flambagem na direo x Nexz: Carga devido flexo-toro Ney: Carga de flambagem na direo y Nez: Carga de flambagem na direo z Nt,Rd: Esforo normal resistente de trao de projeto Nt,Sd: Esforo normal solicitante de trao de projeto Q: Fator de reduo da flambagem local Qa: Fator de reduo da flambagem local da alma

Qs: Fator de reduo da flambagem local da mesa rmin: Raio de girao mnimo ro: Raio de girao polar da seo em relao ao centro de cisalhamento rx: Raio de girao em relao ao eixo x ry: Raio de girao em relao ao eixo y s: Espaamento longitudinal da ligao t: Espessura da aba do perfil tch: Espessura da chapa tf: Espessura da mesa do perfil tw: Espessura da alma do perfil Vpl: Fora cortante correspondente plastificao da alma por cisalhamento VRd: Fora cortante resistncia de clculo VSd: Fora cortante solicitante de clculo Wx: Mdulo de resistncia elstico na direo x Wy: Mdulo de resistncia elstico na direo y Zx: Mdulo de resistncia plstico na direo x 1: Coeficiente da NBR 8800:2008 que considera as tenses residuais a1: Coeficiente de ponderao das resistncias relacionado ao escoamento, flambagem e instabilidade a2: Coeficiente de ponderao das resistncias relacionado ruptura f: ndice de esbeltez da mesa do perfil o: ndice de esbeltez reduzido p: Parmetro de esbeltez correspondente plastificao r: Parmetro de esbeltez correspondente ao incio do escoamento w: ndice de esbeltez da alma do perfil : Tenso r: Tenso residual da estrutura de ao : Fator de reduo associado resistncia compresso

LISTA DE ABREVIATURAS
ABNT: Associao Brasileira de Normas Tcnicas NBR: Norma Brasileira FLA: Flambagem Local da Alma FLM: Flambagem Local da Mesa FLT: Flambagem Lateral com Toro SGCT: Simulao Grfica do Colapso em Trelias

20

1 INTRODUO

1.1

CARACTERIZAO DO PROBLEMA

Segundo a NBR 8800:2008, o projeto de estruturas metlicas pode ser entendido como o conjunto de especificaes, clculos estruturais, desenhos do projeto de fabricao e de montagem dos elementos de ao. Na elaborao do projeto estrutural se define o material e os elementos componentes da estrutura. Define-se como estrutura a parte da edificao responsvel pela resistncia aos carregamentos atuantes e sua transmisso ao solo. Em outras palavras, a estrutura a parte resistente da construo, aquela responsvel pela estabilidade e integridade de toda a edificao, e pela segurana do patrimnio e dos usurios nela abrigados. Para Chamberlain e Kripka (2005), o objetivo do projeto estrutural , simultaneamente, o de atender s condies de servio e confiabilidade do dimensionamento e minimizar o custo total da estrutura. Para Pfeil e Pfeil (2000), o conjunto de regras e especificaes, para cada tipo de estrutura, englobado em documentos oficiais, denominados normas, que estabelecem bases comuns para os engenheiros na elaborao dos projetos. Especificamente as estruturas de ao tm a NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de ao e de estruturas mistas de ao e concreto de edifcios), NBR 14323:1999 (Dimensionamento de estruturas de ao de edifcios em situao de incndio), NBR 14762:2010 (Dimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frio) e NBR 6355:2003 (Perfis estruturais de ao formados a frio Padronizao). A norma regulamentadora para projetos de estruturas de ao teve sua atualizao em 2008, impondo aos profissionais da rea a necessidade de revisar contedos e atualizar os procedimentos de verificao e dimensionamento das peas. O sistema estrutural a ser adotado em um projeto de estruturas torna-se uma escolha de fundamental importncia para o conjunto final da obra, relacionando diversos aspectos como peso prprio da estrutura, detalhes arquitetnicos, facilidade de execuo e rapidez de montagem (Bellei et al., 2004) . As estruturas metlicas vm mostrando todas as suas
Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

21 vantagens principalmente em obras como os edifcios de mltiplos pavimentos, galpes que necessitam vencer grandes vos e em todas as construes na qual a velocidade e a racionalidade sejam primordiais. A elaborao do projeto de estruturas, atualmente, est fortemente condicionada ao uso de programas computacionais que realizam as tarefas de anlise estrutural, dimensionamento e otimizao, deixando para o engenheiro a funo de gerenciar e conduzir todo o processo, o que consiste na definio e ajuste de todos os parmetros envolvidos at que a soluo final satisfaa as condies e exigncias de projeto. Sendo assim, um programa computacional para projeto de estruturas nada mais do que uma plataforma onde os mtodos de clculos envolvidos no projeto esto implementados e so compilados automaticamente pelo computador. De acordo com Loureno et al. (1997), os riscos inerentes ao clculo automtico de qualquer estrutura tm diversas origens, tais como: enganos na introduo dos dados, desconhecimento das hipteses admitidas pelos programadores e da sua validade, entre outras. Diante do uso de programas computacionais, Loureno et al. (1997) descreve que a qualidade dos projetos inicia-se, obrigatoriamente, pela capacidade tcnica e pela experincia dos projetistas, pelos mtodos de clculo utilizados e pelo controle do projeto. Tambm sendo de grande valia o domnio da ferramenta computacional a ser utilizada. A capacidade tcnica e a experincia so requisitos que levam tempo para serem desenvolvidos, e, enquanto isso no ocorre, mostra-se preocupante o caso onde o profissional domina a ferramenta computacional, porm apresenta deficincias de ordem conceitual ou quando desconhece algumas recomendaes usuais de projeto. Um aspecto que merece ser destacado o fato dos programas computacionais geralmente no se ocuparem de apresentar ou revisar os conceitos, fenmenos e aspectos normativos envolvidos, at porque esse no o objetivo desse tipo de programa, cuja funo simplesmente servir de ferramenta de projeto para quem j sabe desenvolv-lo. Dentro deste contexto, provvel que posto em um ambiente e de fcil utilizao que englobe um mdulo didtico para reviso dos critrios recomendados pela NBR8800/2008, que incorpora a verificao e dimensionamento de elementos estruturais, e o outro referente programao computacional para verificao dos elementos estruturais, com essa ferramenta
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

22 ganha-se grande comodidade e agilidade na elaborao dos projetos e no entendimento dos fenmenos envolvidos.

1.2 TEMA E OBJETIVO


O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um ambiente computacional via web para ser usado por estudantes e profissionais da rea de estruturas metlicas, de forma a fornecer ao usurio uma viso abrangente tanto do ponto de vista conceitual quanto aplicado ao desenvolvimento de projeto.

1.2.1 Objetivo geral


O objetivo geral desse trabalho criar um ambiente para Internet aplicado ao estudo e auxlio ao dimensionamento de projeto de estruturas de ao, em perfis laminados e soldados, composta por dois diferentes mdulos de atividade, onde o primeiro deles abrange uma srie de recursos didticos para reviso dos critrios recomendados pela NBR8800/2008 para verificao e dimensionamento de elementos estruturais, e o segundo fornece uma srie de planilhas eletrnicas para verificao automtica desses elementos. Para apresentar a utilidade do produto desenvolveu-se um projeto em estruturas de ao utilizando seus recursos.

1.2.2 Objetivos especficos


Para alcanar os objetivos gerais alguns objetivos especficos precisaram ser alcanados: a. Estudar e compreender a mecnica das estruturas metlicas; b. Compreender e analisar as prescries de projeto contidas em norma e na literatura; c. Elaborar um mdulo didtico para plataforma Web Steel; d. Elaborar planilhas e simuladores para verificao do dimensionamento tornando-as disponveis na web juntamente com o material didtico; e. Desenvolver um projeto em estrutura de ao com utilizao da ferramenta Web Steel.

1.3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS


A metodologia de desenvolvimento do trabalho consistiu em elaborar e apresentar a utilidade de uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento de projetos de ao. O produto desenvolvido apresenta uma interface agradvel e de fcil utilizao, contendo hipertextos,

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

23 figuras, planilhas eletrnicas e exerccios que ilustram os fenmenos, o equacionamento e as rotinas de clculo envolvido no dimensionamento dos elementos estruturais em ao. O desenvolvimento do ambiente necessitou ser particionado em quatro etapas que apresentam um seqenciamento de atividades ilustrado no fluxograma da Figura 1.1.

Figura 1.1 - Fluxograma de atividades A etapa inicial, reviso bibliogrfica (Figura 1.2), englobou a reviso da literatura tcnica relacionada ao projeto de estruturas de ao pela NBR8800(2008). Em seguida fez-se necessrio um estudo de linguagens computacionais voltadas para a Internet, tais como o Adobe Flash Scripit 2.0 e o HTML.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

24

Figura 1.2 Esboo das atividades desenvolvidas na Reviso Bibliogrfica Na seqncia ocorreu o desenvolvimento das ferramentas utilizadas no ambiente web. O desenvolvimento deu-se em duas fases sincronizadas, facilitando os ajustes necessrios nos mdulos. Fase 1 - elaborao do mdulo didtico com uma reviso dos conceitos da literatura tcnica e normas vigentes; Fase 2 - desenvolvimento de uma plataforma munida de artifcios para dimensionamento e verificao de projetos estruturais de ao, possibilitando ao usurio o dimensionamento e otimizao da pea estrutural, alm de fornecer uma ferramenta para elaborao de um memorial de clculo; Para validar e apresentar sua utilidade no meio da engenharia civil foi desenvolvido o projeto de um galpo em estrutura de ao utilizando a plataforma proposta neste trabalho.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

25

1.4 ESTRUTURA DO TRABALHO


Nesta seo, apresentada uma sntese dos captulos que so apresentados no decorrer do trabalho. O captulo 2 apresenta um referencial terico das estruturas de ao, focando para a classificao dos elementos que compem o sistema estrutural de ao. Os elementos lineares so analisados quanto sua classificao e discutem-se os diversos fenmenos que causam o colapso dessas peas estruturais. O captulo 3 apresenta a seqncia de clculo para as estruturas lineares em ao de acordo com a NBR 8800:2008. A teoria bsica para elaborao de um projeto tambm enfoque do mesmo captulo. Nesse captulo aborda-se a mecanizao para verificao das estruturas de ao laminados e soldados implementadas no Web Steel. O captulo 4 apresenta a plataforma Web Steel. Nesse captulo est presente a metodologia e os programas utilizados para o desenvolvimento da ferramenta Web Steel. Os mdulos que constituem o Web Steel so relatados com suas funcionalidades. Para completar esse captulo exibe-se a importncia da ferramenta. No mesmo captulo exposto exerccios, com verificao das peas de ao, contidos na literatura tcnica O captulo 5 possui um estudo de caso que relata o projeto de um galpo com toda a metodologia para desenvolvimento do projeto estrutural. Nesse estudo de caso apresentada a funcionalidade da plataforma Web Steel no mbito profissional do Engenheiro Civil. Por fim, no Captulo 6, so mostradas as consideraes finais a respeito do desenvolvimento deste trabalho e apresentado os potenciais trabalhos futuros que envolvam a plataforma Web Steel.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

26

ESTRUTURAS DE AO

O crescimento das estruturas metlicas foi observado por Verzoni (2008) destacando o seguinte: o consumo de estruturas metlicas tem um contnuo aumento, no qual o ao vem mostrando todas as suas vantagens em funo da maior produtividade, reduo das despesas indiretas, desperdcios de materiais, menor utilizao de mo-de-obra e maior agilidade na execuo da mesma, antecipando o retorno do investimento. A construo em ao amplamente empregada quando se deseja construir edificaes leves e com grandes reas livres, o que ocorre porque estruturas de ao apresentam elevada resistncia mecnica e formas geomtricas dos perfis favorveis, obtendo assim peas com eficincia na sua utilizao. Os sistemas estruturais podem ser classificados em trs categorias: lineares, de superfcie e de volume. Os elementos lineares, conhecidos como hastes ou barras, so elementos alongados cujas dimenses transversais so pequenas em relao ao seu comprimento e representam a maior parcela dos elementos em ao usados nas edificaes. De acordo Pfeil e Pfeil (2000) as barras so classificadas de acordo com os esforos predominantes nos elementos (Figura 2.1): Tirantes (trao axial); Colunas ou escoras (compresso axial); Vigas (cargas transversais, produzindo momentos fletor e esforo cortante); Eixos (toro).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

27

Figura 2.1 - Elementos mais presentes nas estruturas de ao Os critrios de anlise e dimensionamento de barras esto bem estabelecidos na literatura tcnica, como pode ser visto em obras clssicas sobre Mecnica das Estruturas e Estruturas de Ao. Alguns exemplos de referncias onde essas informaes podem ser encontradas so: Hibbeler (2000), Gere (2003), Bellei (2003), Pfeil e Pfeil (2000), Chamberlain e Kripka (2005), Queiroz (1993) e Pinheiro (2005). De acordo com Souza (2009) o dimensionamento e a execuo de uma estrutura de ao pressupem o atendimento s funes para as quais foi concebida, considerando sua vida til estimada. Nesse sentido, devem ser verificadas as condies de segurana (estado limite ltimo) e condies de desempenho e uso (estado limite de servio). No Brasil, atualmente, utiliza-se a NBR 8800:2008 para o dimensionamento das estruturas de ao, sendo a norma baseada na verificao dos estados limites.

2.1 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE TRAO


Quando um a barra prismtica est submetida exclusivamente por fora normal de trao centrada, podem ocorrer dois tipos principais de colapso da pea: ruptura da seo lquida efetiva ou escoamento da seo bruta.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

28 As barras tracionadas so geralmente constitudas por barras de sees simples ou compostas, a saber: Barras redondas; Barras chatas; Perfis laminados (L, I, U); Perfis laminados compostos (2L, 2U).

2.1.1 Escoamento da seo bruta


Ao se analisar o escoamento da seo bruta toma-se a distribuio de tenses como uniforme, Figura 2.2, ento a resistncia de clculo obtida multiplicando a resistncia de escoamento do ao utilizado pela rea bruta da seo transversal. O valor obtido deve ser minorado pelo respectivo coeficiente de ponderao.

Figura 2.2 - Distribuio de tenses da seo bruta (Fonte: Santos, 2009)

2.1.2 Ruptura da seo lquida efetiva


As ligaes das extremidades das peas tracionadas com outras partes da estrutura podem ser feitas por diversos meios, a saber: Soldagem; Conectores aplicados em furos; Rosca e porca (caso de barras rosqueadas). Nas ligaes das peas observa-se uma diminuio da seo, quando a mesma realizada por furos, sendo necessrio o estudo da distribuio de tenses. As tenses em regime elstico no so uniformes, verificando-se tenses mais elevadas nas proximidades dos furos (Pfeil e Pfeil,

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

29 1995). A Figura 2.3 apresenta a distribuio de tenses da pea tracionada que apresenta um furo.

Figura 2.3 Distribuio das tenses devido a presena de um furo (Fonte: Pfeil e Pfeil, 1995) A rea liquida efetiva encontrada multiplicando a rea lquida do perfil (rea bruta descontando o furo, como pode ser visto na Figura 2.4) por um coeficiente de reduo da rea lquida (Ct). Este ltimo obtido em funo da concentrao de tenses junto aos elementos conectados.

Figura 2.4 - rea lquida da seo transversal (Fonte: Santos, 2009) Para a ruptura da seo efetiva, a resistncia de clculo obtida pelo produto da resistncia a ruptura do ao utilizado pela rea lquida efetiva da seo transversal, aplicada ao coeficiente
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

30 de ponderao. Alm disso, deve ser considerada a distribuio de tenses na seo transversal. O coeficiente de reduo da rea lquida, denominado de Ct, utilizado na avaliao da fora normal de trao resistente para esse estado limite. Segundo Maiola e Malite (2007) coeficiente a influncia da concentrao de tenses na resistncia da ligao. O valor do parmetro obtido pela relao entre a excentricidade da ligao (ec) e o comprimento da ligao (Lc), Figura 2.5.

Figura 2.5 Parmetros para a determinao do Ct (Fonte: Maiola e Malite, 2007) Ao se finalizar o procedimento supracitado, a resistncia de calculo trao ser o menor dos valores obtidos para os estados limites ltimos, seja ele o escoamento da seo bruta ou ruptura da seo efetiva.

2.1.3 Verificao da esbeltez mxima para trao


Quanto ao estado limite de servio deve ser verificado o ndice de esbeltez mximo (max). A esbeltez, excetuando-se tirantes de barras redondas pr-tensionadas, no pode, exceder o valor limite de 300. Para peas compostas necessrio a verificao do perfil composto e realizar tambm a anlise dos componentes da composio separadamente, como apresentado na Figura 2.6.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

31

Figura 2.6 Perfil composto por dupla cantoneira (Fonte: NBR 8800:2008)

2.2 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE COMPRESSO


Para Queiroz (1993) barras solicitadas por foras normal de compresso esto sujeitas aos estados limites de instabilidade da pea como um todo e de instabilidade local. Em outras palavras tm-se que elementos submetidos compresso tendem a sofrer o colapso por escoamento da seo, ou instabilidade global da barra (Figura 2.7) ou instabilidade local dos elementos que compem o perfil (almas, abas e mesas).

Figura 2.7 Colapso pela flambagem global em um ensaio de compresso (Fonte: Albuquerque e Santos, 2008)
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

32 Segundo Paula (2002) entende-se por estabilidade de uma estrutura a sua capacidade de suportar um determinado carregamento sem ocorrer nenhuma alterao significativa em sua configurao de equilbrio. Ao fenmeno da passagem de uma forma de equilbrio para outra denominado por instabilidade.

2.2.1 Tenso Crtica de Flambagem


Ferreira (2004) relata em seus estudos que as barras comprimidas podem estar sujeitas a flambagem por flexo, com seo transversal girando segundo os eixos x ou y, ou a flambagem por toro, com seo flambando em torna do eixo z, ou flambagem por flexotoro, que a combinao dos efeitos. A Figura 2.8 representa as formas de colapso preconizadas na norma de ao.

Figura 2.8 - Tipos de instabilidades considerados para determinar a carga crtica (Fonte: Santos, 2009) Dependendo da simetria do perfil alguns dos casos de flambagem so desconsiderados, como exemplo desse caso cita-se os perfis duplamente simtricos no considerada a carga que ocasionar a flambagem por flexo-toro.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

33 A norma e a literatura tcnica contemplam que a carga crtica de flambagem representada pela menor das cargas calculadas para as formas de colapso consideradas acima.

2.2.2 Flambagem Global


O estudo da flambagem na pea linear como um conjunto realizado pela determinao da carga crtica de flambagem para elementos comprimidos, no regime elstico, considerando a teoria de 2 ordem e algumas hipteses, tais como: elemento prismtico e perfeitamente reto; material elstico (lei de Hooke); fora aplicada lentamente e perfeitamente centrada; sees planas permanecem planas (lei de Navier); teoria dos pequenos deslocamentos; ausncia de imperfeies iniciais e tenses residuais (Paula, 2002). A anlise do fenmeno de instabilidade estudado realizado atravs do elemento comprimido axialmente, em sua posio inicial e deslocado (Figura 2.9).

Figura 2.9 Elemento articulado comprimido axialmente (Fonte: Paula, 2002) Para a flambagem global, a verificao feita com o clculo da esbeltez reduzida, esse procedimento leva em considerao os coeficientes que devem ser utilizados para encontrar a fora normal resistente de clculo.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

34

2.2.3 Flambagem Local


O estudo da flambagem local enfoca a teoria da flambagem de placas que constituem o perfil, esse estudo realizado atravs da Teoria da Estabilidade Elstica, Ferreira (2004). A Teoria da Estabilidade Elstica estabelece que a equao diferencial (2.1) reja o problema da flambagem local. A Figura 2.10 considera o elemento de placa enunciado pela equao. (2.1)

Figura 2.10 - Elemento de placa para anlise do colapso local (Fonte: Santos, 2009) Segundo Ferreira (2004) o enfoque da teoria supracitada no adequada para o dia a dia dos engenheiros estruturais, devido sua complexidade, pois envolve formulao com equao diferencial de 4 ordem com derivadas cruzadas. Uma alternativa adotada pela NBR 8800:2008 o uso de frmulas empricas de uso prtico. Para a verificao da flambagem local necessrio verificar a relao largura/espessura para o os componentes do perfil. O parmetro Q, definido na norma de ao, quantifica a flambagem das mesas e da alma do perfil (Figura 2.11).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

35

Figura 2.11 Elementos verificados na flambagem local (Fonte: Ferreira, 2004)

2.2.4 Verificao da esbeltez mxima para compresso


Atualmente, existe uma grande tendncia de se trabalhar com sees transversais que consumam poucos materiais a fim de se obter um aspecto de leveza nas edificaes. Por esse motivo, os projetistas tm utilizado freqentemente barras de seo transversal aberta e paredes delgadas, as quais tornam as estruturas esbeltas e mais leves. A esbeltez excessiva d a impresso de fragilidade e apresenta elementos sujeitos a vibraes acima do permitido pela norma. Para completar o dimensionamento da seo, deve ser verificado os estados limites de servio e ruptura que esto relacionados esbeltez da barra. A NBR 8800:2008 define que a esbeltez mxima para elementos comprimidos equivale a 200.

2.3 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE FLEXO


Para o dimensionamento de elementos estruturais sujeitos flexo no estado limite ltimo, so feitas verificaes das resistncias ao esforo cortante e ao momento fletor. mister salientar que alm desses critrios, deve ser feita a verificao da flecha mxima (estado limite de utilizao). Quanto flexo os elementos, comumente as vigas, podem atingir os seguintes estados limites ltimos: Flambagem local da mesa comprimida (FLM); Flambagem local da alma (FLA);
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

36 Flambagem lateral com toro (FLT); Plastificao total da seo transversal. A flambagem local reduz o momento resistente da seo a partir da perda de estabilidade de um dos componentes do perfil, que pode ser a alma (Figura 2.12) ou a mesa comprimida (Figura 2.13). Para a anlise da flambagem local, utilizada como parmetro a esbeltez de cada componente .

Figura 2.12 - Flambagem local da alma - FLA (Fonte: Pfeil e Pfeil, 2000)

Figura 2.13 - Flambagem local da mesa comprimida FLM (Fonte: Pfeil e Pfeil, 1995) A flambagem lateral com toro, ilustrada na Figura 2.14, decorre da perda do equilbrio no plano principal de flexo (Pfeil e Pfeil, 2000) e tambm analisada a partir da esbeltez da

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

37 pea, relacionando o comprimento destravado (Lb) e o raio de girao em relao ao eixo y da seo transversal (ry).

Figura 2.14 - Flambagem lateral com toro FLT (Fonte: Pfeil e Pfeil, 2000) O valor de comparado com o limite de esbeltez p, definido na norma NBR 8800:2008 para cada tipo de seo e o material. Para valores abaixo do limite p, no haver flambagem e o momento resistente adotado na plastificao total da seo transversal. Caso ultrapasse esse valor, feita a verificao do tipo de flambagem, que pode ser elstica ou inelstica. A flambagem ser elstica para valores de maiores que um valor limite r, definido por norma, ou inelstica para valores menores. De forma anloga, feita a anlise para esforos cisalhantes, cujos efeitos so considerados apenas na alma (Perfil I e U). Para o esforo cisalhante feita a verificao de flambagem na alma e plastificao da seo transversal. A NBR 8800:2008 prescreve em seu ANEXO C a flecha mxima (limite de utilizao), que dada de acordo com o tipo de estrutura a ser projetada. O deslocamento da estrutura deve ser calculado pela teoria das linhas elsticas ou por softwares especializados e capacitados.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

38

2.4 BARRAS SUBMETIDAS A ESFOROS DE FLEXO-COMPRESSO


Pinheiro (2005) afirma que no caso de flexo composta, no s feita a verificao para o esforo normal ou para a flexo, sendo tambm necessrio realizar a interao entre os dois tipos de esforos. Os Estados Limites aplicveis para a verificao dos esforos compostos englobam todos os esforos solicitantes existentes na barra. A verificao deve ser individual para cada solicitao e depois averiguar a resistncia do perfil quando os carregamentos atuam em conjunto.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

39

AUTOMATIZAO DO DIMENSIONAMENTO

Yamamoto e Oliveira Neto (2001) averiguam que a utilizao de programas computacionais torna eficaz, segura e precisa a determinao da resistncia de clculo dos elementos de barras, desta maneira, tornando mais confivel e econmico o trabalho do engenheiro projetista. Com o recente avano e sofisticao tecnolgica, os problemas de engenharia esto sendo tratados com maior agilidade.. Resolver esses problemas analiticamente muitas vezes implica em impor restries geomtricas ao problema ou mesmo introduzir simplificaes nos clculos ou arredondamentos, tornando a verificao mais distante da realidade. No presente trabalho apresenta-se uma plataforma computacional que possui um mdulo de auxlio a projeto de elementos lineares, esse mdulo realiza automaticamente os procedimentos para determinao das resistncias de clculo de elementos estruturais em ao, quanto s solicitaes normais (trao e compresso), solicitaes em barras fletidas (flexo e fora cortante) e combinadas, seguindo a norma NBR 8800:2008. Nos tpicos que seguem ser apresentada formulao matemtica implementada na seo de dimensionamento de projeto de barras na ferramenta Web Steel.

3.1 DIMENSIONAMENTO DE PEAS TRACIONADAS 3.1.1 Perfis L, 2L, U e I


Dados de entrada

Os parmetros iniciais para a verificao trao so incgnitas usuais na elaborao de projetos de elementos lineares. A ressalva que se faz a importncia da definio da ligao nas peas tracionadas, pois elas influenciam diretamente no clculo da rea lquida efetiva. Resumidamente os parmetros iniciais, a saber: Esforo solicitante de trao (Nt,sd); Comprimento de flambagem da pea nas direes x e y.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

40 Propriedades mecnicas do ao (Tenso de escoamento, Tenso de ruptura, Mdulo de elasticidade transversal e Mdulo de elasticidade longitudinal); Coeficientes de ponderao - a1, a2 (NBR 8800:2008 4.8.2.3 Tabela 3); Comprimento efetivo da ligao, excentricidade da ligao (NBR 8800:2008 5.2.5 c); Tipo de ligao, nmero de parafusos na linha de ruptura e dimetro dos parafusos (NBR 8800:2008 6.3.6 Tabela 12).

Verificao do escoamento da rea bruta [NBR 8800:2008 (5.2.2-a)]

A resistncia de clculo da seo bruta fornecida pela equao (3.1). (3.1)

A verificao da pea se d pelo atendimento da equao (3.2). (3.2) Verificao da ruptura da seo lquida [NBR 8800:2008 (5.2.2-b)]

A resistncia de clculo da seo lquida efetiva fornecida pela equao (3.3). (3.3)

Como para seo bruta a verificao da pea se d pelo atendimento da equao (3.2). Na equao (3.3) o termo Ae representa a rea lquida efetiva que est definida na NBR 8800:2008 na seo 5.2.5 pela formulao (3.4). (3.4) O coeficiente de reduo Ct presente na equao (3.4) referenciado na NBR 880:2008 em 5.2.5 c, a equao que descreve o fenmeno est definida pela equao (3.5).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

41 (3.5) A rea lquida da barra (An) detalhada na seo 5.2.4 da NBR 8800:2008, essa rea dependente do tipo de ligao e sua disposio. Quando for uma ligao soldada o A n coincide com a rea bruta, se for parafusada o gabarito da ligao define a linha de ruptura. A equao (3.6) demonstra a frmula de clculo. (3.6)

Na verso atual do Web Steel foi implantada apenas a verificao de barras cujas ligaes tm furos alinhados, os quais so os mais comuns na prtica. Em uma futura atualizao sero implantados os furos em zig-zag. Verificao da esbeltez mxima em peas tracionadas [NBR 8800:2008 (5.2.7)]

Para perfil simples a verificao segue as equaes (3.7) e (3.8), no caso de um perfil composto tambm deve ser analisado as peas da composio separadamente, como mostra a equao (3.9). Depois de identificado a esbeltez compara-se como mostrado em (3.10). (3.7)

(3.8)

(3.9)

(3.10)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

42

3.2 DIMENSIONAMENTO DE PEAS COMPRIMIDAS 3.2.1 Perfis I e U


Dados de entrada

Os dados de entrada para o dimensionamento compresso so correspondentes ao da trao alterando o sentido do esforo e excluindo a necessidade. Resumidamente os parmetros iniciais, a saber: Esforo solicitante de compresso (Nc,sd); Comprimento de flambagem KxLx, KyLy e KzLz (NBR 8800:2008 E.2 - Tabela E.1) Propriedades mecnicas do ao (Tenso de escoamento, Tenso de ruptura, Mdulo de elasticidade transversal e Mdulo de elasticidade longitudinal); Coeficientes de ponderao - a1, a2 (NBR 8800:2008 4.8.2.3 Tabela 3);

Estudo da Flambagem Local [NBR 8800:2008 (ANEXO F)] Mesas (Determinao de Qs)

A esbeltez da mesa (elemento AL apenas uma borda longitudinal vinculada) representada pela relao do comprimento do trecho apoiado e sua espessura. Para o perfil U temos a formulao (3.11) e para o perfil I a (3.12). (3.11)

(3.12)

O valor obtido para o perfil deve ser comparado aos valores limites definido pelas equaes (3.13) e (3.14) para perfis I e U laminados e (3.15) e (3.16) para perfil I soldado. As relaes limites constam na Tabela F.1 da norma de ao. (3.13)

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

43 (3.14)

(3.15)

(3.16)

O parmetro Kc definido na norma pela equao (3.17) e limitado na condio de (3.18). (3.17)

(3.18) O fator de reduo para a flambagem local da mesa o Qs e o mesmo est determinado nas equaes (3.19) a (3.21) para os perfis soldados e nas (3.19),(3.22) e (3.23) para perfis laminados. (3.19)

(3.20)

(3.21)

(3.22)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

44 (3.23)

Alma (Determinao de Qa) A esbeltez da alma (elemento AA duas bordas longitudinais vinculadas) representada pela formulao (3.24). O valor limite para esbeltez da mesa dado em (3.25). (3.24)

(3.25)

O fator redutor Qa expresso por (3.26) e (3.27). (3.26)

(3.27)

A rea efetiva (Aef) representada pelo equacionamento (3.28) e (3.29). (3.28)

(3.29)

Determinao de Q A determinao de Q realizada pelo produto dos fatores de reduo, como mostra (3.30) retirado de F.1.3 da NBR 8800:2008. (3.30) Estudo da Flambagem Global [NBR 8800:2008 (ANEXO E)]

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

45 O estudo da flambagem global tem a finalidade de determinar a carga de flambagem elstica Ne. A norma apresenta trs procedimentos distintos que variam de acordo com a simetria do perfil. O perfil I duplamente simtrico tem sua anlise resumida de (3.31) a (3.34). (3.31)

(3.32)

(3.33)

(3.34)

Os perfis U e 2L so monossimtricos necessitam dos valores da carga de flambagem nas direes x, y e z, sendo calculada a carga devido flexo-toro do perfil de ao para uma seo cujo eixo de simetria x perfil U (Equao (3.35) e (3.36)). (3.35)

(3.36)

Determinao de Nc,rd [NBR 8800:2008 (5.3.2)]

Para determinao da resistncia de clculo compresso necessrio obter o ndice de esbeltez reduzido ((3.37)), definido na seo 5.3.3.2 da NBR 8800:2008. Com o ndice de esbeltez reduzido encontra-se o fator de reduo associado compresso ((3.38) e (3.39)) e aplica-se a equao (3.40).

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

46 (3.37)

(3.38)

(3.39)

(3.40)

3.2.2 Perfis 2L
O estudo da compresso em perfil 2L segue os mesmos procedimentos da verificao do perfil U, sendo apenas mudanas na anlise da flambagem locas das abas. A flambagem global diferenciada do perfil U por ter o eixo de simetria sendo o y, esse fato modifica as variveis da equao (3.35). Estudo da Flambagem Local [NBR 8800:2008 (ANEXO F)] Abas (Determinao de Qs) A dupla cantoneira s apresenta elementos AL, sua verificao segue o procedimento das equaes (3.43), (3.44) e (3.45). (3.41)

(3.42)

(3.43)

O fator de reduo para a flambagem local, Qs calculado seguindo a formulao de (3.44) a (3.46).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

47 (3.44)

(3.45)

(3.46)

Determinao de Q Para perfis que s possuem elementos AL, por exemplo, cantoneira e dupla cantoneira, o fator de reduo Q representado por Qs.

3.3 DIMENSIONAMENTO DE PEAS A FLEXO 3.3.1 Perfis I e U


Dados de entrada

Para o dimensionamento de uma pea submetida a flexo necessrio conhecer os seguintes dados: Esforo cortante mximo (Vsd); Momento fletor solicitante (Msd); Comprimento efetivo de flambagem KxLx, KyLy e KzLz (NBR 8800:2008 E.2 Tabela E.1); Comprimento destravado da pea - Lb; Distncia entre os enrijecedores transversais a; Fator de modificao para momento fletor no uniforme - Cb (NBR 8800:2008 5.4.2.3 e 5.4.2.4); Propriedades mecnicas do ao (Tenso de escoamento, Tenso de ruptura, Mdulo de elasticidade transversal e Mdulo de elasticidade longitudinal); Coeficientes de ponderao - a1, a2 (NBR 8800:2008 4.8.2.3 Tabela 3);

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

48

Flambagem Local da mesa [NBR 8800:2008 (ANEXO G)]

A esbeltez da mesa representada do mesmo modo que foi feito no tpico do dimensionamento da compresso (Equao (3.11) e (3.12)). Os valores limites so diferenciados e so apresentados a seguir. (3.47)

(3.48)

(3.49)

A verificao da seo em ao requer o clculo do momento fletor no incio do escoamento (Mr), momento de plastificao (Mpl) e o momento fletor de flambagem elstica (Mcr). A formulao desses momentos so apresentadas em (3.50), (3.51), (3.52) e (3.53), respectivamente. (3.50)

(3.51)

(3.52)

(3.53) O momento resistente da mesa determinado pela relao dos limites de esbeltez, com mostra formulao (3.54) a (3.56).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

49 (3.54)

(3.55)

(3.56)

Flambagem Local da alma [NBR 8800:2008 (ANEXO G)]

A determinao do momento resistente da alma apresenta a mesma seqncia apresentada para a mesa, entretanto os valores limites de esbeltez so diferentes, a saber: (3.57)

(3.58)

Outro detalhe importante que o MCR nulo para a flambagem local da alma. Flambagem Lateral com toro [NBR 8800:2008 (ANEXO G)]

Nesse estudo a esbeltez do conjunto obtida pela relao do comprimento destravado e o raio de girao (3.59). Os valores limites so calculados como segue em (3.60) at (3.62). (3.59)

(3.60)

(3.61)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

50 (3.62)

O procedimento torna-se similar ao FLM tendo uma variao no valor de MCR, representado por: (3.63)

Resistncia de clculo ao momento fletor [NBR 8800:2008 (5.4.1.3)]

Com os trs valores do momento fletor para o FLM, FLA e FLT, o momento resistente da seo ser o menor dos trs. A verificao completa pela relao (3.64). (3.64) Verificao do esforo cortante [NBR 8800:2008 (5.4.3.1)]

O esforo cortante nas peas de ao verificado considerando apenas a alma como pea resistente, com esse fato o equacionamento (3.65) a (3.67) representa a determinao da esbeltez para verificao. (3.65)

(3.66)

(3.67)

Onde kv est definido na NBR 8800:2008 seo 5.4.3.1.1. O passo seguinte determinar a fora cortante correspondente plastificao da alma por cisalhamento (3.68).

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

51 (3.68) Aplicando os valores obtidos nas relaes (3.69), (3.70) e (3.71), obtm-se o esforo cortante resistente. (3.69)

(3.70)

(3.71)

A verificao do esforo cortante se d pelo atendimento da relao (3.72). (3.72)

3.4 DIMENSIONAMENTO DE PEAS A FLEXO-COMPRESSO 3.4.1 Perfis I e U


Quando estrutura est submetida combinao dos esforos necessrio averiguar cada um deles em separado e atender a situao de combinao de esforos definida na seo 5.5.1.2 da NBR 8800:2008. (3.73)

(3.74)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

52

WEB STEEL

O estudo e avaliao numrica das estruturas permitem sintetizar o problema atravs de certo nmero de interaes, oferecendo uma grande agilidade e praticidade para o processo. Chamberlain e Kripka (2005) relevam que com um computador, um sistema integrado poder ser executado em parte ou em totalidade com grande eficincia. Dentre as ferramentas mais utilizadas pelos projetistas da rea de estruturas esto os programas de computador, que permitem realizar modelos estruturais bastante sofisticados, mas que ainda assim exigem a sensibilidade e o conhecimento para interpretao de seus resultados (Gomes et al, 2008). Dentro deste contexto, apresenta-se neste captulo o desenvolvimento, caractersticas e funcionalidades de uma ferramenta computacional voltada para Internet aplicada ao auxlio no estudo e elaborao de projetos em estruturas de ao para elementos lineares. A plataforma Web Steel dividida em dois mdulos (mdulo didtico e mdulo de projeto). O mdulo didtico apresenta interfaces de auxlio para reviso da literatura tcnica das estruturas de ao e o mdulo de projeto contempla uma ferramenta de automatizao do dimensionamento dos elementos lineares. A seguir ser apresentado o ambiente computacional desenvolvido, as ferramentas necessrias para o seu desenvolvimento e suas principais funcionalidades, bem como uma descrio detalhada das etapas do processo de anlise numrica contida no mdulo de projeto.

4.1 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS


Para a elaborao da plataforma Web Steel se fez uso de diversas ferramentas, a elaborao de figuras e detalhes, para o mdulo didtico foram confeccionadas utilizando os pacotes Auto Cad 2009, Microsoft Power Point 2007 e Microsoft World 2007. No mdulo de projeto obteve-se o auxlio da ferramenta MathCad 14 e Microsoft Excel 2007 na elaborao do automatizador do dimensionamento. As ferramentas referenciadas anteriormente foram de suma importncia para composio do Web Steel, mas as trs ferramentas computacionais que facilitaram a construo da plataforma esto citadas a seguir.
Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

53

4.1.1 Linguagem HTML


Para criar e publicar pginas na internet torna-se fundamental aprender a linguagem HTML, que simples e pode ser aprendida sem maiores dificuldades. Isso justifica a sua utilizao no desenvolvimento da ferramenta, o estudo dessa linguagem permitiu a divulgao do produto desenvolvido pela web e sem a necessidade do usurio fazer uso de programas voltados para a Engenharia. De acordo com Godoy (2006), um documento HTML (HyperText Markup Language) um conjunto de instrues, usado para criar documentos hipertexto e que podem ser visualizados por um browser WWW (World Wide Web). O HTML informa ao navegador quais so os elementos que esto na pgina, quais arquivos (imagens, sons) ela contm e onde eles esto. Essa descrio feita por meio de comandos, os tags, que segundo Godoy (2006) so marcaes que informam ao browser como exibir o documento. Para Albuquerque (2002) os documentos HTML so organizados em hipertextos e interligados atravs de links, possibilitando uma maior agilidade no acesso s informaes. Nesse tipo de linguagem os links so representados por imagens ou textos, que uma vez selecionado permite que o usurio se desloque para outro documento.

4.1.2 Microsoft Publisher 2007


O Microsoft Publisher o programa do Microsoft Office, que utilizado para diagramao eletrnica, criao de pginas da web, elaborao de layouts com texto, grficos, fotografias, entre outros elementos. Essa ferramenta teve sua utilidade na estruturao das pginas da web, os seus artifcios permitem a confeco de ma interface para sites com eficincia e clareza para que o usurio acesse o sistema web. Outra vantagem destacada para a sua utilizao a facilidade que o produto oferece para modificao dos frames que compes o site. No tocante a esse assunto a plataforma Web Steel inicialmente foi desenvolvida no ambiente computacional Adobe Flash Scripit 2.0, mas aps sua concluso ficou evidenciado as dificuldades para modificaes que seriam necessrias.
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

54 Com base nesse fato e na dinmica de inovaes que os projetos de estruturas de ao sofrem com as inovaes tecnolgicas e construtivas percebeu-se a necessidade de um ambiente de desenvolvimento do site que permitisse maior agilidade para alteraes, sendo adotado o Microsoft Publisher.

4.1.3 Convert Spreadsheets


O conversor Spreadsheets apresenta entre tantas de suas funcionalidades a de transformar planilhas do Microsoft Excel em linguagem HTML, tornando-as interativas e dinmicas na web. O software um adicional que compem o Microsoft Excel, permitindo a converso dos seus grficos e planilhas para pginas web. Por exemplo, se uma clula do formulrio via web alterado, todo o clculo automaticamente atualizado as novas condies de contorno do problema. Essa ferramenta permitiu acelerar a elaborao da mdulo de projeto, pois permitiu a programao em Excel, com todos os recursos e agilidade do suite da Microsoft, e transforma conservando todos os recursos adotados inicialmente o arquivo em uma pgina da web. A Figura 4.1 ilustra uma das converses realizadas pelo Spreadsheets para o mdulo de projeto do Web Steel.

Figura 4.1 Exemplo de converso utilizada no Web Steel


Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

55

4.2 AMBIENTE COMPUTACIONAL E FUNCIONALIDADES


O ambiente proposto neste trabalho possui diversas funcionalidades que buscam proporcionar ao usurio maior facilidade na soluo do seu problema voltado ao dimensionamento de estruturas lineares de ao. Ele basicamente dividido em trs ambientes principais: a pgina inicial, o mdulo didtico e o mdulo de projeto.

4.2.1 Pgina Inicial


A ferramenta computacional elaborada para Internet aplicada ao estudo e projeto de estruturas de ao est locada no domnio da web pertencente Universidade Federal de Alagoas, o endereo eletrnico que permite o acesso a plataforma www.ctec.ufal.br/projeto/websteel. O usurio tambm pode remeter sugestes e crticas pela caixa postal eletrnica suporte.websteel@ctec.ufal.br. O ambiente contido na tela inicial do site apresentado na Figura 4.2. Os elementos que compem a pgina inicial so os links para os dois mdulos ofertados, para a apresentao da equipe tcnica e links de pginas da internet de grupos que colaboraram de alguma forma com o desenvolvimento da ferramenta.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

56

Figura 4.2 Pgina inicial do Web Steel A construo desse primeiro ambiente configura uma das qualidades da interface, a caracterstica expressa a facilidade do usurio de obter o caminho para a informao requerida. A estratgia de juntar em uma mesma plataforma questes relacionadas tanto aos aspectos tericos quanto prticos da elaborao de projetos estruturais tem o objetivo de criar um sistema integrado capaz de fornecer ao usurio uma viso abrangente das estruturas metlicas.

4.2.2 Mdulo Didtico


O ambiente pertencente ao mdulo didtico composto por subdivises que referenciam aos temas que auxiliam no dimensionamento de elementos lineares. As subdivises que formam esse mdulo so a seguinte: Aes e Segurana; Elementos tracionados; Elementos comprimidos; Elementos flexionados;
Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

57 Elementos Flexo-Comprimidos. Ao escolher uma das subdivises desse mdulo o usurio encaminhado para uma pgina da Web Steel na qual ele tem acesso s informaes tcnicas e normativas apresentadas de maneira simples e didtica. Nessa nova pgina, Figura 4.3, o usurio ter os assuntos referentes em tpicos e a opo de uma anlise de exerccios resolvidos.

Figura 4.3 Pgina do Web Steel com o contedo referente a Aes e segurana A funcionalidade do mdulo didtico abranger uma srie de recursos didticos para reviso dos critrios recomendados pela NBR8800/2008 para verificao e dimensionamento de elementos estruturais lineares de ao. Ciente da importncia de desenvolvimento e inovaes no tocante as estruturas de ao, o mdulo didtico foi incorporado na plataforma devido necessidade de revises tericas para as estruturas de ao. O material fornecido pelo mdulo retrata de maneira objetiva as verificaes e entendimento dos inmeros colapsos, Figura 4.4. Acoplar uma reviso tcnica a um programa que auxilia o engenheiro a dimensionar elementos lineares representa a necessidade de aplicar as definies tericas na concepo do
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

58 modelo real para projeto. Levando em conta essa necessidade o usurio pode acessar o referencial didtico quando estiver executando suas verificaes e dimensionamento no mdulo de projeto.

Figura 4.4 Mdulo didtico do Web Steel referenciando o as formas de colapso por trao

4.2.3 Mdulo de Projeto


O ambiente ao qual pertence o mdulo de projeto composto por subdivises que referenciam as solicitaes das peas lineares de ao: Trao; Compresso; Flexo; Flexo-Compresso. A representao da Figura 4.5 indica algumas das opes oferecidas pelo mdulo de projeto ao usurio.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

59

Figura 4.5 Tela inicial da pgina referente ao acesso do Mdulo de Projeto Flexo Ao acessar o esforo para dimensionamento o mdulo oferece a escolha da geometria do perfil do projeto, a depender do perfil escolhido possvel informar o modo de fabricao da pea (laminado ou soldado), Figura 4.5. A diversidade oferecida por este mdulo (Figura 4.6) foi proposital para atender as diferentes condies de projeto impostas por vias do arquitetnico ou por vias de execuo.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

60

Figura 4.6 Diversidade de perfis para elementos comprimidos A idia do desenvolvimento e da contnua atualizao da ferramenta por seus mentores permite ao grupo vislumbrar a adio futura da opo de perfis conformados a frio, alm de outras ampliaes que potencialize a plataforma Web Steel. As equaes e verificaes de instabilidade e solicitaes envolvidas na anlise do dimensionamento so as estabelecidas pela NBR 8800:2008. A caracterizao das mesmas foi apresentada no captulo 3. O mdulo de projeto fornece ao usurio dois processos de verificao: Planilhas HTML

Essa ferramenta de verificao e dimensionamento constituda de uma planilha que recorre a verificao de uma lista de perfis pr-estabelecida pelo programa (Figura 4.7),

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

61

Figura 4.7 - Planilha HTML com a diversidade de perfis e informaes da verificao Um adicional para essa ferramenta a quantificao da porcentagem de quanto um dado perfil est atendendo ou no as especificaes normativas, Figura 4.8.

Figura 4.8 Otimizao da verificao dos perfis


Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

62 Memorial de Clculo (MathCad)

Um dos artifcios fornecidos pela plataforma na web a obteno de forma prtica do memorial de clculo. Atualmente a discusso sobre a necessidade desse material na entrega do projeto vem ganhando espao, DAlambert (2010) enfatiza a importncia do memorial de clculo nas estruturas metlicas afirmando que um documento de suma importncia para modificaes ou ampliaes, facilitando a adoo e verificao dos critrios adotados. Essa outra ferramenta permite ao usurio a gerao automtica de um memorial de clculo a partir do preenchimento dos dados de entrada, Figura 4.9, essa material foi conformada com as necessidades que necessitam ser apresentadas no memorial.

Figura 4.9 Entrada de dados para gerao de memorial de clculo

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

63 O processo para elaborao de um projeto sofreu muitas modificaes com a introduo dos meios computacionais. Os dados de entrada e os resultados das anlises numricas so armazenados em relatrios internos do software sem apresentar uma formatao adequada. Transformar as informaes em documento corresponde a um adicional do trabalho. O objetivo dessa ferramenta automatizar esse processamento com apresenta a Figura 4.10.

Figura 4.10 Detalhamento das verificaes de uma perfil I laminado submetido a flexo Egle (2010) coletou dados no Instituto de Engenharia e relata que o fornecimento das informaes de clculo deve ser estabelecido em contrato, o fornecimento de tais informaes acrescem o preo do projeto em 30% nos honorrios.
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

64

4.3 EXEMPLOS DE APLICAO DA PLATAFORMA WEB STEEL


Esta seo apresenta a utilizao da ferramenta Web Steel para resoluo de exerccios encontrados na literatura tcnica.

4.3.1 Trao
A aplicao apresentada a seguir foi retirada do livro: Estruturas de ao,

DIMENSIONAMENTO PRTICO. 7ed, Pfeil e Pfeil (2000). (Exerccio 3.5.2 pgina 67) O tirante de uma trelia de telhado constitudo por duas cantoneiras 64x6,4 com ligao a uma chapa de n da trelia com espessura de 6,3mm, utilizando parafusos comuns de dimetro 12,7mm, com apenas um parafuso no plano de corte e comprimento total da ligao de 120mm. Determinar a resistncia de clculo do perfil. Acessando o mdulo de projeto na seo de trao em uma dupla cantoneira, obtm-se os resultados da Figura 4.11 e Figura 4.12.

Figura 4.11 Dados de entrada para verificao e dimensionamento de um perfil dupla cantoneira tracionado

Figura 4.12 Resultados do Web Steel para o perfil 2L 64x6,4

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

65 A comparao dos resultados da plataforma com a literatura tcnica para barras submetidas a esforos simples de compresso apresentada na Tabela 4.1.

Tabela 4.1 Comparao de resultados da trao: Web Steel x Literatura tcnica Resultados Ruptura da seo bruta Escoamento da seo lquida Esforo de trao (Pfeil e Pfeil, 200) NBR 8800:1986 345kN 339kN Esforo de trao (Web Steel) NBR 8800:2008 350kN 345,89kN

4.3.2 Compresso
A aplicao apresentada a seguir foi retirada do livro: Estruturas Metlicas. Clculos, detalhes, exerccios e projetos. 2ed, Pinheiro (2005). (Exerccio 2 pgina 71) Uma viga treliada tem uma diagonal com 2,50m de comprimento, sujeita a um esforo normal de compresso. Determinar o mximo esforo da dupla cantoneira 2L 2x1/4. Acessando o mdulo de projeto na seo de compresso em uma dupla cantoneira, obtm-se os resultados da Figura 4.13.

Figura 4.13 Resoluo do exerccio de compresso pelo Web Steel A comparao dos resultados da plataforma com a literatura tcnica apresentada na Tabela 4.2.
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

66 Tabela 4.2 - Comparao dos resultados da compresso: Web Steel x Literatura tcnica Esforo de compresso (Pinheiro, 2005) NBR 8800:1986 Esforo de compresso (Web Steel) NBR 8800:2008 66,811kN 69,42kN

4.3.3 Flexo
A aplicao apresentada a seguir foi retirada do livro: Estruturas de ao,

DIMENSIONAMENTO PRTICO. 6ed, Pfeil e Pfeil (1995). (Problemas Resolvidos 6.5.1 pgina 153) Determinar o momento resistente do perfil VS 500x86. Acessando o mdulo de projeto na seo de flexo em perfil I soldado VS, obtm-se os resultados da plataforma. A comparao com a literatura tcnica apresentada na Tabela 4.3.

Tabela 4.3 - Comparao dos resultados da flexo: Web Steel x Literatura tcnica Esforo de flexo (Pfeil e Pfeil, 1995) NBR 52670kN.cm 8800:1986 Esforo de flexo (Web Steel) NBR 51840kN.cm 8800:2008

4.3.4 Flexo-compresso
A aplicao apresentada a seguir foi retirada do livro: Estruturas de ao,

DIMENSIONAMENTO PRTICO. 7ed, Pfeil e Pfeil (2000). (Problemas Resolvidos 7.6.1 e 7.6.2 pgina 189) Uma coluna com extremidades indeslocveis de perfil CVS 450x116 de ao MR250 est sujeita a esforos permanentes: compresso P = 800kN e momento fletor de 50kN.m atuando no plano da alma. Verificar a segurana da coluna de 6m para duas situaes: 7.6.1 Com conteno lateral contnua no plano perpendicular a alma e 7.6.2 sem a tal conteno. Com o auxlio do mdulo de projeto da ferramenta Web Steel pode ser analisado a situao da coluna submetida a composio dos esforos de compresso e flexo. A comparao com a literatura tcnica apresentada na Tabela 4.4.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

67 Tabela 4.4 - Comparao dos resultados da flexo-compresso: Web Steel x Literatura tcnica Esforos resistentes Esforo de flexo-compresso (Pfeil e Pfeil, 1995) NBR 8800:1986 Esforo de flexo-compresso (Web Steel) NBR 8800:2008 Esforo de flexo-compresso (Pfeil e Pfeil, 1995) NBR 8800:1986 Esforo de flexo-compresso (Web Steel) NBR 8800:2008 Mr,d 59150kN.cm Nr,d 3153kN 7.6.1 59754,83kN.cm 3194,66kN 51220 kN.cm 2082kN 7.6.2 52146,43kN.cm 2275,84kN Exerccio

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

68

ESTUDO DE CASO

Neste captulo ser apresentado o desenvolvimento do projeto de um galpo com estrutura em ao, com a finalidade construtiva de cobrir uma rea de 20x30m e apresentar um p direito de 5m. A localizao do empreendimento a cidade de Macei. A elaborao do estudo de caso fomentada para apresentar uma aplicao prtica, no mbito da Engenharia Civil, da ferramenta de auxlio ao projeto de elementos lineares de ao Web Steel. A metodologia adotada referente s etapas de desenvolvimento de um projeto, na etapa de dimensionamento ser dado o enfoque na utilizao do Web Steel. Ressalva-se tambm que no ser apresentado o dimensionamento e detalhamentos das ligaes estruturais, entendendo no ser o objetivo desse estudo, mas compreendendo que essa uma etapa que demanda grande importncia nos projetos estruturais em ao, e que posteriormente ser contemplada pelo Web Steel. Um aspecto interessante desse projeto e que justifica sua escolha o fato dos elementos estruturais adotados contemplem os esforos compresso, trao, flexo e flexo-compresso, que esto disponveis para verificao e dimensionamento da ferramenta apresentada neste trabalho. Para a elaborao do referido estudo de caso, alm do Web Steel, se fez uso dos programa para anlise de esforos Ftool. As normas empregadas foram: NBR 8800, NBR 8681 e NBR 6123. A seguir so apresentadas as etapas de projeto e o desenvolvimento do estudo de caso referente s mesmas.

5.1 LANAMENTO DA ESTRUTURA 5.1.1 Dados do projeto


O local idealizado para o galpo cidade de Macei. A localizao do local importante para a definio da ao do vento. Referente s aes, a definio do local e suas caractersticas possibilita o clculo da carga de vento, a velocidade bsica do vento adotada ser de v o = 30 m/s.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

69 As chapas de cobertura e tapamento (telhas) escolhidas para o projeto so as chapas de ao com corrugao trapezoidal (Figura 5.1). De acordo com Bellei (2003) esse tipo de chapa possui maior inrcia que as onduladas e permitem maior espaamento entre as vigas de apoio, tornando-as mais econmicas. A inclinao adotada no projeto de 10%, respeitando a mnima inclinao da chapa que de 5%. O peso da telha trapezoidal fornecido pelos fabricantes de 5kg/m.

Figura 5.1 Telha de ao trapezoidal O sistema estrutural adotado para a coberta corresponde a trelias em duas guas compostas por perfis laminados de ao ASTM-A36. As colunas sero compostas por perfis metlicos em I. Como sistema de contraventamento e apoio das telhas sero utilizados barras em U laminado.

5.1.2 Lanamento dos pilares


O lanamento dos pilares na estrutura geralmente lanado em cima de um projeto arquitetnico, como o presente estudo de caso no apresenta uma arquitetura definida ser adotado os pilares na sua posio convencional para um galpo, os quais ficam espaados entre quatro a seis metros normalmente. O espaamento adotado entre os pilares foi de seis metros, para cobrir a rea do empreendimento foram necessrias seis linhas de pilares. As colunas foram contraventados para garantir sua estabilidade. A Figura 5.2 apresenta a disposio das colunas em planta baixa com as dimenses do galpo.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

70

Figura 5.2 Locao dos pilares do galpo

5.1.3 Lanamento das trelias


O tipo de trelia utilizada para a coberta a trelia trapezoidal em duas guas. No foi considerado na escolha a trelia triangular, uma vez que esta no conveniente para as estruturas de ao que j apresentam deformaes considerveis. Para evitar a situao descrita a trelia trapezoidal mais aconselhvel, visto que no apoio acrescenta-se um montante, diminuindo as elevadas concentraes de tenses. A altura inicial da trelia de 50cm. A Figura 5.3 apresenta o posicionamento dos banzos, montantes e diagonais da trelia.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

71

Figura 5.3 Disposio dos elementos das trelias

5.1.4 Lanamento do contraventamento


As estruturas de ao so em sua maioria leves e esbeltas, provocando o surgimento de um fenmeno de instabilidade fora do plano principal. A verificao da estrutura aos fenmenos de instabilidade fora do plano, flambagem lateral por toro, elevam o peso da estrutura e as tornam mais onerosas. Uma soluo adotada a colocao de contraventamentos na estrutura, minimizando os fenmenos de instabilidade. Bellei (2003) define os contraventamentos como barras colocadas nas estruturas com a finalidade de garantir a estabilidade do conjunto durante a sua vida til e durante a fase de montagem, e para dar a estrutura uma rigidez espacial. Os contraventamentos utilizados so apresentados a seguir: a) Contraventamento vertical entre pilares (Figura 5.4);

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

72

Figura 5.4 Contraventamento vertical entre os pilares da estrutura b) Contraventamento horizontal no banzo superior (Figura 5.5); c) Contraventamento horizontal no banzo inferior (Figura 5.5).

Figura 5.5 Contraventamento no banzo superior e inferior

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

73 Os elementos de travamento da estrutura garantem a estabilidade global do galpo, para o objetivo do estudo de caso, o qual apresentar a utilidade da ferramenta Web Steel, no ser incorporado o dimensionamento desses elementos, visto que a primeira verso da plataforma no incorporou o estudo de contraventamentos. Essas peas na estrutura so indispensveis para a sua integridade, portanto com o desenvolvimento de novas verses da plataforma ser destinado um mdulo de clculo para os contraventamentos.

5.2 AVALIAO DAS AES


As aes consideradas para esse estudo so as aes corriqueiras consideradas nos projetos de estruturas em ao. As aes consideradas foram s seguintes:

5.2.1 Aes permanentes


Para o projeto considerou-se o peso prprio da estrutura e o peso do sistema de vedao (telhas). a) Peso Prprio A literatura tcnica exalta que as estruturas de ao possuem peso prprio equivalente de 0,1kN/m 0,15kN/m. No referido estudo foi adotado o peso prprio da estrutura de 0,15kN/m. Ao ser realizado o dimensionamento ser necessrio uma reviso do modelo para quantificar se a diferena de peso estimado e o obtido. Se houver diferena significativa o projeto deve ser revisado. b) Peso do sistema de vedao A carga das telhas foi determinada pelo catlogo, sendo equivalente 0,05kN/m.

5.2.2 Aes variveis


a) Sobrecarga A sobrecarga considerada foi a prevista nas especificaes do anexo B, item B.5.1 da NBR 8800 (2008), que informa um peso de 0,25kN/m, admitindo que essa sobrecarga englobe as

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

74 cargas decorrentes de instalaes eltricas e hidrulicas, de isolamento trmico e acstico e pequenas peas eventualmente fixadas na cobertura. b) Vento A anlise da ao do vento no galpo segue as recomendaes da NBR 6123 e software VisualVentos. As normas consideram o vento como uma carga esttica afetada por diversos coeficientes (Bellei, 2003). O detalhamento dos clculos do vento apresentado a seguir. Dados Geomtricos

Os dados geomtricos do galpo so condizentes com a Figura 5.6. Na Tabela 5.1 os mesmos so quantificados.

Figura 5.6 Esboo da geometria do galpo (Fonte: VisualVentos) Tabela 5.1 - Dimenses do galpo para o clculo do vento b a h p 20,00 m 30,00 m 5,50 m 5,71 6,00 m Menor dimenso Maior dimenso Altura reta da coberta Inclinao da coberta Distncia entre pilares na maior direo

Presso de obstruo

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

75 Para determinar a presso dinmica na estrutura necessrio conhecer a velocidade bsica do vento da regio (Vo), aplicar os fatores de influncia da topografia (S1), rugosidade do local (S2) e estatstico (S3). Conhecido a velocidade caracterstica (Vk) na estrutura possvel encontrar a presso dinmica por uma expresso definida na norma de vento. O processo pode ser resumido pelo seguinte equacionamento: (5.1)

(5.2) A velocidade bsica do vento adotada referente a cidade de Macei que segundo as isopletas, disponvel na NBR 6123, Vo= 30,00 m/s. Fator Topogrfico (S1) Terreno plano ou fracamente acidentado (S1 = 1,00). Fator de Rugosidade (S2) Foi adotada a categoria III, terrenos planos ou ondulados com obstculos, tais como sebes e muros, poucos quebra-ventos de rvores, edificaes baixas e esparsas. Classe B (maior dimenso entre 20m e 50m. A partir dos parmetros retirados da Tabela 2 da NBR6123 que relaciona Categoria e Classe (b = 0,94; Fr = 0,98; p = 0,10). (5.3)

Fator Esttico (S3) Adotado o grupo 3, edificaes e instalaes industriais com baixo fator de ocupao. (S3 = 0,95). Velocidade Caracterstica de Vento Substituindo os valores encontrados na equao (5.1), temos Vk.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

76 (5.4)

Aplicando o valor de Vk na equao (5.4), encontramos a presso de obstruo.

(5.5)

Coeficientes de presso e de forma, externos

Os valores dos coeficientes de presso e de forma, externos, para galpes (paredes e telhado) so apresentados nas Figura 5.7, Figura 5.8, Figura 5.9 e Figura 5.10.

Figura 5.7 Coeficientes de presso externo para as paredes, vento a 0 (Fonte: VisualVentos)

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

77

Figura 5.8 - Coeficientes de presso externo para as paredes, vento a 90 (Fonte: VisualVentos)

Figura 5.9 - Coeficientes de presso externo para o telhado, vento a 0 (Fonte: VisualVentos)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

78

Figura 5.10 - Coeficientes de presso externo para o telhado, vento a 90 (Fonte: VisualVentos) Coeficiente de presso interno

O coeficiente de presso interno depende da permeabilidade das paredes relacionadas com a maior ou menor rea de abertura que o galpo apresentar. Para o estudo convencionou-se que o galpo ter duas faces opostas igualmente permeveis, as outras faces impermeveis. Os valores dos coeficientes correspondem Cpi1 = 0,20 e Cpi2 = -0,30. Cargas do vento Resultantes

A determinao das cargas de vento resultantes realizada a partir da superposio dos coeficientes de presso interno e externo, com o coeficiente combinado (Cp) aplica-se a equao (5.6), obtendo o carregamento do vento em uma seo com um lance de pilares e trelia. (5.6) Depois de realizado o clculo concluiu que o problema apresenta quatro casos extremos para o vento, os carregamentos foram intitulados de vento1, vento2, vento3 e vento4 e esto apresentados respectivamente nas Figura 5.11, Figura 5.12, Figura 5.13 e Figura 5.14.
Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

79

Figura 5.11 Carregamento vento1 (Fonte: VisualVentos)

Figura 5.12 - Carregamento vento2 (Fonte: VisualVentos)

Figura 5.13 - Carregamento vento3 (Fonte: VisualVentos)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

80

Figura 5.14 - Carregamento vento4 (Fonte: VisualVentos)

5.2.3 Resumo das aes


Depois de apresentado as aes contempladas na anlise estrutural do galpo estudado, a Tabela 5.2 apresenta um quadro resumo das aes consideradas.

Tabela 5.2 Resumo das aes que atuam no galpo

Aes Permanentes

Peso Prprio (PP) Peso da Telha (PT) Sobrecarga (SC) Vento 1 (V1)

0,15kN/m 0,05kN/m 0,25kN/m Figura 5.11 Figura 5.12 Figura 5.13 Figura 5.14

Aes Variveis

Vento 2 (V2) Vento 3 (V3) Vento 4 (V4)

5.3 COMBINAES DAS AES


A anlise dos esforos ser realizada com o auxlio do programa Ram Advanse, esse programa permite a combinao automtica dos esforos, bastando apenas definir os coeficientes correspondentes aos especficos carregamentos.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

81 Segundo a NBR 8800 um carregamento definido pela combinao das aes que tm probabilidades no desprezveis de atuarem simultaneamente sobre a estrutura, durante um perodo de tempo. Tambm est preconizado na norma que as combinaes das aes devem ser realizadas a fim de se obter os efeitos mais desfavorveis para a estrutura. Com o intuito de atender os requisitos da norma o estudo feito para o galpo acarreta a considerao das Combinaes ltimas normais (5.7) e as Combinaes quase permanentes de servio (5.8). (5.7)

(5.8)

importante observar que as quatro aes do vento consideradas atuam de favorvel a estrutura, com isso importante destacar a presena de combinaes positivas (aes permanentes + sobrecarga) e combinaes negativas (aes permanentes + ao do vento). As combinaes positivas consideram as cargas gravitacionais, enquanto que a combinao negativa considera o vento levantando a estrutura. Considerando todas as situaes dos carregamentos, a Tabela 5.3 apresenta um resumo das combinaes admitidas para a anlise do galpo.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

82 Tabela 5.3 Resumo das combinaes dos esforos para anlise do galpo

Combinaes ltimas normais

Combinaes quase permanentes de servio

5.4 MODELO ESTRUTURAL E ESFOROS 5.4.1 Modelo estrutural do galpo


A visualizao do galpo e seus elementos estruturais no espao permitem um melhor entendimento da disposio das peas e da geometria do galpo. Atravs desse artifcio foi lanado o galpo no software Ram Advanse, o resultado apresentado na dededede. O dimensionamento das trelias deve ser realizado para as trelias do extremo (menos carregada) e as trelias centrais (mais carregadas), por uma questo de simplificao o projeto do galpo adotar peas iguais e dimensionadas para o pior carregamento. A disposio dos elementos e suas respectivas numeraes esto disponveis na Figura 5.15.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

83

Figura 5.15 Disposio e numerao dos elementos a serem dimensionados (Fonte: Ftool Two Dimensional) Para as estruturas de ao a anlise do travamento fora do plano torna-se de grande importncia na elaborao do projeto. Para simbolizar a significncia dessa definio dos contraventamentos modelou-se a trelia do galpo no software SGCT (2009). A anlise dos resultados est exposta na Figura 5.16. Nessa mesma ilustrao percebe-se o travamento da pea nos ns do banzo superior e em alguns ns referentes ao banzo inferior.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

84

Figura 5.16 Colapso da trelia do galpo simulado no plano e fora do plano (Fonte: SGCT,2009)

5.4.2 Anlise dos esforos solicitantes


Nessa seo so apresentados os esforos devido aos carregamentos estabelecidos para a estrutura. a) Peso Prprio A carga nodal obtida a partir dos clculos expostos em (5.9) e (5.10). (5.9)

(5.10)

A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o peso prprio apresentada na Figura 5.17. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

85

Figura 5.17 Carregamento do peso prprio da estrutura (Fonte: Ftool Two Dimensional) b) Peso Telha A carga nodal obtida a partir dos clculos expostos em (5.11) e (5.12). (5.11)

(5.12)

A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o peso da telha apresentada na Figura 5.18. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

86

Figura 5.18 Carregamento do peso da telha (Fonte: Ftool Two Dimensional) c) Sobrecarga A sobrecarga pode ser transformada em carga nodal a partir dos clculos expostos em (5.13) e (5.14). (5.13)

(5.14) A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o carregamento varivel referente sobrecarga apresentada na Figura 5.19. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

87

Figura 5.19 Carregamento varivel da sobrecarga (Fonte: Ftool Two Dimensional) d) Vento 1 A carga de vento calculada para o galpo quando mensurada em valor nodal preciso decompor a fora resultante na direo x e y. O procedimento segue as equaes (5.15) a (5.19). (5.15)

(5.16)

(5.17)

(5.18)

(5.19) A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o carregamento varivel referente ao vento 1 apresentada na Figura 5.20. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

88

Figura 5.20 Carregamento varivel do vento 1 (Fonte: Ftool Two Dimensional) e) Vento 2 O procedimento para obteno da carga nodal na tesoura segue as equaes (5.20) a (5.24). (5.20)

(5.21)

(5.22)

(5.23)

(5.24) A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o carregamento varivel referente ao vento 2 apresentada na Figura 5.21. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

89

Figura 5.21 Carregamento varivel do vento 2 (Fonte: Ftool Two Dimensional) f) Vento 3 O procedimento para obteno da carga nodal na tesoura para o vento 3 segue as equaes (5.25) a (5.34). (5.25)

(5.26)

(5.27)

(5.28)

(5.29)

(5.30)

(5.31)

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

90 (5.32)

(5.33)

(5.34) A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o carregamento varivel referente ao vento 3 apresentada na Figura 5.22. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Figura 5.22 Carregamento varivel do vento 3 (Fonte: Ftool Two Dimensional) g) Vento 4 O procedimento para obteno da carga nodal na tesoura para o vento 4 segue as equaes (5.35) a (5.44). (5.35)

(5.36)

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

91 (5.37)

(5.38)

(5.39)

(5.40)

(5.41)

(5.42)

(5.43)

(5.44) A estrutura representada com o seu carregamento nodal para o carregamento varivel referente ao vento 4 apresentada na Figura 5.22. Os esforos solicitantes para essa situao apresentam-se no APNDICE A.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

92

Figura 5.23 Carregamento varivel do vento 4 (Fonte: Ftool Two Dimensional)

5.4.3 Esforos solicitantes crticos


Analisado os carregamentos e os esforos combinados ocasionados pelos mesmos se faz necessrio determinar a envoltria de esforos para cada componente da estrutura. Na Tabela 5.4 visualizamos a envoltria dos esforos para os pilares.

Tabela 5.4 Envoltria de esforos solicitantes para os pilares ELEMENTOS PILARES Normal (kN) -38,25 25,2 Cortante (kN) -88,62 10,1 Fletor (kN.cm) -462,3 1008

A tesoura do galpo apresenta esforos crticos e que foram utilizados para o dimensionamento dos elementos. A Figura 5.24 ilustra as peas dimensionadas e a Tabela 5.5 apresenta os valores de tais esforos solicitantes.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

93

Figura 5.24 Estrutura do galpo com representao dos elementos e tipo de solicitao crtica Tabela 5.5 Esforos crticos na tesoura central do galpo ELEMENTOS 23 35 48 DIAGONAIS 16 2 6 8 BANZO INFERIOR 10 10 45 BANZO SUPERIOR 49 MONTANTES Normal (kN) -44,7 49,5 57 -42,6 64,6 -118 139,6 147,1 -68,5 -147,5 278,5

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

94

5.5 DIMENSIONAMENTO
O dimensionamento da estrutura metlica facilitado pelo uso da ferramenta apresentada no trabalho. Com os esforos obtidos aps a anlise estrutural o dimensionamento torna-se otimizado com o uso da ferramenta Web Steel.

5.5.1 Trelias
Os resultados obtidos com a ferramenta de clculo estrutural Web Steel para as trelias so apresentados na Tabela 5.6.

Tabela 5.6 Dimensionamento da tesoura com o Web Steel ELEMENTOS MONTANTES 23 35 48 DIAGONAIS 16 2 6 BANZO INFERIOR 8 10 10 BANZO SUPERIOR 45 49 N,s (kN) -44,7 49,5 57 -42,6 64,6 -118 139,6 147,1 -68,5 -147,5 278,5 N,d (kN) -66,6 50,64 73,4 -42,75 73,4 -141,64 213,89 213,89 -141,64 -247,67 282,62 FOLGA 48,99% 2,30% 28,77% 0,35% 13,62% 20,03% 53,22% 45,40% PERFIL 2L 32x6,4 2L 25x3,2 2L 25x4,8 2L 25x4,8 2L 25x4,8 U 6" x 15,6 U 6" x 12,2 U 6" x 12,2 MASSA (kN/m) 0,057 0,035 0,035 0,035 0,035 0,156 0,122 0,122 0,156 0,205 0,156 U 8" x 20,5 U 6" x 15,6 2L 25x4,8 ADOTAR 2L 32x6,4

106,77% U 6" x 15,6 67,91% 1,48% U 8" x 20,5 U 6" x 15,6

Os valores apresentados na Tabela 5.6 demonstram a praticidade e agilidade que a ferramenta oferece ao dimensionamento das estruturas metlicas. possvel perceber tambm a otimizao do dimensionamento e propicia uma melhor anlise dos valores limites para as diversas formas de colapso.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

95

5.5.2 Pilares
O dimensionamento dos pilares seguiu as prescries normativas e apoiou-se na verificao gerada pelo Web Steel. A Tabela 5.7 resume as resistncias de clculo do perfil I que compem o pilar.

Tabela 5.7 - Dimensionamento dos pilares de acordo com o Web Steel ELEMENTOS PILARES VS 225 x 22 N,s (kN) -38,25 25,2 N,d (kN) -111,85 480,74 V,s (kN) -88,62 10,1 V,d (kN) 168,75 M,s (kN.cm) -462,3 1008 M,d (kN.cm) 2463,93

5.5.3 Teras
Para o dimensionamento das teras ser adotado o peso da estrutura equivalente a 0,10kN/m, o peso da telha de 0,05kN/m e sobrecarga 0,25kN/m. A carga de vento admitida distribuda sobre as teras. O clculo da carga linear utilizada nas teras apresentado nas equaes (5.45), (5.46), (5.47) e (5.48). (5.45)

(5.46)

(5.47)

(5.48) Com o auxlio do programa para anlise estrutural (FTOOL), Figura 5.25, encontrou-se os valores apresentados na para os esforos devido as aes atuantes nas teras.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

96

Figura 5.25 Modelo para anlise estrutural das teras do galpo (Fonte: Ftool Two Dimensional) Tabela 5.8 Esforos para os carregamentos atuantes nas teras Peso Prprio Cortante Fletor (kN) (kN.cm) 0,3 40,0 Sobrecarga Cortante Fletor (kN) (kN.cm) 1,5 230,0 Peso da Telha Cortante Fletor (kN) (kN.cm) 0,3 40,0 Vento Cortante Fletor (kN) (kN.cm) -2,6 -40,0

Com os esforos retirados da estrutura realiza-se a combinao dos mesmos e obtm-se a situao apresentada na Tabela 5.9.

Tabela 5.9 Combinao dos esforos na tera Cortante (kN) C1 C2 Cn 3,1 -3,0 1,2 Fletor (kN.cm) C1 C2 Cn 335,0 265,7 254,0

O dimensionamento das teras seguiu o exigido pela NBR 8800:2008, incluindo a verificao de uma carga aplicada no centro da pea equivalente a 1kN (Instalador da pea). Os clculos foram auxiliados pela ferramenta de flexo do Web Steel e os resultados expostos na Tabela 5.10.

Tabela 5.10 Perfil e resistncia calculado pelo Web Steel ELEMENTO TERAS U 4"x9,30 Md (kN.cm) 384,64 Vd (kN) 95,55

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

97

5.6 REVISO DO MODELO


O dimensionamento das estruturas de ao realizado de uma forma interativa, ou seja, aps realizado o primeiro lanamento das estruturas necessrio conferir os quantitativos dos elementos que compem a estrutura. A quantificao do galpo est apresentada na Tabela 5.11.

Tabela 5.11 Quantitativo do peso da estrutura metlica ELEMENTOS Montante Diagonal Banzo inferior Banzo superior Tera PERFIL 2L 32X6,4 2L 25x4,8 U 6"x15,6 U 8"x20,5 U 4"x9,3 COMPRIMENTO (m) 58,2 135,24 120 121,2 360 MASSA (kg/m) 5,7 3,5 15,6 20,5 9,3 TOTAL (kg) kg/m MASSA (kg) 331,74 473,34 1872 2484,6 3348 8509,68 14,1828

A comparao do peso real da estrutura comparada ao peso prprio adotado inicialmente no dimensionamento da estrutura. Como o inicial adotado correspondia a 15kg/m, o valor real da estrutura satisfaz a condio de diferena entre 10% a 15%.

5.7 DETALHAMENTO
A etapa de elaborao dos desenhos arquitetnicos faz parte da concepo do projeto estrutural. Essa etapa constitui a parte que requer o mximo de esclarecimento para os profissionais executores da obra, sendo um dever do projetista informar com maior rigor as consideraes no dimensionamento da estrutura. A Figura 5.26 ilustra a planta de forma do galpo e a Figura 5.27 apresenta a tesoura a ser executada.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

98

Figura 5.26 Forma da estrutura metlica do galpo

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

99

Figura 5.27 Perfis que compem as trelias do galpo

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

100

CONSIDERAES FINAIS

O trabalho aqui exposto abordou o estudo e dimensionamento de estruturas lineares em ao. Na elaborao de um projeto estrutural, muitas ferramentas computacionais so utilizadas pelos projetistas, a plataforma Web Steel mais uma alternativa para auxlio na elaborao de projetos. A responsabilidade de disponibilizar a ferramenta Web Steel na internet representou a importncia de refinar ao mximo a plataforma, tanto o seu mdulo didtico quanto o mdulo de projeto. A avaliao da ferramenta consistiu de revises contnuas dos seus resultados pela equipe tcnica que o desenvolve, tambm contou com o auxlio de engenheiros projetistas para concepo e conformao do mdulo de projeto, adaptando-o as situaes reais e rotineiras do exerccio profissional. Outra avaliao da plataforma foi realizada em conjunto aos mestrandos e graduandos da disciplina Projeto de Estruturas de Ao e Madeira, ministrada na UFAL no semestre 2010.2. A averiguao ocorreu pela disponibilizao da ferramenta para a turma utilizar como um auxlio na elaborao de projetos, os alunos discutiram resultados e analisaram a praticidade do material desenvolvido fornecendo informaes que auxiliaram no desenvolvimento da ferramenta. No trabalho apresentado foram expostos alguns dos resultados de avaliaes propostas nas referncias tcnicas para verificao e testes da ferramenta. O desenvolvimento de um galpo em estrutura de ao possibilitou a verificao da etapa em que a ferramenta Web Steel ser utilizada na elaborao de um projeto, a sua versatilidade e agilidade para verificao de uma lista de perfis pr-selecionados foi constada na seleo dos perfis que melhor se comportassem aos nveis de solicitao da estrutura. A elaborao de uma plataforma computacional que oferea tanto condies de reviso dos conceitos fundamentais como planilhas de dimensionamento assume grande relevncia no meio tcnico e acadmico por se apresentar como uma ferramenta verstil e abrangente, quanto tanto pode facilitar o exerccio profissional quanto o aprendizado das estruturas metlicas. De acordo com DAlambert (2010) os softwares de anlise estrutural esto cada vez mais abrangentes, permitindo anlises mais complexas. Porm o problema principal continua sendo a concepo do sistema estrutural adequado. Em outras palavras considera-se que o segredo

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

101 do sucesso na elaborao do projeto estrutural est ligado experincia e capacidade do engenheiro estrutural. Nesse aspecto, pode-se dizer que a plataforma WebSteel fornece de certa forma um auxlio ao estudante/projetista, uma vez que contm um mdulo didtico permanentemente disponvel para consulta que pode facilitar o entendimento dos diferentes aspectos envolvidos no projeto. O desenvolvimento das ferramentas de dimensionamento de perfis de ao solicitados a diversos esforos e a elaborao de uma fonte de referncia ao estudo das estruturas metlicas, ajudar a divulgar o curso de Engenharia Civil e, por conseguinte, o prprio nome da Universidade Federal de Alagoas, destacando sua capacidade de desenvolver produtos voltados tanto para o processo ensino/aprendizagem quanto para o exerccio profissional. O carter prtico do produto permite alcanar o profissional que j est no exerccio da profisso munindo-o de informaes sobre o sistema construtivo em ao e ajudando-o a incorporar essa tecnologia no seu dia-a-dia. Alm disso, o carter didtico da plataforma tambm ajuda a capacitar o estudante em formao na universidade, ampliando, assim, seu campo de atuao aps o trmino da graduao.

6.1 SUGESTES PARA TRABALHOS FUTUROS


No desenvolvimento do trabalho foram surgindo questionamento e necessidades de estudos mais aprofundados de questes referentes geometria das peas de ao, aos carregamentos em eixos diversos da estrutura. O trabalho apresenta a primeira verso de uma ferramenta de auxilio aos projetos em estruturas de ao, o aperfeioamento dessa ferramenta ser intenso e contnuo com a reviso e melhoramento do que j foi desenvolvido e incorporao de mais ferramentas aos mdulos que forma o Web Steel. A seguir apresentam-se sugestes de trabalho para continuao do trabalho exposto. Automatizao do dimensionamento das ligaes soldadas de ao; Automatizao do dimensionamento das ligaes parafusadas de ao; Estudo dos elementos lineares com seo transversal tubulares; Anlise mais criteriosa dos perfis assimtricos, considerando os modelos mais complexos definidos na norma; Incrementar ao mdulo didtico o estudo das ligaes;

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

102 Programar as estruturas mistas na plataforma; Desenvolvimento da verificao de perfis formados a frio para o mdulo de projeto; Desenvolvimento de um programa para anlise dos esforos para ser utilizado via web; Implantao de um estudo avaliando a aceitabilidade do Web Steel no mercado; Diversificar os estudos das estruturas metlicas quanto a situao de incndio.

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

103

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT/ NBR 8800 (2008). Projeto de estruturas de ao e de estruturas mistas de ao e concreto de edifcios. 2008. Rio de Janeiro, Brasil. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT/ NBR 8800 (1986). Projeto e Dimensionamento de Estruturas de Ao em Edifcios. 1986. Rio de Janeiro, Brasil. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT/ NBR 8681 (2003). Aes e segurana nas estruturas - Procedimento. 2003. Rio de Janeiro, Brasil. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT/ NBR 6123 (1988). Foras devido ao vento em edificaes. 1988. Rio de Janeiro, Brasil. PFEIL, W.; PFEIL, M., 2000. Estruturas de ao, DIMENSIONAMENTO PRTICO. 7ed. LTC Editora. Rio de Janeiro, Brasil. PFEIL, W.; PFEIL, M., 1995. Estruturas de ao, DIMENSIONAMENTO PRTICO. 6ed. Livros Tcnicos e Cientficos Editora. 320p. Rio de Janeiro, Brasil. GERE, J. M., 2003. Mecnica dos materiais. Thomson editora. So Paulo, Brasil. HIBBELER, R. C., 2000. Resistncia dos materiais. 3ed. Livros tcnicos e cientficos editora. Rio de Janeiro. Brasil. CHAMBERLAIN, Z. M.; KRIPKA, M., 2005. Construo metlica. Estudos e pesquisas recentes. 1ed. Editora Universitria. Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. FERREIRA, W. G., 2004. Dimensionamento de elementos de perfis de ao laminados e soldados com exemplos numricos. 3ed. 175p. Grafer Editora Ltda. Vitria, Esprito Santo, Brasil. PINHEIRO, A. C. F. B., 2005. Estruturas Metlicas. Clculos, detalhes, exerccios e projetos. 2ed. Editora Edgar Blucher. So Paulo, Brasil. QUEIROZ, G., 1993. Elementos das Estruturas de Ao. 3ed. 455p. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Brasil. BELLEI, I. H., 2003. Edifcios Industriais em ao. 4ed. Editora PINI LTDA. So Paulo, Brasil. BELLEI, I. H.; PINHO, F. O.; PINHO, M. O., 2004. Edifcios de mltiplos andares em ao. 1ed. Editora PINI LTDA. So Paulo, Brasil.
Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

104 SANTOS, L. B., 2005. Contribuies ao estudo das cpulas metlicas. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo EESC/USP. So Carlos, So Paulo, Brasil. PAULA, G. D., 2002, Estudo terico-experimental de elementos comprimidos de ao: nfase em perfis soldados. Orientador: Roberto Martins Gonalves. Tese de Doutorado Universidade de So Paulo (USP). So Carlos, Brasil. MAIOLA, C. H.; MALITE, M., 2007. LIGAES PARAFUSADAS EM CHAPAS FINAS E PERFIS DE AO FORMADOS A FRIO. Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 9, n. 40, p.133-162. Escola de Engenharia de So Carlos EESC. Departamento de Engenharia de Estruturas. So Carlos, So Paulo, Brasil. YAMAMOTO, W.; OLIVEIRA NETO, L., 2001. Dimensionamento de elementos estruturais em ao, segundo a norma brasileira NBR8800/1986, utilizando o aplicativo Delphi 4.0. In: XXII CILAMCE 2001 - XXII Congresso Ibero-Latino Americano de Mtodos Computacionais para Engenharia, Anais. UNICAMP, Campinas, So Paulo, Brasil. SILVA, J. D. G. L.; CARNABA, L. L.; PAIVA, A. P. O.; SANTOS, L. B., 2009. Elaborao de uma ferramenta didtica para simulao do colapso por flambagem em trelias planas - SGCT. In: XXX CILAMCE 2009 XXX Congresso Ibero-Latino Americano de Mtodos Computacionais para Engenharia, Anais. UFRJ, Bzios, Rio de Janeiro, Brasil. GOMES W. J. S.; ALMEIDA, F. P. A.; SANTOS L. B., 2007. Programa computacional para anlise dinmica de prticos tridimensionais e sua aplicao no ensino de Engenharia. Macei. COBENGE (2007). LOURENO, P. B.; GOMES, A.; OLIVEIRA, D. V.; MARQUES, E. M.; VINAGRE, J.; OLIVEIRA, R., 1997. Sobre o Clculo Automtico no Projeto de Estruturas de Beto Armado. V Encontro Nacional de Mecnica Computacional. Universidade do Minho, Braga, Portugal. SANTOS, L. B., 2009. Barras submetidas fora axial de trao. Material Didtico ECIV 059 Estruturas de ao. Centro de Tecnologia. Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Macei, Brasil. SANTOS, L. B., 2009. Barras submetidas fora axial de compresso. Material Didtico ECIV 059 Estruturas de ao. Centro de Tecnologia. Universidade Federal de Alagoas UFAL. Macei, Brasil. GODOY, L., 2006. Introduo Linguagem HTML. Setor de Computao CDCC. Universidade So de Paulo (USP). Disponvel em: http://cdcc.sc.usp.br/tutorial/index.htm. Acesso em 28 de maio de 2010. ALBUQUERQUE, F., 2002. Linguagem HTML. Material Didtico. Departamento de Cincias da Computao. Universidade de Braslia (UNB). Disponvel em:

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

105 http://www.cic.unb.br/~fernando/matdidatico/textosintro/texto08.pdf. Acesso em 05 de junho de 2010. ALBUQUERQUE, M. P. S. M.; SANTOS, L. B., 2008. Simulao experimental da instabilidade de barras de seo transversal aberta e paredes delgadas. Relatrio final PIBIC (2007-2008). Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Macei, Brasil. VERZONI, J. E., 2008. O ao em edifcios de mltiplos andares. Revista CONSTUO METLICA Edifcios de mltiplos andares estruturados em ao, Vol. 88. Associao Brasileira de Estruturas Metlicas - ABCEM (2008). EGLE, T., 2010. Essencial, mas no confidencial. Revista tchne Memria de clculo (Entidades e calculistas questionam entrega do memorial junto com os projetos estruturais). Edio 159, 18 de junho de 2010. p. 46 a 52. DALAMBERT, F. C., 2010. Memria de clculo X estruturas metlicas. Revista tchne Memria de clculo (Entidades e calculistas questionam entrega do memorial junto com os projetos estruturais). Edio 159, 18 de junho de 2010. p. 52.

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

106

APNDICE A

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

107 Tabela A.1 - Anlise dos esforos na estrutura para os carregamentos do Peso prprio, peso da telha, sobrecarga, vento1 e vento2 Peso Prprio ELEMENTOS PILARES 1 18 3 5 7 9 11 20 23 26 29 32 14 17 35 33 38 40 43 46 Normal (kN) -9,0 -9,0 9,0 -6,8 -5,8 -3,1 -1,1 0,6 4,2 0,6 -1,1 -3,1 -5,8 -6,8 9,0 15,2 11,3 9,4 2,6 -1,3 Peso Telha Sobrecarga Normal Normal (kN) (kN) -3,0 -15,0 -3,0 -15,0 3,0 15,0 -2,3 -11,3 -1,9 -9,7 -1,0 -5,2 -0,4 -1,8 0,2 1,0 1,4 7,0 0,2 1,0 -0,4 -1,8 -1,0 -5,2 -1,9 -9,7 -2,3 -11,3 3,0 15,0 5,1 25,3 3,8 18,8 3,1 15,7 0,9 4,3 -0,4 -2,2 Vento 1 Cortante (kN) -7,2 7,2 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Vento 2 Cortante (kN) -3,6 3,6 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 25,8 25,8 25,8 17,5 15 4,4 -4,1 -11,3 -35,9 -11,3 -4,1 4,4 15 17,5 25,8 -39,2 -29,2 -13,3 9,9 23,5

Fletor (kN.cm) 720,0 720,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 12,9 12,9 12,9 8,8 7,5 2,2 -2,1 -5,7 -18,0 -5,7 -2,1 2,2 7,5 8,8 12,9 -19,6 -14,6 -6,7 5,0 11,8

Fletor (kN.cm) 360,0 360,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

DIAGONAIS

MONTANTES

108 Elementos 48 22 25 28 31 13 16 2 4 6 8 10 19 21 24 27 30 12 15 34 37 41 44 Peso Prprio Normal (kN) -3,9 -3,9 -1,3 2,6 9,4 11,3 15,2 0,0 13,6 23,3 32,2 34,6 33,4 33,4 34,6 32,2 23,3 13,6 0,0 -13,6 -23,4 -32,3 -34,7 Peso Telha Sobrecarga Normal Normal (kN) (kN) -1,3 -6,5 -1,3 -6,5 -0,4 -2,2 0,9 4,3 3,1 15,7 3,8 18,8 5,1 25,3 0,0 0,0 4,5 22,7 7,8 38,8 10,7 53,7 11,5 57,7 11,1 55,7 11,1 55,7 11,5 57,7 10,7 53,7 7,8 38,8 4,5 22,7 0,0 0,0 -4,5 -22,7 -7,8 -39,0 -10,8 -53,8 -11,6 -57,8 Vento 1 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Vento 2 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 32,9 32,9 23,5 9,9 -13,3 -29,2 -39,2 4,9 -30,1 -55,2 -67,8 -58,8 -38,1 -38,1 -58,8 -67,8 -55,2 -30,1 4,9 59,4 84,5 144,2 182,2

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 16,5 16,5 11,8 5,0 -6,7 -14,6 -19,6 2,5 -15,1 -27,6 -33,9 -29,4 -19,1 -19,1 -29,4 -33,9 -27,6 -15,1 2,5 29,7 42,3 72,1 91,1

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

BANZO SUPERIOR

BANZO INFERIOR

109 Elementos 47 49 51 50 45 42 39 36 Peso Prprio Normal (kN) -33,5 -30,3 -30,3 -33,6 -34,7 -32,3 -23,4 -13,6 Peso Telha Sobrecarga Normal Normal (kN) (kN) -11,2 -55,8 -10,1 -50,5 -10,1 -50,5 -11,2 -56,0 -11,6 -57,8 -10,8 -53,8 -7,8 -39,0 -4,5 -22,7 Vento 1 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Vento 2 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 208,5 227,8 227,8 208,5 182,2 144,2 84,5 59,4

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 104,3 113,9 113,9 104,3 91,1 72,1 42,3 29,7

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

110 Tabela A.2 - Anlise dos esforos na estrutura para os carregamentos do vento3 e vento4 ELEMENTOS PILARES 1 18 3 5 7 9 11 20 23 26 29 32 14 17 35 33 38 40 43 46 48 22 Normal (kN) 18,3 26,6 18,3 10,8 9,3 -1,1 -9,7 -17,2 -31,3 -2,5 2,6 8,8 16,7 19,8 26,8 -24,2 -18,1 3,3 23,5 35,7 44,4 13,0 Vento 3 Cortante (kN) -63,3 -62,6 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Fletor (kN.cm) 330,9 -330,2 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Normal (kN) 6,2 14,2 6,2 2,7 2,3 -2,9 -7,3 -11,2 -14,1 2,3 4,0 6,2 9,2 10,7 14,2 -6,0 -4,5 8,7 17,7 23,3 27,4 -1,6 Vento 4 Cortante (kN) -53,6 -60,2 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Fletor (kN.cm) 297,1 -303,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

DIAGONAIS

MONTANTES

111 Elementos 25 28 31 13 16 2 4 6 8 10 19 21 24 27 30 12 15 34 37 41 44 47 49 51 Vento 3 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Vento 4 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 5,3 -6,4 -26,7 -32,9 -44,9 -69,4 -91,0 -106,5 -103,4 -81,9 -50,6 -24,2 -28,9 -23,1 2,1 30,3 69,9 48,3 63,9 114,5 146,7 169,1 185,4 210,9

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) -4,7 -9,7 -18,6 -17,9 -24,0 -65,8 -71,2 -75,1 -66,9 -50,7 -30,3 -6,0 -1,9 7,0 24,6 39,9 61,4 20,1 23,9 45,9 59,9 69,7 76,8 101,5

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

BANZO SUPERIOR

BANZO INFERIOR

112 Elementos 50 45 42 39 36 Vento 3 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Vento 4 Cortante (kN) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 193,7 170,1 136,1 82,6 54,2

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Normal (kN) 93,7 83,1 67,7 43,5 26,1

Fletor (kN.cm) 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

113 Tabela A.3 Combinao dos esforos axiais Elementos PILARES 1 18 3 5 7 9 11 20 23 26 29 32 14 17 35 33 38 40 43 46 48 22 25 C1 -38,3 -38,3 38,3 -28,9 -24,7 -13,2 -4,7 2,6 17,9 2,6 -4,7 -13,2 -24,7 -28,9 38,3 64,6 48,0 40,0 11,1 -5,5 -16,6 -16,6 -5,5 C2 24,1 24,1 48,1 15,4 13,3 2,0 -7,2 -15,0 -44,7 -15,0 -7,2 2,0 13,3 15,4 48,1 -34,6 -25,8 -6,1 17,3 31,2 40,9 40,9 31,2 Normal (kN) C3 C4 6,1 6,1 30,1 3,2 2,8 -1,1 -4,3 -7,1 -19,5 -7,1 -4,3 -1,1 2,8 3,2 30,1 -7,2 -5,4 3,2 10,4 14,7 17,8 17,8 14,7 13,6 25,2 37,6 6,1 5,3 -5,7 -15,0 -23,3 -38,2 -2,7 2,2 8,2 15,6 18,7 49,5 -13,6 -10,3 17,2 36,4 48,2 57,0 13,0 5,7 C5 -3,3 7,9 20,7 -5,3 -4,5 -8,2 -11,7 -14,9 -14,1 4,0 4,1 4,5 5,1 5,9 31,9 11,9 8,8 24,7 28,2 30,9 33,2 -7,4 -8,3 C6 -18,0 -18,0 18,0 -13,6 -11,6 -6,2 -2,2 1,2 8,4 1,2 -2,2 -6,2 -11,6 -13,6 18,0 30,4 22,6 18,8 5,2 -2,6 -7,8 -7,8 -2,6

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

DIAGONAIS

MONTANTES

114 Elementos 28 31 13 16 2 4 6 8 10 19 21 24 27 30 12 15 34 37 41 44 47 49 51 50 Normal (kN) C3 C4 10,4 -5,5 3,2 -24,8 -5,4 -31,0 -7,2 -42,6 3,4 -97,2 -2,9 -109,3 -7,6 -118,0 -4,5 -101,8 5,0 -68,5 17,9 -26,3 17,9 10,7 5,0 5,7 -4,5 10,6 -7,6 34,0 -2,9 60,6 3,4 97,9 23,4 49,5 28,0 58,3 57,9 117,2 81,3 159,1 101,3 192,1 119,1 219,2 119,1 254,9 101,2 226,4

C1 11,1 40,0 48,0 64,6 0,0 57,8 99,0 136,9 147,1 142,0 142,0 147,1 136,9 99,0 57,8 0,0 -57,8 -99,5 -137,3 -147,5 -142,4 -128,8 -128,8 -142,8

C2 17,3 -6,1 -25,8 -34,6 6,9 -24,0 -46,2 -52,0 -36,2 -8,8 -8,8 -36,2 -52,0 -46,2 -24,0 6,9 65,0 87,1 158,8 208,8 247,2 278,5 278,5 247,1

C5 -10,1 -13,5 -10,0 -13,3 -92,1 -81,5 -74,1 -50,7 -24,8 2,1 36,1 43,5 52,7 65,5 74,0 86,0 10,0 2,3 21,2 37,6 52,9 67,1 101,7 86,4

C6 5,2 18,8 22,6 30,4 0,0 27,2 46,6 64,4 69,2 66,8 66,8 69,2 64,4 46,6 27,2 0,0 -27,2 -46,8 -64,6 -69,4 -67,0 -60,6 -60,6 -67,2

Jos Denis Gomes Lima da Silva (jdenisgomes@gmail.com). Trabalho de Concluso de Curso, UFAL 2010.

BANZO SUPERIOR

BANZO INFERIOR

115 Elementos 45 42 39 36 Normal (kN) C3 C4 81,3 191,9 57,9 147,5 28,0 84,4 23,4 57,7

C1 -147,5 -137,3 -99,5 -57,8

C2 208,8 158,8 87,1 65,0

C5 70,1 51,7 29,7 18,4

C6 -69,4 -64,6 -46,8 -27,2

Tabela A.4 Combinao das aes para o esforo cortante e momento fletor Elementos PILARES 1 18 C2 -10,1 10,1 Cortante (kN) C3 C4 -5,0 5,0 -88,6 -87,6 C5 -75,0 -84,3 C2 1008,0 1008,0 Fletor (kN.cm) C3 C4 504,0 504,0 463,3 -462,3 C5 415,9 -425,2

Desenvolvimento de um ambiente para auxlio de projeto de elementos lineares em estruturas de ao via web

Potrebbero piacerti anche