Sei sulla pagina 1di 4

Oi amigos queridos! Namaste! Segue abaixo a receita de po que tenho feito, em todos seus detalhes.

. importante controlar a consistncia e no exagerar na dose do fermento granulado. A receita abaixo vale tanto para a mquina quanto para o po feito na mo. Boas experincias! Bom apetite! Hari O! || || Esta receita suficiente para dois pes de tamanho mdio ou um po grande. Ingredientes: 1 e 1/2 xcaras de farinha integral. 1 e 1/2 xcaras de farinha branca. 1 xcara de gua morna. 1 punhado de linhaa. 1 punhado de gergelim. 1 colher, das de ch, de fermento seco. 5 colheres, das de sopa, de acar mascavo. 1 generoso jorro de azeite de oliva ou outro leo bom (ou 7 colheres, das de sopa). 3 colheres de sal, das de ch, ou a gosto do fregus. 1 boa quantidade de amor e capricho. 1 boa dose de confiana, tambm. Misture primeiramente o fermento seco s farinhas e aos gros numa bacia. Depois, acrescente o sal, o acar, o azeite e a gua morna. Misture e sove a massa por uns 10 minutos, at obter uma massa homognea, firme, e que se desprenda facilmente das mos. Voc pode sovar a massa num mrmore, usando um pouco de semolina grossa, como se faz na Itlia ou em Portugal. O sinal de que o processo deu certo que a bancada fica limpinha e a massa bem uniforme. Ento, deixe a massa descansar por uns 80 minutos, coberta com um pano mido, ao abrigo do vento e do frio. No inverno, recomendo aquecer brevemente o forno e guardar a massa l, com o fogo apagado, para que possa fermentar bem. Isto muito importante, se voc mora num lugar frio.

Quando a massa tiver dobrado de tamanho, sove-a novamente por mais uns 5 minutos, para tirar as bolhas de ar que tiverem se formado. D ao po a forma desejada e coloque-o na forma. Para fazer baguettes, d massa o formato de serpentes, coloque numa assadeira (untada e polvilhada, se no for antiaderente) e faa alguns cortes diagonais na parte de cima com uma faca molhada. Para fazer po de forma, faa os cortes, unte uma forma com azeite, polvilhe com semolina e coloque a massa dentro. Voc pode, ainda, fazer pes esfricos, desenhando uma estrela ou uma cruz no centro, com a faca. Esses cortes, que no devem ser muito superficias nem muito rasos, tm o propsito de deixar sair o gs produzido pela fermentao, evitando assim que o po se rache. Deixe descansar por uns 60 minutos, ou at dobrar de tamanho, j na forma ou assadeira. Leve ao fogo forte por 40 a 45 minutos. Quando estiver dourado, tire do forno, embrulhe num pano levemente mido e deixe esfriar um pouco antes de comer. Fique na cozinha enquanto o po se assa. Use seu senso do olfato e sua intuio para perceber quando a hora de desligar o forno. Opcionalmente, voc poder substituir a gua pelo pur de trs bananas bem maduras e ter um belo po de banana. Nesse caso, acrescente canela, gengibre e baunilha, e triplique a quantidade de acar. Outras variaes: acrescente meia cebola, picada fina, e um punhado de coentro para aroma extra, se for consumir o po com outro alimento salgado. Acrescente gengibre, crcuma e orgo, junto com alguns pedaos pequenos de queijo parmeso. Mais variaes: acrescente um punhado de sementes de papoula. Substitua a farinha integral por farinha de centeio. Coloque aquela xcara de quinoa ou arroz integral que sobrou do almoo. Substitua metade da farinha branca por semolina grossa. Use s farinha integral. Use s farinha de centeio. Lembrete importante: farihas diferentes tm graus de umidade diferentes. A farinha integral, via de regra, absorve mais gua que a branca. A farinha fresca mais mida, portanto necessita menos gua, enquanto que a farinha velha pede mais gua. As propores de gua e farinha desta receita so meramente orientativas. O padeiro deve ter a sensibilidade para perceber se precisa colocar mais gua ou menos, segundo o caso.

O tempo de cozimento tambm depende do tipo e potncia do seu forno. Bem perto do po ficar pronto, a casa inundada por um agradvel aroma. Eu no uso relgio para ver se o po est pronto. Vou mesmo pelo cheiro. Boas experincias e bom apetite! Namaste! Pedro Kupfer.

Potrebbero piacerti anche