Sei sulla pagina 1di 19

AULA 01 O QUE PNL?

O que Programao Neurolingstica? o estudo da estrutura da experincia subjetiva. Ela estuda os padres (programao) criados pela interao entre o crebro (neuro), a linguagem (lingstica) e o corpo. A PNL estuda como o crebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos. A PNL trata de como organizamos o que vemos atravs dos nossos sentidos. Tambm examina a forma como descrevemos isso atravs da linguagem e como agimos, intencionalmente ou no, para produzir resultados. Este conceito baseado na pressuposio de que todo comportamento tem uma estratgia, e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Pnl o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e
alterar esta representao para atingirmos resultados desejados. Getlio Barnasque.

A PNL a disciplina cujo domnio a estrutura da experincia subjetiva.


(Dilts, Grinder, Bandler e DeLozier, Neuro-linguistic Programming Vol. I)

PNL uma atitude e uma metodologia que est por trs de uma srie de tcnicas.
(Ted James) Programming: A habilidade de descobrir e utilizar programas que ns executamos (nossa comunicao conosco e com os outros) em nosso sistema neurolgico para alcanar nossos resultados desejados e especficos. Neuro: O sistema nervoso (a mente), atravs do qual nossas experincias so processadas por cinco sentidos: Visual Auditivo Cinestsico Olfativo Gustativo Linguistic: Linguagem e outros sistemas de comunicao no verbal, atravs do qual nossas representaes cerebrais so codificadas, ordenadas e RECEBEM SIGUINIFICADOS. Inclui:

Figuras
Sons Sentimentos Sabores Aromas Palavras (Dilogo Interno) Em outras palavras, PNL como usarmos a linguagem da mente para Consistentemente alcanar nossos resultados desejados e especficos. (Advanced Neuro Dynamics)

Object 1

Prtica 01: Baseado no conceito de PNL, vamos fazer o nosso primeiro exerccio que proporcione conscincia de nossos sentidos, tente prestar mais ateno quando os usar. Acesse as representaes em cada item: Lembre-se durante alguns segundos de: a) Uma paisagem que lhe chamou a ateno. b) Uma melodia que adora. c) Quando recebeu um de seus carinhos preferidos. d) Um sabor que lhe muito prazeroso. e) Um dos seus cheiros preferidos. f) Algo que disse hoje para algum. g) O que diz a si mesmo quando acorda. Observe o uso dos seus sentidos no dia-a-dia por 3 dias. Responda no tpico desta aula qual foi a letra que percebeu de forma mais intensa no exerccio.(a,b,c,d,e, f ou g)? Prtica 2: Comece a observar como voc se programa, quais so suas estratgias (cada pessoa tem uma), por exemplo, para ficar confiante, triste, com preguia, ansioso, feliz Pergunte-se: o que eu fao pra ficar x? Poste suas respostas, registrando-as no orkut ou no prprio site a sua direta em cima. Se desejar, presenteie seus amigos com este curso! At a prxima aula. Realizao: Dr. Flavia Carvo Advogada, Coach pessoal e profissional internacional, Palestrante motivacional, Master Practitioner e Trainer em PNL com certificao internacional. Desenvolve atendimento individual em grupo e empresas, ministra treinamentos e palestras em todo o Brasil, tendo obtido grandes resultados na vida pessoal e profissional de seus clientes. Na mdia, colunista dos jornais Noticias de Niteri (RJ) e Jornal da Paulista (SP) que circula internacionalmente nos EUA e Europa. Estudiosa da conscienciologia humana e outras formas de controle e desenvolvimento emocional e mental. Fundadora do Getan, grupo de estudos de terapias alternativas de Niteri que promove palestras gratuitas para a

sociedade local (www.getan.weebly.com).Criadora da mais recente e moderna tcnica para realizao de projetos inteligente e eficazmente, o Modelo PRISMA de metas (www.prismademetas.weebly.com)

Aula 02 Histria da PNL e preparao para o sucesso


I Introduo: Na aula passada apresentamos o conceito de PNL. Voc aprendeu que a PNL um modelo prtico baseado em estudos de pessoas bem-sucedidas que nos ajuda a atingir objetivos com facilidade, proporcionando mudanas desejadas. II Como surgiu a PNL: Surgida em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicao humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler, estudante de psicologia, Jonh Grinder, professor de lingstica. Bandler e Grinder, propuseram-se a estudar trs grandes terapeutas, entre eles Milton e Ericson, hipnoterapeuta famoso, Fritz Pearls, o criador das Gestalt terapia e Virginia Satir uma notvel terapeuta de famlia. Os pesquisadores perceberam que muito embora essas pessoas seguissem linhas de trabalho diversas e tivessem personalidades bastante diferentes utilizavam estratgias e padres muito semelhantes. Codificaram estes padres e criaram um modelo eficaz que pode ser transmitido e ensinado a outras pessoas. Acreditavam que qualquer pessoa que aprendesse a utilizar esses mesmos padres estratgicos, em qualquer outro contexto, poderia obter os mesmos resultados, melhorando a sua qualidade de vida . A partir destas referncias iniciais, a PNL se desenvolveu em duas direes: a modelagem, capaz de identificar padres de estratgias mentais de pessoas bem-sucedidas em qualquer rea, e a comunicao, canal de interao entre as pessoas e o mundo, que compreende padres verbais e no verbais especficos dos quais falaremos a frente. A PNL pode ser comparada a uma caixa de ferramentas, cujos objetivos so o auto-conhecimento, autodesenvolvimento, transformao e mudana. Desenvolver suas aptides para mudar a si mesmo transformando-se na pessoa que voc quer fundamental antes de influenciar o ambiente a sua volta. A PNL, mais do que um conjunto de tcnicas e procedimentos uma nova filosofia de vida que, se incorporada ao seu dia-a-dia, com comprometimento e condicionamento nos possibilita colher dela os melhores resultados. III CINCO ATITUDES PARA O SUCESSO: IV Exerccios: 1- Quem voc j modelou em sua vida? Tem algum que admirou e seguiu a conduta deste algum, suas estratgias? Se no teve, quem poderia ser? Quem j atingiu um estado desejado por voc tambm? Seria interessante conversar com essa pessoa para saber o que ela fez e como? Aps obter a informaes necessrias, modele-as a voc. Lembre-se, voc no vai imitar e sim modelar, ajustar a voc mesmo. So coisas diferentes. 2- Escreva o que voc quer.(e no o que voc no quer! Lembre-se do filme O Segredo, quanto mais voc pensar no que no quer, mais vai atrair isso!) 3- Aja. Tome a deciso de comprometer-se com o que quer e aja imediatamente, mesmo que seja uma ao simblica. Qual o primeiro passo? Divida em aes menores. Tenha acuidade sensorial. Na aula 01 vocs desenvolveram a acuidade sensorial, mas preciso estar sempre aperfeioando-a. 4- Feche os olhos. Imagine o que quer.Voc prefere ver, ouvir ou sentir sua meta? Compartilhe conosco no tpico.

5- Tenha flexibilidade de comportamento. Se voc continuar fazendo o que est fazendo, obter sempre os mesmos resultados. Se quer um resultado diferente, mude o que est fazendo. Tem algo mais que possa fazer pra alcanar? 6- Preste ateno a sua fisiologia e mente, pois um acompanha o outro sempre. Se achar necessrio, altere a fisiologia de forma que corresponda a sua meta e a mente acompanhar. Que alteraes fez? Como se sentiu? Escreva suas respostas no orkut ou no site. Presenteie seus amigos com este curso. Abaixo disponibilizamos um excelente resumo de PNL em slides para voc! Aula 02 complementar: No exerccio 4 da aula 02, faam o seguinte exerccio complementar: Visualizao programada Agora que voc escreveu o que quer e sabe o que , vamos a visualizao. Quando ouvimos o inconsciente, a visualizao programada implica conversar com ele. Explicamos e criamos detalhadamente o que desejamos ver, ouvir, sentir e manipulamos o que criamos a partir de um roteiro pr-determinado. Permanecemos num certo controle consciente. Esta visualizao se mostra adequada consecuo de metas, a melhora de desenvolvimento atltico, acelerao de cura de leses e a intensificao de imagens em geral. Regras para uma visualizao eficaz: Basicamente, criar, manipular e intensificar as impresses sensoriais positivas. 1) Deitar-se 2) Fechar os olhos 3) Relaxar 4) Criar e manipular impresses sensoriais use todos os sentidos; a viso costuma ser o sentido predominante nos seres humanos de modo que chamamos de visualizao; mas aqueles que so auditivos ou olfativos, gustativos, tteis, sonoros tero outros tipos de percepo. Se surgirem emoes contraditrias ou negativas, enquanto voc estiver visualizando, conceda-se mesmo algum tempo para vivenci-las e explor-las. Mas se comearem a ficar muito forte afaste-se da cena e visualize uma outra. Se as imagens dolorosas persistirem encerre a sesso. 5) Suspender o julgamento aguarde o inesperado. No tente criar uma visualizao. Deixe que o seu crebro criativo te surpreenda. Aceite o que receber. Nenhuma situao m ou errada. Confie em voc mesmo. 6) Usar afirmaes afirmar alguma coisa torn-la firme. Resumo do artigo visualizao Leia o artigo na ntegra em http://www.portalcmc.com.br/visual_01.htm Para receber avisos de novas aulas em seu e-mail e saber tudo sobre o andamento e novidades do curso, entre neste grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/encontrocomosucesso/ Autora do curso: Dr. Flavia Carvo Advogada, Coach, Psicanalista, palestrante motivacional e Master Treiner em PNL, desenvolve atendimento individual e em grupo, ministra treinamentos e palestras no RJ e em SP, tendo obtido grandes resultados na vida pessoal e profissional de seus clientes.

Realizao: Focus Trainer Guiando universos ao Sucesso! Tels: +55 21 4126-1376 / 8179-2104 Flavia Carvo

Aula 03
I Introduo: Na aula passada, apresentamos uma introduo bsica da PNL. importante deixar claro que os incorporando seus pressupostos em nossa vida, com o seu comprometimento, poderemos auferir resultados desejados com mais facilidade e recursos. Nas prximas aulas, falaremos de cada pressuposto e ofereceremos os exerccios que o ajudaro a inseri-los em sua vida, para viv-los realmente. II O mapa no o territrio: Este pressuposto nos ensina que cada pessoa reage ao mundo de acordo com o que captou dele, como cada pessoa capta o mundo de forma nica e diferente, consequentemente sempre reagiro de forma nica e as vezes pode acontecer de essa reao no corresponder nossa expectativa, quando se tratar de outras pessoas. Para solucionar isso, se compreendermos que cada pessoa est reagindo de acordo com uma srie de filtros internos, generalizaes, crenas, valores prprios e etc, teremos mais facilidade para interagir com essa pessoa e em seu mapa de mundo, podendo assim penetr-lo.Veja o slide abaixo e entenda melhor como ns criamos nossas representaes mentais internas, que chamo de RPM (lembrando do conjunto de rock, para no esquecermos). Quanto mais ampliarmos nosso mapa, mais escolhas teremos em nossa vida, viveremos melhor. Se voc perceber mais escolhas ter mais opes, certo? E como fazer para ter mais escolhas, ampliar o mapa? Expandindo horizontes, vendo as coisas com outros olhos, de formas diferentes. J aconteceu com voc ou com algum que de repente diz: Nossa, como eu no tinha percebido isso antes? Aquela escolha esteve sempre presente, porem no havia sido sacada pelo individuo. No vdeo abaixo, voc ter a oportunidade de assistir a um pequeno trecho do curso de Introduo PNL que foi ministrado em 2008, na sala de treinamentos da Focus Trainer (online). Aproveite para conhecer e familiarizar-se com a nossa sala e se quiser j poder se inscrever em nossos cursos online, clicando aqui.

Object 2

Veja nos slides algumas figuras que devem ser vistas de dois ou mais modos diferentes e escreva na sua resposta o que conseguiu ver ou no.

Object 3

Continuando III Ecologia: Ao realizarmos mudanas devemos verificar a ecologia, ou seja pensar de forma sistmica, global. Interna: refere-se a como voc se sente diante de uma atitude. Perguntamos: - Quais as conseqncias dessa atitude em minha vida? - O que ganharei com essa mudana? (perderei) Externa: diz respeito aos outros e ao sistema como um todo.

-Quem ser afetado com essa mudana? -Como essas pessoas reagiro a isso? III Como dar feedback a si mesmo: 1- Repasse a experincia que no foi agradvel em sua mente; 2- Pergunte-se: o que eu poderia ter feito diferente? 3- Repasse agora criando novas escolhas, opes; 4- Verifique a ecologia interna: me sinto bem com as novas opes? IV Exerccios: 1- Quando estiver conversando com algum, procurar compreender o mapa interno da pessoa, como ela representa a realidade, quando ela generaliza, ou age de acordo com uma crena ou valor e como isso nico, peculiar dela, o mapa dela. Observar o seu tambm. Atente sempre para o fato de que est vivendo um mapa apenas e no a realidade, pois a realidade voc cria. Que outro mapa poderia incorporar que tornar sua realidade e dos outros melhor? Escrevam sobre as observaes. 2- Quais so suas metas para esse curso? 3- O que vai evidenciar que est atingido sua meta? 4- O que voc vai fazer para atingir suas meta? 5- Como voc vai lidar com as dificuldades que surgirem? 6- Comentar slides de flexibilizao do mapa. 7- Assista ao trecho do filme click abaixo fala sobre como podemos ter flexibilidade nos momentos difceis e a a valorizar cada momento, mesmo os no to agradveis.

Object 4

Para receber avisos de novas aulas em seu e-mail e saber tudo sobre o andamento e novidades do curso, entre neste grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/encontrocomosucesso/ Autora do curso: Dr. Flavia Carvo Advogada, Coach, Psicanalista, palestrante motivacional e Treinadora em PNL, desenvolve atendimento individual e em

grupo, ministra treinamentos e palestras no RJ e em SP, tendo obtido grandes resultados na vida pessoal e profissional de seus clientes. Realizao: Focus Trainer Guiando universos ao Sucesso! Tels: +55 21 4126-1376

Aula 04 e complementar
I Introduo: Na aula passada, apresentamos o primeiro pressuposto da PNL. Voc aprendeu sobre como representamos o mundo em nosso crebro de forma nica, j que cada um tem o seu modelo de mundo. Desenvolveu os hemisfrios cerebrais para ampliar suas percepes nos slides e assistiu a um filme emocionante que integra tudo isso. timo! Nesta aula vai descobrir qual o principal sistema que voc usa para perceber o mundo e formar o seu modelo. Ser que ele igual ao da sua namorada? Ou dos seus pais ou filhos? E se no for, como proceder? Acompanhe o curso e ver. II Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a faz-lo tambm. Voc pode economizar muito tempo e sofrimento em sua vida se usar a modelagem que aprendeu na aula passada, afinal se algum conseguiu, voc consegue tambm, porque voc tem todos os recursos que precisa dentro de voc, basta traze-los a tona. H pessoas que aprendem com os prprios erros, outras com os erros dos outros, qual voc acha mais prtica e indolor? Podemos aprender como o mapa mental de um grande realizador e faz-lo nosso, com as devidas adaptaes. Faa de conta que tudo possvel. Na realidade, no h limites, e sim nossas escolhas, ento basta ampliar o mapa para ter mais escolhas e fazer o que precisamos. III A Trade: Tudo gerado por nossas emoes, nossos comportamentos, escolhas, decises. Como geramos emoes? Atravs da trade abaixo podemos controlar nossa vida: 1- Fisiologia: responsvel pela mudana mais imediata que podemos fazer, mude sua postura, gestos, movimentos oculares, respirao e etc, e mudar instantaneamente suas emoes. 2- Linguagem: o modo como nos comunicamos com os outros e com ns mesmos fundamental para gerar emoes positivas ou negativas. Preste sempre ateno ao modo como projeta em palavras o que sente, procure usar um vocabulrio adequado com suas metas e objetivos, eufemismos e etc 3- Crenas e foco: aquilo em que acreditamos pode nos cegar, bloquear ou ao contrrio, pode nos permitir, libertar para novas escolhas de vida. Onde concentramos nossa ateno onde iremos parar, nossa direo, assim como a lei da atrao, o que voc foca, voc deseja e uma ordem. IV Sistema Representacional: Tomemos o seguinte dilogo entre um vendedor e um cliente: - Eu quero comprar um carro que seja confortvel, em que eu me sinta muito bem, e que seja macio para dirigir. - Pois no, senhor. Acabo de ter uma idia brilhante. Eu imagino que o senhor gostaria muito de um carro de aparncia jovem, como este aqui. Olhe que cor linda bastante provvel que a venda no se efetue. como se o cliente e o vendedor estivessem falando lnguas diferentes. O cliente fala usando predicados que indicam que ele est num acesso cinestsico de sua experincia (confortvel, sinta, macio), e tambm que ele privilegia critrios cinestsicos ao comprar um carro. J o vendedor

responde utilizando predicados visuais (brilhante, imagino, aparncia jovem , olhe, cor). O cliente est pedindo uma coisa e o vendedor est lhe mostrando outra. Isto acontece tambm com casais. Se a mulher usa predominantemente o canal sensorial auditivo e o marido o visual, ela poder se queixar: -Meu marido no me ama. Ele nunca diz que me ama. E neste caso, o marido no diz porque para ele no importante dizer, mas mostrar, visualmente, que ama a esposa, talvez levando-a a passeios, trazendo-lhe flores. O marido poder ter a mesma queixa em relao esposa porque ela no demonstra (visualmente) que o ama. Para o marido, no importante que ela diga, mas que ela mostre que o ama (talvez deixando a casa mais bonita, cuidando de sua prpria aparncia). O uso habitual de uma categoria de palavras processuais em detrimento de outra indicativo de um sistema representacional primrio e dominante o que resultar no fato de que o indivduo perceber o mundo primordialmente atravs deste sistema. E qual a utilidade em saber o sistema sensorial predominante de uma pessoa? A utilidade est diretamente relacionada capacidade de relacionar-se com algum de modo eficaz. Significa saber falar a mesma lngua que o outro. Significa saber compreender e se fazer compreendido. O ideal seria que todos ns tivssemos todos os canais sensoriais igualmente desenvolvidos. Em geral, no isto que acontece com a maioria das pessoas. Todavia, uma habilidade que pode ser desenvolvida. (Nelly Beatriz M. P. Penteado.) Como voc capta e processa as informaes? Questionrio do Sistema de Representao Para cada uma das perguntas abaixo existem trs respostas. Escolha aquela que lhe parece mais natural. Faa isso rpida e intuitivamente. 1 Durante reunies, voc prefere (a) Observar a viso dos outros? (b) Se ligar nos comentrios dos outros? (c) Sentir a presso das discusses? 2 Quando precisa de alguma informao, voc prefere (a) Buscar a viso de um especialista? (b) Conversar com quem entende? (c) Utilizar a experincia de outras pessoas? 3 A velocidade da minha fala : (a) Rpida (b) Modulada (c) Pausada 5 A minha postura : (a) Ereta com respirao peitoral (b) Ereta com respirao diafragmtica (c) Solta com respirao profunda 6 Considero mais importante: (a) Minha aparncia fsica (b) Ser respeitado e ouvido pelos amigos (c) Estar prximo das pessoas que gosto

Exerccios: 1- Vejam slides aqui e faa os exerccios escritos neles;

Object 5

Continuando 2- Veja sobre o vocabulrios que pode te ajudar em manter-se em estados emocionais adequados a alcanar objetivos no tpico a seguir e se quiser, d sugestes e escreva l; http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8349307&tid=2489834889902102084 http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8349307&tid=2510057494307214916&na=4 3- Faam o teste e postem no tpico da aula 04 qual a letra predominante no seu teste, a sua resposta ser enviada por scrap pra voc no orkut ou por e-mail. Aula 04 complementar: A aula 4 complementar explica como desenvolver o sistema representacional que est sendo pouco usado no momento e descreve tambm as caractersticas das pessoas que so visuais, auditivas ou cinestsicas. Vejam os slides no link.E d de presente para seus amigos essa oportunidade de fazer o curso, convide seus amigos no orkut para participarem.

Aula 05
I Introduo: Parabns por estar se empenhando a mudar, progredir, no so todos que tm essa persistncia e voc chegou at aqui, agradeo a voc a oportunidade de compartilhar minhas idias. Na aula passada, voc fez o teste para descobrir o seu sistema predominante de representao do mundo a sua volta. Na aula complementar, entendeu que podemos ser visuais, auditivos ou cinestsicos e como atuam na prtica da vida, aprendizagem, comunicao e tudo mais. Falamos tambm de um dos principais pressupostos da PNL e falaremos dos outros nas aulas seguintes.Nesta aula vai aprender outro pressuposto e pistas de acesso. bom estar com voc! II o que voc faz com o seu corpo, vai se refletir instantaneamente em sua mente e vice-versa!

Corpo = fisiologia Mente =representao interna. Se voc altera a sua fisiologia ter uma mudana imediata em seus pensamentos, ou seja, confiana, segurana. Tente chorar olhando pra cima? quase impossvel no ? Agora coloque-se em posio de depresso.: ombros cados, cabea inclinada pra baixo, boca em forma de n. Perceba que essa postura cria um estado interno mental negativo? Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tenso muscular, respirao e sensaes e vice-versa. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro. Quer se sentir mais confiante, adote uma postura de confiana, mude o foco do que est pensando e a postura vai acompanhar inconscientemente. Experimente! III Pistas de acesso: So movimentos oculares que nos fornecem pistas de como a pessoa est processando informaes, se ela est criando, relembrando, ouvindo algo, vendo imagens, sentindo sensaesVoc vai entender tudo nas informaes presentes no slide dessa aula. OBS: pessoas orientais e canhotas e at mesmo destras podem inverter os padres. IV Palavras processuais: So as palavras mais usadas pelas pessoas quando acessam um determinado sistema representacional, exemplo nos slides. Como descobrir se uma pessoa predominantemente visual, auditiva ou cinestsica? Prestando ateno nas pistas de acesso, palavras processuais, fisiologia, respirao e etc.. Exerccios: 1- Vejam slides aqui e faa os exerccios escritos neles;

Object 6

Continuando 2- Leiam as frases a seguir e escrevam (v) para caso a frase denote acesso visual, (a) para auditivo e (c) para cinestsico, sensoes, emoes, neste tpico a sua resposta na forma de exemplo: a,v,c.

1- ELE TEM UMA CARREIRA BRILHANTE. 2- ELA TEM A VOZ MEIO SPERA. 3- VOCE PEGOU PESADO DESSA VEZ. Para receber avisos de novas aulas em seu e-mail e saber tudo sobre o andamento e novidades do curso, entre neste grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/encontrocomosucesso/

Object 7

Aula 06 O segredo para sua vida!


I Introduo: Saudaes! Na aula 05 falamos sobre o modo como processamos as informaes e como perceber isso nas pessoas, falamos tambm sobre corpo e mente que so interligados. Hoje falaremos sobre um tema muito procurado em funo do lanamento do livro e do filme O SEGREDO: A LEI DA ATRAO. As aulas sobre a lei da atrao so extras dentro do mdulo I mas mesmo assim recomendado que seja feita aps a aula 05. A aula extra O SEGREDO ser divididas trs partes: I PEDINDO AO UNIVERSO aula extra o segredo I II- RESPONDENDO AO UNIVERSO aula extra o segredo II III- RECEBENDO DO UNIVERSO aula extra o segredo III II Abra o slide e acompanhe com o udio:

Object 8

Oua aqui o udio sobre como aplicar corretamente a lei na sua vida, atraindo tudo o que quiser e parando de atrair o que te faz sofrer agora. Vamos aprender a pedir ao universo! http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=2538 Mini-palestra O Segredo com mapa mental para acompanhamento. III Exerccios: No precisamos gastar papel, voc pode fazer o exerccio postando no tpico: 1- Lista de agradecimentos a tudo o que tem e hoje; 2- O que voc quer especificamente (meta principal da roda da vida); 3- Gere o sentimento de j ter ou ser o que quer e descreva aqui a sua emoo ( que emanada ao universo). Parabns! Voc j cumpriu a 1 parte do processo de criao da vida dos seus sonhos! At a prxima aula quando aprenderemos a responder ao universo! Focus Trainer Responda aula 06 I Resposta Aula 06-II Resposta aula 06-III Aula 07 Aula o Segredo parte 2 AULA EXTRA II Respondendo ao universo quando ele responde para voc: Agora que voc fez a sua encomenda com o universo, ele conspira para que o seu desejo se realize, pois o seu desejo uma ordem! No se preocupe com o tempo de espera, apenas concentre-se em persistir no seu desejo, agindo quando necessrio e enviando emoes condizentes com o seu desejo, emoes positivas. Muitas pessoas no tm paciencia para esperar e deixam de acreditar na Lei, e ento o universo pra de conspirar ao favor delas e elas podem atrair coisas que no querem a partir da, j que perderam o foco e a crena dee que podem. As vezes sabemos o que queremos mas no sabemos como conseguir. Isso no deve ser motivo para conter o nimo, pois o como no deve ter importncia pra voc, essa parte do universo, ele vai fazer o como aparecer. A nossa parte consiste apenas em definir o que queremos. Quando temos um porqu forte, o como aparece sempre, basta estar atento e receptivo aos sinais do universo.

Divida a sua meta se ela for muito ampla, e v cumprindo um degrau por vez e comemorando a cada ciclo cumprido, por exemplo,a cada 3 degraus. claro que degrau uma metfora, estipule o que ser motivo para fechar uma frao do seu objetivo e celebre! Para subir uma escadaria comeamos com o primeiro degrau, ento, quando os comos aparecererem (oportunidades) aja! Se vc fizer tudo isso e no funcionar dessa vez, coloque uma pitada de FLEXIBILIDADE, faa novamente de forma diferente at conseguir! Esse o segredo do sucessoat a prxima lio e grande abrao a todos vocs. Exerccio: Faa uma lista de tudo que adora fazer e que sempre que faz se sente muito bem, com energias e sentimentos bem positivos. Essa ao deve depender apenas de voc e no deve envolver terceiros. EXEMPLOS: escutar msica alta danas cantar karaoke ou no pc caminhar na praia andar de bicicleta rir com filhos (conversar) abraar amados, parentes e amigos tomar banho de sol ir ao clube ler um livro Coloque sua lista em nossa comunidade para referncia futura.Procure tornar automtico incluir essas aes prazerosas em sua vida, assim voc estar sempre respondendo de forma correta ao universo e assim acelera o processo para que chegue o tao esperado RECEBIMENTO! Aula O Segredo Parte 03 Aula EXTRA O SEGREDO III I Introduo: Saudaes! Na aula passada voc aprendeu a responder ao universo enviando emoes boas e sentindo-se bem, para acelerar o processo de recebimento do que encomendou. Agora, vamos aprender a receber: II- RECEBENDO DO UNIVERSO aula extra o segredo III Preocupe-se apenas em enviar para o universo as vibraes das emoes boas e no emoes negativas, estas vo bloquear o seu caminho. Voc j tem definido o que quer, emanou a sensao boa de j ter ou ser o que pediu e est repetindo esse padro no seu dia-a-dia automaticamente. Algumas pessoas fazem tudo certo no comeo e depois acham que demora demais pra receber e deixam de acreditar na lei e a o que acontece? Seu desejo uma ordem e tudo volta ao incio e o universo pra de trabalhar pra voc. Mantenha-se alinhado com a emoo boa de quando se sentiu recebendo o seu pedido e atrair cada vez mais o seu desejo na sua vida, at voc conseguir ter uma vida dos seus sonhos, ou seja, criar a sua prpria realidade. Lembre-se se voc estiver sentindo emoes negativas, desalinhadas com o que quer, mude, faa diferente, pois esse no o caminho. Isso geralmente percebido atravs de intuies de que algo no vai bem ou no gostamos do que estamos fazendo, de nossas aes. Se isso acontecer com voc, acredite no sinal do universo e siga em frente com novas atitudes e pensamentos, isso trar novas emoes mais alinhadas com a sua meta. III Exerccios: No precisamos gastar papel, voc pode fazer o exerccio postando no tpico:

1- O que voc tem feito que no gosta? 2- Pode deixar de fazer isso? Se no puder, como poderia tornar o processo divertido? Pergunte-se: O que aprendo com isso? Como posso perceber tudo isso de forma diferente? Como posso tornar prazeroso? 3- Foque na soluo (e no no problema) e responda que mudanas vai fazer (flexibilidade) para que sinta prazer nas suas atividades e mantenha-se alinhado com o universo e seu pedido que ser entregue. 4- Prtica: Oua a msica de Raul Seixas: Tente outra vez. Aprenda a cant-la e cante junto com o Raul quantas vezes quiser. Voc ter uma sensao inesquecvele ela ser enviada ao universo. Voc pode usar esse clip para se alinhar sempre que desejar ou no estiver se sentindo to bem. Lembre-se (meus trechos preferidos): Tente! No pense Que a cabea agenta Se voc parar No! No! No! Queira! (Queira!) Basta ser sincero E desejar profundo Voc ser capaz De sacudir o mundo (ele acreditava nisso e sacode o mundo at hoje!) Vai!E no diga Que a vitria est perdida Se de batalhas Que se vive a vida Tente outra vez!

Object 9

Parabns! Voc j cumpriu a 1, 2 e 3 parte do processo de criao da vida dos seus sonhos! Continue com a aula 07, onde aprenderemos mais ferramentas para o seu encontro com o sucesso!

Aula 07
I Introduo: Parabns por continuar se empenhando no caminho do aperfeioamento, agradeo a voc a oportunidade de compartilhar minhas idias e especialmente aos incentivos dos leitores. Na aula passada, voc conclui a aplicao da Lei da atrao em sua vida e est atraindo tudo o que quer inconscientemente agora. Nesta aula vai aprender outro pressuposto e o poder das perguntas na vida! II Pressuposto: Usamos a comunicao a cada instante. Este pressuposto interessantssimo porque pense comigo: se usamos a comunicao tanto com os outros como com ns mesmos (atravs do dilogo interno), a todo instante, e se as perguntas so uma forma de comunio e pensamento, ento as perguntas so muito poderosas, certo? Isso quer dizer que se aprendermos a fazer as perguntas certas, podemos influenciar o mundo a nossa volta e tambm nos manter focados no que queremos, correto? Ento que tal treinar isso agora? III O poder das perguntas: As perguntas nos fazem pensar e at geram insights nas pessoas. Este processo muito utilizado no processo de coaching para direcionar o pensamentoa solues criativas, interrompendo padres de pensamentos cclicos. Richard Bandler e John Grinder, no incio do desenvolvimento da PNL, fizeram outro conjunto de perguntas, do tipo: O que eles fazem para ser to bem-sucedidos assim? Como eles conseguem isto? A diferena entre as pessoas de sucesso e as demais est nas perguntas que as primeiras fazem, consistentemente. As pessoas ficam deprimidas porque entram em um condicionamento mental e fsico que se repete em suas vidas porque elas no fazem nada para mudar isso. Pessoas deprimidas alm de estarem sem um objetivo e uma misso na vida, concentram-se nas coisas e lembranas que as fazem sentir-se deprimidas, do tipo: De que vale tudo isso? Para que continuar insistindo, se tudo o que fiz nunca trouxe nenhum resultado? Por no acreditarem mais na magia da vida, comeam ento a sentirem uma dor muito maior que a de estar aqui por estar. Por exemplo, muitas pessoas desistem de se comprometer num relacionamento interpessoal porque elas ficam fazendo perguntas que geram dvidas, tais como Como seria um relacionamento com este outro? E se eu me comprometer agora e a perder depois? Estas perguntas alimentam o medo e a expectativa ao invs de focar no que j temos na vida e agradecer. Lembre-se: Pergunte e voc receber a resposta! Se fizer uma pergunta negativa receber uma resposta negativa. Se voc perguntar: Porque no gostam de mim?, vai receber todas as respostas sobre os motivos pelos quais no consegue ser fazer com que gostem de voc, como: Porque voc estpido, Porque voc no merece que gostem de voc, e assim por diante. A boa notcia que voc pode mudar seu foco de ateno. E a maneira mais eficaz de fazer isto formular novas perguntas. Como as perguntas funcionam: 1) As perguntas direcionam imediatamente o foco de concentrao: Aprender a fazer perguntas positivas nos momentos de crise uma capacidade vital para nos tirar das situaes mais difceis de nossa vida. Uma das maneiras de melhorar sua qualidade de vida modelar as perguntas habituais feitas por aquelas pessoas a quem admira. 2) As perguntas direcionam o foco para novas alternativas que no estavam sendo consideradas.

Por exemplo: se voc estiver se sentindo triste, porque est focando em tudo que pode te deixar triste, com uma nova pergunta, voc poder focar em novos recursos que te deixaro contente e ai passar a eliminar da mente os motivos que te deixavam triste. IV Exerccios: V a aula 1 no orkut, e l onde voc escreveu suas estratgias mentais para ficar triste, pense em uma pergunta poderosa que poder ser usada por voc que faa o seu foco se direcionar para novas alternativas para ficar feliz, novas opes e recursos. Exemplos baseados nas respostas de vocs no orkut sobre como ficam tristes: Como posso fazer diferente da prxima vez? O que h de bom na saudade? Como posso alterar meu corpo (fisiologia) de forma que altere para meu estado emocional desejado? Por qual pensamento positivo posso substituir este negativo que me faz ficar triste? J que um dia vou rir disso tudo, posso rir agora mesmo? O que aprendo com isso que me motiva a continuar sempre? Que msica posso escutar que me deixa feliz? Que lugar me deixa feliz? Que pessoa me deixa feliz? Se eu fosse interpretar essa situao de uma nova forma, qual seria? Quais foram os melhores momentos de minha vida? Como sei que sou capaz de realizar meus objetivos? Oua o udio de Flavia Carvo com vrias perguntas para Relacionamentos, pais e filhos, metas, pessoas difceis, emagrecimento e etcaqui. Aps escutar, poste suas respostas nos tpicos da aula 7.: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=2545 Dica para ouvir o udio: v pausando e respondendo. Faa perguntas poderosas para: Relacionamentos: Compare-as agora com estas perguntas: O que mais aprecio em meu companheiro/namorado? Como este relacionamento vai enriquecer a nossa vida? O que podemos construir juntos aqui? O que mais aprecio neste relacionamento? Pais e filhos: O que no meu filho eu mais admiro? Que valores quero passar para meus filhos? Que exemplos quero dar para eles? Manh: Por que coisas posso agradecer em minha vida? O que realmente importa na minha vida? O quero fazer hoje? Qual o foco do dia? Noite: A que fato do meu dia hoje eu quero agradecer? O que aprendi hoje? Em que eu contribu hoje? O que preciso mudar amanh?

Como posso fazer diferente amanh? Se eu no mudar isso qual ser o preo a pagar? Perguntas que solucionam situaes difceis: O que aprendo com essa situao? O que posso fazer nesta situao? O que estou realmente disposto a fazer para obter o que quero? O que estou disposto a deixar de fazer para obter o que quero? Como posso me divertir durante o processo enquanto fao o que for necessrio para obter o que quero? Pessoas difceis: Qual a inteno positiva dessa pessoa ao agir assim? O que respeito nesta pessoa? Emagrecimento: Comer este alimento me deixar em forma? O que posso comer que me leve a atingir minha meta e que me d prazer? Para elevar auto-estima: Quem eu amo? Quem me ama? Quais so minhas virtudes e pontos fortes? Perguntas para metas pessoais: O que eu quero? Como posso conseguir isso? O que fazer para que isso acontea? Que recursos esto disponveis? Qual o primeiro passo? Quando vai dar o primeiro passo? Perceba que, preciso disciplina e confiana em si para responder s perguntas. Algumas pessoas deixam a mente lhes dominar e se negar a responder a estas perguntas ou ento ir respond-las de uma forma evasiva. At a prxima aula. O link do curso no Orkut pra quem quiser ler e postar suas experincias com mais de 2.000 outros alunos : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15495613 Para receber avisos de novas aulas em seu e-mail e saber tudo sobre o andamento e novidades do curso, entre neste grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/encontrocomosucesso/ Autora do curso: Dr. Flavia Carvo Advogada, Coach internacional, Psicanalista, palestrante motivacional e Mster Trainer em PNL, ministra treinamentos e palestras no RJ e em SP. Realizao: Focus Trainer Universos ao Sucesso! www.getan.weebly.com

Potrebbero piacerti anche