Sei sulla pagina 1di 5

Marte

Marte o quarto planeta a partir do Sol. Marte o stimo maior planeta do Sistema Solar sendo superado por Jpiter, Saturno, Urano, Netuno, Terra e Vnus. A rbita de Marte ligeiramente elptica fazendo com que o planeta tenha uma distncia mdia ao Sol de 227 940 000 quilmetros, ou 1,5 unidades astronmicas (U.A.). O dimetro de Marte de 6794 quilmetros A massa de Marte de 6,4219 x 1023 quilogramas Quando est no cu noturno, Marte facilmente visvel a olho n na Terra. Entretanto, seu brilho aparente varia grandemente de acordo com sua posio em relao ao nosso planeta. Por que o nome? Marte, que na Grcia tinha o nome de Ares, o deus da guerra. O planeta provavelmente obteve este nome devido sua cor vermelha o que o faz, algumas vezes ser chamado de "planeta vermelho". O deus romano Marte era o deus da agricultura antes de ser associado com o deus grego Ares. O nome do mes maro em ingles, March, derivado de Marte (em ingles Mars) O smbolo de Marte representa o escudo e a lana do deus romano. Os antigos egpcios chamavam Marte de "Her Descher" que quer dizer "o que vermelho".

Dados Essenciais (aproximados) sbre Marte


distancia mdia ao Sol (rbita) distancia mdia ao Sol comparada com a distncia mdia Terra-Sol durao do ano em anos terrestres (perodo de revoluo) durao do dia em tempo terrestres (perodo de rotao) velocidade orbital mdia diametro (equatorial) raio (equatorial) massa densidade mdia (densidade da gua = 1) gravidade na superfcie (equatorial) velocidade de escape (equatorial) temperaturas extremas na superfcie temperatura mdia na superfcie principais gases da atmosfera presso atmosfrica satlites conhecidos anis excentricidade da rbita 6,421 x 10
23

227 940 000 km ( U.A.) Marte est 1,5237 vezes mais distante do Sol do que a Terra 1 ano e 321,73 dias 24 horas 37 minutos e 23 segundos terrestres (no equador) 24,13 km/segundo 6794 km (0,5326 vezes o diametro da Terra) 3397 km kg (0,10745 vezes a massa da Terra)

3,94 gramas/centmetro cbico 3,72 metros/segundo ao quadrado 5,02 km/segundo a mais alta: 20oC a mais baixa: -140oC -63
o

Celsius

CO2 (95%) 0,007 bars 2 satlites (Deimos e Fobos) no tem 0,0934

(desvio da rbita circular que tem excentricidade 0) obliquidade (inclinao do eixo de Marte ou inclinao do seu equador em relao ao plano orbital dos planetas) achatamento de Marte inclinao orbital albedo geomtrico visual (reflectividade) magnitude (Vo) 23o 59' 0,005 1,850o 0,15 -2,01

Os meteoritos marcianos e a possibilidade de vida em Marte Muito do que sabemos sobre a Lua, incluindo as circunstncias de sua origem, vem de estudos das amostras lunares. At hoje nenhuma sonda espacial retornou para a Terra amostras do solo marciano para anlise em laboratrios. Foi com grande interesse, por conseguinte, que os cientistas concluiram que amostras de material marciano j esto aqui na Terra disponveis para estudo. Sabemos que desde a formao do nosso planeta os meteoritos, rochas provenientes do espao e que colidem com a superfcie da Terra, tm deixando aqui as suas marcas inconfundveis. Os astrnomos acreditam que um pequeno nmero destes meteoritos devem ter se originados no no Cinturo Principal de asterides mas sim em Marte.

Os astrnomos acreditam que, aproximadamente, uma dzia destas rochas marcianas existem, todas elas membros de uma rara classe de meteoritos, chamados meteoritos SNC. A mais bvias das caractersticas especiais deste pequeno grupo que eles so basaltos vulcnicos. A maior parte deles so tambm relativamente jovens, com idades de cerca de 1,3 bilhes de anos.

Mas, por que estes meteoritos viriam de Marte e no da Lua ou de Vnus? Sabemos a partir de detalhes de sua composio que eles no so provenientes da Lua. Alm disso, no houve atividade vulcnica lunar to recentemente quanto 1,3 bilhes de anos, que a idade dos meteoritos SNC. A teoria tambm nos diz que seria impossvel que impactos sobre Vnus produzissem ejetos capzes de escapar atravs da espessa atmosfera deste planeta. Por processo de eliminao, a nica origem razovel parece ser Marte, onde os vulces Tharsis estavam certamente ativos naquela poca, h 1,3 bilhes de anos. A origem marciana dos meteoritos SNC foi confirmada pela anlise de pequeninas bolhas de gs aprisionadas dentro de vrios deles. Estas bolhas coincidem com as propriedades atmosfricas de Marte medidas diretamente pelas sondas espaciais Viking. Aparentemente algum gs atmosfrico ficou aprisionado na rocha devido ao choque produzido pelo impacto que a ejetou de Marte e lanou-a em seu caminho para a Terra. Marte sempre povoou a nossa imaginao com seres extraterrestres. No imaginrio popular nunca houve outro corpo celeste que estivesse mais associado possvel existncia de vida fora da Terra do que este planeta. As sondas espaciais que pousaram na superfcie marciana realizaram os primeiros testes cientficos destinados a determinar se existe atualmente, ou se em algum momento de sua histria existiu, vida em Marte. Os mdulos de pouso das sondas espaciais Viking 1 e Viking 2 realizaram vrias experincias com o objetivo de determinar se existe ou no vida em Marte.

Os resultados foram um pouco ambguos mas a maioria dos cientistas hoje acredita que estas experincias no mostraram evidncias de vida naquele planeta, embora haja ainda alguma controvrsia. Alguns pesquisadores, os mais otimistas, declararam que somente duas pequeninas amostras do solo marciano foram medidas e que estas no so provenientes dos locais mais favorveis existncia de vida em Marte. Isto apenas nos mostra que mais experincias tero que ser feitas por futuras misses a Marte para que possamos ter uma viso mais clara sobre a possibilidade de ocorrncia biolgica naquele planeta. No entanto, h uma outra maneira que pode nos ajudar a verificar se existe, ou existiu, vida em Marte. Estas evidncias poderiam estar presentes nos meteoritos marcianos. No dia 6 de agosto de 1996 David McKay e seus colaboradores anunciaram a primeira identificao de compostos orgnicos em um meteorito marciano. Os pesquisadores sugeriram ainda que estes compostos, juntamente com vrios outros aspectos mineralgicos observados na rocha, poderiam ser considerados como evidncias da existncia de antigos microorganismos marcianos Embora esta notcia seja bastante excitante por estar baseada em uma evidncia muito forte, importante notar que de modo algum ela estabelece o fato de existir vida extraterrestre. Vrios pesquisadores publicaram anlises que contradizem as concluses de McKey. Muito trabalho ainda precisa ser feito antes que possamos confiar nesta afirmao extraordinria uma vez que "afirmaes extraordinrias exigem evidncias extraordinrias".

Potrebbero piacerti anche