Sei sulla pagina 1di 30

Potencialidades do Cooperativismo: um estudo de caso a partir do artesanato de jias

RESUMO:Este artigo tem por objetivo analisar a influncia do cooperativismo no artesanato para a gerao de emprego e renda, bem como sua influncia no contexto regional. Para Tanto utilizou-se como estudo de caso o cooperativismo no artesanato de jias inserido em uma microrregio do estado do Paran. Os resultados evidenciam que a partir de um contexto de integrao entre os cooperados, visando o benefcio mtuo em suas atividades, tm sido uma forma de se dinamizar a gerao de emprego nessa atividade, seja pelo aumento do poder de produtividade dos associados, ou, pela agregao de valor aos produtos a partir dos maiores conhecimentos aplicados nessa atividade. Assim, a partir da anlise evidenciou-se que o cooperativismo no artesanato de jias na regio estudada pode ser uma alternativa para se dinamizar o desenvolvimento da regio. Palavras chave: Cooperativismo; Artesanato; Jias ABSTRACT: Key Words: 1.INTRODUO A evoluo do cooperativismo est relacionado a unio de diversas pessoas ou grupos, os quais a partir de atitudes cooperativas buscam obter benefcios mtuos, questes que de forma individual dificilmente seriam obtidas. De acordo com Houaiss (2009), o cooperativismo um sistema econmico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produo e distribuio de riquezas. Apresenta como fundamentos a participao democrtica, solidariedade, independncia e autonomia. A constituio de cooperativas da-se quando pessoas possuem um objetivo comum afim de, alcanar os objetivos propostos em seu estatuto. Segundo LAUSCHNER (1994, p.3), o cooperativismo um modelo de economia solidria que procura maximizar o predomnio do fator trabalho sobre o fator capital. Pois constitui uma associao socioeconmica de pessoas onde prevalece o poder econmico igual para todos, voto por associado e no pela poro determinada de cada um, opera apenas ao nvel dos custos, alm de assegurar remunerao fixa ao capital em forma de juros.

O cooperativismo no artesanato de jias uma forma de organizao da sociedade, visto que promove o desenvolvimento scio-econmico de seus membros e da comunidade, alm da integrao e participao democrtica dos integrantes na atividade produtiva de objetos e artefatos. O sucesso do cooperativismo no artesanato de jias esta no uso da criatividade, qualidade e diversidade de peas. O projeto de extenso Cooperativismo no Artesanato de Jias um apoio consolidao da Cooperativa de Artesanato na regio estudada. O pblico alvo deste projeto composto por todos os arteso de jias e pessoas que tenham interesse em atuar como tal, pertencentes microrregio em estudo, os quais sero beneficiados por intermdio das aes da cooperativa. O projeto tem como objetivo geral consolidar a atuao da Cooperativa de Artesanato de Jias , servindo de instrumento de apoio para as suas aes no sentido de promover a gerao de renda para os seus atuais e futuros cooperados, alm de demonstrar essa atividade como uma potencialidade de dinamizar a gerao de emprego e renda no contexto regional em que est inserida. Assim para conseguir alcana-lo tem como atividades: I Realizar diagnstico situacional da cooperativa apontando seus pontos fortes e fracos e ameaas e oportunidades a sua atuao; II Auxiliar na realizao de um estudo de mercado para verificar a melhor forma de expanso de mercado de atuao; III Desenvolver aes que promovam a maior participao dos atuais cooperados; III Elaborar um plano de marketing para divulgao dos produtos da cooperativa; IV Assessorar a cooperativa no desenvolvimento de aes para ampliao do nmero de cooperados; V Sugerir ou promover cursos e palestras; VI Auxiliar o desenvolvimento de parcerias com outras empresas do setor; VII Atender a outras demandas que venham a surgir, no interesse da cooperativa, ou por solicitao da coordenao do projeto. O trabalho est organizado em sete captulos. O primeiro captulo apresenta uma breve introduo do trabalho. O segundo faz uma abordagem sobre o histrico e a expanso do cooperativismo no contexto mundial, nacional e regional. O terceiro dispe

sobre o trabalho cooperativo no artesanato sua abrangncia, seu carter criativo no desenvolvimento de produtos, bem sua importncia na gerao de renda. O quarto captulo descreve sobre a metodologia adotada. O quinto analisa o mercado de jias, seu potencial, mencionando aspectos sobre a produo e exportao dos produtos brasileiros, da cadeia produtiva e fatores determinantes na escolha do produto final. O sexto refere-se cooperativa de artesanato de jias, objeto de estudo, numa abordagem histrica trata sobre os ideais e interesses que levaram a criao da cooperativa, alm do potencial de abrangncia na microrregio que esta inserida. O stimo captulo inclui as consideraes finais do estudo. 2. HISTRIA E EVOLUO DO COOPERATIVISMO O desenvolvimento do cooperativismo deriva da prtica das relaes que as pessoas estabelecem entre si. Essa unio deu origem h grupos de pessoas que buscavam um objetivo comum, por meio da cooperao participativa de seus membros. Nas palavras de Monezi (2008), os homens vm trabalhando em conjunto desde os tempos primitivos. Assim, o objetivo de defender os interesses comuns de um determinado grupo mostra que o cooperativismo encontrado desde a antiguidade. O cooperativismo moderno teve inicio na Revoluo Industrial, no sculo XVIII. A migrao do campo para a cidade provocou o excesso e, consequentemente, explorao de mo-de-obra. Assim na Inglaterra e na Frana, foram organizadas sociedades tendo como propostas ideais de ajuda mtua, igualdade, associativismo e auto-gesto. Em 21 de dezembro de 1844, na Inglaterra foi fundada a primeira cooperativa nos arredores da cidade de Manchester, em Rochdale, onde um grupo de 28 teceles se uniu para comprar em conjunto, itens de primeira necessidade. Chamava-se Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Cada um dos 28 teceles entrou no negcio com uma Libra. Em um ano o capital da organizao chegou a 180 Libras. Os teceles desenvolveram um conjunto de princpios que foram escolhidos posteriormente pelas cooperativas que surgiram. Os princpios adotados foram: adeso livre e voluntria, gesto democrtica pelos cooperados, participao econmica dos membros, autonomia e independncia, educao, formao, informao, intercooperao e interesse pela comunidade (MONEZI, 2008).

Canado apud Maurer Jr., (1966) e Singer (2002) afirmam que a cooperativa de Rochdale, bem como as primeiras cooperativas, no possua funcionrios, os prprios cooperados se revezavam nas atividades da cooperativa. Na medida em que realizavam o trabalho e participavam das decises, pode-se considerar que nestas cooperativas a autogesto era uma prtica adotada, pois no havia separao entre concepo e execuo do trabalho. Na Alemanha o cooperativismo teve incio com o surgimento das cooperativas de crdito que tinham o objetivo de fornecer pequenos emprstimos ou financiamentos destinados a atender s necessidades da produo. Essas cooperativas no eram de origem popular como na Inglaterra, mas surgiram da organizao e do trabalho de Hermann Schulze e Friederich W. Raiffeisen oriundos da administrao publica (CANADO, 2005). A doutrina alem conceitua cooperativa como sociedade de nmero no fechado de scios, a qual visa ao fomento da indstria e economia de seus membros, mediante a explorao de negcios em comum. (VILELA, 2007). Segundo Canado (2005), o cooperativismo francs comea pela tentativa de criar sociedades produtoras constituindo as primeiras cooperativas de produo, influenciado pelas idias de Charles Fourrier (1772-1837), idealizador dos Falanstrios, comunidades que abrigariam centenas de famlias onde seria promovida a abundncia e a igualdade. A partir desse periodo o cooperativismo se espalha pela Europa, chegando Sua (1851), Itlia (1864), Dinamarca (1866), Noruega (1885), e Sucia (1899). Em cada um destes pases, o cooperativismo se desenvolveu e tomou grande importncia econmica. Posteriormente, o cooperativismo, a partir de seu bero europeu, espalhouse pelo mundo, chegando at mesmo ao Japo nos fins do sculo XIX por meio do Visconde Shinagawa e do Conde Hirata (CANADO apud MAURER jr., 1966). Para Vilela (2007), o mais alto princpio ao qual se subordina, inalteravelmente, a ao cooperativa, o de que a cooperativa no existe para explorar servios no seu prprio interesse, mas para prest-los desinteressadamente aos seus membros, os cooperados.
Trata-se da realizao prtica, no mbito cooperativo, da regra conhecida como princpio de dupla qualidade. A empresa cooperativa no tem existncia autnoma; sua natureza eminentemente instrumental; criada, substancialmente, para servir aos scios, viver enquanto e na medida em que os mesmos dela se servirem. (VILELA apud FRANKE, 1973, p.68)

Como Kreutz (2004) observa, as primeiras idias cooperativistas surgiram, sobretudo, na corrente liberal dos socialistas utpicos do sculo XIX e nas experincias que marcaram a primeira metade do sculo XX. Estes pensadores surgiram na Inglaterra e na Frana, isto , nos pases pioneiros do progresso intelectual e do desenvolvimento industrial da poca moderna. Kreutz (2004) cita os socialistas que maior exerceram influncia sobre o cooperativismo,como:

Robert Owen (1772-1858). Ingls, considerado o pai do cooperativismo. Lutou contra o lucro e a concorrncia, por consider-los os principais responsveis pelos males e injustias sociais. Investiu em inmeras iniciativas de organizao dos trabalhadores. Charles Fourier (1772 1858). Francs, foi idealizador das cooperativas integrais de produo, criando comunidades onde os associados tinham tudo em comum. Essas comunidades eram chamadas de falanstrios. Luis Blanc (1812 1882). Francs, foi um grande poltico que se preocupou com o direito ao trabalho, defendendo a liberdade baseada na educao geral e na formao moral da sociedade. Charles Gide (1847 1932). Francs, conhecido mundialmente por suas obras sobre economia, poltica e cooperativismo. Fundador da Escola de Nimes na Frana, que muito contribui com a produo do conhecimento sobre o cooperativismo mundial. Philippe Buchez (1792 1865). Nasceu na Blgica, buscou criar um cooperativismo autogestionado, independente do governo ou de ajuda externa. Na Frana ele tentou organizar associaes operrias de produo, que hoje so chamadas de cooperativas de produo. Willian King (1786 1865). Tambm ingls, tornou-se mdico famoso e se dedicou ao cooperativismo de consumo. Engajou-se em prol de um sistema cooperativista internacional. John Bellers (1654 1725). Nasceu na Inglaterra e tentou organizar cooperativas de trabalho, para terminar com o lucro e as indstrias inteis; O cooperativismo no contexto mundial teve sua expanso a partir do sculo

XVIII e teve como idealizadores grandes pensadores socialistas alm de grandes

revolues sociais que contriburam para que o trabalho cooperativo fosse visto como desenvolvimento social e econmico agregado ao trabalho conjunto.

2.1 COOPERATIVISMO NO BRASIL O incio das atividades cooperativas no pas teve a contribuio e participao dos colonos europeus, responsveis por difundir esse modelo que teve origem com a resistncia explorao do trabalho, hoje vemos que o trabalho cooperativo cresce a passos largos ao redor do mundo. No Brasil o cooperativismo desempenha um importante papel tanto nos aspectos sociais, quanto econmicos. Andrade (2005) aborda que as organizaes cooperativas pioneiras no Brasil foram as de Rio dos Cedros-SC e Ouro Preto-MG (l889), Limeira-SP (l891), Camaragibe-PE (l894)
No decorrer do sculo XIX, com a chegada de imigrantes alemes e italianos, essas iniciativas foram mais freqentes. Muitas das comunidades que se formara no territrio nacional, em especial no Sul do pas tentaram resolver seus problemas de consumo, crdito, produo e educao, criando organizaes comunitrias, aos moldes das que conheceram em suas ptrias de origem. (KREUTZ, 2004)

Em 1902, surgiram as cooperativas de crdito no Rio Grande do Sul. Onde um grupo de scios aprovou o estatuto da Sparkasse Amstad (Caixa de Economia e Emprstimos, tambm conhecida como Caixa Rural), por iniciativa do padre suo Theodor Amstadt (MUNDOCOOP, 2009). A partir de 1906, os imigrantes, muitos de origem alem e italiana, deram incio s cooperativas no meio rural, idealizadas por produtores agropecurios. Para Kreutz (2004), principalmente nas dcadas de 50 e 60, o cooperativismo teve relativa expanso no Brasil, destacando-se o cooperativismo agropecurio. Atualmente, com mais de 5.600 cooperativas, o cooperativismo atua em variados setores da economia, estendendo-se a diversos segmentos da sociedade brasileira, com relativa expresso de crescimento, no setor urbano. Campos (2000) ressalta que na poca do regime militar brasileiro, o governo passou a retirar incentivos e pressionou assim, as cooperativas a assumirem um aspecto de grande empresa. 6

Na dcada de 90 o avano tecnolgico promoveu o desenvolvimento do cooperativismo agroindustrial e o cooperativismo de crdito (MOTTA, 2005). 2.2 COOPERATIVISMO NO PARAN A intensificao das atividades cooperativas promoveu uma participao cada vez maior nas atividades econmicas do pas, isso devido a mecanismos que estimulam o contnuo crescimento do cooperativismo. No contexto paranaense a Ocepar, Sindicato e Organizao das Cooperativas do Estado do Paran, (2009) ressalta que a grande diversidade tnica no estado deu origem ao cooperativismo com os imigrantes europeus que procuraram organizar suas estruturas de compra e venda em comum. Isso provocou a expanso das fronteiras agrcolas e o desenvolvimento econmico e social do Paran. O cooperativismo paranaense formado por 238 cooperativas registradas na Ocepar (quadro 1) que agrupam mais de 500 mil associados e gera cerca de 1.250 postos de ocupao.

QUADRO 1 - NMEROS DO COOPERATIVISMO PARANAENSE- 2008


RAMO COOPERATIVAS COOPERADOS 123.311 950 346.695 2.881 96 7.985 22 20 10.847 4.657 2.373 292 500.19

Agropecurio 81 Consumo 01 Crdito 66 Educacional 15 Habitacional 01 Infra-estrutura 08 Mineral 01 Produo 01 Sade 33 Trabalho 09 Transporte 19 Turismo e lazer 03 Total 238 Fonte: OCEPAR (2009)

De acordo com a o OCEPAR (2009) a atividade cooperativa vem obtendo um crescimento constante em suas atividades pois O crescimento do cooperativismo vem sendo relevante nos ltimos anos. Entre os anos de 2001 e 2008, o nmero de cooperativas aumentou apenas 23,3%, entretanto, o nmero de cooperados cresceu 7

103%. Assim, a expanso do cooperativismo na economia paranaense e influncia nos seus ciclos econmicos promoveu o fortalecimento e expanso das atividades cooperativas em todos os setores contribuindo com o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida. Promovendo o aprimoramento cultural, artstico, de lazer, sade e tecnologias, alm de melhores mtodos de produo. As vantagens competitivas, a agregao de valores aos produtos e a responsabilidade social proporcionaram no s o crescimento quantitativo das cooperativas do Paran, mas tambm qualitativo, no qual os investimentos em capitao e gesto, busca de mercados, desenvolvimento de produtos e servios, tornam as cooperativas paranaenses cada vez mais fortes. (OCEPAR, 2009).

3. O COOPERATIVISMO NO ARTESANATO A origem da atividade artesanal esta associada ao desenvolvimento das cidades e atividades urbanas necessrias a vida em coletividade, como: padeiros, ferreiros, carpinteiros, marceneiros, tecelos, seleiros, arquitetos, entre outros. Foi a partir do sculo XVIII que surgiram as primeiras corporaes de ofcios com regras e regulamentos rgidos, definindo os limites e atribuies do trabalho artesanal. No Brasil, as tradies artesanais de origem predominantemente indgenas se incorporaram s tcnicas trazidas pelos imigrantes, criando a diversidade hoje existente. (BARROSO, 2009). A atividade artesanal consente o domnio integral do processo de produo, possibilita ao arteso gerenciar o processo de produo e comercializao, alm de, que detm o conhecimento sobre a compra, qualidade e caractersticas das matrias-primas. Gurgel et al (2006) define o trabalho artesanal como sendo toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilizao de meios tradicionais, com habilidade e destreza, qualidade e criatividade. A formao do trabalho artesanal teve sua origem com as chamadas guildas de artesos ou corporaes de oficio, uma forma primitiva de organizao artesanal, onde os artesos de um mesmo 8

ramo se uniam em associaes afim de, garantir seus interesses, promover a comercializao e regulamentar a profisso (FREIRE, 2008). Os produtos confeccionados artesanalmente so produzidos por meio de ferramentas manuais ou com a utilizao de meios mecnicos, mas sempre com a contribuio direta do arteso. Assim, segundo Manila (2006), A natureza especial dos produtos artesanais se baseia em suas caractersticas distintivas, que podem ser utilitrias, estticas, artsticas, criativas, vinculadas cultura, decorativas, funcionais, tradicionais, simblicas e significativas, religiosa e social. Segundo o Programa do Artesanato Brasileiro do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (2002), o segmento artesanal brasileiro envolve 8,5 milhes de pessoas em suas cadeias produtivas, movimentando cerca de R$ 28 bilhes por ano. Destaca-se tambm o grande potencial desse setor em exportar os produtos para paises desenvolvidos valendo-se do valor agregado desses bens. A parceria entre artesanato e design possibilita a diversificao de produtos de acordo com as tendncias e o comportamento do consumidor por meio da identificao de novas oportunidades de mercado, com produtos inovadores e sofisticados aumentando assim a gama de opes (FREITAS e ROMEIRO, 2004). Deste modo o desenvolvimento de um novo produto ir ao encontro das expectativas do mercado. Sobre esta questo vale destacar que:
O produto artesanal tem mais valor agregado, em especial o valor de estima, e o principal caminho para alcanar esta proposta est na parceria entre profissionais que atuam com design de produto e artesos (FREITAS e ROMEIRO, 2004).

O artesanato ganha cada vez mais, carter de manifestao artstica, amplia seu alcance e alarga fronteiras, tendo se transformado em importante fonte de renda e criao. Ele expressa a experincia regional das comunidades, seu modo de fazer, sua vivncia particular, enfim, seu modo de vida (SENAC, 2002). A organizao de cooperativas de artesanato constitui-se da concentrao de um determinado nmero de pessoas com um mesmo objetivo em um mesmo local, exigindo atividades gerenciais, desenvolvidas pelos prprios artesos, assim como a compra de matria prima, a comercializao, o compartilhamento de instrumentos e 9

ferramentas, resultando na reduo de custos e favorecendo a cooperao (GURGEL et al 2006). De acordo com o Programa do SEBRAE de Artesanato (2004), uma cooperativa na rea do artesanato tem como objetivo a busca de uma maior eficincia na produo com ganho de qualidade e de competitividade em virtude do ganho de escala, pela otimizao e reduo de custos na aquisio de matria-prima, no beneficiamento, no transporte, na distribuio e venda dos produtos. Alm da busca de uma maior capacidade em atender s demandas internas e externas, aumentar os rendimentos e ganhos dos cooperados, propiciar a obteno de descontos adicionais, melhores condies de pagamento, reduo do custo de transporte, aquisio de produtos com melhor qualidade e maior facilidade na obteno de linhas de crdito. A valorizao econmica gerou a valorizao pessoal e hoje o artesanato representa um seguimento expressivo de seu produto interno bruto (PIB), que a soma das riquezas produzidas por um pas; alm de seu inegvel valor social e seu inestimvel valor cultural (BARROSO, 2009).

4. METODOLOGIA A pesquisa em seu primeiro momento foi de carter bibliogrfico objetivando encontrar as principais referncias em relao temtica adotada. Como mtodo proposto optou-se pelo estudo de caso devido ao carter especfico do objeto de estudo. Essa estratgia se caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto uma ou poucas unidades que compem um fenmeno, dentro de seu contexto real (GODOY, 1995b; CAMPOMAR, 1991; EISENHARDT, 1989; YIN, 2001). O estudo de caso tem se tornado a estratgia preferida quando os pesquisadores procuram responder a questes do tipo como e por que certos fenmenos atuais ocorrem, que s podero ser analisados dentro de um contexto real (GODOY, 1995b; YIN, 2001). Alm dos aspectos j citados, a adoo dessa estratgia se justifica em funo da profundidade e flexibilidade que inerente a essa estratgia (EISENHARDT, 1989; GODOY, 1995b; SOUTO MAIOR, 1984). Assim, buscou-se verificar a partir do estudo de caso, a forma em que a cooperativa est inserida na comunidade, bem como sua potencialidade no contexto regional, servindo, a partir de sua expanso como uma

10

ferramenta para dinamizar a gerao de emprego e renda em sua regio.

5. O MERCADO DE JIAS O mercado de jias cresce de forma expressiva mundialmente a cada ano e o Brasil um grande exportador , pois tem a vantagem de ter em abundancia matrias primas como o ouro e pedras preciosas, o qual conhecido mundialmente. Alm da capacidade produtiva o pas tem um mercado competitivo, pois apresenta sempre inovaes na forma e na utilizao das matrias primas. Para Kotler (1999, p. 31) um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo especfico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaa essa necessidade ou desejo. Os mercados auxiliam os consumidores a encontrarem determinados produtos e servios aos quais estejam dispostos a entregar algo em troca, realizando assim a compra ou venda de bens. O mercado depende do nmero de pessoas que demonstram desejo, interesse ou necessidade de determinado artigo se dispondo a oferecer algo em troca para obter o que desejam. A palavra mercado era usada para denominar o local onde vendedores e compradores realizavam trocas de bens, j os economistas se referem ao termo mercado como um grupo de compradores e vendedores que negociam um produto ou classe de produtos, da o mercado de moradia, mercado de gros. (KOTLER, 1999). H no mercado trs categorias de jias que utilizam de diferentes estratgias comerciais: Jias de alto padro onde se enquadram poucas marcas internacionais,faz uso de marketing dirigido com alto investimento; Jias de massa, fabricadas em larga escala, vendidas em catlogos, lojas populares, cujo fator preponderante o preo; Jias de design, onde a importncia do preo relativa, porm design e definio de acabamento so fundamentais. Normalmente produzidas de forma semiartesanal com tiragem limitada. A produo de jias no Brasil manifestou um desenvolvimento na mdia de 7,6% ao ano entre os anos de 1989 a 2001. A produo sofreu queda no perodo de 2002 e 2003, mas no ano seguinte manteve o crescimento apresentado em 2001. O que levou o pas a aumentar sua participao na produo mundial de 0,5% em 1989 para 0,8%

11

em 2001. (MDIC/SECEX, 2005). Grfico 1- Produo Brasileira de Jias entre 1989 a 2004

Fonte: GFMS Elaborao: FIESP, 2004.

Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM, 2004), o crescimento da industria de jias a cada ano aumenta seu faturamento com o aumento das exportaes e a expanso do mercado interno. No ano de 2005 a venda de jias movimentou aproximadamente R$ 4,4 bilhes no mercado interno superando em 5% a de 2004. O mercado de bijuterias e jias folheadas movimenta, no Brasil, mais de R$ 115 milhes por ano e cresce em mdia 50%, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (2008). A tendncia crescer ainda mais. Segundo pesquisa da FIESP (Federao Industriais do Estado de So Paulo) realizada em 2005 o mercado de jias composto pelo total de pessoas que compraram uma Jia de Ouro Amarelo ou Branco nos ltimos 12 meses ficou composto a partir da seguinte representatividade: 35% para a clase A, 33% para a classe B e 32% para a classe C. Figura 1 - Tamanho do mercado em R$

12

Fonte: FIESP (2005)

Segundo a mesma pesquisa foi identificado o tamanho do mercado de jias e os determinantes de escolha na venda. Sem dvida a pesquisa mostra que o perfil do consumidor de jias desejam inovaes, seguem tendncias de mercado, valorizam a elegncia e a modernidade Figura 2 Determinantes de escolha de jias

Fonte: FIESP (2005)

Segundo a mesma pesquisa foi identificado o tamanho do mercado de jias e os determinantes de escolha na venda. Sem dvida a pesquisa mostra que o perfil do consumidor de jias desejam inovaes, seguem tendncias de mercado, valorizam a elegncia e a modernidade. A pesquisa mostrou que h variadas alternativas para comercializao das jias, um canal interessante e que vem ganhando cada vez mais espao a internet, onde se evidencia oportunidades de divulgao e vendas para qualquer lugar, o cliente pode obter informaes sobre determinado produto, e o pagamento pode ser realizado pelo site de varias maneiras. Proporcionando uma compra 13

e venda de forma gil e rpida. Outro canal de distribuio so os pontos de vendas especializados onde vendem-se jias multi-marcas e os pontos de vendas prprios onde o dono do negcio gerencia o posicionamento a ser adotado. O canal de distribuio de grande participao a visita clientes que so feitas por autnomos em vendas informais representadas por vendedores comissionados que possuem relacionamentos com uma carteira de clientes. Outros pontos da pesquisa da FIESP que o design de uma jia exerce grande influncia na compra do produto, mas certamente no a nica particularidade a ser conhecida na deciso da compra, leva-se em julgamento o prestigio e o status da marca que em geral conquistado com investimentos em comunicao. Figura 2.1 Determinantes de escolha de jias

Fonte: FIESP (2005)

Segundo a mesma pesquisa foi identificado o tamanho do mercado de jias e os determinantes de escolha na venda. Sem dvida a pesquisa mostra que o perfil do consumidor de jias desejam inovaes, seguem tendncias de mercado, valorizam a elegncia e a modernidade. A pesquisa mostrou que h variadas alternativas para comercializao das jias, um canal interessante e que vem ganhando cada vez mais espao a internet, onde se evidencia oportunidades de divulgao e vendas para qualquer lugar, o cliente pode obter informaes sobre determinado produto, e o pagamento pode ser realizado pelo site de varias maneiras. Proporcionando uma compra e venda de forma gil e rpida. Outro canal de distribuio so os pontos de vendas 14

especializados onde vendem-se jias multi-marcas e os pontos de vendas prprios onde o dono do negcio gerencia o posicionamento a ser adotado. O canal de distribuio de grande participao a visita clientes que so feitas por autnomos em vendas informais representadas por vendedores comissionados que possuem relacionamentos com uma carteira de clientes. Outros pontos da pesquisa da FIESP que o design de uma jia exerce grande influncia na compra do produto, mas certamente no a nica particularidade a ser conhecida na deciso da compra, leva-se em julgamento o prestigio e o status da marca que em geral conquistado com investimentos em comunicao. Os fatores que influenciam os clientes na deciso do local de compra das jias so: qualidade do produto, status da marca e servio prestado. O primeiro leva-se em considerao fatores como; acabamento, propores do design, soldas e ranhuras aparentes; material utilizado, a quantidade de ouro encontrada na liga de metal; design, que agrega valor as jias que podem se sobressair por ter um design moderno, exclusivo ou clssico. Para o status da marca, o cliente esta disposto a pagar mais por uma pea de qualidade garantida e design diferenciado, a comunicao utilizada como ferramenta para posicionar a marca de forma que seja admirada e desejada. Para os homens, as jias representam investimento financeiro; para as mulheres, investimento em estilo pessoal. Alm da beleza e do valor, o consumidor quer da indstria joalheiras, uma produo limpa que respeite o meio ambiente e os trabalhadores. A grande participao de autnomos no mercado de vendas das jias estimase que eles so responsveis por mais da metade das vendas, e isso deve-se principalmente pela alta carga tributria, mercadorias de alto valor, pequeno volume e a falta de fiscalizao. Assim, considera-se que o artesanato de jias composto por uma cadeia produtiva ligada por difersos elos, ou seja uma seqncia de atividades que inicia com os insumos e matrias-primas e se estende at o produto final, incluindo a extrao e o processamento de matria-prima e sua transformao, a distribuio e comercializao do produto, nos mercados nacional e internacional. Para o IBGM (2004) a cadeia produtiva de Gemas e Jias seguida desde a extrao do mineral, a indstria de lapidao, artefatos de pedras, a indstria joalheira e de folheados, bijouterias, os insumos, matrias-primas e as mquinas e equipamentos usados no processo de

15

produo, alm das estratgias de marketing e a incorporao de design aos produtos, a figura 3 representa os elos que compem essa cadeia produtiva.

Figura 3 - Cadeia Produtiva de Gemas e Metais Preciosos

Fonte: Josefa Andrade, 2009

At chegar ao consumidor final a cadeia produtiva de folheados percorrem um longo caminho ao comear pelo fornecedor de matria-prima que constitudo por empresas fornecedoras de ouro, prata, cobre, lato, pilter e produtos qumicos. O segundo segmento o das empresas de produtos semi-acabados, que so aqueles produtos prontos, mas que ainda no receberam o banho dos metais. O terceiro segmento constitudo pelas empresas de produtos acabados, seguido da distribuio que pode ser no atacado, varejo e mercado externo.

Figura 4 - Principais operaes do processo produtivo da Cadeia Produtiva de Gemas e Metais Preciosos

16

Fonte: Josefa Andrade, 2009

Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM), atuam no setor de bijuterias montadas cerca de 3 mil empresas, entre micro e pequenas, formais e informais. A produo de jias e folheados no Brasil est concentrada nas cidades paulistas de So Jos do Rio Preto e Limeira, na cidade gacha de Guapor e na regio de Cariri no Cear. Limeira responsvel por 60% da produo nacional sendo assim considerada a capital dos folheados, pois apresenta uma crescente concentrao de empresas na indstria de jias e bijuterias onde cerca de 450 empresas so ligadas atividade de folheados. O setor de jias e metais preciosos no enfrenta barreiras para ingressar no mercado internacional, pois o pas possui uma capacidade produtiva e competitiva dos seus produtos e sua venda mundial cresce acima de 4% ao ano.(IBGM, 2007) Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), em 1999 as exportaes de folheados chegaram US$ 3 milhes com vendas principalmente para os EUA, Colmbia e Venezuela. Os folheados brasileiros venderam US$ 134 milhes no mercado externo de 2008, e isso deve-se a crescente profissionalizao do setor j no mercado interno os folheados e as jias travam uma batalha impulsionados pela 17

expanso de vendas devido ao aumento do poder de compra as semi-jias (incluindo bijuterias tradicionais) faturaram R$ 525 milhes no mercado interno em 2007 enquanto as jias tiveram receita de R$ 4 bilhes. A exportao de toda a cadeia produtiva no ano de 2005 chegou a US$ 834 milhes, um crescimento de 12% em relao a 2004. Os dados do IBGM apresentam que em relao as exportaes de 2005 no ano de 2006 somente no primeiro semestre houve um crescimento de 48% nas exportaes. Tabela 1- Janeiro - Dezembro (2002-2008) US$ 1,00. Exportao Brasileira do Setor de
Gemas e Metais Preciosos (*) (**)

Principais Itens

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

Pedras em Bruto

60.437

58.578

61.901

60.967

48.989

55.559

52.633

Pedras Lapidadas

58.375

44.747

62.948

61.855

75.315

85.482

74.0311

Obras e Artefatos de Pedras

13.017

13.456

14.775

15.622

17.463

17.326

17.025

Ouro em Barras, Fios e Chapas Produtos de Metais Preciosos p/ Indstria Joalheria /Ourivesaria Metais Preciosos Folheados de Metais Preciosos (***) Bijuterias de Metais Comum

349.131

327.119

412.813

458.866

658.533

790.821

1.032.446

41.299

40.032

31.584

43.140

75.449

94.869

134.178

60.159

67.704

93.066

99.904

125.854

129.110

132.526

53.526

58.157

59.016

72.883

99.587

133.812

154.550

1.613

2.730

4.766

9.405

19.263

20.754

21.750

Tabela 1-. Exportao Brasileira do Setor de Gemas e Metais Preciosos (*) (**)

18

Platina em Formas Brutas ou em P Outros Produtos

120

86

7.975

34.181

74

3.629

1.470

793

3.422

7.554

5.328

2.811

Total

641.306

613.993

741.748

834.039

1.162.188

1.333.061

1.630.810

Fonte: MDIC/SECEX/DECEX / Elaboao: IBGM (*): Inclui vendas a no residentes no Pas (antigo DEE - Documentos Especial de ExportaoVendas a no residentes no pas) (**) No inclui exportaes realizadas via DSE - Declarao Simplificada de Exportao. (***)Embora incluido em folheados, devemos destacar o item 71.12.99.00 outros residuos e desperdicios que tem crecido significativamente nos ltimos anos. No perodo JAN/DEZ alcanou US$ 95,8 milhes, contra US$ 82,4 milhes em 2007.

As empresas do ramo de jias esto em constante mudana seja, pela rivalidade competitiva com a concorrncia e isso inclui preo, qualidade e inovao, ou por uma nova oportunidade de mercado. Revela-se que as exportaes em 2008 superou em U$ 297.749 o valor das exportaes de 2007. Destacando a venda de Ouro em Barras, Fios e Chapas; Produtos de Metais Preciosos para a Indstria; Folheados de Metais Preciosos. Os pases mais representativos de destino das exportaes brasileiras, em 2008 foram: Tabela 2- Destino das exportaes em 2008 / US$ FOB
PASES Estados Unidos Reino Unido Alemanha Sua Coria do Norte Blgica frica do Sul Hong Kong Colmbia China Demais pases Total
Fonte: MDIC/SECEX

US$ 630.278.348 320.592.886 175.867.710 161.895.040 37.654.417 35.229.227 23.919.803 23.303.189 12.818.103 9.802.294 113.114.031 1.544.475.048

% 40,8% 20,8% 11,4% 10,5% 2,4% 2,3% 1,5% 1,5% 0,8% 0,6% 7,3% 100,0%

Em 2008, no Setor de Gemas e Metais Preciosos os estados que mais exportaram foram:

Tabela 3 - Exportao por estado em 2008 / US$ FOB 19

ESTADOS Minas Gerais So Paulo Bahia Gois Amap Mato Grosso Rio Grande do Sul Rio de Janeiro Par Paran Demais estados Total
Fonte: MDIC/SECEX

US$ 701.251.399 271.221.945 219.492.071 79.527.408 73.934.539 72.719.070 63.325.069 34.661.614 13.647.062 9.837.308 4.857.563 1.544.475.048

% 45,4% 17,6% 14,2% 5,1% 4,8% 4,7% 4,1% 2,2% 0,9% 0,6% 0,3% 100,0%

Feitoza e Arajo (2009) delatam que segundo dados do IBGM (2008), o Brasil o 27 colocado no ranking dos principais fabricantes de jias e folheados do mundo e responsvel por um pouco mais de 1 % das exportaes mundiais. Possui indstrias presente em quase todo o territrio do pas, gerando aproximadamente 500.000 empregos diretos neste setor, em 2.170 indstrias: 850 na lapidao, 730 na joalheria de ouro e prata, 590 folheados e metais preciosos. Um grande passo a ser dado pelas empresas fabricantes de jias, folheados e bijuterias a expanso de mercado atravs de feiras, exposies e eventos diversos. Um dos principais eventos a Feira Internacional de Jias Folheadas, Bijuterias e Acessrios que acontece em Limeira-SP outro a Feira Nacional da Indstria de Jias, Relgios e afins uma das maiores feiras nacionais e da Amrica Latina. Em Guapor-RS a feira Expocultural responsvel pelas exposies das jias confeccionadas na regio.

6. A COOPERATIVA DE ARTESANATO A Cooperativa de Artesanato um projeto da Prefeitura local com intuito de expandir o setor industrial na cidade, proporcionar empregos e fonte de renda. O projeto teve origem na percepo da necessidade e a oportunidade de tornar o municpio em um plo de jias. Com o apoio da prefeitura, foram realizados dois cursos no Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI, por um especialista em jias folheadas da cidade de Guapor RS. Este curso foi apresentado primeiramente a acadmicos das instituies de ensino da cidade e posteriormente para interessados na fabricao de 20

jias folheadas. O curso de gemologia e joalheria j foi ministrado pelo SENAI em diversas cidades como: Salvador BH; Catalo e Goinia GO; Araua, Belo Horizonte, Governador Valadares e Tefilo Otoni MG; Belm PA; Guarapuava PR; Rio de Janeiro RJ; Boa Vista RR; Guapor, Porto Alegre, Santana do Livramento e Soledade RS e So Paulo SP. O curso foi realizado de outubro a novembro de 2004 e de janeiro a fevereiro de 2005, com durao de um ms e meio, sendo realizadas aulas no perodo da tarde e noite no curso de 2004 e manh e noite no de 2005. Os participantes do curso tiveram um apoio da Prefeitura de 70% no custo das aulas, tendo que pagar R$ 300,00 (trezentos reais) pelo curso. Durante a realizao dos cursos foram efetuadas duas viagens aos plos de fabricao de jias folheados no pas, para a cidade de Limeira no estado de So Paulo e Guapor no Rio Grande do Sul. Ao trmino do curso algumas pessoas se reuniram e levaram adiante a idia e formar a Cooperativa de Artesanato em 29/05/2006, sendo esta, em parte, custeada financeiramente pelo municpio. A cooperativa era composta por 36 associados que compuseram a diretoria e o Conselho Fiscal. De acordo com uma pesquisa realizada com cooperados e ex-cooperados da Cooperativa de Artesanato necessrio um investimento de R$ 5 mil para comprar equipamentos e material. O cooperado realiza um curso que tem durao de um ms na sede da cooperativa, aps esse perodo comea a produzir e comercializar suas peas. O treinamento realizado por meio de cursos ofertados pela Cooperativa em parceria com o municipio, seguido do desenvolvimento pessoal nas tendncias, inovaes, tecnologia e design para a fabricao de jias. Esse desenvolvimento pode ser adquirido em feiras do setor, em plos de fabricao e tambm com base na moda. Considerando o produto como sendo um bem tangvel a Cooperativa trabalha no desenvolvimento de jias folheadas a ouro, prata e prata de bali o que inclui brincos de variados tamanhos, anis, pulseiras, tornozeleiras, correntes, gargantilhas, conjuntos, colares e pingentes todos com garantia. A produo das peas realizada por fundio de metais geralmente por fundio a baixa fuso que ocorre a temperaturas entre 380 a 400C inferiores as de alta fuso que chegam a 1100C. Outra forma de produo realizada pela Cooperativa a compra de peas j prontas sendo que o trabalho se reduz a montar a pea segundo o design desejado e assim enviado para o banho galvnico na

21

cidade de Limeira-SP. O Banho galvnico o processo pelo qual a pea recebe um revestimento com outro metal como ouro, prata, cromo, nquel, rdio entre outros. Com o banho existe o aumento da dureza superficial, proteo contra corroso e oxidao das peas. Devido o banho ser feito na cidade de Limeira com alto padro de qualidade do mesmo as peas tm seus preos elevados. Levando-se em considerao o mercado de semi-jias no Brasil o produto vendido a preos estveis e apesar da grande concorrncia as margens de lucros so elevadas. Entretanto as semi-jias podem ser facilmente substitudas por produtos de qualidade inferior ou superior. As oportunidades de crescimento aplicam-se por meio da insero no mercado com campanhas de promoo e at descontos nos preos (varejo/atacado) com o objetivo de convencer os consumidores a adquirirem mais produtos ampliando assim as vendas, outra estratgia o desenvolvimento do mercado interno visto que a cooperativa no explorou a ampliao de suas vendas para esse mercado. O Desenvolvimento de produtos diz respeito a diversificao no design das jias pois a inovao e a criatividade acentuam a competitividade e o diferencial do produto no mercado. A Cooperativa de Artesanato surgiu por meio da unio de vrios microempreendedores do setor, com o objetivo de ampliar o poder de compra de matria-prima e comercializao de seus produtos. A consolidao de tal projeto se mostra de grande importncia para a gerao de renda na microrregio destacada, que formada por 18 municpios, conforme figura 5, os quais totalizavam em 2007 uma populao de 376.178 habitantes (IPARDES, 2009).

Figura 5- Municpios e regio de influncia da cooperativa de jias

22

Fonte: SEMA; IPARDES (2007)

Na microrregio estudada o cooperativismo a grande alternativa para o crescimento e desenvolvimento econmico. Segundo o ministrio do trabalho e emprego e a Relao Anual de Informaes Sociais (MTE/RAIS, 2009) no ano de 2007 o nmero de cooperativas da microrregio totalizavam 79. A atividade exercida pela cooperativa de artesanato estudada, hoje representa uma influncia real para economia local, pois contribui para gerao de emprego, ocupao e qualidade de vida. Assim como os novos plos de jias se influenciam pelos plos que dominam a tecnologia de produo como o de Limeira, de So Jos do Rio Preto e Guapor que juntos comtribuem com 25.000 postos de empregos diretos. Segundo estudos do IBGM se desenvolvem e so considerados competitivos, pois investem em constantes melhorias de processo e inovao. A contribuio da cooperativa pode ser ainda maior se suas atividades sofrerem uma expanso sobre a microrregio estudada, provendo assim o crescimento economico e social de 18 municipios. A cooperao e a disposio so fatores que definem o compromisso de expanso e crescimento regional. Como toda forma de cooperativismo a Cooperativa de Artesanato se define do ramo de Cooperativa de trabalho, o cooperativismo de Trabalho teve origem nos movimentos sociais da Frana no sculo XIV, surgindo como uma reao dos trabalhadores Revoluo Industrial. No Brasil, a presena das cooperativas de Trabalho se consolidou na dcada de 30, com a regulamentao do Decreto-Lei n 23

22.232, de 19 de dezembro de 1932. (O INTERIOR,2009). A Organizao das Cooperativas Brasileiras define as cooperativas de trabalho como sendo aquelas cooperativas de profissionais que prestam servios a terceiros: so cooperativas de trabalho tanto as que produzem determinado bem (industrial ou artesanal) como aquelas onde a cooperativa desempenha um papel de administradora dos servios fornecidos pelos seus cooperados(CULTI apud SCHEIDER e VICENTE, 1996:40). As cooperativas de trabalho se apresentam como uma alternativa que possibilita a insero, especialmente para aqueles excludos do mercado de trabalho e sem renda (CULTI, 2002). A cooperativa tem por objetivo o estmulo o apoio, o fomento, o desenvolvimento e a mais ampla defesa dos interesses econmicos e sociais e das atividades de seus associados, ou seja; a produo de jias folheadas, por meio de ajuda mtua. Segundo seu estatuto a cooperativa opera basicamente na venda em comum dos produtos feitos que lhe forem entregues pelos associados, na aquisio em comum de artigos de consumo e meio de produo necessrios a atividade profissional e na transformao, industrializao e comercializao de produtos. Podemos definir o negcio tendo como objetivo elevar a auto estima por meio dos acessrios que embelezam a imagem pessoal; proporcionar o desenvolvimento pessoal dando oportunidade de emprego, de aprendizagem de uma profisso. Visto que os trabalhos de confeco das jias podem ser feitos em casa. Para CULTI (2002) o cooperativismo preocupa-se com o aprimoramento do ser humano nas suas dimenses econmicas, sociais e culturais. visto como um sistema participativo, democrtico e mais justo para atender s necessidades e os interesses especficos dos trabalhadores, alm do que, propicia o desenvolvimento integral do indivduo por meio coletivo. O desenvolvimento econmico proporcionado pelas cooperativas promove um processo de gerao e distribuio de renda. O cooperativismo um importante instrumento para a distribuio de renda e benefcios aos cooperados. Contribui para o desenvolvimento de atividades individuais gerando um interesse coletivo, assim, a cooperativa esta sempre em busca de viabilizar os interesses individuais por meio da prestao de servios a seus cooperados. Assim como bem explica CARVALHO (2008).
A cooperativa caracteriza-se por ser uma sociedade de pessoas, cujo objetivo fortalecer seus cooperados para a obteno, por parte destes, de vantagens

24

econmicas, ao trabalharem conjuntamente, de maneira autnoma; vantagens estas superiores s que poderiam obter se trabalhassem sozinhos.

Responsvel por agrupar artesos expandindo e promovendo a gerao de emprego e renda, a cooperativa tem o potencial de melhorar a situao econmica e social, pois contribui para o aumento de renda dos cooperados contribuindo para a reduo do desemprego local, possibilitando a incluso social. Assim a cooperativa possibilita a realizao de benefcios sociais comunidade levando progresso ao municpio e regio onde encontra ambiente propcio para se desenvolver, pois, conforme exposto, o mercado de jias tm aumentado sua representatividade anualmente perante o mercado nacional e internacional, o que demonstra a possibilidade crescimento constante cooperativa estudada.

7. CONCLUSO O trabalho conserva um valor importante cerca do relacionamento, motivao, produtividade e comprometimento dos trabalhadores. Assim o trabalho cooperativo potencializa a produo gerando renda e satisfao. O cooperativismo considerado um sistema econmico que prioriza o fator trabalho sobre o fator capital, defende os interesses comuns de um grupo, o qual a filosofia adotada teve seus ideais espalhados pelo mundo promovendo o desenvolvimento do cooperativismo, que tem uma participao cada vez maior nas atividades econmicas do pais contribuindo para a melhoria econmica, cultural e social das pessoas. As sociedades cooperativas de artesanato se expandiram por meio do desenvolvimento das cidades e atividades urbanas proporcionando uma organizao de produo coletiva, ou seja, um grupo de pessoas com um mesmo objetivo, produzindo e provendo rentabilidade. Assim para o mercado de artesanato de jias, que movimenta milhes por ano, a diversificao e atualizao so pontos fundamentais visto que, o pblico para o qual o produto final destinado o feminino de todas as faixas etrias de hbitos de consumo e freqente compra do produto. Trata-se de um pblico que procura variedade, qualidade e modernidade. 25

Assim, o desenrolar econmico propiciado pelas atividades cooperativas potencializa sim um processo de gerao e distribuio de renda alm do com o objetivo de como ideal a desenvolvimento local promovido pelo dinamismo econmico

melhoria de vida das pessoas. Pois o trabalho cooperativo tem

coletividade, ou seja, a unio dos cooperados e a valorizao do seu trabalho.

REFERNCIAS ALVES, L. R.; Localizao e a Paran. In: Competitividade 231-254, 2007. FERRERA DE LIMA, J.; RIPPEL, R. Encadeamento Produtivo, Associao Geogrfica dos Ramos Industriais nas Microrregies do Agronegcio e desenvolvimento regional: reflexes sobre a das Cadeias de Produo Paranaense. Cascavel: Ed. Edunioeste, p.

ANDRADE, Z.P. cooperativismo no ensino superior: O caso da Cooperativa de Ensino Superior de Rubiataba. p.30, 2005. Disponvel em: < http://agata.ucg.br/formularios/ucg/mestrados/educacao/arquivos/1.pdf>. Acesso em: 13 out 2009. ANDRADE, J.B.O. Viabilidade de Insero Competitiva do Setor de Jias de Pernambuco no Comercio Exterior. Disponvel em: < http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_942>. Acesso em: 15 jan 2010. BARROSO, E. N. Design e Artesanato. 2009. Disponvel em:<http://www.eduardobarroso.com.br/Artesanato_%20mod1.pdf>. Acesso em: 05 dez 2009. BOABAID. P,P. A Indstria De Jias No Brasil Posicionamento Estratgico De Uma Micro-Empresa. Disponvel em: < http://www.ibmecrj.br/sub/RJ/files/ADM_paulaboabaid_set.pdf >. Acesso em: 14 jan 2010. CAMPOMAR, M. C. Do uso do Estudo de Caso em pesquisas para dissertao e teses em administrao. Revista de Administrao, So Paulo, v. 26, n. 3, p. 95-97, jul./set. 1991. CANADO, A.C. Para a Apreenso de um Conceito de Cooperativa Popular. In: 26

Encontro da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Administrao, Braslia 2005. CAMPOS, J. O Cooperativismo No Vale Do Parapanema. P.34, 2000. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books? id=tJrfsDyqmJ8C&printsec=frontcover&dq=o+cooperativismo#v=onepage&q=brasil& f=false>. Acesso em: 14 out 2009. CARVALHO, A.T.S.C. Cooperativas geram enormes benefcios para a economia do pas. Disponivel em :<http://www.conjur.com.br/2008-set24/cooperativas_geram_beneficios_economia_pais>. Acesso em: 27 nov. 2009. CULTI, M.N.O COOPERATIVISMO POPULAR NO BRASIL: Importncia e Representatividade. In: Tercer Congreso Europeo de Latinoamericanistas, em Amsterdam-Holanda, 3-6 de julho de 2002. EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, oct. 1989 FRANKE, W. Direito das sociedades cooperativas: So Paulo: Saraiva, 1973. Apud VILELA, T.P. Cooperativa: sociedade, empresa ou forma singular de empresa (arts.1.093 1.096 C.Civil). 2007. Disponvel em http://www.franca.unesp.br/artigos/Thiago_Pereira.pdf > Acesso em: 11 nov. 2009. FREIRE, M.S.M; CASTRO, A.E.G; S, R.F. Artesanato e Design: Identidade e Capital Social na Formao Cooperativa. In V Encontro de Pesquisadores Latinos-americanos de Cooperativismo. Ribeiro Preto-SP. 2008. Disponvel em :< http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_072_508_12310.pdf> Acesso em: 05 dez 2009. FREITAS, A.L.C; ROMEIRO, E.F. Desenvolvimento de produtos para a produo artesanal. In. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004. disponvel em :< http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0103_0807.pdf>. Acesso em: 05 dez 2009. FEITOZA, F.A.A. ARAJO, I.M. Nem Tudo Que Reluz Ouro: O Arranjo de Joias Folheadas De Juazeiro Do Norte/ Ce. 2009. Disponvel em: < starline.dnsalias.com:8080/abet/arquivos/25_8_2009_22_46_48.doc>. Acesso em: 09 dez 2009. FIESP, Federao Industriais do Estado de So Paulo. Disponvel em: http://www.fiesp.com.br/competitividade/downloads/joias_sjriopreto.pdf. Acesso em: 10 dez 2009. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administrao de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995b. GURGEL, A.M. et al A organizao do trabalho artesanal cooperativo como 27

determinante positiva no trabalho das rendeiras de bilro da vila de ponta negra. 2006. HOUAISS, A. Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. Ed. Objetiva, 2001. 1 CD-ROM. IBGM. Pesquisa Nacional do Mercado Consumidor de Jias. Disponvel em: <http://www.ibgm.com.br/index.cfm? saction=conteudo&mod=70454C4050031F4C434F39101B1B435C4B5844&id=52576 F28-3472-FB8F-951BAD92A2D0C35D> Acesso em: abr. 2009. IBGM. Pesquisa Nacional do Mercado Consumidor de Jias. Disponvel em:< http://www.ibgm.com.br/index.cfm? saction=conteudo&mod=76575C505D0D4C3C1E000D001C034054&id=9F2CF3FE3472-FB8F-9764E15180C21DE6 > Acesso em: 04 jan 2010. IPARDES, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social. 2007. Disponvel em: < http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/base_fisica/divisao_politica_2007_PR.pdf>. Acesso em:21 out 2009. KOSLOVISK, J.P. Cooperativismo que gera emprego e distribui renda. Disponvel em: <http://www.agroredenoticias.com.br/textos.aspx?1FOGYjkYbV5DqHsxja04qQ==> Acesso em: 27 nov. 2009. KOTLER, P. Administrao de Marketing: Anlise, planejamento, implementao e controle. 5ed. So Paulo: Atlas, 1999. KREUTZ, I.T. Cooperativismo Passo a Passo.SSESCOOP/GO. Goinia. 2004. Disponvel em : < www.seplan.go.gov.br/down/cartilha_cooperativismo.pdf> Acesso em: 21 out 2009. LAUSCHNER, R. Cooperativismo e Agricultura Familiar. EMBRAPA. p.03, 1994. disponvel em <http://gipaf.cnptia.embrapa.br/publicacoes/artigos-etrabalhos/lauschner94.pdf >.Acesso em: 09 Out 2009. MAURER JUNIOR, T.M. O cooperativismo: uma economia humana. So Paulo: Ed. Pioneira-metodista, 1996. Apud CANADO, A.C. Para a Apreenso de um Conceito de Cooperativa Popular. In: Encontro da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Administrao, Braslia 2005. MANILA, C. O Artesanato e o mercado Internacional: comrcio e codificao aduaneira. 2006. Disponvel em: < http://www.aprendendoaexportar.gov.br/artesanato/001_frameset.htm>. Acesso em:05 dez 2009. MONEZI, M. Esprito Cooperativista Requisito Essencial do Cooperativismo. 2008. Disponvel em: < http://www.advogado.adv.br/artigos/2005/mariangelamonezi/espiritocooperativista.htm >. Acesso em 21 out 2009.

28

MOTTA, M. Dicionrio da terra. p. 131, 2005. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books? id=TlrJEwEC4csC&pg=PA128&dq=cooperativismo+no+brasil&lr=#v=onepage&q=co operativismo%20no%20brasil&f=false>. Acesso em 14 out 2009. PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Braslia. http://pab.desenvolvimento.gov.br. consulta feita em 2002 OCEPAR. Sindicato e Organizao das Cooperativas do Estado do Paran. Disponvel em: < http://www.ocepar.org.br/UPL/Outro/CooperativismoParana2008.pdf>. Acesso em: 21 out 2009. O INTERIOR, Jornal. A histria das cooperativas de trabalho. Porto Alegre, RS, n.1005, ano 36. Setembro. 2009 REVISTA MUNDOCOOP. 2009. Disponvel http://www.mundocoop.com.br/historia.htm>. Acesso em: 21 out 2009. em:<

SCHNEIDER, J. O; VICENTE, J.H.V. A Reestruturao Produtiva e as Cooperativas de Trabalho. In: Perspectiva Econmica. So Leopoldo, v.31, n.94, 1996. Apud CULTI, M.N.O COOPERATIVISMO POPULAR NO BRASIL: Importncia e Representatividade. In: Tercer Congreso Europeo de Latinoamericanistas, em Amsterdam-Holanda, 3-6 de julho de 2002. SEBRAE, Servio Brasileiro de Apoio s Micros e Pequenas Empresas. Programa SEBRAE de Artesanato. 2004. disponvel em: < http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/artesanato-no-sebrae> . Acesso em: 05 dez 2009. SEBRAE, Servio Brasileiro de Apoio s Micros e Pequenas Empresas. Disponvel em : <www.sebraemg.com.br/arquivos/.../revistagemasejoias.pdf>. Acesso em : 29 dez 2009. SINGER, P. Introduo a Economia Solidria.So Paulo: Perseu Abramo, 2002. Apud CANADO, A.C. Para a Apreenso de um Conceito de Cooperativa Popular. In: Encontro da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Administrao, Braslia 2005. SENAC, Servio Nacional de Aprendizagem Comercial. Tintas e Texturas, Rio de Janeiro. Ed. Senac Nacional, 2002. Disponvel em:< http://books.google.com.br/books? id=uhMpvhwF2d4C&printsec=frontcover&client=firefoxa#v=snippet&q=artesanato&f=false>. Acesso em 05 dez 2009. SOUTO MAIOR FILHO, J. Pesquisa em administrao: em defesa do estudo de caso. Revista de Administrao de Empresas, v. 24, n. 4, p. 146-149, out./dez. 1984. VILELA, T.P. Cooperativa: sociedade, empresa ou forma singular de empresa (arts.1.093 1.096 C.Civil). 2007. Disponvel em 29

http://www.franca.unesp.br/artigos/Thiago_Pereira.pdf > Acesso em: 11 nov. 2009. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

30

Potrebbero piacerti anche