Sei sulla pagina 1di 9

HALLIBURTON

Manual de Manuteno e Operao das Bombas Centrfugas da Halliburton Prefcio Introduo Este manual uma verso atualizada do manual original de manuteno e operao das bombas Centrfugas da Halliburton. Algumas instrues e o prprio equipamento sofreu mudanas. Por exemplo, bombas que antes usavam 05 selos agora so apenas 04 selos. Este manual fornece instrues para a manuteno, montagem e operao para as seguintes bombas centrfugas da Halliburton. Halliburton 6x5x11 com Selos mecnico e Rotor de 10 polegadas ( PT. 350.1241 ) Selos Retentores e Rotor de 10 polegadas ( PT. 350.1242 ) Selos mecnico e Rotor de 11 polegadas ( PT. 350.1243 ) Selos Retentores e Rotor de 11 polegadas ( PT. 350.1244 ) Halliburton 8 x 6 x 14 Com Gaxetas, power end de 300 BHP e Rotor de 14 polegadas ( PT.350.201 ) Com retentores, Power End de 100 BHP e Rotor de 14 polegadas ( PT. 350.202 ) Halliburton 4 x 4 x 12 Com retentores e Rotor flexvel de 12 polegadas ( PT. 350.205 )

Regras de Operao: Para garantir a segurana do pessoal e evitar dano no equipamento os operadores/mecnicos devem seguir instrues especficas de manuteno antes, durante e depois de operar as bombas centrfugas da Halliburton. Manuteno geral: 1. Quando a bomba estiver operando, use uma bomba de graxa manual para lubrificar os rolamentos com 4 ou 5 bombeadas de graxa a cada 12 horas ou a cada 05 trabalhos. Ateno! No lubrifique os selos mecnicos isto pode desalinhar os selos stacionrios. Cuidado! Se houver aumento excessivo de temperatura, reduza a lubrificao pois a graxa expande com a temperatura, aumentando a presso na bomba.

2. No regule a bomba a no ser esta apresente os seguintes critrios A presso esteja muito baixa Esteja perdendo circulao Rotor arrastando na carcaa ou no power end O rotor ou rea interna desgastada 3. Evitar bombeios de lquidos contendo slidos maiores de polegadas 4. Use o conjunto montado da Halliburton ( PT. 350.12424 ) para aplicaes com correias ou corrente. Antes da operao: Antes de operar a bomba, assegure-se de que os critrios seguintes eatam ajustados A bomba deve conter lquido suficiente, acima do seu ponte de congelamento As vlvulas de suco e descarga estejam abertas. Durante a Operao: Enquanto operando a bomba, siga estas instrues No operar com a bomba vazia No operar a bomba com a vlvula de suco fechada No operar a bomba com a vlvula de descarga fechada por mais de 1 minuto. Se o fluxo tiver que ser estrangulado, use a vlvula de descarga ou outra restrio. No estrangule pela vlvula de suco. No opere a bomba sem lquido circulanddo interiormente por mais que 1 minuto. No feche as vlvulas de descarga. Se o fizer, desassentar o selo mecnico. No opere a bomba ao reverso. Depois da Operao: Depois de operar a bomba, siga estas instrues: No feche a vlvula de suco enquanto a discarga estiver conectada a uma fonte de possvel alta presso. Estas bombas no so destinadas a suportar altas presses. Se bombear pasta de cimento, lave a bomba por vrios minutos em alta vazo. Enquanto lavando a bomba, rapidamente acelerando a bomba de zero mxima vazo e retorne a zero. Repita este processo vrias vezes. Se a pasta bombeada foi cimento, efetui o processo acima imediatamente. Se isso no for possvel, bombei outros lquidos atravs da bomba at que fique completamente limpa. Se a bomba for exposta a temperaturas congelantes; Antes de re-utiliza-la novamente, remova os tampes e esvaziar completamente.

Montando as bombas centrfugas com retentores ou gaxetas Esta seco fornece instrues para montar as seguintes bombas da Halliburton: 6 x 5 x 11 - Rotor de 10 polegadas com retentores ( PT. 350.1242 ) 6 x 5 x 11 - Rotor de 11 polegadas com retentores ( PT. 350.1244 ) 4 x 4 x 12 Rotor de 12 polegadas com retentores ( PT. 350.205 ) 8 x 6 x 14 Rotor de 14 polegadas com gaxetas ( PT. 350.201 ) Montagem do rolamento e eixo auxiliar.

Para montar os rolamentos e eixos, faa o seguinte: 1. Aquea os rolamentos at 350 F por 15 minutos. 2. Coloque o rolamento frontal no eixo. O rolamento dever deslizar facilmente. 3. Coloque o retentor do rolamento no eixo e faa o retentor se ajustar no rolamento frontal. 4. Coloque os rolamentos trazeiros no eixo, opostos e com a as faces de vedao dos aneis externos faceando um ao outro. 5. Enquanto aguarda o esfriamento dos rolamentos, efetue os passos nas seguinte subsees para preparar a camisa dos selos ( stuffing box ) para montar e instalar os retentores ou gaxetas.

Preparando a camisa de selos ( Stuffing box ) para a montagem: Durante este passo, voce colocar 05 retentores de leo ou um conjunto de de gaxetas e aguarde para montar depois. Instalando os Retentores ( Lip Seals ) As instrues nesta subseo descreve como instalar os retentores nas seguintes bombas centrfugas da Halliburton: 6 x 5 x 11 com rotor de 10 polegadas ( PT. 350.1242 ) 6 x 5 x 11 com rotor de 11 polegadas ( PT. 350.1244 ) 8 x 6 x 14 com rotor de 14 polegadas e conjunto 100 BHP ( PT. 350.202 )

Importante Antes de instalar cada retentor, lubrifique-o com graxa. 1. Lubrifique e instale 03 retentores, um de cada vez, com as abas feceando o rotor. Se necessrio, use a ferramenta de instalao ( PT. 350.12443 ) ou uma lata de leo lubrificante vazia para pressiona-los no lugar. 2. Instale o anel lubrificador. Nota Se o anel lubrificador tiver um R marcado, certifique-se que este R esteja faceando a fonte de fora da bomba ( Power End ) 3. Lubrifique e instale o quarto retentor com a aba faceando o rotor 4.Coloque o anel glndula na camisa de selo ( Stuffing Box ) 5.Coloque parafusos prendendo chapa glndula no Stuffing Box .

Inportante: Se voce no fixar o stuffing box com parafusos, ters que desmontar a bomba mais tarde.

6.Coloque todos os graxeiros de lubrificao no stuffing box e ponha- os de lado at que voce esteja pronto para intala-lo na estrutura( bomba ).

Instalando o conjunto de gaxetas: Se o stuffing box j tiver um conjunto de gaxetas, use o mesmo sistema para colocar as novas gaxetas na bomba centrfuga da Halliburton 8 x 6 x 14, rotor de 14 polegadas ( PT. 350.201 ). Importante: Aplique lubrificante ou graxa. No conecte as linhas para lubrificar. Use uma bomba de graxa 1.Remova os parafusos da glndula 2. Lubrifique e instale cada uma das 04 gaxetas Ateno! No instale as gaxetas muito apertadas. As gaxetas devem drenar o leo da lubrificao levemente. 3. Coloque o anel glndula no stuffing box. 4. Troque os parafusos da glndula.

Montando o conjunto ( Power end ) Depois de ter preparado o stuffing box, os rolamentos no conjunto do eixo devem estar bastante frio e voc j poder instalar no corpo da bomba. 1. Coloque o conjunto de eixo pelo lado trazeiro do corpo da bomba

2. Com a aba para cima, ponha o Oring e retentor no fundo da tampa do rolamento. 3. Engraxe o Oring e o retentor e encha a tampa de graxa pela metade 4. Coloque a tampa do rolamento trazeiro no retentor do rolamento 5. Instale folgadamente os parafusos trazeiros Os parafusos calibradores vo atravs dos furos rosqueados no retentor do rolamento. Os parafusos ajustadores passam atravs dos furos do retentor e dos orifcios rosqueados na estrutura 6. Coloque o Oring e os dois retentores na tampa do retentor dianteiro, assegure que os retentores estejam voltados para o lado externo do Power End. 7. Use graxa para a instalao dos retentores e rolamentos 8. Instale a tampa frontal do rolamente e aperte os parafusos 9. Com a superfcie plana voltada para o power end, coloque o ajustador de gaxetas no eixo. 10. Coloque o Oring no eixo at que este alcane o batente 11. Lubrifique a rea da camisa do eixo com WD-40 ou um lubrificante equivalente. Instalando o Stuffing Box ( Caixa das gaxetas ):

Para instalar o stuffing box, proceda como a seguir: 1. Deslize o stuffing box na estrutura da superfcie correspondente 2. Determine o anglo de descarga da bomba 3. Utilizando parafusos curtos e arruelas, ligue o stuffing box estrutura Observao: Sempre use os trs parafusos curtos para ligar o stuffing box estrutura a no ser que voce queira a discarga voltada para cima . Se voce quer a discarga voltada para cima, utilize os trs parafusos longos. 4. Aperte todos os parafusos do stuffing box e ligue estrutura trazeira da bomba. 5. Lubrifique a camisa interna e externamente com WD-40 ou outro lubrificante equivalente. 6. Deslize a camisa atravs do stuffing box e por sobre o eixo. Cuidado: Para evitar danos aos Orings, deslize cuidadosamente a camisa por sobre o eixo. 7. Aperte manualmente os parafusos glande no stuffing box 5

8. Monte o sistema de lubrificao pressurizado e observe a bomba por 5 minutos. Ocorrendo vazamento, dismonte os selos do stuffing box e recomece os procedimentos de montagem partir do primeiro passo ( Step 1 ) No ocorrendo vazamento, coloque o Oring no entalhe do rotor, usando graxa para segura-lo no local e continue com o passo 1 da instalao do Rotor.

Instalando o Rotor: Para instalar o rotor siga os seguintes passos: 1. Coloque o rotor na extremidade rosqueada do eixo e outro auxiliar girando o eixo para enroscar. 2. Gire o rotor no eixo fixando firmemente no lugar com uma ferramenta prpria de apertar o rotor . ( N 350.15353 para a bomba 6 x 5 e N 350.20111 para as bombas 8 x 6 . Se mais alongamento do eixo for preciso aperte os parafusos de ajuste trazeiros. 3. Ajuste a camisa do rolamento trazeiro at que o rotor esteja ajustado de 0,020 a 0,025 polegadas da face do stuffing box. Nota: A folga final do rotor dever ficar entre 0,015 e 0,020 polegadas da volutra do rotor, contudo durante o ajustamento da volutra do rotor, o stuffing box se aproximar do rotor. Completando a montagem: Para completar a montagem da bomba, faa como a seguir: 1. Aperte todos os parafusos ajustadores. Nota: Se utilizando parafusos de cabea Allen para apertar os parafusos ajustadores, coloque 4 parafusos longos na volutra. Use Loc-Tite ou equivalente para segurar os parafusos . 2. Coloque a volutra na seo do flange 3. Instale o Oring grande no dimetro externo do staffing box 4. Use graxa para lubrificar o Oring e o interior da volutra ( casing ). 5. Use uma talha para levantar o power end da bomba atravs dos orifcios dos parafusos e cuidadosamente abaixe-o dentro da volutra ( Fig. 2.6 ).

6. Coloque os parafusos na estrutura e folgadamente aperte os parafusos ajustadores. 7. Coloque a folga da volutra entre 0,015 pol. ( 0,381 mm ) e 0,020 polegadas ( 508 mm ) Nota: Para mais informaes sobre o ajuste, ver na seco 4 ( Ajuste da Folga ) Ajuste/acomodao dos Retentores e Gaxetas: Depois de montada a bomba use os seguintes procedimentos para ajustar os selos e gaxetas. Seguindo estas orientaes evitaremos danos prematuros nos selos e gaxetas. 1.Se utilizando leo lubrificante or sistema de graxa, certifique-se de que o sistema lubrificante esteja conectado bomba e funcionando corretamente. O sistema de leo deve ser pressurizado de 05 a 07 psi. 2. Com uma bomba de graxa manual, engraxe os rolamentos com 05 bombeadas de graxa. Assergure-se de que a bomba gira livre e manualmente. 3. Utilizando gua limpa e certificando-se que as suco e descargas estejam abertas, opere a bomba com baixa rotao durante 15 minutos. 4. Funcione a bomba com gua limpa e rotao normal por 45 minutos.

Testando a bomba Centrfuga aps sua manuteno:

Para completar um teste de presso, siga estas orientaes: 1. Conecte o flange de suco a uma fonte de teste com gua pressurizada. 2. Abra a vlvula de alvio ( para descarga de ar ) 3. Coloque a fonte testadora com gua pressurizada de modo que a presso alcanavel no exceda ( 50 psi quando usando a bomba de teste para encher a centrfuga. 4. Com a descarga voltada para cima, encha a bomba con gua do sistema pressurizado. 5. Feche a vlvula de alvio ( Descarga ) 6. Vire a bomba com o lado da volutra oposto para a descarga at que a descarga alcane o cho. 7. Role a bomba voltada para cima 8. Abra a vlvula de alvio ( Descarga ) 9. Volte a completar a bomba com gua 10. Repita do passo 5 at o passo 9 at eliminar todo o ar da bomba. 11. Coloque a bomba na posio vertical com a descarga voltada para cima e o terminal da suco levemente posicionado mais alto que a extremidade do eixo. 12. Use ar comprimido para secar a cavidade das gaxetas no stuffing box. 13. Coloque um objeto metlico de maior dimetro tal como uma lata dentro do fundo da bomba, sobre a extremidade aberta do stuffing box. 14. Use gua limpa e fria e aplique presso de gua ( mximo de 150 psi ) bomba. 15. Ocasionalmente gire manualmente o eixo da bomba 16. Observe a bomba por pelo menos 30 minutos. Se a bomba vazar na extremidade aberta do stuffing box, gua surgir na lata prviamente colocada, indicado vazamento nos selos e este devero ser trocados. Se a bomba no vaza aps 30 minutos, verifique se h umidade na extremidade aberta do stuffing box. Se houver umidade no staffing box, repita o teste por mais 30 minutos. Cuidado: No use em oporao uma bomba que no passou neste teste. Esta bomba provlvemente vazar.

17. Depois de completado o teste de presso com sucesso, drene a bomba da seguinte maneira: a) Segure o conjunto da bomba de teste com a base na vertical de modo que o tampo eateja no lado mais baixo. b) Use a haste de dreno da bomba para segurar aberta a check valve da bomba de teste. c) Deixe drenar todo o fluido da bomba. Cuidado: Drene sempre o fluido da bomba logo aps o teste e mesmo depois de uma operao. Em regies fria o fluido dentro da bomba pode endurecer causando dano bomba e seus componentes. 18. Remova os flanges da suco e descarga.

Potrebbero piacerti anche