Sei sulla pagina 1di 17

Leia estas instrues :

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Este Caderno contm cinqenta questes de mltipla escolha, assim distribudas: Lngua Portuguesa 01 a 15 e Conhecimentos Especficos 16 a 50. Se o Caderno contiver alguma imperfeio grfica que impea a leitura, comunique isso imediatamente ao Fiscal. Cada questo apresenta apenas uma resposta correta. Os rascunhos e as marcaes feitas neste Caderno no sero considerados para efeito de avaliao. Interpretar as questes faz parte da avaliao; portanto, no adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais. Utilize qualquer espao em branco deste Caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. Voc dispe de, no mximo, quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e preencher a Folha de Respostas. Use exclusivamente caneta esferogrfica, confeccionada em material transparente, de tinta preta ou azul. O preenchimento da Folha de Respostas de sua inteira responsabilidade. Retirando-se antes de decorrerem duas horas do incio da prova, devolva, tambm, este Caderno; caso contrrio, poder lev -lo. Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas.

Assinatura do Candidato : __________________________________________________________

Lngua Portuguesa As questes de 1 a 8 tm como referncia o texto abaixo. Estudos mostram o que passa pela cabea dos animais

01 a 15

por Eduardo Szklarz e Alexandre Versignassi "Numa manh, enquanto Gregor Samsa acordava de sonhos inquietantes, descobriu que tinha se transformado num inseto monstruoso. As vrias pernas, miseravelmente finas em comparao com o resto do corpo, agitavam -se desesperadamente diante de seus olhos. O que aconteceu comigo?, pensou." Sim: este o comeo de A Metamorfose, do Franz Kafka: Gregor Samsa acorda transformado numa barata. tudo uma alegoria sobre a solido, a timidez... Mas, se acontecesse essa desgraa com voc na vida r eal, no precisaria se preocupar: uma barata s uma mquina programada para encontrar comida e fugir de chineladas. burra como um glbulo branco. Uma barata no sabe que uma barata. Voc no teria nojo de voc mesmo se acordasse como uma s iria pensar em comer uma lata de chocolate em p na cozinha. Mas um golfinho sabe que um golfinho. Um elefante sabe que um elefante. Um cachorro sabe que ... gente. O incrvel que, at h pouco tempo, a cincia no aceitava isso. Dividia tolamente a vida e ntre "humanos" e "animais" como se uma baleia tivesse mais a ver com uma ameba do que com voc. A noo geral dos cientistas hoje bem mais complexa: a diferena entre as nossas f aculdades mentais e as dos gatos, chimpanzs e periquitos seria de grau, no de tipo. como comparar um Porsche com um Fusca: h uma clara diferena de nvel entre eles, mas ambos so carros. E saram da prancheta do mesmo projetista.

12

15

O prprio Charles Darwin um precursor da noo moderna de como a cincia v os animais. Para o homem que descobriu a identidade do projetista de homens e animais (a seleo natural), a mente parecia seguir uma certa continuidade ao longo da evoluo das 21 espcies. Os bichos mais abaixo na escala evolutiva tambm teriam inteligncia e sentimentos, s que em nveis distintos. E Da rwin estava certo. "As evidncias de hoje indicam que muitos animais sentem alegria, tristeza, pena...", diz o bilogo Marc Bekoff, da 24 Universidade do Colorado.
18

Claro que as pesquisas tm limitaes: no existe uma mquina capaz de entrar na cabea de um gorila, de um cachorro ou de uma galinha e mostrar o que ver o mundo com os 27 olhos de um gorila, de um cachorro ou de uma galinha. Mas d para chegar mais perto do que voc imagina. [...] LINGUAGEM O Homo sapiens o nico animal capaz de dominar sintaxe, formar frases complexas e 30 registrar o que pensa. Fato. Mas alguns bichos podem compreender a nossa linguagem quase como se fossem uma pessoa embora no consigam reproduzi-la com a desenvoltura de um papagaio. Que o diga Kanzi, um bonobo (parente do chimpanz) criado pela pesquis adora americana Sue Savage-Rumbaugh. Ele cresceu exposto ao nosso vocabulrio e domina 40 0 palavras. Como no pode falar, Kanzi forma frases apontando para um glossrio com smbolos. Eles 36 representam de substantivos e verbos simples, como "banana" e "pular ", a conceitos complexos, como "antes" e "depois". Kanzi pode at conjugar verbos inclusive no passado e no gerndio. mais ou menos como voc tentando se virar numa viagem para o Camboja. 39 Voc pode at voltar entendendo algumas palavras do cambojano, m as dificilmente vai ter aprendido a conjugar algum verbo. bem mais difcil. E olha que cambojanos e brasileiros so todos animais da mesma espcie. Ponto para Kanzi, ento.
33

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

Golfinhos aprendem linguagens artificiais, como demonstrou o psiclogo Louis Herman, da Universidade do Hava, EUA. Numa delas, palavras representadas por sons de computador formavam 2 mil frases. Quando os golfinhos ouviam "ESQUERDO BOLA BATER", por 45 exemplo, entendiam que era para bater na bola do lado esquerdo. E tambm compreendiam a ordem das palavras. Sabiam que o pedido "PRANCHA PESSOA GUA" era para que levassem uma prancha a uma pessoa que estava na gua. J "PESSOA PRANCHA GUA" 48 era para levar a pessoa prancha na gua. No existe diferena entre fazer isso e aprender um idioma. Ponto para os golfinhos.
42 51

Mas talvez nem eles sejam preo para Chaser, uma border collie. A cadela aprendeu o nome de mais de mil objetos a maioria brinquedos, mas tudo bem. Seu dono, um psiclogo, j nem conta mais quantas palavras ela sabe. Agora ele prefere lhe ensinar rudimentos de gramtica.

Ento estamos de acordo: certos animais, quando treinados, conseguem compreender parte da linguagem humana. Mas o que isso importa para os outros animais de sua espcie? Kanzi no vai usar seu glossrio com bonobos que vivem na floresta. E Chaser pode at aprender 57 versos de Shakespeare, mas ser intil tentar esbanjar seu intelecto com outros ces. Mas a ideia de que eles praticamente no se comunicam entre si morreu faz tempo. [...]
54 Disponvel em: <http://super.abril.com.br/ciencia/estudos -mostram-passa-pela-cabeca-animais-623040.shtml>. Acesso em: 02 jul. 2011. [Adaptado]

01. De acordo com o texto, o projetista de homens e animais A) Charles Darwin. B) a seleo natural. C) Marc Bekoff D) a cincia.

02. No texto, predomina um tom A) informal, marcado, principalmente pela escolha dos substantivos vacas, gatos e cachorros. B) formal, marcado, principalmente, pela escolha de pronomes de segunda pessoa do plural . C) informal, marcado, principalmente, pelo escolha do pronome voc para dirigir -se ao leitor. D) formal, marcado, principalmente, pela escolha do pronome ns para referir -se ao homem e aos animais.

03. De acordo com o autor do texto, alguns animais A) so capazes de compreender parcialmente a linguagem humana. B) utilizam conceitos complexos para se comunicarem com outros de sua espcie. C) utilizam rudimentos de gramtica para aprenderem o vocabulrio de uma lngua. D) so treinados para desenvolver em a linguagem humana.

IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

04. No enunciado Mas um golfinho sabe que um golfinho. Um elefante sabe que um elefante. Um cachorro sabe que ... gente., a coeso assegurada A) pela conexo, marcada pela repetio explcita da mesma conjuno. B) pelo circunlquio, marcado pela repetio da expresso sabe que . C) pela perfrase, marcada pela repetio dos mesmos itens lexicais. D) pelo paralelismo, marcado pela repetio da estrutura um... sabe que .

05. Na linha 14, o uso dos dois pontos introduz A) uma explicao para o enunciado anterior. B) uma citao de autoridade para reforar a tese defendida. C) uma enumerao de fatos relevantes para o enunciado anterior. D) uma entonao explicativa para destacar a fala do autor do texto.

06. As aspas utilizadas nas linhas 22 e 23 tm a funo de A) enfatizar uma informao do autor do texto. B) destacar a citao de um discurso indireto. C) demarcar a citao de um discurso direto. D) reforar uma informao para o leitor.

07. O referente do pronome Eles (linha 35) A) bonobo e pesquisadora americana. B) smbolos. C) animais. D) brasileiros e cambojanos.

08. Leia os perodos abaixo: I Sabiam que o pedido PRANCHA PESSOA GUA era para que levassem uma prancha a uma pessoa que estava na gua. II J "PESSOA PRANCHA GUA" era para levar a pessoa prancha na gua. Em relao funo sinttica da palavra prancha em cada um dos perodos, correto afirmar: A) Em I, sujeito; em II, adjunto adnominal. B) Em I, sujeito; em II, adjunto adverbial. C) Em I, objeto direto; em II, complemento nominal. D) Em I, objeto direto; em II, objeto indireto.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

As questes de 9 a 15 tm como referncia o texto abaixo. Consideraes sobre a leitura Miriam Mambrini Por que o brasileiro l to pouc o? A primeira resposta costuma ser: porque o livro caro. Ora, esse argumento s vlido em parte. No preciso comprar um livro para l -lo. Ele est disponvel em bibliotecas pblicas, onde ningum precisa pagar. Pode -se tambm pedir livros emprestados a amigos ou compr-los por muito pouco num sebo. O brasileiro no l porque no tem o hbito de ler, no gosta de ler. Se recussemos no tempo um sculo, trs quartos de sculo, encontraramos um nmero significativo de leitores em nosso pas. Hoje, o com putador, a televiso, o cinema, o esporte e a agitao da vida moderna jogaram a leitura para o ltimo plano na opo de lazer. Isso sem falar no apelo irresistvel do sol, no calor de nosso pas tropical, que convida as pessoas para as praias e as atividades ao ar livre. Festas literrias, feiras e encontros vm contribuindo para divulgar livros e autores. Ainda assim, sua repercusso no extrapola muito o pequeno crculo dos profissionais do livro. Atinge, quando muito, uns poucos aficionados de um ou out ro escritor consagrado, ou simplesmente curiosos em busca de um programa diferente. As escolas vm se esforando para despertar o gosto da leitura nas crianas e formar futuros leitores. Pesquisas revelam que tm alcanado xito com os pequenos. Eles gosta m de ler e leem um nmero razovel de livros, mas no se tornam leitores por toda a vida. Aos 12 anos, o interesse decresce, e os adolescentes, na sua grande maioria, consideram a leitura um dever maante. Se, paralelamente escola, houvesse o estmulo da famlia, e, sobretudo, o exemplo da famlia, talvez o quadro fosse outro e o esforo inicial no se perdesse. Mas os adultos, que tambm leem pouco, quando leem, no podem dar o exemplo. Ficamos restritos a um nmero muito pequeno de pessoas que se intere ssam verdadeiramente pelos livros e, em particular, pelos de literatura. Se os leitores so poucos, os livros so muitos. Os lanamentos chegam s livrarias como um tsunami literrio, deixando os livreiros s voltas com o srio problema de exp -los. Como os best-sellers e os livros de autoajuda, estrangeiros na sua maioria, so uma aposta certa, acabam por inundar as bancadas mais visveis, empurrando a produo literria nacional para um canto escondido. So esses livros, j aprovados em outros pases e frequentadores constantes da lista dos mais vendidos, que se compram para presentear amigos. A eles, podem -se juntar os escritos por celebridades, que tm lugar garantido na mdia. [...]
Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?co digo=343&titulo=Consideracoes_sobre_a_leitura .> Acesso em 02 jul. 2011. [Adaptado]

12

15

18

21

24

27

30

09. De acordo com o texto, no Brasil, h uma relao direta entre A) o hbito de ler e as bibliotecas pblicas. B) o gosto pela leitura e a adolescncia. C) o hbito de ler e o gosto pela leitura. D) o gosto pela leitura e as opes de lazer.

IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

10. Quanto s iniciativas que buscam contribuir para o aumento de leitores entre os brasileiros, correto afirmar que A) a produo literria nacional uma opo de presente para os amigos. B) as festas literrias so organizadas para os profissionais do livro. C) o trabalho realizado pelas escolas apresenta resultados positivos. D) os baixos preos cobrados nos sebos estimulam o gosto pela leitura. 11. Da leitura do texto, conclui-se que A) os livros escritos por celebridades so aprovados em outros pases. B) o estmulo da famlia d continuidade ao trabalho das escolas. C) os livros de literatura instigam o interesse verdadeiro pela leitura. D) o nmero de leitores de obras literrias reduzido. 12. No perodo Como os best-sellers e os livros de autoajuda, estrangeiros na sua maioria, so uma aposta certa, acabam por inundar as bancadas mais visveis, empurrando a produo literria nacional para um canto escondido., o conector destacado estabelece relao semntica de A) causa. B) conformidade. C) comparao. D) concluso. 13. O sujeito de tm alcanado (linha 16) A) as escolas. B) pesquisas. C) as crianas. D) futuros leitores. 14. A expresso s voltas com (linha 25) tem valor de A) preposio. B) advrbio. C) conjuno. D) pronome. 15. Leia os dois perodos abaixo, adaptados do texto. Festas literrias, feiras e encontros contribu em para divulgar livros e autores. Sua repercusso no extrapola o pequeno crculo dos profissionais do livro. Se eles formassem um nico perodo, utilizando-se um pronome relativo, a construo correta seria: A) Festas literrias, feiras e encontros, em que sua repercusso no extrapola o pequeno crculo dos profissionais do livro, contribuem para divulgar livros e autores . B) Festas literrias, feiras e encontros, nas quais sua repercusso no extrapola o pequeno crculo dos profissionais do livro, contribu em para divulgar livros e autores . C) Festas literrias, feiras e encontros, onde a repercusso no extrapola o pequeno crculo dos profissionais do livro, contribu em para divulgar livros e autores. D) Festas literrias, feiras e encontros, cuja repercusso no extrapola o pequeno crculo dos profissionais do livro, contribu em para divulgar livros e autores.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

Conhecimentos Especficos As questes 16 e 17 referem-se Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

16 a 50

16. Dois professores discutem sobre o contedo dessa em relao Educao Especial. Na discusso um dos professores afirma: I II III Os sistemas de ensino devem assegurar professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior para atendimento especializado dos alunos portadores de necessidades especiais. Os sistemas de ensino devem criar sempre classe s especficas na Educao Profissional para os educandos portadores de necessidades especiais. No caso dos superdotados, eles devem concluir o programa de estudo no mesmo tempo que os outros alunos.

Das afirmaes, apenas A) I e III so corretas. B) II correta. C) I correta. D) II e III so corretas.

17. Em relao aos componentes curriculares da Educao Bsica, essa lei estabelece que, nos currculos dos ensinos fundamental e mdio, A) a educao fsica constitui um componente curricular obri gatrio nos diversos nveis, sem exceo. B) o ensino de arte constitui um componente curricular obrigatrio nos diversos nveis, sem exceo. C) o ensino de Histria do Brasil deve levar em conta, especialmente, as contribuies das culturas ocidental, africana e oriental. D) o ensino de musica deve ser um contedo optativo do ensino de arte em todos os nveis. As questes 18, 19 e 20 referem-se ao Decreto n 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de instituies de educao superior e cursos superiores de graduao e sequenciais no sistema federal de ensino. 18. Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), definido nesse decreto, afirma -se que deve conter: I II III IV O Projeto Pedaggico da Instituio A organizao didtico-pedaggica da Instituio O Perfil do corpo tcnico-administrativo O Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeira

De acordo com esse decreto, devem estar presentes, no PDI, os component es A) apenas III e IV. B) I, III e IV. C) apenas II e III. D) I, II e IV.

IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

19. Sobre o contedo do decreto, correto afirmar: A) A oferta de educao a distncia est sujeita a credenciamento especfico, nos termos de regulamentao prpria. B) O curso ou campus fora da sede integrar o conjunto da universidade e gozar de prerrogativa de autonomia. C) Os estudantes que se transferem para outra instituio de educao superior no tm assegurado o aproveitamento dos estudos real izados. D) A avaliao como referencial bsico para reconhecimento de instituies no resultar na atribuio de conceitos. 20. De acordo com esse decreto, compete A) Secretaria de Educao a Distncia avaliar as diretrizes curriculares propostas por c ada curso a distncia. B) Secretaria de Educao Superior exercer a superviso dos cursos tecnolgicos e dos cursos sequenciais. C) ao INEP encomendar os instrumentos de avaliao conforme as diretrizes do SINAES. D) Secretaria de Educao Profissiona l e Tecnolgica instruir e decidir os processos de autorizao de cursos superiores de tecnologia.

As questes 21 e 22 referem-se Lei n 11.741, de 16 de julho de 2008, que altera dispositivos da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para redimensi onar, institucionalizar e integrar as aes da educao profissional tcnica de nvel mdio, da educao de jovens e adultos e da educao profissional e tecnolgica. 21. Em relao a essa lei, afirma-se: I II III IV Os diplomas de curso de educao profissional t cnica de nvel mdio, ainda que registrados, no habilitam ao prosseguimento de estudos na educao superior. Os cursos de educao profissional e tecnolgica podem se organizar por eixos tecnolgicos, possibilitando a construo de diferentes itiner rios formativos. A preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional podero se desenvolver nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional. As instituies federais de educao profissional e tecnolgica s so autorizadas a oferecer cursos regulares.

Das afirmativas apenas A) I e II so corretas. B) II e III so corretas. C) II e IV so corretas. D) III e IV so corretas.

22. A educao profissional tcnica de nvel mdio, segundo essa Lei, ser desenvolvida A) apenas na forma subsequente. B) apenas na forma concomitante. C) na forma articulada e na forma subsequente. D) na forma integrada e na forma regular.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

As questes de nmeros 23, 24, 25 e 26, referem-se Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. 23. Em relao essa Lei, afirma-se: I II III Os Institutos Federais so instituies de educao superior, bsica e profissional . Os Institutos Federais so especializados especificamente na oferta de educao profissional e tecnolgica na modalidade de ensino tcnico. Os Institutos Federais so equiparados s universidades federais.

So contedos da referida lei A) apenas as afirmaes I e III. B) apenas as afirmaes II e III. C) apenas a afirmao III. D) apenas a afirmao II.

24. Em relao s finalidades dos Institutos Federais, afirma -se: Uma das finalidades dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia a de constituir-se em centros de excelncia na oferta do ensino de cincia, em geral, e de cincias aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento do esprito crtico, voltado investigao emprica. Uma finalidade dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia desenvolver a educao profissional e tecnolgica como processo educativo e investigativo de gerao e adaptao de solues tcnicas e tecnolgicas s demandas sociais e peculiaridades regionais. Uma finalidade dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia ofertar o Ensino Mdio regular como forma de expanso da educao bsica. Uma finalidade dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia estimular e priorizar pesquisas cientficas em relao aos programas de melhoria da educao bsica. C) apenas as afirmaes IV. D) apenas as afirmaes I e II.

II

III IV

So contedos dessa lei: A) apenas a afirmao III. B) apenas as afirmaes II e III.

25. De acordo com essa lei, em relao estrutura organizacional dos Institutos Federais (IF), correto afirmar: A) Os campi so dirigidos por Diretores Gerais, eleitos pelos docentes, estudantes e servidores tcnico-administrativos. B) As presidncias dos rgos de administrao ser o exercidas por professores indicados pelo Reitor da instituio. C) Os rgos de administrao tm carter normativo e so compostos pelos representantes dos docentes, dos estudantes e dos servidores tcnico -administrativos. D) A administrao ter, como rgos superiores, o Colgio de Dirigentes e o Conselho Superior. 26. Segundo essa lei, os Institutos Federais podero ministrar, no nvel de educao superior, A) cursos superiores de bacharelado, visando formao de profissionais para os diferentes setores da economia e reas de conhecimentos. B) cursos superiores de licenciatura, visando formao de professores para a educao bsica, sem distino ou prioridade de reas de conhecimento. C) cursos superiores de engenharia, visando formao dos pr prios formadores desse tipo de instituio. D) cursos de ps-graduao lato sensu, visando formao de mestres e doutores que contribuem para promover slidas bases em educao, cincia e tecnologia.
8 IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

27. A tirinha abaixo mostra uma situao de aprendiza gem no contexto escolar.

Disponvel em:<http://jestudante.blogpot.com/2011/06/charges -da-educacaobrasileira.html>.Acesso em 2 ago. 2011.

A base terica que explica esse tipo de aprendizagem fundamenta-se A) na metacognio. B) no processamento da informao. C) no condutismo. D) na resoluo de problemas.

28. Um tcnico em assuntos educacionais vai realizar, juntamente com professores, uma pesquisa educacional com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos professores. Nesse sentido, discute o que um problema de pesquisa, nessa rea de conhecimento, e apresenta trs perguntas, reproduzidas no quadro abaixo, para que eles analisem. I II III Como seria a educao no Brasil se o pas tivesse sido colonizado pelos holandeses e no pelos portugueses? De que forma a economia do Brasil reagiria caso as escolas fossem extintas? O aumento dos anos de escolaridade causa evaso nas escolas?

Aps a anlise, os professores concluram que, do ponto de vista da pesquisa educacional, A) apenas II um problema de pesquisa cientfica. B) apenas III um problema de pesquisa cientfica. C) I e III so problemas de pesquisa cientfica. D) II e I so problemas de pesquisa cientfica. 29. A extenso uma atividade importante num Instituto Federal de Educao e pode ser desenvolvida por meio de projetos. Sobre projetos de extenso, leia as afirmativas a seguir: I II III IV Os projetos de extenso resultam da aplicao de conhecimentos obtidos a partir da pesquisa cientifica. O rigor metodolgico necessrio para o desenvolvimento de um projeto de extenso. Os projetos de extenso possibilitam novos conhecimentos sobre a realidade educacional e social. O ttulo de doutor uma condio necessria para coordenar projetos de extenso num Instituto Federal.

Das afirmaes, A) I e III so corretas. B) apenas I correta. C) II e IV so corretas. D) apenas III correta.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

30. O currculo escolar, numa perspectiva atual (ps-crtica), deve dar ateno diversidade e s relaes multiculturais. Dessa forma, A) atende s diferenas das capacidades intelectuais, mantendo interesses e motivaes iguais para todos. B) prioriza as necessidades singulares de determinados alunos em relao ao grupo, uma vez que elas so o motor da aprendizagem. C) reconhece as diferenas dos indivduos, como princpio comprometido com a equidade, ou seja, com o direito de todos a aprender. D) elogia as desigualdades, uma vez que as diferenas enriquecem os processos de aprendizagem. 31. Os recursos tecnolgicos, utilizados na escola, como as Novas Tecnologias da Informao e da Comunicao, oferecem alternativas diferenciadas para o ensino e a aprendizagem. Em relao a essas tecnologias, afirma-se: I II III IV A utilizao dos computadores na escola garante mudanas nas formas de ensinar e aprender. O uso das redes sociais, como o facebook inadequado construo de novos conhecimentos escolares. Os softwares educativos voltados para a transmisso do conhecimento devem ser privilegiados na aprendizagem construtivista. O computador pode ser um excelente instrumento de aprendizagem para os alunos portadores de deficincias sensoriais e motoras.

Das afirmaes, A) apenas IV correta. B) apenas II correta. C) II e I so corretas. D) II e IV so corretas. 32. A atividade docente e os processos de formao tm percorrido diferentes estgios de desenvolvimento. Assim, h professores cuja prtica est baseada numa rac ionalidade, fundamenta-se no conhecimento cientfico e apia-se em regras bem definidas, orientadoras do processo ensino-aprendizagem. Esse docente pode ser caracterizado como A) profissional. B) crtico. C) arteso D) tcnico. 33. Existem diferentes concepes sobre o currculo escolar como ferramenta que orienta e organiza os processos educativos na escola. Nesse sentido, correto afirmar que A) o currculo no deve prescrever os contedos de formao uma vez que essa ao compete aos professores da escola. B) o currculo no deve explicitar as intenes educativas ou objetivos uma vez que existem diversas formas de se chegar ao conhecimento. C) o currculo tem uma dimenso oculta, no predeterminada, constituda por relaes entre os sujeitos envolvidos na prtica escolar e na troca de ideias e de valores. D) o currculo tem uma dimenso oculta, no predeterminada, definida pelos contedos e mtodos de ensino fixados para a prtica escolar.
10 IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

34. A autonomia da escola baseia-se na busca de uma identidade, expressada na construo de seu Projeto Poltico Pedaggico. Nesse sentido, O Projeto Poltico Pedaggico A) deve estar fundamentado numa perspectiva de aprendizagem, evitando o pluralismo de idias pedaggicas. B) deve ser definido pelos professores e, posteriormente, discutido com a comunidade. C) deve estar articulado com os Planos de Educao nacional, estadual e /ou municipal. D) deve ser construdo sob a perspectiva da racionalidade tcnica, evitando o surgimento de conflitos de interesses. 35. As Novas Tecnologias da Informao e as Comunicaes como tecnologias educacionais vm reconfigurando a identidade das instituies escolares. Sobre as novas tecnologias educacionais e seu impacto nas escolas, correto afirmar: A) As tecnologias digitais permitem aos conhecimento que pretendem ensinar. professores trabalhar nas fronteiras do

B) As novas tecnologias na sociedade digital reduzem o papel do professor na educao, no contexto escolar. C) O professor, na sociedade digital, adquire maior autono mia, o que possibilita um trabalho criativo individualizado. D) O uso das novas tecnologias exige da escola a formao da crtica, como capacidade de oposio s ideias anteriores. 36. O papel do professor como mediador na aprendizagem dos estudantes tem sido discutido a partir de diferentes teorias da psicologia. Para as teorias que consideram o aluno como agente ativo na construo do conhecimento, um dos papis do professor como mediador na aprendizagem A) gerenciar a cooperao entre os estudantes p ara facilitar a resoluo de exerccios padro. B) simplificar os contedos no processo de transposio didtica para torn -los mais acessveis aos alunos. C) organizar e desenvolver atividades de leitura e discusso para a substituio do senso comum pelos conhecimentos cientficos. D) coordenar e problematizar os momentos de dilogo em que os alunos organizam e tentam justificar suas ideias.

37. O texto a seguir refere-se a uma forma de organizao dos contedos como estratgia para diminuir a fragmentao dessa categoria da didtica. Pressupe a transferncia de mtodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa -se, mas suas finalidades inscrevem-se no estudo disciplinar. Pela sua abordagem, ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de dife rentes disciplinas, por meio da ao didtico-pedaggica, mediada pela pedagogia de projetos temticos. uma abordagem terico-metodolgica com nfase no trabalho de integrao das diferentes reas de conhecimento. A forma de organizao dos contedos a que se refere o texto denomina-se A) multidisciplinaridade. B) interdisciplinaridade. C) transdisciplinaridade. D) pluridisciplinaridade.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

11

38. Selma Garrido Pimenta, no livro Formao de professores: identidade e saberes da docncia (2002), comenta: Uma identidade profissional se constri, pois, a partir da significao social da profisso; da reviso constante dos significados sociais da profisso; da reviso das tradies. Como parte dessa identidade, os saberes docentes caracterizam um dado estgio da profissionalizao dos professores. Em relao aos saberes docentes e profissionalizao da docncia, afirma -se: I II III O domnio do contedo disciplinar o saber mais relevante que caracteriza a profissionalizao da docncia. O saber docente se constri e toma sentido no contexto da formao inicial. A reflexo crtica da prtica uma via importante na profissionalizao da docncia.

Das afirmaes, apenas A) I correta. B) III correta. C) I e III so corretas. D) II e III so corretas.

39. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n 1, de 3 de fevereiro de 2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares para o Ensino Mdio e a Educao Profissional Tcnica de nvel mdio, a nomenclatura dos cursos e programas de Educao Profissional passa a ser A) formao continuada de trabalhadores / Educao Profissional Tcnica / Educao Profissional Tecnolgica, de graduao e ps -graduao. B) formao inicial e continuada de trabalhadores / Educao Profissional Tcnica de nvel bsico / Educao Profissional Tecnolgica, de graduao e ps -graduao. C) formao inicial e continuada de trabalhadores / Educao Profissional Tcnica de nvel mdio / Educao Profissional Tecnolgica, de graduao e ps -graduao. D) formao inicial de trabalhadores / Educao Profissional Tcnica de nvel mdio / Educao Profissional Tcnica, de graduao e ps -graduao. 40. O Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) classifica -se como uma avaliao A) sistmica, certificatria e classificatria. B) sistmica, formativa e peridica. C) formativa, certificatria e continuada. D) formativa, classificatria e somatria.

41. O Coordenador Pedaggico um agente essencial para o bom desenvolvimento da escola. Sobre esse profissional e seu trabalho na escola, correto af irmar: A) O trabalho do Coordenador Pedaggico de natureza prtica, consequentemente no lhe essencial o conhecimento terico da Pedagogia. B) A procura pela melhoria da aprendizagem e das dificuldades dos alunos no atribuio do Coordenador Pedaggico. C) O Coordenador Pedaggico um interlocutor da formao docente na medida em que proporciona a reflexo sobre a prtica docente. D) A atividade profissional do Coordenador Pedaggico exige o domnio profundo do contedo das disciplinas do currculo da escola.
12 IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

42. No currculo escolar, os contedos so meios para a realizao das finalidades educativas pelos alunos. Consequentemente, a seleo e a organizao dos contedos e o tratamento dado a eles de grande importncia no planejamento das atividad es de ensino. Sobre essa categoria didtica, afirma-se: I II III IV Os contedos conceituais procedimentais. devem estar relacionados sempre aos contedos

Os mapas conceituais so estratgias de organizao de contedos. A seleo dos contedos deve preced er a definio dos objetivos no planejamento de uma Unidade Didtica. Os contedos conceituais, por sua natureza especfica, so independentes dos contedos atitudinais.

Das afirmaes, apenas A) I e III so corretas. B) III e IV so corretas. C) II e IV so corretas. D) I e II so corretas.

43. O texto a seguir descreve uma situao hipottica em uma aula de biologia. A professora Ana docente da 1 srie do Ensino Mdio e est desenvolvendo a unidade didtica As plantas. No seu planejamento, l emos que uma das atividades faz referncia extrao de pigmentos de diferentes vegetais. Ana comea a aula mostrando diferentes verduras e solicitando que os alunos identifiquem o nome de cada uma delas. Em seguida, d continuidade atividade planejada: Ana: Acham que podemos tirar a cor dessas verduras? Alunos: Sim..., sim..., um pouquinho... Ana: E como tirariam a cor? Aluno: Com gua. Aluno: Apertando. Ana: O que acontecer se cortarmos as verduras e as colocarmos em vidros com lcool? Aluno. Vai sair a cor. Ana: Eu vou dividi-los em trs grupos, vou dar um quadro a cada um e vocs vo antecipar qual a cor que tiraro de cada verdura. A docente entrega acelga a um grupo, cenoura ao outro e beterraba ao outro. Em seu relatrio, Ana escreve: A antecipao escrita nos quadros permitiu-lhes relembrar as hipteses e compar-las com as cores resultantes, que, nesse caso, coincidiram com as ideias prvias. Sobre essa situao de ensino, correto afirmar: A) uma atividade que no promove a construo de novos conhecimentos sobre o objeto do conhecimento. B) uma atividade fundamentada na teoria de Piaget sobre conflitos cognitivos. C) uma atividade que no promove a familiarizao com os trabalhos prticos na escola. D) uma atividade fundamentada na teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

13

44. A Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel explica o processo de construo de novos conceitos ou representaes no contexto escolar. Dois professores desejam planejar a Unidade Didtica de um tema de determinada disciplina usando como referncia essa teoria da aprendizagem. Ao solicitar ajuda de um outro colega, recebem as recomendaes abaixo: I II III IV A atividade a ser priorizada o trabalho em grupo uma vez que a aula expositiva incompatvel com essa perspectiva terica. Organizar a assimilao de conceitos, dos mais abrangentes aos mais especficos, segundo o mecanismo da reconciliao integradora. Garantir o processo de construo de novos significados de forma sub stantiva e no arbitrria, tomando como referncia as ideias prvias adequadas disponveis nos alunos. Organizar os conceitos segundo a lgica da disciplina.

As recomendaes corretas, segundo a Teoria de Ausubel, so A) I e II. B) III e IV. C) II e IV. D) II e III.

45. A elaborao de um teste padro para avaliao por meio de questes objetivas apresenta caractersticas especficas, alm de vantagens e desvantagens em relao a outras formas de avaliao da aprendizagem. Uma professora registrou n o seu caderno de atividades as seguintes ideias sobre esse tipo de avaliao: I II III Numa questo objetiva, no possvel usar situaes -problema, e, sim, exerccios. A validez da questo objetiva diz respeito correspondncia com o objetivo definido. Numa questo objetiva, possvel avaliar diferentes nveis de desenvolvimento de uma habilidade.

Das ideias registradas pela professora, A) apenas I e III so corretas. B) apenas I correta. C) apenas II e III so corretas. D) apenas II correta.

46. Para Paulo Freire, O homem um ser de relaes que estando no mundo capaz de ir alm, de projetar se, de discernir, de conhecer e de perceber a dimenso temporal da existncia como ser histrico e criador de cultura.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessrios prtica educativa. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 2000.

Assim, na viso de Paulo Freire, a cultura uma categoria chave na estruturao do currculo escolar. A compreenso da cultura como modo de vida, conjunt o de valores e significados compartilhados por diferentes naes, classes ou grupos sociais, com as representaes da realidade e as vises de mundo adotadas por esse grupo, objeto de estudo da A) psicologia. B) sociologia.
14

C) histria. D) antropologia.
IFRN Concurso Pblico 2010 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

47. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica indicam trs dimenses bsicas de avaliao: avaliao da aprendizagem; avaliao institucional interna e externa; avaliao da rede de Educao Bsica. Sobre essas formas de aval iao, afirma-se: I A avaliao da aprendizagem pode ser adotada com vistas promoo, acelerao de estudos e classificao, desenvolvida pela escola de acordo com seu projeto poltico pedaggico. A avaliao institucional interna realizada pelo E stado com a finalidade de definir orientaes e recomendar prticas pedaggicas que garantam melhor aproveitamento das aprendizagens. O Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) informa sobre os resultados da aprendizagem estruturados nos campos da lngua portuguesa, da matemtica e das cincias naturais.

II

III

De acordo com as definies estabelecidas nas Diretrizes Curriculares, A) apenas I est correta. B) apenas I e II esto corretas. C) apenas II est correta. D) apenas II e III esto corretas.

48. A legislao do ensino superior para os cursos de Ps -graduao Lato Sensu, na modalidade de Especializao, exige um mnimo de carga horria de atividades efetivas de ensino de A) 180 horas. B) 360 horas. C) 240 horas. D) 120 horas.

49. Um tcnico em assuntos educacionais deve orientar um grupo de professores para desenvolver uma pesquisa do tipo estudo de caso. Na orientao aos professores, o tcnico deve esclarecer que esse tipo de pesquisa A) realizada com a participao colab orativa de um sujeito, num contexto criado para os fins do estudo de um objeto singular de pesquisa. B) constitui uma estratgia para fornecer explicaes profundas sobre um objeto de estudo singular. C) tem por finalidade comparar uma situao concreta co m a de outros contextos a fim de se estabelecer generalizaes dos resultados. D) est baseada no estudo de variveis de um caso, que podem ser medidas em condies controladas. 50. Gerenciar projetos de extenso uma das funes da atividade profissiona l de um Tcnico em Assuntos Educacionais (TAE). Um TAE deve preparar um formulrio para orientar a elaborao de projetos dessa natureza numa instituio escolar. Para esse propsito, lista os seguintes itens que, na opinio dele, devem estar no formulrio : I II III IV V VI VII VIII IX Objetivos Justificativa Problematizao. Estado da arte do problema Pressupostos tericos Metodologia Tratamento dos dados coletados. Estratgias de codificao, organizao e anlise Anlise dos resultados. Contribuies ao c onhecimento cientfico na rea de educao Estratgia para aplicar os resultados em novos contextos Avaliao dos resultados.

Considerando a natureza de um projeto de extenso, os itens a serem considerados no formulrio so A) I, V, VII e IX. B) I, III, V e IX. C) I, II, V e IX. D) I, IV, VIII e IX.
15

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Tcnico em Assuntos Educacionais]

Potrebbero piacerti anche