Sei sulla pagina 1di 15

1.

Banco de Dados (Oracle)


Instalar o banco de dados consiste num procedimento de duas partes: Instalao do banco de dados propriamente dito (que normalmente segue um procedimento no qual o espao em disco deixado de lado). Criao de uma instncia no banco de dados, que leva em conta a alocao de espao em disco. Esta instncia para uso particular de um ou mltiplos projetos de PDS.

Oracle Client Se o Oracle tambm estiver sendo usado para um projeto de SmartPlant P&ID, qualquer mquina cliente que venha a utilizar a funcionalidade de transferncia de dados do SmartPlant P&ID para o PDS Piping deve ter o Oracle Client carregado localmente. Neste captulo, existem dois scripts para instalao e criao de instncia do Oracle.

PDS Configurao e Instalao

1.1.

Oracle 10g

O Oracle 10g composto por quatro cds diferentes: Database, Client, Documentation e Companion. Este procedimento mostra a instalao do Database. interessante instalar ainda, alm do descrito aqui, o Enterprise Manager Console ferramenta de gerenciamento das instncias que est contido no cd Client. 1) Execute o setup.exe. O Oracle Universal Installer executa e testa algumas configuraes, e ento a seguinte tela aparece:

2) Clique Next.

PDS Configurao e Instalao

3) Verifique se os campos Source e Destination esto corretos. Clique Next.

4) Selecione Custom em Installation Type e clique Next.


PDS Configurao e Instalao 3

5) Os seguintes itens podem ser desmarcados: Enterprise Edition Options Oracle Development Kit Oracle 10i Windows Documentation Adicione o item abaixo: iSQL Plus Clique Next.

PDS Configurao e Instalao

6) Selecione Yes na janela Create Database, e clique Next.

7) Verifique o Summary e clique Install.


PDS Configurao e Instalao 5

8) Marque a opo 'Perform typical configuration' e clique Next.

9) Agora o Oracle far a criao da instncia atravs do Database Configuration Assistant. Selecione Custom Database e clique Next.

PDS Configurao e Instalao

10)Mude o Global Database Name/SID para pds e clique Next. Este o nome da instncia, ele ser utilizado na criao de usurios de Oracle e schemas de RIS na criao do projeto.

11)Deixe marcada a opo Configure the Database with Enterprise Manager e clique Next.

PDS Configurao e Instalao

12)Ajuste as senhas dos usurios SYS e SYSTEM e clique Next. No curso, usaremos oracle sem as aspas. Essa senha deve ser guardada em um local seguro pois ser utilizada em algumas tarefas do administrador.

13)Deixe marcada a opo 'File System' em Storage Option e clique Next.

PDS Configurao e Instalao

14)Se necessrio, ajuste o local dos database files e clique Next. No curso, usaremos o local padro.

15)Para o curso, podemos desmarcar a opo Specify Flash Recovery Area. Esta ferramenta est relacionada com os backups automticos, e sua configurao deve ser feita por um DBA. Clique Next.

PDS Configurao e Instalao

16)Desmarque os componentes Oracle Text, Oracle Data Mining e Oracle Ultra Search e clique Next.

17)

Para o curso, mantenha o padro em Initialization Parameters e clique Next. Em projetos reais, quando muitas mquinas (mais de 10, por exemplo) estiverem acessando o servidor simultaneamente, ser interessante alterar alguns destes itens para melhorar a performance do
10

PDS Configurao e Instalao

Oracle. Em caso de dvidas, entre em contato com a Sisgraph atravs do helpdesk@sisgraph.com.br.

18)Faa as mudanas apropriadas na janela Database Storage (aumente o tamanho inicial das tablespaces, desligue o AUTOEXTEND, mude o nome de TEMP para TEMP_SEGS, etc.) e clique Next.

PDS Configurao e Instalao

11

19)Deixa marcada a opo 'Create Database' e clique Finish.

20)Na tela de confirmao, verifique se tudo est correto e clique OK.

PDS Configurao e Instalao

12

21)Aps a criao da instncia, clique em Exit.

22)Para encerrar o Oracle Universal Installer, clique em Next e a seguir em Exit.

PDS Configurao e Instalao

13

Com esses 22 passos, o Oracle instalado e uma instncia apta a receber um projeto de PDS criada. Por padro, o Oracle 10g instalado em um diretrio do tipo C:\oracle\product\10.1.0\Db_1\. Voc deve ir at a pasta Db_1 (ou qualquer que seja o nmero que aparece no final de Db_) e ajustar a segurana para que permitir que o usurio do sistema operacional usado na criao dos schemas do RIS tenha permisses de READ & EXECUTE, LIST FOLDER, e READ. Se isso no for feito, um erro poder aparecer, caso a criao do schema no seja feita no servidor de banco de dados, logado como administrador.

PDS Configurao e Instalao

14

PDS Configurao e Instalao

15

Potrebbero piacerti anche