Sei sulla pagina 1di 16

2.

1 Desafios da integrao entre os usos mltiplos e a qualidade da gua para a bacia hidrogrfica do Rio Maca
Mariana Rodrigues de Carvalhaes Pinheiro* Filipe Martins Brando** Vicente de Paulo Santos Oliveira*** Maria Ins Paes Ferreira****

1 Introduo Dentre os recursos naturais, a gua o que apresenta os usos mais variados e constantes na histria da humanidade. Os recursos hdricos se destacam pela estreita relao com a sociedade e a economia, seja pelo bemestar e sobrevivncia do homem, seja pela demanda do desenvolvimento industrial e tecnolgico. No entanto, o atual padro de consumo colocou os recursos hdricos numa posio vulnervel de degradao e escassez, mostrando-se incompatvel com a manuteno desse recurso para esta e para futuras geraes (TUCCI, 2001). A distribuio dos locais onde a gua est disponvel, nem sempre est em sintonia com a distribuio dos locais onde existem necessidades relacionadas com os recursos hdricos, podendo, assim, originar cenrios de abundncia de gua ou de degradao dos corpos hdricos. A sociedade moderna ampliou a diversidade dos usos da gua assim como intensificou a explorao do recurso. No passado, a pequena demanda hdrica correspondia ao uso domstico, a criao de animais, ao uso agrcola e a dessedentao (consumo de gua para suprir as necessidades do organismo humano ou de animais de criao). Com o aumento da variedade e a intensificao dos usos praticados, originaram-se os usos mltiplos, ou seja, aqueles que atendem s diversas demandas e no se restringem a um nico uso. Dentre os usos mltiplos dos recursos hdricos esto:
* Biloga. Mestranda em Engenharia Ambiental (CEFET Campos/ UNED Maca). Bolsista FENORTE. ** Graduando do Curso Superior em Tecnologia Servios de Petrleo (UNED Maca). Bolsista de Iniciao Cientfica CNPq/ PIBIC. *** Engenheiro Agrimensor.Coordenador do Ncleo de Pesquisa em Gesto Ambiental (NPGA) do CEFET Campos. **** Doutora em Engenharia Qumica. Coordenadora do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental (CEFET Campos/ UNED Maca).
Campos dos Goytacazes/RJ

99

- abastecimento pblico; - consumo industrial; - irrigao; - recreao; - dessedentao de animais; - gerao de energia eltrica; - transporte; - diluio de despejos; - preservao da flora e fauna. O crescimento populacional e o desenvolvimento econmico culminaram em conflitos diversos. Esses conflitos podem derivar da disponibilidade quantitativa, da qualidade e das destinaes de uso da gua (LANNA, 2004). Por exemplo, a introduo de atividades que exploram e degradam o recurso hdrico desencadeia conflitos com os usurios que demandam condies qualitativas melhores, ou seja, usos mais restritivos. Lanna (2004) classificou e exemplificou os conflitos de uso das guas da seguinte forma: - conflitos de destinao de uso: essa situao ocorre quando a gua utilizada possui outros destinos que no correspondem ao estabelecido por decises polticas, independentemente dos anseios sociais, estando reservada para o atendimento de demandas sociais, ambientais e econmicas. Por exemplo: retirada de gua de uma Unidade de Conservao para a irrigao; - conflitos de disponibilidade quantitativa: situao decorrente do esgotamento da disponibilidade quantitativa (superficial ou subterrnea) devido ao uso intensivo. Por exemplo: uso intensivo da gua para irrigao impedindo a captao para abastecimento humano; ou operao de hidreltrica estabelecendo flutuaes nos nveis da gua inviabilizando a navegao; - conflitos de disponibilidade qualitativa: situao recorrente em rios poludos. Usos que contaminam o manancial, amplificado pelo consumo excessivo reduzem a vazo dos rios deteriorando a qualidade da gua j comprometida, anteriormente, pelo lanamento de poluentes. Por exemplo, despejo de esgotos no tratados montante (antes) da captao para consumo humano.

100

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

Figura 1: Ilustrao de usos mltiplos e seus conflitos de integrao Fonte: elaborao prpria.

O gerenciamento dos recursos hdricos caminha na direo de amenizar os conflitos de usos mltiplos, de modo a atender diferentes interesses e compatibilizar atividades econmicas, promoo do bem estar social e proteo do meio ambiente. A gesto do uso mltiplo integrado deve considerar as variaes sazonais e dirias do sistema hdrico. Por exemplo, em perodos com baixa demanda para irrigao, podem-se buscar usos alternativos (LANNA, 2004). Um importante desafio a ser superado para conseguir a integrao dos usos mltiplos o compartilhamento dos recursos. Essa misso delegada ao poder pblico, em funo da necessidade de mltiplos interesses e da multilateralidade dos atores envolvidos, devendo, assim, obedecer gesto descentralizada e participativa (MACHADO, 2003; QUINTAS, 2005). No Brasil, por mais de 60 anos, as polticas pblicas de gerenciamento de recursos hdricos foram dominadas pela supremacia da gerao de energia, que visava impulsionar o desenvolvimento e a industrializao. Tal objetivo era expresso at mesmo na denominao do rgo nacional dedicado a disciplinar o uso da gua, o Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica (DNAEE) (MACHADO, 2003). No entanto, medida que o pas intensificava tais usos, criou-se a necessidade de uma reestruturao da poltica, e da ampliao da regulamentao dos usos mltiplos e da proteo das guas, contemplando demais aspectos alm do setor eltrico.
Campos dos Goytacazes/RJ

101

Em 1997, foi instituda a Poltica Nacional de Recursos Hdricos - Lei 9.433 (BRASIL, 1997) - que trouxe princpios inovadores que guiariam a gesto das guas. Nesse sentido, essa poltica fundamentou que a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas e indicou o consumo humano e a dessedentao de animais como uso prioritrio em situaes de escassez. Considerou, ainda, que a gesto dos recursos hdricos fosse descentralizada e contasse com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades, transferindo a gesto das guas do contexto centralizado do setor de energia para o contexto da participao social e da gesto integrada. A gesto integrada dos recursos hdricos, essencial para o aproveitamento racional da gua, deve seguir um modelo que reconhea a necessidade de descentralizar o processo decisrio, para contemplar, adequadamente, as diversidades e peculiaridades fsicas, sociais, econmicas, culturais e polticas, tanto regionais, como estaduais e municipais. Nos processos decisrios de gesto de recursos hdricos, importante a participao das comunidades envolvidas, de forma a viabilizar as aes necessrias e assegurar sua agilidade e continuidade (ANA, 2002). A gesto participativa foi garantida na criao do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hdricos que estabeleceu os Comits de Bacia Hidrogrfica (CBHs) como membro integrante do Sistema. Os CBHs so rgo colegiados com atribuies normativas, deliberativas e consultivas. O colegiado, tem o desafio de discutir, negociar e arbitrar conflitos e problemas relativos bacia de sua jurisdio. Dentre as vantagens da articulao em ambiente colegiado, destacam-se a transparncia e a permeabilidade nas relaes entre atores reguladores e regulados, conectando empresrios, ONGs, instituies pblicas e poder pblico. No mbito da bacia hidrogrfica do Rio Maca, alguns desafios que ainda persistem sero descritos neste trabalho. Este artigo se prope a realizar uma reviso da experincia do gerenciamento das guas da bacia, seguida das dificuldades para integrao dos mliplos usos dos recursos hdricos e seus padres de qualidade.

102

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

2 Os instrumentos de gesto e os comits de bacia A Lei 9.433/1997, conhecida como Lei das guas (BRASIL, 1997), emergiu na dcada de 90 no mbito da Constituio Federal (1988) e dos fruns internacionais (Conferncia de Dublin, ECO-92, Agenda 21). Na dcada de 70, a problemtica dos recursos hdricos j havia se instalado em diversos pases, e a construo coletiva de solues levou criao de diretrizes e modelos de gesto, considerando a complexidade de gerir os conflitos advindos dos usos mltiplos (MMA, 2006). O modelo de gerenciamento adotado pelo poder pblico, que indispensvel por se tratar de um recurso estratgico e vulnervel, considera uma estrutura sistmica, adota o planejamento estratgico por bacia hidrogrfica, decide, a partir de deliberaes multilaterais e descentralizadas, e estabelece instrumentos legais e financeiros (CETEC, 1996 apud MMA, 2006). Dentre os instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos esto: - Planos de Recursos Hdricos (Nacional, Estaduais e por Bacia Hidrogrfica); - enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua; - outorga dos direitos de uso de recursos hdricos; - cobrana pelo uso de recursos hdricos e o; - Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos. A Poltica Estadual de Recursos Hdricos - Lei 3.239/1999 (RIO DE JANEIRO, 1999) - conta com os mesmos instrumentos e ainda com o Programa Estadual de Conservao e Revitalizao de Recursos Hdricos (PROHIDRO). O Plano de Recursos Hdricos visa fundamentar e orientar a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e seu gerenciamento, por meio da elaborao de diagnsticos, metas, diretrizes, prioridades e propostas. O enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes dos mesmos, visa o planejamento estratgico, a fim de diminuir custos na gesto desses recursos e de garantir gua qualidade correspondente aos seus usos previstos. O regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua. A cobrana pelo uso de recursos hdricos objetiva reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor, incentivar a racionalizao do
Campos dos Goytacazes/RJ

103

uso da gua e obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos. Os destinos dos recursos da cobrana, na bacia, esto vinculados ao Fundo Estadual de Recursos Hdricos (FUNDRHI) e, segundo a Lei 3.239/1999, devem ser aplicados na regio ou na bacia hidrogrfica em que foram gerados. No entanto, a Lei 4.247/2003 modificou as destinaes dos recursos da cobrana alocados no FUNGRHI, visando o financiamento da implementao dos instrumentos de gesto de recursos hdricos, dos programas governamentais de recursos hdricos, entre outros (RIO DE JANEIRO, 1999; 2003). O Sistema de Informaes tem a funo de coletar, tratar, armazenar e recuperar as informaes e segue princpios bsicos como a descentralizao da obteno e produo, e acesso a toda a sociedade de dados e informaes. Para compor o cenrio de desafios da gesto integrada, participativa e descentralizada dos recursos hdricos proposta na Lei das guas, foram selecionadas as seguintes constataes: - o instrumental para promover a gesto colegiada e integrada dos recursos hdricos, deve deixar de ser to somente tcnico-cientfico, pela simples razo de se tratar de um recurso repleto de interesses polticos, econmicos e culturais no seu uso e apropriao. As aes que impem uma ordem tcnico-cientfica ao setor tecnocrtico devem ser substitudas por aes orientadas pela negociao sociotcnica1 (MACHADO, 2003); - h um desequilbrio entre compatibilizao dos usos da gua e planos dos diversos organismos que intervm nos recursos hdricos, levando s seguintes consequncias: o arbtrio dos conflitos de uso so remetidos aos Conselhos ou Secretarias de coordenao, que deveriam atuar numa instncia superior e acabam por exercer funo administrativa; a desarticulao do gerenciamento dos recursos hdricos, no mbito do planejamento nacional ou estadual, torna-o residual, e no global, ou seja, procura-se administrar o que sobra da gua, depois que os principais agentes utilizadores j tomaram suas decises e fizeram seus planos (BENETTI; BIDONE, 2004); - h carncia de mecanismos institucionais e/ou de princpios para integrao da pesquisa e do gerenciamento, considerando que a pesquisa cientfica pode gerar informaes necessrias tomada de deciso pelos
1

O termo sociotcnico, conforme adotado por Machado (2000), tem por objetivo enfatizar a necessidade de fazer dialogar o social e o tcnico, face complexidade, heterogeneidade e diversidade dos elementos que se combinam e se misturam num dado espao geogrfico de uma sociedade mais ampla, formando um emaranhado de relaes constitutivas das prticas e aes cotidianas dos atores da dinmica territorial.
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

104

gestores e contribuir para a implantao de polticas pblicas do nvel municipal ao federal. Os desafios passam pela construo conjunta de uma viso estratgica, podendo ser realizados por intermdio de estudos de caso, seminrios conjuntos de avaliao e disseminao de informaes e avaliao (TUNDISI, 2003); - h dificuldades em conciliar o papel do estado em seus trs nveis (federal, estadual e municipal), entre si, e com os interesses dos diferentes atores dos CBHs e Agncias de Bacia. (PORTELA; BRAGA, 2006); - usual a ocorrncia de um vazio de aes, observado aps o processo de mobilizao social que culmina na criao dos Comits. Esse vazio representado pelas dificuldades de construo de um plano de trabalho, assim como dificuldades de ordem operacional, ligadas carncia de recursos financeiros para impulsionar seu funcionamento. Nos comits em que foram observados os maiores avanos, constatase a garantia de infra-estrutura para o apoio tcnico e administrativo ao colegiado. No entanto, a maioria dos governos no internalizaram essas estruturas, sendo, muitas vezes, as Secretarias Executivas dos CBHs formadas por voluntrios, que mesmo que realizem aes, no tm compromisso, em tempo integral, com as atividades do CBH pois trabalham em outros organismos (MMA, 2006); - h problemas, na prpria composio dos colegiados, com entidades que elegem representantes para mais de um segmento, entidades que no tm em seu estatuto atividades nem funes relacionadas a recursos hdricos, alm de outras que se elegem em um mandato por um segmento e, no mandato seguinte, representam outro (MMA, 2006). Ainda bastante freqente confundir a representao das instituies com as prprias instituies eleitas, prevalecendo o carter pessoal sobre as bases que compem as entidades. Tratando-se do contexto estadual, alguns estudos trazem contribuies para compreenso do estado atual de implantao do sistema de gerenciamento de recursos hdricos e das dificuldades na promoo dos princpios da descentralizao e participao no Estado do Rio de Janeiro. Machado (2003) destaca que, transcorridos trs anos da publicao da Lei 3.239/1999, o avano institucional do estado na regulamentao da Poltica Estadual foi de pouca relevncia. Por exemplo, em 2003, o estado fluminense caminhava para a formao de seus dois primeiros Comits, enquanto o Rio Grande do Sul j contava com treze e Minas Gerais, com nove. Segundo o autor, uma medida
Campos dos Goytacazes/RJ

105

do quanto ainda necessrio avanar, para que essa nova institucionalidade se consolide como espao de exerccio da cidadania no Estado do Rio de Janeiro, dada pelo baixo ndice de participao dos diversos segmentos que integram o Conselho Estadual de Recursos Hdricos em suas reunies ordinrias, sobretudo do Poder Pblico Municipal. Portela et al. (2006) trata dos conflitos federativos na gesto dos recursos hdricos e atesta que o grande problema enfrentado pelo estado fluminense o atravessamento de competncias do governo estadual em relao aos princpios e diretrizes estabelecidas na Poltica Nacional de Recursos Hdricos e morosidade imposta pelo mesmo ao funcionamento do modelo de gesto. Os autores mencionam que o sistema estadual, inicialmente, estava alinhado com o sistema nacional. No entanto, em 2003, foi aprovada uma nova legislao que modificou, profundamente, a Lei 3.239/1999, invertendo todo o processo de implantao do Sistema Estadual dos Recursos Hdricos, ao alterar princpios que fundamentam a Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Machado (2003) estudou a interface de recursos hdricos e cidadania, atestando que os CBHs funcionam como um canal de expresso e defesa de interesses difusos e, ao mesmo tempo, de interesses privados, garantido pelas reunies plenrias que so abertas aos interessados e ao pblico em geral. O autor ainda destaca que a deciso tomada por um ente colegiado, como um CBH, reduz os riscos de corrupo do ator que toma uma deciso individual a partir de interesses privados; limita o grau de liberdade de condutas abusivas; reduz ainda os riscos de que o aparato pblico seja apropriado por interesses imediatistas; e orienta as polticas pblicas e formula planos de desenvolvimento integrado. No caso do colegiado instalado para gerir os recursos hdricos da bacia do Rio Maca, os primeiros esforos para sua implantao se deram no mbito . da Macro-Regio Ambiental n 5 (MRA-5) do Estado do Rio de Janeiro, oficializada em 2000. Essa diviso, embora considere a bacia hidrogrfica como unidade de planejamento, considera a gesto dos recursos ambientais continentais e no apenas dos recursos hdricos. Em 2001, a bacia do Rio Maca foi escolhida pelo Consrcio Intermunicipal da MRA-5 e sob orientao da Superintendncia Estadual de Rio e Lagoas (SERLA) para contituir seu CBH. O Comit de Bacia Hidrogrfica do Rio Maca foi criado em 2003, a partir da articulao entre instituies integrantes do Consrcio MRA-5, sendo esta, desde ento, a entidade delegatria do CBH, cumprindo, assim, o papel da Agncia de Bacia (FERREIRA; MARINHO, 2006).

106

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

Diferentemente do processo usual de implantao da gesto dos recursos hdricos que se inicia pela formao dos CBHs, na bacia do Rio Maca o processo adotado, segundo a diretriz estadual, foi iniciado pela criao do Consrcio Intermunicipal, estratgia considerada controversa em funo das diferentes vises de planejamento que podem vigorar nos dois tipos de frum participativo (PORTELA; BRAGA, 2006). Os conflitos dessa estratgia puderam ser percebidos quando, em 2006, foi institucionalizada uma diviso regional para gesto dos recursos hdricos, diferente da diviso dos Consrcios Intermunicipais. Em 2006, a bacia do Rio das Ostras foi incorporada, configurando, atualmente, o CBH Maca e das Ostras. A diviso por Regies Hidrogrficas . estabelecida pela Resoluo n 18/2006, do Conselho Estadual de Recursos Hdricos (RIO DE JANEIRO, 2006), adotada para o gerenciamento estadual dos recursos hdricos, determinou uma nova configurao das articulaes j estabelecidas pela diviso em Macro-Regies Ambientais. Portanto, em se tratando da gesto dos recursos hdricos, a bacia do Rio Maca est inserida na Regio Hidrogrfica VIII, juntamente com a Bacia do Rio das Ostras que, at 2006, integrava o Comit Lagos So Joo. O CBH Maca e das Ostras funciona, atualmente, com estrutura paritria dos setores de usurios de gua, da sociedade civil organizada e do poder pblico (estadual e municipal).

3 Os usos mltiplos e a qualidade das guas A contaminao dos mananciais, o desmatamento, o manejo inadequado do solo, o assoreamento dos rios, os acidentes ambientais, entre outras aes antrpicas, so responsveis pela degradao quali e quantitativa dos recursos hdricos. Lembrando dos princpios bsicos garantidos pela Lei das guas, acerca do direito da coletividade sobre o privado e da prioridade dada aos usos mltiplos, a qualidade da gua deixa de ser uma preocupao exclusiva do usurio que necessita de padres de qualidade. Assim como os benefcios das boas condies qualitativas da gua devem ser partilhados, os custos para a manuteno ou para alcanar o mnimo exigido de qualidade tambm devem ser repartidos. A gesto dos recursos hdricos deve considerar a ligao estreita entre os probelmas existentes de quantidade e qualidade das guas, uma vez que os aspectos qualitativos so indissociveis dos aspectos quantitativos
Campos dos Goytacazes/RJ

107

da gua. A qualidade da gua estabelecida com base na concentrao de substncias que nela so diludas, ou seja, o aumento da concentrao levando qualidade inferior das guas pode ocorrer tanto pelo aumento das emisses das substncias, quanto pela dimunuio do volume de gua que a dilui (BENETTI; BIDONE, 2004). . A Resoluo CONAMA n 357/2005 (BRASIL, 2005), que divide em 13 classes de qualidade as guas doces, salobras e salinas, determina tambm as condies para descarte de efluente, incluindo as concentraes mximas tolerveis dos poluentes (BRASIL, 2005). O quadro 1 sintetiza as classes de qualidade da gua doce e seus usos correspondentes. Quadro 1 Classes de gua de acordo com seus usos preponderantes

Fonte: Adaptado de Lanna (1995).

A essa classificao chamamos de enquadramento dos corpos hdricos em classes, segundo seus usos preponderantes, um instrumento que integra o uso e a qualidade da gua. Este um instrumento das polticas nacional e estadual de recursos hdricos, e que possui grande potencial para ordenamento do uso mltiplo e melhoria/manuteno dos padres de qualidade de gua. O enquadramento dos corpos de gua, em classes, segundo os usos preponderantes
108
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

dos mesmos, visa o planejamento estratgico, a fim de diminuir custos na gesto desses recursos e de garantir gua qualidade correspondente aos seus usos previstos. O enquadramento2 estabelece o nvel de qualidade (classe) a ser alcanado ou mantido em um segmento de corpo dgua, ao longo do tempo. De acordo com o processo de enquadramento participativo, assegurado na Lei das guas, o enquadramento dos trechos do corpo hdrico deve representar os anseios da sociedade, usurios e poder pblico, que so, muitas vezes, conflitantes. Por isso, para estabelecer os usos futuros preciso ter uma viso sistmica, escolher os usos pretendidos no futuro e ponderar os custos de interveno para melhoria da qualidade da gua numa classe de uso compatvel. O enquadramento referncia para os demais instrumentos de gesto de recursos hdricos (planos de bacia, outorga dos direitos de uso e cobrana pelo uso da gua) e para outros instrumentos de gesto ambiental como o licenciamento e o monitoramento, sendo, portanto, um importante elo entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) (ANA, 2007). Outro caminho para avaliao da qualidade de gua a utilizao de ndices de qualidade da gua (IQA). A Agncia Nacional de guas (ANA) utilizou o IQA reformulado pela CETESB para construir um panorama da qualidade das guas superficiais do Brasil. De acordo com esse panorama (ANA, 2005), o Estado do Rio de Janeiro classifica-se como timo/muito bom quanto implementao do monitoramento da qualidade das guas, ao sob responsabilidade da Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA). No entanto, no h informao acerca da bacia do Rio Maca, nem dos pontos de monitoramento. Destaca-se, ainda, que o estado fluminense o nico da Regio Hidrogrfica Atlntico Sudeste a no utilizar o IQA que permitiria a anlise integrada do sistema de informaes da ANA, freqenciando-se um obstculo para a gesto integrada em nvel estadual. A rede de monitoria de qualidade de gua implementada por bacia , muitas vezes, insuficiente para o estudo e proposio do enquadramento, conforme constatado na bacia do Rio Maca. Estudos na bacia exibem uma lacuna referente qualidade de gua, no contemplada, inclusive, no Plano Preliminar de Recursos Hdricos (FGV, 2005). Os dados existentes so restritos ao baixo curso do Rio, onde existem captaes para abastecimento humano e industrial.
2

Classificao dos corpos hdricos (rios, lagos, lagoas, aqferos, oceanos, etc.) de acordo com seus usos preponderantes.
109

Campos dos Goytacazes/RJ

A instalao de uma rede de monitoria parte do planejamento dos recursos hdricos, uma vez que iro orientar os usos, o controle e a preservao desses recursos. O monitoramento da qualidade da gua pode atender aos seguintes objetivos (LANNA, 2004): - avaliao da qualidade da gua para determinar sua adequabilidade para os usos propostos (abastecimento pblico, irrigao, recreao, etc); - acompanhamento da evoluo da qualidade no manancial ao longo do tempo, como reflexo do uso do solo na bacia e de medidas de controle de poluio adatadas; - avaliao do ambiente aqutico, considerando alm da gua, sedimentos e material biolgico. A localizao dos pontos de amostragem, o material a ser coletado, os parmetros a serem analisados, o perodo e a freqncia de amostragem vo depender dos objetivos do monitoramento. Os pontos de coleta de gua so estabelecidos, principalmente, para verificar o impacto que fontes de poluio apresentam sobre a gua ou se sua qualidade adequada ao uso pretendido. Verifica-se portanto, que h uma relao estreita entre o uso da gua e o padro de qualidade que ela apresenta. Tal relao compe uma srie de legislaes e instrumentos, conforme veremos adiante.

4 Iniciando o processo de enquadramento na Bacia do Rio Maca uma proposta metodolgica a construir De acordo com o diagnstico realizado no mbito do Plano Nacional de Recursos Hdricos (MMA, 2006), o rgo estadual gestor, no caso a SERLA, relatou que ainda no iniciou as discusses sobre o tema enquadramento dos corpos de gua segundo seus usos preponderantes. A inexistncia de critrios de enquadramento, coletivamente construdos pelas representaes locais de ambas as bacias, aliada inconsistncia e/ou indisponibilidade de dados necessrios ao estabelecimento de indicadores e ndices apropriados gesto dos recursos hdricos locais, dificultam as aes de elaborao de um plano de bacia e demais instrumentos. Nesse contexto, prope-se, para aplicao do instrumento enquadramento dos corpos de gua na bacia do Rio Maca, um estudo em duas vertentes
110
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

principais: o conhecimento da qualidade da gua na bacia de estudo e a identificao dos usos mltiplos praticados na bacia em questo. Na primeira vertente, dever ser definida a rede de monitoramento, analisados os ndices de qualidade por trecho e a identificao de potenciais fontes poluidoras. Na segunda vertente, devero ser identificados os usos mltiplos na bacia, a construo de mapas temticos de uso do solo e uso da gua, visando gerar uma matriz de conflitos de usos mltiplos. Agregando ambas as vertentes possvel indicar propostas preliminares para enquadramentos dos trechos de rios, monitorados de acordo com sua classe de uso atual. Quadro 2 Resumo da metodologia proposta

Fonte: Elaborao prpria.

A identificao dos usos mltiplos existentes na bacia visa propiciar o reconhecimento do territrio e dos conflitos pelos usurios, pelo poder pblico e pela sociedade civil, alm de orientar as aes estratgicas na bacia. Como previsto na legislao, a participao da sociedade no processo de planejamento e gesto fundamental, principalmente, pela caracterstica conflitante do tema e por congregar interesses difusos.
Campos dos Goytacazes/RJ

111

Portanto, o enquadramento deve ser acompanhado e aprovado pelo CBH Maca e das Ostras e necessita de diagnsticos da qualidade das guas e diagnsticos e prognsticos de uso. Para tal, preciso que o Comit compreenda a real situao da qualidade dos recursos hdricos, os usos pretendidos no futuro, a modificao ou no da vocao da rea, as projees de demanda do uso da gua e o quanto esto dispostos a empreender para atender ao padro sugerido. Assim, necessria uma metodologia que d transparncia ao processo de planejamento integrado, auxiliando a observao sistmica e a deciso por parte dos gestores e da sociedade, no que tange aos usos mltiplos, qualidade da gua e ao enquadramento.

5 Referncias AGNCIA NACIONAL DE GUAS-Brasil. A Evoluo da Gesto dos Recursos Hdricos no Brasil. Braslia, DF: ANA, 2002. AGNCIA NACIONAL DE GUAS-Brasil. Panorama da qualidade das guas superficiais no Brasil. Braslia, DF: ANA: SPR, 2005. AGNCIA NACIONAL DE GUAS-Brasil. Panorama do enquadramento dos corpos dgua do Brasil, e, Panorama da qualidade das guas subterrneas no Brasil. CONEJO, Joo Gilberto Lotufo (Coord. Geral). COSTA, Marcelo Pires da; ZOBY, Jos Luiz Gomes (Coord. Executiva). Braslia, DF: ANA, 2007. 124 p. Caderno de Recursos Hdricos, 5. . BRASIL. CONAMA Resoluo n 357, 17 mar. 2005. Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias. . BRASIL. Lei das guas Lei n 9.433, 8 jan. 1997. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal e altera . . o art. 1 da Lei 8.001, 12 Mar. 1990, que modificou a Lei n 7.990 28 dez. 1989. Braslia.
112
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

BENETTI, A; BIDONE, F. O meio ambiente e os recursos hdricos. In: TUCCI, C. E. M. (Org.). Hidrologia: cincia e aplicao. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS: ABRH, 2004. FERREIRA, M. I. P. et al. In: II CONGRESSO ACADMICO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CADMA). Avaliao dos processos de criao e implantao dos Comits de Bacia Hidrogrfica de corpos hdricos de domnio estadual na MRA-5 (Macrorregio Ambiental 5 do Estado do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: UFF, 2006. FGV PROJETOS. Plano Preliminar de Recursos Hdricos da Bacia do Rio Maca, Relatrio 2 e 4, Convnio SEMADUR/SERLA/UTE NORTE FLUMINENSE. Rio de Janeiro: FGV, 2005. LANNA, A. E. Gesto dos Recursos Hdricos. In: TUCCI, C. E. M. (Org.). Hidrologia: cincia e aplicao. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS: ABRH, 2004. MACHADO, C. J. S. Recursos Hdricos e Cidadania no Brasil: limites, alternativas e desafios. Ambiente e Sociedade, v. VI, n. 2, jul./dez., 2003. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA. Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH). Panorama e estado dos recursos hdricos do Brasil. Secretaria de Recursos Hdricos. Braslia, DF: MMA, 2006. PORTELA, N. F.; BRAGA, T. M. In: ENCONTRO DA ANPPAS. Conflitos Federativos em Gesto de Recursos Hdricos no Brasil: reflexes a partir do caso da bacia do Maca (RJ). Braslia, DF: 2006. QUINTAS, J. S. Introduo gesto ambiental pblica. Braslia, DF: Ibama, 2005. . RIO DE JANEIRO. Lei n 3.239, 02 ago. 1999. Institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos; cria o sistema estadual de gerenciamento de recursos . hdricos; regulam a Constituio Estadual em seu artigo 261, 1 pargrafo, inciso VII; e de outras providncias.
Campos dos Goytacazes/RJ

113

. RIO DE JANEIRO. Lei n 4.247, 16 dez. 2003. Dispe sobre a cobrana pela utilizao dos recursos hdricos de domnio do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. RIO DE JANEIRO. Conselho Estadual de Recursos Hdricos (CERHI). . Resoluo n 18, 08 nov. 2006. Aprova a definio das Regies Hidrogrficas do Estado do Rio de Janeiro. TUCCI, Carlos E. M. Gesto da gua no Brasil. Braslia, DF: UNESCO, 2001. 156 p. TUNDISI, J. G. A gua no sculo XXI: enfrentando a escassez. In: ______. Planejamento e Gesto dos Recursos Hdricos: novas abordagens e tecnologias. So Carlos, SP: RIMA: IEE, 2003.

114

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

Potrebbero piacerti anche