Sei sulla pagina 1di 44

Contratos Civis 2004/2005

Introduo

I. Tipologia dos Contratos


1. Contratos tpicos, nominados ou em especial (874ss): So os

contratos que (como a compra e venda, a doao, a sociedade, o mandato, o deposito, a empreitada, ou a transaco), alm de possurem um nome prprio, que os distingue dos demais, constituem objecto de uma regulamentao legal especifica devido a corresponderem s espcies negociais mais importantes no negcios jurdico. Com isto o legislador tem trs objectivos; 1) por um lado visto que se tratam de acordos negociais mais vulgarizados na prtica, a lei pretende auxiliar as partes e os tribunais, fixando subsidiariamente a disciplina jurdica aplicvel aos pontos em que as convenes redigidas pelas partes so por vezes omissas; 2) a lei aproveita ainda o esquema negocial tpico do contrato nominado para fixar as normas imperativas ditadas pelos princpios bsicos do sistema ; 3) por fim na disciplina de cada contrato tpico figuram ainda as normas dispositivas que usualmente contem a formula sacramental salvo vontade em contrario, estas constituem de longe o ncleo mais numeroso das disposies reguladoras desse contrato, e apesar de estar na sua gnesis a tentativa da descoberta da vontade presuntiva das partes, hoje em dia este rege-se no por presuntivamente corresponder vontade mais provvel face s circunstancias concretas da vida real, mas sim por ser a mais razovel, a mais justa, a mais equilibrada em face ao ponto lacunoso ou omisso previsto na lei, sem ressalva, portanto da presuno concreta de vontade em contrario.
2. Contratos atpicos ou inominados: So aqueles em que as partes,

ao abrigo do princpio da liberdade contratual (art. 405 n1), criam fora dos modelos traados na lei. Contudo como atravs do principio da liberdade contratual a lei permite, no s a criao de contratos diferentes dos previstos no Cdigo Civil, mas tambm a incluso, nos contratos previstos, das clausulas que melhor aprouverem aos interessados, importante saber quando as clausulas aditadas pelas partes ainda respeita o tipo contratual fixado na lei e quando que essas clausulas, pelo contrario, j envolvem o abandono dos tipos negociais
1

legalmente previstos, com a consequente formao de um contrato atpico. Desta forma para responder a esta delicada questo torna-se necessrio conhecer o esquema essencial de cada contrato tpico. Todo o contrato nominado possui, efectivamente uma funo econmico-social prpria, que se reflecte numa estrutura jurdica, privativa, a que a doutrina italiana da o nome sugestivo de causa. A causa (hoc sensu) da compra e venda, por exemplo a transmisso de um direito mediante um preo, tal como a da locao esta a concesso do gozo temporrio de uma coisa mediante retribuio e a da empreitada reside na realizao de certa obra a troco de um preo. Desta forma sempre que na conveno celebrada entre as partes se instale um dos esquemas ou modelos previstos na lei e as clausulas acrescentadas no destruam o ncleo essencial do seu acordo, nem lhe aditem qualquer outro dos esquemas legalmente autonomizados, o contrato continuara a pertencer ao tipo correspondente a esse esquema. Quando assim no se suceda a conveno das partes pertencer j aos contratos atpicos/inominados ou a contratos mistos.
A. Contratos Mistos: fazem parte da categoria dos contratos

atpicos ou inominados. Diz-se misto o contrato no qual se renem os elementos de dois ou mais negcios, total ou parcialmente regulados na lei. Em lugar de realizarem um ou mais dos tipos ou modelos de contratual includos no catalogo da lei (contratos tpicos ou nominados), as partes, porque os seus interesses o impem a cada asso, celebram por vezes contratos com prestaes de natureza diversa ou com uma articulao de prestaes diferente da prevista na lei, mas encontrando-se ambas as prestaes ou todas elas compreendida em espcies tpicas directamente reguladas na lei. Assim como exemplo de contratos mistos encontra-mos: 1. A cede em locao a B mediante uma renda global, um prdio urbano para habitao e um prdio rstico para explorao agrcola, ou arrenda apenas o prdio urbano, mas obrigando-se o arrendatrio prestao de determinados servios, alem da renda estipulada. Fenmeno semelhante ocorrer se no contrato de arrendamento de certa fraco de um imvel em construo , os contraentes inclurem ainda um pacto de preferncia relativamente venda de todo o imvel. Neste caso misturam-se no contrato celebrado elementos do arrendamento para habitao (1023) com elementos do arrendamento rural (D.L. n 385/88, de 25.10 pagina 685) ou com elementos do pacto de preferncia (416).

2. C, tio de D, vende um prdio ao sobrinho; mas, ara o

compensar das liberalidades feitas a outros sobrinhos, irmos de D, convenciona um preo muito inferior ao valor real do prdio, no intuito de o beneficiar gratuitamente com o arranjo negocial entre eles concertado. Neste caso encontramos elementos do contrato de compra e venda (874) com clusulas da doao (940). 3. E arrenda um apartamento para os dois meses de praia, obrigando-se o dono dele no s a ceder (temporariamente) o gozo da coisa, como a fornecer moblia, louas, roupas e a prestar mltiplos servios (lavagem e arranjo de roupas, etc.), a troca da renda (pecuniria) estipulada. Renem-se aqui elementos do arrendamento para habitao (1023) com clusulas do contrato de prestao de servios (1154) e de aluguer (1022). 4. O banco, aluga um cofre ao cliente, para que este nele deposite certos valores, realizando uma prestao que simultaneamente de locador (1022) e de depositrio (1185). 5. O turista aluga inscreve-se num cruzeiro pelo Mediterrneo, obrigando-se a empresa organizadora a dar-lhe transporte, alojamento em cabine e alimentao. Neste contrato associam-se os elementos da locao (1022), com elementos do contrato de transporte, de compra e venda (874), de prestao de servios (1154), etc. Verdadeiro exemplo de contrato misto constitua o contrato de leasing, que numa das suas modalidades mais frequentes, envolvia uma associao curiosa de prestaes do contrato de locao (1022) com prestaes da compra e venda (874) ou do compromisso de compra e venda (410). Contudo a partir de 1979 (DL n 135/79, de 18/5; DL n171/79, de 6/6; DL n11/84, de 7/1 e DL n1 103/86 de 19/05) e sobretudo do DL n 149/95 de 24 de Junho o leasing, numa das suas variantes negociais tornou-se num contrato nominado, sob o nomen iuris de contrato de locao financeira.

Modalidades do contrato misto:


1. Contratos combinados ou geminado: Sucede-se nos casos em que uma das partes vincula-se a prestaes que correspondem a vrios contratos tpicos diferentes, enquanto a outra se vincula a uma contraprestao unitria, dando-se assim numa das partes uma justaposio de elementos pertencentes a contratos tpicos distintos. (Teoria da combinao 1028) 2. Contratos de tipo duplo hbrido ou acoplado: Sucedem-se nos casos em que uma das partes vincula-se a um prestao tpica de um contrato e a outra parte a uma prestao tpica de outro contrato, havendo assim uma contraposio de elementos pertencentes a contratos tipicos distintos. Exemplos: 1) A cede a B uma casa para habitao em troca da prestao de servios que integram, por exemplo, o contrato de trabalho; 2) C obriga-se a realizar uma obra para certa empresa que em contraprestao lhe promete uma quota na sociedade que vai explorar economicamente a obra. (Teoria da combinao 1028) 3. Contratos mistos em sentido estrito ou cumulativo: Sucedem-se nos casos em h um verdadeiro nexo de subordinao, em que o que as partes quiseram, fundamentalmente, foi celebrar determinado contrato tpico, ao qual juntaram, como clausula puramente acessria ou secundaria, um ou vrios elementos prprios de uma outra espcie contratual. Exemplos deste tipo de contratos temos: O contrato de hospedagem ou albergaria ( arrendamento do quarto, aluguer da moblia, prestao de servios) do lado do hospede s temos a obrigao de pagar o preo; ou o contrato de portaria concesso da fruio e gozo de um apartamento e do outro lado temos um contrato de prestao de servios ou de trabalho; ou ainda o contrato de venda com preo de favor em que temos os elementos da doao e da venda. (Teoria da absoro ou da prevalncia 1028,3)

Regime jurdico do contrato misto


Quanto ao regime destas espcies hbridas dos contratos surgiram trs concepes diferentes:
A. Teoria da absoro ou da prevalncia: Os autores defensores desta

teoria procuram saber de entre as diversas prestaes reunidas no contrato misto, aquela que prepondera dentro da economia do negcio, para definirem pela prestao principal, com as necessrias acomodaes, o regime geral da espcie concreta. Esse tipo contratual preponderante absorveria assim os restantes elementos na qualificao e na disciplina do negcio. Esta tese foi sobretudo defendida no artigo 1028, 3 , a propsito da locao com vrios fins, prevendo a hiptese de um destes ser principal e os outros subordinados, manda prevalecer o regime correspondente ao fim principal.
B. Teoria da combinao: Outros autores, com fundamento de que nem

sempre possvel determinar o elemento principal do contrato e de que no se justifica de qualquer modo a extenso indiscriminada do regime que corresponde a esse elemento preponderante a outras partes da relao, tentam harmonizar ou combinar, na regulamentao do contrato, as normas aplicveis a cada um dos elementos tpicos que integram todos os seus elementos constitutivos, mas tambm nas espcies em que cada um destes elementos se instala, embora s para fixar o regime prprio desses elementos separados. Deste modo se um contrato inclui a um tempo elemento do contrato do trabalho e do contrato de locao, deve o julgador aplicar as regras do primeiro prestao que integra a relao laboral e as do segundo prestao prpria da relao locativa. Se a empresa transportadora que, alem do transporte, se incumbe do encargo de cobrar no destinatrio, o preo da mercadoria entregue, estar a primeira prestao submetida ao contrato de transporte, enquanto para a segunda vale naturalmente o regime do mandato (nomeadamente as regras da sua revogabilidade).
C. Teoria da aplicao analgica: Outros autores considerando os

contratos mistos como espcies omissas na lei, apelam para o poder de integrao de lacunas do negcio, que o sistema confere ao julgador. ao juiz, de harmonia com os princpios validos para o preenchimento das lacunas do contrato (nomeadamente
5

mediante a recurso disciplina de contratos anlogos), que compete fixar o regime prprio de cada espcie.

Soluo adoptada
Antunes Varela no adopta nenhuma das teorias em particular, sendo que para este o primeiro passo a dar na resoluo de qualquer problema de regime suscitado por um contrato misto, consiste em saber se na lei h qualquer disposio que especialmente se lhe refira. Deste modo h diversos problemas de regime resolvidos directamente na lei nomeadamente: Quanto ao arrendamento de prdios com parte rstica e parte urbana manda o artigo 2, 1 do RAU para s considerar o arrendamento como urbano se a parte urbana for de maior valor, optando desta forma o RAU pela Teoria da absoro ou da prevalncia. J para a locao com vrios fins o artigo 1028 manda, em principio, aplicar a cada um dos fins (habitao, exerccio de certo ramo de comercio ou da industria), o regime legal que lhe compete, consagrando pois como regime regra na rea da locao com pluralidade de fins a teoria da combinao . No entanto no nmero 3 do 1028 consagrada uma excepo nos casos em que haja notaria subordinao de um dos fins a outro da locao deve pois aplicar-se o regime correspondente ao fim principal, adoptando assim a teoria da absoro.
1.

Mas a lei no resolve definitivamente o problema, visto que no contem disposies especiais que definam o regime a aplicar a todos os contratos mistos. Deste modo para as numerosas situaes que no haja disposies especiais quanto ao regime a aplicar Antunes Varela defende a aplicao das diversas teorias consoante as modalidades do contrato misto, assim: Nos contratos combinados ou geminados e nos contratos de tipo duplo, em que h uma simples justaposio ou contraposio de elementos pertencentes a contratos distintos, em principio deve aplicar-se a cada um dos elementos integrantes da espcie, a disciplina que lhe corresponde dentro do respectivo contrato (tpico), isto adopta a aplicao da teoria da combinao. este o critrio geral enunciado pelo artigo 1028, propsito da locao com vrios fins, e que deve como regra considerar-se extensivo aos contratos mistos em geral. Exemplos: Assim, se A se obriga a
2.

prestar a sua actividade, sob a autoridade e direco de B, e este lhe cede em troca o gozo temporrio de certo imvel, deve aplicar-se primeira prestao o regime do contrato de trabalho (porque nenhuma razo existe ara subtrair disciplina jurdica da relao laboral), e segunda o da locao. Se o expedidor da mercadoria incumbiu o transportador de cobrar o preo da mercadoria, no acto da entrega, nada obstara, em principio, a que ele revogue essa incumbncia especial, nos precisos termos em que o mandante pode revogar unilateralmente o mandato. E a revogao no invalidara a parte restante do contrato, relativa prestao do transporte. J nos contratos cumulativos ou mistos em sentido estrito, em que no h lugar a uma justaposio ou contraposio dos diversos elementos contratuais, mas sim um verdadeiro nexo de subordinao, em que o que as partes quiseram, fundamentalmente, foi celebrar determinado contrato tpico, ao qual juntaram, como clausula puramente acessria ou secundaria, um ou vrios elementos prprios de uma outra espcie contratual. A estes deve aplicar-se a teoria da absoro, tendo como base o n3 do artigo 1028, que tambm deve ser generalizado ao comum dos negcios mistos. Sendo pois que o regime aplicvel deve ser o do fim . Deste modo: 1) se o vendedor de um certo artigo se obriga a guarda-lo como depositrio, ate ao retorno do cliente, ou a envia-lo pelos correios, para a sua residncia noutra localidade; 2) ou na situao de um arrendamento de um prdio urbano, para por exemplo nele funcionar um hospital, uma casa de sade, um colgio, etc., engloba, ou pode englobar em si, como fins subordinados, no autnomos, a habitao dos enfermeiros ou dos professores; 3) ou por fim na situao de arrendamento de um prdio urbano para uma explorao industrial, com uma clusula de que nele podem habitar trabalhadores. H em todos estes exemplos uma ntida prestao principal ao lado de uma prestao acessria.

Os casos especficos da doao mista e dos centros comerciais


A doao mista, um exemplo de um contrato misto em sentido estrito, em que h uma real assimilao de um dos contratos (compreendidos no negocio misto) pelo outro. Diz-se doao mista o contrato em que, segundo a vontade dos contraentes, a prestao de um deles (em regra, a transmisso de uma coisa) s em parte coberta pelo valor da contraprestao, para que a diferena de valor entre ambas beneficie gratuitamente o outro contraente. Assim se A vender a B um prdio que vale 50 000 pelo preo

de 10 000, tendo os contraentes a inteno de beneficiar gratuitamente o comprador com a diferena de valor entre as duas prestaes, no ser licito afirmar, como sustentam os defensores da teoria da separao, que h nesse caso a venda do prdio por 10 000, segunda de uma doao de 40 000, ou que o prdio foi vendido num quinto e doado em quatro quintos. A estrutura do negocio outra fez-se atravs da compra e venda; esta, mediante a reduo intencional de um dos seus elementos fundamentais (o preo), foi assimilado pela doao. Aproveitou-se ou utilizou-se da compra para fazer uma doao. Nestes termos se, posteriormente celebrao do contrato houver fundamento para revogar a liberalidade por ingratido do donatrio, a forma correcta de efectuar a revogao no consiste em reaver o doador-vendedor a importncia de 40 000 (a pretexto de ser este a soma por ele doada) ou em ele haver direito a 4/5 do prdio (com o fundamento de ser essa a arte doada do imvel), mas em desfazer-se a doao que consistira mediante a restituio de um prdio, por um lado, e a correspondente restituio do preo por outro. No tocante impugnao pauliana, cujo regime varia consoante a natureza gratuita ou onerosa do negocio, a natureza unitria da doao mista obriga a perguntar se as partes agiram de boa ou ma f (612). Assim no primeiro caso em que o adquirente agiu de boa f, este tem o dever de restituir o bem mas s aps a restituio previa do preo pago pelo adquirente (embora seja de admitir que o adquirente possa opor-se restituio mediante o pagamento do complemento do preo que haja pago). J no caso de o adquirente ter actuado de m f o adquirente abrir mo dos bens e do seu direito de crdito relativo ao preo (617). Quanto responsabilidade do vendedor-doador, no caso de ser alheia a coisa vendida ou de ela estar sujeita a nus ou limitaes especiais ou padecer de vcios que afectem o seu valor, ser aplicvel por analogia o disposto no artigo 956, 2 alnea d) ou haver responsabilidade anloga do doador, enquanto o valor da coisa exceder o preo diminudo que por ela foi pago , havendo dai para diante responsabilidade paralela a do vendedor (957 e 905), incluindo por consequncia o preceituado no artigo 911 quanto aco de reduo. Nesta situao d-se pois uma aplicao gradual da teoria da combinao. Os centros comerciais (shopping centers) Esta relao contratual nasce do contrato realizado entre o fundador do centro comercial ou o comerciante ou empresa organizadora ou exploradora do centro e cada um dos lojistas que nele vai explorar determinado estabelecimento comercial no pode considerar-se um contrato misto visto que apesar de englobar varias prestaes que pertencem a um ou mais contratos tpicos encontramos prestaes que no correspondem claramente a contratos tpicos, tais como a instalao de
8

locais de diverso que atraem os filhos dos compradores, ou a criao de estacionamento. Desde modo s podemos concluir que se trata de um contrato atpico ou inominado.

Distino dos contratos mistos da:


Juno ou unio de contratos: O vnculo que prende os contratos puramente exterior ou acidental, como quando por exemplo: provm do simples facto de terem sido celebrados no mesmo tempo (entre as mesmas pessoas); ou de constarem do mesmo ttulo. Exemplos: 1) A compra um relgio e manda reparar um outro ao mesmo relojoeiro. 2) Certa empresa encomenda um projecto moroso a determinados arquitectos, ao mesmo tempo que lhes arrenda as instalaes onde eles vo trabalhar. 3) O dono de uma fbrica contrata um tcnico para a realizao de uma certa tarefa, compro-lhe ao mesmo tempo o direito de utilizar certas patentes da sua inveno. 4) Jos arrenda um local para Pedro instalar um restaurante e vende-lhe ao mesmo tempo mveis e louas que tinha noutro restaurante seu. Quando assim seja, como os contratos so no s distintos, mas autnomos, aplicar-se- a cada um deles o regime que lhe compete. B. Coligao de contratos: Surge uma coligao de contratos quando estes embora mantendo a sua individualidade, esto ligados entre si, segundo a inteno dos contraentes, por um nexo funcional que influi na respectiva disciplina, no se tratando pois de um nexo exterior ou acidental. A relao dependncia (bilateral ou unilateral); assim criada entre os dois ou mais contratos pode revestir as mais variadas formas, podendo assim um dos contratos funcionar como condio, contraprestao ou motivo do outro; pode a opo por um ou outro estar dependente da verificao ou no verificao da mesma condio; muitas vezes constituir um deles a base negocial do outro (art. 252, 2). Exemplos: 1) A encomenda refeies no restaurante de B, mas s as quer se B lhe puder reservar aposentos num hotel ou motel prximo. 2) TITIUS cede um prdio urbano em arrendamento a CAIUS, que em troca promete que SEMRONIUS vender um muro divisrio do jardim. 3) C convenciona com D compra-lhe ou arrendar certo prdio, optando pela primeira ou segunda alternativa, consoante venha a ser colocado na respectiva localidade a ttulo efectivo ou em regime de simples interinidade. 4) E, beneficiando na partilha que efectuou com F, arrendou a este um dos prdios integrados na massa comum de bens, por uma renda excepcionalmente baixa. 5) Exemplo perfeito de contratos coligados o do contrato promessa e o contrato a celebrar. Em todos estes casos de verdadeira coligao de contratos h j uma certa dependncia entre os contratos coligados, criada pelas clusulas acessrias ou pela relao de correspectividade ou de motivao que
A. 9

afectam um deles ou ambos eles. Porem nem as clausulas acessrias nem o nexo de correspectividade ou de motivao que se rendem com um dos contratos ao outro, destroem a sua individualidade. No contrato misto, pelo contrrio, h a fuso, num s negcio, de elementos contratuais distintos que, alem de perderem a sua autonomia no esquema negocial unitrio fazem simultaneamente parte do contedo deste, havendo assim uma unidade contratual no contrato misto. IMPORTANTE: Problema mais sensvel o da qualificao jurdica e na fixao do regime destas espcies negociais de mltiplas prestaes consiste em saber se nelas existem dois ou mais contratos (tpicos ou atpicos), substancialmente correlacionados entre si, ou se h pelo contrario, um s contrato atpico, de diversas prestaes. A questo pode ter interesse prtico na aplicao quer do artigo 292 (que consagra o principio da reduo nos casos de nulidade parcial do negocio), quer do artigo 232, que s considera o contrato concludo quando houver acordo das partes sobre todas as clusulas que o integram. Para que as diversas prestaes a cargo de uma das artes faam parte de um s e mesmo contrato, e no de dois ou mais contratos, necessrio que elas integrem um processo unitrio e autnomo de composio de interesses. Como critrios auxiliares no entanto no decisivos, para a resoluo do problema avultam naturalmente dois: um, tirado da unidade ou pluralidade da contraprestao; outro, assente na unidade ou pluralidade do esquema econmico subjacente contratao. Deste modo se as diversas prestaes a cargo de uma das partes corresponder uma prestao nica (una ou indivisvel) da outra parte, ser naturalmente de presumir, ate prova em contrrio, que elas quiseram realizar um s contrato (embora possivelmente de carcter misto). E o mesmo se diga, quando na base das prestaes prometidas por uma a outra das partes haja um esquema ou acerto econmico unitrio, de tal modo que a parte obrigada a realizar varias prestaes as no queira negociar separada ou isoladamente, mas apenas em conjunto. o caso da viagem de cruzeiro (contrato misto).

Bibliografia: Joo de Matos Antunes Varela, Das Obrigaes em Geral, Volume I, paginas 272-300.
10

II. Os contratos nominados e suas caractersticas (Artigos 874 a 1250) I. Contrato de compra e venda (874 e ss)
1. Noo
O artigo 874 d-nos j uma definio Compra e venda o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa, ou outro direito, mediante um preo. Desta definio resulta, que a compra e venda consiste essencialmente na transmisso de um direito contra o pagamento de uma quantia pecuniria, constituindo economicamente a troca de uma mercadoria por dinheiro. O cdigo refere como exemplo paradigmtico de transmisso do direito da transferncia de propriedade, mas a compra e venda no se restringe a esta situao, podendo abranger a transmisso de qualquer outro direito real (sendo igualmente considerado um contrato de compra e venda o trespasse oneroso de usufruto 1444), ou ainda de direitos que no sejam reais como os direitos sobre valores imobilirios, os direitos de propriedade industrial, os direitos de autor, os direitos de credito, os direitos potestativos. J pelo contrrio, a assuno de dvidas efectuadas onerosamente no pode ser qualificada como compra e venda, uma vez que a lei considera esta como contrato translativo de direitos, mas no de obrigaes.

2. Caractersticas do contrato de compra e venda


2.1. um contrato nominado e tpico, nominado, uma vez que a lei o

reconhece como categoria jurdica, e tpico porque estabelece para ele um regime, quer no mbito do Direito Civil (874ss) quer no mbito do Direito Comercial (arts. 463 e ss. do Cdigo Comercial).
2.2. um contrato primordialmente no formal, visto que regra geral

est sujeito ao principio da liberdade de forma do 219, ainda que a lei em casos excepcionais o sujeite a forma especial, como se sucede na compra e venda de bens imveis em que necessria a escritura publica (875).

11

2.3.

um contrato consensual, por oposio a real quoad constitutionem, uma vez que a lei prev expressamente a existncia de uma obrigao de entrega por parte do vendedor (879 b), o que significa que no associa a constituio do contrato entrega da coisa. Efectivamente, o acordo de vontade que determina a formao do contrato, no dependendo esta nem da entrega da coisa, nem do pagamento do preo respectivo, tal resulta igualmente do regime regra do artigo 232 O contrato no fica concludo at as partes no houverem acordado todas as clausulas sobre as quais qualquer delas tenha julgado necessrio o acordo. No entanto se o artigo 223 que permite s partes estipularem um forma convencional no exigida por lei para a celebrao do contrato, parece igualmente ser de admitir que possam igualmente fazer depender a sua constituio da existncia da traditio da coisa ou do preo. No entanto isto no o torna num contrato real quoad constituenem na medida em que a realizao do contrato se realiza com a solicitao do produto, havendo apenas a imposio que o preo seja pago antes da sua entrega.
2.4. A compra e venda um contrato obrigacional na medida em que a

sua constituio determina o surgimento de duas obrigaes a obrigao de entregar a coisa (879 b) e a obrigao de pagar o preo (art. 879 c). Este igualmente real quoad effectum, uma vez que produz a transmisso de direitos reais (art. 879 a)) de resto tal como previsto no regime regra do artigo 408.
2.5. A compra e venda igualmente um contrato oneroso, uma vez que

nele existe uma contrapartida pecuniria em relao transmisso dos bens, importando assim sacrifcios econmicos para ambas as partes. No entanto este no exige que ocorra necessariamente uma equivalncia de valores entre o direito transmitido e o preo respectivo.
2.6. A compra e venda um contrato sinalagmtico uma vez que as

obrigaes do vendedor e do comprador constituem-se tendo cada uma a sua causa na outra (sinalagma gentico), o que determinam que permaneam ligadas durante a fase de execuo do contrato, no podendo uma ser realizada se a outra no o for (sinalagma funcional). Aplicam-se, por isso, compra e venda as regras relativas ao sinalagma contratual como: a excepo de no cumprimento (428 ss), a caducidade do contrato por impossibilidade de uma das prestaes (795 n1) e a resoluo por incumprimento (801, n2).

12

2.7. O contrato de compra e venda normalmente comutativo, uma

vez que ambas as atribuies patrimoniais se apresentam como certas, no se verificando incerteza nem quanto sua existncia nem quanto ao seu contedo. No entanto, em certos casos, a lei admite que a compra e venda possa funcionar como contrato aleatrio, como nas hipteses de venda de bens futuros, frutos pendentes e partes componentes e integrantes, a que as partes atribuem esse carcter (880 n2), na venda de bens de existncia ou titularidade incerta (881), na venda de herana ou de quinho hereditrio (2124).
2.8. A compra e venda um contrato de execuo instantnea, uma

vez que, quer em relao obrigao de entrega, quer em relao obrigao de pagamento do preo, o seu contedo e extenso no e delimitado em funo do tempo. Essa situao tambm ocorre na venda a prestaes visto que apesar do seu fraccionamento em diversos perodos de tempo, este apenas determina a forma da realizao da prestao, no influenciando o seu contedo e extenso. J so contratos de execuo continuada os contratos de fornecimento, como o fornecimento de gs ou de electricidade, no entanto a sua natureza especifica justifica que no os configuremos como verdadeiras compras e vendas, tratando-se antes de contratos atpicos.

3. Forma do contrato de compra e venda


Por fora do art. 219 do Cdigo Civil, a compra e venda um contrato essencialmente consensual, uma vez que regra geral no estabelecida nenhuma forma especial para o contrato de compra e venda. No entanto esta regra objecto de diversas excepes: 3.1. Talvez a mais importante dessas excepes a exigncia de escritura publica para a compra e venda de bens imveis, tal resulta do artigo 875 sendo que a consequncia da na verificao deste requisito legal acarreta a nulidade do negocio tal como resulta do regime regra do 220, estando os seus efeitos previstos no 289. Regra esta que alias aplicvel a todos os contratos pelos quais se proceda transmisso de direitos reais sobre bens imveis (art. 80 do Cdigo do Notariado). No entanto h varias excepes ao 875: No caso do contrato de compra e venda de bem imvel com recurso ao crdito bancrio basta a celebrao de um documento particular, de acordo com um modelo legalmente aprovado (art 2 DL 255/93, de 15 de Julho); Tambm no exigida escritura pblica para o contrato de compra e venda de direito real de habituao peridica (art. 12 DL 275/93 de 5 de Agosto com as alteraes do DL 180/99, de 22 de Maio).
13

3.2. A escritura pblica ainda exigida para a transmisso de direitos

como a herana ou quinho hereditrio, quando abranja bens cuja alienao deva ser feita por essa forma (2126 n1), as quotas das sociedades (228 do CSC) e a transmisso total e definitiva do direito patrimonial de autor (44 do Cdigo de Direitos de Autor e direitos conexos). 3.3. No caso da alienao de direitos sobre bens industriais como se sucede nos direitos emergentes das patentes, modelos de utilidade, registos de modelos e desenhos de industriais e registo exigida a reduo a escrito. 3.4. Por vezes exige-se mesmo o reconhecimento presencial da assinatura dos outorgantes no documento escrito pelo qual se procede a venda tal como se sucede no contrato de compra e venda de navio por fora do art. 10 do DL 201/98 de 10 de Junho.

4. Efeitos do contrato de compra e venda


O artigo 874 estabelece trs efeitos do contrato de compra e venda, um efeito real (a transmisso da propriedade da coisa ou da titularidade do direito) verificando-se este automaticamente com a mera perfeio do acordo contratual, e dois efeitos obrigacionais, que se reconduzem constituio das obrigaes de entregar a coisa e pagar o preo. Analisemos pois esses tipos de efeitos.

4.1. O efeito Real


4.1.1. Suas caractersticas Princpio da consensualidade, o efeito real, verifica-se automaticamente no momento da formao do contrato, sendo, por isso, a propriedade transmitida apenas com base no simples consenso das partes verificado nesse momento. Nisto consiste o sistema de ttulo vigente no s no actual cdigo civil portugus de 1966, mas tambm no cdigo civil francs de 1804, e italiano de 1865. No entanto h pases que adoptam outros sistemas: como o sistema de ttulo e de modo vigente na ustria e Espanha em que para que o efeito real se produza necessrio no s a existncia de um ttulo (contrato de compra e venda) como o modo, isto a realizao de um acto de transmisso (como a traditio ou o registo); ou o sistema de modo presente sobretudo no Cdigo Civil Alemo (BGB), em que a produo do efeito real depende apenas do modus adiquirendi, traditio, no sendo necessrio o ttulo de aquisio, tendo contrato de compra e venda tem meramente

14

efeitos obrigacionais. Assim para se operarem os efeitos reais na Alemanha e o comprador passar a ser proprietrio do bem vendido necessrio, se o bem for uma coisa mvel, um segundo acordo de transmisso seguido da traditio (ou entrega da coisa), se o bem for imvel exige-se tambm um novo acordo de transmisso, e ainda a inscrio nos registos da propriedade.
Ligado ao princpio da consensualidade encontra-se o principio

da causalidade, nos termos do qual para a existncia de uma justa causa de aquisio sempre necessria para que o direito real se constitua ou transmita, pelo que a validade ou regularidade da causa de aquisio imprescindvel para que essa constituio ou transmisso se opere, pelo que qualquer vicio no negocio causal afectar igualmente a transmisso da propriedade. Contrariamente ao que acontece no sistema de ttulo, nos sistemas de modo, como o alemo, este regula-se pelo princpio da abstraco pelo que os vcios do negcio causal no podem afectar a transferncia da propriedade.
Excepes ao princpio da causalidade e da consensualidade,

tal resulta desde j do artigo 408, 1 que na parte final profere salvas as excepes previstas na lei. De facto h duas situaes em que h uma dissociao entre a celebrao do contrato e a transmisso da propriedade: A. A primeira situao ocorre nos casos da venda de coisas indeterminadas, designadamente de coisas genricas ou em alternativa, na venda de bens futuros, frutos naturais ou partes componentes ou integrantes de ma coisa (408, 2), e ainda na venda com reserva de propriedade (409). Nestes casos apesar de a transferncia da propriedade ser sempre resultante do contrato , no entanto, manifesto que por vezes essa transmisso ocorre em momento posterior ao da sua celebrao, referido expressamente no 408,2 alguns dos momentos em que se verifica. Na venda de bens futuros (art. 880) a transferncia da propriedade verifica-se no momento em que adquirida pelo alienante. Na reserva de propriedade a aquisio integral da propriedade apenas se ocorre no momento do pagamento do preo ou do evento em relao ao qual as partes determinaram a sua verificao 409. Na venda de coisa indeterminada a transmisso d-se no momento da determinao da coisa (408 n2). Na venda genrica a transferncia da propriedade d-se no momento da concentrao da obrigao (540 e 541).

15

B. A segunda situao ocorre na venda de coisa alheia (art. 892 e


ss.) em que o fenmeno translativo no se pode verificar em virtude de o vendedor no ser o efectivo proprietrio do bem vendido. Neste caso tambm ocorre uma dissociao da transmisso da propriedade e do contrato de compra e venda, no entanto tal resulta da nulidade deste contrato. No entanto tal pode ser sanado atravs da aquisio da propriedade pelo vendedor. 4.1.2. A publicidade da transmisso da propriedade. A compra e venda corresponde a um facto constitutivos de direitos reais, consequentemente, se estes direitos respeitarem a bens imveis ou mveis sujeitos a registo, a compra e venda ter que ser registada (art. 2 a) do Cdigo de Registo Predial e 11, n1 a) do cdigo de Registos Moveis, sob pena de no ser oponvel a terceiros nem prevalecer contra uma eventual aquisio tabular, desencadeada por uma segunda alienao do mesmo bem. A imposio do registo resulta do facto de que sendo um direito real oponvel erga omnes, conveniente e til que todos os parceiros interessados possam conhecer a sua existncia dai o principio da publicidade que esta na base da sujeio a registo. No entanto por via de regra o registo tem meramente efeitos declarativos e apenas ser constitutiva nos casos da aquisio tabular, em que a segunda venda que foi registada primeiro prevalece sobre a primeira dando-se desta forma uma excepo ao principio nemo plus iuris do 892. 4.1.3. O Risco no contrato de compra e venda. O facto de a transferncia da propriedade ocorrer logo no momento da celebrao do contrato atribui um importante beneficio ao comprador, uma vez que tornando-se ele logo proprietrio da coisa vendida e no apenas um credor do vendedor relativamente sua entrega, deixa de estar sujeito ao concurso de credores no patrimnio do vendedor em relao a essa coisa. No entanto, por fora do principio ubi cmoda ibi incommoda, se o comprador adquire este beneficio, justo que suporte tambm os riscos inerentes e que, portanto, seja igualmente ele a suportar o prejuzo caso a coisa se deteriore ou perea aps a transmisso da propriedade. Associada assim transferncia da propriedade aparece assim a transferncia do risco, tal como resulta do artigo 796 n1. A partir do momento em que celebrado o contrato de compra e venda, mesmo que ainda no tenham sido cumpridas as obrigaes resultantes do contrato, o risco fica a cargo do comprador. Essa situao so no se verificar se a coisa tiver continuado em poder do alienante, em consequncia de termo em seu favor, caso em que a transferncia do risco so se verifica com o
16

vencimento do termo, salvo se o vendedor entrar em mora, visto que esta produz a inverso do risco (796 n2). Tambm na hiptese de ter sido aposta uma condio ao contrato, se a condio for resolutiva, o risco corre por conta do adquirente se a coisa lhe tiver sido entregue; sendo suspensiva a condio, corre por conta do alienante durante a pendncia da condio (art. 796 n3).

4.2. Os efeitos obrigacionais 4.2.1. O dever de entregar a coisa


Em relao ao vendedor a obrigao que surge atravs do contrato de compra e venda essencialmente o dever de entregar a coisa, assim alem de se efectuar a transferncia da propriedade por mero efeito do contrato, atribudo ao comprador um direito de credito entrega da coisa elo vendedor, o qual concorre com a aco de revindicao (1311), que pode exercer enquanto proprietrio da coisa. O cumprimento da obrigao de entrega corresponde a um acto material, a tradio fsica ou simblica do bem, que permite ao comprador a sua apreenso fsica, se se trata de bens moveis, ou a aquisio do gozo sobre ele, se se trata de imveis. Em virtude desse cumprimento verifica-se a atribuio da posse da coisa entregue ao comprador (1263). No caso de a coisa vendida j estar na posse do comprador, ou de a venda respeitar a direitos sobre coisas incorpreas, nem sequer a entrega se torna necessria, o que demonstra que, sendo esta obrigao um efeito legalmente obrigatrio do contrato, no constitui um elemento essencial do contrato de compra e venda. Em relao ao objecto da obrigao de entrega h que distinguir consoante a venda seja de coisa especfica ou de coisa genrica. Se a venda foi de coisa especfica, o vendedor apenas pode cumprir entregando ao comprador a coisa que foi objecto da venda, no a podendo substituir, mesmo que essa substituio no acarretasse prejuzo para o comprador. Se a venda foi de coisa genrica o vendedor pode cumprir o contrato, entregando ao comprador qualquer coisa dentro do mesmo gnero. A obrigao de entrega de coisa especifica objecto de regulamentao especifica no artigo 882, n1, onde se estabelece que a coisa deve ser entregue no estado em que encontrava no tempo da venda, fazendo assim recair sobre o vendedor um dever especifico relativamente custodia da coisa, dever ele que deve executar com a diligencia de um bom pai de famlia, nos termos gerais do 799 n2 e 487 n2 . Assim se a coisa se venha a deteriorar, adquirindo vcios o perdendo qualidades entre o momento da venda e o da entrega,
17

presume-se existir responsabilidade do vendedor por incumprimento da obrigao (918), respondendo ele por esse incumprimento a menos que demonstre que a deteriorao no procede de culpa sua (799, n1). J em relao obrigao de entrega de coisa genricas, haver que aplicar o disposto nos artigos 539 e seguintes, bem como as regras relativas determinao da prestao referidas no artigo 400. Assim o vendedor ter que entregar as coisas correspondentes quantidade e qualidade convencionada no contrato de compra e venda e devera escolher coisas de qualidade media, a menos que tenha sido contratado o contrario. O desrespeito destas regras implicar a aplicao do regime do incumprimento do 918. Em caso de no cumprimento da obrigao de entrega por parte do vendedor, pode o comprador nos termos gerais: intentar contra o vendedor uma aco de cumprimento (817 e ss) que, tratando-se de coisa determinada, pode incluir a execuo especfica da obrigao (827). O vendedor est igualmente sujeito a indemnizar o comprador pelos danos que lhe causar o incumprimento da obrigao (798) ou a mora no cumprimento (804). O comprador pode ainda se assim o entender resolver o contrato (801, n2). Quanto ao local e tempo de entrega da coisa estes encontram-se regulados nos artigos 777 e 772. 4.2.2. Outros deveres do vendedor Por vezes so impostos ao vendedor outros deveres especficos, que extravasam a obrigao de entrega. Um deles a obrigao de emitir factura. Assim no mbito da compra e venda comercial, o art. 476 CC refere que o vendedor no pode recusar ao comprador a factura das coisas vendidas e entregues, com o recibo do preo ou da parte do preo que houver reembolsado, sendo esta obrigao extensvel a todos os sujeitos passivos de IVA. O vendedor fica igualmente sujeito aos deveres acessrios impostos pelo princpio da boa f, nos termos do art. 762, n2 do Cdigo Civil, os quais podem abranger deveres de informao e conselho, ou de assistncia ps-venda. Esses deveres, no caso da celebrao de um negocio jurdico de consumo (ou seja entre um profissional e um consumidor), so ainda mais fortes encontrando-se diversas leis que visam proteger a parte mais fraca (o consumidor) entre elas o art. 8 da Lei 24/96, de 31 de Julho, que institui deveres especficos de informao, vigentes a partir da fase contratual, no apenas sobre o vendedor, mas tambm sobre outros participantes na cadeia contratual.

18

4.2.3. O dever de pagar a coisa O ltimo efeito essencial do contrato de compra e venda a obrigao de pagar o preo, ou seja, a previso da entrega de uma quantia em dinheiro ao vendedor como contrapartida da entrega da coisa por parte deste. A obrigao de pagamento do preo corresponde a uma obrigao de pecuniria, sujeita naturalmente ao regime dos artigos 550 e ss. A assuno desta obrigao no contrato de compra e venda faz nascer na esfera do vendedor um direito de credito sobre o comprador, ficando o vendedor apenas proprietrio das espcies monetrias correspondentes aquando do cumprimento da obrigao. De acordo com as regras gerais sobre o objecto do negocio, do 280, no necessrio que no contrato de compra e venda que o preo se encontre determinado no momento da celebrao do contrato, bastando que seja determinvel. A determinao do preo no momento do contrato pode resultar, quer da sua imposio por uma autoridade publica, que da sua fixao pelas partes. Hipoteses de determinabilidade do preo ocorrero quando as partes fixem uma forma de o preo ser determinado, ou quando a lei supletivamente indique essa forma, o que nos termos do art. 883. Se estabelece no so para a hiptese de as partes nada dizerem sobre o preo n1 mas tambm para o caso de se referirem a preo justo (n2). A obrigao do pagamento do preo sujeita a regras especificas quanto ao tempo e lugar de cumprimento. Em relao ao tempo do cumprimento, e a menos que as partes estipulem em contrario, o art 885 n1, determina que o preo deve ser pago no momento da entrega da coisa vendida. No entanto, essa norma pressupem naturalmente que a transmisso da propriedade j se tenha verificado ou coincida com a entrega, uma vez que o preo aparece como contrapartida dessa aquisio de propriedade. Assim se a entrega ocorrer antes da transmisso, naturalmente no obrigara o comprador a pagar o preo. A imposio do pagamento do preo no momento da entrega pressupe que nesse momento a obrigao do vendedor seja integralmente cumprida, assim se a entrega for feita por fases, a prestao do preo, deve ser efectuada aquando da realizao da ultima entrega, salvo se as artes convencionarem o preo em funo da quantidade das coisas vendidas, caso em que o vendedor poder exigir o pagamento medida em que for realizando as sucessivas entregas. J quanto ao lugar de cumprimento da obrigao de pagamento do preo, se as partes nada estipularem determina igualmente o artigo 885 n1 que o preo deve ser pago no lugar da entrega da coisa vendida, isto
19

seguindo o pressuposto que a entrega do preo da-se no momento da entrega da coisa. Se no entanto por estipulao das partes ou por fora dos usos o pagamento do preo no coincidir com a entrega da coisa, o mesmo dever ser no local do domiclio que o credor tiver ao tempo do cumprimento (885n2), o que esta de acordo com a regra geral relativa as obrigaes pecunirias do 774. A obrigao de pagamento do preo sujeita prescrio ordinria de 20 anos (309), tratando-se no entanto de crditos de comerciantes pelos objectos vendidos a quem no seja comerciante e no os destine ao comrcio, existe uma prescrio presuntiva ao fim de dois anos (317b). A obrigao de pagamento do preo encontra-se colocada em nexo de reciprocidade com a entrega da coisa, pelo que constituindo a compra e venda um contrato sinalagmtico, o no cumprimento da obrigao de pagamento do preo pode dar lugar resoluo do contrato nos termos do 801 n2 no entanto o artigo 886 , restringe consideravelmente essa faculdade, sendo que nos casos em que se deu a transferncia da propriedade e feita a entrega, o vendedor no pode resolver o contrato por falta de pagamento do preo. Ficando assim as aces do comprador restringidas aco de cumprimento para cobrana do preo (817) e respectivos juros moratrios (806 n1). pois apenas possvel a resoluo do contrato nas seguintes situaes. a) Haver conveno em contrario (432 n1 e 927n1) b) Ainda no ter sido entregue a coisa (mesmo que a tenha ocorrido a transferncia da propriedade) (428) c) Ainda no tenha ocorrido a transferncia da propriedade (mesmo que a coisa j tenha sido entregue) (409) 4.2.4. Outros deveres do comprador O artigo 878 determina que as despesas do contrato e outras acessrias (por exemplo encargos fiscais) ficam a cargo do comprador. No entanto j no se encontram includas no 878 as despesas relativas a actos de execuo do contrato, como seja o cumprimento das obrigaes do vendedor e do comprador que devero ficar a cargo do respectivo devedor.

20

5. Proibies e venda 5.1. Venda de coisa ou direito litigioso


A primeira proibio de venda consiste na proibio de venda de coisa ou direito litigioso. Efectivamente o artigo 876 n1 refere que no podem ser compradores de coisa ou direito litigioso, quer directamente, quer por interposta pessoa, aqueles a quem a lei no permite que seja feita a cesso de crditos ou direitos litigiosos, remetendo assim para o artigo 579 e seguintes, que probe a cesso de direitos litigiosos nomeadamente a juzes ou magistrados do Ministrio Publico, funcionrio de justia ou mandatrios judiciaise. A razo especial para esta proibio o receio de que as entidades supra referidas poderem actuar com fins especulativos, levando os titulares a vender-lhe os bens por baixo preo, a pretexto da sua influencia no processo. Dai que a proibio cesse em determinadas situaes em que no existe receio de especulao, referidas no 581. A sano no caso da realizao dessa venda considerada nula sujeitando-se, no entanto o comprador, nos termos gerais obrigao de reparar os danos causados (876 n2 e 580 n1). A nulidade da no pode porem ser invocada pelo comprador (876 n3 e 580n2) uma vez que se o negocio no lhe corresse de feio poderia sempre declarar o negocio nulo. No calculo da indemnizao do comprador ao vendedor deve limitar-se esta ao interesse contratual negativo.
5.2.

Venda a filhos ou netos

Uma outra proibio especfica diz respeito venda a filhos ou netos. O artigo 877 n1, refere que os pais e avos no podem vender a filhos ou netos se os outros filhos ou netos no consentirem na venda; o consentimento dos descendentes, quando no possa ser prestado ou seja recusado, susceptvel de suprimento judicial. A sano do incumprimento desta disposio a anulabilidade, podendo esta ser arguida, pelos filhos ou netos que no deram o seu consentimento, no prazo de 1 ano, a contar do conhecimento, da celebrao do contrato ou do termo da incapacidade m se forem incapazes. As justificaes desta proibio encontra-se na tentativa de evitar doaes simuladas sob a capa da compra e venda, a favor de algum dos descendentes a fim de evitar a sua imputao nas respectivas quotas legitimarias, assim se prejudicando os restantes. um facto que estes poderiam sempre agir ao abrigo do 240 mas as dificuldades de prova dos seus pressupostos levaram o legislados a optar ela soluo mais expedita de exigir o consentimento dos descendentes, sem o que a venda poderia ser
21

anulvel. O consentimento pode ser dado sem qualquer requisito de forma (219) podendo inclusive ser dado de forma tcita. Parece no entanto que a proibio de venda a filhos ou netos se deva estender troca, apesar da remisso do artigo 939, uma vez que no se colocam normalmente os problemas de simulao, sendo no entanto a questo controversa.

5.3. Compra de bens do incapaz pelos seus pais, tutor, curador, administrador legal de bens ou protutor que exera as funes de tutor.
Uma outra proibio especfica de venda a compra de bens do incapaz pelos seus pais, tutor, curador, administrador legal de bens ou protutor que exera funes de tutor. Efectivamente, refere o artigo 1892 n1, que sem a autorizao do tribunal (actualmente do ministrio publico de acordo com o art. 2 n1 b) do D 272/2001 de 13 de Outubro) no podem os pais tomar de arrendamento ou adquirir, directamente ou por interposta pessoa, ainda que em hasta publica, bens ou direitos do filho sujeito ao poder paternal, nem tornar-se cessionrios de crditos ou outros direitos contra este, excepto no casos de sug-rogao legal. O conceito de interposta pessoa e ainda definido em termos idnticos aos do art. 579 n2 (proibio de cesso de direitos litigiosos), 1892n2. Caso a compra e venda seja celebrada sem a autorizao exigida, esta e anulvel a requerimento do menor, ate um ano depois de atingir a maioridade ou ser emancipado, ou, se ele entretanto falecer, pelos seus herdeiros, excludos os prprios pais responsveis, no prazo de um ano a contar da morte do filho. Enquanto o menor no atingir a maioridade ou for emancipado podem ainda requerer a anulao as pessoas que podem requerer a anulao do poder paternal. Apesar de no autorizada, a compra pode ser confirmada pelo ministrio pblico, caso em que se extinguira o direito de anulao. Esta disposio igualmente extensvel em relao a: Tutor por fora do 1937 b) Curador por fora do 156 Administrador de bens por fora do 1971 Protutor sempre que substitua o tutor por fora do 1956 b)

5.4. Venda entre cnjuges


Outra proibio especfica de venda legalmente consagrada respeita compra e venda entre cnjuges. Efectivamente o principio da imutabilidade das convenes antenupciais, estabelecido no art. 1714 n2, probe que os cnjuges venham alterar, depois da celebrao do casamento, quer as convenes antenupciais, quer o regime de bens
22

legalmente fixados, considerando o 1714 n2 abrangidos por esta disposio os contratos de compra e venda (e de sociedade) entre os cnjuges, excepto quando se encontrarem separados judicialmente de pessoas e bens, sendo, no entanto, licita a dao em cumprimento efectuada por um dos cnjuges ao outro. O fundamento para esta proibio encontra-se na possibilidade de atravs do contrato de compra e venda se poder de uma forma indirecta tornear o princpio da imutabilidade das convenes antenupciais do 1714 n1, na medida em que por essa via facilmente bens comuns ou prprios de um dos cnjuges poderiam ver o seu estatuto alterado por fora do contrato de compra e venda, podendo igualmente as partes atravs da simulao de um contrato de compra e venda efectuar uma doao a seu cnjuge, elidindo a regra da sua livre revogabilidade, prevista no 1765.

6. Modalidades especificas de venda


6.1. Venda de bens futuros, de frutos pendentes e de partes

componentes ou integrantes de uma coisa (880). A venda de bens futuros acontece sempre que o vendedor aliena bens que no existem ao tempo da declarao negocial (ex. venda de uma casa por construir), que no esto em seu poder (ex. venda de peixes que ele vier a pescar nesse dia no lago), ou a que ele no tem direito (ex. um agricultor que vende cereais que lhe viro a ser fornecidos por outro agricultor). De acordo com o artigo 408 n2, na venda de bens futuros strictu senso esta ocorre no momento da aquisio pelo alienante, enquanto na venda de frutos pendentes, partes componentes, ou integrantes, a transferncia verifica-se apenas no momento da colheita ou separao. Devido ao facto de a compra e venda depender sempre da aquisio derivada do direito a partir do vendedor, no se poder aplicar o artigo 880, sempre que as partes convencionarem que a transferncia da propriedade se realizar a titulo originrio ou directamente da esfera de um terceiro para o comprador. Nesse caso a transferncia no ocorre imediatamente, pelo que a lei faz surgir, a cargo do vendedor, uma obrigao de exercer todas as diligencias necessrias para que o comprador adquira os bens vendidos. Pelo que o vendedor estar assim obrigado a adquirir o bem vendido, sendo que depois desta aquisio a aquisio de propriedade se processara automaticamente para o comprador em virtude da anterior celebrao do contrato de compra e venda (408 n2). Se deixar de cumprir essa obrigao respondera perante o comprador por incumprimento (798) e uma vez que esta em causa uma obrigao emergente de um contrato validamente celebrado, essa indemnizao no ficara limitada pelo interesse contratual negativo.
23

6.2. Venda de bens de existncia ou titularidade incerta (881)

Em principio apenas podero ser objecto de vendas as coisas que existem e pertencem ao vendedor, uma vez que se a venda disser respeito a coisas inexistentes o contrato nulo por impossibilidade fsica ou legal do objecto (280 n1), nulidade que tambm se verifica no caso de as coisas no pertencerem ao vendedor, visto tratar-se de uma venda de bens alheios (892). No entanto, se se venderem bens de existncia ou titularidade incerta e no contrato se fizer meno dessa incerteza, o contrato valido (881), o que acontece quando algum vende um tesouro que se supe estar enterrado em determinado terreno, mencionando a incerteza da existncia do referido tesouro, presumindo nestes casos a lei que as partes quiseram celebrar um contrato aleatrio, pelo que ser devido o preo mesmo que os bens no existam ou no pertenam ao vendedor. As partes podem porem elidir essa presuno, recusando a natureza do contrato aleatria, caso em que o preo s ser devido no caso de os bens existirem e pertencerem ao vendedor. A venda de bens de existncia ou titularidade incerta distingue-se da venda de bens futuros (880) porque no toma por base a expectativa de uma futura aquisio ou autonomizao da coisa no patrimnio do vendedor, mas antes a incerteza de uma situao presente, relativa existncia ou titularidade do bem objecto de venda. Distingue-se ainda da venda de bens alheios (892), porque o vendedor no celebra o contrato na qualidade de proprietrio da coisa, excluindo assim qualquer garantia relativamente a essa situao. Por isso na venda de bens de existncia ou titularidade incerta a obrigao de o vendedor praticar os actos necessrios para que o comprador adquira os bens vendidos (880 e 897). Quanto ao momento da constituio da obrigao do preo no caso de as partes terem convencionado a existncia de um contrario aleatrio esta surge no momento da celebrao do contrato, se pelo contrario as parte recusarem ao contrato a natureza aleatria a obrigao de pagar o preo, fica dependente da obrigao da entrega, como a regra geral do 885 n1.
6.3. Venda com reserva de propriedade (409)

A clausula de reserva de propriedade tem que ser estipulada no mbito de um contrato de compra e venda, do qual no pode ser separado, de modo que se a venda j foi celebrada, no poder posteriormente ser nela inserida uma clausula de reserva de propriedade, dado que a propriedade nesse caso j foi transferida para o comprador.

24

Em virtude da insero da clusula de reserva de propriedade esta ter que obedecer forma legalmente exigida para o contrato. Apenas no caso de falncia do comprador se exige a forma escrita da clusula de reserva de propriedade para estabelecer a sua oponibilidade massa falida. A reserva de propriedade pode ser celebrada em relao a quaisquer bens mveis ou imveis, mas estes tero que ser naturalmente coisas especificas, e no consumveis. No caso de bem imveis ou bens mveis sujeitos a registo, s a clusula constante do registo oponvel a terceiros (art. 409). No caso de se tratar de bens no sujeitos a registo a reserva poder ser oposta inclusive contra terceiro de boa f de acordo com os princpios da consensualidade e da causalidade. No entanto se o terceiro adquirir a propriedade a titulo originrio (independentemente da existncia de qualquer titulo prvio), como se sucede na usucapio e na acesso, naturalmente que a reserva de propriedade se extinguir. A clusula de reserva de propriedade implica assim que, por acordo entre o vendedor e comprador, a transmisso da propriedade fique diferida para o momento do pagamento integral do preo. A funo, porm, desse acordo no permitir ao vendedor a continuao do gozo sobre o bem, uma vez que esta entregue ao comprador precisamente para o fim de lhe atribuir o seu gozo, mas apenas defender o vendedor de eventuais consequncias do incumprimento do comprado. Efectivamente, a conservao da propriedade no vendedor ate ao pagamento do preo impede os credores de executarem o bem, podendo o vendedor reagir contra essa execuo atravs de embargos de terceiro (351 CPC).No entanto no caso da falncia do comprador, a clusula de reserva de propriedade s ser oponvel em relao massa falida, se tiver sido estipulada por escrito, ate ao momento da entrega da coisa. A lei no regula, porm, a questo da oponibilidade da posio jurdica do comprador na venda com reserva de propriedade aos credores e adquirentes do vendedor. No caso da falncia do vendedor determina o 161, n3, CPEREF que o contrato de compra e venda no se extingue se o vendedor for falido e o domnio da coisa se j tiver transmitido data da declarao de falncia; no caso contrrio, cabe ao liquidatrio optar pelo cumprimento do contrato ou pela resoluo dele, com direito para o comprador a reclamar da massa falida a indemnizao devida pela falta de cumprimento. No entanto o regime regra parece ser de que o comprador poder opor eficazmente a sua expectativa real de aquisio aos credores do vendedor, mediante o processo de embargos a terceiro, dado que titular, de um direito incompatvel com a penhora desses bens (351 CPC). Relativamente aos adquirentes do vendedor, e manifesto que
25

este no pode legitimamente dispor do bem, depois de ter constitudo uma expectiva real de aquisio a favor do comprador. Se o fizer, sendo a reserva oponvel a terceiros, a posio do comprador prevalecera obviamente sobre a segunda aquisio, devendo aplicar-se a esta o regime de venda de bens alheios do 892. No caso de incumprimento por parte do comprador o vendedor continua a poder resolver o contrato nos termos do artigo 801 n2, uma vez que a excluso deste direito elo art. 886 s se verifica se tiver ocorrido a transmisso da coisa. No entanto, em caso de venda a prestaes, o art. 934 exclui imperativamente a possibilidade de resoluo do contrato se o comprador faltar ao pagamento de uma nica prestao e esta no exceder a oitava do preo. Quanto ao risco na venda com reserva de propriedade. H divergncias na doutrina defendendo uns que na venda com reserva de propriedade o vendedor suporta o risco pela perda ou deteriorao da coisa, mesmo aps a entrega ao comprador. No entanto esta soluo claramente inaceitvel, uma vez que a partir da entrega o comprador fica j integralmente investido nos poderes de uso e fruio da coisa, servindo a manuteno da propriedade no vendedor apenas para assegurar a recuperao do bem, em caso de no pagamento do preo. Ora devendo o rico correr por conta de quem beneficia do direito, parece claro que a partir da entrega por conta do comprador que o risco deve correr, no ficando este exonerado do pagamento do preo em caso de perda ou deteriorao fortuita da coisa. Igualmente se se vier a verificar a deteriorao da coisa, em resultado de um dano culposamente causado por um terceiro, manifesto que no pode ser o vendedor a reclamar a totalidade da indemnizao, uma vez que, enquanto conservar o credito do preo, o patrimnio do vendedor no sofre qualquer diminuio. No entanto quanto aos titulares da indemnizao a matria no pacifica defendendo uns (RHUL) que o comprador s teria direito indemnizao com o pagamento integral do preo; outros (RAISER) que o lesante ter que satisfazer a indemnizao conjuntamente a ambos, outros (BIANCA) defendem que o comprador o principal titular do direito da indemnizao, mas o vendedor tambm tem direito a uma parte em virtude da frustrao da garantia que possua sobre o bem.

26

6.3.1. Natureza jurdica da venda com reserva de propriedade A venda com reserva de propriedade tem vindo a ser objecto de grande controvrsia doutrinria, podendo assim apontar-se seis principais posies: 1. Teoria da condio suspensiva: A reserva de propriedade deveria ser qualificada como uma condio suspensiva, na medida em que a transmisso de propriedade ficaria subordinada a um facto futuro e incerto, o pagamento do preo, o que permitiria ver a posio jurdica do comprador como a de adquirente condicional, o que permitira a aplicao ao comprador do regime dos art. 273 e 274 (condio e termo), dai resultando no entanto, que o risco de perecimento da coisa, durante esse perodo correria por conta do vendedor, ainda que j tivesse sido entregue ao comprador (793 n3). Deve ser rejeitada: Esta teoria deve ser rejeitada em primeiro lugar, no tecnicamente um evento condicional e incerto o comprimento da obrigao de pagamento do preo, dado que ele constitui um dos elementos essenciais do negcio. Por outro lado, essa obrigao de pagamento do preo constituda logo no momento da celebrao do contrato, uma vez que o vendedor pode proceder sua cobrana em caso de no cumprimento, o que demonstra no existir qualquer suspenso dos seus direitos. Finalmente porque a aquisio da propriedade pelo comprador verifica-se no momento do pagamento do preo, e no retroage data da concluso do negcio, ao contrrio do que imporia o 276. 2. Teoria da condio resolutiva: De acordo com esta teoria a propriedade seria logo transmitida para o comprador, mas a partir do momento em que se verifica-se o incumprimento do pagamento do preo, ocorreria a resoluo dos efeitos do negocio, com eficcia retroactiva, sendo assim recuperada a propriedade pelo vendedor. Deve ser rejeitada: Apesar soluo ser adequada em termos de distribuio do risco, face ao que se dispe no art. 796 n3 no entanto susceptvel de todas as criticas que se apontou teoria da condio suspensiva quanto qualificao da reserva de propriedade como uma condio. A soluo contraria igualmente o art. 409n2 que se refere expressamente que o alienante reserva para si o direito de propriedade ate ao pagamento do preo, quer com o disposto no artigo 304 n3, que determina em caso de prescrio do credito do preo, que equivale certeza de no verificao da
27

condio, o vendedor continua a poder exigir a restituio da coisa, quando o preo no seja pago. 3. Teoria da venda obrigacional: De acordo com ela, na venda com reserva de propriedade no se verificaria automaticamente o efeito translativo com a celebrao do contrato, mas antes se instituiria uma obrigao para com o vendedor de fazer o comprador adquirir a propriedade. Deve ser rejeitada: Uma vez que a aquisio da propriedade pelo comprador na venda com reserva verifica-se logo que ele cumpre a obrigao de pagamento do preo, no ficando na dependncia de qualquer outra obrigao por parte do vendedor. 4. Teoria da dupla propriedade: De acordo com esta, aps a celebrao do contrato e ate ao pagamento do preo, ambas as partes se devem considerar como proprietrias do bem, constituindo a venda com reserva de propriedade um exemplo de surgimento de novos tipos de propriedade especial. O comprador adquiria j um tipo peculiar de propriedade que, embora lhe permitisse o exerccio do gozo da coisa, teria um contedo mais reduzido do que a propriedade tradicional, na media em que poderia perder o seu direito no caso de falta de pagamento do preo, e o seu direito sucumbiria em relao os seus credores perante o exerccio do direito do vendedor. A posio do comprador seria assim de proprietrio sob reserva do pagamento do preo, j o vendedor, embora conservasse a propriedade, ver-se-ia privado das principais faculdades que a integram, apenas mantendo para efeitos de garantia do preo (propriedade para garantia do pagamento do preo). Deve ser rejeitada: Porque contraria o artigo 1305, que qualifica o direito de propriedade como um direito exclusivo. 5. Teoria da venda com eficcia translativa imediata, associada atribuio ao vendedor de uma posio jurdica, que lhe garante, com eficcia real, a recuperao do bem em caso de no pagamento do preo: De acordo com esta teoria a venda com reserva de propriedade destina-se apenas a atribuir ao vendedor uma situao jurdica real que lhe permitia obter a recuperao do bem em caso de pagamento do preo. Essa situao jurdica no confunde, porm, com a propriedade aproximando-se mais do penhor, do qual apenas se distingue apenas por no supor a entrega do bem, devendo por isso ser includa nos direitos de garantia . Assim a venda com reserva de propriedade, apesar de onerada com um direito real de garantia, a verdade que a propriedade
28

se transferiria imediatamente para o comprador. Implicando o pagamento do preo no a aquisio da propriedade mas sim antes a extino dessa garantia real. 6. TEORIA ADOPTADA: Venda com reserva de propriedade como uma venda em que o efeito translativo da propriedade diferido ao momento do pagamento do preo, obtendo no entanto o comprador logo com a celebrao do contrato uma posio jurdica especifica distinta da propriedade, normalmente qualificada como, expectativa real de aquisio. Em relao ao vendedor, ele conserva naturalmente a propriedade sobre o bem, ainda que esta passe a ser onerada pela posio jurdica do comprador, bem como limitada pela funo especifica da reserva de propriedade, que essencialmente a funo de garantir o pagamento do preo, uma vez que o negocio translativo j foi celebrado, permitindo ao vendedor em caso de no cumprimento pelo comprador, resolver o contrato e exigir a restituio da coisa. Em relao a terceiros, a reserva de propriedade naturalmente oponvel, ainda que, quando se trate de bens imveis ou mveis sujeitos a registo, tenha que ser registada. J em relao ao comprador, ate ao pagamento do preo, se ele no ainda proprietrio, uma vez que a clausula de reserva de propriedade determina a manuteno da propriedade no vendedor, tambm no se pode dizer que a sua posio jurdica seja meramente obrigacional, uma vez que esse negocio j confere ao comprador uma expectativa real jurdica de aquisio do bem, a qual deve ser considerada oponvel a terceiros. Assim, tanto o vendedor como o comprador so titulares de situaes jurdicas reais, havendo que distribuir o risco de acordo com o proveito que cada um tirava da situao jurdica. Como o vendedor conservava apenas a propriedade com a funo de garantia, deve apenas suportar o risco da perda dessa garantia, pelo contrario, como o comprador j se encontrava a tirar todo o proveito da coisa, a ele que competira suportar o risco pela sua perda ou deteriorao. Assim se compreende que na reserva de propriedade o risco se transfere para o comprador logo que a coisa lhe seja entregue.

29

6.4. Venda a prestaes (934)

A reserva de propriedade uma conveno comum, mas no necessria na venda a prestaes e, conforme resulta da sua segunda parte, esta disposio refere-se venda a prestaes em geral, com ou sem reserva de propriedade. Funcionando por regra como uma derrogao do 781 que previa que nas obrigaes fraccionadas, a falta de cumprimento de uma das prestaes importa a perda do beneficio do prazo quanto s restantes (podendo portanto estas ser exigidas de imediato). A lei entende que tal soluo demasiado drstica na venda a prestaes, ento acrescenta dois requisitos adicionais alternativos para a perda do benefcio do prazo para o comprador: necessrio estarem em falta duas prestaes (independentemente do seu valor), ou que a prestao que deixou de realizar excede-se um oitavo do preo. Se nenhum destes dois requisitos se verificar o vendedor no pode igualmente pedir a resoluo do contrato mesmo havendo reserva de propriedade. Esta trata-se de uma norma imperativa que no pode ser afastada pela vontade das partes, visto que visa proteger a posio do comprador que considerado a parte mais fraca. No entanto por vezes no caso de se verificar um dos dois requisitos previstos no 939 e houver uma reserva de propriedade no se aplicando como tal o 886, e aplicando o regime regra do 801 n2 (2 parte) a resoluo do contrato pode no ser suficiente, pelo que sendo o comprador culpado elo incumprimento pode exigir simultaneamente nos termos do 801 n2 (1 parte) a indemnizao por todos os prejuzos causados.
6.5. Venda de coisas sujeitas a contagem, pesagem ou medio (887)

Os artigos 887 e seguintes regulam a venda de coisas sujeitas a contagem, pesagem ou medio. Esta consiste numa venda de coisas determinadas, ainda que sujeitas a uma posterior operao de contagem, pesagem ou medio, no sendo este naturalmente o regime aplicvel venda de coisas genricas regulados nos artigos (539, 400, 777 e 772), no se aplica assim este regime se as artes se limitam a comprar 20 kg de maas ou peras, j sendo aplicavel o regime do 887 se as partes acordam a venda de um determinado saco de maas, que indicam conter 20KG, uma vez que ai j se esta sujeito a venda de coisas especificas ainda que sujeitas a pesagem. Uma vez que se tratam de coisas especficas a transferncia da propriedade d-se de imediato com a celebrao do contrato (408 n1).

30

6.6. Venda a retro (927)

Venda em que se reconhece ao vendedor a faculdade de resolver o contrato. Esta figura consiste assim numa modalidade em que a transmisso no se apresenta como definitiva, na medida em que o vendedor se reserva a possibilidade de reaver o direito alienado, mediante a restituio do preo e as despesas feitas com a venda. Esta figura pouco utilizada e o legislador para evitar a sua utilizao como fim de garantia proibiu a atribuio ao comprador de qualquer benefcio como contrapartida da resoluo, tornando assim muito difcil que algum comprador aceite celebrar uma aquisio com uma clusula a retro. A venda a retro est sujeita mesma forma do contrato. 6.6.1. Regime Conforme resulta do 927, o que caracteriza a venda a retro ser atribuda ao vendedor uma posio jurdica especifica que lhe permite resolver o contrato e recuperar o bem. Contudo h limites estipulao do prazo tal como resulta do artigo 929, comeando esse prazo a contar do momento da transferncia da propriedade. A resoluo deve ser feita por notificao judicial ao comprador dentro dos prazos fixados no 929 e se respeitar a bens imveis a resoluo ser reduzida a escritura publica nos 15 dias imediatos, com ou sem a interveno do comprador, sob pena de caducidade do direito tal resulta do artigo 930. Efectuada a resoluo a propriedade retorna esfera do vendedor, no entanto esta processa-se sem eficcia retroactiva apenas adquirida ex nunc. A clusula a retro s oponvel a terceiro nos casos bens sujeitos a registo e este tenha sido realizado 932. 6.6.2. Natureza jurdica A venda a retro configura-se como um direito de resoluo do contrato pelo vendedor (927). Efectivamente, o regime da venda a retro harmoniza-se integralmente com o disposto nos artigos 432 e seguintes, podendo por isso ser configurada como uma conveno atributiva de um direito de resoluo do contrato, a exercer pelo vendedor.
6.7. Venda sujeita a prova (923 e 925).

Nesta modalidade de venda o contrato no se torna definitivo sem que o comprador averige atravs de um prvio uso da coisa, que ela e idnea para o fim a que destinada e tem as qualidades asseguradas elo vendedor. Esta no deve ser considerada como uma condio mas sim uma categoria especifica de venda, cujos efeitos finais ficam dependentes da verificao positiva de uma qualidade da coisa que a torna adequada sua utilizao pelo alienante.

31

6.8. Venda a contento (923)

A venda a contento tem duas modalidades: A primeira que consta do 923, implica a estipulao de que a coisa vendida ter que agradar ao comprador correspondendo tradicional clausula ad gustum. Sendo este acordo qualificado como uma mera proposta de venda, ficando o vendedor vinculado sem que o comprador o venha a estar. A lei admite posteriormente a celebrao do contrato atravs do silncio do comprador (218), uma vez que dispe que a proposta se considera aceite se o comprador no se pronunciar dentro do prazo de aceitao, nos termos do 228. No entanto esse prazo no se pode iniciar sem que a coisa tenha sido entregue (92 n3). A segunda que consta do 924, corresponde concesso de um direito de resoluo unilateral do contrato se a coisa no agradar ao comprador, o qual segue as regras gerais, sendo portanto aplicveis os artigos 432. A resoluo, que no impedida pela entrega da coisa (924 n2), deve ser exercida no prazo estabelecido no contrato, ou, no silencio deste, pelos usos, podendo o vendedor, se nenhum prazo for estabelecido fixar um prazo razovel para o seu exerccio. Visto que a concesso ao comprador de um direito de resoluo unilateral no impede que a propriedade se transmita 408n1, pelo que o risco correra por conta do comprador (796 n1), sendo que se a coisa se perder ou deteriorar, o comprador deixar de poder restituir ao vendedor pelo que perde o direito de resolver o contrato (432 n2).
6.9. Venda sobre documentos (937)

Na venda de mercadorias representadas por coisas o vendedor no e obrigado a entregar essas coisas, bastando-lhe entregar os respectivos documentos (937). Efectivamente, dado que a entrega desses ttulos legitima o comprador a levantar as respectivas mercadorias directamente ao transportador ou depositrio, torna-se desnecessrio que seja o vendedor a assegurar a entrega. A posio dominante quanto venda sobre documentos considera que o objecto da venda no so os documentos, mas antes as coisas a que estes se referem, sendo que o direito incorporado no titulo constitui unicamente um direito de credito entrega dessas coisas e no a propriedade das mesmas.

32

6.10. Venda sobre documentos com expedio, distancia ou com

remessa (937) A transmisso da propriedade e do risco sobre as coisas objecto de venda sobre documentos sujeita a regras gerais (796 n1). No entanto h um caso especial em que a lei sujeita a venda sobre documentos a um regime especial de risco, a que se refere o art. 938, e que consiste na venda de coisas em viagem, representadas por documentos e objecto de um seguro contra os riscos de transporte. Neste caso, apesar de o art. 938 c) referir, algo contraditoriamente que o risco fica a cargo do comprador desde a data da compra, a verdade que as alneas a) e b) do mesmo artigo atribuem-lhe o risco de perecimento ou deteriorao da coisa desde o momento em que ela entregue ao transportador e portanto anteriormente a essa data. A razo prende-se com o facto de a transmisso do seguro contra os riscos de transporte de alguma forma segurar o comprador contra esse risco e no se considerar por isso justificado fazer depender a transmisso do risco do facto dos danos ocorridos durante o transporte se terem verificado antes ou aps a celebrao do contrato. Exceptuando-se no caso do vendedor j saber, aquando da celebrao do contrato, que a coisa se encontrava perdida ou deteriorada e dolosamente no o ter revelado ao comprador de boa fe (938n2). Este regime depende da existncia do seguro, pelo que se ele cobrir apenas parte dos riscos, s vigorara em relao a parte segurada (938n3).

7. Perturbaes tpicas do contrato de compra e venda


7.1. Venda de bens alheios principio nemo plus iuris (892).

Pressupostos:
1. A venda como prpria de uma coisa alheia especfica e presente,

fora do mbito das relaes comerciais. No se poder pois aplicar o regime de venda de bens alheios, tais como: na venda de bens alheios como futuros (893); no caso da venda de coisa genrica (na medida em que no e necessria a qualidade de proprietrio do vendedor ao tempo da estipulao do contrato) (539); nos casos de representao sem poderes (268); abuso dos seus poderes de representao (269); nas situaes de gesto de negcios representativa (464 e 471).

33

2. Ausncia de legitimidade para a venda Tal se sucede por exemplo no mandato sem representao para alienar (1180) e na gesto de negcios no representativa (471), a menos que o titular do direito venha posteriormente regularizar a situao. No entanto mesmo faltado a legitimidade a lei em certos casos, por razoes de tutela da aparncia vem considerar valida a alienao o que acontece na venda de bens da herana por herdeiro aparente a terceiro de boa f (2076 n2), na venda de bem sujeito a registo efectuada a terceiro de boa f por vendedor que adquiriu esse bem com base em negocio nulo ou anulvel (291); e na venda de bem sujeito a registo efectuada pelo titular do registo a seu favor a comprador de boa fe, que procede ao registo da sua aquisio (aquisio tabelar). Os seus efeitos: Os efeitos da venda de bens alheios so a nulidade do contrato de compra e venda e obrigao de restituio, no entanto o regime e efeitos da nulidade tem muito pouco de comum com o regime da nulidade consagrado na parte geral do Cdigo, isto quer quanto ao regime da sua arguio como quanto ao regime da obrigao de reconstituio. Quanto legitimidade para arguir a nulidade da venda de bens alheios: proibida a sua invocao pela parte que estiver de ma f contra outra de boa f, sendo mesmo vedada ao vendedor sempre que o comprador esteja de boa f (892). Relativamente a terceiros no parece que eles possam invocar a nulidade, uma vez que a sua instituio apenas establecida no interesse das partes e nos termos acima referidos. Mesmo o verdadeiro proprietrio no ter legitimidade para invocar a nulidade, j que me relao a ele o contrato ser sempre ineficaz (406 n2), pelo que ser sempre admitido a exercer a revindicao (1311) sem ter que discutir a validade do contrato, ou demonstrar que no consentiu a venda.

34

Quanto obrigao de restituio da coisa: estabelecido um regime oposto ao regime geral do 289, tal resulta do 894 que de certa um regime prximo da restituio do enriquecimento sem causa. Desde logo se o comprador estiver de ma fe, parece que por argumento contrario do 894 n1, no poder pedir a restituio do preo da venda, mas apenas o enriquecimento do vendedor, conforme define unanimemente a doutrina. Se o comprador estiver de boa f este pode pedir a restituio do preo ainda que os bens se hajam perdido, estejam deteriorados de valor por qualquer outra causa, sendo que no entanto que se o comprador retirou proveitos desta situao, esse deve ser abatido na restituio ou indemnizao a pagar pelo vendedor. Eventual convalidao do contrato: Ao contrrio do regime geral, a nulidade da venda de bens alheios pode ser sanada se se verificar a posterior aquisio da propriedade pelo alienante, produzindo-se assim de imediato os seus efeitos obrigacionais e reais, tal como resulta do artigo 895. Havendo no entanto que ter em conta as excepes previstas no 896. Assim a nulidade instituda uma nulidade provisria, salvo se ocorrer alguma das situaes previstas no 896. Obrigao de convalidaao: O artigo 897, determina que em caso de boa fe do comprado, o o vendedor seja obrigado a sanar a nulidade da venda, adquirindo a propriedade da coisa ou do direito vendido. Dependendo claro esta da concordncia do titular do direito, dado que, se este no puder ou no quiser proceder a alienao do bem, nada poder o vendedor fazer. A obrigao s ser cumprida se for o prprio vendedor a adquirir o bem, em ordem a que se possa produzir a convalidao da venda nos termos do 895.

Indemnizao:
35

1. Em caso de dolo (898): a. Se a nulidade for sanada (convalidaao) aplicado o interesse contratual positivo, isto abrange os danos causados por o contrato no ser ab initio valido. b. Se a nulidade no for sanada aplicado o interesse contratual negativo, isto a indemnizao limita-se aos danos que no ocorreriam se o contrato no tivesse sido celebrado.
Interesse contratual negativo; perda patrimonial que no teria

tido se no tivesse confiado na celebrao do contrato frustrado ou a vantagem que no alcanou por causa da mesma expectativa gorada (ex. teria vendido a terceiro por melhor preo ou teria comprado por melhor preo a terceiro). Interesse contratual positivo; beneficio que a concluso do contrato traria parte prejudicada nas suas expectativas, isto compreende o dano emergente bem como o lucro cessante.
2. Em caso no haver dolo nem culpa (899):

Esta funda-se na necessidade do vendedor garantir a sua legitimidade, sendo estabelecida uma responsabilidade objectiva pelos danos causados ao comprador. Sendo que no entanto a indemnizao apenas ter que abranger os danos emergentes mas no ter em conta os lucros cessantes. Caber ao vendedor o nus da prova de ilidir a presuno da sua culpa que resulta do artigo 799, para se poder aplicar o regime do 899.
3. Indemnizao pelo vendedor ao comprador de boa fe por

incumprimento da obrigao de convalidar o contrato (900): Indemnizao pelo interesse contratual positivo Nota: No caso da venda de coisa indivisa por apenas um dos seus titulares, esta venda esta sujeita ao regime da nulidade do 894, salvo se o vendedor vier a adquirir as restantes parcelas dos outros consortes (895 convalidao)

Nota: Na venda da totalidade ou parte de coisa indivisa por apenas um dos seus titulares considera-se no haver legitimidade para efeitos do 892 como tal o contrato nulo por fora do 894 a menos que haja convalidao 895.
7.2. Venda de onerados (915).

36

Situao que se verifica se o direito transmitido estiver sujeito a alguns nus ou limitaes que excedam os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria. Esses nus ou limitaes constituem vcios do direito afectando a sim a situao jurdica e no as qualidades facticas da coisa. Exemplos de nus ou limitaes que excedem os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria: A existncia de direitos reais de gozo (usufruto, uso e habitao e servides prediais) A existncia de direitos reais de garantia sobre a coisa vendida (consignao de rendimentos, penhor, hipoteca, privilgios ou reteno) O facto de ela ter sido locada a outrem Objecto de apreenso judicial Venda de imveis construdos sem a respectiva licena de construo ou de utilizao No so nus ou limitaes que excedem os limites normais: Restries derivadas das relaes de vizinhana (art 1346) As servides legais Restries de edificabilidade impostas por planos directores. Efeitos da venda de bens onerados: Anulabilidade do contrato por erro (sendo que de exigir, a essencialidade e a cognosicilidade dessa essencialidade do erro para o declaratrio (251 e 247) Anulabilidade do contrato por dolo, bastando que tenha sido determinante da vontade do declarante (254 n1), salvo se provier de terceiro, caso em que se exige igualmente que o destinatrio conhecesse ou devesse conhecer a situao (254n2). Nota: No caso da aplicao do artigo 911 e a correspondente reduo do preo, no se poder aplicar o regime do 905 (anulabilidade da venda), nem do 907 (obrigao de convalidao do contrato) e obviamente por fora na inexistncia desta obrigao, impossibilidade o surgimento da responsabilidade nos termos do art. 910. Poder porem alem da prpria reduo do preo ter direito a uma indemnizao que varia consoante haja dolo (908) ou simples erro (909)

37

7.3. Venda de coisas defeituosas (913).

Pressupostos para a sua aplicao: 1. Vcios que desvalorizem a coisa 2. Vcios que impeam a realizao do fim a que e destinada 3. Falta de qualidades asseguradas pelo vendedor 4. Falta de qualidades necessrias a realizao daquele fim

38

II. Contrato de doao (940 e ss)


Noo:Contrato pelo qual uma pessoa, por esprito de liberalidade e custa do seu patrimnio, dispe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigao, em beneficio de outro contraente. Elementos constitutivos da doao: 1. Atribuio patrimonial geradora de enriquecimento: Isto tem que consistir em acto que atribua a outrem uma concreta vantagem patrimonial, podendo esta consistir na disposio de uma coisa ou de um direito, quer na assuno de uma divida. Essencial pois que se verifique uma valorizao do patrimnio do beneficirio, seja qual for a forma porque se opere essa valorizao. 2. Diminuio do patrimnio do doador: Sendo que esta diminuio patrimonial tem que ser efectiva. Dai que no seja qualificada como doao, mas antes como prestao de servios gratuita (1154), o contrato pelo qual algum apenas se obrigue a prestar um servio a outrem. Pela mesma razo no o ser o comodato. 3. Esprito de liberalidade: Tem que existir a inteno de atribuir o correspondente beneficio a outrem por simples generosidade ou espontaneidade, provocando assim o seu enriquecimento e no em qualquer outra inteno como, por exemplo o cumprimento de um dever.

Caractersticas qualificativas: 1. Contrato nominado e tpico, visto que vem definido nos artigos 940 e seguintes. 2. Contrato primordialmente formal, visto que a doao de coisas mveis est sujeita a escritura pblica e a de moveis forma escrita (a menos que haja a tradio da coisa). 3. Contrato primordialmente consensual ou real quoad effectum (e no real quoad constitutionem), visto que a lei prev a existncia de uma obrigao de entrega da coisa, o que significa que no associa a constituio do contrato entrega da coisa, admitindo a sua vigncia antes de a coisa ser entregue. J no caso de a doao verbal de coisas moveis, a sua validade depende da ocorrncia da
39

traditio, que implica esta um contrato real quoad constitutionem. 4. Contrato gratuito, visto que nele no existe qualquer contrapartida pecuniria em relao transmisso dos bens, ou assuno de obrigaes. 5. No sinalagmtico, visto que s faz surgir obrigaes ara uma das partes. 6. Tanto pode ser de execuo instantnea como peridica, sendo no entanto normalmente de execuo instantnea uma vez que a atribuio patrimonial do doador no tem, em princpio, o seu contedo delimitado em funo do tempo. No entanto no art. 943, a lei admite, porem a possibilidade de a doao abranger prestaes peridicas, caso em que estamos perante um contrato de execuo peridica.
Quanto possibilidade de mandato para doar: A lei probe a atribuio por mandato da faculdade de escolha do donatrio ou da designao do objecto da doao, o que se compreendo em virtude da doao pressupor uma relao directa entre o esprito de liberalidade daquele que sacrifica o seu patrimnio e o que vem a ser enriquecido por essa via. Como tal o mandato para doar s valido se incluir a designao da pessoa do donatrio e do objecto da doao, sendo considerado um mandato especial por fora do 1159n1. No entanto a lei permite que seja possvel atribuir por mandato a possibilidade de escolher o objecto e o beneficirio, entre sujeitos determinados ou determinar ou entre um conjunto de coisas indicadas pelo doador. Quanto possibilidade de contrato-promessa (410) de doao: Este admitido, no entanto este no derroga a proibio de venda de doao de bens futuros, na medida em que se adquire um direito de crdito a celebrao do contrato e no um bem futuro. O contrato promessa de doao pode ser classificado como doao tal como o contrato prometido. Efeitos da doao (954): 1. Transmisso da propriedade da coisa ou da titularidade do direito 2. Obrigao de entregar a coisa 3. A assuno da obrigao, quando for esse o objecto do contrato

40

III. Contrato de comodato (1129 e ss)


Noo: Contrato gratuito pelo qual uma das partes entrega outra certa coisa mvel ou imvel, para que se sirva dela com a obrigao de a restituir.. O comodato distingue-se assim da locao por lhe faltar um cariz oneroso, bem como do mtuo, por incidir sobre coisas determinadas, e no sobre coisas fungveis. Caractersticas: 1. Contrato nominado, visto que se encontra definido e regulado nos artigos 1129 e seguintes. 2. Contrato real quoad constitutionem, visto que para a sua constituio necessria a entrega da coisa (1129), no entanto tal no impede que exista contrato-promessa (410) no entanto no h lugar execuo especifica. 3. Contrato no formal, visto que vigora o regime regra do principio da liberdade de forma que consta do artigo 219, mesmo relativamente a imveis. 4. Contrato gratuito, visto que apesar de surgirem diversas obrigaes para o comodatrio, nenhuma se apresenta como contrapartida pela utilizao da coisa. 5. Contrato no sinalagmtico, apesar de fazer surgir obrigaes para ambas as partes, no existe qualquer nexo de correspectividade entre essas obrigaes. Nota: O Comodante pode resolver o contrato se para tanto tiver justa causa (1140), sendo que nesta noo de justa causa, para a generalidade da doutrina, tem se entendido que cabe no s o incumprimento das obrigaes do comodatrio, mas tambm a necessidade da coisa emprestada por parte do comodante, no prevista no tempo da celebrao do contrato, a qual pode inclusivamente consistir na possibilidade de aplicar economicamente e coisa. Nota: O comodatrio goza de direito de reteno nos termos do 755 e), no entanto deixa de poder gozar e usufruir da coisa acomodada nos termos do 758 e 759

41

IV. Contrato de mutuo (1142 e ss)


Noo: Contrato elo qual uma das artes empresta a outra dinheiro ou outra coisa fungvel, ficando a segunda obrigada a restituir outro tanto do mesmo gnero e qualidade Caractersticas: 1. Contrato nominado e tpico, porque encontra-se definindo e regulado nos artigos 1142 e seguintes. 2. Contrato priomordialmente no formal, na medida em que o regime geral o do 219 valendo o principio da liberdade de forma. No entanto o artigo 1143, exige que seja observada a forma escrita no contrato de mutuo superior a 2000 bem como no caso de ser estipulada uma taxa de juro diferente da legal (559n2) e a escritura pblica no caso de mutuo superior a 20 000. 3. Contrato real quoad constitutionem, na medida em que se exige a tradio das coisas mutuadas para a sua constituio. No entanto essa tradio, no tem que corresponder a uma entrega material das coisas mutuada, podendo considerar-se suficiente que o mutuante atribua ao muturio a disponibilidade jurdica das quantias mutuadas, como suceder, por exemplo, se a soma for creditada na conta corrente do muturio. Disto resulta que sobre o mutuante no recai qualquer obrigao relativa entrega das coisas mutuadas. 4. Contrato normalmente oneroso, podendo tambm ser gratuito, tal resulta do artigo 1145 que no caso de dvida estipula uma presuno a favor da sua onerosidade, sendo no entanto devidos apenas os juros legais. 5. Contrato comutativo, uma vez que as atribuies patrimoniais so certas e no dependem de qualquer risco. Realizao do mutuo por intermdio de mandatrio ou representante: No caso do mandatrio, este s poder ser feito mediante a concesso de poderes especiais para esse acto (mandato especial), na medida em que o mandato geral s compreende actos de administrao ordinria. Relativamente aos pais este um negocio que s pode ser celebrado mediante uma autorizao do Ministrio

42

Publico nos termos do artigo 1889 a) e g), visto que um acto que excede a administrao ordinria. Possibilidade do contrato-promessa de mutuo: Tal possvel no entanto no admitida o recurso a execuo especifica do 830, tendo este somente direito indemnizao pelo no cumprimento do contrato-promessa. Nota: Mutuo de escopo o mutuo mediante o qual o muturio alem de se obrigar restituio da coisa e juros mutuados se compromete ainda aplicao das quantias mutuadas no mbito de fim especifico, acordado com o mutuante.

43

44

Potrebbero piacerti anche