Sei sulla pagina 1di 6

ATIVIDADES DE REVISO Interpretao de Texto Leia atentamente o texto abaixo para responder ao que se pede. Estruture resposta completa.

GENTE BICHO E BICHO GENTE Querido Dirio, no tenho mais dvida de que este mundo est virado ao avesso! Fui ontem cidade com minha me e voc no faz idia do que eu vi. Uma coisa horrvel,horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada. Eu vi um homem, um ser humano, igual a ns, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida! Querido Dirio, como pode isso? Algum revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plstico enorme um monto de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrvel! Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Dirio, olhei assustadssima para a mame. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: Me, aquele homem vai comer aquilo? Mame fez um sim com a cabea e, em seguida, continuou: Viu, entende por que eu fico brava quando voc reclama da comida?. verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um monto de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada! Vendo aquela cena, ainda me lembrei do P, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual quela que o homem buscou do lixo. Engraado, querido Dirio, o nosso co vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa histria, voc no acha? Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Dirio, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. S assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(OLIVEIRA, Pedro Antnio. Gente bicho e bicho gente. Dirio da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).

01. O texto lido do gnero Relato Pessoal, do tipo Dirio. Que marcas textuais comprovam essa afirmativa? 02. A narradora inicia seu relato afirmando no ter mais dvida de que o mundo est virado ao avesso? Por que ela afirma isso?

03. O texto aborda uma problemtica social muito especfica. Indique tal problemtica e justifique sua resposta. 04. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha? 05. A narradora compara a vida de seu cachorro vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparao, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal? Justifique seus comentrios.
COLGIO MILITAR DE BRASLIA COORDENAO DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LNGUA PORTUGUESA

06. No final do relato, a narrador deposita sua confiana em um ser divino. Por que ela no deposita essa confiana em outro ser humano? Explique. 07. Em sua opinio, o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato? Justifique. Gramtica aplicada ao texto 01. Nos trechos Querido Dirio, no tenho mais dvida de que este mundo est virado ao avesso! e Uma coisa horrvel, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana..., a vrgula foi utilizada, respectivamente, para separar ( ) o aposto e os termos de uma enumerao. ( ) o vocativo e o adjunto adverbial de modo. ( ) o aposto e o adjunto adverbial de modo. ( ) o vocativo e os termos de uma enumerao. 02. A nica opo em que a vrgula foi utilizada pelo mesmo motivo que no trecho Ele buscava, no lixo, restos de alimento. ( ) Antnio, sem que eu visse, entrou no salo. ( ) Joaquina, av de Isadora, vir nos visitar hoje. ( ) Ao entrar no amplo salo, Marcela chamou a ateno de todos. ( ) Em Bzios, conheci um agradvel grupo de jovens. 03. Em Querido Dirio, no tenho mais dvida de que este mundo est virado ao avesso!, as palavras destacadas so acentuadas, respectivamente, por se enquadrarem nas regras das ( ) paroxtonas, proparoxtonas, oxtonas. ( ) proparoxtonas, proparoxtonas, oxtonas. ( ) paroxtonas, paroxtonas, oxtonas. ( ) proparoxtonas, paroxtonas, oxtonas. 04. Em Eu vi um homem, um ser humano, igual a ns, remexendo na lata de lixo., as preposies destacadas, respectivamente, tm valor semntico de ( ) lugar / matria. ( ) definio / lugar. ( ) lugar / definio. ( ) lugar / lugar.

Gramtica Contextualizada 01. Complete as lacunas com as preposies que indiquem o valor semntico expresso entre parnteses, de forma a escrever enunciados coerentes com o padro culto da Lngua Portuguesa. a) talo buzinou _____ frente janela, _______ me acordar. (lugar / finalidade). b) Pedro era _______ tudo o que defendamos. (posio contrria). c) Por meio de meu primo, firmei laos ______ amizade _______ muitas pessoas da localidade. (definio / companhia). d) O ru foi intimado a comparecer ________ o juiz ______ ser interrogado. (lugar / finalidade). e) Ana retirou-se _______ o stio, afim de meditar ________ o problema. (lugar de destino / assunto). 2 Explique a diferena de sentido que o uso das preposies ocasionou nos pares de frases que se seguem: a) CMB: h trinta e um anos evoluindo com voc! CMB: h trinta e um anos evoluindo por voc! 3 Nas frases abaixo, use a vrgula onde for adequado e justifique: a) Marlia aos berros exigia que o professor lhe desse ateno. b) O correspondente do jornal direto de Nova Iorque acompanhou todo o atentado terrorista de 11 de setembro. c) O aquecimento global grande mal do sculo XXI motivo de preocupao para todas as naes. d) No consigo entender Leonardo por que tivemos tanta dificuldade no trabalho. e) Os alunos do sexto ano j leram excelentes livros este ano: Entrando no eixo entre eixos Os Cavaleiros da Tvola Redonda Lendas Negras e O Fantstico Mistrio de Feiurinha. f) O professor calma e pacientemente explicou a matria aos alunos. 4 Em cada frase, h vocbulos que no foram acentuados. Reescreva-os e justifique a razo do acento: a) Otvio no para de pensar na viagem que ira fazer para Jundiai. b) A Saude publica e motivo de grande preocupao para a populao brasileira. c) Os jovens ainda leem muito pouco no Brasil, de acordo com pesquisas recentes do Ministerio da Educao. d) Nos Jogos Escolares de 2009, o CMB conquistou trs trofeus na categoria juvenil. e) Lucas tinha muito medo da violencia. 5 Nas frases que seguem, explique se os vocbulos destacados devem ou no ser acentuados, em consonncia com o novo acordo ortogrfico. a) Sua conduta j era considerada paranoica. b) A palavra baiuca pode significa pequeno botequim.

6 Justifique a razo do acento nos seguintes vocbulos: a) Amap b) Coronis c) Razes d) Sanduche e) Cu f) Fnix g) Amigvel h) Txi i) Trceps j) Sto k) Mdium l) F m) Vov n) Flor o) Aqurio p) Imundcie q) Papis r) Lenis s) Juzes GABARITO Interpretao de texto 01. O texto possui um narrador em primeira pessoa, que relata fatos de seu dia a dia que, de algum modo, o afetaram. Por ser um dirio, o tempo passado no muito distante do tempo atual. 02. A narradora considera o mundo virado ao avesso por ter presenciado uma situao degradante: um ser humano buscando comida no lixo. 03. O texto aborda o problema de fome, j que apresenta um personagem que busca, no lixo, a sua sobrevivncia fsica. 04. A narradora sente-se envergonhada por diversas vezes recusar a comida oferecida pela me, sendo que h um grande nmero de pessoas que vo ao lixo para buscar o que comer. 05. O autor demonstra que a vida humana, por diversas vezes, menos valorizada que a vida de animais, j que h bichos que so muito melhor cuidados que uma criana, por exemplo. 06. A narradora no deposita sua confiana no homem, por que o ser humano, na maioria das vezes, no se abre ao sofrimento do outro para ajud-lo. Na perspectiva da narradora, somente um ser divino poderia dar uma soluo a situao to degradante. 07. Resposta pessoal Fique atento coeso e coerncia no momento de responder ao enunciado. Gramtica aplicada ao texto

01. o vocativo e os termos de uma enumerao. 02. Em Bzios, conheci um agradvel grupo de jovens. (adj. adv. de lugar). 03. paroxtonas, proparoxtonas, oxtonas. 04. lugar / definio. Gramtica Contextualizada 01. a) em / para (a fim de) b) contra c) de / com d) perante / para (a fim de) e) para / sobre 02. Na primeira frase, se enfatiza que o CMB est evoluindo na companhia do interlocutor; j na segunda, a nfase dada ao fato de que o interlocutor o motivo da evoluo do CMB. 03. a) Marlia aos berros exigia que o professor lhe desse ateno. Utilizou-se a vrgula para separar o adjunto adverbial de modo. b) O correspondente do jornal direto de Nova Iorque acompanhou todo o atentado terrorista de 11 de setembro. Utilizou-se a vrgula para separar o adjunto adverbial de lugar. c) O aquecimento global grande mal do sculo XXI preocupao para todas as naes. Utilizou-se a vrgula para separar o aposto.

motivo de

d) No consigo entender Leonardo por que tivemos tanta dificuldade no trabalho. Utilizou-se a vrgula para separar o vocativo. e) Os alunos do sexto ano j leram excelentes livros este ano: Entrando no eixo entre eixos

Os

Cavaleiros da Tvola Redonda Lendas Negras e O Fantstico Mistrio de Feiurinha. Utilizou-se a vrgula para separar os termos de uma enumerao. f) O professor calma e pacientemente explicou a matria aos alunos. Utilizou-se a vrgula para separar o adjunto adverbial de modo. 04.

a) Jundia i tnico em hiato deve ser acentuado. b) Sade acentua-se o u tnico em hiato / pblica toda proparoxtona deve ser acentuada / monosslabo tnico terminado em e. c) Ministrio paroxtona terminada em ditongo. d) Trofus ditongo aberto eu em vocbulo oxtono. e) Violncia paroxtona terminada em ditongo. 05. a) No se acentua o ditongo tnico oi de vocbulos paroxtonos. b) No se acentua o u tnico em hiato, quando precedido de ditongo em vocbulo paroxtono. 06. a) Amap oxtona terminada em a. b) Coronis ditongo aberto ei em vocbulo oxtono. c) Razes i tnico em hiato deve ser acentuado. d) Sanduche i tnico em hiato deve ser acentuado. e) Cu acentua-se o ditongo aberto eu em vocbulo monosslabo tnico. f) Fnix paroxtona terminada em x. g) Amigvel paroxtona terminada em l. h) Txi paroxtona terminada em i. i) Trceps paroxtona terminada em ps. j) Sto paroxtona terminada em o. k) Mdium paroxtona terminada em um. l) F monosslabo tnico terminado em e. m) Vov oxtona terminada em o. n) Flor paroxtona terminada em r. o) Aqurio paroxtona terminada em ditongo. p) Imundcie paroxtona terminada em ditongo. q) Papis acentua-se o ditongo aberto ei em vocbulos oxtonos. r) Lenis acentua-se o ditongo aberto oi em vocbulos oxtonos. s) Juzes acentua-se o i tnico em haito.

Potrebbero piacerti anche