Sei sulla pagina 1di 1

Jogo da velha Fonte: Wikipdia, a enciclopdia livre. O jogo da velha ou jogo do galo um jogo e passatempo popular.

. um jogo de regras extremamente simples, que no traz grandes dificuldades para seus jogadores e facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por no terem mais condies de bordar em razo da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porm, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos h 3.500 anos. De alguma forma, um jogo "aparentado" dos "Merels".

Jogo da velha Fonte: Wikipdia, a enciclopdia livre. O jogo da velha ou jogo do galo um jogo e passatempo popular. um jogo de regras extremamente simples, que no traz grandes dificuldades para seus jogadores e facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por no terem mais condies de bordar em razo da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porm, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos h 3.500 anos. De alguma forma, um jogo "aparentado" dos "Merels".

Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro ou Muito popular por sua d isponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro ou mesmo sendo riscado sobre um pedao de papel ou mesa. mesmo sendo riscado sobre um pedao de papel ou mesa. Regras

Regras

O tabuleiro uma matriz de trs linhas por trs colunas. O tabuleiro uma matriz de trs linhas por trs colunas. Dois jogadores escolhem uma marcao cada um, geralmente um Dois jogadores escolhem uma marcao cada um, geralmente um crculo (O) e um xis (X). crculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcao por vez, numa Os jogadores jogam alternadamente, uma marcao por vez, numa lacuna que esteja vazia. lacuna que esteja vazia. O objetivo conseguir trs crculos ou trs xis em linha, quer O objetivo conseguir trs crculos ou trs xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possvel, horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possvel, impedir o adversrio de ganhar na prxima jogada. impedir o adversrio de ganhar na prxima jogada. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os trs Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os trs smbolos. smbolos. Jogador xis (X) ganha: Jogador xis (X) ganha: Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"): velha"):

Potrebbero piacerti anche