Sei sulla pagina 1di 7

OTOSPONGIOSE: IMPLICAES AUDIOLGICAS Ameliana Silva Carneiro1 Mrcio Augusto Corra Barile 2 Tatiane Almeida de Freitas 3 RESUMO: O presente

artigo tem o enfoque de informar o que a otosclerose e seus achados audiolgicos, visto que esta, uma grave patologia que acomete a orelha mdia com diversos sinais e sintomas, onde o mais crtico a perda auditiva, que primeiramente classifica-se como condutiva (1 fase), posteriormente como mista (2 fase) e com a evoluo do problema torna-se neurossensorial (3 fase)

DEFINIO Otosclerose uma displasia ssea da cpsula tica e ossculos encontrada apenas nos humanos, caracterizada por reabsoro e deposio ssea anormais na cpsula labirntica e ouvido mdio. Patologicamente o termo mais correto seria otospongiose, j que esclerose define a fase final da molstia. Para Jerger (1998), otosclerose caracteriza-se por uma doena focal da cpsula tica e por uma excessiva reabsoro ssea. A partir disso, um novo tecido sseo anormal formado, esta neoformao ssea macia, um tecido hipervascularizado que pode gradualmente transformar-se em uma massa esclertica densa. A otosclerose pode ocorrer em qualquer parte do osso petroso, o qual uma parte do osso temporal. Por volta de 70 a 90% dos ouvidos, o foco otosclertico ocorre no anulo formado pela parte anterior da base do estribo, o processo cocleriforme e a salincia do promontrio, e em 30 a 50% dos ouvidos, o osso otosclertico encontrado na regio da janela redonda.

1 2 3

Docente do Curso de Fonoaudiologia da Disciplina de Audiologia da UNAMA Aluno do 4 ano do curso de Fonoaudiologoa da UNAMA, monitor da disciplina Anatomo-Fisiologia Aluna do 4 ano do curso de Fonoaudiologia da UNAMA, monitora da disciplina Audiologia I e II

Segundo Frota (1998), a otosclerose caracteriza-se por uma distrofia da cpsula ssea labirntica, podendo ser dividida em coclear ou estapediana, sendo uma doena hereditria, autossmica dominante com penetrncia de 25-40%, que acomete adulto jovem, geralmente entre 20 e 30 anos de idade, mais freqente no sexo feminino. A etiologia da otosclerose obscura. E as propostas envolvem distrbios gentico, metablico, vascular e infeccioso. Outras teorias citam como fatores causais: a hereditariedade, fatores hormonais, alteraes bioqumicas, metablicas, infeces, traumtica, vascular e mais recentemente autoimune. A ocorrncia de perda auditiva decorrente da otosclerose rara em crianas com menos de 15 anos de idade. A doena afeta duas vezes mais o sexo feminino (tendendo a piorar durante ou depois da gravidez) do que o masculino, sendo bilateral em cerca de 80% dos homens e 90% das mulheres (Jerger,1998) J Russo (1993) classifica otosclerose como sendo um distrbio no metabolismo sseo da cpsula tica, onde ocorrem um ou mais focos de osteoponjose, que localizamse em vrias partes do ouvido interno, podendo classificar-se em clnica ou estapedial. Ocorre com mais freqncia no sexo feminino e na raa branca, por volta da segunda,terceira e quarta dcada da vida. Na otosclerose ocorre fixao da platina do estribo no contorno da janela oval, que mais tarde pode lesionar clulas ciliadas do rgo de Crti pelas enzimas proteolticas do foco otosclertico. (Frota,1998). Para Katz (1998), otosclerose uma das patologias auditivas mais interessantes, onde a grande preocupao com o seu desenvolvimento cirrgico deu origem ao renascimento da cirurgia otolgica. A causa do crescimento sseo da cpsula tica permanece desconhecida, e algumas caractersticas so consistentes na sua presena. Um estudo com 2405 casos de

pacientes com otosclerose demonstrou a ocorrncia duas vezes mais freqente desta patologia em mulheres do que nos homens. Os resultados mostram tambm que 50% dos pacientes com a patologia apresentavam zumbido e que a idade mdia de ocorrncia da perda auditiva nos 36 anos de idade. O inicio desta perda insidioso, sendo lentamente progressiva e na maioria dos casos do tipo condutiva. Muitos casos mostram comprometimento neurossensorial significativo devido a prpria fisiopatologia da doena que se agrava pelo efeito mecnico na conduo ssea. As reais alteraes sseas na otosclerose consistem de neoformao ssea ocorrendo simultaneamente reabsoro do osso j existente, produzindo um tecido sseo esponjoso. Este osso anormal pode situar-se em qualquer local da cpsula tica e dependendo de sua localizao o paciente ter uma perda condutiva, neurossensorial, mista ou inexistente. A membrana timpnica quase sempre normal, exceto nos casos, de adultos jovens, onde o aumento da vascularizao pela atividade do osso em formao observado na membrana timpnica como uma mancha rsea, conhecida como sinal de Schwartze ( 10% dos casos) HISTRICO 1873- descrito sinal de schawatze: mancha avermelhada vista por transparncia pela membrana timpnica, devido a hiperemia sobre o promontrio 1881- Von Troltsch: definiu a doena como otosclerose 1893- Politzer otosclerose: doena primria do labirinto 1908- Bezold: descreveu o histrico, quadro clnico e audiomtrico da doena.

1912- Sibenman: descreveu otosclerose como causa de surdez neurossensorial.

ACHADOS CLNICOS E AUDIOLGICOS Antes de qualquer avaliao audiolgica, dois problemas precisam ser excludos, :a existncia de colabamento do meato acstico externo e a presena de cermen obstruindo o conduto, pois ambos podem produzir falsas perdas auditivas condutivas . Para que isso no ocorra, fundamental a inspeo do meato acstico externo. (Figura 1)

Figura 1- Anatomia da Orelha Humana (Frota,1998, P.2)

Geralmente, o foco mais comum encontra-se anteriormente janela oval e na medida em que o problema se agrava e evolui atinge a articulao do estribo (platina) com a janela oval, demonstrando, desta forma sinais e sintomas caractersticos Os sinais da otosclerose so: zumbido persistente; ausncia de problemas otolgicos anteriores; membrana timpnica ntegra; perda auditiva progressiva, geralmente bilateral aparecendo por volta dos 20 anos; freqentemente existe histria de antecedentes familiares. (RUSSO, 1993) Segundo Frota (1998), a otosclerose apresenta na sua primeira fase uma perda auditiva condutiva. Na segunda fase uma perda auditiva mista e posteriormente com a

sua evoluo pode apresentar componente sensorioneural. Alguns sintomas como o zumbido so mais significativos e outros menos como a tontura. Para Jerger (1998), em algumas situaes pode aparecer uma fstula na membrana que recobre a janela oval como uma complicao da cirurgia. Nestes casos, pode ocorrer uma perda auditiva neurossensorial. Os achados audiolgicos caractersticos da otosclerose clnica so: perda auditiva condutiva inicialmente nas freqncias baixas, que com a evoluo do problema atingem as freqncias subseqentes, e com o agravamento da ostospongiose, acaba comprometendo a via ssea e as freqncias altas. Com relao ao ndice de reconhecimento de fala, encontra-se entre 90 e 100%. A imitnciometria apresenta timpanograma com perfil timpanomtrico referente a curva do tipo As e reflexo estapediano ausente.(Russo,1993). Para Frota (1998), na otosclerose estapediana ou clnica, nos estgios iniciais encontramos perda auditiva condutiva bilateral, com curva ascendente e com o evoluir da doena, esta passa a ser mista ou predominantemente neurossensorial. Geralmente na Audiometria Vocal os resultados encontram-se dentro dos padres de normalidade, compatveis com a perda presente. Na imitanciometria o timpanograma apresenta-se baixo, com curva do tipo As ou tipo A, e tambm com ausncia de reflexo estapediano. A imitnciometria tem grande importncia no diagnstico da otosclerose, onde a presena de um gap areo-sseo significante e ausncia de reflexos acsticos com curva timpanomtrica normal (s vezes rebaixada) falam a favor de um diagnstico de otosclerose e so indispensveis na indicao cirrgica. (Jerger,1998)

CONSIDERAES FINAIS Como foi descrito, a otosclerose uma patologia severa que acomete a audio do ser humano portanto para escolha do tipo de tratamento a ser institudo, o mdico deve levar em considerao a idade, a atividade profissional, o risco de cada procedimento teraputico e o desejo do paciente. O tratamento clnico pode ser institudo isolado ou associado ao tratamento cirrgico, Na presena de contra indicao clnica e nos casos de recusa por parte do paciente ao procedimento cirrgico, o tratamento clnico isolado pode ser institudo visando interromper ou retardar a progresso da doena. J o tratamento cirrgico, deve ser reservado para pacientes que apresentam boa reserva coclear, boa discriminao e Rinne negativo, e gap areo-sseo acima de 20dB. O paciente deve ser avisado de todos os riscos e possveis complicaes ps-operatrias, para que possa optar pelo tratamento a ser institudo. At que o paciente esteja de acordo e queira se submeter ao risco da cirurgia, esta deve ser adiada e o uso de prtese auditiva estimulada. A doena deve ser considerada estvel quando a perda auditiva permanecer inalterada em 3 audiometrias seqenciais realizadas com intervalo de 6 meses. O paciente deve estar ciente que a progresso da doena passvel de ocorrer apesar do tratamento, de forma imprevisvel e sem razo aparentemente, devendo o paciente submeter-se a avaliao peridica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FROTA, S. Fundamentos em Fonoaudiologia Audiologia. So Paulo: GuanabaraKoogan, 1998. JERGER, S. Alteraes Auditivas: Um Manual Para Avaliao Clnica. Atheneu. So Paulo: 1998.

KATZ, J. Tratado de Audiologia Clnica. 4 ed. Manole. So Paulo: 1999. RUSSO, Ieda & SANTOS,M. A Prtica da Audiologia Clnica.4 ed. So Paulo: Cortez,1993.

Potrebbero piacerti anche