Sei sulla pagina 1di 24

Prezado(a) aluno(a): Para que a Secretaria da Educao possa melhorar o ensino, precisamos saber realmente o que voc sabe.

Por isso, estamos lhe entregando um Caderno de Prova que contm questes de Leitura e de Matemtica. A finalidade dessa aplicao de melhorar o ensino de sua escola. Assim, voc deve responder a ela com muito cuidado, no deixando questes em branco, procurando realmente mostrar o que sabe sobre o contedo avaliado, considerando esta prova, enfim, como instrumento importante que lhe trar benefcios. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

INSTRUES GERAIS 1) As questes da prova esto numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para voc escolher. 2) Antes de responder a cada questo, importante que voc pense sobre as alternativas. 3) Para cada questo, escolha uma nica resposta e marque-a no Caderno de Prova. 4) Responda a todas as questes. 5) Aps responder a todas as questes, marque suas respostas na Folha de Respostas. 6) Use lpis preto ou caneta preta. 7) Confira se o seu nome est pr-identificado na Folha de Respostas. 8) Para cada questo da Folha de Respostas, preencha o espao correspondente letra que indica a resposta que voc assinalou no Caderno. 9) Exemplo: Se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta da seguinte maneira: 01 A B C D

Escreva, na capa do Caderno de Prova, seu nome completo, o nome da sua escola, o nome da sua turma e o seu Nmero Tringulo (nmero que aparece em sua Folha de Respostas entre dois tringulos). 10) A Folha de Respostas no poder ser devolvida em branco, nem dever ser rabiscada, amassada, alterada ou rasurada. 11) Em caso de dvida ou engano, solicite ajuda ao(a) professor(a).

Obrigado!

A FORMIGA E O GRO DE TRIGO Durante a colheita, um gro de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse. Ento surgiu uma formiga que comeou a arrast-lo para o formigueiro. Por favor, me deixe em paz! protestou o gro de trigo. Mas precisamos de voc no formigueiro disse a formiga se no tivermos voc para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno. Mas eu sou uma semente viva reclamou o trigo. no fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim. Talvez disse a formiga , mas isso muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo. Ei, espere disse o trigo. Tive uma idia. Vamos fazer um acordo! Um acordo? perguntou a formiga. Isso mesmo. Voc me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem gros. Voc est brincando disse a formiga, descrente. No, eu lhe prometo cem gros iguais a mim no prximo ano. Cem gros de trigo para desistir de apenas um? disse a formiga, desconfiada. Como voc vai fazer isso? No me pergunte respondeu o trigo , um mistrio que no sei explicar. Confie em mim. Eu confio em voc disse a formiga, que deixou o gro de trigo em seu lugar. E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.
FBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros... So Paulo: Melhoramentos,2004.

01. O gro de trigo caiu no solo esperando que


(A) (B) (C) (D) a formiga o levasse para o formigueiro. outros gros de trigo fossem procur-lo. o vento o levasse para longe dali. a chuva o enterrasse.

02. O desentendimento entre os personagens da histria inicia quando


(A) (B) (C) (D) o gro de trigo cai no solo. o trigo diz que uma semente viva. a formiga comea a arrastar a semente. a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

03. Quando a formiga diz ao trigo voc est brincando, ela


(A) (B) (C) (D) acredita que o gro vai cumprir o acordo. desconfia da promessa do gro. est se divertindo com a situao. est propondo ao trigo uma brincadeira.
5

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

04. A formiga resolve deixar o gro em seu lugar porque


(A) (B) (C) (D) ele lhe promete cem gros de trigo. j tem comida suficiente no formigueiro. quer o gro como amigo. sente pena dele.

05. Quando o autor diz que o trigo tinha mantido sua promessa, podemos entender
que o trigo (A) (B) (C) (D) germinou e se tornou uma planta que gerou outros gros de trigo. ficou rico e comprou cem gros para dar formiga. tinha permanecido o tempo todo em seu lugar espera da formiga roubou cem gros da plantao vizinha.

06. Esta histria trata principalmente de um acordo baseado em:


(A) (B) (C) (D) trapaa e mentira. confiana e fidelidade. amizade e companheirismo. desconfiana e engano.

POR QUE ALGUNS ANIMAIS NASCEM MACHOS E OUTROS, FMEAS?

Um caminho para a resposta a comparao. Muito antes de voc nascer, quando ainda era um embrio, todas as suas caractersticas j estavam selecionadas: cor dos olhos, do cabelo, at mesmo, se voc seria menino ou menina. Da mesma maneira, ocorre com quase todos os bichos: o sexo do filhote e diversas outras caractersticas so determinadas na fecundao, quando a clula reprodutora masculina se une feminina.
6 SARESP 2005 tarde 4a srie EF

Mas, voc sabe, as regras tm excees. Com as tartarugas e os jacars, por exemplo, a histria diferente. Quando as fmeas desses rpteis colocam seus ovos nos ninhos, o sexo dos filhotes pode ainda no estar definido. O sexo dos filhotes de tartarugas ou de jacars pode ser determinado na fecundao, da mesma forma que acontece conosco, mas com a maioria desses animais o que define se um filhote ser macho ou fmea a temperatura que est dentro do ninho, durante o perodo de desenvolvimento do filhote dentro do ovo. Com as tartarugas acontece da seguinte forma: se o grau de calor dentro do ninho for alto, os filhotes sero fmeas e se for baixo, sero machos. J com os jacars acontece ao contrrio: se dentro do ninho estiver quente, os filhotes sero machos, e estiver mais frio sero fmeas. Aposto como voc est pensando: E se essa temperatura de incubao no ninho variar? A, teremos filhotes machos e fmeas dentro do mesmo ninho! E isso o que mais acontece! Os pesquisadores no sabem exatamente como a temperatura interfere na definio do sexo desses animais, mas a resposta pode estar nos seus ancestrais. Os bichos que deram origem s tartarugas e aos jacars eram hermafroditas, ou seja, apresentavam os dois sexos no mesmo indivduo. Com a evoluo das espcies, esses indivduos surgiram com sexos separados machos e fmeas e essa definio acontecia em funo da temperatura. Milhes de anos depois, o sexo passou a ser definido no momento da fecundao, como ocorre com a maioria das espcies hoje. Mas tartarugas e jacars parecem ter preservado essa determinao do sexo de seus filhotes por meio da temperatura.
HALLER, rica Cristina Padovani. Por que alguns animais nascem machos e outros, fmeas? Cincia Hoje das Crianas, So Paulo, n.156, abr.2005.

07. No caso da maior parte dos animais, a definio do sexo ocorre


(A) (B) (C) (D) de acordo com a temperatura do ninho. quando o filhote j nascido. durante a fecundao. depois do nascimento.

08. Na frase os pesquisadores no sabem exatamente como a temperatura interfere na


definio de sexo desses animais a expresso sublinhada se refere (A) (B) (C) (D) somente s tartarugas. s tartarugas e aos jacars. somente aos jacars. aos rpteis em geral.

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

09. Quando o autor diz que com as tartarugas e os jacars a histria diferente, ele
quer dizer que esses animais (A) (B) (C) (D) tm sempre seu sexo definido na fecundao. nem sempre seu sexo definido na fecundao. so hermafroditas. podem mudar de sexo durante a vida.

10. Quando existem machos e fmeas de tartarugas ou jacars no mesmo ninho,


podemos saber que (A) (B) (C) (D) fez mais frio do que calor. fez mais calor do que frio. a temperatura do ninho permaneceu a mesma. a temperatura do ninho variou.

11. Este texto apresenta as informaes


(A) (B) (C) (D) comparando a reproduo humana com a de alguns animais. definindo caracterstica de animais aquticos e terrestres. explicando o que acontece com as tartarugas na desova. listando os animais que se reproduzem em lugares quentes.

MACACA EM EXTINO FAZ CESARIANA


Rogrio Cassimiro/Folha Imagem

Filhote da macaca Michelle Pfifer, do zoolgico de So Bernardo do Campo, nasceu com 426 g

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

AFRA BALAZINA Depois de um parto de risco, nasceu ontem a filha de Michelle Pfeifer, em So Bernardo do Campo (Grande SP). A me no a atriz de Hollywood, mas uma macaca-aranha-de-cara-vermelha que vive no zoolgico do parque Estoril e tem esse nome em razo de seus olhos azuis. Foi necessrio fazer uma cesariana porque a macaca tem um mioma e uma alterao na bacia que no permitiriam a realizao de um parto normal. Depois de uma hora de cirurgia, nasceu a filhote, pesando 426g. Segundo o veterinrio Marcelo da Silva Gomes, por causa do mioma havia o risco de Michelle sofrer uma hemorragia. "Mas foi tranqilo. Trouxemos para uma clnica para ter melhores condies de monitor-la." O nascimento foi muito comemorado porque a macaca pertence a uma espcie ameaada de extino. "A reproduo em cativeiro ajuda a preservar a variabilidade gentica dessa espcie."
MACACA em extino faz cesariana. Folha de So Paulo, So Paulo, 10 de ago. de 2005. Disponvel em: http://www.folha.uol.com.br/ Acesso em: set.2005

12. O nascimento foi muito comemorado porque


(A) (B) (C) (D) a primeira operao desse tipo realizada em macacos. Michelle tem olhos azuis e se parece com uma estrela de Hollywood. Michelle pertence a uma espcie em extino. Michelle sobreviveu apesar de ter sofrido hemorragia.

13. Na frase dita pelo veterinrio Trouxemos para uma clnica para ter melhores
condies de monitor-la, a palavra em negrito se refere (A) (B) (C) (D) hemorragia. Michelle. clnica. cesariana.

14. Michelle precisou fazer cesariana porque


(A) (B) (C) (D) estava ameaada de extino. corria o risco de sofrer uma parada cardaca. seu filhote estava tendo problemas de formao. tinha mioma e alterao na bacia.

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

15. Em que momento da notcia o veterinrio diz mas foi tranqilo


(A) (B) (C) (D) quando Michelle no estranhou a ida at a clnica. quando ele no ficou nervoso ao realizar a operao. aps o parto de Michelle sem hemorragia. aps o nascimento de um filhote calmo e sossegado.

SURI

SURI. Folha de So Paulo, So Paulo, 19 de jul. de 2003. Folhinha.

16. O encanto da fada madrinha tem a funo de


(A) (B) (C) (D) fazer Suri viver um conto de fadas. ajudar Suri a escrever um conto de fadas. fazer com que Suri encontre uma amiga. ajudar Suri a participar de uma pea de teatro.

17. As palavras eu! e tambm eu! esto escritas com letras maiores, tinta mais forte
e ponto de exclamao no final. Isso tudo nos faz perceber que a menina Suri est (A) (B) (C) (D) animada. irritada. surpresa. triste.

10

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

18. A histria da Suri contada por meio de


(A) (B) (C) (D) desenhos e dilogos entre personagens. narrador e personagens. cores e ilustraes. narrador e imagens.

19. Suri s decide chamar Marg para participar do seu conto de fadas
(A) (B) (C) (D) para que Marg faa o papel da bruxa. porque est cansada de brincar sozinha. para fazer as pazes com a amiga. porque a fada-madrinha pediu.

20. A frase que poderia resumir a atitude de Suri nessa histria


(A) (B) (C) (D) O que meu, seu. Vem c que a gente decide junto. Duas cabeas pensam melhor do que uma. No quero tudo para mim, s a parte boa.

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

11

Matemtica

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

13

01. Um nmero pode ser decomposto em 2 000 + 400 + 3. Esse nmero :


(A) 243 (B) 2 043 (C) 2 403 (D) 2 430

02. Dona Vera dar bombons aos seus 32 alunos na festa de fim de ano. Ela quer dar
4 bombons a cada aluno. Dona Vera precisar de: (A) 128 bombons. (B) 64 bombons. (C) 32 bombons. (D) 8 bombons.

03. Paulo comprou 4 dzias de lpis de cor para distribuir igualmente entre as 8 crianas
de uma creche. Cada criana ganhar: (A) 4 lpis. (B) 6 lpis. (C) 12 lpis. (D) 48 lpis.

04. O produto de 213 por 12 :


(A) 426 (B) 639 (C) 2 556 (D) 4 473

05. Efetuando a operao 2 782 13 encontramos como quociente:


(A) (B) (C) (D) 204 214 224 234

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

15

06. Beto saiu de sua casa na cidade de So Paulo para ver os rodeios em Barretos.
Depois de percorrer 374,8 quilmetros, ele parou num posto de gasolina e soube que ainda faltavam 63 quilmetros para chegar a seu destino. A distncia percorrida de sua casa a Barretos igual a: (A) 1 004,8 km (B) 437,8 km. (C) 381,1 km. (D) 311,8 km.

07. A tabela abaixo mostra a altura de seis jogadores do time de vlei Os Vencedores:
Nome do jogador Paulo Beto Duda Lucas Fernando Joo Altura (em metros) 1,87 1,89 1,92 1,85 1,90 1,91

Escrevendo-se as alturas em ordem decrescente obtemos: (A) (B) (C) (D) 1,85 1,87 1,89 1,90 1,91 1,92 1,87 1,89 1,92 1,85 1,90 1,91 1,92 1,91 1,90 1,89 1,87 1,85 1,91 1,90 1,85 1,92 1,89 1,87

08. Jlia tinha 5,5 m de tecido. Ela fez uma saia e uma blusa. Para a saia foram
necessrios 2,45 m de tecido e 1,8 m para a blusa. Quantos metros de tecido restaram? (A) (B) (C) (D) 0,65 m 1,25 m 3,05 m 4,25 m

16

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

09. A frao
(A) (B) (C) (D) 0,25 0,4 1,4 2,5

1 corresponde ao nmero: 4

10. Fbio comprou um terreno que tem a forma ao lado. A regio pintada no desenho
representa a parte do terreno que ser usada para construir a casa. A frao do terreno que ser ocupada pela casa :

(A)

5 2

(B)

3 2

(C)

2 3

(D)

2 5

11. Juliana dividir duas barras de chocolate igualmente entre seus trs filhos. A frao
da barra de chocolate que cada filho receber :

(A)

3 2

(B)

2 3

(C)

1 2

(D)

1 3

12. Um slido geomtrico formado por seis faces quadradas. Esse slido :
(A) (B) (C) (D) um cilindro. uma pirmide. um cubo. um quadrado.

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

17

13. Observe as figuras do quadro abaixo

verdade que: (A) (B) (C) (D) apenas II tringulo. apenas II e III so tringulos. apenas I, II e III so tringulos. todos so tringulos.

14. Com o molde abaixo possvel montar a figura:

(A)

(B)

(C)

(D)

18

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

15. Todos os anos, desde 1924, no dia 31 de dezembro acontece a tradicional Corrida
de So Silvestre. Seu percurso total de 15 quilmetros. Um atleta que completar o percurso ter corrido: (A) 150 m. (B) 1 500 m. (C) 15 000 m. (D) 150 000 m.

16. Paula foi ao mercado comprar 1 litro de desinfetante. Ela encontrou os dois tipos de
embalagem ao lado.

Se Paula escolhesse o desinfetante Limpa Tudo ela teria que comprar: (A) (B) (C) (D) uma embalagem. duas embalagens. quatro embalagens. cinco embalagens.

17. Paula comprou 1 quilograma e meio de carne. Ela comprou:


(A) 150 gramas. (B) 500 gramas. (C) 1 000 gramas. (D) 1 500 gramas.

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

19

18. A av de Beto mora em frente a uma praa retangular que mede 120 metros de
comprimento e 80 metros de largura. Todo dia ela d 4 voltas na praa. Ela anda, por dia: (A) 200 metros. (B) 400 metros. (C) 800 metros. (D) 1 600 metros.

19. O grfico abaixo mostra a venda de caixas de papelo de uma fbrica de


embalagens no primeiro semestre de 2005.

4500 4000 3500 3000 2500 2000 1500 1000 500 0

4168 3528 2897 3185 3625 3540

janeiro

fevereiro

maro

abril

maio

junho

A diferena entre a quantidade de caixas vendidas nos meses de maior e de menor venda foi: (A) 7 065 caixas. (B) 1 271 caixas. (C) 631 caixas. (D) 288 caixas.

20

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

20. Os garotos do time de futebol guias da Baixada esto escolhendo as cores do


uniforme. Veja as opes que eles tm:

Quantos uniformes diferentes eles podem compor?

(A) (B) (C) (D)

Oito Seis. Trs Dois

SARESP 2005 tarde 4a srie EF

21

Potrebbero piacerti anche